BCP - Tópico Geral
bar38 Escreveu:Vale um bocadinho mais cerca 775 milhões, mas basicamente e' isso.artista Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.
Não é mais que isso? O meu raciocínio é o seguinte: O BCP vale cerca de 700 milhões de euros em bolsa, o AC é de 500 milhões. Isto que dizer que por cada 7 euros detidos um investidor terá de colocar 5. Ou seja, quem tem 9000 euros em ações do BCP terá de investir... bom afinal não me dá mais que isso, fiz as contas e dá-me 6428 euros! Está certo não está?!
500milhoes ÷ 0.04cent=12 500 000 000 acções÷7 200 000 000 de acções existentes=1.7...
E' mais ao menos isto.
Pois mas a situação é ao contrário. Por cada ação detida teria direito a subscrever 1,7 novas ações. Se calhar até é isso e o caracinha percebeu ao contrário!
O preço das novas ações do AC será a 4 cêntimos e cada investidor terá direito a comprar 1,7 ações por cada direito detido! Se for isto não percebo é como é que ainda ninguém sabe, só o tal gestor e o caracinha!?

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Vale um bocadinho mais cerca 775 milhões, mas basicamente e' isso.artista Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.
Não é mais que isso? O meu raciocínio é o seguinte: O BCP vale cerca de 700 milhões de euros em bolsa, o AC é de 500 milhões. Isto que dizer que por cada 7 euros detidos um investidor terá de colocar 5. Ou seja, quem tem 9000 euros em ações do BCP terá de investir... bom afinal não me dá mais que isso, fiz as contas e dá-me 6428 euros! Está certo não está?!
500milhoes ÷ 0.04cent=12 500 000 000 acções÷7 200 000 000 de acções existentes=1.7...
E' mais ao menos isto.
- Registado: 20/6/2011 21:37
Só agora com estas contas é que me apercebi da brutalidade do AC. Nunca tinha pensado no assunto, nem parecia assim tanto dinheiro como isso... e não seria, se o BCP não valesse pouco mais que isso! No fundo estão quase a pedir aos investidores que metam lá outro tanto do que já lá têm, independentemente da posição estar desvalorizada ou não! È muita fruta... e a diluição também! 

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Sim, é dentro disso, artista. Eu não pretendi apresentar um valor exacto mas uma ordem de grandeza...
Bar, provavelmente a questão está no rácio que não é o de direitos necessários para adquirir uma acção mas sim o rácio de novas acções versus antigas.
Bar, provavelmente a questão está no rácio que não é o de direitos necessários para adquirir uma acção mas sim o rácio de novas acções versus antigas.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
artista Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.
Já agora, na sequência deste raciocínio não é possível que os títulos sejam colocados a 4 cêntimos sejam necessários 1,7 direitos para comprar um novo título! Caracinha, andas a enganar-nos?!

MarcoAntonio Escreveu:Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.
Desculpa Marco mas não percebo o porque dos números não baterem certo,quanto mim batem certos sim ,caso se confirme a emissão de novas acções a 4 cêntimo.MarcoAntonio Escreveu:Se a colocação das novas acções fosse a 4 centimos e o número de direitos necessários para adquirir uma acção nova 1.7 mas como disse o exercício serviu só de exemplo sobre como se faziam as contas (a propósito de se dizer que as acções ficariam a 4 centimos).
Eu não acho que os números vão ser estes, penso que vão ser colocados a um valor mais elevado e o rácio nem vale a pena discutir sem se saber os restantes dados.
Aliás, pode-se dizer mais até: com quase toda a certeza os números não vão ser estes dado que eles nem sequer batem certo com as necessidades do aumento de capital...
Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.
Se a colocação das novas acções fosse a 4 centimos e o número de direitos necessários para adquirir uma acção nova 1.7 mas como disse o exercício serviu só de exemplo sobre como se faziam as contas (a propósito de se dizer que as acções ficariam a 4 centimos).
Eu não acho que os números vão ser estes, penso que vão ser colocados a um valor mais elevado e o rácio nem vale a pena discutir sem se saber os restantes dados.
Aliás, pode-se dizer mais até: com quase toda a certeza os números não vão ser estes dado que eles nem sequer batem certo com as necessidades do aumento de capital...
Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
cálculos
caro Marco a esta hora já não estou a raciocinar muito bem
desculpa lá mas confirma-me só se os meus cálculos estão bem, ou seja, conformes com o que falaste
obrigado
desculpa lá mas confirma-me só se os meus cálculos estão bem, ou seja, conformes com o que falaste
obrigado
Re: comentário
Os valores ainda não foram anunciados pelo Banco pelo que podem não estar correctos face ao que vai realmente ocorrer. Eu fiz o calculo mais a título de exemplo, nada disto está confirmado e o melhor é aguardar por valores oficiais em lugar de estar a insistir em dados que podem não se verificar de todo.
Como em todos os ACs convém notar e recordar que os xis euros necessários para comprar as novas acções são o dinheiro adicional investido na compra das novas acções, mas as acções não ficam realmente a 4 centimos (se fosse 4 centimos o preço de colocação das novas acções). O custo real dessas acções seria nesse caso 0.04 + R*D (m que é o Racio e D é o custo do Direito (para antigos accionistas faz sentido utilizar o valor destacado das antigas acções pois é aí que os antigos accionistas estão a pagar dinheiro pelos Direitos... para um individuo que compre direitos durante o seu período de negociação, D será o valor a que comprou os direitos).
O que se pode ler e ouvir até agora, levava mais depressa a concluir que as acções seriam (ou serão) colocadas a 6 centimos ou por aí, não a 4. Isto dos 4 centimos não é por enquanto informação segura como já disse atrás...
Seja como for, este valor é mais ou menos arbitrário e serve mais para iludir os investidores do que outra coisa pois no final é mais ou menos indiferente: quanto mais baixo o valor das novas, maior será o racio entre acções e maior é o diferencial entre as antigas e as novas, o que tem implicação no valor dos direitos. No final, vai dar tudo mais ou menos ao mesmo e vamos sempre acabar por ter as acções por volta dos 7~8 centimos, mais centimo menos centimo.
E "desconto" é um termo enganador muito embora utilizado com frequência: na realidade, não existem desconto nenhum (pelo menos para ~98 ou 99% das acções).
Como em todos os ACs convém notar e recordar que os xis euros necessários para comprar as novas acções são o dinheiro adicional investido na compra das novas acções, mas as acções não ficam realmente a 4 centimos (se fosse 4 centimos o preço de colocação das novas acções). O custo real dessas acções seria nesse caso 0.04 + R*D (m que é o Racio e D é o custo do Direito (para antigos accionistas faz sentido utilizar o valor destacado das antigas acções pois é aí que os antigos accionistas estão a pagar dinheiro pelos Direitos... para um individuo que compre direitos durante o seu período de negociação, D será o valor a que comprou os direitos).
Greedy_Greeny Escreveu:P.S: AC a 4 cêntimos parece-me muito o desconto mas enfim...
O que se pode ler e ouvir até agora, levava mais depressa a concluir que as acções seriam (ou serão) colocadas a 6 centimos ou por aí, não a 4. Isto dos 4 centimos não é por enquanto informação segura como já disse atrás...
Seja como for, este valor é mais ou menos arbitrário e serve mais para iludir os investidores do que outra coisa pois no final é mais ou menos indiferente: quanto mais baixo o valor das novas, maior será o racio entre acções e maior é o diferencial entre as antigas e as novas, o que tem implicação no valor dos direitos. No final, vai dar tudo mais ou menos ao mesmo e vamos sempre acabar por ter as acções por volta dos 7~8 centimos, mais centimo menos centimo.
E "desconto" é um termo enganador muito embora utilizado com frequência: na realidade, não existem desconto nenhum (pelo menos para ~98 ou 99% das acções).
Re: comentário
pelo abaixo explicado pelo Marco António pergunto se o meu raciocínio estará conforme:
100000 acções detidas = 100000 direitos = 100000/1,7 = 58824 novas acções a 0,04€ = 2352,96€ gastos neste AC
P.S: AC a 4 cêntimos parece-me muito o desconto mas enfim...
100000 acções detidas = 100000 direitos = 100000/1,7 = 58824 novas acções a 0,04€ = 2352,96€ gastos neste AC
P.S: AC a 4 cêntimos parece-me muito o desconto mas enfim...
MarcoAntonio Escreveu:jotabilo Escreveu: Mas essa decisão não pode ser tomada dessa forma tão clara.....ninguém pode afirmar que os títulos do BCP após o aumento de capital...rondarão esse valor de 0,04 euros...
Conforme já escrevi em cima, não é 0.04 mas 0.074 (isto assumindo os valores que estão a falar e que o BCP não mexe dos 0.094 actuais até ao AC).jotabilo Escreveu:Uma dúvida se me antolha....qual será o valor de mercado dos direitos atribuídos que será à razão de 1,7 por acçâo?.....precisava de uma ideia sobre isso....
Seria de 2 centimos (0.02 euros) por direito.
Os direitos são atribuidos à razão de 1 direito por acção antiga detida, entenda-se.
Seriam é (supostamente) necessários 1.7 direitos para adquirir cada uma das novas acções.
Re: aumento de capital
Sim, eu percebo o que estas a dizer,mas isso a cotação actual, há que esperar pela reacção do mercado aquando do anuncio oficial.MarcoAntonio Escreveu:bar38 Escreveu:Mas no ultimo aumento de capital as acções remanescentes representaram cerca 3% e isto numa conjuntura bem mais favorável ou pelo menos sem esta incerteza se o estado vai ou não entrar directa mente no capital do banco, apenas volto a insistir no assunto como um ponto a ter em conta ,claro que tudo dependerá da maneira como se desenrolará o aumento de capital.
Bar, no último aumento de capital o valor dos direitos versus o valor das acções era completamente diferente do que aparentemente será neste. Foi precisamente aquilo que te apontei: a ser verdade os valores que foram referidos, o valor dos direitos representarão na ordem de 20% (ou mais) da posição actualmente detida. Nesse aumento de capital, representava apenas cerca de 4%...
não é necessário ! não passa de 1 linha, com ligeiras lombas. LATERALIZOU e está na descida

SirPatrickBateman Escreveu:E um gráficozito actualizado, não há?
tks.

olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
- Registado: 29/11/2007 2:07
- Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....
bar38 Escreveu:Mas no ultimo aumento de capital as acções remanescentes representaram cerca 3% e isto numa conjuntura bem mais favorável ou pelo menos sem esta incerteza se o estado vai ou não entrar directa mente no capital do banco, apenas volto a insistir no assunto como um ponto a ter em conta ,claro que tudo dependerá da maneira como se desenrolará o aumento de capital.
Bar, no último aumento de capital o valor dos direitos versus o valor das acções era completamente diferente do que aparentemente será neste. Foi precisamente aquilo que te apontei: a ser verdade os valores que foram referidos, o valor dos direitos representarão na ordem de 20% (ou mais) da posição actualmente detida. Nesse aumento de capital, representava apenas cerca de 4%...
- Registado: 6/11/2002 16:28
Mas no ultimo aumento de capital as acções remanescentes representaram cerca 3% e isto numa conjuntura bem mais favorável ou pelo menos sem esta incerteza se o estado vai ou não entrar directa mente no capital do banco, apenas volto a insistir no assunto como um ponto a ter em conta ,claro que tudo dependerá da maneira como se desenrolará o aumento de capital.MarcoAntonio Escreveu:bar38 Escreveu:Marco, mas olha que os 500 euros de hoje já foram 5000 em 2009 ou 2500 em 2011 há não muito tempo, (...)
Mas das duas uma: ou os investidores reforçaram nos n aumentos de capital ou se não o fizeram, essas posições também ficaram sendo diluidas ao longo do tempo.
Por muitos que sejam (vamos supor que são 100 mil) representam para aí 1% do capital em bolsa actual os que teriam um montante que mal dá para as comissões de venda dos eventuais direitos...
Depois ainda tinhas de descontar a parte destes que decidia ir ao AC e portanto exercia os direitos.
bar38 Escreveu:Marco, mas olha que os 500 euros de hoje já foram 5000 em 2009 ou 2500 em 2011 há não muito tempo, (...)
Mas das duas uma: ou os investidores reforçaram nos n aumentos de capital ou se não o fizeram, essas posições também ficaram sendo diluidas ao longo do tempo.
Por muitos que sejam (vamos supor que são 100 mil) representam para aí 1% do capital em bolsa actual os que teriam um montante que mal dá para as comissões de venda dos eventuais direitos...
Depois ainda tinhas de descontar a parte destes que decidia ir ao AC e portanto exercia os direitos.
Marco, mas olha que os 500 euros de hoje já foram 5000 em 2009 ou 2500 em 2011 há não muito tempo, e vender os direitos pouco mais da que para pagar comissões,e com lista infinita de accionistas que banco tem não serão assim tao poucos mas claro que isoladamente não quererá dizer nada de qualquer forma acho que e' de ter em consideração.MarcoAntonio Escreveu:bar38 Escreveu:Parece me que por ser uma acção detida por muitos pequenos investidores haverá muitos que nem iram exercer direito de compra de novas acções nem lhes compensará vender os respectivos direitos , o que no final criara um muito elevado numero de acções remanescentes a serem vendidas a 0,04, (...)
Não creio que seja assim tão provável que um número significativo de direitos fiquem com os investidores, por vender, por esta razão que apontas dado que os direitos terão ao que parece um peso significativo face à cotação (provavelmente representarão para cada investidor na ordem dos 20% da posição anteriormente detida ou mesmo mais).
Assim, só não compensará vender direitos para quem tiver posições inferiores a 50~100 euros actualmente em acções. Estou relativamente certo que isto não tem peso no total do título...
Para qualquer individuo com uns meros 200, 300 ou 500 euros em acções do BCP já compensará largamente (isto é, dá para as comissões) vender os direitos e seria um erro ficar com eles se não é para ir ao AC.
Poderá vir ou não a existir pressão por uma qualquer razão ou conjunto de razões, não vou opinar sobre isso. Apenas que isoladamente por esta questão dos direitos, não me parece que tenha grande sustentação.
bar38 Escreveu:Parece me que por ser uma acção detida por muitos pequenos investidores haverá muitos que nem iram exercer direito de compra de novas acções nem lhes compensará vender os respectivos direitos , o que no final criara um muito elevado numero de acções remanescentes a serem vendidas a 0,04, (...)
Não creio que seja assim tão provável que um número significativo de direitos fiquem com os investidores, por vender, por esta razão que apontas dado que os direitos terão ao que parece um peso significativo face à cotação (provavelmente representarão para cada investidor na ordem dos 20% da posição anteriormente detida ou mesmo mais).
Assim, só não compensará vender direitos para quem tiver posições inferiores a 50~100 euros actualmente em acções. Estou relativamente certo que isto não tem peso no total do título...
Para qualquer individuo com uns meros 200, 300 ou 500 euros em acções do BCP já compensará largamente (isto é, dá para as comissões) vender os direitos e seria um erro ficar com eles se não é para ir ao AC.
Poderá vir ou não a existir pressão por uma qualquer razão ou conjunto de razões, não vou opinar sobre isso. Apenas que isoladamente por esta questão dos direitos, não me parece que tenha grande sustentação.
aumento de capital
Parece me que por ser uma acção detida por muitos pequenos investidores haverá muitos que nem iram exercer direito de compra de novas acções nem lhes compensará vender os respectivos direitos , o que no final criara um muito elevado numero de acções remanescentes a serem vendidas a 0,04, as quais a serem absorvidas pelo mercado colocaram uma enorme pressão na cotação assim que entrarem a negociação tal como no ultimo aumento de capital.
Re: Aumento Captial BCP
artista Escreveu:pepe7 Escreveu:... Pois mas pode fazer diferença..e mais ainda dependendo da abertura da negociação dos direitos, que podem sofrer pressão, tem acontecido tal nos anteriores AC, mas óbvio que pode não acontecer neste, mas...
Vamos aguardar....mas eu agora não entraria mantendo-se a cotação actual até lá...![]()
Não esquecer que esse desvio também incorpora uma desvantagem que os direitos têm. Quem adquirir ações através dos direitos fica com as mesmas indisponíveis para negociação durante algum tempo!
Boas Artista,
Um "pormenor", mas importante, sem duvida...Bem visto
Cumprimentos
pepe7 Escreveu:... Pois mas pode fazer diferença..e mais ainda dependendo da abertura da negociação dos direitos, que podem sofrer pressão, tem acontecido tal nos anteriores AC, mas óbvio que pode não acontecer neste, mas...
Vamos aguardar....mas eu agora não entraria mantendo-se a cotação actual até lá...![]()
Não esquecer que esse desvio também incorpora uma desvantagem que os direitos têm. Quem adquirir ações através dos direitos fica com as mesmas indisponíveis para negociação durante algum tempo!
Re: E triste
Desculpem. Então mas a ser verdade, e' normal facultar em primeira mao informação privilegiada e relevante a clientes accionistas e só depois ao mercado. Não isto punível?Que raio de mercado e' este?caracinha Escreveu:artista Escreveu:caracinha Escreveu:E triste ver toda a banca valorizar e o BCP a molengar a ver que o aumento de capital deveria ter sido feito a tempo como o do BES e do BPI e não em beneficio de accionistas tesos,que emprestam acçoes para shortar a troco de uns trocos pois estão na penuria , e triste.
Por outro lado, se tivesse feito o AC na altura do BPI e BES, estaria agora provavelmente a valorizar dos 0,07 para os 0,078, ou coisa parecida!
bem hoje ligaram-me do bcp das fontainhas aqui em cascais a perguntar se acompanhava o aumento de capital que iria acontecer em setembro, eu disse que sim mas iria depender dos preços disseram que seria 1,7 direitos por acção com o valor de 4 centimos por acção. acho que a cotaçao vai a esses valores agora mais que nunca

olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
- Registado: 29/11/2007 2:07
- Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....
AS_terix Escreveu:contudo a procura é grande...
os cofs, ao fecho, 1 compra 714mil ao melhor ?!
![]()
porquê ???!!!
1 714.325 0,0000 0,0940 250.000 1
1 74.849 0,0980 0,0950 7.022.781 44
1 142.866 0,0960 0,0960 10.273.895 69
1 490.620 0,0950 0,0970 5.625.219 54
12 1.062.320 0,0940 0,0980 4.188.348 31
91 9.044.928 0,0930 0,0990 3.881.239 41
45 4.016.501 0,0920 0,1000 3.998.267 69
24 2.697.701 0,0910 0,1010 2.039.209 15
51 2.587.661 0,0900 0,1020 1.743.025 10
Muito provavelmente fecho de curtos. Há quem não queira manter posições de um dia para o outro. O certo é que há movimentações inversas aos índices externos e hoje no PSI houve um fecho atípico em relação às outras praças.
Bons negócios
- Registado: 29/11/2007 11:50
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, VALHALLA e 157 visitantes