Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por k001 » 6/9/2012 16:45

Peço desculpa de insistir mas já coloquei esta questão e ninguem me respondeu.

Quem tem uma posição curta de por exemplo 10.000 acções. Como é curta não tem direitos (penso eu).

O que acontece ao n. de acções e ao seu valor ?

Obrigado
CM
Editado pela última vez por k001 em 6/9/2012 16:51, num total de 1 vez.
Tenham medo quando os outros são gananciosos e sejam gananciosos quando os outros estão com medo (Warren Buffett)

Registado: 11/11/2011 12:46

por MarcoAntonio » 6/9/2012 16:38

Zorroslb Escreveu:
Boa tarde a mim interessa-me a opção A )

Mas nao percebo como é que ficam a valor menos...
Ou seja fico na mesma com 47 mil acçoes .

Conforme está explicado nesse mesmo post e noutros, no dia de ex-direitos as acções desvalorizam o correspondente aos direitos.

Isto aplica-se a toda a gente independentemente do que depois resolvam fazer aos direitos (o que já responde a uma parte adiante do teu post).

Zorroslb Escreveu:no dia em que eu vender os direitos , a acção estava cotada a 0,8 por ex , mal acabe de vender ela desvaloriza para 2/3 ? fica a 0,56 por exemplo ?

No dia em que venderes os direitos, seguramente a cotação do BCP já não estará pelos 0.08 (no dia de ex-direitos deverá ajustar para qualquer coisa entre 0.05 e 0.06 dependendo de como o BCP evolui daqui até lá).

As formulas para determinar/estimar o valor estão na página 20 deste tópico.

Zorroslb Escreveu:o que me faz confusao é quem nao faça nada , fica com a cotação a 0.8 por ex e eu a 0,56 ?

Obrigado

Só há uma cotação e é igual para toda a gente, como é óbvio.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Zorroslb » 6/9/2012 16:34

MarcoAntonio Escreveu:
WaBu Escreveu:
Basicamente há 3 opções:

a) Vendem os direitos e encaixam o seu valor. Ficam com as mesmas acções mas agora valem menos. Equivale a terem vendido e reduzido parte da posição que detinham antes se não existisse qualquer aumento de capital (equivale a vender cerca de 1/3 das acções);

(provavelmente na prática ficará um pouco mais barato fazer deste modo).

Boa tarde a mim interessa-me a opção A )

Mas nao percebo como é que ficam a valor menos...
Ou seja fico na mesma com 47 mil acçoes .

no dia em que eu vender os direitos , a acção estava cotada a 0,8 por ex , mal acabe de vender ela desvaloriza para 2/3 ? fica a 0,56 por exemplo ?

o que me faz confusao é quem nao faça nada , fica com a cotação a 0.8 por ex e eu a 0,56 ?

Obrigado

Registado: 22/3/2011 21:42

por SMALL1969 » 6/9/2012 16:31

richardj Escreveu:lol, tenho um familiar(com mais de 80 anos) que tem acções do bcp a 1,1 euros. por mais que o tenha avisado, tenho medo que se fizerem um split e acção cotar 2 ou 3 euros ele vai logo vender, pensando que vai ganhar dinheiro...

Se ele chegou aos 80 anos, confio que a compra de BCP a esses valores tenha sido um devaneio da juventude :mrgreen:
De qualquer forma, não te esqueças de o avisar para vender os direitos ou preparar capital para ir ao aumento de capital. Não fazer nem 1 coisa nem outra é que é um disparate.

Registado: 3/2/2009 12:21

por MarcoAntonio » 6/9/2012 16:00

WaBu Escreveu:Marco, sobre a questão que referes acima, coloco-te estas questões a que agradeço desde já a resposta. Sendo accionista do BCP, titular de 134 200 acções:

1) que me aconteceria se não vender os direitos, nem acompanhar/subscrever novas acções?

Perdes o valor dos direitos, qualquer coisa como 3 a 4 mil euros dependendo do valor a que vão estar a negociação.

Não é uma opção aceitável, é o equivalente a pegares nesse montante e a atirá-lo para o meio da rua...

WaBu Escreveu:
2) se vender os direitos, ser-me-ão subtraídas daquele montante quantas (segundo percebi do teu comentário)?

Não te é subtraído nada. Continuas com 134.200 acções.

Estas acções irão sofrer uma desvalorização no dia de ex-direitos (precisamente devido ao destaque dos direitos) mas esta desvalorização ocorre sempre, faças tu o que fizeres: num dia tens 1 acção e no dia seguinte tens 1 acção (a valor menos) e 1 direito (a valer o resto).

Depois, ou vendes o direito ou o exerces indo ao aumento de capital.

Vou escrever isto de novo para ver se fica claro de uma vez por todas. Basicamente há 3 opções:

a) Vendem os direitos e encaixam o seu valor. Ficam com as mesmas acções mas agora valem menos. Equivale a terem vendido e reduzido parte da posição que detinham antes se não existisse qualquer aumento de capital (equivale a vender cerca de 1/3 das acções);

b) Exercem os direitos, entregando os direitos mais o valor necessário para adquirir as acções novas correspondentes. Ficam com 2.734x acções (se tinham 10 mil passam para 27.3 mil) mas a valerem menos, na verdade corresponde a um reforço de cerca de 85% em relação ao que tinham antes investido no BCP representando isto um aumento da vossa exposição no BCP;

c) Vendem os direitos (tal como em a) mas em lugar de encaixarem o montante, trocam-no por acções, isto é, pegam no montante e utilizam-no para comprar acções; neste caso, mantêm a vossa exposição tal como estava (nem investem mais no BCP nem desinvestem) e para todos os efeitos é como se não tivesse existido AC para vocês (só muda um pouco o aspecto pois passam a ter mais acções a valer um pouco menos cada uma, é o equivalente a um split).

Existe uma segunda alternativa para o C que é ficar com os direitos correspondentes ao número de acções que iriam comprar e exercer esses direitos (provavelmente na prática ficará um pouco mais barato fazer deste modo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Automech » 6/9/2012 15:47

richardj Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
richardj Escreveu:lol, tenho um familiar(com mais de 80 anos) que tem acções do bcp a 1,1 euros. por mais que o tenha avisado, tenho medo que se fizerem um split e acção cotar 2 ou 3 euros ele vai logo vender, pensando que vai ganhar dinheiro...

Chamas a atenção para algo que nunca tinha pensado. :-k

lol é que ele não usa a net para negociar acções. é daqueles que vai ao balcão :? :cry:

Já me ri imenso com estas vossas tiradas.

VirtuaGod Escreveu:Gostaria de saber se eles fizessem um reverse stock split de 100 por 1 e as acções fossem para 8 euros se o pessoal continuaria a achar que elas estavam baratas!

Não, aí ficava caríssima (então se nunca cotou a esses preços !! :lol: :lol: )
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por richardj » 6/9/2012 15:33

VirtuaGod Escreveu:

lol é que ele não usa a net para negociar acções. é daqueles que vai ao balcão :? :cry:

Registado: 25/4/2011 22:36

por Texano Bill » 6/9/2012 15:21

Eles a seguir ao aumento de capital e deviam fazer um reverse split. Não tem jeito nenhum que que a acção ande a variar +- 1 ponto percentual de cada vez que mexe. Para além que afugenta os investidores que têm como política não investir em penny stocks. :roll:

Registado: 20/8/2011 12:52

por VirtuaGod » 6/9/2012 15:20

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Gráficos!!

por hallo » 6/9/2012 15:17

Pronto. Já tenho de ir buscar os óculos. Para conseguir ler esta porra.

Conseguiram estragar a forte valorização do BES e BPI.

Bem, vou mas é almoçar e lá para a noite. Pode ser que já tenha mudado de página e lá escreverei.

Abraço a todos,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por richardj » 6/9/2012 15:13

AutoMech Escreveu:richardj, o ideal era que fizessem um reverse split para o pessoal ver o potencial de queda que ainda existe. Isto das acções do BCP não chegarem para meia pastilha Gorila cria uma enorme ilusão de que está baratíssima. :wink:

lol, tenho um familiar(com mais de 80 anos) que tem acções do bcp a 1,1 euros. por mais que o tenha avisado, tenho medo que se fizerem um split e acção cotar 2 ou 3 euros ele vai logo vender, pensando que vai ganhar dinheiro...

por VirtuaGod » 6/9/2012 15:10

AutoMech Escreveu:richardj, o ideal era que fizessem um reverse split para o pessoal ver o potencial de queda que ainda existe. Isto das acções do BCP não chegarem para meia pastilha Gorila cria uma enorme ilusão de que está baratíssima. :wink:

Gostaria de saber se eles fizessem um reverse stock split de 100 por 1 e as acções fossem para 8 euros se o pessoal continuaria a achar que elas estavam baratas!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 6/9/2012 15:09

richardj Escreveu:o que só mostra quão "estúpido" é comprar um acção e ficar com 5 anos seguidos, os tais investimentos a longo prazo.

Os "tais" investimentos a longo prazo não recomendam que se compre apenas uma acção!

por Automech » 6/9/2012 15:08

richardj, o ideal era que fizessem um reverse split para o pessoal ver o potencial de queda que ainda existe. Isto das acções do BCP não chegarem para meia pastilha Gorila cria uma enorme ilusão de que está baratíssima. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por richardj » 6/9/2012 15:08

pandora2000 os grafico são de 5 anos, o que só mostra quão "estúpido" é comprar um acção e ficar com 5 anos seguidos, os tais investimentos a longo prazo. Não existe nada como sair quando achas que a acção vai fazer uma "pausa" e entrar quando dá sinais de subidas.

no gráfico com a galp existem bastantes pontos de entrada , assim como na portucel e na jmt. não é preciso ficar 1 ano numa acção para fazer um bom trade. As vezes numa semana ganhas logo 5 ou 6% e ganhas mais do que num DP a um ano. Existem vários elementos técnicos, como o RSI, o MACD e os goldcross/deadcross para te indicarem com algum grau de certeza, a tendência da acção ao nível de timing.

EDIT:

por pandora2000 » 6/9/2012 15:04

richardj Escreveu:pandora2000 não te deixes enganar pelo valor da acção. Os aumentos de capital distorcem a realidade. Repara, depois do aumento de capital o bcp vai ter +- 20 mil Milhões de acções. Para contar os 10 cêntimos, teria de valer 2 mil milhões, mais de 3 vezes o valor actual.

por isso, isso de vai de 0,6 para 0,1 e depois volta facilmente dos 0,1 para 0,2 ou 0,3 não é bem assim, mesmo considerando o teu raciocínio, estás a deixar escapar o efeito do aumento de capital.

eu só estou a tentar ajudar, dando a minha opinião, cada um é senhor do seu dinheiro :)

mas já conheci muitos forenses aqui no caldeirão que ficaram numa situação difícil no bcp mesmo depois de perguntarem opiniões por aqui e de terem recebido opiniões negativas e terem entrado longo na mesma.

PS: não tenho posição no bcp

Não levei nada a mal. Pelo contrário, agradeço os teus comentários. Como disse foste sempre amável (e se quiseses ser pejorativo não tinhas tanto trabalho).
Não me sinto particularmente à vontade em explicar teorias empiricas a profissionais ou pessoas que negoceiam e acompanham a bolsa regularmente, que usam algoritmos, etc etc.
Sou um bocado o merceeiro que tem aberta a loja ao lado do "Pingo Doce" :P
Mas percebi o aviso. Como também ainda fiquei com menos vontade de ir ao AC.
O único que me costuma dar "alegrias" ainda é o Hallo.
Qualquer comentário traduz apenas uma opinião pessoal sem qualquer aconselhamento ou intenção de o fazer

Registado: 8/6/2012 16:43

por Las_Vegas » 6/9/2012 14:58

pandora2000 Escreveu:Continuo sem conseguir perceber, o que é que fez com que o banco num ano valesse 1/6 do que o que valia antes? Em termos reais e não termos do valor que um investifor está disposto a pagar.

Melhor avaliador que o mercado não conheço.
Editado pela última vez por Las_Vegas em 6/9/2012 15:23, num total de 1 vez.

Registado: 4/11/2002 23:12

por richardj » 6/9/2012 14:57

pandora2000 não te deixes enganar pelo valor da acção. Os aumentos de capital distorcem a realidade. Repara, depois do aumento de capital o bcp vai ter +- 20 mil Milhões de acções. Para contar os 10 cêntimos, teria de valer 2 mil milhões, mais de 3 vezes o valor actual.

por isso, isso de vai de 0,6 para 0,1 e depois volta facilmente dos 0,1 para 0,2 ou 0,3 não é bem assim, mesmo considerando o teu raciocínio, estás a deixar escapar o efeito do aumento de capital.

eu só estou a tentar ajudar, dando a minha opinião, cada um é senhor do seu dinheiro :)

mas já conheci muitos forenses aqui no caldeirão que ficaram numa situação difícil no bcp mesmo depois de perguntarem opiniões por aqui e de terem recebido opiniões negativas e terem entrado longo na mesma.

PS: não tenho posição no bcp

por pandora2000 » 6/9/2012 14:55

richardj
Pelos gráficos, o BCP foi o que mais desceu.
Mas pelo que consegui ler nenhuma das outras, com excepção da Jerómino Martins teve uma subida abismal.
Com a minha lógica da batata, comprava ações da PT.
Mas como esta foi a primeira investida na Bolsa, aguardo pelo final da lógica da Batata. Se a batata crescer e for possível arrancá-la, muito bem. Se a batata apodrecer, foi a lição para não voltar a dedicar-me à "agricultura".
Qualquer comentário traduz apenas uma opinião pessoal sem qualquer aconselhamento ou intenção de o fazer

por artista_ » 6/9/2012 14:50

richardj Escreveu:vou fazer um desenho dos últimos 5 anos ( plataforma disponível no site do Jornal de Negócios)

Com esses gráficos que colocaste ainda vais ter muitos a ver ali um potencial enorme no BCP, "falta-lhe subir o que outros já subiram!" :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por General Patton » 6/9/2012 14:48

MarcoAntonio Escreveu:
fleming7 Escreveu:Hallo uma pessoa que neste momento tenha 100 mil e queira vender os direitos , como se faz , vende os direitos recebe um valor e fica á mesma com as 100 mil acções mas a um valor bem inferior ,

(...)

Sim, quem detiver 100 mil acções ficará com 100 mil direitos que serão destacados dessas acções. Se o accionista pretende ir ao aumento de capital deverá manter os direitos e notificar o intermediário que pretende acompanhar o aumento de capital; se o accionista não pretende ir ao aumento de capital, poderá (e deverá) vender os direitos durante o seu período de negociação (existirá um curto período em que os direitos podem ser negociados de forma semelhante às acções).

Quem optar por vender os direitos e não acompanhar o aumento de capital verá a sua posição reduzida (é o equivalente a vender uma parte das acções que detém agora); quem optar por acompanhar o aumento de capital verá a sua posição aumentar (é o equivalente a comprar mais acções sensivelmente ao mesmo valor a que estarão na altura no mercado, normalmente exercer os direitos fica ligeiramente mais barato que comprar acções porém).

Existe ainda uma alternativa para "manter" a posição que é vender os direitos e com o dinheiro da venda, ir de imediato comprar as acções possíveis com esse montante. Neste caso o accionista faz o equivalente a "não ter acontecido nada" (basicamente, fica como estava antes).

(nota: no texto ignorei comissões, para quantidades/montantes pequenos as comissões poderão ser relevantes e fazer com que uma opção se justifique mais ou menos... no limite para montantes muito pequenos até pode não se justificar vender os direitos mesmo não indo ao aumento de capital pois pode não dar para as comissões)

Boa tarde, Marco e todos os presentes neste fórum.

Antes de passar ao que me leva agora a escrever aqui pela primeira vez, deixem-me dizer-vos que há muito tempo que acompanho regularmente o Caldeirão de Bolsa e este tópico, particularmente, há talvez um ano.. Há 7 anos iniciei o meu percurso neste mundo, suscitado pela paixão pelos mercados financeiros. Entre sites e bibliografia recomendada, comecei pelo Forex. Muito estudo e muito treino diário... Certamente mais de uma dezena de milhar de horas já acumulados. Há pouco tempo, porém, decidi aventurar-me no mercado de acções também. Um mundo que novo! Ou quase novo se não fosse o poder aproveitar os conceitos da AT... Vamos ver como me saio. Falta-me bastante da AF para este tipo de mercado. Vou caminhando... sempre lendo! Como sempre preferi a AT, o ritmo parece estar mais lento do que o que devia... Vou ter, pois, de acelerar a fim de perceber e dominar conceptualmente as ideias da AF no mercado de acções e derivados: CFDs, ETFs e Certificados... Mas, por enquanto, cingir-me-ei ao mercado de acções. Posso contar com a vossa ajuda para a recomendação de bibliografia? Desde já o meu mais sincero obrigado.

Marco, sobre a questão que referes acima, coloco-te estas questões a que agradeço desde já a resposta. Sendo accionista do BCP, titular de 134 200 acções:

1) que me aconteceria se não vender os direitos, nem acompanhar/subscrever novas acções?

2) se vender os direitos, ser-me-ão subtraídas daquele montante quantas (segundo percebi do teu comentário)?

Por enquanto penso ter colocado as questões que mais me incomodavam...

Muito obrigado.

Registado: 11/6/2012 23:18

por richardj » 6/9/2012 14:48

e não se esqueçam que no caso da PT os dividendos desfiguram um gráfico um pouco, não traduzindo verdadeiramente a evolução do retorno do investidor

por crusas » 6/9/2012 14:46

É como se costuma dizer.."O barato sai caro" :mrgreen:

Para quem se está a iniciar, de facto o melhor é ler, ler, ler, observar e porque não, ir a um curso de iniciação de AT ou assim. Vale o investimeto porque nos dá o conhecimento básico para evitar determinadas "asneiras". E, sobretudo, ter caaaaaalma e paciencia pois os mercados e as bolsas não vão acabar amanha :wink:

Mas essa "psicológica" do preço supostamente barato, mesmo num dia como o de hoje em que se podia estar a ganhar 2%, 3%, 5% etc.. (opções não faltam) mesmo assim é dificil de ultrapassar e no caso de quem entrou ontem ou hoje pEx. no BCP já se esta a fazer sentir com uma perda de perto de 6%!

Registado: 29/11/2007 2:46

por pandora2000 » 6/9/2012 14:46

richardj Escreveu:não sei se estás a ver bem o filme, depois do aumento de capital o bcp vai ter +- 20 mil milhões de acção... a 30 centimos cada uma estás a dizer que vai valer ai 6 mil milhões daqui a um ano. isso é qualquer coisa como 10 vezes mais e não 3 vezes mais. ( estamos a falar de uma subida de 900%)

se quiseres continuar por esse caminho tudo bem, mas para esse grau de risco, mais vale ir ao casino lol.

mas olha, vé lá se perderes os primeiros 100%, se te vai custar muito entrar nessa altura e ganhar os tais 800%...

EDIT: já agora, porque que achas que agora está perto do mínimo ?

porque não 7 cêntimos? ou 6 ? ou 3 ? ou 2? tens alguma razão ou é só porque sim ?

Como disse o artista, é um bocado a lógica da batata.
Não analista financeiro.
Também não sou "burro" (imagino que é o que pensas mas dize-os de uma forma "simpática"), por isso não investi milhões. Investi um valor que se perder, não fico a passar fome.
Também não investi por a ação valer pouco, senão não comprava santander.
A lógica da "batata" assumo foi esta:
Se uma acção vale 0,60 durante um ano e em alguns meses passa a valer 0,10 ou estava cotada muito acima ou muito abaixo do seu valor real.
Foi essa a lógica, completamente o inverso dos manuais. Só comprei acções que valiam menos de metade do que no ano anterior.
SAntander chegou a valer €13,00.
O BES €2,00 ou € 3,00. Mesmo descontando o aumento de capital, o preço 0,63 era inferior a 50% do valor que a acção tinha tido.
BCP nem se fala.
Continuo sem conseguir perceber, o que é que fez com que o banco num ano valesse 1/6 do que o que valia antes? Em termos reais e não termos do valor que um investifor está disposto a pagar.

por richardj » 6/9/2012 14:42

vou fazer um desenho dos últimos 5 anos ( plataforma disponível no site do Jornal de Negócios)
Anexos
bcp - galp.jpg
bcp - galp.jpg (157.74 KiB) Visualizado 13011 vezes
bcp -jmt.jpg
bcp -jmt.jpg (158.38 KiB) Visualizado 13006 vezes
bcp -pt.jpg
bcp -pt.jpg (157.37 KiB) Visualizado 13005 vezes
bcp-portucel.jpg
bcp-portucel.jpg (159.48 KiB) Visualizado 13012 vezes
bcp -psi-20.jpg
bcp -psi-20.jpg (163.42 KiB) Visualizado 12997 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], nickforum, PMP69, TheKuby e 52 visitantes