Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bull Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BearManBull » 9/9/2012 19:25

nuuuno Escreveu: o volume tambem penso ser de analisar, por exº as subidas recentes o volume é baixo, seria bom que aumentasse e o preço subisse.

A questão do volume é muito interessante mostra que ainda não haverá entrada de capital estrangeiro e parece-me ser um factor crucial para o índice entrar em bull. Além disso ainda não vi nada de novo que não tivesse acontecido nos primeiros 3 meses do ano. A grande diferença é que se têm tido implementações reais das reformas um pouco por todos os PIIGS para além do comunicado do BCE.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Joao-D » 9/9/2012 15:56

Se calhar vale a pena lembrar o que aconteceu com o índice S&P500. Em 2009 o índice quebrou os mínimos de 2002, do anterior ciclo de descida, podemos considerar que caiu em exagero, havia um grande pessimismo e depois subiu rapidamente e o inicio do ciclo de subida começou assim rapidamente com as pessoas a questionar se era um ciclo de subida, isto é para dizer que não é estranho um bull market começar de forma rápida, particularmente quando existe uma figura de inversão, depois dos mínimos do anterior ciclo de descida terem sido quebrados e depois de ter descido em exagero. As figuras conhecidas de inversão podem ser por exemplo duplo fundo, cabeça e ombros. No caso do PSI20 e do índice espanhol é um duplo fundo. No entanto, como escrevi em cima, se é um ciclo de subida, só se sabe mais tarde, importa é que a tendência atual é ascendente.

Registado: 27/5/2010 18:17

por epinay » 7/9/2012 21:56

BlitzFerr Escreveu:
Já agora, se isto é o início mais acelarado do que o normal de um bull market, dá que pensar. Será que foi pelo excesso de sofrimento imposto aos bulls nos ultimos anos? Ou será um reflexo de cada vez mais informação de qualidade sobre investimento?
Hoje em dia temos a informação na palma da mão em segundos, será que assim o mercado decide mais rapido e noutra magnitude?

bom raciocinio, quero crer que os mercados se adaptam às novas realidades, evoluem

Registado: 15/2/2012 12:50

por BlitzFerr » 7/9/2012 21:04

O certo é que há optimismo. A subida foi puxada pela euforia do BCE mas no geral os investidores já começaram a acreditar há uns tempos. Não é nenhuma referência estatística mas, o verão foi o completo oposto do ano passado (bom artigo caro Ulisses).

Convêm continuar sempre cuidadoso, não entrar sem pensar muito bem antes e ir sempre ajustando os STOPs.

Mas a verdade é que estou optimista.

Já agora, se isto é o início mais acelarado do que o normal de um bull market, dá que pensar. Será que foi pelo excesso de sofrimento imposto aos bulls nos ultimos anos? Ou será um reflexo de cada vez mais informação de qualidade sobre investimento?
Hoje em dia temos a informação na palma da mão em segundos, será que assim o mercado decide mais rapido e noutra magnitude?

Registado: 9/6/2011 12:20

por msp1978 » 7/9/2012 11:56

Esta LTA é insustentável já no muito curto prazo, o que não quer dizer que não se sigam HL's e não haja bull market... Mas aqui misturou-se o entusiasmo exagerado como BCE.
Quem entrar hoje, agora, estará provavelmente a embarcar numa euforia exagerada.
O exemplo máximo para mim é o BPI, que sendo um banco que ainda vai fazer uma longa travessia do deserto, está a subir como uma estrela tecnológica no auge da bolha das dotcom...

Registado: 17/11/2008 0:44

por nuuuuno » 7/9/2012 11:47

Joao-D Escreveu:Na minha opinião, seguir a tendência importa mais do que saber se é bull market ou não, só se sabe que é bull market mais tarde, mas deixo um apanhado das regras principais de livros que li, para se saber se é bull market.

Bull Market acontece quando:

- Preço acima da MA200
(isso já acontece no caso do índice PSI20, no caso do PTDOW ainda não, mas vamos focar só o PSI20.)

- Séries de mínimos e máximos crescentes.
(isso já acontece desde que superou a resistência.)

- Preço subiu mais de 20% num período de no mínimo dois meses
(Como o mínimo foi em Junho e desde o mínimo sobe aproximadamente 20,86%, então isto também acontece.)

- MA50 acima da MA200
(o conhecido golden cross, deixei este para o fim porque ainda não acontece.)

Mas pronto, são estas as regras, saber se está em bull market ou bear market não é muito dificil, quer dizer, depende da experiência que se tem, porque para alguns se calhar é quase chinês o que escrevi, para outros é intuitivo.

depois do que se passou em 2009 como mostra o grafico em anexo, subidas de 20% em 2 meses em indices, deixam-me alerta! preferia mais moderação e consolidação acima de resistencias! o volume tambem penso ser de analisar, por exº as subidas recentes o volume é baixo, seria bom que aumentasse e o preço subisse.
Anexos
bull.JPG
bull.JPG (77.6 KiB) Visualizado 5338 vezes

Registado: 10/11/2011 10:05

por Ulisses Pereira » 7/9/2012 11:43

canguru, normalmente o início dos Bull Markets são feitos com subidas mais moderadas, é verdade. Preferia claramente o ritmo das últimas semanas.

Como sabes, desde há 2 meses a esta parte estou optimista no curto e médio prazo na Bolsa portuguesa mas o sinal de confirmação de um novo Bull Market para mim apenas acontece na ruptura, em alta, da linha de fogo dos 5700 pontos. Mantenho essa mesma convicção.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Joao-D » 7/9/2012 10:39

Na minha opinião, seguir a tendência importa mais do que saber se é bull market ou não, só se sabe que é bull market mais tarde, mas deixo um apanhado das regras principais de livros que li, para se saber se é bull market.

Bull Market acontece quando:

- Preço acima da MA200
(isso já acontece no caso do índice PSI20, no caso do PTDOW ainda não, mas vamos focar só o PSI20.)

- Séries de mínimos e máximos crescentes.
(isso já acontece desde que superou a resistência.)

- Preço subiu mais de 20% num período de no mínimo dois meses
(Como o mínimo foi em Junho e desde o mínimo sobe aproximadamente 20,86%, então isto também acontece.)

- MA50 acima da MA200
(o conhecido golden cross, deixei este para o fim porque ainda não acontece.)

Mas pronto, são estas as regras, saber se está em bull market ou bear market não é muito dificil, quer dizer, depende da experiência que se tem, porque para alguns se calhar é quase chinês o que escrevi, para outros é intuitivo.

Registado: 27/5/2010 18:17

por artista_ » 7/9/2012 10:17

Na semana passada coloquei essa hipótese:

http://www.sobe-e-desce.blogspot.pt/201 ... volta.html

Para mim tudo leva a crer que sim...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por CM_adm » 7/9/2012 9:46

De facto o Bull Market caracteriza-se por uma subida lenta, consistente e gradual. Mas ele tem que começar nalgum lado e penso que neste momento estão a ser quebradas resistencias importantes tanto ao nivel do indice como ao nivel das cotadas que penso que não voltarão a ser quebradas em baixa uma vez que estas mesmas resistencias já tinham sido "calmamente" testadas anteriormente. O quebrar das mesmas, associado à expectativa de melhoria da crise economica (com os mercados a acreditarem no presidente do BCE) é que terá levado à euforia actual. Penso que este movimento euforico irá abrandar em breve, mas não acredito que a ele se siga uma grande correcção.

É esperar para ver :)

Registado: 6/9/2012 17:03

por nuuuuno » 7/9/2012 9:18

Adamhedge Escreveu:... o melhor de tudo é a quantidade de acçoes que ás 9h algumas acçoes já transacionaram,até agora ezlente, será que vamos aos 5700 de uma lufada????

era bom que nao subisse!! pelo que sei, 1 bull caracteriza-se por 1 subida calma e consistente! subidas de 4%, 5% faz-me lembrar mais pullbacks em bear!!
calma, que ainda há muitos anos pa subir!

Registado: 10/11/2011 10:05

por Adam hedge » 7/9/2012 9:05

... o melhor de tudo é a quantidade de acçoes que ás 9h algumas acçoes já transacionaram,até agora ezlente, será que vamos aos 5700 de uma lufada????
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por canguru » 7/9/2012 9:02

eu nunca assisti a nenhum começo de bull mas deixo a questão: não há euforia a mais? ou é normal tendo em conta o rompimento de uma importante resistência de médio prazo do PSI?

EDIT: estou quase 100% investido

Registado: 6/4/2008 22:41

por ZangDout » 7/9/2012 9:01

Como o Ulisses diz vamos esperar pela quebra dos 5700 pontos no PSI20, mas a verdade é que para agora a coisa tem corrido bem nestes últimos dias. O que pode ter deixado uma euforia exagerada nos investidores, que por sua vez poderá levar a futuras correcções. Mas são tudo possibilidades...

Registado: 21/7/2012 18:06

Bull Market

por CM_adm » 7/9/2012 8:55

Estaremos nós a entrar no Bull Market? :)

Registado: 6/9/2012 17:03

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bar38, caganixo7, Carrancho_, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA, varinho11 e 465 visitantes