TAP - Tópico Geral
Efromovich admite colocar parte do capital da TAP em bolsa
15 Novembro 2012 | 16:39
Ana Torres Pereira - atp@negocios.pt
O milionário Germán Efromovich, dono da Synergy, garante que vai mesmo avançar com uma proposta para comprar a companhia aérea portuguesa.
“A possibilidade da Synergy não apresentar proposta [pela TAP] é zero", afirmou o empresário, que salientou que a empresa vai cumprir o prazo que tem disponível para avançar com uma proposta.
Efromovich admite, caso consiga comprar da TAP, colocar parte da companhia aérea em bolsa. “Podemos fazer um IPO de 5, 10 ou 15% para dar mais transparência como fizemos na Avianca.” Mas, “não queremos vender a TAP”, acrescentou o responsável em conferência de imprensa.
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Dia 8/11:
O Verão de 2012 foi o melhor da história da TAP, o que permitiu que no terceiro trimestre do ano, o grupo que agrega a companhia aérea de bandeira atingisse lucros de 87 milhões de euros, mais 29% do que no homólogo. Este valor não terá sido suficiente para anular os prejuízos do semestre.
Dia 9/11:
TAP cancela "para já" 118 voos no dia 14 de Novembro
O Verão de 2012 foi o melhor da história da TAP, o que permitiu que no terceiro trimestre do ano, o grupo que agrega a companhia aérea de bandeira atingisse lucros de 87 milhões de euros, mais 29% do que no homólogo. Este valor não terá sido suficiente para anular os prejuízos do semestre.
Dia 9/11:
TAP cancela "para já" 118 voos no dia 14 de Novembro
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
richardj Escreveu:vão é comprar a tap e o tuga vai ficar agarrado com as empresas de terra que são o problema. Em vez de venderem o grupo tap, vão vender a única coisa que dá lucro e manter aquilo que anda a comer os cofres públicos...
A parte da aviação há três anos que dá prejuízo. E quando esteve lucrativa não foi com margens assim do outro mundo.
Pedro Carriço
"Colombiana Avianca é a única candidata à privatização da TAP que reúne todas as condições"
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... -condicoes
Uns agarraram-se aos cocos. Esta vai ficar agarrada às cocas...
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... -condicoes
Uns agarraram-se aos cocos. Esta vai ficar agarrada às cocas...
Comunicado (act.)
IAG desiste da TAP
Hermínia Saraiva
17/09/12 17:30
Trabalhadores da Rodoviária de Lisboa marcam nova greve para 4 de Outubro 18:02
Sindicatos e patrões foram a Belém rejeitar subida da TSU 18:00
"Declarações de Bruxelas são uma lamentável ingerência" 17:37
IAG desiste da TAP 17:30
Necessidades de capital da banca conhecidas dia 28 17:28
Companhia diz que olhou atentamente para a TAP e não avança com oferta.
Depois de Willie Walsh ter considerado "altamente improvável" a participação do IAG na privatização da companhia aérea, o grupo vem agora dizer que depois de olhar atentamente para o processo decidiu não avançar. A informação foi avançada pela Bloomberg e confirmada ao Diário Económico por fonte próxima da empresa em Portugal: "Após a análise mais pormenorizada, agora efectuada, confirmamos que não iremos prosseguir no processo."
A Bloomberg está a citar um e-mail de Lorena Monsalves, porta-voz da empresa, que diz que depois de um olhar mais aprofundado sobre o processo de privatização, a empresa decidiu não apresentar uma proposta de compra da TAP.
Em Junho, Willie Walsh dizia aos jornalistas durante a assembleia geral da IATA que face à não existência de um processo o interesse do IAG "está sempre a diminuir", justificando que o ambiente económico e concorrencial estava na altura mais difícil, "e o que era interessante é hoje muito menos interessante".
A TAP deverá ser a próxima empresa portuguesa a ser privatizada. Ainda que o caderno de encargos não tenha sido aprovado, o Governo mantém a intenção de alienar a empresa até final do ano.
- Mensagens: 935
- Registado: 17/3/2009 14:43
- Localização: 16
Presidente da Avianca confirma interesse
"Vamos pensar numa maneira de reverter os prejuízos da TAP"
06 Setembro 2012 | 18:41
Ana Torres Pereira - atp@negocios.pt
O presidente da Avianca, Germán Efromovich, assumiu agora o que há muito se especulava. A Avianca tem interesse em adquirir a TAP e quer "reverter os prejuízos" da companhia portuguesa, admitiu o empresário, citado pelo PanRotas.
O presidente da Avianca Brasil, Germán Efromovich, recordou que, durante o período de recuperação judicial da Varig, o grupo Sinergy, que detém a Avianca, investiu tempo para analisar a situação da companhia aérea brasileira e chegou a conclusão que não valeria a pena.
“Agora, com a Tap, vamos dispender o mesmo tempo para analisar. Vamos pensar numa maneira de reverter os prejuízos que a Tap vem registrando”, disse o investidor .
Germán Efromovich é o dono da Synergy, holding que detém 60% da Avianca Taca. Numa entrevista conjunta com o “Negócios”, o Público e Presstur, o empresário admitiu apenas que estava a tentar “adivinhar o que vai passar com a TAP".
Efromovich afirmou, na altura, que a privatização da companhia está a ser "esquentada" pelo Governo e pela imprensa, mas admite analisar o tema logo que forem conhecidas as regras do jogo.
Em Junho quando questionado se ia concorrer à TAP, Efromovich disse: “não sabemos as condições em que ela vai sair. Não tenho uma única pessoa na minha organização a trabalhar nesse projecto. Ninguém.”
Agora, já na posse do “Information Memorandum”, o investidor confirma o seu interesse”.
Até agora, apenas o Grupo IAG admitiu oficialmente o interesse na TAP, contudo nomes como a Lufthansa, a LANTAM, a Gol, a Qatar Airyways e a Turkish poderão entrar na corrida da companhia aérea.
O Governo está a preparar o caderno de encargos da companhia aérea nacional, ainda não havendo data para a publicação do mesmo.
Não estavam interessados....Estavam é a ver se compram a cia por meia dúzia de tostões.
O único comprador que me parece francamente mau é o IAG.
A330
- Mensagens: 1503
- Registado: 30/1/2005 12:51
- Localização: Lx
TAP faz 30 voos sem serviço de bordo por falta de tripulantes
Hermínia Saraiva
05/09/12 00:05
economico
Falta de tripulantes afectou 30 voos este fim-de-semana. E três foram fretados por falta de pilotos.
Marta Neves é passageira frequente na ligação Bruxelas-Lisboa, mas nunca antes lhe tinha acontecido fazer toda a viagem sem direito a uma refeição, por mais ligeira que fosse. Funcionária no Parlamento Europeu, e de regresso ao trabalho, Marta só percebeu que o voo TP 608, que se realizou na manhã de sábado, não teria serviço de refeições já dentro do avião. "Não tinha comido nada antes, ninguém, nem no ‘check-in' nem na porta de embarque avisou, por isso não tive tempo de comprar nada para comer", conta a partir de Bruxelas.
A ligação à Bélgica foi apenas uma das cerca de 30 realizadas pela TAP com a chamada tripulação mínima de segurança, no último fim-de-semana, o que implica cortes de serviço. Uma repetição das dificuldades que a companhia aérea já sentira no Verão de 2010. A TAP contesta estes valores, mas não esclarece quantos voos foram afectados pela falta de tripulantes.
"Houve muitos voos este fim-de-semana feitos com as tripulações mínimas de segurança", confirma o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Luís Parente, acrescentando que "este fim-de-semana houve 32 baixas de pessoal tripulante de cabine, o que representa pouco mais de 1,5% do total das tripulações".
A TAP lembra que o último fim-de-semana de Agosto é dos mais movimentados do ano e fala de um total de 650 voos programados para os dois primeiros dias de Setembro. "Neste quadro, houve alguns voos em que não foi possível prestar o normal serviço de bordo, mas em números não condizentes com os referidos pelo Diário Económico."
Hermínia Saraiva
05/09/12 00:05
economico
Falta de tripulantes afectou 30 voos este fim-de-semana. E três foram fretados por falta de pilotos.
Marta Neves é passageira frequente na ligação Bruxelas-Lisboa, mas nunca antes lhe tinha acontecido fazer toda a viagem sem direito a uma refeição, por mais ligeira que fosse. Funcionária no Parlamento Europeu, e de regresso ao trabalho, Marta só percebeu que o voo TP 608, que se realizou na manhã de sábado, não teria serviço de refeições já dentro do avião. "Não tinha comido nada antes, ninguém, nem no ‘check-in' nem na porta de embarque avisou, por isso não tive tempo de comprar nada para comer", conta a partir de Bruxelas.
A ligação à Bélgica foi apenas uma das cerca de 30 realizadas pela TAP com a chamada tripulação mínima de segurança, no último fim-de-semana, o que implica cortes de serviço. Uma repetição das dificuldades que a companhia aérea já sentira no Verão de 2010. A TAP contesta estes valores, mas não esclarece quantos voos foram afectados pela falta de tripulantes.
"Houve muitos voos este fim-de-semana feitos com as tripulações mínimas de segurança", confirma o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Luís Parente, acrescentando que "este fim-de-semana houve 32 baixas de pessoal tripulante de cabine, o que representa pouco mais de 1,5% do total das tripulações".
A TAP lembra que o último fim-de-semana de Agosto é dos mais movimentados do ano e fala de um total de 650 voos programados para os dois primeiros dias de Setembro. "Neste quadro, houve alguns voos em que não foi possível prestar o normal serviço de bordo, mas em números não condizentes com os referidos pelo Diário Económico."
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Grupo TAP em "situação crítica" regista prejuízos de 140 milhões de euros
31 Agosto 2012 | 22:26
Lusa
O grupo TAP apresentou prejuízos de 140 milhões de euros no primeiro semestre, três milhões acima do registado no período homólogo de 2011, atingindo capitais próprios negativos de 500 milhões de euros, numa situação que a Parpública classifica como "crítica".
Em relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Parpública, detentora da TAP enquanto gestora das participações do Estado, acredita que o resultado "venha a recuperar, embora se anteveja como muito difícil a anulação do prejuízo agora registado", com o endividamento a totalizar 1,1 mil milhões de euros.
"A situação financeira e patrimonial do Grupo TAP continua assim crítica com capitais próprios negativos que, após o prejuízo verificado no período, ultrapassam agora os 500 milhões de euros. A conquista de um accionista capaz de investir e dinamizar a reestruturação dos negócios é essencial e incontornável à manutenção de perspectivas de viabilidade empresarial do grupo", considera a empresa.
A 16 de agosto, a TAP SA, empresa que se dedica ao negócio da aviação, anunciou ter fechado o primeiro semestre deste ano com um prejuízo de 112 milhões de euros, uma subida de 14,6% em relação ao mesmo período de 2011.
Entre Janeiro e Junho deste ano, a TAP transportou 4.706.048 passageiros, mais 4,7% do que em igual período do ano passado, e aumentou a sua quota de mercado nos aeroportos portugueses para 41,7 por cento.
Na Manutenção e Engenharia do Brasil, os prejuízos baixaram de 30,1 milhões de euros, no primeiro semestre do ano passado, para 20,7 milhões de euros no final dos primeiros seis meses de 2012.
A Groundforce (empresas de assistência nos aeroportos), que foi alienada, terminou o primeiro semestre com um prejuízo de 2,3 milhões de euros de euros.
A TAP é uma das empresas que consta da lista de privatizações do Governo. A 2 de Agosto, o Conselho de Ministros aprovou a reprivatização da TAP, uma operação que irá integrar duas fases, uma através de aumento de capital e outra através da venda de acções.
A primeira será constituída por uma ou mais operações de aumento de capital da TAP- SGPS, "a subscrever por um ou mais investidores, bem como pela alienação de acções representativas do capital social da TAP - SGPS a um ou mais investidores".
A segunda será através de uma Oferta Pública de Venda (OPV) de acções representativas do capital social da TAP - SGPS.
Ambas as operações "podem ser efectuadas total ou parcialmente, numa ou mais vezes, simultaneamente ou em momento anterior ou posterior entre si".
O ministro da Economia garantiu hoje que a privatização da TAP, tal como a da ANA, está a decorrer segundo o planeado e deverá terminar até ao final deste ano, havendo já manifestações de interessados na transportadora área nacional.
O Barclays Capital, o Banco Espírito Santo de Investimento, o Citi Bank e o Crédit Suisse serão os assessores financeiros no processo de privatização da ANA e da TAP.
A TAP voa para 77 destinos em 35 países.
31 Agosto 2012 | 22:26
Lusa
O grupo TAP apresentou prejuízos de 140 milhões de euros no primeiro semestre, três milhões acima do registado no período homólogo de 2011, atingindo capitais próprios negativos de 500 milhões de euros, numa situação que a Parpública classifica como "crítica".
Em relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Parpública, detentora da TAP enquanto gestora das participações do Estado, acredita que o resultado "venha a recuperar, embora se anteveja como muito difícil a anulação do prejuízo agora registado", com o endividamento a totalizar 1,1 mil milhões de euros.
"A situação financeira e patrimonial do Grupo TAP continua assim crítica com capitais próprios negativos que, após o prejuízo verificado no período, ultrapassam agora os 500 milhões de euros. A conquista de um accionista capaz de investir e dinamizar a reestruturação dos negócios é essencial e incontornável à manutenção de perspectivas de viabilidade empresarial do grupo", considera a empresa.
A 16 de agosto, a TAP SA, empresa que se dedica ao negócio da aviação, anunciou ter fechado o primeiro semestre deste ano com um prejuízo de 112 milhões de euros, uma subida de 14,6% em relação ao mesmo período de 2011.
Entre Janeiro e Junho deste ano, a TAP transportou 4.706.048 passageiros, mais 4,7% do que em igual período do ano passado, e aumentou a sua quota de mercado nos aeroportos portugueses para 41,7 por cento.
Na Manutenção e Engenharia do Brasil, os prejuízos baixaram de 30,1 milhões de euros, no primeiro semestre do ano passado, para 20,7 milhões de euros no final dos primeiros seis meses de 2012.
A Groundforce (empresas de assistência nos aeroportos), que foi alienada, terminou o primeiro semestre com um prejuízo de 2,3 milhões de euros de euros.
A TAP é uma das empresas que consta da lista de privatizações do Governo. A 2 de Agosto, o Conselho de Ministros aprovou a reprivatização da TAP, uma operação que irá integrar duas fases, uma através de aumento de capital e outra através da venda de acções.
A primeira será constituída por uma ou mais operações de aumento de capital da TAP- SGPS, "a subscrever por um ou mais investidores, bem como pela alienação de acções representativas do capital social da TAP - SGPS a um ou mais investidores".
A segunda será através de uma Oferta Pública de Venda (OPV) de acções representativas do capital social da TAP - SGPS.
Ambas as operações "podem ser efectuadas total ou parcialmente, numa ou mais vezes, simultaneamente ou em momento anterior ou posterior entre si".
O ministro da Economia garantiu hoje que a privatização da TAP, tal como a da ANA, está a decorrer segundo o planeado e deverá terminar até ao final deste ano, havendo já manifestações de interessados na transportadora área nacional.
O Barclays Capital, o Banco Espírito Santo de Investimento, o Citi Bank e o Crédit Suisse serão os assessores financeiros no processo de privatização da ANA e da TAP.
A TAP voa para 77 destinos em 35 países.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
PIKAS Escreveu:A Euroatlantic, hoje, hoje, hoje, reafirmo hoje, é algo que está a passar ao lado deste país atolado em mediocridade. No passado, lá, lá, lá....
O Thomás Metello, que conheço muitissimo bem e faz o favor de me dispensar alguma consideração, é o Mourinho da aviação: ou adoras ou detestas. A maior parte detestam-no, mas a realidade credibiliza-o. Consegue ter um negócio de aviação em Portugal, rentável, sem apoios do estado, e numa dimensão já superior a algumas companhias por essa europa fora e alguma da sua frota é superior ao que a própria TAP tem. Há ali T7's.
Atenção: Se a TAP for parar às suas mãos ( não creio, falta-lhe dinheiro ) vão ver o que é uma companhia aérea. Não é um Mirpuri ( que também não é o que muitas vezes por aí se diz, mas os factos ) .
Cumprimentos,
PIKAS ,
Quanto aos valores da TAP , não dou opinião porque o pessoal das contas está mais habilitado para isso , mas não acho que chegue nem perto dos 1000 milhões.Mas nem perto mesmo.
Quanto à Euroatlantic , convenhamos.O Metello pode ser seu amigo , mas aquilo é uma empresa pirata.Dá lucro ,muito à custa dos funcionários ,poucos são efetivos , contratos a prazo ,raros param lá por muito tempo, etc. Chamam as tripulações para uma semana fora e depois são 2 meses, irregularidades.
As condições ali são muito precárias.
Quanto aos Mirpuri. Você diz que não é aquilo que dizem porque nunca trabalhou para eles , pois não?
Ah pois é. Drenaram o capital todo à Air Luxor ,eram salários atrasados ,contratos de trabalho irregulares , não descontavam o salário dos funcionários para a SS, aviões que não podiam aterrar em diversos aeroportos sob pena de serem arrestados,devem a quase todos os credores , e aos funcionários quase todos.
Aí de repente , um dia abrem a HI FLY , e continuam por aí felizes e contentes apenas porque isto é um país da treta , com uma justiça da treta onde só quem vai preso é o Zé Povinho.
A HIFLY está melhor do que a Air Luxor , mas ainda longe do ideal.
Podem ser seus amigos , mas só são porque vc não trabalha para eles , ou contenta-se com muito pouco.
Nenhum destes dois tem condições de pegar numa empresa a sério como a TAP.
É o mesmo que achar que o dono de uma tasca pode gerir bem um restaurante Michelin awarded.
A330
- Mensagens: 1503
- Registado: 30/1/2005 12:51
- Localização: Lx
jvasco27 Escreveu:PIKAS Escreveu:pdcarrico Escreveu:
Achas mesmo que alguém vai pagar mil milhões pela TAP?
Acho. Acho que não vai andar longe disso embora haja depois essas questões técnicas do capital negativo e coisas do género que não domino.
E mais. Se for uma cia do golfo ( emirates, qatar... ) vai um pouco acima. E seria a sorte da TAP, das tripulações e, sobretudo, dos clientes.
Cumprimentos,
Também não creio que alguém pague essa quantia pela TAP. Quando muito pagará um valor residual (para que o Governo salve a face e não passe pela vergonha de entregá-la de graça), mais umas vagas garantias de manutenção do "hub" em Lisboa e dos "postos de trabalho" (adoro essa expressão...) e uma injeção de capital.
Uma companhia do golfo seria uma ótima opção, mas dadas as limitações do aeroporto de Lisboa não creio que a TAP seja a sua escolha caso resolvam gerir um "hub" na Europa.
Se o comprador for a Lufthansa, IAG ou qualquer outra empresa européia, pode-se descartar o futuro da TAP como companhia aérea relevante, independentemente do que prometam. A TAP seria apenas uma companhia especializada em vôos intra-Portugal e destinos de rentabilidade mais baixa (como o Nordeste brasileiro, p.e.). Vôos para destinos europeus seriam fortemente reduzidos, com exceção dos voos para o hub do "dono". Vôos para destinos de longo curso lucrativos (Rio, São Paulo, Luanda) seriam também reduzidos, mais uma vez para potenciar o hub do "dono".
Já hoje, por pertencer à aliança dominada pela Lufthansa, a TAP é "forçada" a entregar algumas rotas ao parceiro mais poderoso. Se não por isso, como explicar que não haja um único vôo Porto-Frankfurt operado pela TAP, enquanto a Lufthansa enche todos os dias 3 A321s nessa rota, a preços não muito simpáticos?
Se calhar a melhor opção (ainda que com variados riscos) é a compra pela Avianca. Apesar do preconceito contra o país (que por acaso é muito, muito mais que o "sítio de onde vem a cocaína"), a empresa tem dimensão e história. E um hub em Lisboa faz todo o sentido para eles, para distribuir pela Europa os seus passageiros, provenientes dos diversos países da América Central e do Sul onde a Avianca opera. A Avianca está também na Star Alliance, como a TAP, o que facilita as coisas. Um problema pode ser a regra européia que exige a maioria do capital em mãos européias para manter o status de companhia européia, mas isso resolve-se com uma "ajuda" da Euroatlantic ou com a obtenção de mais uma nacionalidade pelo dono da Avianca (ele já tem várias, e como vem de uma família de origens polacas com certeza consegue a cidadania européia...).
Vasco:
Só agora vi este teu post que até vem na minha linha de pensamento. Há peanuts pelo meio mas na generalidade... embora ache que o golfo se encaixa melhor. Na europa é que não. sorry.
Olha que, se percebi bem, estás muitissimo enganado relativamente à Euroatlantic.
A Euroatlantic, hoje, hoje, hoje, reafirmo hoje, é algo que está a passar ao lado deste país atolado em mediocridade. No passado, lá, lá, lá....
O Thomás Metello, que conheço muitissimo bem e faz o favor de me dispensar alguma consideração, é o Mourinho da aviação: ou adoras ou detestas. A maior parte detestam-no, mas a realidade credibiliza-o. Consegue ter um negócio de aviação em Portugal, rentável, sem apoios do estado, e numa dimensão já superior a algumas companhias por essa europa fora e alguma da sua frota é superior ao que a própria TAP tem. Há ali T7's.
Atenção: Se a TAP for parar às suas mãos ( não creio, falta-lhe dinheiro ) vão ver o que é uma companhia aérea. Não é um Mirpuri ( que também não é o que muitas vezes por aí se diz, mas os factos ) .
Cumprimentos,
- Mensagens: 1820
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
PIKAS Escreveu:Pedro,
Ok. Tudo certo.
Fazes contas, não percebo nada disso mas acredito na bondade da tua opinião. Possivelmente até estás certo ou próximo da realidade. Mas...
Há já muito tempo que os mil milhões são o numero que anda por aí e, tanto quanto se diz, resulta da avaliação de bancos e consultores credíveis.
http://economico.sapo.pt/noticias/priva ... 42653.html
É por estas notícias que apontei aquele valor e não me parece muito descabido.
Agora quanto a aumentos de capital, passivos e tudo isso é por demais complexo e não tenho conhecimento para discutir.
Mas que as notícias são estas, são.
Já agora e para rematar. Não é difícil pôr a TAP a dar lucro. Não se pode é estar às ordens do governo.
Cumprimentos,
Pikas,
Não me entendas mal. Eu quero que dêem o máximo possível. Talvez em outros tempos pudesse ser possível. No presente e dadas as circunstâncias, eu pessoalmente já entenderia como boa, uma solução que preservasse a empresa.
Se para além disso puderem pagar .. melhor. Mas repara que mesmo o valor que falam nesse artigo teria em conta o valor da empresa = equity + dívida líquida. Ou seja se tirarmos a dívida líquida ao valor base chegamos na mesma a um valor baixo para as acções = 1240 - 1042 = 180 milhões.
Mas como digo .. espero que tenhas razão e que haja quem pague o máximo possível pelas acções da companhia.
Pedro Carriço
Pedro,
Ok. Tudo certo.
Fazes contas, não percebo nada disso mas acredito na bondade da tua opinião. Possivelmente até estás certo ou próximo da realidade. Mas...
Há já muito tempo que os mil milhões são o numero que anda por aí e, tanto quanto se diz, resulta da avaliação de bancos e consultores credíveis.
http://economico.sapo.pt/noticias/priva ... 42653.html
É por estas notícias que apontei aquele valor e não me parece muito descabido.
Agora quanto a aumentos de capital, passivos e tudo isso é por demais complexo e não tenho conhecimento para discutir.
Mas que as notícias são estas, são.
Já agora e para rematar. Não é difícil pôr a TAP a dar lucro. Não se pode é estar às ordens do governo.
Cumprimentos,
Ok. Tudo certo.
Fazes contas, não percebo nada disso mas acredito na bondade da tua opinião. Possivelmente até estás certo ou próximo da realidade. Mas...
Há já muito tempo que os mil milhões são o numero que anda por aí e, tanto quanto se diz, resulta da avaliação de bancos e consultores credíveis.
http://economico.sapo.pt/noticias/priva ... 42653.html
É por estas notícias que apontei aquele valor e não me parece muito descabido.
Agora quanto a aumentos de capital, passivos e tudo isso é por demais complexo e não tenho conhecimento para discutir.
Mas que as notícias são estas, são.
Já agora e para rematar. Não é difícil pôr a TAP a dar lucro. Não se pode é estar às ordens do governo.
Cumprimentos,
- Mensagens: 1820
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
PIKAS Escreveu:pdcarrico Escreveu:
Achas mesmo que alguém vai pagar mil milhões pela TAP?
Acho. Acho que não vai andar longe disso embora haja depois essas questões técnicas do capital negativo e coisas do género que não domino.
E mais. Se for uma cia do golfo ( emirates, qatar... ) vai um pouco acima. E seria a sorte da TAP, das tripulações e, sobretudo, dos clientes.
Cumprimentos,
Pikas,
Desculpa-me mas estás contaminado com wishful thinking. Estás a assumir que uma empresa que gera pouco mais de 100 milhões de ebidta, que precisa de pelo menos 400 milhões para equilibrar a posição de balanço vai valer 1000 milhões para um comprador?
Só para teres uma noção em como essa assunção de valor pode ser absurda - uma empresa como a altri que gera um ebidta anual em torno de 150 milhões, que exporta 90% (e por isso não está dependente da crise) vale em bolsa menos de 250 milhões.
Ou se preferires uma comparação no sector: A lufthansa que é uma empresa mais segura, com riscos muito mais mitigados por conta de uma distribuição de rotas mais diversificada, que tem 14 vezes o volume de negócios da TAP e 15 vezes o EBIDTA, vale cerca de 4,5 bi. E atenção que a lufthasa tem uma posição de balanço que seria equivalente à da TAP se o accionista-Estado pusesse lá pelo menos uns 600/700 milhões.
Faz as contas: 4,5 bi divididos por 10 (aqui até vai um desconto) dá 450 milhões. Ou seja pela avaliação da lufthansa a TAP poderia valer 450 milhões, mas só depois de razoavelmente capitalizada. Ou seja hoje valerá zero.
Podem haver aqui uma diferençazinhas mas daí a considerar que a TAP pode valer 1000 milhões vai uma distância e tanto.
Pedro Carriço
PIKAS Escreveu:pdcarrico Escreveu:
Achas mesmo que alguém vai pagar mil milhões pela TAP?
Acho. Acho que não vai andar longe disso embora haja depois essas questões técnicas do capital negativo e coisas do género que não domino.
E mais. Se for uma cia do golfo ( emirates, qatar... ) vai um pouco acima. E seria a sorte da TAP, das tripulações e, sobretudo, dos clientes.
Cumprimentos,
Também não creio que alguém pague essa quantia pela TAP. Quando muito pagará um valor residual (para que o Governo salve a face e não passe pela vergonha de entregá-la de graça), mais umas vagas garantias de manutenção do "hub" em Lisboa e dos "postos de trabalho" (adoro essa expressão...) e uma injeção de capital.
Uma companhia do golfo seria uma ótima opção, mas dadas as limitações do aeroporto de Lisboa não creio que a TAP seja a sua escolha caso resolvam gerir um "hub" na Europa.
Se o comprador for a Lufthansa, IAG ou qualquer outra empresa européia, pode-se descartar o futuro da TAP como companhia aérea relevante, independentemente do que prometam. A TAP seria apenas uma companhia especializada em vôos intra-Portugal e destinos de rentabilidade mais baixa (como o Nordeste brasileiro, p.e.). Vôos para destinos europeus seriam fortemente reduzidos, com exceção dos voos para o hub do "dono". Vôos para destinos de longo curso lucrativos (Rio, São Paulo, Luanda) seriam também reduzidos, mais uma vez para potenciar o hub do "dono".
Já hoje, por pertencer à aliança dominada pela Lufthansa, a TAP é "forçada" a entregar algumas rotas ao parceiro mais poderoso. Se não por isso, como explicar que não haja um único vôo Porto-Frankfurt operado pela TAP, enquanto a Lufthansa enche todos os dias 3 A321s nessa rota, a preços não muito simpáticos?
Se calhar a melhor opção (ainda que com variados riscos) é a compra pela Avianca. Apesar do preconceito contra o país (que por acaso é muito, muito mais que o "sítio de onde vem a cocaína"), a empresa tem dimensão e história. E um hub em Lisboa faz todo o sentido para eles, para distribuir pela Europa os seus passageiros, provenientes dos diversos países da América Central e do Sul onde a Avianca opera. A Avianca está também na Star Alliance, como a TAP, o que facilita as coisas. Um problema pode ser a regra européia que exige a maioria do capital em mãos européias para manter o status de companhia européia, mas isso resolve-se com uma "ajuda" da Euroatlantic ou com a obtenção de mais uma nacionalidade pelo dono da Avianca (ele já tem várias, e como vem de uma família de origens polacas com certeza consegue a cidadania européia...).
- Mensagens: 80
- Registado: 29/11/2007 9:30
- Localização: 14
pdcarrico Escreveu:
Achas mesmo que alguém vai pagar mil milhões pela TAP?
Acho. Acho que não vai andar longe disso embora haja depois essas questões técnicas do capital negativo e coisas do género que não domino.
E mais. Se for uma cia do golfo ( emirates, qatar... ) vai um pouco acima. E seria a sorte da TAP, das tripulações e, sobretudo, dos clientes.
Cumprimentos,
- Mensagens: 1820
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
Quem está ligado: