E se eu fosse governo?
Trisquel Escreveu:O problema não parte de falta de soluções porque o PPC antes de estar no "poder" tinha muitas e foi com elas que conseguiu cconvencer muitos Portugueses a apoia-lo através do voto.
Primeiro que dar soluções para sair deste imbróglio é arranjar alguém que consiga fazer o que promete, porque até aqui desde o 25 de Abril ainda não tivemos ninguém com esse perfil, será por se ser político? Então temos de arranjar alguém fora desse meio para criarmos um rumo, uma estratégia, um projecto. Deste modo acabavamos naturalmente com grande parte do problema!
Precisam-se candidatos, porque tudo tem uma base e a mesma tem de ser sólida, ninguém começa uma casa pelo telhado, um projecto só é valido se tiver um executor á altura do mesmo!
Eu defendo o mesmo, mas não será uma utopia?
Só existem dois partidos com possibilidade de ganhar eleições PS/PSD.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Proibir a circulação de dinheiro e cheques. Tudo por multibanco e com uma taxa de IVA de 10% a ir directamente para as finanças. Não era necessário fazer declarações nenhumas porque era tudo pago à cabeça e sem possibilidade de fuga.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
O problema não parte de falta de soluções porque o PPC antes de estar no "poder" tinha muitas e foi com elas que conseguiu cconvencer muitos Portugueses a apoia-lo através do voto.
Primeiro que dar soluções para sair deste imbróglio é arranjar alguém que consiga fazer o que promete, porque até aqui desde o 25 de Abril ainda não tivemos ninguém com esse perfil, será por se ser político? Então temos de arranjar alguém fora desse meio para criarmos um rumo, uma estratégia, um projecto. Deste modo acabavamos naturalmente com grande parte do problema!
Precisam-se candidatos, porque tudo tem uma base e a mesma tem de ser sólida, ninguém começa uma casa pelo telhado, um projecto só é valido se tiver um executor á altura do mesmo!
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Visitante57 Escreveu:A primeira medida era suspender o pagamento das PPP das estradas.
Para me deslocar à minha terra natal ou para me deslocar para a praia tenho de pagar portagem numa via rápida e numa numa autoestrada que foram construidas há quase 20 anos e foram financiadas pelo fundo social europeu. Não sei porque é que agora tenho de pagar para passar lá s eo estado continuar a financiar essas operadoras.
Não sei quanto poupavamos mas seriam muitos milhões.
Nesse caso se calhar paga-se custos de manutenção. O bom piso, sinalização e marcas na estrada não se mantém intactos por 20 anos.
Se calhar, o que está mal é o valor que se paga, e não o facto de se pagar.
Isto sou eu a fazer de advogado do diabo.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Criar um programa informático para as Câmaras Municipais, de uso obrigatório, para tramitar os pedidos de licenciamento e outros (aqueles onde há conhecimento de proliferar a corrupção), sendo o mesmo disponibilizado online para a população em geral. O interessado directo acompanha na net a evolução do seu pedido (processo) e os não interessados ou indirectos têm acesso também.
Transparência...
Transparência...
Partindo do princípio que o objectivo é o cumprimento das metas estabelecidas no acordo estabelecido com a troika:
- corte de 2 subsídios aos trabalhadores da função pública e aos reformados, nos moldes previstos há um ano;
- limitar todas as reformas a um valor máximo de 2.000€;
- corte de 50% do subsídio de férias e 50% do subsídio de natal aos trabalhadores do privado, nos mesmos moldes do que foi efectuado o ano passado;
- imposto extraordinário de 5% sobre o património pessoal que exceda 1 milhão de euros;
- EFECTUAR UM REQUERIMENTO ESPECIAL AO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, DE CARÁCTER URGENTE E INVOCANDO UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NACIONAL, COM O OBJECTIVO DE LEGALIZAR SUPERIORMENTE E ASSIM EVITAR DESDE LOGO RECURSOS PARA OS TRIBUNAIS, PEDINDO AUTORIZAÇÃO PARA EFECTUAR UMA RENEGOCIAÇÃO IMEDIATA DE TODAS AS PPP E DE TODOS OS CONTRATOS DE RENDAS AO SECTOR ENERGÉTICO, DE FORMA A LIMITAR A UM MÁXIMO DE 6% A RENTABILIDADE DESSES NEGÓCIOS;
- Limitar, definitivamente e sem qualquer excepção, o vencimento máximo na função pública ou em qualquer satélite desta ao salário do presidente ou do primeiro-ministro;
- A juntar a estas, há toda uma série de reformas estruturais como abolição e fusão de organismos públicos, reforma do ordenamento do território, reformas no sentido de ganhos de eficiência nos sectores da educação, saúde, justiça, etc...
- Privatizar a CGD, a TAP, um canal da RTP e muitas outras empresas públicas;
- Criar legislação que impeça que empresas como o Pingo Doce sejam multadas por fazerem campanhas agressivas de preços baixos...
- Pensar e pôr em prática um plano agressivo para captação de IDE. Que não passe pela concessão de subsídios, mas que passe por condições fiscais, de recrutamento e formação, de licenciamento, etc, vantajosas para as empresas.
- corte de 2 subsídios aos trabalhadores da função pública e aos reformados, nos moldes previstos há um ano;
- limitar todas as reformas a um valor máximo de 2.000€;
- corte de 50% do subsídio de férias e 50% do subsídio de natal aos trabalhadores do privado, nos mesmos moldes do que foi efectuado o ano passado;
- imposto extraordinário de 5% sobre o património pessoal que exceda 1 milhão de euros;
- EFECTUAR UM REQUERIMENTO ESPECIAL AO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, DE CARÁCTER URGENTE E INVOCANDO UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NACIONAL, COM O OBJECTIVO DE LEGALIZAR SUPERIORMENTE E ASSIM EVITAR DESDE LOGO RECURSOS PARA OS TRIBUNAIS, PEDINDO AUTORIZAÇÃO PARA EFECTUAR UMA RENEGOCIAÇÃO IMEDIATA DE TODAS AS PPP E DE TODOS OS CONTRATOS DE RENDAS AO SECTOR ENERGÉTICO, DE FORMA A LIMITAR A UM MÁXIMO DE 6% A RENTABILIDADE DESSES NEGÓCIOS;
- Limitar, definitivamente e sem qualquer excepção, o vencimento máximo na função pública ou em qualquer satélite desta ao salário do presidente ou do primeiro-ministro;
- A juntar a estas, há toda uma série de reformas estruturais como abolição e fusão de organismos públicos, reforma do ordenamento do território, reformas no sentido de ganhos de eficiência nos sectores da educação, saúde, justiça, etc...
- Privatizar a CGD, a TAP, um canal da RTP e muitas outras empresas públicas;
- Criar legislação que impeça que empresas como o Pingo Doce sejam multadas por fazerem campanhas agressivas de preços baixos...
- Pensar e pôr em prática um plano agressivo para captação de IDE. Que não passe pela concessão de subsídios, mas que passe por condições fiscais, de recrutamento e formação, de licenciamento, etc, vantajosas para as empresas.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
A primeira medida era suspender o pagamento das PPP das estradas.
Para me deslocar à minha terra natal ou para me deslocar para a praia tenho de pagar portagem numa via rápida e numa numa autoestrada que foram construidas há quase 20 anos e foram financiadas pelo fundo social europeu. Não sei porque é que agora tenho de pagar para passar lá s eo estado continuar a financiar essas operadoras.
- Registado: 3/7/2012 18:56
LTCM Escreveu:pedrooa Escreveu:LTCM Escreveu:pedrooa Escreveu:- Levantamento do Sigilo Bancário para todos
.
O sigilo bancário, para o fisco, já não existe.
Se não existe então como é que há tantos trabalhadores por conta propria que nõa pagam impostos, como empregadas domesticas, canalizadores, prestadores de serviços ou até pessoas que vivem de rendimentos prediais?
Os rendimentos prediais fazem retenção na fonte, a mesmo que não o recibo fique por passar.
Mas qual retenção na fonte qual quê? A maior parte dos arrendamentos mais recentes é sem recibo. A própria banca, apesar de não o querer, está a entrar no mercado do arrendamento mas também não paga impostos.
Agora que o mercado de arrendamento está a crescer era altura de criar regras que evitassem a fuga e as distorções no mercado, mas eles não sabem nem querem.
oscar
- Registado: 12/6/2011 19:11
Em termos de simplificação, que origina também transparência, acabava com todos os suplementos e subsídios que normalmente acompanham os salários. Um exemplo? O subsídio de refeição.
O salário deverá conter tudo aquilo que hoje são alcavalas o que serve apenas para se dizer que se ganha pouco quando isso interessa (só se diz o base).
O salário deverá conter tudo aquilo que hoje são alcavalas o que serve apenas para se dizer que se ganha pouco quando isso interessa (só se diz o base).
Dom_Quixote Escreveu:Uma das primeiras medidas era a publicitação na net de todas declarações de impostos - IRS/IRC.
Sei que poderá ser polémica, mas quem tem medo? Porque a meu ver a polémica vem do medo e não e não da desculpa esfarrapada da invasão da privacidade (neste caso dos rendimentos).
Apoio.
- Registado: 6/7/2012 12:38
ul Escreveu:Porque será que se entretém com banalidades, que no fundo nada resolvem , quando o que esta em causa é a função futura do estado , haja coragem de dizer aos povos do ocidente ,porque a seguir a Portugal outros irão ter problemas , que o seu modo de vida não tem futuro.
Num mundo globalizado, onde perdemos o monopólio da industria, não é possível garantir a uma minoria uma serie de priviligeios só porque temos um passado glorioso.
O passado glorioso, devidamente dinamizado por um "museu das descobertas", poderia render um encaixe fabuloso
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
pedrooa Escreveu:LTCM Escreveu:pedrooa Escreveu:- Levantamento do Sigilo Bancário para todos
.
Se não existe então como é que há tantos trabalhadores por conta propria que nõa pagam impostos, como empregadas domesticas, canalizadores, prestadores de serviços ou até pessoas que vivem de rendimentos prediais?
Os recursos humanos ao nível da inspecção tributária são escassos (o Paulo Núncio anunciou a entrada para breve de 1000 inspectores – se tivesse anunciado 5000 mesmo assim não seriam muitos) e como é um processo burocrático, que consome bastante tempo, a relação custo benefício permite que esse tipo de actividades continuem na informalidade.
Os rendimentos prediais fazem retenção na fonte, a mesmo que não o recibo fique por passar.
Porque será que se entretém com banalidades, que no fundo nada resolvem , quando o que esta em causa é a função futura do estado , haja coragem de dizer aos povos do ocidente ,porque a seguir a Portugal outros irão ter problemas , que o seu modo de vida não tem futuro.
Num mundo globalizado, onde perdemos o monopólio da industria, não é possível garantir a uma minoria uma serie de priviligeios só porque temos um passado glorioso.
- Registado: 14/3/2009 0:19
LTCM Escreveu:pedrooa Escreveu:- Levantamento do Sigilo Bancário para todos
.
Legalização da prostituição;
Legalização do comércio de drogas leves;
Concordo.
Mas para a prostituição seria à base de licenças e seriam as prostitutas a pagar os cuidados de saude usados.
pedrooa Escreveu:- Levantamento do Sigilo Bancário para todos
.
Adiante:
É preciso fazer crescer o PIB, aumentando o PIB tudo o resto diminui.
Logo trazer para a legalidade parte da economia informal, por exemplo:
Legalização da prostituição;
Legalização do comércio de drogas leves;
Concessão de mais licenças de jogo;
++++
A exemplo do que já existe para as exportações (Isenção de IVA para fornecedores de exportadores nacionais) criar um regime semelhante para as transmissões intracomunitárias.
Eu promovia a realização de um orçamento participativo.
A verdade é que andamos todos ao mesmo, mas seria um exercício útil realizar um orçamento com a participação de todos os interessados, para as pessoas terem melhor a noção dos números e ficarem a saber, concretamente:
- quanto dinheiro há
- quanto custa cada serviço (saúde, educação, transportes, televisão pública, estradas, forças de segurança, forças militares, ministérios, etc)
Com base em informação concreta (e quantitativa), poderiam debater-se as várias opções.
Por exemplo, toda a gente quer transportes, hospitais e escolas ao pé de casa. Mas quanto custa essa opção? E quanto estamos dispostos a pagar para que todos os cidadãos disponham desses serviços?
Envolver a população nas decisões seria, em meu entender, o caminho indicado para sair deste atoleiro.
A verdade é que andamos todos ao mesmo, mas seria um exercício útil realizar um orçamento com a participação de todos os interessados, para as pessoas terem melhor a noção dos números e ficarem a saber, concretamente:
- quanto dinheiro há
- quanto custa cada serviço (saúde, educação, transportes, televisão pública, estradas, forças de segurança, forças militares, ministérios, etc)
Com base em informação concreta (e quantitativa), poderiam debater-se as várias opções.
Por exemplo, toda a gente quer transportes, hospitais e escolas ao pé de casa. Mas quanto custa essa opção? E quanto estamos dispostos a pagar para que todos os cidadãos disponham desses serviços?
Envolver a população nas decisões seria, em meu entender, o caminho indicado para sair deste atoleiro.
- Registado: 5/11/2002 12:21
No tópico sobre o novo aumento de impostos, foram alinhavadas várias soluções para solucionar o problema do défice sem recorrer aos "habituais" fornecedores de dinheiro para abastecer o poço sem fundo em que se transformou o governo.
Aquando das eleições onde era imperioso substituir o governo do Sócrates, apercebi-me de que não existia ninguém com as qualidades necessárias para chefiar o governo de Portugal.
Aí reside, IMO o cerne da questão. De 4 em 4 anos, somos chamados a escolher entre PS e PSD. Nem um nem outro têm pessoas com as qualificações de gestão necessárias para governar.
Esse é o drama de Portugal e a nossa desgraça.
O que podemos fazer para colocar no governo os mais capazes?
Aquando das eleições onde era imperioso substituir o governo do Sócrates, apercebi-me de que não existia ninguém com as qualidades necessárias para chefiar o governo de Portugal.
Aí reside, IMO o cerne da questão. De 4 em 4 anos, somos chamados a escolher entre PS e PSD. Nem um nem outro têm pessoas com as qualificações de gestão necessárias para governar.
Esse é o drama de Portugal e a nossa desgraça.
O que podemos fazer para colocar no governo os mais capazes?
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Ficam as minhas ideias.
Fiscal
- Baixa o IVA para os 20% a taxa máxima
- Acabar com a taxa intermédia
- Melhor ajustamento das taxas do IRC
- Acabar com a taxação do Subsídio de Almoço
Regalias
- Vender todos os automóveis do Estado (excepto os do PR, PM, Secretários de Estado e Ministros)
- Acabar com telemóveis dos administradores das entidades e empresas públicas
- Acabar com Cartões de Crédito dos administradores do Estado
- Nenhum administrador ou gestor a trabalhar para o Estado pode ter um salário superior ao do PR.
- Assessores ao serviço do Estado com salários reduzidos.
- Pensões douradas reduzidas até aos 2500 euros.
- Deputados com pensões vitalícias acabadas, excepto se toda a vida foi ao serviço do Estado.
Outras Medidas
- Levantamento do Sigilo Bancário para todos
- Fim dos perdões fiscais
- Diminuição TSU para as pequenas e médias empresas
- Benefícios fiscais para empresas que contratem desempregados de longa duração e desempregados com mais de 45 anos.
- Proibição de acumulação de funções no Estado
- Todas as nomeações passariam pelo Parlamento com uma aprovação de 2/3 dos deputados.
Ambientais
- Apostar mais nas energias renováveis
- Tornar todos os edifícios estatais amigos do ambiente
Sei que teria um impacto se calhar reduzido, mas são as minha opiniões.
Fiscal
- Baixa o IVA para os 20% a taxa máxima
- Acabar com a taxa intermédia
- Melhor ajustamento das taxas do IRC
- Acabar com a taxação do Subsídio de Almoço
Regalias
- Vender todos os automóveis do Estado (excepto os do PR, PM, Secretários de Estado e Ministros)
- Acabar com telemóveis dos administradores das entidades e empresas públicas
- Acabar com Cartões de Crédito dos administradores do Estado
- Nenhum administrador ou gestor a trabalhar para o Estado pode ter um salário superior ao do PR.
- Assessores ao serviço do Estado com salários reduzidos.
- Pensões douradas reduzidas até aos 2500 euros.
- Deputados com pensões vitalícias acabadas, excepto se toda a vida foi ao serviço do Estado.
Outras Medidas
- Levantamento do Sigilo Bancário para todos
- Fim dos perdões fiscais
- Diminuição TSU para as pequenas e médias empresas
- Benefícios fiscais para empresas que contratem desempregados de longa duração e desempregados com mais de 45 anos.
- Proibição de acumulação de funções no Estado
- Todas as nomeações passariam pelo Parlamento com uma aprovação de 2/3 dos deputados.
Ambientais
- Apostar mais nas energias renováveis
- Tornar todos os edifícios estatais amigos do ambiente
Sei que teria um impacto se calhar reduzido, mas são as minha opiniões.
Re: E se eu fosse governo?
Um curioso... Escreveu:O tópico sobre as declarações de Passos Coelho vai funcionar como desabafo do nosso desagrado e frustação. A catarse é necessária mas insuficiente.
A base de que temos de partir é:
Um Governo Português a troco de 78 000 000 000 de euros e num cenário próximo da bancarrota assina um acordo garatindo que em 2013 o nosso orçamento ainda estaria no Vermelho mas "apenas" 3%
O que se pretende é conhecer as propostas para lidar com esta situação. Dizer mal das medidas ou encontrar culpados é assunto que já é discutido noutros tópicos.
O importante são as ideias. Não basta dizer que é necessário aumentar o emprego, capitalizar as empresas, proteger os mais fracos, ser socialmente justo, ser competitivo, combater a corrupção e o compadrio, responsabilizar os governantes e gestores.
Temos um quadro de intervenção externa de que de momento não podemos prescindir, um desiquilíbrio das contas externas de que ainda não recuperámos totalmente, um enorme déficite público (principalmente das empresas públicas), um orçamento deficitário e com grande dificuldade de correção, uma perigosíssima inversão da pirâmide etária que irá criar signicativa pressão sobre o pagamento das pensões e um sistema de justiça dos mais medíocres da Europa.
Pedem-se medidas concretas e quantificadas.
O forum aceita este desafio?
É da praxe que quem inicia um tópico com um pedido, no mínimo deveria colocar as suas ideias...
Agora, o pedido de medidas concretas e quantificadas parece-me um pedido virtual quando muitos desses valores nem sequer estão na contabilidade oficial... por exemplo, os apoios dados aos amigos do governo...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
E se eu fosse governo?
O tópico sobre as declarações de Passos Coelho vai funcionar como desabafo do nosso desagrado e frustação. A catarse é necessária mas insuficiente.
Um Governo Português a troco de 78 000 000 000 de euros e num cenário próximo da bancarrota assina um acordo garatindo que em 2013 o nosso orçamento ainda estaria no Vermelho mas "apenas" 3%
O que se pretende é conhecer as propostas para lidar com esta situação. Dizer mal das medidas ou encontrar culpados é assunto que já é discutido noutros tópicos.
O importante são as ideias. Não basta dizer que é necessário aumentar o emprego, capitalizar as empresas, proteger os mais fracos, ser socialmente justo, ser competitivo, combater a corrupção e o compadrio, responsabilizar os governantes e gestores.
Temos um quadro de intervenção externa de que de momento não podemos prescindir, um desiquilíbrio das contas externas de que ainda não recuperámos totalmente, um enorme déficite público (principalmente das empresas públicas), um orçamento deficitário e com grande dificuldade de correção, uma perigosíssima inversão da pirâmide etária que irá criar signicativa pressão sobre o pagamento das pensões e um sistema de justiça dos mais medíocres da Europa.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, nbms2012, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 333 visitantes