BCP - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:caracinha Escreveu:bem o que me explicaram foi que precisava de 1,7 direitos mais 4 centimos para comprar as acçoes novas ,agora se e real o valor ou nao isso nao sei.
Pois, mas é precisamente isso que não pode ser (especialmente conjugado com os 4 centimos) pois isso não garante os 500 milhões de euros de aumento de capital nem pouco mais ou menos.
Se fossem necessários 1.7 direitos por cada acção, então as novas acções seriam num total de 4.2 mil milhões. Multiplicando isto por 4 centimos, daria um aumento de capital máximo de 170 milhões de euros.
Contudo, se for o inverso - forem emitidas 1.7x mais novas acções do que as antigas existentes, sendo necessários 0.59 direitos mais 4 centimos por acção - então já bate certo: ~12.5 mil milhões x 4 centimos = 500 milhões.
Boa tarde a todos,
A conta do Marco, quando refere "...inverso", deve ser aquela que mais se aproxima da operação.
Em anexo deixo um simulador rápido que fiz em excel, embora básico, fundamenta esta previsão.
Esta operação para quem quiser acompanhar nao deixa de representar um esforço de capital na ordem dos 75% face ao montante atualmente investido, ao preço corrente.
MC
- Anexos
-
Aumento Capital MBCP.xlsx
- Simulador
- (18.13 KiB) Transferido 451 Vezes
-
Aumento Capital MBCP.xlsx
- anexo
- (18.13 KiB) Transferido 434 Vezes
- Registado: 30/7/2008 13:56
richardj Escreveu:conclusão, para novas acções a:
0,06 centimos temos um factor de 2,15
0,07 centimos temos um factor de 1,99
0,08 centimos temos um factor de 1,86
no fundo é como foi dito, vão ter de entrar 500 milhões, quer se queira quer se não...
Agora não tenho tempo (tenho a praia à minha espera

a 6 cêntimos o fator de conversão deve rondar 1,1
a 7 cêntimos deverá rondar 1
a 8 cêntimos deverá rondar os 0,87
Não tenho a certeza do número de títulos que correspondem ao capital do BCP, sei que está na casa dos 7 mil milhões, considerei 7,15 MM...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
MarcoAntonio Escreveu:caracinha Escreveu:bem o que me explicaram foi que precisava de 1,7 direitos mais 4 centimos para comprar as acçoes novas ,agora se e real o valor ou nao isso nao sei.
Pois, mas é precisamente isso que não pode ser (especialmente conjugado com os 4 centimos) pois isso não garante os 500 milhões de euros de aumento de capital nem pouco mais ou menos.
Se fossem necessários 1.7 direitos por cada acção, então as novas acções seriam num total de 4.2 mil milhões. Multiplicando isto por 4 centimos, daria um aumento de capital máximo de 170 milhões de euros.
Contudo, se for o inverso - forem emitidas 1.7x mais novas acções do que as antigas existentes, sendo necessários 0.59 direitos mais 4 centimos por acção - então já bate certo: ~12.5 mil milhões x 4 centimos = 500 milhões.
Exato, já agora, partindo do pressuposto que seriam necessários 1,7 direitos por cada nova ação, estas teriam de custar mais de 10 cêntimos para se conseguirem os 500 milhões de euros, o que manifestamente não é credível!
Com os dados do caracinha, só me parece ter algum cabimento a hipótese de ser ao contrário, 1,7 novas ações por cada direito (ou o caracinha ou quem lhe ligou confundiu-se, o que não me surpreenderia muito). Isso fez-me pensar até que ponto o BCP não pode perfeitamente decidir vender no AC os títulos ao preço a que o Estado entrará?! Há alguma coisa que torne isto pouco credível? Se calhar não (?!)
De qualquer forma estamos apenas a especular... até parece que tenho algum interesse na coisa!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
sei que tens razao mas foi o que me disseram apenas relatei o que me disseram
- Registado: 23/6/2009 21:43
caracinha Escreveu:bem o que me explicaram foi que precisava de 1,7 direitos mais 4 centimos para comprar as acçoes novas ,agora se e real o valor ou nao isso nao sei.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:pvg80713 Escreveu:
portanto :
o BCP vai para 4 cêntimos ! ! !
a minha dúvida : compro ou não ?
Traduz lá isto por miudos porque não está claro o que é que pretendes dizer (e assim como está só serve para gerar ainda mais confusão, que já não é pouca).
Estás a dizer que achas que o BCP vai desvalorizar para 4 centimos ou que vai ajustar para 4 centimos por causa da operação do Aumento de Capital?
embora esteja a ser irónico.............. acredito que o meu BCP, aliás , melhor Banco do Mundo, vá a 4 cêntimos !
não há alternativa. com o AC, a situação financeira miserável do mesmo não me permitem ser mais optimista.
(o resto fica entre mim e o MA)
- Registado: 19/4/2005 11:11
Apenas para justificar esta afirmaçãoMarcoAntonio Escreveu:bar38 Escreveu:Claro, mas nem pode ser de outra maneira,rácio de novas acções versus acções cantigas.
bar38, eu não sei porque é que estás a escreve sempre a mesma coisa, tu estás a dizer o mesmo que nós e que é o contrário do que está no post do caracinha.
bar38 escreveu:
Parece me que por ser uma acção detida por muitos pequenos investidores haverá muitos que nem iram exercer direito de compra de novas acções nem lhes compensará vender os respectivos direitos , o que no final criara um muito elevado numero de acções remanescentes a serem vendidas a 0,04, (...)
Elevado número de novas acções a colocar enorme pressão nos valor dos direitos que ....e resto esta a cima escrito,e' apenas uma opinião
- Registado: 20/6/2011 21:37
- Registado: 6/11/2002 16:28
bar38 Escreveu:Claro, mas nem pode ser de outra maneira,rácio de novas acções versus acções cantigas.
bar38, eu não sei porque é que estás a escreve sempre a mesma coisa, tu estás a dizer o mesmo que nós e que é o contrário do que está no post do caracinha.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Claro, mas nem pode ser de outra maneira,rácio de novas acções versus acções cantigas.MarcoAntonio Escreveu:bar38 Escreveu:Não e' ao contrario e' como esta ai, e exactamente como tu dizes.
Nope, o que o post do caracinha tem é isto:
bem hoje ligaram-me do bcp das fontainhas aqui em cascais a perguntar se acompanhava o aumento de capital que iria acontecer em setembro, eu disse que sim mas iria depender dos preços disseram que seria 1,7 direitos por acção com o valor de 4 centimos por acção. acho que a cotaçao vai a esses valores agora mais que nunca
E isto não pode ser. Agora, como já disse atrás, a questão pode estar no rácio que não é o rácio de direitos por acção como está escrito no post do/a caracinha mas sim o rácio de novas acções versus antigas (isso sim, bateria certo).
pvg80713 Escreveu:
portanto :
o BCP vai para 4 cêntimos ! ! !
a minha dúvida : compro ou não ?
Traduz lá isto por miudos porque não está claro o que é que pretendes dizer (e assim como está só serve para gerar ainda mais confusão, que já não é pouca).
Estás a dizer que achas que o BCP vai desvalorizar para 4 centimos ou que vai ajustar para 4 centimos por causa da operação do Aumento de Capital?
Re: duvida
jcms Escreveu:
Acções do BCP que detinhas antes, então terás de exercer todos os direitos que receberes (isto significará para quem tem actualmente 100.000 acções colocar em dinheiro cerca de 6.500 euros, mais coisa menos coisa,
pergunto os 0,04€ não é só para o Estado, tomada firme caso os actuais acionistas não adquirirem a totalidade do aumento de capital?
Obrigado.
É o meu entendimento, mas só quando forem anunciados os valores das novas acções e respectiva quantidade para o aumento de capital é que vamos saber ao certo.
A parte a itálico (que era minha) não tem nada que ver com isto porém, alguma razão especial para a teres colocado antes da questão ou foi lapso no quote?
MarcoAntonio Escreveu:Greedy_Greeny Escreveu:usando como exemplo as 100000 acções adquiridas por ex. a 15 cêntimos e partindo do princípio que pretendo ir ao AC quantas acções devo subscrever para não ver minha posição diluída?
obrigado e desculpem mas é o meu 1º AC...
Exactamente o que é que queres dizer com "posição diluída"?
Se por diluída quiseres significar que pretendes manter o mesmo peso na estrutura accionista (deter a mesma percentagem das acções do BCP que detinhas antes) então terás de exercer todos os direitos que receberes (isto significará para quem tem actualmente 100.000 acções colocar em dinheiro cerca de 6.500 euros, mais coisa menos coisa, seja qual for o valor das acções e número de acções que vão ser lançados).
Neste caso: a tua posição continuará a representar o mesmo no capital em bolsa do BCP, mas o teu dinheiro investido no BCP aumentou (se o BCP subir, ganhas mais do que antes; se o BCP descer perdes mais do que antes).
Se por diluída quiseres significar que pretendes manter o mesmo capital investido no BCP que tinhas até ao momento do AC, o que tens de fazer é vender todos os direitos e com o valor da venda comprar as acções que for possível comprar.
Neste caso: a tua posição passa a representar uam percentagem menor da estrutura accionista do BCP mas o teu capital investido é o mesmo que antes e o impacto das mexidas na cotação do BCP é o mesmo que era antes (se subir, ganhas o mesmo que ganharias caso não tivesse ocorrido AC e se descer perdes o mesmo que perderias caso não tivesse ocorrido AC).
O valor a que foram compradas as acções não é importante para nada nestas contas (alguma razão em especial para teres indicado o valor?).
Acções do BCP que detinhas antes, então terás de exercer todos os direitos que receberes (isto significará para quem tem actualmente 100.000 acções colocar em dinheiro cerca de 6.500 euros, mais coisa menos coisa, pergunto os 0,04€ não é só para o Estado, tomada firme caso os actuais acionistas não adquirirem a totalidade do aumento de capital?
Obrigado.
- Registado: 29/11/2007 4:08
CTR2004 Escreveu:Não é de estranhar um pouco a cotação andar estável a estes valores, quando se prevê que após o aumento de capital a acção possa ter uma desvalorização superior a 20%?
Confesso que isso faz-me alguma confusão.
Não se trata de uma desvalorização mas de um ajuste técnico, ninguém perda com essa "descida" da cotação.
Se a cotação descesse agora, na altura do ajuste técnico teria de ajustar para um valor ainda mais baixo.
Greedy_Greeny Escreveu:usando como exemplo as 100000 acções adquiridas por ex. a 15 cêntimos e partindo do princípio que pretendo ir ao AC quantas acções devo subscrever para não ver minha posição diluída?
Exactamente o que é que queres dizer com "posição diluída"?
Se por diluída quiseres significar que pretendes manter o mesmo peso na estrutura accionista (deter a mesma percentagem das acções do BCP que detinhas antes) então terás de exercer todos os direitos que receberes (isto significará para quem tem actualmente 100.000 acções colocar em dinheiro cerca de 6.500 euros, mais coisa menos coisa, seja qual for o valor das acções e número de acções que vão ser lançados).
Neste caso: a tua posição continuará a representar o mesmo no capital em bolsa do BCP, mas o teu dinheiro investido no BCP aumentou (se o BCP subir, ganhas mais do que antes; se o BCP descer perdes mais do que antes).
Se por diluída quiseres significar que pretendes manter o mesmo capital investido no BCP que tinhas até ao momento do AC, o que tens de fazer é vender todos os direitos e com o valor da venda comprar as acções que for possível comprar.
Neste caso: a tua posição passa a representar uam percentagem menor da estrutura accionista do BCP mas o teu capital investido é o mesmo que antes e o impacto das mexidas na cotação do BCP é o mesmo que era antes (se subir, ganhas o mesmo que ganharias caso não tivesse ocorrido AC e se descer perdes o mesmo que perderias caso não tivesse ocorrido AC).
O valor a que foram compradas as acções não é importante para nada nestas contas (alguma razão em especial para teres indicado o valor?).
duvida
usando como exemplo as 100000 acções adquiridas por ex. a 15 cêntimos e partindo do princípio que pretendo ir ao AC quantas acções devo subscrever para não ver minha posição diluída?
bar38 Escreveu:Não e' ao contrario e' como esta ai, e exactamente como tu dizes.
Nope, o que o post do caracinha tem é isto:
bem hoje ligaram-me do bcp das fontainhas aqui em cascais a perguntar se acompanhava o aumento de capital que iria acontecer em setembro, eu disse que sim mas iria depender dos preços disseram que seria 1,7 direitos por acção com o valor de 4 centimos por acção. acho que a cotaçao vai a esses valores agora mais que nunca
E isto não pode ser. Agora, como já disse atrás, a questão pode estar no rácio que não é o rácio de direitos por acção como está escrito no post do/a caracinha mas sim o rácio de novas acções versus antigas (isso sim, bateria certo).
MarcoAntonio Escreveu:Era suposto o Estado ter um preço mais baixo do que aquele que vai ser lançado para o resto do mercado (é o que está no Diário da República sobre os regulamentos de financiamento dos Bancos) e portanto existem fortes razões para julgar que o valor das novas acções vai ser algo mais alto que os 4 centimos do Estado.
Pois, escapou-me esse pormenor... agora já estou a achar que alguém se equivocou com esse valor e se pôs a fazer contas, e deu nesta confusão!

O melhor é mesmo esperar... e eu é melhor ir deitar-me que o cérebro já está muito acelerado e pensa mais do que devia!

MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:O preço das novas ações do AC serão a 4 cêntimos e cada investidor terá direito a comprar 1,7 ações por cada direito detido! Se for isto não percebo é como é que ainda ninguém sabe, só o tal gestor e o caracinha!?![]()
Como assim, artista?
O preço das novas acções pode ser 4, 5, 6, 7 ou 8 centimos. A "informação" de que será a 4 centimos não pode ser considerada segura.
Um gestor de conta de um Banco nem é uma fonte particularmente segura. Se calhar ele acha que sabe que é 4 centimos. Quando o valor possivelmente ainda nem está decidido...
Era suposto o Estado ter um preço mais baixo do que aquele que vai ser lançado para o resto do mercado (é o que está no Diário da República sobre os regulamentos de financiamento dos Bancos) e portanto existem fortes razões para julgar que o valor das novas acções vai ser algo mais alto que os 4 centimos do Estado.
Até ser anunciado o valor, é escusado estar a tomar isto como um facto só porque "alguém disse".
Sim, eu não estou a dizer que será a 4 cêntimos, estou apenas a colocar a possibilidade. De certa forma a informação do Caracinha ganha alguma credibilidade tendo em conta que os valores estão corretos se forem trocados! Quando não me tinha apercebido deste facto parecia-me claramente que a informação não tinha qualquer cabimento, mas agora parece-me bem mais credível... de qualquer forma, até termos dados oficiais, obviamente não passa de uma possibilidade!

Não e' ao contrario e' como esta ai, e exactamente como tu dizes.artista Escreveu:bar38 Escreveu:Vale um bocadinho mais cerca 775 milhões, mas basicamente e' isso.artista Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.
Não é mais que isso? O meu raciocínio é o seguinte: O BCP vale cerca de 700 milhões de euros em bolsa, o AC é de 500 milhões. Isto que dizer que por cada 7 euros detidos um investidor terá de colocar 5. Ou seja, quem tem 9000 euros em ações do BCP terá de investir... bom afinal não me dá mais que isso, fiz as contas e dá-me 6428 euros! Está certo não está?!
500milhoes ÷ 0.04cent=12 500 000 000 acções÷7 200 000 000 de acções existentes=1.7...
E' mais ao menos isto.
Pois mas a situação é ao contrário. Por cada ação detida teria direito a subscrever 1,7 novas ações. Se calhar até é isso e o caracinha percebeu ao contrário!
O preço das novas ações do AC será a 4 cêntimos e cada investidor terá direito a comprar 1,7 ações por cada direito detido! Se for isto não percebo é como é que ainda ninguém sabe, só o tal gestor e o caracinha!?![]()
artista Escreveu:O preço das novas ações do AC serão a 4 cêntimos e cada investidor terá direito a comprar 1,7 ações por cada direito detido! Se for isto não percebo é como é que ainda ninguém sabe, só o tal gestor e o caracinha!?![]()
Como assim, artista?
O preço das novas acções pode ser 4, 5, 6, 7 ou 8 centimos. A "informação" de que será a 4 centimos não pode ser considerada segura.
Um gestor de conta de um Banco nem é uma fonte particularmente segura. Se calhar ele acha que sabe que é 4 centimos. Quando o valor possivelmente ainda nem está decidido...
Era suposto o Estado ter um preço mais baixo do que aquele que vai ser lançado para o resto do mercado (é o que está no Diário da República sobre os regulamentos de financiamento dos Bancos) e portanto existem fortes razões para julgar que o valor das novas acções vai ser algo mais alto que os 4 centimos do Estado.
Até ser anunciado o valor, é escusado estar a tomar isto como um facto só porque "alguém disse".
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/8/2012 1:52, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, nbms2012, niceboy, Rolling_Trader e 137 visitantes