Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Berafo » 11/9/2012 23:10

MarcoAntonio Escreveu:A cotaçao teórica de cada direito com o BCP já corrigido cotando a 0.070 euros é 0.052 euros, sim.

Eu já tinha deixado esse valor durante a tarde...

Entao, se ja fosse possivel vendia as acções + direitos a 0,122 relativamente aos 0,091 de segunda seria uma valorização de cerca 35%.

Era a esta conclusão a queria chegar, mas como e obvio tudo isto pode mudar amanha

Obrigado e desculpa-lá tanta pergunta mas penso que assim ficou mais claro para todos.

Registado: 29/11/2007 2:14

por MarcoAntonio » 11/9/2012 23:02

A cotaçao teórica de cada direito com o BCP já corrigido cotando a 0.070 euros é 0.052 euros, sim.

Eu já tinha deixado esse valor durante a tarde (além da formula estar no FAQ, portanto podem sempre calcular para qualquer valor mesmo que eu não actualize).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Berafo » 11/9/2012 22:59

MarcoAntonio Escreveu:
Berafo Escreveu:
Marco,

Não queria voltar a esta questão, mas para que não fiquem duvidas, na realidade se os direitos começassem a ser negociados amanha e as cotações estivessem iguais ao fecho de hoje, quem tem direitos poderia estar a vende-los a 0,052 e as acções poderia vender a 0,07 o que significaria relativamente ao fecho de segunda uma subida de cerca 35%. Não estou errado pois não?

Não estás errado (o accionista que está nessa situação ganha mais do que a valorização do BCP porque parte da sua posição passou a estar alavancada, enquanto detiver direitos).

Os Direitos têm um comportamento muito semelhante aos Warrants (para o caso de ainda não terem reparado).

:wink:

Certo, mas se amanha já se negociassem direitos a cotação ajustada dos mesmos na abertura seria ou não seria 0,052?

por MarcoAntonio » 11/9/2012 22:44

Berafo Escreveu:
Marco,

Não queria voltar a esta questão, mas para que não fiquem duvidas, na realidade se os direitos começassem a ser negociados amanha e as cotações estivessem iguais ao fecho de hoje, quem tem direitos poderia estar a vende-los a 0,052 e as acções poderia vender a 0,07 o que significaria relativamente ao fecho de segunda uma subida de cerca 35%. Não estou errado pois não?

Não estás errado (o accionista que está nessa situação ganha mais do que a valorização do BCP porque parte da sua posição passou a estar alavancada, enquanto detiver direitos).

Os Direitos têm um comportamento muito semelhante aos Warrants (para o caso de ainda não terem reparado).

Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Berafo » 11/9/2012 22:39

MarcoAntonio Escreveu:
altrio Escreveu:
Quem ontem comprou uma acção do BCP a 0,091, e hoje pudesse vender tudo, obteria 0,07+0,052=0,122.

Cada acção do BCP subiu 18,6%, mas cada direito subiu 60,8%.

Está lá tudo no meu post. Escusam de reescrever o mesmo por outras palavras...

Joca601 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Lê outra vez o que eu escrevi...

os meus calculos continuam a resultar em 0,12 antes de destacamento de direitos, e acho que era isso que o Artista também queria dizer... não vejo onde possa estar a dúvida.

Se leste o meu post, eu também não vejo onde está a dúvida.

Marco,

por balta » 11/9/2012 22:36

Boas, sei que não deve ser fácil de conseguir, mas será que já é possivel um gráfico que reflicta este AC? Se alguém puder ajudar,
Cumprimentos,
A. Geraldes.

Registado: 6/4/2005 10:39

por Texano Bill » 11/9/2012 22:28

MarcoAntonio Escreveu:
Banesco Escreveu:Eis o que me aparece na IG Markets. Eles não deviam ter acertado o preço dos CFDs? E agora, o que vai acontecer a quem tinha CFDs?

PS: Não tenho nada no BCP.

Não sei se actuam todos os operadores da mesma forma, mas uma hipótese é serem atribuidos CFD's reflectindo o processo de AC (ver acima).

Uma outra alternativa era por exemplo encerrar a posição activa liquidando a mais ou menos valia até ao momento e reabrir uma posição completamente nova (mas provavelmente não há necessidade de fazer isto).

Pois, eles têm obrigação de corrigir isso. Só é pena para quem teve e tem os CFDs pois ficou com um dia de negociação perdido e possivelmente com call margins. :wall:

Registado: 20/8/2011 12:52

hallo

por franck polahvski » 11/9/2012 22:04

Obrigado hallo. Vou continuar a procurar e se descobrir alguma coisa aviso.
hasta

Registado: 5/9/2012 23:16

por MarcoAntonio » 11/9/2012 21:48

Banesco Escreveu:Eis o que me aparece na IG Markets. Eles não deviam ter acertado o preço dos CFDs? E agora, o que vai acontecer a quem tinha CFDs?

Não sei se actuam todos os operadores da mesma forma, mas uma hipótese é serem atribuidos CFD's reflectindo o processo de AC (ver acima).

Uma outra alternativa era por exemplo encerrar a posição activa liquidando a mais ou menos valia até ao momento e reabrir uma posição completamente nova (mas provavelmente não há necessidade de fazer isto).
Imagem

Administrador Fórum

por Texano Bill » 11/9/2012 21:45

Eis o que me aparece na IG Markets. Eles não deviam ter acertado o preço dos CFDs? E agora, o que vai acontecer a quem tinha CFDs?

Anexos
igmarkets.JPG
igmarkets.JPG (21.17 KiB) Visualizado 11182 vezes

Registado: 20/8/2011 12:52

Boas Tool!!!

por hallo » 11/9/2012 21:42

tool Escreveu:Boa Noite,

Aconteceu me uma situação caricata...
Uso a plataforma do best tradding pro e tenho a mesma quantidade de acções como de CFD´S (posições curtas)do BCP, qual é o meu espanto que vi todas as minhas posições a fechar por falta de margem de negociação.
Qd ela era bastante grande. sabem me ajudar a perceber ao que se deve isso!!!!

Obrigado.

Sobre CFD´s não gosto de me pronunciar. Por falta de conhecimentos aprofundados. :)

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por MarcoAntonio » 11/9/2012 21:41

Aqui está, tool:

JCS Escreveu:
CFDs / BCP (Aumento de capital): Informam-se os clientes detentores de posições em CFDs do BCP (BCP:xlis), que amanhã, dia 11/Setembro, irão receber automaticamente mais CFDs aplicando o factor que consta do detalhe do aumento de capital (1.7343846613), sendo o nº de CFDs arredondado. Os clientes deverão acautelar o valor disponível para margens para fazer face ao aumento do nº de CFDs detidos.

Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/9/2012 21:39

tool Escreveu:Boa Noite,

Uso a plataforma do best tradding pro e tenho a mesma quantidade de acções como de CFD´S (posições curtas)do BCP, qual é o meu espanto que vi todas as minhas posições a fechar por falta de margem de negociação.

Obrigado.

Penso que já há um post aqui no tópico que explica precisamente o risco dessa situação ocorrer no caso de quem detém CFD's (provavelmente o efeito ainda foi agravado com a subida do BCP hoje, se a posição era curta).
Imagem

Administrador Fórum

Re: As minhas desculpas

por hallo » 11/9/2012 21:36

franck polahvski Escreveu:Peço desculpa por estar a voltar ao assunto, mas ja coloquei a questao e ninguem opinou.
Se vender mos acçoes para comprar novas acçoes com os direitos que temos não temos mais valias, no entanto se vendermos os direitos já temos, certo?

Franck,

Gostaria de ajudar-te mas todas as transacções efectuadas aqui, vão directamente para a contabilidade. Não te sei responder a isso.

Abraço,
Hallo

por tool » 11/9/2012 21:33

Boa Noite,

Obrigado.

Registado: 29/11/2007 11:47

As minhas desculpas

por franck polahvski » 11/9/2012 21:31

Peço desculpa por estar a voltar ao assunto, mas ja coloquei a questao e ninguem opinou.
Se vender mos acçoes para comprar novas acçoes com os direitos que temos não temos mais valias, no entanto se vendermos os direitos já temos, certo?

Registado: 5/9/2012 23:16

Re: Melhor "post" do ano!!!

por hallo » 11/9/2012 21:27

Las_Vegas Escreveu:
Hallo Escreveu:Boas Marco,

Além de todos os esclarecimentos que tens dado. Eu votava neste teu "post" como o melhor do ano e vou explicar porquê.

Porque o BCP está a subir !!!!

Olé !!! Olé !!! Olé !!!

Agora pessoal nao se esqueçam de ir todos a Fátima a pé ...

:mrgreen:

Las Vegas,

O último "post" teu, se bem me lembro. Eu disse o BCE pode mexer com isto. E gozaste.

Disse que este AC podia ser um sucesso e até agora está a ser.

Qual é o problema? Post do ano não só porque o BCP está a subir. Porque aconteceu uma coisa que nunca tinha acontecido na Bolsa Portuguesa e devidamente explicada para todos.

É isso que não percebo. Já sabes agora se o que o BCE quer fazer é importante ou não.
Daqui a um mês explico-te se o AC for totalmente subscrito ou não o que mudou.

Abraço,
Hallo

AC

por hallo » 11/9/2012 21:24

Aumento de Capital.

O que queria dizer também mas não me consegui explicar é nas caracteristicas deste AC. E num "post" antigo que havia escrito. Em que considerava que não sabia se podiamos chamar a isto um AC. Claro que é um AC. Mas qualquer um se quisesse garantir o sucesso deste AC, hoje e os direitos continuassem a negociar assim, conseguia comprar a sua parte de acções e garantir a sua parte no AC.

Não sei se me fiz entender. Mas tenho a cabeça em água. Muita transacção hoje.

Abraço a todos,
Hallo

Re: Melhor "post" do ano!!!

por Las_Vegas » 11/9/2012 21:24

Hallo Escreveu:Boas Marco,

Além de todos os esclarecimentos que tens dado. Eu votava neste teu "post" como o melhor do ano e vou explicar porquê.

Porque o BCP está a subir !!!!

Olé !!! Olé !!! Olé !!!

Agora pessoal nao se esqueçam de ir todos a Fátima a pé ...

:mrgreen:

Registado: 4/11/2002 23:12

Melhor "post" do ano!!!

por hallo » 11/9/2012 21:16

MarcoAntonio Escreveu:
artista Escreveu:
O que quer dizer que o BCP fechou hoje acima dos 12 cêntimos, valores antes do destaque dos direitos!

Não exactamente: em exacto, o BCP "fechou" a 10.8 euros.

O que se passa é que este aumento de capital tem um par de particularidades que o faz sair do que é mais usual: (a) o aumento de capital quase dobra o capital bolsista do BCP; (b) o preço de subscrição é muito baixo face ao custo real da acção.

Isto traduz-se em quê?

Traduz-se em que simplesmente quem tem direitos na mão já tem na mão "metade" das acções novas e hoje "ganhou" não só sobre as acções antigas mas também (praticamente) metade da valorização das novas.

É como se já tivesse feito metade da compra das novas acções e já está a ganhar com elas sendo que toda essa valorização cai sobre o direito gerando um efeito de alavancagem, dado que o preço de subscrição esse tá fixado (este efeito é muito notório neste caso por causa daquele par de razões que indiquei atrás).

Quanto ao BCP ele subiu 18.6%, ou seja seria de 0.091 para 0.108 euros.

Boas Marco,

Eu alertei no teu FAQ sobre a questão de alavancagem por outro motivo. O da desvalorização e para prevenir os alavancados. :)

Mas o cenário que o BCP precisa é garantir a total subscrição do AC. Com as valorizações do BCP e continuar estas valorizações. Os investidores têm mais capacidade para subscrever mais acções.

Facilitando o sucesso deste aumento de capital. Poderia-se concluir que criava também um efeito surpreendente na acção a certeza de que o Estado estava fora das contas.

Mas existem outros factores, tais como a valorização da banca, o BCE. E um muito importante o fecho de posições curtas. Vai ser preciso ter-se muita coragem para abrir uma "posição curta" com esta envolvente de mercado. Aliás eu acho que a verdadeira valorização vai existir aquando do fecho das relevantes posições curtas sobre o banco.

E o mais significativo que o teu "post" transmite, é outro assunto que já havia mencionado num "post" no dia antes de se conheçer os detalhes do AC, ou no próprio dia, já não me lembro. Em que mencionei que o desespero transmitido pelo banco podia ser inocente ou não. Mas pode ser aproveitado pelo investidor, que já percebeu que o banco está a fazer tudo para garantir a total subscrição do aumento de capital se assim o pudessemos chamar. Ou seja o aumento de capital e a operação engendrada. E porquê. Se existisse um investidor internacional relevante não era necessário esta operação. E quem decidiu o sucesso do aumento de capital.

- O "timing", o desconto, o desespero.
Nuno Amado esteve muito bem neste capítulo, não arriscou como é costume. (factores de decisão)

- O BCE, os juros da dívida, a conjuntura da banca portuguesa.

A continuar assim o que é óbvio. As surpresas eu até acho que ainda nem começaram. Podem vir muitas surpresas boas e más. E nisso temos a certeza que o BCP é o título mais propício a tal. E é essa incerteza que gera no interesse por esta cotada.

Abraço a todos,
Hallo

por jcms » 11/9/2012 21:15

TOPGUN2 Escreveu:Boa tarde,

Alguem sabe quando serão colocados os direitos para negociação na carteira do clientes.

Obrigado
BN

Dia 14.

Registado: 29/11/2007 4:08

por MarcoAntonio » 11/9/2012 20:03

O que é correcto dizer é que um accionista que tinha ontem na mão 9 centimos hoje tem 12 centimos (e o porquê está explicado).

Isso é porém diferente de dizer - como estás a dizer - que o BCP valeria 12 centimos e o porquê também está explicado.

Eu não vou voltar ao assunto dado que já escrevi dois posts e se eventualmente não ficou claro no primeiro, seguramente ficou claro com o segundo.
Imagem

Administrador Fórum

por Joca601 » 11/9/2012 19:56

MarcoAntonio Escreveu:
Joca601 Escreveu:
Marco,

os teus 0,108 podiam induzir em erro os mais distraídos, não tens a obrigação de estar sempre certo...

Cumprimentos,

Joca, eu já escrevi dois posts onde está tudo explicado. Se eu errei nalgum ponto, corrige-me por favor mas eu nos dois pontos disse que os investidores estavam a beneficiar de um efeito de alavancagem...

Efeito que obviamente também os pode vir a prejudicar caso o BCP inverta e eles ainda tenham direitos na mão.

o que eu disse foi:

BCP antes de destaque de direitos valeria 0,12 actualmente... o resto é outra conversa para outra discussão.

Registado: 7/1/2012 13:03

por MarcoAntonio » 11/9/2012 19:46

Joca601 Escreveu:
Marco,

os teus 0,108 podiam induzir em erro os mais distraídos, não tens a obrigação de estar sempre certo...

Cumprimentos,

Joca, eu já escrevi dois posts onde está tudo explicado. Se eu errei nalgum ponto, corrige-me por favor mas eu nos dois pontos disse que os investidores estavam a beneficiar de um efeito de alavancagem...

Efeito que obviamente também os pode vir a prejudicar caso o BCP inverta e eles ainda tenham direitos na mão.
Imagem

Administrador Fórum

por Joca601 » 11/9/2012 19:42

MarcoAntonio Escreveu:
altrio Escreveu:
Quem ontem comprou uma acção do BCP a 0,091, e hoje pudesse vender tudo, obteria 0,07+0,052=0,122.

Cada acção do BCP subiu 18,6%, mas cada direito subiu 60,8%.

Está lá tudo no meu post. Escusam de reescrever o mesmo por outras palavras...

Joca601 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Lê outra vez o que eu escrevi...

os meus calculos continuam a resultar em 0,12 antes de destacamento de direitos, e acho que era isso que o Artista também queria dizer... não vejo onde possa estar a dúvida.

Se leste o meu post, eu também não vejo onde está a dúvida.

Marco,

Cumprimentos,

Registado: 7/1/2012 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Bing [Bot], Crissssx, dragom, Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO e 210 visitantes