Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Aumento Captial BCP

por AS_terix » 22/8/2012 16:43

contudo a procura é grande...
os cofs, ao fecho, 1 compra 714mil ao melhor ?!
:mrgreen: :idea: porquê ???!!!

1 714.325 0,0000 0,0940 250.000 1
1 74.849 0,0980 0,0950 7.022.781 44
1 142.866 0,0960 0,0960 10.273.895 69
1 490.620 0,0950 0,0970 5.625.219 54
12 1.062.320 0,0940 0,0980 4.188.348 31
91 9.044.928 0,0930 0,0990 3.881.239 41
45 4.016.501 0,0920 0,1000 3.998.267 69
24 2.697.701 0,0910 0,1010 2.039.209 15
51 2.587.661 0,0900 0,1020 1.743.025 10
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por pepe7 » 22/8/2012 14:42

MarcoAntonio Escreveu:
pepe7 Escreveu: Caro MarcoAntonio,
Quando refere aos supostos "ou 0.074 euros", pois ainda não se sabe ao certo, este valor é aquando do ajuste da cotada, correto?! Apesar de estar em suposições!

Este seria o valor da acção após ajuste (destaque dos direitos) caso se verifiquem os valores para o AC referidos pelo/a caracinha e caso o BCP se mantenha pelos mesmos valores que cota agora.

pepe7 Escreveu: E "Seriam é (supostamente) necessários 1.7 direitos para adquirir cada uma das novas acções."
Logo : 0,04 x 1.7 direitos dá 0,068 de custo por cada nova acção...

O valor seria 0.04 + 1.7 * D (com os direitos a valer cerca de 2 centimos) o que daria os referidos 0.074 euros por acção.

O que é a mesma coisa que ir às actuais acções a 0.094 euros e destacar o respectivo direito de 0.02 euros (sobrando 0.074 euros para as acções antigas detidas).

pepe7 Escreveu:logo para na altura dos direitos, quiçá quem os comprasse dentro dos valores suposto aqui, e sendo supostamente o ajuste para tais 0,074 da cotação, e para que pretende comprar acções do BCP, mais valia comprar direitos pelos valores referidos, mas tudo depende na abertura da negociação dos direitos, se sobem ou baixam....

É indiferente, o valor é sempre 0.074 euros.

Naturalmente, isto são os valores teóricos pois na prática podem existir pequenos desvios (não costumam passar dos 2%) entre o valor dos direitos e o valor das acções nessa altura. Enfim, comprar direitos e ir ao AC poderá ficar tipo por 0.072 quando as acções estão a cotar a 0.074 (ou qualquer outro par de valores que se verifique na altura).

Mas isso é algo que só se pode verificar na altura, para já o valor teórico seria 0.074 de uma forma ou de outra.

Caro MarcoAntonio,
Agradeço a correcção, e tal como falou.

"Naturalmente, isto são os valores teóricos pois na prática podem existir pequenos desvios (não costumam passar dos 2%) entre o valor dos direitos e o valor das acções nessa altura. Enfim, comprar direitos e ir ao AC poderá ficar tipo por 0.072"
Pois mas pode fazer diferença..;-) e mais ainda dependendo da abertura da negociação dos direitos, que podem sofrer pressão, tem acontecido tal nos anteriores AC, mas óbvio que pode não acontecer neste, mas...
Vamos aguardar....mas eu agora não entraria mantendo-se a cotação actual até lá...:mrgreen:

Abraço

Registado: 29/4/2010 22:36

por MarcoAntonio » 22/8/2012 14:30

pepe7 Escreveu: Caro MarcoAntonio,
Quando refere aos supostos "ou 0.074 euros", pois ainda não se sabe ao certo, este valor é aquando do ajuste da cotada, correto?! Apesar de estar em suposições!

Este seria o valor da acção após ajuste (destaque dos direitos) caso se verifiquem os valores para o AC referidos pelo/a caracinha e caso o BCP se mantenha pelos mesmos valores que cota agora.

pepe7 Escreveu: E "Seriam é (supostamente) necessários 1.7 direitos para adquirir cada uma das novas acções."
Logo : 0,04 x 1.7 direitos dá 0,068 de custo por cada nova acção...

O valor seria 0.04 + 1.7 * D (com os direitos a valer cerca de 2 centimos) o que daria os referidos 0.074 euros por acção.

O que é a mesma coisa que ir às actuais acções a 0.094 euros e destacar o respectivo direito de 0.02 euros (sobrando 0.074 euros para as acções antigas detidas).

pepe7 Escreveu:logo para na altura dos direitos, quiçá quem os comprasse dentro dos valores suposto aqui, e sendo supostamente o ajuste para tais 0,074 da cotação, e para que pretende comprar acções do BCP, mais valia comprar direitos pelos valores referidos, mas tudo depende na abertura da negociação dos direitos, se sobem ou baixam....

É indiferente, o valor é sempre 0.074 euros.

Naturalmente, isto são os valores teóricos pois na prática podem existir pequenos desvios (não costumam passar dos 2%) entre o valor dos direitos e o valor das acções nessa altura. Enfim, comprar direitos e ir ao AC poderá ficar tipo por 0.072 quando as acções estão a cotar a 0.074 (ou qualquer outro par de valores que se verifique na altura).

Mas isso é algo que só se pode verificar na altura, para já o valor teórico seria 0.074 de uma forma ou de outra.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Aumento Captial BCP

por pepe7 » 22/8/2012 14:19

artista Escreveu:Pepe, não percebo que valor estás a atribuir aos direitos, à partida, sem valorizações nem desvalorizações, o preço teórico dos direitos correponderá a um preço idêntico para as novas ações e para as antigas, já com o ajuste!

Boas,
Não sou da mesma opinião...Na minha opinião, ter agora acções ou comprar direitos ou a acção na altura da transacção dos direitos, se pensasse comprar apenas o fazia na altura da negociação de acções, tendo em conta o que se passou nos últimos aumento de capital, o que não quer dizer que desta seja igual, mas....
Estou a falar no suposto referido a cima :
MarcoAntonio Escreveu:
jotabilo Escreveu: Mas essa decisão não pode ser tomada dessa forma tão clara.....ninguém pode afirmar que os títulos do BCP após o aumento de capital...rondarão esse valor de 0,04 euros...

Conforme já escrevi em cima, não é 0.04 mas 0.074 (isto assumindo os valores que estão a falar e que o BCP não mexe dos 0.094 actuais até ao AC).

jotabilo Escreveu:Uma dúvida se me antolha....qual será o valor de mercado dos direitos atribuídos que será à razão de 1,7 por acçâo?.....precisava de uma ideia sobre isso....

Seria de 2 centimos (0.02 euros) por direito.

Os direitos são atribuidos à razão de 1 direito por acção antiga detida, entenda-se.

Seriam é (supostamente) necessários 1.7 direitos para adquirir cada uma das novas acções.

Cumprimentos

comentário

por jotabilo » 22/8/2012 13:56

Pois....Setembro....sei disso...mas eu estou habituado a dias....mas apenas pediria ...uma década de dias como referência......

Registado: 3/12/2007 20:31

Re: comentário

por artista_ » 22/8/2012 13:49

jotabilo Escreveu:Só uma última pergunta.....Quando se estima ser feito esse aumento de capital?....uma data aproximada se isso for definível...
cumps

Não estás a ler os comentários com antenção...

bem hoje ligaram-me do bcp das fontainhas aqui em cascais a perguntar se acompanhava o aumento de capital que iria acontecer em setembro

Aliás Setembro é uma data que já se conhece há muito tempo! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

comentário

por jotabilo » 22/8/2012 13:40

Nesta altura do campeonato....é como explicar o fazer um nó de uma gravata ...sem gravata....tudo se confunde no espaço e no tempo....e quanto mais se explica mais se confunde....
Só uma última pergunta.....Quando se estima ser feito esse aumento de capital?....uma data aproximada se isso for definível...
cumps

por artista_ » 22/8/2012 13:29

Pepe, não percebo que valor estás a atribuir aos direitos, à partida, sem valorizações nem desvalorizações, o preço teórico dos direitos correponderá a um preço idêntico para as novas ações e para as antigas, já com o ajuste!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Aumento Captial BCP

por pepe7 » 22/8/2012 13:19

MarcoAntonio Escreveu:Não seria 4 centimos mas 4 centimos + direitos x rácio.

Não é possível dizer de momento o valor exacto que daria sem estar na posse de todos os dados (na verdade, só mesmo muito em cima do AC é que vai ser possível saber) mas se fossemos assumir os números referidos atrás no post do/a caracinha e a cotação actual do BCP, daria 7.4 centimos (ou 0.074 euros).

Caro MarcoAntonio,
E "Seriam é (supostamente) necessários 1.7 direitos para adquirir cada uma das novas acções."
Logo : 0,04 x 1.7 direitos dá 0,068 de custo por cada nova acção...logo para na altura dos direitos, quiçá quem os comprasse dentro dos valores suposto aqui, e sendo supostamente o ajuste para tais 0,074 da cotação, e para que pretende comprar acções do BCP, mais valia comprar direitos pelos valores referidos, mas tudo depende na abertura da negociação dos direitos, se sobem ou baixam....Se subir o mesmo, ai o que referi acima podia mudar de figurino, se caírem ainda melhor para que pretende comprar...Em regra os direitos sobre pressão, o que até pode não ser caso neste AC, logo se verá.
ah, eu falei eu falei em comprar de direitos, mas na negociação dos mesmo, a cotada tb varia de acordo com a negociação dos mesmo, logo penso que nessa altura comprar direitos ou a acção a diferença penso que é quase nula.
Bem, isto é "mundo das suposições", o melhor é aguardar e ver a tendência da cotada e dos direitos no aumento de capital.
Se meu raciocínio estiver mal que me corrijam
Cumprimentos

por artista_ » 22/8/2012 12:59

Marco Martins Escreveu:já existe uma data para o AC do bcp?

Não é uma informação oficial, mas parece-me relativamente confiável. Se ligaram de um millennium a um membro do forum e deram esta info, parece-me que será credível!

caracinha Escreveu:bem hoje ligaram-me do bcp das fontainhas aqui em cascais a perguntar se acompanhava o aumento de capital que iria acontecer em setembro, eu disse que sim mas iria depender dos preços disseram que seria 1,7 direitos por acção com o valor de 4 centimos por acção. acho que a cotaçao vai a esses valores agora mais que nunca.

por fitas » 22/8/2012 12:24

Marco Martins Escreveu:já existe uma data para o AC do bcp?

Não.

E penso, o que é normal acontecer, se tens destes títulos em carteira, deverás receber uma carta em casa, comunicando-te tal situação e outras sobre o mesmo assunto.

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Marco Martins » 22/8/2012 12:11

já existe uma data para o AC do bcp?

Registado: 7/4/2007 17:13

por the mind » 22/8/2012 11:43

artista Escreveu:O valor a que o BCP fará o AC não interessa muito, no final vão ter de entrar 500 milhões de euros, e cada acionista terá de meter lá a sua parte. A forma como evoluirá o título em função desta operação, sobretudo no período de negociação de direitos é imprevisível. Tendo em conta o que se tem passado com outros títulos podemos estar tentados a pensar que o título corrigirá bastante, também me parece que esse cenário é o mais provável, mas está longe de poder ser considerado como certo, os mercados estão sempre a surpreender-nos!

Eu tambem disse que "em principio"..

Por mais dourada que tentem pintar a pilula, o BCP neste momento é talvez o pior titulo do PSI20 para se investir.

No entanto, a medio/longo prazo poderá ser uma boa solução de investimento. se os chineses depositarem no BCP os 1.000 M da EDP por exemplo.. :)

Recomendo fazer um checkup antes de comprar ações do BCP. Não recomendável a pessoas com problemas cardiacos. :mrgreen:
The Mind

Registado: 5/1/2012 13:12

por artista_ » 22/8/2012 11:13

O valor a que o BCP fará o AC não interessa muito, no final vão ter de entrar 500 milhões de euros, e cada acionista terá de meter lá a sua parte. A forma como evoluirá o título em função desta operação, sobretudo no período de negociação de direitos é imprevisível. Tendo em conta o que se tem passado com outros títulos podemos estar tentados a pensar que o título corrigirá bastante, também me parece que esse cenário é o mais provável, mas está longe de poder ser considerado como certo, os mercados estão sempre a surpreender-nos!

comentário

por jotabilo » 22/8/2012 10:42

Pois Caro Marco
Entendo.....agora entendo.....os direitos atribuídos à razão de um para um.....é que compram acções novas à razão de 1,7.....ou seja para comprar uma nova acção teria de gastar 1,7 direitos.....bem ...tinha entendido o inverso....

por MarcoAntonio » 22/8/2012 10:35

jotabilo Escreveu:Caro Triúnviro

Mas o que quer dizer o rácio de 1,7 referido?
Naturalmente que estou de acordo com as tuas explicações.....apenas não entendo essa de de atribuir um direito por acção detida dado o racio que ten sido mencionado nos posts..

Não sei se leste a primeira versão do post pois entretanto editei e completei a resposta por forma a ser totalmente esclarecedora.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 22/8/2012 10:32

Caro Triúnviro

Mas o que quer dizer o rácio de 1,7 referido?
Naturalmente que estou de acordo com as tuas explicações.....apenas não entendo essa de de atribuir um direito por acção detida dado o racio que ten sido mencionado nos posts..

por MarcoAntonio » 22/8/2012 10:24

jotabilo Escreveu: Mas essa decisão não pode ser tomada dessa forma tão clara.....ninguém pode afirmar que os títulos do BCP após o aumento de capital...rondarão esse valor de 0,04 euros...

Conforme já escrevi em cima, não é 0.04 mas 0.074 (isto assumindo os valores que estão a falar e que o BCP não mexe dos 0.094 actuais até ao AC).

jotabilo Escreveu:Uma dúvida se me antolha....qual será o valor de mercado dos direitos atribuídos que será à razão de 1,7 por acçâo?.....precisava de uma ideia sobre isso....

Seria de 2 centimos (0.02 euros) por direito.

Os direitos são atribuidos à razão de 1 direito por acção antiga detida, entenda-se.

Seriam é (supostamente) necessários 1.7 direitos para adquirir cada uma das novas acções.
Imagem

Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 22/8/2012 10:19

Caro The mind

São essas as dúvidas que merecem uma nossa decisão....quem tem acções deve vender ou não vender?
Mas essa decisão não pode ser tomada dessa forma tão clara.....ninguém pode afirmar que os títulos do BCP após o aumento de capital...rondarão esse valor de 0,04 euros...pode suceder que a procura dos títulos a esse preço possa faer subir a cotação para os valores actuais....o mercado é quem manda... e pode suceder que tudo permaneça no valor actual, dentro de um prazo mais ou menos curto...
Na Bança não se fazem assaltos como essa hipotese que referes do stock splitz.....a ver vamos....
Temos de esperar para ver e sermos investidores de parte inteira.
Uma dúvida se me antolha....qual será o valor de mercado dos direitos atribuídos que será à razão de 1,7 por acçâo?.....precisava de uma ideia sobre isso....

BCP AC

por the mind » 22/8/2012 10:04

A minha visão: Tens ações do BCP??

Não. EStás safo. Espera para ver o que acontece após o AC e logo decides.

Sim. Ok. Com o dinheiro que elas valem agora, comprarias ações agora?

Não. Então, vende já.

Sim. Ok. Tens possibilidades e queres ir ao AC?

Não. Então vende o quanto antes.

Sim. ok. considerando o que se diz, estás preparado psicologicamente e financeiramente para o que aí vem?
direitos de 1.7 a ,04€ cada? Sabendo que as ações em principio irão rondar esssa cotação?
Tens noção que este é talvez o 20º AC do BCP? Tens noção que se a ação não recuperar valor, deverá haver um reverse stock tipo 100/1 e abrirá (ou não) margem para mais quedas?

Não. Então vende e espera para ver o que acontecerá.

Sim. Ok, boa sorte!
The Mind

Registado: 5/1/2012 13:12

por MarcoAntonio » 22/8/2012 10:02

Não seria 4 centimos mas 4 centimos + direitos x rácio.

Não é possível dizer de momento o valor exacto que daria sem estar na posse de todos os dados (na verdade, só mesmo muito em cima do AC é que vai ser possível saber) mas se fossemos assumir os números referidos atrás no post do/a caracinha e a cotação actual do BCP, daria 7.4 centimos (ou 0.074 euros).
Imagem

Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 22/8/2012 10:01

Poderá contudo acontecer, que o aumento de capital não se faça , de facto, a esse valor (0,04 euros) dada a eventual procura de títulos a esse preço o que fará aumentá-lo para um valor mais próximo da cotação actual....mas isso é o próprio mercado a funcionar como tal.....e portanto temos que permanecer nessa indefinição e assumir a incerteza.......dentro da ideia geral que o valor dos títulos do BCP será aquele que for estabelecido durante essa operação de aumento de capital.....
E deste modo que eu entendo as consequências deste aumento de capital no BCP....
Estou dentro com alguns K de accões à cotação actual.....

comentário

por jotabilo » 22/8/2012 9:52

Se o aumento de capital for ao preço de 0,04 euros por acção, naturalmente que os valores na generalidade dos títulos do BCP rondarão esse valor. Não se podem separar novos accionistas dos antigos accionistas.....simplesmente existem accionistas....não vamos mistificar as coisas.
Importa portanto considerar, que o valor geral dos títulos do BCP, se de fecto o aumento de capital for ao preço referido, rondará.....ou tendencialmente rondará os 0,04 euros por acção.
Admira-me como existem foreiros a misturar tudo...

Cumps

por fle7 » 22/8/2012 8:32

Bom dia eu acho que este tópico poderia ajudar/esclarecer a questão de ir ou não ir ao AC , os prós e contras (até ex de contas a fazer)pois existe muita gente com duvidas basicas que de uma forma ou outra estão por cá sem qualquer formação

Registado: 30/9/2011 19:33

Re: E triste

por hallo » 21/8/2012 22:49

caracinha Escreveu:
artista Escreveu:
caracinha Escreveu:E triste ver toda a banca valorizar e o BCP a molengar a ver que o aumento de capital deveria ter sido feito a tempo como o do BES e do BPI e não em beneficio de accionistas tesos,que emprestam acçoes para shortar a troco de uns trocos pois estão na penuria , e triste.

Por outro lado, se tivesse feito o AC na altura do BPI e BES, estaria agora provavelmente a valorizar dos 0,07 para os 0,078, ou coisa parecida! :roll:

bem hoje ligaram-me do bcp das fontainhas aqui em cascais a perguntar se acompanhava o aumento de capital que iria acontecer em setembro, eu disse que sim mas iria depender dos preços disseram que seria 1,7 direitos por acção com o valor de 4 centimos por acção. acho que a cotaçao vai a esses valores agora mais que nunca :(

Jogada de Mestre,

O BCP tem ligado a vários clientes a dizer que o aumento de capital será feito a rondar os 0,04€. A questão que eu coloco é a seguinte.

Se o aumento de capital for a 0,04€ com um desconto tão grande. Para o actual accionista é igual. Como já havia dito numas mensagens atrás. Independente do desconto cada investidor que já detem acções do BCP e aumentar o AC tem de disponibilizar o mesmo capital seja a 0,15€ a 0,10€ a 0,07€ a 0,04€.
Agora para o novo investidor não é bem assim. É claro que quanto maior for o desconto maior é o potencial "apetite" pela compra da acção.
E então se for mesmo a 0,04€. Que duvido muito. Será que sobram algumas acções para o estado comprar? Desvaloriza, mas não fica na mãos do estado? Valoriza, devido á uma tomada forte de uma posição?

Será uma jogada de mestre? Será uma desvalorização da cotação para perto dessses valores?

Até breve,

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 221 visitantes