Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade
Lion_Heart Escreveu:
se estávamos em 7% (défice real em 2011)e este ano fica nos 5% , porque em 2013 desce somente para 4,5%? e não para 3,5% por exemplo.
Acho que entendi o que querias dizer. Se a tua referência a partir de 5.0 para 4.5% refere-se à evolução do déficit de 2012 para 2013, isso é uma visão simplista da evolução do déficit e da sua relação com as medidas.
Estás a hiper-simplificar o problema, as medidas não foram lançadas para fazer baixar o déficit deste ano para o ano na proporção em que estão a prever. Antes as medidas foram lançadas para que para o ano conseguissemos cumprir as metas (cumprir os 4.5%, que originalmente eram 3%). Ponto.
Repara: a diferença de 2012 para 2013 não são só as medidas do orçamento ou as medidas que o Gaspar anunciar para 2013. O OE é complexo e a diferença de um ano para o outro não é só o que entra em vigor nesse ano, é também o que foi acontecendo ao longo do ano anterior (imagina por exemplo que a meio do ano o Estado despachou n gente... o que por acaso parece que aconteceu com os professores: se todas as outras parcelas se mantivessem, com o mesmo OE o déficit baixava porque essa medida a meio de 2012 tinha efeito pleno em 2013 quando em 2012 não teve. Mas isto é olhando apenas para uma parcela. Mas depois há n outras: por exemplo, o efeito em 2013 de medidas introduzidas em 2012 em relação ao subsídio de desemprego.
Para preveres o déficit tens de olhar para n parcelas (receitas fiscais, evolução das despesas com prestações sociais, evolução dos juros, evolução das despesas com pessoal, etc, etc).
Em termos anuais algumas destas parcelas podem dar saltos significativos (com ou sem medidas novas).
E o mesmo se aplica a esta parte e por isso fiz esta citação. Tu não podes olhar para os números assim a cru e dizer que 3.5% são fazíveis em 2013 sem conhecer bem as componentes do OE (e por arrasto do déficit) e como se vão comportar em 2013.
De resto, repara bem, ainda agora dizias e cito:
Lion_Heart Escreveu:
Ou será que alguém acredita que para o ano se começa a crescer? só um louco. Para o ano ta tudo é a pão e agua.
Provavelmente eles também não acreditam e é por isso que juntamente com isso e outras parcelas do déficit, chegaram aos 4.5% para 2013!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Paga Povo Burro!
Paga Povo Burro

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
traderdoespaco Escreveu:ha uma outra barreira, a economia mundial deve continuar a piorar ate final de 2013
Mas isso tende a ter um efeito marginal (no nosso PIB). Agora os juros podem ter um feito brutal no déficit, eles só sozinhos podem fazer o déficit passar para muito menos no espaço de um ano ou dois...
Mas como digo não tenho os números à frente, se o mais_um vir isto certamente dá o imput dele que ele costuma andar em cima disso (eu gostava mas não posso controlar todos os números do orçamento de estado).

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Quem penso que tem uma boa ideia dos prazos dos juros e quando o seu efeito começa a fazer-se sentir é o mais_um, pode ser que ele veja esta conversa e dê o seu imput, é só digo que não é necessariamente inverosímel pois pode haver aí já um grande efeito dos juros a justificar que o valor seja alcançável em 2014.
ha uma outra barreira, a economia mundial deve continuar a piorar ate final de 2013
Marco o que me esta a fazer confusão é ser somente de 0,5% quando ultimamente tem sido brutal.
se estávamos em 7% (défice real em 2011)e este ano fica nos 5% , porque em 2013 desce somente para 4,5%? e não para 3,5% por exemplo.
Ja percebi que a esperança e que o pib comece a crescer e Portugal volte aos mercados , mas duvido muito, mas muito mesmo.
Alias porque não existe uma unica medida de estimulo a economia e a implementação de empresas.
E ainda faltam os aumentos de Janeiro, e se o euro sobe e os combustíveis ,ja éramos mais uma vez.
Ja percebi que a esperança e que o pib comece a crescer e Portugal volte aos mercados , mas duvido muito, mas muito mesmo.
Alias porque não existe uma unica medida de estimulo a economia e a implementação de empresas.
E ainda faltam os aumentos de Janeiro, e se o euro sobe e os combustíveis ,ja éramos mais uma vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
traderdoespaco Escreveu:o defice primario ate ja pode ser pequeno mas a tendencia eh para continuar a agravar-se devido a demografia
Podes explicar melhor?
Quem penso que tem uma boa ideia dos prazos dos juros e quando o seu efeito começa a fazer-se sentir é o mais_um, pode ser que ele veja esta conversa e dê o seu imput, é só digo que não é necessariamente inverosímel pois pode haver aí já um grande efeito dos juros a justificar que o valor seja alcançável em 2014.
MarcoAntonio Escreveu:Lion_Heart Escreveu:
pronto , e 2014 é de 2,5%.
Mas a meta original para 2014 era 1.8%..Lion_Heart Escreveu:O que quero dizer é se partimos de 5% para 4,5% e é preciso estas medidas todas , o que será preciso para em 2014 chegar aos 2,5%?
Continuo a não perceber o que estás a escrever. Nós não partimos de 5% para 4.5%...
Já agora deixo aqui as metas originais seguidas das novas porque há aqui uma confusão qualquer.
Ano Originais Novas
2012 4.5% -> 5.0%
2013 3.0% -> 4.5%
2014 1.8% -> 2.5%
Lá para 2014 penso que as despesas com juros já estarão a baixar. A razão porque estamos a falhar as metas é essencialmente esta:
a) actualmente já a maior parte do déficit é juros (o que a prazo vai baixar o déficit vai voltar a reduzir por causa disso, nós já temos muito pouco déficit primário);
b) a economia reagiu muito mal às medidas de austeridade e está com uma performance abaixo do que o governo previu (o que gera menos receita do que aquela com que contavam).
o defice primario ate ja pode ser pequeno mas a tendencia eh para continuar a agravar-se devido a demografia
Lion_Heart Escreveu:
Mas a meta original para 2014 era 1.8%..
Lion_Heart Escreveu:O que quero dizer é se partimos de 5% para 4,5% e é preciso estas medidas todas , o que será preciso para em 2014 chegar aos 2,5%?
Continuo a não perceber o que estás a escrever. Nós não partimos de 5% para 4.5%...
Já agora deixo aqui as metas originais seguidas das novas porque há aqui uma confusão qualquer.
Ano Originais Novas
2012 4.5% -> 5.0%
2013 3.0% -> 4.5%
2014 1.8% -> 2.5%
Lá para 2014 penso que as despesas com juros já estarão a baixar. A razão porque estamos a falhar as metas é essencialmente esta:
a) actualmente já a maior parte do déficit é juros (o que a prazo vai baixar o déficit vai voltar a reduzir por causa disso, nós já temos muito pouco déficit primário);
b) a economia reagiu muito mal às medidas de austeridade e está com uma performance abaixo do que o governo previu (o que gera menos receita do que aquela com que contavam).
Lion_Heart Escreveu:Ou será que alguém acredita que para o ano se começa a crescer? só um louco. Para o ano ta tudo é a pão e agua.
Eles não parecem contar que para o ano se cresça grande coisa tanto mais que foi o ano onde alargaram/facilitaram mais subindo dos originais 3.0% para os novos 4.5% (que era o exigido para este ano).
Em relação a 2014, a despesa com juros poderá já estar a baixar nessa altura o que pode fazer toda a diferença dado que a maior parte do déficit é para todos os efeitos "formado" pelos juros.
MarcoAntonio Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Não sei se já foi aqui falado mas existe mais uma coisa que me deixa estupefacto, então a TROIKA da mais um ano e a coisa fica assim:
Deficit 2012 - 5%
Deficit 2013 - 4,5%??!!!!![]()
Deficit 2014 - 2,5% LOL![]()
Estas medidas todas são para baixar somente 0,5%?? E depois em 2014 como fica?
Como assim?
Para o ano era 3% e passou a ser 4.5%.
Este ano era 4.5% e passou a ser 5%.
Não estou a perceber muito bem o que queres dizer com medidas para baixar 0.5%... as metas subiram e as medidas é para tentar que fiquemos dentro destas metas mais altas.
O que quero dizer é se partimos de 5% para 4,5% e é preciso estas medidas todas , o que será preciso para em 2014 chegar aos 2,5%?
Ou será que alguém acredita que para o ano se começa a crescer? só um louco. Para o ano ta tudo é a pão e agua.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Não sei se já foi aqui falado mas existe mais uma coisa que me deixa estupefacto, então a TROIKA da mais um ano e a coisa fica assim:
Deficit 2012 - 5%
0.5% nao, o defice real este ano vai ficar perto dos 8%, eles vao aldrabar a coisa contabilisticamente usando fundos de pensoes
Lion_Heart Escreveu:Não sei se já foi aqui falado mas existe mais uma coisa que me deixa estupefacto, então a TROIKA da mais um ano e a coisa fica assim:
Deficit 2012 - 5%
Como assim?
Para o ano era 3% e passou a ser 4.5%.
Este ano era 4.5% e passou a ser 5%.
Não estou a perceber muito bem o que queres dizer com medidas para baixar 0.5%... as metas subiram e as medidas é para tentar que fiquemos dentro destas metas mais altas.
Não sei se já foi aqui falado mas existe mais uma coisa que me deixa estupefacto, então a TROIKA da mais um ano e a coisa fica assim:
Deficit 2012 - 5%
Deficit 2013 - 4,5%??!!!!
Deficit 2014 - 2,5% LOL
Deficit 2012 - 5%
Deficit 2013 - 4,5%??!!!!

Deficit 2014 - 2,5% LOL

Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:nem sequer percebo muito do assunto (embora tente disfarçar)

Disfarças bem...
Bull And Bear Markets
AutoMech Escreveu:Tu e o Elias, que 'gerem' o tópico dos combustíveis, sabem que por mais que se mostre os números, o pessoal pensa que a margem das gasolineiras é astronómica.
Mas que conversa vem a ser esta?
Eu não giro tópico nenhum, o MA é que gere, eu cá sou apenas um humilde consumidor, nem sequer percebo muito do assunto (embora tente disfarçar)

- Registado: 5/11/2002 12:21
artista Escreveu:O que eu gostava é que eles me dissessem quantos cargos políticos foram cortados até agora?!![]()
Não sei, mas consultores ao serviço do governo parece-me que há mais.
Mas posso estar a ser mauzinho e nem haver mais nada (simplesmente terem passado a aparecer mais).
Para resumir o post anterior e como já disse a alguém no passado que argumentou algo semelhante: se o vendedor consegue vender a um preço e o comprador não está disponível para comprar a esse preço, não há consenso.
Quando não há consenso, não há negócio!
O produtor/vendedor não vai continuar a sua actividade gerando prejuízo constantemente só para encher chouriços. Para isso, fecha a fábrica...
Traduzindo por miudos: os combustíveis (para dar um dos exemplos mais fáceis) pode baixar centimos, poucos centimos.
Existe quebra de consumo mas agora a GALP não vai baixar uma coisa completamente impossível (tipo 20 centimos) só porque não vende tanto, gerando com isso um prejuízo colossal!
Prefere obviamente vender menos (5 ou 10% de vendas a menos) e ficar no neutro ou com um lucro comedido do que entrar no disparate...
Portanto, aquilo que ministro sugeriu simplesmente não vai acontecer porque não é viável e não há margem para isso.
É certo que ele não meteu números na faladura mas também acho que ninguém vai discutir comigo que ele não estava a sugerir que os preços dos combustíveis (e de outras coisas) deviam baixar 1%...
Ou houve alguém que entendeu isso das palavras dele?
Se sim, calo-me logo!
Quando não há consenso, não há negócio!
O produtor/vendedor não vai continuar a sua actividade gerando prejuízo constantemente só para encher chouriços. Para isso, fecha a fábrica...
Traduzindo por miudos: os combustíveis (para dar um dos exemplos mais fáceis) pode baixar centimos, poucos centimos.
Existe quebra de consumo mas agora a GALP não vai baixar uma coisa completamente impossível (tipo 20 centimos) só porque não vende tanto, gerando com isso um prejuízo colossal!
Prefere obviamente vender menos (5 ou 10% de vendas a menos) e ficar no neutro ou com um lucro comedido do que entrar no disparate...
Portanto, aquilo que ministro sugeriu simplesmente não vai acontecer porque não é viável e não há margem para isso.
É certo que ele não meteu números na faladura mas também acho que ninguém vai discutir comigo que ele não estava a sugerir que os preços dos combustíveis (e de outras coisas) deviam baixar 1%...
Ou houve alguém que entendeu isso das palavras dele?
Se sim, calo-me logo!
JMHP Escreveu:Por outro lado por mais estranho que possa parecer não vejo outra solução que não seja um ajuste da oferta em relação à procura, dado que a procura não tem condições de suportar os preços actuais como a redução actual da procura fazem prova disso.
Isto estava bem se todas as empresas tivessem a capacidade de gerar milagres.
No entanto há várias outras soluções que não estás a ver - não obstante passar o tempo todo a ocorrer - e que pode igualmente ocorrer nestas circunstâncias: reduzir a dimensão da actividade (despedir pessoal, fechar postos de venda, reduzir custos com terceiros fornecedores de bens ou serviço que tem um efeito dominó com as mesmas consequências mas em terceiras empresas); falir; etc!
O preço de venda de um bem ou serviço não é um valor arbitrário que o vendedor/produtor mete onde quer e a sua condicionante não é meramente o volume de vendas (se ele consegue vender ou não). Existem obviamente condicionantes do outro lado (as coisas custam um dinheiro a obter ou fabricar).
JMHP, baixa-se o preço até onde se pode e onde é viável. Onde não se pode e/ou não é viável já não se baixa ou se se baixa tem consequências imediatas ou a prazo (ver atrás exemplos).
O que eu gostava é que eles me dissessem quantos cargos políticos foram cortados até agora?!
Já agora, quanto é que cortaram nas despesas com os políticos?
Pode nunca se ir buscar muito aí, mas se querem moralizar isto têm de dar o exemplo... e é exatamente isso que eles não têm feito!
Quanto ao resto das medidas de austeridade já me começo a render ao futebol, ao que vejo na TV e ao que pratico! Se não um dia ainda dou em maluco com tanta injustiça e aldrabice...

Já agora, quanto é que cortaram nas despesas com os políticos?
Pode nunca se ir buscar muito aí, mas se querem moralizar isto têm de dar o exemplo... e é exatamente isso que eles não têm feito!
Quanto ao resto das medidas de austeridade já me começo a render ao futebol, ao que vejo na TV e ao que pratico! Se não um dia ainda dou em maluco com tanta injustiça e aldrabice...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
mais_um Escreveu:JMHP Escreveu:
Não sei qual será o resultado desta decisão, mas parece-me que caso esta oportunidade não seja aproveitada pelas empresas, o governo futuramente terá argumentos e poder de intervenção no mercado sem ferir as regras do mercado livre e intervir de acordo com o interesse nacional.
Acreditas mesmo no que escreveste? Já viste o resultado das negociações entre os privados e Governo?
Diminuição de pagamentos, em troca de menos serviços/obras, ou prolongamento de garantias tarifárias durante mais anos. Posições de força, nem uma para servir de exemplo.
Mas aguardemos o OE para ver os tais impostos sobre as grandes empresas.
Vamos aguardar e depois analisamos... Se não resultar neste contexto nunca mais resultará e jamais existirão condições desta natureza.
Por outro lado por mais estranho que possa parecer não vejo outra solução que não seja um ajuste da oferta em relação à procura, dado que a procura não tem condições de suportar os preços actuais como a redução actual da procura fazem prova disso.
"Gatuno"
Ministro Gaspar - "Gatuno"
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/MQeHUJI7kHk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/MQeHUJI7kHk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Bull And Bear Markets
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 278 visitantes