Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Transações c/ títulos estrangeiros - Alteração no Câmbio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ToshB » 6/9/2012 8:27

Estou é com dúvidas de que dê para fazer um hedge perfeito. Digamos que compro 1000€ de acções norte-americanas, e por isso vou comprar 1000€ no EUR/USD para fazer hedge. Agora digamos que o EUR/USD não se mexe e as acções sobem 10% no seu valor real (e não pelo câmbio), por isso fico com o valor de 1100€ em acções. Agora se o euro valorizar 10% em relação ao dólar, fico com 1100€ no forex, e 990€ em acções. Já fui afectado pelo câmbio, porque a mais-valia total é de 90€, mas a acção subiu 10%.

A diferença entre o market value das acções e da posição em forex é o dinheiro que está exposto ao câmbio. Logo, ou se vai ajustando dia a dia ou semana a semana, ou ainda se pode ficar com uma quantia significativa exposta ao câmbio...
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por Mr.Cookie » 27/8/2012 10:21

dfviegas Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Em breve devo mudar do BPI para a Go Bulling mas estas coisas demoram sempre uns dias e queria investir no Forex para minimizar o risco cambial o mais depressa possível.

O BPI, além das acções, só me oferece ETFs/Trackers, Obrigações, Warrants e Certificados. Nada disto tem a haver com o Forex, certo?

Como me aconselham a agir para resolver isto? Mudar para a Go Bulling e comprar logo que dê? Abrir uma conta no Oanda - como alguém referiu - e fazer por lá?

Obrigado.

Tenho acompanhado alguns dos teus posts, penso que deverias fazer uma pausa e estudar antes de negociares produtos tão complexos como os que referes.
Estudo é fundamental para não perder $$$.

Abraço

Estava a pensar o mesmo, vai com calma Mr.cookie

Percebo - e agradeço - mas neste momento acho que tenho de agir para minimizar o risco cambial da compra que fiz. Não queria voltar a perder no câmbio o ganho que poderei ter no trade. É essa a minha intenção. Não me vou meter que nem um doido no Forex ou nos CFDs... :)

Registado: 24/7/2012 18:55

por dfviegas » 27/8/2012 9:00

Figueiraa1 Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Em breve devo mudar do BPI para a Go Bulling mas estas coisas demoram sempre uns dias e queria investir no Forex para minimizar o risco cambial o mais depressa possível.

O BPI, além das acções, só me oferece ETFs/Trackers, Obrigações, Warrants e Certificados. Nada disto tem a haver com o Forex, certo?

Como me aconselham a agir para resolver isto? Mudar para a Go Bulling e comprar logo que dê? Abrir uma conta no Oanda - como alguém referiu - e fazer por lá?

Obrigado.

Tenho acompanhado alguns dos teus posts, penso que deverias fazer uma pausa e estudar antes de negociares produtos tão complexos como os que referes.

Abraço

Estava a pensar o mesmo, vai com calma Mr.cookie

Registado: 29/11/2007 2:53

por Figueiraa1 » 27/8/2012 8:42

Obrigado.

Abraço
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Mr.Cookie » 26/8/2012 21:07

PMACS Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:
PMACS Escreveu:

Obrigado.

Na Go Bulling podes investir em forex, o spread é um pouco mais elevado que na Oanda.
Na minha opinião usa a Go Bulling para tudo.

Irei sempre mudar para a GB, abriria conta no Oanda só para esta vez mas se calhar abrir conta na Oanda ou na Go Bulling demora o mesmo...

Na Go Bulling até deve demorar menos porque é nacional e as transferências bancárias internacionais(Oanda) demoram uns dias!

Obrigado!

por PMACS » 26/8/2012 21:04

Mr.Cookie Escreveu:
PMACS Escreveu:

Obrigado.

Na Go Bulling podes investir em forex, o spread é um pouco mais elevado que na Oanda.

Irei sempre mudar para a GB, abriria conta no Oanda só para esta vez mas se calhar abrir conta na Oanda ou na Go Bulling demora o mesmo...

Na Go Bulling até deve demorar menos porque é nacional e as transferências bancárias internacionais(Oanda) demoram uns dias!
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por Mr.Cookie » 26/8/2012 21:01

PMACS Escreveu:

Obrigado.

por PMACS » 26/8/2012 20:46

Obrigado.

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por Mr.Cookie » 26/8/2012 20:33

Em breve devo mudar do BPI para a Go Bulling mas estas coisas demoram sempre uns dias e queria investir no Forex para minimizar o risco cambial o mais depressa possível.

Obrigado.

por Mr.Cookie » 25/8/2012 8:11

AutoMech Escreveu:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=770189&sid=cf3d60dbd4cf81ab2733fbc8b8ebce06&js_link=1

Obrigado a todos!

por Automech » 25/8/2012 6:27

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ToshB » 25/8/2012 3:54

Quando te referiste à alavancagem... aí é que me troco todo.
Exemplo: invisto - dinheiro meu - x€ em Forex. Qual a diferença de estar ou não alavancado? Percebi que alavancado é utilizarmos fundos que não são nossos para potenciar o ganho, certo? Mas tenho dificuldades em passar esta teoria para exemplos práticos.

E qual o rácio para comprar Forex com este fim? 10% do investimento? 5%? 15%?

Desculpa todas estas perguntas, espero que sejam as últimas.

Com alavancagem podes ter só 100€ na conta por exemplo, e fazer trade de 5000€ (com uma alavancagem de 1:50). A vantagem disto é que não precisas de muito capital para fazer hedge, assim podes usar a maior parte do teu capital para as acções.
O rácio depende da opção que escolhes. No oanda se não me engano, o máximo é 1:50 (2%), o que quer dizer que com 100€ podes abrir posições de 5000€.

Mas depois ainda há a margem de manutenção, que é o capital que precisas de ter na conta para que a corretora não te feche a posição automaticamente. Se abrires uma posição com 100€, e a margem de manutenção for de 200€ por exemplo, depois de usares os 100€ para abrir a posição tens de garantir que ficas com pelo menos 200€ na conta.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por Mr.Cookie » 25/8/2012 1:39

MarcoAntonio Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Obrigado pelos esclarecimentos, mais logo leio isto com atenção :wink:

E o que fazer quando tenho uma posição aberta numa acção em USD não tendo dado nenhuma ordem relativa ao Forex?... Esperar que o câmbio não me f*** outra vez? :twisted:

Anybody? Antes de me aperceber desta temática abri uma posição, o que posso fazer agora. Posso negociar no Forex como falaram?

Obtigado.

Podes, mas só consegues cobrir o risco a partir de agora em diante, o que está para trás já aconteceu e não há nada a fazer naturalmente.

Obrigado Marco.

A flutuação do câmbio desde a data de compra até à data de aquisição do Forex não está coberta. Ok, tem lógica.

De futuro talvez invista em CFDs mas para este caso já é tarde, irei então comprar Forex para minimizar o risco cambial.

Invisto EUR/USD? USD/EUR? :?

Claro que se as acções subirem de valor ou descerem, isso não te está coberto pelo hedging (este não te vai cancelar a evolução das acções mas contrariar a evolução cambial). É precisamente isto que tu queres, eliminar o risco cambial.

Ok.

Também é aqui que a alavancagem é particularmente útil uma vez que sem alavancagem tinhas de colocar todo o montante novamente na posição de hedging. Porém com recurso a alavancagem podes fazer a cobertura de risco apenas com uma parcela do investimento original.

Quando te referiste à alavancagem... aí é que me troco todo.
Exemplo: invisto - dinheiro meu - x€ em Forex. Qual a diferença de estar ou não alavancado? Percebi que alavancado é utilizarmos fundos que não são nossos para potenciar o ganho, certo? Mas tenho dificuldades em passar esta teoria para exemplos práticos.

E qual o rácio para comprar Forex com este fim? 10% do investimento? 5%? 15%?

Desculpa todas estas perguntas, espero que sejam as últimas.

por MarcoAntonio » 25/8/2012 1:26

Mr.Cookie Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Obrigado pelos esclarecimentos, mais logo leio isto com atenção :wink:

E o que fazer quando tenho uma posição aberta numa acção em USD não tendo dado nenhuma ordem relativa ao Forex?... Esperar que o câmbio não me f*** outra vez? :twisted:

Anybody? Antes de me aperceber desta temática abri uma posição, o que posso fazer agora. Posso negociar no Forex como falaram?

Obtigado.

Podes, mas só consegues cobrir o risco a partir de agora em diante, o que está para trás já aconteceu e não há nada a fazer naturalmente.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mr.Cookie » 24/8/2012 22:18

Obtigado.

por Mr.Cookie » 24/8/2012 15:31

Obrigado pelos esclarecimentos, mais logo leio isto com atenção :wink:

por MarcoAntonio » 24/8/2012 15:11

AxeRiver Escreveu:Exacto. Mas penso que corretora compra o activo subjacente e deverá fazer ela própria o hedge daquela posição. Caso contrário estaria a "jogar" contra mim.

Ou estou a fazer confusão?

É suposto o intermediario efectuar a cobertura da posição (se não o fizer, está a "jogar contra ti" sim).

Se faz ou não, já é outra história...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por AxeRiver » 24/8/2012 15:08

Exacto. Mas penso que corretora compra o activo subjacente e deverá fazer ela própria o hedge daquela posição. Caso contrário estaria a "jogar" contra mim.

Ou estou a fazer confusão?
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por MarcoAntonio » 24/8/2012 14:56

AxeRiver Escreveu:Marco,
num CFD a corretora faz logo o hedge cambial para o montante inicial?

É a forma/tipo de contrato. O CFD é um contrato sobre a diferença entre cotações (daí deriva o próprio nome do instrumento, Contract For Difference).

A mais ou menos valia é liquidada apenas uma vez com uma dada taxa cambial (ie a aplicação de uma taxa cambial só ocorre uma vez, no final do negócio, precisamente sobre a mais ou menos valia).
Imagem

Administrador Fórum

por AxeRiver » 24/8/2012 14:50

Marco,
num CFD a corretora faz logo o hedge cambial para o montante inicial?
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por MarcoAntonio » 24/8/2012 14:44

Mr.Cookie Escreveu:
Já li informação sobre os CFDs mas como há mais risco que nas acções (certo?) decidi não ir já por aí.

Se não alavancares o capital que lá colocas (só tens de garantir que a exposição não ultrapassa os teus capitais próprios, isto é, o teu dinheiro) e utilizares corretoras de confiança, as diferenças de risco são de pormenor. É basicamente o mesmo que investir em acções...

Se alavancares porém, os riscos passam a ser substancialmente maiores.

Mr.Cookie Escreveu:Então, é menos arriscado (e suponho que seja o que a maior parte do pessoal que por aqui anda faz), em títulos de moeda estrangeira, investir em CFDs e não em acções?

É um dos mecanismos mais simples para fugir ao risco cambial (pelo menos à maior parte do risco) e actualmente já há bastante gente que utiliza CFD's.

Se é mesmo o que a maior parte do pessoal por aqui faz, isso não te consigo precisar (não tenho essa informação... só fazendo um inquérito ou assim).
Imagem

Administrador Fórum

por Mr.Cookie » 24/8/2012 14:37

MarcoAntonio Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:
Pelo que já disseram investir em títulos cotados em moeda estrangeira sem investir no Forex é demasiado arriscado.

Existe outra alternativa que é investir em CFD's das acções (em lugar de investir directamente nas acções). Elimina a maior parte do risco cambial e sem grandes complicações (a maior que me ocorre é que tens de ter o cuidado de não alavancar efectivamente as posições, para que o investimetno seja realmente semelhante a investir em acções sem alavancagem).

Neste caso o risco cambial é marginal e aplica-se apenas à mais ou menos valia (mas não transforma ganhos em perdas ou vice-versa).

Tipo, se no movimento original ganhas 1000 dolares (ou perdes) é só este montante que pode ser maior ou menor quando traduzido para euros, em função do cambio. Mas só o diferencial entre a compra e a venda (ou seja, só a mais ou menos valia está sujeita a risco cambial).

Mr.Cookie Escreveu:Cada vez que investir 1000€ num título (USD por exemplo) tenho de apostar os mesmos 1000€ em EUR/USD, é isto? Isto significa que tenho de ter 2000€ disponíveis?

Não, como disse se optares pelo Forex podes alavancar e fazer a cobertura de risco apenas com uma parcela dos 1000 euros (100 ou 50 euros por cada 1000 de investimento podem chegar perfeitamente para cobertura de risco, até é possível com menos).

Por sua vez, com CFD's cobres a maior parte do risco cambial (ver atrás a minha breve explicação) sem mais nenhum investimento.

Já li informação sobre os CFDs mas como há mais risco que nas acções (certo?) decidi não ir já por aí.

Então, é menos arriscado (e suponho que seja o que a maior parte do pessoal que por aqui anda faz), em títulos de moeda estrangeira, investir em CFDs e não em acções? Pelo que percebi sim porque o risco cambial é referente à margem de ganho (ou perda) e não ao total do investimento.

Obrigado mais uma vez.

por MarcoAntonio » 24/8/2012 14:33

Mr.Cookie Escreveu:
Pelo que já disseram investir em títulos cotados em moeda estrangeira sem investir no Forex é demasiado arriscado.

Existe outra alternativa que é investir em CFD's das acções (em lugar de investir directamente nas acções). Elimina a maior parte do risco cambial e sem grandes complicações (a maior que me ocorre é que tens de ter o cuidado de não alavancar efectivamente as posições, para que o investimetno seja realmente semelhante a investir em acções sem alavancagem).

Neste caso o risco cambial é marginal e aplica-se apenas à mais ou menos valia (mas não transforma ganhos em perdas ou vice-versa).

Tipo, se no movimento original ganhas 1000 dolares (ou perdes) é só este montante que pode ser maior ou menor quando traduzido para euros, em função do cambio. Mas só o diferencial entre a compra e a venda (ou seja, só a mais ou menos valia está sujeita a risco cambial).

Mr.Cookie Escreveu:Cada vez que investir 1000€ num título (USD por exemplo) tenho de apostar os mesmos 1000€ em EUR/USD, é isto? Isto significa que tenho de ter 2000€ disponíveis?

Não, como disse se optares pelo Forex podes alavancar e fazer a cobertura de risco apenas com uma parcela dos 1000 euros (100 ou 50 euros por cada 1000 de investimento podem chegar perfeitamente para cobertura de risco, até é possível com menos).

Por sua vez, com CFD's cobres a maior parte do risco cambial (ver atrás a minha breve explicação) sem mais nenhum investimento.
Imagem

Administrador Fórum

por Mr.Cookie » 24/8/2012 14:26

MarcoAntonio Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Mas assim estou sempre a jogar em direcções inversas não? Ganho sempre dum lado e perco sempre de outro...

Tu vais apostar em direcções inversas apenas nas moedas, não no investimento subjacente.

O que perdes pela desvalorização do dolar num lado (por exemplo) vais ganhar do outro lado.

Claro que se as acções subirem de valor ou descerem, isso não te está coberto pelo hedging (este não te vai cancelar a evolução das acções mas contrariar a evolução cambial). É precisamente isto que tu queres, eliminar o risco cambial.

Também é aqui que a alavancagem é particularmente útil uma vez que sem alavancagem tinhas de colocar todo o montante novamente na posição de hedging. Porém com recurso a alavancagem podes fazer a cobertura de risco apenas com uma parcela do investimento original. Terá de ser acompanhado e poderá necessitar de mais capital aqui - devido a margin calls - caso a posição esteja a ser perdedora... no caso em que estás a ganhar na outra posição pelo que não há problema. Mas com alavancagem tenderá sempre a ser preciso apenas uma parcela do investimento original para a cobertura de risco.

Isto para vocês é fácil, para mim é uma confusão.

Por causa de não poder colocar stops em títulos da Nasdaq (BPI) estou a pensar em mudar para a Go Bulling, posso fazer isto lá, certo?

Cada vez que investir 1000€ num título (USD por exemplo) tenho de apostar os mesmos 1000€ em EUR/USD, é isto? Isto significa que tenho de ter 2000€ disponíveis?

E se a acção estiver a subir não preciso de me preocupar, certo?

Obrigado pela vossa paciência e comentários.

por MarcoAntonio » 24/8/2012 14:15

Mr.Cookie Escreveu:Mas assim estou sempre a jogar em direcções inversas não? Ganho sempre dum lado e perco sempre de outro...

Tu vais apostar em direcções inversas apenas nas moedas, não no investimento subjacente.

O que perdes pela desvalorização do dolar num lado (por exemplo) vais ganhar do outro lado.

Também é aqui que a alavancagem é particularmente útil uma vez que sem alavancagem tinhas de colocar todo o montante novamente na posição de hedging. Porém com recurso a alavancagem podes fazer a cobertura de risco apenas com uma parcela do investimento original. Terá de ser acompanhado e poderá necessitar de mais capital aqui - devido a margin calls - caso a posição esteja a ser perdedora... no caso em que estás a ganhar na outra posição pelo que não há problema. Mas com alavancagem tenderá sempre a ser preciso apenas uma parcela do investimento original para a cobertura de risco.
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, CarlosAP, Carrancho_, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, MR32, niceboy, nunorpsilva, PAULOJOAO, Shimazaki_2, slbnnbobadela, TheKuby, TTM62 e 279 visitantes