1º de Maio / Pingo Doce
pedrooa Escreveu:Impor um limite minimo de pagamento com os cartões multibanco.
É que li um comentário já não sei aonde que isso era ilegal. E fiquei na dúvida.
Não é ilegal, não existe qualquer lei sobre a matéria sequer portanto fica ao critério das empresas.
A SIBS apenas diz que o comerciante "deve" anunciar/afixar previamente as condições de utilização do cartão caso existam restrições mas isto deriva apenas do acordo/contrato entre as empresas envolvidas, não deriva da lei.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A SIBS diz que o PD pode fazer isso, tal como qualquer outro estabelecimento comercial, desde que tenha um acordo com o banco associado aos portais de pagamento.
Disseram-me que no site do Banco de Portugal tinha essa informação mas não encontro. Se alguém conseguir encontrar que disponibilize aqui.
Disseram-me que no site do Banco de Portugal tinha essa informação mas não encontro. Se alguém conseguir encontrar que disponibilize aqui.
- Registado: 6/7/2012 12:38
urukai Escreveu:Às vezes até tenho de meter mais umas pastilhas ou assim para fazer mais de 5 euros quando só compro pão e salada. Agora não vou fazer o mesmo para ultrapassar os 20 Euros.
Urukai, era 5 euros porquê ? O PD não permitia MB para compras inferiores a 5 euros ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
dfviegas Escreveu:se o Pingo Doce, o Jumbo, o Continente, o Intermarché e o Minipreço se revoltassem e fizessem uma aliança para controlar os pagamentos? Haveria surpresa? Haveria editoriais inflamados? É precisamente isto que está a acontecer nos Estados Unidos. Nem de propósito. As taxas elevadas pagas pelo uso de cartões de crédito e débito não são exclusivas de um país pobre sob controlo da troika.
A Merchant Customer Exchange (MCX) já tem uma dúzia de associados, entre as maiores gigantes do retalho – Wal-Mart, Target, Best Buy, Sears – e vai desenvolver a sua própria plataforma. Imagine-se, algo como uma rede fechada de pagamentos. Um multibanco dentro do Multibanco.
A MCX vai concorrer com as empresas que vão na frente dos pagamentos móveis, principalmente a Square (mas também a PayDragon, Kuapay, PayPal Here e Google Wallet).
Resumindo: vai haver sangue na arena dos pagamentos móveis. Alguém já se perguntou porque é que tem sido tão difícil adoptar os pagamentos por telemóvel, algo de que se fala há tanto tempo? A Nokia tem a tecnologia NFC, a mesma usada nos cartões Lisboa Viva, há anos nos seus telemóveis. Há várias soluções fáceis de usar. Porque é que continuamos a usar cartões de débito e crédito em máquinas que pouco ou nada mudaram nos últimos dez anos?
Portugal é um caso específico. Tem uma das melhores redes multibanco do mundo, perfeitamente integrada e homogénea, onde qualquer cartão funciona em qualquer máquina. Aliás, nos últimos anos quase se enfiaram cartões de débito e crédito pela garganta abaixo dos consumidores. Não deixa de ser irónico que agora se queira desencorajar o seu uso em compras de baixo valor, porque os retalhistas se chatearam com as taxas que pagam.
A decisão tomada pelo Pingo Doce,e que pode ser seguida por outras cadeias, é uma posição de força que das duas uma: ou força a banca a baixar as taxas, ou abre as portas aos pagamentos móveis de que tanto se fala.
Parece-me que os pagamentos móveis não funcionaram até hoje por duas razões: primeiro, só recentemente se expandiu a compra de smartphones em Portugal, graças ao impulso do iPhone e da Samsung. Sem um telemóvel de gama alta, no qual os consumidores confiam, nada feito.
A segunda razão é que passar os pagamentos para o telemóvel elimina a necessidade de comprar terminais de pagamento automático. Há muitas empresas que não querem isso, como a muito portuguesa Glintt, que até exporta TPA, a GFI ou a Ingenico.
E claro, sem esquecer, os próprios bancos. Se em Portugal for adoptada a solução de desmaterialização tipo Google Wallet, que usa NFC e não obriga a passar o cartão fisicamente em lado nenhum, então é como se usasse um MBNet ou um PayPal. Os comerciantes pagam uma taxa mais baixa ao intermediário. Ou então eliminam o intermediário, como querem fazer com a MCX nos Estados Unidos.
Esta parceria da AHRESP com a PT pode ser o início disso mesmo. Mas será que os consumidores vão gostar de tantas opções? Gostamos de pensar que somos "early adopters" em tudo, mas não esqueçamos que o Porta-Moedas Multibanco foi um falhanço terrível.
No que toca a pagamentos móveis, só iremos aderir se formos obrigados. Porque, na verdade, o que nós queremos é pagar como nos der na real gana.
dfviegas é de bom tom citar a fonte:
http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO056581.html
Krupper Escreveu:Mas atenção, parece-me que o pagamento em dinheiro está limitado a 1000 ou 2000 euros... (nao tenho a certeza do valor exacto).
Krupper, 1000 euros mas a restrição só existe para empresas.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... 40080.html
- Registado: 5/11/2002 12:21
urukai Escreveu:Aliás, a título de exemplo, hoje precisei de comprar pilhas (total de 7€) por causa dos stresses fui antes à Worten em vez de ir ao PD que estão um ao lado do outro no forum sintra.
Só por curiosidade: o preço das pilhas é igual nos dois locais?
alexandre7ias Escreveu:Porque raio tenho que esperar dois dias para fazer uma compra superior a 400€ se a quiser pagar em dinheiro!
Não tens nada de esperar dois dias. Vais ao banco e pedes para fazer um levantamento ao balcão directamente da tua conta.
Simples

alexandre7ias Escreveu:artista Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Ok não querem entender! Então eu quero pagar a dinheiro e obrigam-me a utilizar MB. Eu não quero pagar em cheque nem em MB. Quero pagar com notas!
Mas isso não tem nada a ver com este assunto do PD deixar de aceitar MB para compras inferiores a 20 euros. Não estou a perceber o teu ponto?!![]()
Esse problema de pagares compras superiores a 400 euros com nota, carcanhol, graveto, já o tinhas antes, sempre tiveste, porque é que estás a falar disto agora?!
Porque quero deixar de utilizar MB e pagar tudo a dinheiro. Os pagamentos por MB também nunca foram problema para o PD e agora pelos vistos sao!
Porque raio tenho que esperar dois dias para fazer uma compra superior a 400€ se a quiser pagar em dinheiro!
O pingo doce despertou.me para essa realidade com esta cena do MB.
E já agora não é só o MB.Pingo Doce também limita uso dos cartões de refeição das empresas
Pingo Doce deixa de aceitar cartão a 1 de setembro (Foto: D.R.)
Aplica-se a mesma regra: o grupo Jerónimo Martins não permite que sejam utilizados para compras inferiores a 20 euros
Os cartões empresa-refeições que várias empresas estão a ultilizar para pagamento do subsidio de refeição aos seus colaboradores também estão abrangidos pela limitação do Pingo Doce, só os aceitando para compras superiores a 20 euros.
De acordo com fonte oficial do Grupo Jerónimo Martins, "tratam-se de cartões de débito e como tal são abrangido pela nova política do Grupo". Assim os portadores desses cartões empresa-refeições, além de estarem limitados apenas ao pagamento de compras em algumas lojas, noutras não são aceites, porque estão em nome individual, também só podem pagar as suas compras no Pingo Doce que o valor total for superior a 20 euros.
Perceba como funcionam estes cartões
Virgínia Alves
Mas tens que esperar dois dias porquê? Se fazes assim tanta questão, vais a uma agência do teu banco e levantas o dinheiro que precisas e depois vais às compras.
Mas atenção, parece-me que o pagamento em dinheiro está limitado a 1000 ou 2000 euros... (nao tenho a certeza do valor exacto).
Se tens algum trauma com cartões, podes sempre voltar aos cheques.
enfim, eu parece-me é que refilas com tudo mas apenas para não estares calado.
- Registado: 30/9/2010 13:54
se o Pingo Doce, o Jumbo, o Continente, o Intermarché e o Minipreço se revoltassem e fizessem uma aliança para controlar os pagamentos? Haveria surpresa? Haveria editoriais inflamados? É precisamente isto que está a acontecer nos Estados Unidos. Nem de propósito. As taxas elevadas pagas pelo uso de cartões de crédito e débito não são exclusivas de um país pobre sob controlo da troika.
A Merchant Customer Exchange (MCX) já tem uma dúzia de associados, entre as maiores gigantes do retalho – Wal-Mart, Target, Best Buy, Sears – e vai desenvolver a sua própria plataforma. Imagine-se, algo como uma rede fechada de pagamentos. Um multibanco dentro do Multibanco.
A MCX vai concorrer com as empresas que vão na frente dos pagamentos móveis, principalmente a Square (mas também a PayDragon, Kuapay, PayPal Here e Google Wallet).
Resumindo: vai haver sangue na arena dos pagamentos móveis. Alguém já se perguntou porque é que tem sido tão difícil adoptar os pagamentos por telemóvel, algo de que se fala há tanto tempo? A Nokia tem a tecnologia NFC, a mesma usada nos cartões Lisboa Viva, há anos nos seus telemóveis. Há várias soluções fáceis de usar. Porque é que continuamos a usar cartões de débito e crédito em máquinas que pouco ou nada mudaram nos últimos dez anos?
Portugal é um caso específico. Tem uma das melhores redes multibanco do mundo, perfeitamente integrada e homogénea, onde qualquer cartão funciona em qualquer máquina. Aliás, nos últimos anos quase se enfiaram cartões de débito e crédito pela garganta abaixo dos consumidores. Não deixa de ser irónico que agora se queira desencorajar o seu uso em compras de baixo valor, porque os retalhistas se chatearam com as taxas que pagam.
A decisão tomada pelo Pingo Doce,e que pode ser seguida por outras cadeias, é uma posição de força que das duas uma: ou força a banca a baixar as taxas, ou abre as portas aos pagamentos móveis de que tanto se fala.
Parece-me que os pagamentos móveis não funcionaram até hoje por duas razões: primeiro, só recentemente se expandiu a compra de smartphones em Portugal, graças ao impulso do iPhone e da Samsung. Sem um telemóvel de gama alta, no qual os consumidores confiam, nada feito.
A segunda razão é que passar os pagamentos para o telemóvel elimina a necessidade de comprar terminais de pagamento automático. Há muitas empresas que não querem isso, como a muito portuguesa Glintt, que até exporta TPA, a GFI ou a Ingenico.
E claro, sem esquecer, os próprios bancos. Se em Portugal for adoptada a solução de desmaterialização tipo Google Wallet, que usa NFC e não obriga a passar o cartão fisicamente em lado nenhum, então é como se usasse um MBNet ou um PayPal. Os comerciantes pagam uma taxa mais baixa ao intermediário. Ou então eliminam o intermediário, como querem fazer com a MCX nos Estados Unidos.
Esta parceria da AHRESP com a PT pode ser o início disso mesmo. Mas será que os consumidores vão gostar de tantas opções? Gostamos de pensar que somos "early adopters" em tudo, mas não esqueçamos que o Porta-Moedas Multibanco foi um falhanço terrível.
No que toca a pagamentos móveis, só iremos aderir se formos obrigados. Porque, na verdade, o que nós queremos é pagar como nos der na real gana.
- Registado: 29/11/2007 2:53
artista Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Ok não querem entender! Então eu quero pagar a dinheiro e obrigam-me a utilizar MB. Eu não quero pagar em cheque nem em MB. Quero pagar com notas!
Mas isso não tem nada a ver com este assunto do PD deixar de aceitar MB para compras inferiores a 20 euros. Não estou a perceber o teu ponto?!![]()
Esse problema de pagares compras superiores a 400 euros com nota, carcanhol, graveto, já o tinhas antes, sempre tiveste, porque é que estás a falar disto agora?!
Porque quero deixar de utilizar MB e pagar tudo a dinheiro. Os pagamentos por MB também nunca foram problema para o PD e agora pelos vistos sao!
Porque raio tenho que esperar dois dias para fazer uma compra superior a 400€ se a quiser pagar em dinheiro!
O pingo doce despertou.me para essa realidade com esta cena do MB.
E já agora não é só o MB.
Pingo Doce também limita uso dos cartões de refeição das empresas
Pingo Doce deixa de aceitar cartão a 1 de setembro (Foto: D.R.)
Aplica-se a mesma regra: o grupo Jerónimo Martins não permite que sejam utilizados para compras inferiores a 20 euros
Os cartões empresa-refeições que várias empresas estão a ultilizar para pagamento do subsidio de refeição aos seus colaboradores também estão abrangidos pela limitação do Pingo Doce, só os aceitando para compras superiores a 20 euros.
De acordo com fonte oficial do Grupo Jerónimo Martins, "tratam-se de cartões de débito e como tal são abrangido pela nova política do Grupo". Assim os portadores desses cartões empresa-refeições, além de estarem limitados apenas ao pagamento de compras em algumas lojas, noutras não são aceites, porque estão em nome individual, também só podem pagar as suas compras no Pingo Doce que o valor total for superior a 20 euros.
Perceba como funcionam estes cartões
Virgínia Alves
A mim esta medida prejudica-me.
Compro diariamente no PD mas sempre por cartão MB pois faço monitorização dos gastos mensais com compras.
Às vezes até tenho de meter mais umas pastilhas ou assim para fazer mais de 5 euros quando só compro pão e salada. Agora não vou fazer o mesmo para ultrapassar os 20 Euros.
Aliás, a título de exemplo, hoje precisei de comprar pilhas (total de 7€) por causa dos stresses fui antes à Worten em vez de ir ao PD que estão um ao lado do outro no forum sintra.
Compro diariamente no PD mas sempre por cartão MB pois faço monitorização dos gastos mensais com compras.
Às vezes até tenho de meter mais umas pastilhas ou assim para fazer mais de 5 euros quando só compro pão e salada. Agora não vou fazer o mesmo para ultrapassar os 20 Euros.
Aliás, a título de exemplo, hoje precisei de comprar pilhas (total de 7€) por causa dos stresses fui antes à Worten em vez de ir ao PD que estão um ao lado do outro no forum sintra.
alexandre7ias Escreveu:Ok não querem entender! Então eu quero pagar a dinheiro e obrigam-me a utilizar MB. Eu não quero pagar em cheque nem em MB. Quero pagar com notas!
Mas se queres pagar com notas pagas com notas. Qual é o teu problema?
alexandre7ias Escreveu:Ok não querem entender! Então eu quero pagar a dinheiro e obrigam-me a utilizar MB. Eu não quero pagar em cheque nem em MB. Quero pagar com notas!
Mas isso não tem nada a ver com este assunto do PD deixar de aceitar MB para compras inferiores a 20 euros. Não estou a perceber o teu ponto?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Eu sei artista, mas imagina que não aceitam MB, imagina que esta avariado
Não compliques.
Já ouviste falar de algum PD sem MB ou com o MB avariado?alexandre7ias Escreveu:, imagina que se não posso pagar menos de 20 não quero pagar os restantes valores com MB e for superior a 400 como pago? Quero pagar a dinheiro como consigo fazer?
Cheque, já ouviste falar?
Ok não querem entender! Então eu quero pagar a dinheiro e obrigam-me a utilizar MB. Eu não quero pagar em cheque nem em MB. Quero pagar com notas!
Re: É como ir ao futebol...
alexandre7ias Escreveu:Foste sim Elias a tua opinião não deixa duvidas. E com as idas ao MB não me estava a referir a mim, mas sim a todos. E se todos levantarem 400€ isso é que ia ser bonito porque os bancos ficavam sem milhares de depósitos, tinham que estar constantemente a meter dinheiro no MB, mais gastos, mais trabalho para as empresas de segurança, possivelmente mais assaltos e repito talvez passado algum tempo a tal taxa no levantamento MB.
Fui claro!
No exemplo foste claríssimo.
Mas há uma coisa que não percebo é esta tua insistência em achar que sabes o que é que os outros vão fazer. por exemplo quando escreves "se todos levantarem 400€ isso é que ia ser bonito" - é que isso pura e simplesmente não vai acontecer.
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Pelo efeito que ela pode ter! Vamos partir do principio que esta medida se alastra a todo lado. Quantas vezes é que aumentavam a ida ao MB e os levantamentos? Além de mais assaltos possivelmente avançam com a medida de taxar os mesmos porque começam a ter mais gastos, etc etc e essas coisas que já sabemos. De inocente isto não tem nada, embora pareça.
Não precisavam de aumentar as idas ao MB. Basta levantar mais €€€ de cada vez.
Podes perfeitamente levantar 400 euros e guardá-los em casa. Depois de cada vez que precisares de ir às compras pegas em 20 euros e vais directo ao PD sem passar pela casa de partida (ou seja: o MB).
Fui claro?
Foste sim Elias a tua opinião não deixa duvidas. E com as idas ao MB não me estava a referir a mim, mas sim a todos. E se todos levantarem 400€ isso é que ia ser bonito porque os bancos ficavam sem milhares de depósitos, tinham que estar constantemente a meter dinheiro no MB, mais gastos, mais trabalho para as empresas de segurança, possivelmente mais assaltos e repito talvez passado algum tempo a tal taxa no levantamento MB.
Fui claro!

alexandre7ias Escreveu:Eu sei artista, mas imagina que não aceitam MB, imagina que esta avariado
Não compliques.
Já ouviste falar de algum PD sem MB ou com o MB avariado?
alexandre7ias Escreveu:, imagina que se não posso pagar menos de 20 não quero pagar os restantes valores com MB e for superior a 400 como pago? Quero pagar a dinheiro como consigo fazer?
Cheque, já ouviste falar?

alexandre7ias Escreveu:artista Escreveu:alexandre7ias Escreveu:E levado aí limite imagina que não aceitam MB e a comprar é superior a 400€ nem sequer pode comprar!
para compras superiores a 400€ podes pagar com multibanco... 400 é superior a 20!
Eu sei artista, mas imagina que não aceitam MB, imagina que esta avariado, imagina que se não posso pagar menos de 20 não quero pagar os restantes valores com MB e for superior a 400 como pago? Quero pagar a dinheiro como consigo fazer?
Mas para que é que querias pagar em dinheiro uma compra superior a 400€?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:alexandre7ias Escreveu:E levado aí limite imagina que não aceitam MB e a comprar é superior a 400€ nem sequer pode comprar!
para compras superiores a 400€ podes pagar com multibanco... 400 é superior a 20!
Eu sei artista, mas imagina que não aceitam MB, imagina que esta avariado, imagina que se não posso pagar menos de 20 não quero pagar os restantes valores com MB e for superior a 400 como pago? Quero pagar a dinheiro como consigo fazer?
Elias Escreveu:artista Escreveu:Mas eu também acho normal que se malhe no PD!
A sensação com que fico é que o PD está a servir de saco de porrada para muitas pessoas descarregarem as suas frustrações acerca de uma data de coisas...
Achas? Não me parece...
da minha parte já expus as minhas razões para o descontentamento... atualmente não sou cliente PD pelo que não serei dos visados... ou melhor, serei quando lá for comprar uma coisa ou outra...
Estaria mais preocupado se fosse, como poderá acontecer, o continente...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
alexandre7ias Escreveu:Pelo efeito que ela pode ter! Vamos partir do principio que esta medida se alastra a todo lado. Quantas vezes é que aumentavam a ida ao MB e os levantamentos? Além de mais assaltos possivelmente avançam com a medida de taxar os mesmos porque começam a ter mais gastos, etc etc e essas coisas que já sabemos. De inocente isto não tem nada, embora pareça.
Não precisavam de aumentar as idas ao MB. Basta levantar mais €€€ de cada vez.
Podes perfeitamente levantar 400 euros e guardá-los em casa. Depois de cada vez que precisares de ir às compras pegas em 20 euros e vais directo ao PD sem passar pela casa de partida (ou seja: o MB).
Fui claro?

alexandre7ias Escreveu:E levado aí limite imagina que não aceitam MB e a comprar é superior a 400€ nem sequer pode comprar!

.tugadaytrader Escreveu:Elias Escreveu:artista Escreveu:Mas eu também acho normal que se malhe no PD!
A sensação com que fico é que o PD está a servir de saco de porrada para muitas pessoas descarregarem as suas frustrações acerca de uma data de coisas...
Também não percebo tanto alarido por causa de uma medida da treta...
Pelo efeito que ela pode ter! Vamos partir do principio que esta medida se alastra a todo lado. Quantas vezes é que aumentavam a ida ao MB e os levantamentos? Além de mais assaltos possivelmente avançam com a medida de taxar os mesmos porque começam a ter mais gastos, etc etc e essas coisas que já sabemos. De inocente isto não tem nada, embora pareça.
.mais_um Escreveu:majomo Escreveu:Porque vai prejudicar os clientes e com esta medida vai poupar uns milhões...
Isso está por provar (prejudicar os clientes).....
Então o pessoal não vai ter que andar atras do MB para sacar o dinheiro. E não sao raras as vezes que o MB não tem nota. E quando tem as vezes temos que sacar mas do que o que queremos porque só tem notas de uma determinada quantia.
E levado aí limite imagina que não aceitam MB e a comprar é superior a 400€ nem sequer pode comprar! Temos que resolver isso porque o pessoal vai começar a pagar em nota e depois não vai querer outra coisa!
Lion_Heart Escreveu:Nao sei como a coisa funciona , mas o defunto bpn tinha um sistema em que nao cobrava mensalidade.
Puro engano, amigo Leão. Claro que tinha mensalidade, a diferença é que nesse caso quem a pagava não era o utilizador mas sim o contribuinte

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Apramg, Bar38, Esquinas3, Gold Stock, Google [Bot], HFCA, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, OffTheRecord, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Sulumbra, Tiago2006 e 190 visitantes