Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mfsr1980 » 17/9/2012 23:21

O Seguro já está em campanha eleitoral :!:
Acha que vai haver eleições :?: Está louco :?:

Registado: 3/5/2007 13:55

por tava3 » 17/9/2012 23:19

Pois pois. :wink:
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Elias » 17/9/2012 23:18

tavaverquenao2 Escreveu:E o defice, já agora, como é que vai ficar? Acho que era um dos objectivos, custe o que custar, lembraste?

O défice já baixou consideravelmente por comparação com a herança que os teus amigos deixaram :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por tava3 » 17/9/2012 23:15

E o defice, já agora, como é que vai ficar? Acho que era um dos objectivos, custe o que custar, lembraste?

por migluso » 17/9/2012 23:09

tavaverquenao2 Escreveu:A perder a paciência com os sacrificios, essencialmente porque não serviram para nada, devido à incompetencia(?) do governo.

E com o escudo, acabavam os sacrifícios?

Os sacrifícios não serviram para nada? Os juros no mercado secundário não querem dizer nada? O alargamento do prazo não quer dizer nada? O ajustamento externo, não quer dizer nada?

Eu penso que não devemos baixar agora os braços, desistir neste momento.

Se em 2015 a dívida não estabilizar e o crescimento não aparecer, aí sim devemos pensar reestruturar a dívida.

Esta é a fase do travão no défice. É óbvio que tem impacto no crescimento e na acumulação de dívida.

Mas aqueles que ainda nem sequer estão nesta fase de estabilização não parecem estar muito melhores, com a agravante de estarem a correr elevados riscos para a estabilidade no médio e longo prazo.

Em resumo, parece que desta vez – ou melhor, neste ambiente pós-crise – é realmente diferente, e que as políticas macroeconómicas têm feito pouco para melhorar a situação. Países como os Estados Unidos e o Reino Unido, que estão a acumular dívida a um ritmo sem precedentes, apostam que os gastos deficitários acabarão por resultar numa economia mais forte. Mas arriscam-se a alcançar rácios entre a dívida e o PIB superiores a 100%, o que os deixaria à mercê dos mercados financeiros, se o sentimento se vira contra eles.

A história sugere que as taxas de juro não vão manter-se em mínimos indefinidamente, e quando a mudança vier, pode ser abrupta. Porque devemos esperar que desta vez seja diferente?

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=578455
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por mfsr1980 » 17/9/2012 23:07

Eu acho a baixa da TSU importante pois baixa os custos do trabalho. É neste momento crucial para quem precisa como nós cativar investimento estrangeiro.
Agora também compreendo que os salários mais baixos terão de ser compensados para que o resultado seja positivo.

Abraço mfsr1980

PS: Os políticos ensandeceram? Querem mesmo sair do Euro?

Registado: 3/5/2007 13:55

por tava3 » 17/9/2012 22:56

A perder a paciência com os sacrificios, essencialmente porque não serviram para nada, devido à incompetencia(?) do governo.

por migluso » 17/9/2012 22:52

tavaverquenao2 Escreveu:
migluso Escreveu:Acredito que o Povo quer o euro e está disposto a fazer sacrifícios para ultrapassar este período. Mas tenho dúvidas que as elites políticas o desejem. É que fica mais difícil roubar e desperdiçar sem inflação elevada e desvalorizações sucessivas.

Acho que o povo já esteve mais disposto, há um ano, mas agora começa a perder a paciência, e depois, já abriu os olhos em relação ao que este governo quer.

A perder a paciência com o euro? Gostava de ver uma sondagem.

Espero que o povo também tenha os olhos bem abertos para a mentira e a farsa que é o Seguro. Afinal a farsa do PPC ainda está fresca...

Lamento que Seguro tenha posto o seu interesse e o do partido à frente do interesse do país.

"Votamos contra o Orçamento, mesmo que Governo recue na taxa social única (TSU). Uma coisa é a TSU proposta pelo Governo. Outra coisa é insistir na mesma receita" de austeridade, afirmou o líder do PS.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=579145

Ou será que quer sair do euro? Não só incendiar Portugal mas também a Europa? :evil:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por LFA1 » 17/9/2012 22:42

In Diário Económico

Gaspar deverá anunciar alternativa às mudanças na Taxa Social Única (TSU) na reunião do Conselho de Estado, marcada para sexta-feira.

O Governo poderá alterar a proposta para a Taxa Social Única (TSU) nas negociações de Concertação Social, uma posição que deverá ser anunciada pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar na próxima reunião do Conselho de Estado, com Cavaco Silva. A informação é avançada pela SIC.

A apresentação de uma alternativa à proposta do Governo sobre alteração das contribuições das empresas e trabalhadores para a Segurança Social poderá assim atenuar a onda de críticas que tem vindo a crescer não apenas no seio da população, mas dentro da própria coligação.

Além disso, o anúncio deverá servir para acalmar os parceiros sociais, facilitando assim o diálogo entre Governo e os sindicatos e patrões que assinaram o acordo de Concertação Social no início do ano.

A proposta do Governo para a TSU prevê uma subida da contribuição paga pelos trabalhadores à Segurança Social de 11 para 18%. Em contrapartida, a taxa paga pelas empresas por cada trabalhador desce dos 23 para os 18%.

Parece começar a confirmar-se o recuo inevitável sobre esta matéria. A ver vamos.

Registado: 25/5/2009 23:18

por tava3 » 17/9/2012 22:31

migluso Escreveu:Acredito que o Povo quer o euro e está disposto a fazer sacrifícios para ultrapassar este período. Mas tenho dúvidas que as elites políticas o desejem. É que fica mais difícil roubar e desperdiçar sem inflação elevada e desvalorizações sucessivas.

Acho que o povo já esteve mais disposto, há um ano, mas agora começa a perder a paciência, e depois, já abriu os olhos em relação ao que este governo quer.

por migluso » 17/9/2012 22:22

Frases soltas:

Ao contrário das nossas elites políticas, quase todas elas incendiárias, o Povo português deu mais um exemplo de ENORME CIVISMO.

Desde que Portugal está sob assistência financeira, João Proença tem-se mostrado um líder exemplar. Muito bem.

Este governo, caso continue em funções, tem que recuar nesta questão da TSU. Sinceramente, não acredito que seja por aí.

A ideia da TSU foi de Gaspar e Borges? E de Bento e Catroga, não?

Um país não ultrapassa uma crise se um clima tão negativo como o que se vive hoje se instalar definitivamente na sociedade.

A falta de previsibilidade das medidas de austeridade é uma das razões para o desgaste psicológico da sociedade.

O PR e o TC tiveram um papel muito negativo, criando falsas expectativas na sociedade. O governo teve culpa, pois não deveria ter demorado tanto tempo a apresentar uma proposta alternativa. E jamais deveria ter sido esta medida da TSU, dado o risco que ela significava para a coesão social.

Até desculpo Gaspar. Ele não é político e pode não ter medido devidamente o impacto psicológico na sociedade, mas Passos Coelho e outros membros do governo deveriam saber melhor.

Para a confiança e expectativas dos agentes económico, é preferível despedir ou aplicar um imposto extraordinário do que diminuir salários líquidos nominais de forma permanente.

Acredito que o Povo quer o euro e está disposto a fazer sacrifícios para ultrapassar este período. Mas tenho dúvidas que as elites políticas o desejem. É que fica mais difícil roubar e desperdiçar sem inflação elevada e desvalorizações sucessivas.

por artista1939 » 17/9/2012 21:47

O Tó está a portar-se bem?
Estou a ver um filme e não me apeteceu pôr pause :mrgreen:
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por tava3 » 17/9/2012 21:46

Eu até a percebi, é muito mais complicado governar em democracia, tem de ouvir os outros e fazer jogo de cintura para agradar a gregos e troianos. A senhor já tem uma certa idade, já não tem muita paciência e então, carrega no botão e desliga a democracia. :roll:

por tava3 » 17/9/2012 21:36

Essa é que é essa, também já fiz a pergunta mas ninguém respondeu.

por JMHP » 17/9/2012 21:11

Pata-Hari Escreveu:Eu estou-me a rir sozinha e a lembrar da frase da Manuela Ferreira Leite (por quem tenho cada vez mais admiração): "isto só vai lá com a suspensão da democracia durante uns tempos." - era algo assim, não era?

Era sim... E até gostei dessa frase na altura. Mas agora depois de conhecer e ver a sua postura perante a situação do país e a execução governativa... Já nem sei o que pensar.

Se ela considera severas e injustas as medidas de austeridade, então o que faria ela com a democracia suspensa por 6 meses... Se calhar devíamos todos receá-la, à Manuela Ferreira Leite. :pray:

Registado: 19/5/2009 18:26

por mais_um » 17/9/2012 20:16

Relembro que a Economia não é uma ciência exacta, mas sim uma ciência social.

Por isso é que uma medida pode funcionar bem num determinado contexto e noutro contexto ter resultados diferentes.

Apercebi-me da incompetência do Gasparzinho quando ele disse que não estava há espera que as pessoas que tinham dinheiro deixassem de consumir!!! e dai o défice ser superior ao esperado!

Mas afinal a ideia era poupar ou gastar?!?! :wall: :wall: :wall:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por TRSM86 » 17/9/2012 20:05

MarcoAntonio Escreveu:
rmachado Escreveu:São os mesmo que preveram outras coisas que afinal não aconteceram?

Não faço ideia, talvez sejam. Se foram estão ao nível dos teóricos do Governo (deste e do anterior) que falharam nas suas próprias previsões já no passado.

Um dos elementos, acabou à momentos de estar na RTPN a explicar o estudo, tendo sugerido o seguinte ao pivot.

O ministro das finanças que apresente o estudo que suporta a criação de cerca de 50.000 posto de trabalho, nos próximos 2 anos
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por MarcoAntonio » 17/9/2012 18:11

rmachado Escreveu:São os mesmo que preveram outras coisas que afinal não aconteceram?

Não faço ideia, talvez sejam. Se foram estão ao nível dos teóricos do Governo (deste e do anterior) que falharam nas suas próprias previsões já no passado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rmachado » 17/9/2012 17:59

MarcoAntonio Escreveu:

Académicos avisam que mexidas na TSU podem destruir emprego

17 Setembro 2012 | 16:37
Eva Gaspar - egaspar@negocios.pt

Cinco professores de Economia acabam de publicar os resultados de um estudo conjunto sobre as alterações propostas para a TSU que contrariam os esperados pelo Governo. Nos seus cálculos, o mais provável é que as mexidas previstas resultem na perda de 68 mil empregos.

Um estudo académico realizado por cinco professores de Economia aponta para a probabilidade de as alterações previstas pelo Governo na Taxa Social Única (TSU) resultarem na destruição de emprego e não na sua promoção.

"De acordo com o modelo empírico estimado, as alterações dos descontos para a Segurança Social levam a que se perca cerca de 33 mil empregos. Considerando um intervalo de confiança de 95%, os nossos resultados sugerem que a perda de empregos pode ser na ordem dos 68 mil". Na melhor das hipóteses, acrescentam, o impacto sobre a criação de emprego "é praticamente nulo, apenas criaria 1.000 empregos". Outra das conclusões do estudo aponta para um aumento do peso do desemprego de longa duração no desemprego total.

O estudo foi realizado por quatro professores de Economia da Universidade do Minho (Luis Aguiar-Conraria, Fernando Alexandre, Joao Cerejeira e Miguel Portela) e um da Universidade de Coimbra (Pedro Bação) com o propósito anunciado de lançar um debate público mais esclarecido em torno da proposta do Executivo de reduzir a contribuição das empresas para a Segurança Social em 5,75 pontos percentuais, para 18%, e aumentá-la em sete pontos, para os mesmos 18%, para os trabalhadores.

Nos cálculos do Governo, esta medida – que tem gerado acesa controvérsia – poderá ajudar a travar o desemprego, ao resultar num aumento do emprego de 1% (50 mil postos) em dois anos.

Os autores do estudo argumentam que, mesmo do ponto de vista teórico, o impacto da proposta de alteração da TSU depende "crucialmente dos pressupostos de partida, não sendo possível alcançar resultados inequívocos relativamente aos efeitos positivos ou negativos sobre o emprego".

São os mesmo que preveram outras coisas que afinal não aconteceram?

Cada vez mais acho que ser economista ou a Maya... vai quase dar ao mesmo...

Registado: 24/8/2004 10:42

por rmachado » 17/9/2012 17:58

Sem querer defender a MFL (eu até fui a uma manif contra ela).

Tenho ideia que a frase dela enquadrava-se mais no aspecto que ng quer fazer reformas a doer...
Tá tudo a olhar para o voto...

E já agora aproveitando a deixa.
Bute lá nas proximas eleições votar fora dos 5?
Acho que o sistema abanava...

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 17/9/2012 17:55

Académicos avisam que mexidas na TSU podem destruir emprego

17 Setembro 2012 | 16:37
Eva Gaspar - egaspar@negocios.pt

Cinco professores de Economia acabam de publicar os resultados de um estudo conjunto sobre as alterações propostas para a TSU que contrariam os esperados pelo Governo. Nos seus cálculos, o mais provável é que as mexidas previstas resultem na perda de 68 mil empregos.

Um estudo académico realizado por cinco professores de Economia aponta para a probabilidade de as alterações previstas pelo Governo na Taxa Social Única (TSU) resultarem na destruição de emprego e não na sua promoção.

"De acordo com o modelo empírico estimado, as alterações dos descontos para a Segurança Social levam a que se perca cerca de 33 mil empregos. Considerando um intervalo de confiança de 95%, os nossos resultados sugerem que a perda de empregos pode ser na ordem dos 68 mil". Na melhor das hipóteses, acrescentam, o impacto sobre a criação de emprego "é praticamente nulo, apenas criaria 1.000 empregos". Outra das conclusões do estudo aponta para um aumento do peso do desemprego de longa duração no desemprego total.

O estudo foi realizado por quatro professores de Economia da Universidade do Minho (Luis Aguiar-Conraria, Fernando Alexandre, Joao Cerejeira e Miguel Portela) e um da Universidade de Coimbra (Pedro Bação) com o propósito anunciado de lançar um debate público mais esclarecido em torno da proposta do Executivo de reduzir a contribuição das empresas para a Segurança Social em 5,75 pontos percentuais, para 18%, e aumentá-la em sete pontos, para os mesmos 18%, para os trabalhadores.

Nos cálculos do Governo, esta medida – que tem gerado acesa controvérsia – poderá ajudar a travar o desemprego, ao resultar num aumento do emprego de 1% (50 mil postos) em dois anos.

Os autores do estudo argumentam que, mesmo do ponto de vista teórico, o impacto da proposta de alteração da TSU depende "crucialmente dos pressupostos de partida, não sendo possível alcançar resultados inequívocos relativamente aos efeitos positivos ou negativos sobre o emprego".

Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por altrio » 17/9/2012 17:24

Renegade Escreveu:A primeira, como dizes, aumenta a fuga fiscal das pessoas que querem/precisam de consumir.

Só cá faltava esta. Então quem foge ao fisco é porque não tem que comer?

Epá, o que é que estes comiam?

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/justi ... -4071.html
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por pdcarrico » 17/9/2012 17:22

MarcoAntonio Escreveu:Não creio que se possa classificar a China como próspera.

Tem imensos recursos pela sua dimensão geográfica e demográfica mas o PIB per capita é miserável...

Eu até concordo, mas quis falar da China, porque caso não o fizesse não encontraria nenhuns exemplos que juntassem ausência de democracia com prosperidade.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por MarcoAntonio » 17/9/2012 17:15

Não creio que se possa classificar a China como próspera.

Tem imensos recursos pela sua dimensão geográfica e demográfica mas o PIB per capita é miserável...
Imagem

Administrador Fórum

por pdcarrico » 17/9/2012 17:12

Pata-Hari Escreveu:Eu estou-me a rir sozinha e a lembrar da frase da Manuela Ferreira Leite (por quem tenho cada vez mais admiração): "isto só vai lá com a suspensão da democracia durante uns tempos." - era algo assim, não era?

Tenho uma certa dificuldade em entender esta gente. Assim de repente e excluindo Singapura e China não me recordo de nenhum País próspero que tenha renegado a democracia.

Este comentário só é perceptível porque há uma trágica atracção dos povos da europa meridional por ideais muito romantistas. Faz-me lembrar uma citação que se dizia ser de Trotsky - o povo não tinha capacidade para decidir sobre o que era melhor para ele.

A Manela era, pelo vistos, uma iluminada nos padrões trotskistas.

Enfim ...
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, karaya75, m-m, Nuno V, PAULOJOAO, trend=friend, trilhos2006, yggy e 329 visitantes