Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 13/9/2012 1:47

JMHP Escreveu:
migluso Escreveu:A Manuela Ferreira Leite deu uma entrevista na tvi24 muito dura para o governo...

hummm... não sei porquê, fiquei com um palpite que o orçamento não vai passar no parlamento... :? :-k

Estranho de quem até chegou a lançar a ideia de suspender a democracia para mudar o país... Se estas medidas são assim tão más em democracia, então que faria ela com a democracia suspensa?!

Estou de acordo com aqueles que agora também começam a perceber que muito do ruído existente em torno desta questão, deve-se acima de tudo porque agora a austeridade entra na vida deles.

Enquanto os cortes começaram pela FP a conversa era mais... "austeridade... temos pena!", veio o chumbo do TC e os camaradas de sempre festejaram, agora que doí a todos por inteiro... Todos berram!

Berram em nome dos pobres dizem eles, mas não são os pobres de hoje que os preocupam, o que eles receiam é serem eles os pobres de amanhã.

Está quase a fazer uma semana depois do anuncio do PPC e no meio de tanta gritaria, ainda não se ouviu qualquer alternativa... Essa talvez seja a maior tristeza deste filme e que põe a nu a nossa realidade... Essa é que ninguém a derruba!

Sem dúvida...
O que me "revoltava" era ver os impostos sempre a subir e a despesa do Estado sempre a aumentar, aumentar... Finalmente as despesas baixaram.

O ajustamento externo está praticamente feito.

A seguir seria preciso crescer. Mas tenho muitas dúvidas que se inicie essa tendência no 2.º semestre de 2013. Ainda por cima o contexto externo não é o melhor, em especial na Espanha. E esta medida parece ter tido um efeito muito negativo nas expectativas. É preciso reconhecer o erro e corrigir.

Agora, neste momento, o que o país precisa é de uma injecção de confiança no sentido de introduzir uma expectativa do género "afinal não vamos sofrer tanto" ou "não será para sempre, isto afinal vai ter um fim". É preciso confiança e esperança. O governo precisa devolvê-las e para isso terá obrigatoriamente que fazer alterações à proposta inicial.

Mas não se pode esperar milagres... tipo cortar carros, ppp, fundir câmaras ou reduzir o n.º de deputados não chega e/ou não é exequível no prazo que temos. É inevitável ir aos salários da FP e/ou despedimentos, às reformas e ,feito isto, ao salário dos privados.

Uma desvalorização cambial faria exactamente isto. Só que poderia não se notar tanto, poderia não aumentar tanto o desemprego, apesar de em termos reais até podermos perder mais poder de compra e a quebra no consumo ser bem superior.

Elias,
tenho impressão que no próprio psd deverá haver muito mal estar e, depois das palavras dela, alguns deputados poderão "revoltar-se"...
no pp também há grande desconforto, mas acho que não estará a coligação em causa.

Mas eu aponto para um redesenho mais ou menos profundo da proposta inicial. É o melhor que temos a fazer. Mudar para, no meio de tanto corte, tentar reintroduzir um pouco de confiança depois da facada que parece ter sido esta medida da TSU.

E o Seguro que ponha na linha o Galamba...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 13/9/2012 1:46

Elias Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:Se o orçamento chumbar o governo caí, tipo pec4. Estes nem precisam avisar antes, como o outro.

Várias coisas:

1. Não acredito que o orçamento não passe, ainda para mais havendo maioria
2. Não existe registo na nossa democracia, creio, de um orçamento não ter sido aprovado. Quando não há maioria, há sempre um partido que se abstém para viabilizar
3. Na eventualidade de o OE não ser aprovado, o governo não cai porra nenhuma. O Estado fica sujeito ao regime de duodécimos. Em teoria, porque na prática se aplica o ponto 2.
4. Não entendo como é que já há tanta gente a posicionar-se contra um orçamento que ainda nem sequer foi elaborado. Isto só mostra que o voto é político e nada tem a ver com o conteúdo.

Resta saber se o Cavaco o manda para o TC antes de promulgar (hoje ou ontem ouvi que seria a primeira vez que um PR pediria a fiscalização preventiva de um OE).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por pepi » 13/9/2012 1:37

JMHP Escreveu:
migluso Escreveu:A Manuela Ferreira Leite deu uma entrevista na tvi24 muito dura para o governo...

hummm... não sei porquê, fiquei com um palpite que o orçamento não vai passar no parlamento... :? :-k

Estranho de quem até chegou a lançar a ideia de suspender a democracia para mudar o país... Se estas medidas são assim tão más em democracia, então que faria ela com a democracia suspensa?!

Estou de acordo com aqueles que agora também começam a perceber que muito do ruído existente em torno desta questão, deve-se acima de tudo porque agora a austeridade entra na vida deles.

Enquanto os cortes começaram pela FP a conversa era mais... "austeridade... temos pena!", veio o chumbo do TC e os camaradas de sempre festejaram, agora que doí a todos por inteiro... Todos berram!

Berram em nome dos pobres dizem eles, mas não são os pobres de hoje que os preocupam, o que eles receiam é serem eles os pobres de amanhã.

Está quase a fazer uma semana depois do anuncio do PPC e no meio de tanta gritaria, ainda não se ouviu qualquer alternativa... Essa talvez seja a maior tristeza deste filme e que põe a nu a nossa realidade... Essa é que ninguém a derruba!

Acho q entrevista do chefe da Troika mudou a minha perspectiva... Até aqui pensei q a mexida na TSU era uma imposição externa, e como contrapartida ao alivio das metas orçamentais tínhamos sido obrigados aceitar.

Agora percebe-se q a Troika ficou surpreendida, e esta c@gada êh fruto da dupla Gaspar - Borges, q os parceiros da coligação desconheciam...

Amanha temos PPC na RTP, duvido q va ter tempo pra corrigir este tiro...
Portas êh menino pra mandar PPC pastar...

Registado: 17/3/2009 14:43

por Elias » 13/9/2012 1:37

tavaverquenao2 Escreveu:Se o orçamento chumbar o governo caí, tipo pec4. Estes nem precisam avisar antes, como o outro.

Várias coisas:

1. Não acredito que o orçamento não passe, ainda para mais havendo maioria
2. Não existe registo na nossa democracia, creio, de um orçamento não ter sido aprovado. Quando não há maioria, há sempre um partido que se abstém para viabilizar
3. Na eventualidade de o OE não ser aprovado, o governo não cai porra nenhuma. O Estado fica sujeito ao regime de duodécimos. Em teoria, porque na prática se aplica o ponto 2.
4. Não entendo como é que já há tanta gente a posicionar-se contra um orçamento que ainda nem sequer foi elaborado. Isto só mostra que o voto é político e nada tem a ver com o conteúdo.

Registado: 5/11/2002 12:21

Degradação....

por L.S.S » 13/9/2012 1:37

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por JMHP » 13/9/2012 1:36

O orçamento não chumba.... Tu andas é sempre com a cabeça na lua. Sonhas alto! :mrgreen:

Registado: 19/5/2009 18:26

por tava3 » 13/9/2012 1:30

Se o orçamento chumbar o governo caí, tipo pec4. Estes nem precisam avisar antes, como o outro.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por JMHP » 13/9/2012 1:26

artista1939 Escreveu:Nao sei ate que ponto esse mau estar interno nao me diz que se calhar o governo esta a fazer o que devia/pode...

O panorama actual penso que não tem paralelo na nossa democracia.

Este país apesar de velho e cansado não para de surpreender... :roll:

por artista1939 » 13/9/2012 1:17

Elias Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:Há vozes na coligação que querem o chumbo do orçamento.

Tá bem, mas uma coisa é quererem, outra coisa é furarem a disciplina de voto.

(nota que eu sou contra qualquer espécie de disciplina de voto seja em que votação for).

Esta tudo a estrebuchar. E que os grandes ceos tambem tem salario... e esse tambem ja foge.

Nao sei ate que ponto esse mau estar interno nao me diz que se calhar o governo esta a fazer o que devia/pode...
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por tava3 » 13/9/2012 1:17

Daqui até à votação ainda vai correr muita tinta.

por Elias » 13/9/2012 1:13

tavaverquenao2 Escreveu:Há vozes na coligação que querem o chumbo do orçamento.

Tá bem, mas uma coisa é quererem, outra coisa é furarem a disciplina de voto.

(nota que eu sou contra qualquer espécie de disciplina de voto seja em que votação for).

por tava3 » 13/9/2012 1:12

Há vozes na coligação que querem o chumbo do orçamento.

por Elias » 13/9/2012 0:53

migluso Escreveu:

Como assim? Achas que vai haver divisões na maioria?

por JMHP » 13/9/2012 0:51

Editado pela última vez por JMHP em 13/9/2012 0:53, num total de 1 vez.

Re: cá está...

por migluso » 13/9/2012 0:41

Elias Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
artista Escreveu:É sempre assim, só quando se lhes vai ao bolso é que sentem a coisa, "o ferro a entrar"...

Enquanto as medidas penalizaram quase só "os outros", estavam de acordo com tudo, "era esse o caminho", não havia alternativa, tinha que ser mesmo assim... agora que foram chamados a participar mais ativamente na resolução dos problemas atiram-se ao ar!

Para que não hajam dúvidas, e tenho-o escrito aqui muitas vezes, acho que este governo está a fazer um trabalho mediocre, a criatividade é nula (apenas para a aldrabice têm boa nota nesta vertente), fazem o que é mais fácil, aquilo que qualquer um faria... além de algumas coisas que não lembrariam a ninguém pela estupidez latente...

Mas isso não deixa de me fazer notar as mudanças significativas de alguns aqui, apartir do momento em que as medidas também lhes vão tocar a eles... o desprezo que muitos demonstraram por aqueles que foram os primeiros a ser vítimas da catástrofe em que o país se encontra, transformou-se agora, apenas porque estão a sentir na pele o mesmo que os outros sentiram, só que até o sentem numa dose mais ligeira!

Pronto, está escrito, não pretendo continuar a discutir isto! É apenas a minha visão sobre um assunto em particular!

Nem mais..

Excelente post, Artista.

Reforc,o o ponto de vista do artista com o qual concordo em absoluto.

E eu assino por baixo.

Eu também assino por baixo. 8-)

Menos na parte do trabalho medíocre. Na generalidade estou de acordo com as medidas, pois não vejo alternativa. Podia ter ido muito mais longe noutras matérias, mas isso não é suficiente para dar nota negativa. Segundo Gaspar, o ajustamento será 70% pelo lado da despesa e 30% da receita.

Ah, e continuo a colocar uma grande responsabilidade nas costas do Tribunal Constitucional pela situação de instabilidade que se pode gerar no país.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por mapaman » 13/9/2012 0:28

Elias Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
artista Escreveu:É sempre assim, só quando se lhes vai ao bolso é que sentem a coisa, "o ferro a entrar"...

Enquanto as medidas penalizaram quase só "os outros", estavam de acordo com tudo, "era esse o caminho", não havia alternativa, tinha que ser mesmo assim... agora que foram chamados a participar mais ativamente na resolução dos problemas atiram-se ao ar!

Para que não hajam dúvidas, e tenho-o escrito aqui muitas vezes, acho que este governo está a fazer um trabalho mediocre, a criatividade é nula (apenas para a aldrabice têm boa nota nesta vertente), fazem o que é mais fácil, aquilo que qualquer um faria... além de algumas coisas que não lembrariam a ninguém pela estupidez latente...

Mas isso não deixa de me fazer notar as mudanças significativas de alguns aqui, apartir do momento em que as medidas também lhes vão tocar a eles... o desprezo que muitos demonstraram por aqueles que foram os primeiros a ser vítimas da catástrofe em que o país se encontra, transformou-se agora, apenas porque estão a sentir na pele o mesmo que os outros sentiram, só que até o sentem numa dose mais ligeira!

Pronto, está escrito, não pretendo continuar a discutir isto! É apenas a minha visão sobre um assunto em particular!

Nem mais..

Excelente post, Artista.

Reforc,o o ponto de vista do artista com o qual concordo em absoluto.

E eu assino por baixo.

Já fiz o exercicio de percorrer o tópico dos sindicatos e se não fosse a situação o que é seria de chorar a rir.

My friends,isto é o salve-se quem puder.

É vê-los todos indignados,não os users do Caldeirão( que me merecem todo o respeito),mas as "personalidades" que rebentaram com isto e que agora na reforma vêem o dinheiro a fugir.

PQP chegou a hora de tambem eles pagarem,em nome do 25 de Abril e da Nossa Senhora dos Milagres ou daquilo que bem entenderem.

A bem da Nação.

E o Cavaco caladinho lol
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Cem pt » 13/9/2012 0:07

tavaverquenao2 Escreveu:Eu estou perplexo é com a pontaria desta malta, era assim tão dificil acertar na ministra? 8-)

Como diria o outro, se calhar era o Helder Postiga, primeiro que acerte é um castigo!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por migluso » 13/9/2012 0:04

LFA1 Escreveu:Migluso, só te respondo agora porque não tive hipótese de o fazer antes.

E a resposta à tua pergunta é não. O Tribunal constitucional não se pronuncia, em "primeira instância" sobre normas existentes em contratos.
A questão tem obrigatoriamente de ser suscitada no Tribunal de primeira instância, ou no Tribunal arbitral que é normalmente o convencionado entre as partes nestes casos.

Cumps

Achas que seria uma boa estratégia, ou mesmo possível, o Estado definir unilateralmente uma percentagem de rentabilidade para esses contratos (por exemplo 6%) e passar a remunerar a outra parte apenas pelo novo valor apurado, invocando o artigo do CC que indicas?

É que se não for exequível (mesmo correndo o risco de daqui a 10 ou 20 anos pagarmos tudo com juros) resta ao governo negociar com as concessionários para conseguir resultados imediatos.
Se for assim, e como o governo precisa de resultados imediatos como pão para a boca, isto significa que está numa posição negocial muito fragilizada...

EDIT - Por falar nisso...
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 78235&pn=1

por Trisquel » 13/9/2012 0:03

Cavaquistas apoiam estratégia de silêncio para "ninguém perder a face"
13 Setembro 2012 | 00:01
António Larguesa - alarguesa@negocios.pt

Presidente reúne-se hoje com Passos e Seguro, mas deve continuar a evitar uma intervenção pública que "só iria exaltar mais os ânimos", dizem os seus apoiantes.
"Só se podem considerar para acréscimos de sacrifícios aqueles que não os suportaram até este momento", disse Cavaco Silva na sexta-feira, poucas horas antes do primeiro-ministro confirmar o corte de subsídios para os funcionários públicos e pensionistas e anunciar o aumento das contribuições de todos os trabalhadores para a Segurança Social, baixando a TSU para as empresas.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por artista_ » 13/9/2012 0:00

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
Mais_um, não leste a parte que coloquei a bold agora?!

O meu post tem apenas a ver com uma vertente da situação, relacionada com a postura de alguns aqui no forum... quanto ao resto eu tenho sido aqui dos mais críticos em relação a este governo, embora concorde também com muita coisa, e não tenha dúvidas de que terão de haver cortes!

Li e concordo contigo :)

Já viste, estamos de acordo! :mrgreen:

Isto merece umas caipirinhas... é melhor não, no fim de semana passado esgotei o admissível para todo o ano de 2012! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 12/9/2012 23:57

artista Escreveu:

O meu post tem apenas a ver com uma vertente da situação, relacionada com a postura de alguns aqui no forum... quanto ao resto eu tenho sido aqui dos mais críticos em relação a este governo, embora concorde também com muita coisa, e não tenha dúvidas de que terão de haver cortes!

Li e concordo contigo :)

Já viste, estamos de acordo! :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Trisquel » 12/9/2012 23:53

O corte nas reformas despertou a ira de muitas individualidades!!!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por artista_ » 12/9/2012 23:52

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:
rasteiro Escreveu:sendo assim está mais que visto, que os LOBYS do estado são para manter, e atacar o pobre que ganha para ter as suas contas em dia.

e eu que votei no Passos Coelho, pensando eu que ele era uma pessoa sincera, e que iria sempre atacar na gordura do estado, mas afinal enganei-me.
nunca mias nenhum partido me ENGANA::::::::::::

abraços

Somos dois.

Deixei simplesmente de acreditar em qualquer politico em Portugal. Os lobbies controlam o país, minando por completo o governo, interdependente da sua cor politica, vai dar ao mesmo.

Seria necessário um sistema democrático competamente diferente neste país. Qual? Não faço ideia.

Quando vejo o que o Hollande já fez em França em pouco tempo, vejo uma grande diferença de nível. Enfim.... Já não temos políticos decentes e ponto final.

Entretanto tenta-se ganhar uns trocos na bolsa, o que é só para ricos, conforme toda a gente pensa, claro...

É sempre assim, só quando se lhes vai ao bolso é que sentem a coisa, "o ferro a entrar"...

Eu no teu lugar teria a mesma opinião, no meu caso especifico, como já referi, o problema não são as medidas em si, mas sim a sua inutilidade para resolver o problema. Cortassem nas autarquias, nos políticos e cargos públicos, nos assessores, etc... e eu não diria nada.

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por LFA1 » 12/9/2012 23:40

Migluso escreveu:

LFA1 escreveu:

Cem, referi-me a aplicação de uma sobretaxa apenas para as rendas excessivas no sector da energia e não para as PPP.

Aquilo que eu disse para as PPP seria a redução do contrato por alteração anormal das circunstâncias nos termos do art. 437º do Código Civil que nada tem que ver com a aplicação futura de taxas ou de impostos.

Cumps.

Mas é possível "enviar" uma decisão sobre este assunto directamente para o Tribunal Constitucional?

Migluso, só te respondo agora porque não tive hipótese de o fazer antes.

E a resposta à tua pergunta é não. O Tribunal constitucional não se pronuncia, em "primeira instância" sobre normas existentes em contratos.
A questão tem obrigatoriamente de ser suscitada no Tribunal de primeira instância, ou no Tribunal arbitral que é normalmente o convencionado entre as partes nestes casos.

Cumps

Registado: 25/5/2009 23:18

por Razao_Pura » 12/9/2012 23:39

E esta pérola:
"O ex-Presidente da República Mário Soares afirmou hoje estar "absolutamente indignado" face às novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, adiantando que participaria na manifestação de sábado se não tivesse compromissos."

Tem compromissos no Algarve senão até marchava....
Bem, eu sugiro que comece por acabar com a fundaçãozinha e deixe de estender a mão ao financiamento do Estado pras voltinhas....
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot] e 210 visitantes