Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Aumento de capital a 4 cêntimos pode ser estratégia para BCP

por the mind » 6/9/2012 12:34

Vídeo: Aumento de capital a 4 cêntimos pode ser estratégia para BCP "limpar os accionistas mais fracos"

06/09/2012

Pedro Lino, CEO da Dif Broker, considera que não foi surpreendente o anúncio do aumento de capital do BCP. No entanto, o responsável destaca que ficou surpreso com “o desconto”.

“Pensei que conseguissem colocar o aumento de capital entre 5 e 6 cêntimos”, afirmou. O facto de não o terem feito “pode demonstrar uma de duas coisas”. Em primeiro lugar que “o banco não quis pagar comissões de subscrição ou tomada firme aos bancos para subscreverem a 5 ou 6 cêntimos ou mesmo a 4 [cêntimos] e preferiu utilizar a rede de segurança que tinha já do Estado dos 4 cêntimos”.

E em segundo “pode ser uma estratégia para limpar os accionistas mais fracos que são também mais conflituosos”.

“Ao fazer um aumento de capital a 4 cêntimos vai criar um efeito de diluição tão grande que os accionistas que não possam acompanhar vão ficar com uma participação muito baixa”, acrescentou.

Quanto à reunião mensal do BCE, Pedro Lino defende que a autoridade monetária deverá cortar “a sua taxa de juro para 0,5%”. O CEO da Dif Broker sinaliza ainda que deveremos ter “uma clarificação do plano de compra de activos nomeadamente de obrigações soberanas”.
The Mind

Registado: 5/1/2012 13:12

por andre78 » 6/9/2012 12:34

Bom dia,

É o meu 1º post neste forum...acompanho-vos à anos e detenho uma posição no BCP desde aquele pico de euforia nos 20c..... escusado será dizer que estou estou a perder alguns euros...

Quem tiver acções do BCP irá ter 1 direito por cada acção detida, o que lhes permite, no caso de quererem acompanhar o AC, a compra de acções a um preço mais baixo.

Quem não quiser acompanhar o AC deve ligar para o banco ou deslocar-se a um balcão e solicitar a venda dos direitos. No Montepio Geral funciona assim, presumo que noutros também será algo idêntico.

Obrigado
Cumps

Registado: 19/1/2012 15:55

por pandora2000 » 6/9/2012 12:32

Na opinião de um leigo como eu, os privados vão absorver a totalidade do AC. É a única explicação que encontro para o aumento de capital a 0,04. Se assim não fosse, não valia apena apresentar um valor tão baixo. Bastava aumentar o capital ao preço de mercado, por exemplo a 0,08 e o que sobrasse o Estado comprava sempre a 0,04 e o banco fazia o mesmo encaixe com um número menor de acções colocadas no mercado (a não ser que ninguém acompanhasse o aumento de capital).
Penso que este AC vai permitir que uma ou duas instituições consolidem a sua posição a preços "baixos", o que será muito bom para o Banco.
Se isso não acontecer e a este preço o Estado tiver de ficar com acções, aí não tenho dúvidas que o BCP acabou (assusta-me um pouco que tenham informado como o Bes que tinham garantido a subscrição da totalidade das acções).
A minha dificuldade agora é convencer a minha mulher a investir no AC. :oops:
Editado pela última vez por pandora2000 em 6/9/2012 12:37, num total de 2 vezes.
Qualquer comentário traduz apenas uma opinião pessoal sem qualquer aconselhamento ou intenção de o fazer

Registado: 8/6/2012 16:43

por k001 » 6/9/2012 12:27

Peço desculpa se já foi falado mas e no caso de uma posição curta de por exemplo 10.000 acções como funciona ? Tambem se tem que fazer algo relativamente aos direitos ?

Obrigado
Tenham medo quando os outros são gananciosos e sejam gananciosos quando os outros estão com medo (Warren Buffett)

Registado: 11/11/2011 12:46

Aumento Captial BCP

por pepe7 » 6/9/2012 12:27

Hallo Escreveu:
pepe7 Escreveu:
Hallo Escreveu:
- Se o AC tem sucesso, sem entrada do Estado.
- Se o BCP consegue reembolsar o Estado.
- O desenvolvimento da crise da dívida portuguesa e do desenvolvimento da crise da dívida soberana Europeia.
Hallo

Boas Hallo,
Um questão fundamental e a incógnita é se vai ser capaz de reembolsar o Estado dos ditos Cocos!!!
Parece que Ac em principio terá sucesso na minha opinião, a crise dívida Europeia, a crise até Mundial pode influencia o desempenho da cotada, como a estratégia da cotada...
Agora para quem tem acções é fazer as contas e se tem capital para ir ao aumento capital e acredita na cotada...se não é capaz tem opção de vender os direitos...Cada um faz sua opção!
Eu por opção não vou ao AC, e vou aguardar pela evolução da cotada nestes dias..e na altura da negociação dos direitos...E observar a tendência da cotada...
Cumprimentos

Claro Pepe,

Tens todo o direito. :)
Quanto ao BCP conseguir reembolsar os CoCoS, a administração do banco disse que conseguia. Será que vai conseguir? Ninguém sabe.

Quanto aos preços alvo o BES dá como preço alvo 0,08€ enquanto o BPI 0,18€ logo a evolução que possas estar á espera, presumo que seja a tua ideia sobre se vais ainda ao AC ou não.

Podes ver metade dos direitos apenas e comprares acções a 0,04€.

Abraço,
Hallo

Boas Hallo,
"Ninguém sabe", eu não.... :mrgreen: gostaria...;-)
Dos preços alvos não sabia, nem me parece importante...E como já referi pessoalmente não vou aumento capital, vou aguardar pela evolução da cotada e tendência...!
Direitos não compro, e até é possível que vá sofrer pressão vendedora, como tem acontecido noutros aumentos capital, mas disse é possível.E se pensasse entrar no BCP na altura da negociação de direitos, preferia comprar a cotada na sua negociação dia-a-dia, pois é quase igual nesse determinado momento ao comprar direitos e exerce-los...ou comprar na dita negociação do BCP, pois no decorrer do aumento capital que exercer direitos e as respectivas novas acções tem timing que não podemos negociar as mesmas, e não se pode fazer nada caso a acção cair...Logo eu prefiro aguardar a evolução da cotada.
Abraço

Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Boas

por MarcoAntonio » 6/9/2012 12:25

Zorroslb Escreveu:Sim , mas falta a questão pratica , vendo esse direitos como ? online como vendo as accoes ? vou ao banco ?

Já está respondido: são negociadas como se fossem acções (durante uns poucos dias, com datas ainda a anunciar eles aparecerão na conta e poderão ser negociados).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Zorroslb » 6/9/2012 12:22

MarcoAntonio Escreveu:Não pretendo ser chato mas por favor leiam os posts porque está tudo explicado.

Estão a colocar questões que já foram respondidas várias vezes (incluindo o que se segue):

Zorroslb Escreveu:
Obrigado , entao para eu ter esse encaixe da venda dos direitos o que tenho de fazer ? ( É como o pagamento de dividendos ? nada tenho de fazer e o dinheiro vai parar a conta ? )

Obrigado

Tens de vender os direitos durante o seu curto período de negociação (as datas ainda não foram anunciadas). Durante esses dias serão negociáveis de forma semelhante a acções.

Quem não vender os direitos nem os exercer, o valor dos direitos evapora-se no ar, perdem simplesmente esse valor porque os direitos caducam e passado este processo simplesmente desaparecem.

Sim , mas falta a questão pratica , vendo esse direitos como ? online como vendo as accoes ? vou ao banco ?

Registado: 22/3/2011 21:42

Direitos!!

por hallo » 6/9/2012 12:20

jassc Escreveu:Viva!

Só não será a mesma coisa se um accionista ficar parado! ou seja, não se exercer os direitos, comprando novas acções, nem vendendo os direitos... Certo?

Pergunto: De certeza que existe muita gente que não vai fazer nada, nem compra nem vende, muitos leigos, para onde vai este corte do valor da acção transformado em direito?

Não dará para trocar o "valor" dos direitos por novas acções? Ou tem que se vender os direitos e comprar acções a seguir?

Boas JassC,

Por isso mesmo é que o banco, deve ter dado ordens aos balcões para contactarem todos os accionistas, porque muitos poderiam estar de férias e não acompanham o mercado.

Até têm medidas correctas. :)

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por MarcoAntonio » 6/9/2012 12:20

Só não será a mesma coisa se um accionista ficar parado! ou seja, não se exercer os direitos, comprando novas acções, nem vendendo os direitos... Certo?

Pergunto: De certeza que existe muita gente que não vai fazer nada, nem compra nem vende, muitos leigos, para onde vai este corte do valor da acção transformado em direito?

Evapora-se. Os accionistas que nada fizerem perdem o valor dos direitos. As acções respectivas são rateadas ou compradas porque quem garantiu a tomada firme (isto depende das condições de cada AC) e essas ficarão realmente a 4 centimos.

jassc Escreveu:Não dará para trocar o "valor" dos direitos por novas acções? Ou tem que se vender os direitos e comprar acções a seguir?

Só "manualmente". Para se trocar direitos por acções, tem de se vender os direitos e depois comprar as acções.

De forma automática nada acontece: o accionista tem de decidir o que fazer e agir ou comunicar o que pretende.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/9/2012 12:21, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por artista_ » 6/9/2012 12:19

Não dará para trocar o "valor" dos direitos por novas acções? Ou tem que se vender os direitos e comprar acções a seguir?

Quem não faz nada perde o valor dos direitos, para os transformar em ações, ou se exercem ou se vendem para comprar ações no mercado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jassc » 6/9/2012 12:17

Viva!

Registado: 16/6/2008 12:18

Re: comentário

por hallo » 6/9/2012 12:16

JCS Escreveu:
Hallo Escreveu:
JCS Escreveu:
Banesco Escreveu:.

JCS Escreveu:Nunca vi um AC onde a cotação mais cedo ou mais tarde não fosse ao encontro do valor anunciado. Ao não acontecer desta vez seria para mim a primeira vez.

JCS

A ver se entendi: dizes portanto que as acções do BCP vão cair até atingirem o valor dos 4 cent., efectivamente desvalorizando, até à altura em que se fizer o AC?

Não, não foi o que disse. Lê melhor.

JCS

Boas JCS,

Então se ficar pelos 0,082€, ontem estava a 0,085€ foi de encontro aos 0,04€????!! :)

Abraço,
Hallo

??

Boas JCS,

Não percebi o teu comentário. Ok, mas já li melhor, deves estar a referir-te em ser até ao AC ou depois do AC. Não percebi sinceramente. Quando li a primeira vez, fiquei com a mesma ideia do Banesco.

Cumprimentos
Hallo

por MarcoAntonio » 6/9/2012 12:14

Não pretendo ser chato mas por favor leiam os posts porque está tudo explicado.

Estão a colocar questões que já foram respondidas várias vezes (incluindo o que se segue):

Zorroslb Escreveu:
Obrigado , entao para eu ter esse encaixe da venda dos direitos o que tenho de fazer ? ( É como o pagamento de dividendos ? nada tenho de fazer e o dinheiro vai parar a conta ? )

Obrigado

Tens de vender os direitos durante o seu curto período de negociação (as datas ainda não foram anunciadas). Durante esses dias serão negociáveis de forma semelhante a acções.

Quem não vender os direitos nem os exercer, o valor dos direitos evapora-se no ar, perdem simplesmente esse valor porque os direitos caducam e passado este processo simplesmente desaparecem.
Imagem

Administrador Fórum

por SMALL1969 » 6/9/2012 12:13

atualização:

Prefiro assumir a perda de hoje à cotação actual, do que ficar exposto a perdas maiores.

Vendi a minha posição e fico a aguardar o período da subscrição para decidir de reentro no BCP.

Se tiver que reentrar 10% acima, não vem mal ao mundo.
Basicamente não quero aumentar a exposição, e não quero ficar dependente da evolução dos direitos para os ter que vender ao melhor.

Assim reentro (eventualmente) não aumentando a minha exposição e sem ter que me preocupar com a pressão de venda de direitos (que serão milhões e milhões nas ordens de compra e venda)

disclosure: não detenho posição no BCP.

Registado: 3/2/2009 12:21

Re: pra cima, pra baixo...

por franck polahvski » 6/9/2012 12:13

artista Escreveu:
franck polahvski Escreveu:Há aqui gente a fazer uma força enorme para que o preço não vá "pra baixo" ( até eu porque tenho posição ) e há aqui gente na expectativa que as acções cheguem aos 0,04 ou até menos, como já li ) para começarem ai uma aventura.

Acho que te estás a esquecer de um grupo significativamente grande, se calhar o maior, o daqueles que acham que o título tem muitas probabilidades de cair e não têm qualquer intenção de entrar. Não estão a torcer para que "vá para baixo" (no meu caso até preferia que fosse para cima) mas estão a ver o que está a acontecer...

De facto esqueci me destes.

artista Escreveu:
franck polahvski Escreveu:O que me parece é que se ( repito, se ) a cotação chegar aos 4 cts, como alguns estão á espera, então ai teremos ( os investidores ) um problema. É que subir desse valor, digo eu, será muito dificil.
Agora resta nos ver como vai ser o baile, acho que cada um já sabe o que vai fazer.

Duvido que os "investidores" estejam à espera dos 4 cêntimos... pelo menos teorias dessas já eu vi muitas, que os "investidores" estavam à espera dos 2 euros para entrar, etc... a última vez que me lembro de uma era que dos 10 cêntimos para baixo não passava! :roll:

Mas não tinhas a garantia como tens agora que o estado subscreve o resto a 0,04, certo?

artista Escreveu:
franck polahvski Escreveu:PS:Para pessoas como eu (que andamos atrás das cotações), isto é um jogo, e mais dificil do que saber ganhar á saber perder

Obviamente, mas alguém quer investir para perder?! obviamente que não... a questão é que não é preciso perder, pelo menos perder tudo ou quase tudo, desde que se usem stops ou simplesmente não se invista... ou outra coisa qualquer, agora aprender a saber perder, só se for uma pequena parte do que tenho, porque perder muito, não obrigado!

Claro que ninguem quer perder. A grande questão ( e não é so quando perdes, é também quando ganhas, é onde pões o stop. Nem o Fischer Black nem o Myron Sholes souberam, vamos saber nós?

Abraço

Registado: 5/9/2012 23:16

Re: Aumento Captial BCP

por hallo » 6/9/2012 12:13

pepe7 Escreveu:
Hallo Escreveu:
- O desenvolvimento da crise da dívida portuguesa e do desenvolvimento da crise da dívida soberana Europeia.
Hallo

Boas Hallo,
Um questão fundamental e a incógnita é se vai ser capaz de reembolsar o Estado dos ditos Cocos!!!
Parece que Ac em principio terá sucesso na minha opinião, a crise dívida Europeia, a crise até Mundial pode influencia o desempenho da cotada, como a estratégia da cotada...
Agora para quem tem acções é fazer as contas e se tem capital para ir ao aumento capital e acredita na cotada...se não é capaz tem opção de vender os direitos...Cada um faz sua opção!
Eu por opção não vou ao AC, e vou aguardar pela evolução da cotada nestes dias..e na altura da negociação dos direitos...E observar a tendência da cotada...
Cumprimentos

Claro Pepe,

Tens todo o direito. :)
Quanto ao BCP conseguir reembolsar os CoCoS, a administração do banco disse que conseguia. Será que vai conseguir? Ninguém sabe.

Quanto aos preços alvo o BES dá como preço alvo 0,08€ enquanto o BPI 0,18€ logo a evolução que possas estar á espera, presumo que seja a tua ideia sobre se vais ainda ao AC ou não.

Podes ver metade dos direitos apenas e comprares acções a 0,04€.

Abraço,
Hallo

por Zorroslb » 6/9/2012 12:11

MarcoAntonio Escreveu:
Zorroslb Escreveu:

Zorroslb Escreveu:Se nada fizer passo de 47 mil acções para quantas ?

Obrigado

Continuas com 47 mil acções (se fosse hoje eram ajustadas para 0.055 euros mas este valor é meramente indicativo) e para compensar ficavas com o encaixe da venda dos direitos.

Para quem continua com dúvidas, consulte a página 20 e seguintes, está tudo mais que explicado.

Obrigado

Registado: 22/3/2011 21:42

por JCS » 6/9/2012 12:11

Hallo Escreveu:
JCS Escreveu:

JCS Escreveu:Nunca vi um AC onde a cotação mais cedo ou mais tarde não fosse ao encontro do valor anunciado. Ao não acontecer desta vez seria para mim a primeira vez.

JCS

A ver se entendi: dizes portanto que as acções do BCP vão cair até atingirem o valor dos 4 cent., efectivamente desvalorizando, até à altura em que se fizer o AC?

JCS

Boas JCS,

Então se ficar pelos 0,082€, ontem estava a 0,085€ foi de encontro aos 0,04€????!! :)

Abraço,
Hallo

??
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Aumento Captial BCP

por pepe7 » 6/9/2012 12:08

Hallo Escreveu:
Hallo

Boas Hallo,
Cumprimentos

Registado: 29/4/2010 22:36

comentário

por jotabilo » 6/9/2012 12:07

O que importa é os Caros lerem com atenção os post's da autoria do Marco António.....julgo que está tudo referido dentro da situação actual do título....
Julgo mesmo que se pode entender todo o conceito do AC em causa....que no essencial nada mais é do que um aumento do capital social do banco com a devida preservação do valor do título no mercado...dado que foram atribuídos direitos resultantes dessa operação...
Tem de se estar atento à data da negociação desses direitos e proceder em conformidade com aquilo que decidirmos fazer...vendê-los se não formos ao aumento...ou exercê-los se decidirmos por aí....
cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por hallo » 6/9/2012 12:07

JCS Escreveu:

JCS

JCS

Boas JCS,

Abraço,
Hallo

por MarcoAntonio » 6/9/2012 12:04

Zorroslb Escreveu:Eu ao vender esse direitos , fico na mesma com as 47 mil acções que detenho ? ou são subtraídos a esse numero ?

Se venderes os direitos, ficas com as acções mas as acções vão ser ajustadas em baixa.

É o equivalente a vender sensivelmente 1/3 da posição que actualmente deténs.

Zorroslb Escreveu:Se nada fizer passo de 47 mil acções para quantas ?

Obrigado

Continuas com 47 mil acções (se fosse hoje eram ajustadas para 0.055 euros mas este valor é meramente indicativo) e para compensar ficavas com o encaixe da venda dos direitos.

Para quem continua com dúvidas, consulte a página 20 e seguintes, está tudo mais que explicado.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/9/2012 12:10, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por hallo » 6/9/2012 12:04

Zorroslb Escreveu:
Hallo Escreveu:
Zorroslb Escreveu:Bom dia a todos tentei perceber as respostas ao meu post .

Eu por mais dinheiro naquele buraco do bcp nao consigo ..

Por isso ou fico a espera do pior ..lol

Ou vendo os direitos :

Mas como o faço ? datas ? eu comprei atraves de um banco na net .para vender tenho dir ao banco ?

Help

Boas Zorro,

Nenhum banco ou financeira, ainda foi informada sobre as questões do AC. Quando chegar a altura certa irás ler aqui no caldeirão uma série de "posts" sobre o assunto. E então aí é que deverás ir ao teu banco ou intermediário. Os direitos passam a ter uma cotação. E então podes vendê-los.

Cumprimentos
Hallo

Eu ao vender esse direitos , fico na mesma com as 47 mil acções que detenho ? ou são subtraídos a esse numero ?

Se nada fizer passo de 47 mil acções para quantas ?

Obrigado

Boas Zorro,

Isso vindo de um Benfiquista até me custa a responder. :)

Não tiveste com atenção, o Marco António já explicou tudo direitinho.

Continuas com as tuas 47 mil acções. Ficas sem a possibilidade de comprar mais a 0,04€ e podes negociar os direitos.

Simples ou vais ao AC e ficas com mais acções e tens de ter mais capital.
Ou vendes os direitos e ficas com as mesmas acções e o capital dos direitos.

Abraço,
Hallo

por JCS » 6/9/2012 12:03

JCS

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por MarcoAntonio » 6/9/2012 12:00

nuuuno Escreveu:nao...vendes pela net. a 4 centimos e nao vais ao aumento?? deve dar poucas acçoes para cada accionista.

Isto não está correcto de todo. Na verdade, dá mais acções do que as que cada accionista detém: se detiver 10 mil, são 17.3 mil acções novas.

E obviamente o custo efectivo das acções não é 4 centimos, elas acabam a custar o mesmo que as outras (à cotação pós ajuste).

Está tudo explicado nas páginas anteriores (a página 20 é suficiente mas podem continuar a ler as seguintes com explicações adicionais).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/9/2012 12:11, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, karaya75, Phil2014 e 177 visitantes