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Caldeirão da Bolsa

TAP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Las_Vegas » 22/8/2012 16:13

pdcarrico Escreveu:Achas mesmo que alguém vai pagar mil milhões pela TAP?


Claro que pagam, basta o SPAC marcar mais uma greve... ou pagam os mil milhões ou não há pilotos até ao fim de 2012.

Enfim...
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por pdcarrico » 22/8/2012 16:10

PIKAS Escreveu:Na minha opinião é isso mesmo que vai acontecer.
Aparece aí, paga os mil milhões que o estado quer por privatizar, começa a desmantelar, dissimuladamente ou não, transfere as ligações ao Brasil e a Angola ( são ouro e não falamos da carga ) para o seu hub e depois deixa a TAP a fazer ligações de Lisboa para esse hub. Para quase tudo passas a ter que ir ao hub.
Pelo meio, leva a manutenção & engenharia ( Lisboa ) que é ouro. Levar um engenheiro ou mecânico ao nível dos que a TAP tem demora anos, custa uma fortuna e ali estão muitissimos já prontos a colher, muitos até começaram na Força Aérea.
Cumprimentos,


Achas mesmo que alguém vai pagar mil milhões pela TAP?

Provavelmente pagam zero com a garantia de que irão proceder a um aumento de capital para anular o capital próprio negativo. E para isso provavelmente só põem o mínimo necessário (que não serão mais que uns 400 milhões).

Se consultares as contas vês que mesmo tirando a engenharia no Brasil tens prejuízo em 2011. E em outros anos o lucro, quando ocorreu, foi relativamente pequeno. Por muito gostasse de achar que a coisa fosse ao contrário, o negócio não me parece que seja a mina de ouro que se pinta. Agora é um negócio estrategicamente muito importante porque alavanca todo um sector - o turismo. E bem ou mal, a TAP é a maior (ou uma das maiores) exportadoras (apesar de tb ser uma grande importadora).
Pedro Carriço
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por PIKAS » 22/8/2012 15:54

pdcarrico Escreveu: a Pikas,
o.
pdcarrico Escreveu: se alguém aparecer para ficar com ela, poderá apenas ser um abutre como a IAG.


Na minha opinião é isso mesmo que vai acontecer.
Aparece aí, paga os mil milhões que o estado quer por privatizar, começa a desmantelar, dissimuladamente ou não, transfere as ligações ao Brasil e a Angola ( são ouro e não falamos da carga ) para o seu hub e depois deixa a TAP a fazer ligações de Lisboa para esse hub. Para quase tudo passas a ter que ir ao hub.
Pelo meio, leva a manutenção & engenharia ( Lisboa ) que é ouro. Levar um engenheiro ou mecânico ao nível dos que a TAP tem demora anos, custa uma fortuna e ali estão muitissimos já prontos a colher, muitos até começaram na Força Aérea.
Enquanto povo já desmantelamos, vendemos e desbaratamos imenso do nosso património e que muito custou a adquirir a quem nos precedeu e aqui vamos também destruir este património. Mas ficamos satisfeitos porque os pilotos ganhavam muito. O que é facto é que eles vão ganhar mais e emprego não lhes falta ( tal como aos bons da M&E ).
Cumprimentos,
 
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por A330-300 » 22/8/2012 15:41

PIKAS Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ja voei com a orbest , e a empresa dos charters para as Caraibas 8-)

Alias pertence a um dos maiores operadores turisticos de Espanha (o grupo Orizonia)


Com aviões de registo português.CS-xxx e com manutenção TAP M&E.
Estavas em boas mãos.
Cumprimentos,


E com tripulações técnicas e de cabine de excelente qualidade.

A330
 
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por A330-300 » 22/8/2012 15:29

nuuuno Escreveu:
A-330 Escreveu:
nuuuno Escreveu:Estatística em 2010. visto os salarios estarem estagnados ou na maioria dos casos com cortes, penso ser neste momento ainda pior a estatística.
Atenção que não pretendo avaliar se os 8600 são exagerados ou se pelo contrario até deveriam receber mais.
O salário médio nacional LIQUIDO em 2010 era de 777€

fonte: http://www.fnsfp.pt/pdf/ER06012011.pdf


Bem me parecia que você estava a confundir alhos com bugalhos .

A sua comparação não é possível porque está a comparar salários líquidos da média portuguesa com salários iliquidos dos pilotos.

A330


Meu amigo A-330 adora-me, debate tudo o que eu escrevo. Por ter 1 relação especial consigo neste forum vou explicar muito calmamente e detalhadamente para ver se consigo que o meu amigo entenda.
Ora bem,
Pressupostos:
45% descontos sobre 8600€ = 4730 Liquido
salário médio nacional 770€ liquido
ora 4730 /770 = 6.14

Ou seja em media 1 piloto ganha 6 vezes mais por mês que, vou-lhe chamar cidadão comum em vez de "zé pacóvio" como o A-330.
Agora, este mesmo cidadão, juntou uns trocos durante 1 ano (controlou-se bem) e vai poder ir de ferias em Julho, Agosto. Tem tudo marcado, maravilha, está ansioso pelas tão aguardadas ferias, quando a agência lhe comunica que uma tal de SPAC, comunica fazer greve nestas datas de ferias, regresso emigrantes, etc. Furioso, ainda vê na TV que os pilotos ganham em media 6x mais do que ele!! Revoltado, desabafa ele "estes f*AA#!" ganham 6x mais que eu e não estão satisfeitos, vão-me estragar as ferias!!

REsultado: custos para a companhia em cancelamento de viagens, re-planeamento de voos, plano contingência, etc; custos para agências de viagens (stress aos saltos com todos os clientes a telefonar em pânico), TAP perde com cancelamentos milhões por cima dos milhões anuais que já perde em operar.
E querem vocês que tipo de tratamento dos, usando a sua expressão, "zé-pacóvio" aos pilotos d1 modo geral?


O meu amigo tem uma dificuldade de interpretar o que está escrito que eu considero anormal.Mas mais anormal é escrever uma coisa e logo a seguir desdizer-se. Se é assim com algo que está escrito o que não será aquilo que diz !!

Passemos à reposta:

1.Felizmente há mais gente com quem eu debato neste fórum, o que me dá tempo para recuperar a paciência necessária para responder aos seus posts. Não o faço por estima pessoal , mas porque dada a certeza com que faz as suas afirmações , pode acabar por levar outras pessoas a acreditar que o escreve está correto , se não for devidamente contestado.

2.Afirmou no seu post anterior que os 770 euros eram líquidos. E só agora, e porque eu lhe perguntei é que explicou que o salário dos pilotos apresentado por si não era líquida.
Pensei que se tinha enganado mais uma vez, já que não se podem comparar duas coisas diferentes.
Mas pela sua resposta fico com a ideia que intencionalmente não explicou que o valor que apresentou sobre os salários dos pilotos era ILIQUIDO para dar mais sensacionalismo às suas palavras.Espero estar enganado.

3.Eu não chamo Zé Pacóvio ao comum cidadão.Eu chamo Zé Pacóvio ao incomum cidadão que faz afirmações sobre o que desconhece cheio de certezas absolutas , que tenta induzir os outros leitores em erro omitindo informações e levando-os a ter opiniões erradas e àqueles que por falta de humildade ou inteligência não querem entender aquilo que lhes é explicado com argumentação plausível.

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por pdcarrico » 22/8/2012 15:17

Nunooo,

Eu acho que o problema não são os vencimentos. Quer dizer, eu acho que alguém que ganha 8000 brutos (ou 4500 líquidos) quando faz greve, chora de barriga cheia. Mas isso é o que eu acho, e o que eu acho é irrelevante para se considerar justa ou não a greve.

O problema é que a TAP está por um fio. E cada milhão que se gasta a mais, é um milhão que um investidor externo vai colocar na balança na desvalorização do activo TAP. Ou seja uma greve destrói valor e se a reivindicação dos sindicatos é uma % da empresa, qualquer greve é um valente tiro no pé, porque desvaloriza uma possível participação - porque 10% de zero é zero, assim como 30% de zero é zero.

Depois há outro problema que é - quanto menor for o valor potencial, menos compradores potenciais há e a liberdade de escolha por um que melhor sirva os interesses vai pelo ralo. Como bem refere a Pikas, a Iberia está em desintegração por uma fusão errada. Mas no final das contas e se a TAP perder ainda mais valor, se alguém aparecer para ficar com ela, poderá apenas ser um abutre como a IAG.
Pedro Carriço
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por nuuuuno » 22/8/2012 14:58

A-330 Escreveu:
nuuuno Escreveu:Estatística em 2010. visto os salarios estarem estagnados ou na maioria dos casos com cortes, penso ser neste momento ainda pior a estatística.
Atenção que não pretendo avaliar se os 8600 são exagerados ou se pelo contrario até deveriam receber mais.
O salário médio nacional LIQUIDO em 2010 era de 777€

fonte: http://www.fnsfp.pt/pdf/ER06012011.pdf


Bem me parecia que você estava a confundir alhos com bugalhos .

A sua comparação não é possível porque está a comparar salários líquidos da média portuguesa com salários iliquidos dos pilotos.

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Meu amigo A-330 adora-me, debate tudo o que eu escrevo. Por ter 1 relação especial consigo neste forum vou explicar muito calmamente e detalhadamente para ver se consigo que o meu amigo entenda.
Ora bem,
Pressupostos:
45% descontos sobre 8600€ = 4730 Liquido
salário médio nacional 770€ liquido
ora 4730 /770 = 6.14

Ou seja em media 1 piloto ganha 6 vezes mais por mês que, vou-lhe chamar cidadão comum em vez de "zé pacóvio" como o A-330.
Agora, este mesmo cidadão, juntou uns trocos durante 1 ano (controlou-se bem) e vai poder ir de ferias em Julho, Agosto. Tem tudo marcado, maravilha, está ansioso pelas tão aguardadas ferias, quando a agência lhe comunica que uma tal de SPAC, comunica fazer greve nestas datas de ferias, regresso emigrantes, etc. Furioso, ainda vê na TV que os pilotos ganham em media 6x mais do que ele!! Revoltado, desabafa ele "estes f*AA#!" ganham 6x mais que eu e não estão satisfeitos, vão-me estragar as ferias!!

REsultado: custos para a companhia em cancelamento de viagens, re-planeamento de voos, plano contingência, etc; custos para agências de viagens (stress aos saltos com todos os clientes a telefonar em pânico), TAP perde com cancelamentos milhões por cima dos milhões anuais que já perde em operar.
E querem vocês que tipo de tratamento dos, usando a sua expressão, "zé-pacóvio" aos pilotos d1 modo geral?
 
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por A330-300 » 22/8/2012 14:13

nuuuno Escreveu:Estatística em 2010. visto os salarios estarem estagnados ou na maioria dos casos com cortes, penso ser neste momento ainda pior a estatística.
Atenção que não pretendo avaliar se os 8600 são exagerados ou se pelo contrario até deveriam receber mais.
O salário médio nacional LIQUIDO em 2010 era de 777€

fonte: http://www.fnsfp.pt/pdf/ER06012011.pdf


Bem me parecia que você estava a confundir alhos com bugalhos .

A sua comparação não é possível porque está a comparar salários líquidos da média portuguesa com salários iliquidos dos pilotos.

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por PIKAS » 22/8/2012 13:44

Réquiem por Iberia
MARTES, 14 DE AGOSTO DE 2012
IBERIA: EXPLICACIONES QUE HAY QUE DAR

Seguramente hayan oído que Iberia prepara un ERE de considerables proporciones, un despido masivo de trabajadores acompañado de la rebaja de las condiciones de los que puedan quedarse; y seguramente también muchos de Vds. piensen que, a fin de cuentas, Iberia no es sino una víctima más de la crisis o de la competencia por parte de las aerolíneas de Bajo Coste. Lo cierto es que no es así, o por lo menos las razones citadas no son la clave para entender qué está pasando en Iberia y por qué nuestra compañía de bandera está a punto de ser reducida a algo residual y carente de relevancia. Estamos ante un plan preconcebido que pretende hacer de Iberia el salvavidas y trampolín de otra compañía, British Airways, que se encontraba en quiebra antes de su fusión con la española.

Hasta hace no mucho, British Airways tenía dos serios problemas: el primero era su situación financiera desastrosa, con un agujero de casi 5.000 millones de euros; el segundo era la imposibilidad de ampliar su principal base de operaciones, el aeropuerto de Heathrow. Iberia, por su parte, contaba con una caja de 3.000 millones de euros en una empresa que llevaba más de una década dando beneficios, y una situación envidiable en la T4 de Barajas, el aeropuerto europeo con más potencial de crecimiento.

A día de hoy, y curiosamente después de la fusión, British gana dinero, tiene un plan de crecimiento a través del cual sumará a su flota 50 aviones de nueva generación y crece en todas partes (España incluida). Iberia, por su parte, también desde la fusión, decrece en todas sus rutas (por supuesto España incluida), pierde hasta la camisa, va a reducir sustancialmente su flota, mandar gente a la calle y adquirir un avión, el A330, que ya es viejo hace 10 años, con el que piensa “renovar” algunas unidades de su parque volador. Creo que esto se debería explicar, o más bien debería ser objeto de petición de explicaciones.

Porque puestos a pedir explicaciones creo que alguien, quizá los accionistas, deberían pedírselas a unos directivos, los de Iberia, que están llevando a cabo un nada disimulado y metódico desmontaje de la empresa en la que aquéllos invirtieron su dinero, para traspasar a British todo el potencial de crecimiento, rentabilidad y generación de valor que Iberia tenía. Por supuesto, caja incluida, que hoy por hoy ya nadie sabe dónde está.

Habría que explicar cómo es posible, desde el punto de vista de la más elemental ética empresarial, que unos señores directivos de Iberia que nada más llegar se subieron el sueldo un 56%, y que ahora se van a repartir acciones de la fusionada por valor de 7 millones de euros, puedan siquiera pretender poner a un solo trabajador en la calle y bajar los salarios a los que queden. ¿De verdad que se va a tolerar que unos tíos que han metido una empresa que era rentable en pérdidas por valor de 236 millones de euros y quieren echar a casi la mitad de la plantilla…se lleven esa pasta? ¿No deberían ser ellos los primeros en coger la puerta con la cabeza gacha y los bolsillos vacíos?

Alguien tiene que pedir explicaciones a un Consejero Delegado, Rafael Sánchez Lozano, al que no se le cae la cara de vergüenza por escribir con una mano una carta en la que pide “sacrificios” a sus empleados mientras pone la otra para llevárselo muerto en los términos descritos más arriba. Por cierto, y hablando del personaje, antes de haberle aupado a un puesto que le viene obviamente muy grande, alguien debería haber investigado el currículum de este mediocre para descubrir que en su época de Director de Fusiones y Adquisiciones de Caja Madrid, se lució comprando el Miami City National Bank y el mexicano Su Casita, generando tremendas pérdidas que repercutieron en la caja y, a la postre, en el bolsillo de todos los españoles. Porque no olvidemos que uno de los figuras de la actual Bankia fue él.

A alguien se le han de pedir explicaciones por ceder a British Airways rutas muy rentables, como es el caso de la ya entregada de Johannesburgo, o las que están al caer, Chicago y Santiago de Chile. Porque esto no sólo hace decrecer el valor y la rentabilidad de Iberia, sino que es un prejuicio para el interés general de todos los españoles, ya que a partir de ahora, para viajar de Madrid a Sudáfrica, Chile o Estados Unidos, habrán de pasar por Londres, que como todo el mundo sabe, está de camino.

Hay muchas otras explicaciones que dar, como es el cese de un Director Comercial y de Rutas que no estaba alineado con la política del vaciamiento de Iberia, y el nombramiento en su lugar de un nuevo gestor, inglés, perteneciente a British Airways, que será a partir de ahora quien se encargará en el grupo de decidir quién hace según qué vuelos, y que como Vds. imaginarán será tremendamente equitativo. Por supuesto una empresa privada puede nombrar a quien quiera para el puesto que desee, no faltaba más, pero a la vista del guión que vamos viendo esto no parece sino el enésimo acto de la obra.

También hay muchas explicaciones que pedir, fundamentalmente es urgente que alguien pida que se explique por qué un activo del valor de Iberia para el desarrollo de España y otro como la T4, vital para la recuperación de un país como el nuestro, se está entregando impunemente a una empresa extranjera, hurtando a quienes los hemos financiado durante tantos años el valor indiscutible que pueden generar en términos de riqueza nacional.

Posiblemente algún liberal de carril venga a decir que todo esto no es sino la lógica del mercado, pero le invito a que vaya a decirle a Merkel, Hollande o Cameron que Iberia va a tragarse Lufthansa y el aeropuerto de Frankfurt, Air France y Orly o British y Heathrow. Posiblemente los presidentes de estas naciones tengan una perforación de esófago del ataque de risa que les provocaría sólo mencionar el asunto. Porque todo el mundo es muy devoto de la mano invisible de Adam Smith, pero sin tocar las pelotas, que a fin de cuentas toda nación que quiera pintar algo ha de tener por fuerza una aerolínea de referencia y un gran aeropuerto cuyo control no se escape.

¿Quién puede explicar por qué Iberia, hasta hace nada una compañía saneada y con enorme potencial, se viene reduciendo a ojos vista y se convierte en una Low Cost? Y más importante aún ¿Va a pedir explicaciones quien ha de demandarlas? ¿Quién va a pedirlas a Willie Walsh, que actuando como un nuevo rico con la caja que le ha limpiado a Iberia viene a Madrid a dar lecciones y desafiar al Gobierno de España desde una prepotencia que insulta? ¿Cómo puede este señor disponer sin que nadie le pare para que British crezca hoy en España más que Iberia?

¿Quién será señalado como el responsable de que una compañía aérea haya ido entregando sus rutas (sus activos) a otras a cambio de nada o las haya abandonado en inversiones totalmente ruinosas, filiales, franquicias y otros inventos? ¿Nadie va a exigir responsabilidades a quienes recibieron una empresa opulenta y devuelven un guiñapo?

¿Quién explica a los trabajadores de Iberia que tantos años de congelación salarial, de aumentos de productividad o de contratos basura al final no han servido para nada porque resulta que hay dos españoles, el Presidente y Consejero Delegado de Iberia, que han aceptado entregar la compañía a los ingleses a cambio del salario de Don Opas y Don Julián?

¿Quién le cuenta a los españoles que un par de sujetos de precio fácil puede disponer de sus empresas, y además dar muestra de que no hay ley que ampare la lógica más elemental? Porque no olvidemos que estos dos gestionan una empresa para la que el Gobierno ha dictado un laudo de obligado cumplimiento que ellos se niegan a acatar. Un laudo que obliga a cumplir el convenio de los pilotos de la aerolínea que estos señores habían vulnerado, pero sobre todo y más importante, un laudo que garantiza la españolidad de Iberia y la T4.

¿Y la prensa? ¿Cómo es posible que quienes saben y conocen a la perfección del robo a mano armada estén callados, mirando para otro lado o incluso bailando el agua a la dirección de Iberia? ¿Tanto pesa en las cuentas de los medios de comunicación el dinero que invierte Iberia en publicidad? ¿Y después de eso…algunos de estos periodistas pueden hablar de patriotismo?

Y por cierto… ¿Quién desde los sindicatos de clase, de entre cuyas filas no olvidemos salieron muchos que hoy son directivos de Iberia, va a explicar a sus “representados” que las garantías de empleo que firmaron son papel mojado? ¿Nadie les va a recordar que firmaron en el agua cuando las aceptaron a cambio de no hacer una huelga por el vaciamiento de la empresa que suponía la creación de Iberia Express tal y como la concibieron los directivos de Iberia?¿Cómo explicarán al trabajador de Iberia todo esto? ¿Cómo lo harán si su coartada dictada por la dirección, “la culpa es de los pilotos”, ya se cae por su propio peso, desde el momento en el que todo lo que venía vaticinando SEPLA se está cumpliendo punto por punto?

¿Quién se atreverá ahora a negar que la creación de Iberia Express no perseguía ahorros de costes, sino la conversión de Iberia en una empresilla sin convenios, el despido de muchos trabajadores y la pérdida de peso para que British controle la fusionada? ¿Con qué jeta los liberados sindicales de UGT, CCOO, y demás voces del amo que vive en Velázquez le dicen a un trabajador que se va a la calle, mientras ellos llevan años sin ponerse el uniforme ni fichar, y sólo están para decir “sí bwana” a todo lo que pidan los gestores? ¿Seguirán acusando a los pilotos y otros sindicatos que sí apoyaron una huelga que era de pura superviviencia?

¿Quién puede explicar este expolio? Pero sobre todo…¿Quién va a pedir explicaciones y responsabilidades de él?.

Porque hay quien puede y debe pedirlas.


Fonte: http://requiemporiberia.blogspot.pt/
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por nuuuuno » 22/8/2012 13:10

Estatística em 2010. visto os salarios estarem estagnados ou na maioria dos casos com cortes, penso ser neste momento ainda pior a estatística.
Atenção que não pretendo avaliar se os 8600 são exagerados ou se pelo contrario até deveriam receber mais.
O salário médio nacional LIQUIDO em 2010 era de 777€

fonte: http://www.fnsfp.pt/pdf/ER06012011.pdf
Anexos
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por PIKAS » 22/8/2012 13:09

Lion_Heart Escreveu:Ja voei com a orbest , e a empresa dos charters para as Caraibas 8-)

Alias pertence a um dos maiores operadores turisticos de Espanha (o grupo Orizonia)


Com aviões de registo português.CS-xxx e com manutenção TAP M&E.
Estavas em boas mãos.
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por A330-300 » 22/8/2012 11:43

PIKAS, aos olhos do "povo", uma greve de 800 pilotos que, pelas noticias, ganham em media 8600€uros mês, marcada para Julho-Agosto de 2012. Que tipo de reacção espera ter dos 90% da população que ganha menos de 1000€ mes?


Diz que a maior parte da população ganha menos de 1000 euros por mês.
Líquidos ou ilíquidos??

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por nuuuuno » 22/8/2012 9:06

PIKAS Escreveu:
pdcarrico Escreveu:
O meu post foi resposta ao tom melodramático do Pikas que refere que há quem acuse os pilotos que saem do País de serem traidores e não amarem a pátria.



Pedro,

Não é tom melodramático, é a constatação da realidade.
Se alguém tem feito tudo para " segurar " a TAP tem sido os seus 800 pilotos. E são os que menos precisam. Têm emprego garantido quando quiserem, onde quiserem e a ganhar muitissimo mais.
Faça-se justiça à manutenção e engenharia que também tudo tem feito para segurar a companhia.
Tudo o resto, salvo raras excepções, é ajudam para baixo.
Contudo, os pilotos são permanente saco de boxe da:

- administração ( que muito tem feito para destruir a TAP );
- de empresas do estado ( a ANA faz o que é possível e até o impossível para destruir a TAP );
- dos governos ( que tudo tem feito para destruir a TAP );
- da comunicação social ( muita da qual está a fazer tudo para que a TAP seja dada ou quase dada, ainda por cima a predadores )
- e até da opinião pública que toma partido como se de um jogo de futebol se tratasse, não estando minimamente interessada em racionalmente saber o que está aqui e que é seu.

A ingratidão é lixada.
E aqui há um mar de ingratidão.
Esclareço que não tenho nada, absolutamente nada, a ver com a TAP. Fui convidado para lá trabalhar, há mais de 10 anos, estive quase a ingressar e depois recusei.
Cumprimentos e continuação de bom fds,


PIKAS, aos olhos do "povo", uma greve de 800 pilotos que, pelas noticias, ganham em media 8600€uros mês, marcada para Julho-Agosto de 2012. Que tipo de reacção espera ter dos 90% da população que ganha menos de 1000€ mes?
P.S-Nao tenho nada contra os pilotos nem acho que sejam os maiores culpados, os que conheço são gente boa e que sempre me trataram muito bem! mas parece-me que portugal apenas nao consegue ter uma companhia aerea publica.
 
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por Lion_Heart » 22/8/2012 4:02

Ja voei com a orbest , e a empresa dos charters para as Caraibas 8-)

Alias pertence a um dos maiores operadores turisticos de Espanha (o grupo Orizonia)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

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por A330-300 » 22/8/2012 2:19

pdcarrico Escreveu:
A-330 Escreveu:
2.Ter uma empresa menor , tem ingressos menores e despesas proporcionais.O custo dos aviões será o mesmo e tripulações também.
A alternativa à TAp é não ter nenhuma.É sermos como o Togo ou São Tomé e Príncipe.
Apesar de que seria o maior atestado de incompetência da história de Portugal.
Ter uma cia como a TAP e deixá-la cair. Mas nada mais me surpreende neste POORtugal.


Será uma pena se acontecer, mas poderemos vir a ter uma companhia como a air aegean, que tem mais ou menos 1/3 da frota que a TAP tem. Ou então podemos ter uma Espanhola (tipo a Air Europa) que estabeleça uma base operacional em Lisboa.

Será com certeza triste, mas o mundo não vai acabar :)


A Air Aegean é um lixo de empresa.Melhor seria a easyjet.

Mais valia uma estrangeira com base em Portugal.Que aliás já existe. É a Orbest. Pertence à ex-Iberworld , que agora também se chama Orbest.É uma empresa charter.

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por pdcarrico » 22/8/2012 2:08

A-330 Escreveu:
2.Ter uma empresa menor , tem ingressos menores e despesas proporcionais.O custo dos aviões será o mesmo e tripulações também.
A alternativa à TAp é não ter nenhuma.É sermos como o Togo ou São Tomé e Príncipe.
Apesar de que seria o maior atestado de incompetência da história de Portugal.
Ter uma cia como a TAP e deixá-la cair. Mas nada mais me surpreende neste POORtugal.


Será uma pena se acontecer, mas poderemos vir a ter uma companhia como a air aegean, que tem mais ou menos 1/3 da frota que a TAP tem. Ou então podemos ter uma Espanhola (tipo a Air Europa) que estabeleça uma base operacional em Lisboa.

Será com certeza triste, mas o mundo não vai acabar :)
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por A330-300 » 22/8/2012 1:54

pdcarrico Escreveu:
A-330 Escreveu:O principal senão da TAP neste momento é a VEM.Ninguém fala,porque não interessa , mas é.
Comprar a TAP com o peso da VEM é o pior que comprar uma casa que está alugada e com gente a morar lá dentro e a pagar uma renda simbólica.
Isto sim , é um peso enorme , e faz com que a TAP se arrisque a ficar sem comprador.


A VEM foi um mau negócio mas a verdade é que a parte da aviação tem resultados muito à "pele". Mesmo este ano que passou, a parte do transporte aéreo teve prejuízo. E nos tempos de correm, em que custo de capital é tão alto, um negócio desta natureza com margem relativamente reduzidas é um negócio difícil. Só em pessoal e combustíveis vão 60% das receitas. Depois ainda há um chorrilho de despesas, incluído os leasings. Dá para dar lucro, mas é meio à "pele".

A-330 Escreveu:Há coisas que são caras, e a aviação é por si só é cara.Tudo que envolve a aviação é caro.
Se não tem dinheiro para ter uma casa de 1 milhão de euros , pagar a hipoteca ,seguro, mobília, pagar uma empregada e o IMI é porque não pode ter uma casa de 1 milhão de euros.Agora , não vamos é ter a casa e exigir que a empregada trabalhe de graça.


Concordo plenamente. Se se verificar inviável manter a empresa, paciência. Não nos podemos armar em grandes, e teremos uma outra companhia dimensionada à nossa pequena estrutura financeira.

A-330 Escreveu:Quanto à privatização ,na verdade , não sei se este silêncio recente no interesse sobre a TAP não é uma estratégia básica de negociação dos interessados para ver se levam a TAP por uma bagatela e sem passivos.
Ainda mais sabendo , como o mercado já sabe , que o governo tem prazos para a privatização.
Eu achei mal saber que o ministro ou sei lá quem começou a contactar os possíveis interessados. Mostra logo o desespero em que se está para vender a TAP.E isso vai ter um custo.Está claro que vai.

A330


A verdade é que a TAP viola o código das sociedades comerciais desde há dois anos. Não fosse um negócio estratégico e já tinha fechado. Aliás tecnicamente já está falida há dois anos. É de facto urgente encontrar uma solução porque a situação financeira não está para brincadeiras, e como bem sabemos não há possibilidade de injecção de capitais públicos.


1.Sim , o negócio da aviação é bastante justo.Há estudos que dizem que o lucro médio situa-se ao redor dos 4%. Não sei se é verdade ou não , mas se for isso mesmo , acho mau.
Não dá para andar a brincar , a fazer experiências políticas e nem para carregar o peso morto que é a VEM.

2.Ter uma empresa menor , tem ingressos menores e despesas proporcionais.O custo dos aviões será o mesmo e tripulações também.
A alternativa à TAp é não ter nenhuma.É sermos como o Togo ou São Tomé e Príncipe.
Apesar de que seria o maior atestado de incompetência da história de Portugal.
Ter uma cia como a TAP e deixá-la cair. Mas nada mais me surpreende neste POORtugal.

3.Elias , sim , a Groundforce.Comprada por 30 vendida por 3.

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Editado pela última vez por A330-300 em 22/8/2012 2:10, num total de 1 vez.
 
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por A330-300 » 22/8/2012 1:41

migluso Escreveu:
A-330 Escreveu:1.Realmente concordo consigo quando diz que o problema da TAP é a gestão. Agora o que a media faz passar à opinião pública é que os pilotos é que vão levar a empresa à falência.


Ok, parece que já respondeste à minha questão do post anterior.
Reconheces então que há problemas na gestão operacional, corrente, do dia a dia da companhia que faz com que ela seja menos eficiente?

Em caso afirmativo, consegues identificar alguns aspectos de gestão que podem ser melhorados, de forma tornar a empresa mais eficiente e em último caso lucrativa?


Uma cia aérea basicamente divide-se em três partes. A administrativa , a comercial e a operacional.

A sua pergunta é sobre a operacional. Neste momento posso-lhe dizer que pouco ou nada há para fazer já que a cia é bastante enxuta.Até demais.
Faltam tripulantes e não há como operar os aviões de forma mais económica.
Poderia haver eventualmente algum ajuste de rotas , ou fecho de algumas menos lucrativas , mas por aí não me quero meter por desconhecimento.O que posso dizer é que mesmo que seja esse o caso , terá pouca significância.

O problema maior neste momento é gestão, sem dúvida.Não sei como é que eles vão fazer para dar um vai à VEM.

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por pdcarrico » 22/8/2012 1:32

A-330 Escreveu:O principal senão da TAP neste momento é a VEM.Ninguém fala,porque não interessa , mas é.
Comprar a TAP com o peso da VEM é o pior que comprar uma casa que está alugada e com gente a morar lá dentro e a pagar uma renda simbólica.
Isto sim , é um peso enorme , e faz com que a TAP se arrisque a ficar sem comprador.


A VEM foi um mau negócio mas a verdade é que a parte da aviação tem resultados muito à "pele". Mesmo este ano que passou, a parte do transporte aéreo teve prejuízo. E nos tempos de correm, em que custo de capital é tão alto, um negócio desta natureza com margem relativamente reduzidas é um negócio difícil. Só em pessoal e combustíveis vão 60% das receitas. Depois ainda há um chorrilho de despesas, incluído os leasings. Dá para dar lucro, mas é meio à "pele".

A-330 Escreveu:Há coisas que são caras, e a aviação é por si só é cara.Tudo que envolve a aviação é caro.
Se não tem dinheiro para ter uma casa de 1 milhão de euros , pagar a hipoteca ,seguro, mobília, pagar uma empregada e o IMI é porque não pode ter uma casa de 1 milhão de euros.Agora , não vamos é ter a casa e exigir que a empregada trabalhe de graça.


Concordo plenamente. Se se verificar inviável manter a empresa, paciência. Não nos podemos armar em grandes, e teremos uma outra companhia dimensionada à nossa pequena estrutura financeira.

A-330 Escreveu:Quanto à privatização ,na verdade , não sei se este silêncio recente no interesse sobre a TAP não é uma estratégia básica de negociação dos interessados para ver se levam a TAP por uma bagatela e sem passivos.
Ainda mais sabendo , como o mercado já sabe , que o governo tem prazos para a privatização.
Eu achei mal saber que o ministro ou sei lá quem começou a contactar os possíveis interessados. Mostra logo o desespero em que se está para vender a TAP.E isso vai ter um custo.Está claro que vai.

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A verdade é que a TAP viola o código das sociedades comerciais desde há dois anos. Não fosse um negócio estratégico e já tinha fechado. Aliás tecnicamente já está falida há dois anos. É de facto urgente encontrar uma solução porque a situação financeira não está para brincadeiras, e como bem sabemos não há possibilidade de injecção de capitais públicos.
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por Automech » 22/8/2012 1:24

A-330, penso que te referes à Groudforce ?

Essa foi outra. Tiveram lá um tipo que veio da TNT, que tinha capacidade para endireitar aquilo, mas sucumbiu às pressões políticas.
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por Elias » 22/8/2012 1:22

A-330 Escreveu:foi a cia de handling(fugiu-me o nome)


Groundforce?
 
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por A330-300 » 22/8/2012 1:19

migluso Escreveu:A-330,

Bom post. Verdadeiramente informativo e de refutação que pressuponho bastante difícil por parte do autor do texto.

Por acaso o autor devia-se ter esforçado mais para deixar claro que a responsabilidade desta situação é, acima de tudo, dos anteriores governos. E não dos trabalhadores da TAP, que apenas se limitaram a apresentar um contrato assinado no passado.

Só é difícil acreditar que os pilotos estejam há 10 anos sem receber aumentos... mas tu estás mais bem informado...

Na tua opinião, esses 2 negócios ruinosos (a VEM e os 340), explicam por si só os prejuízos crónicos da companhia?


Uma correção:

1.Os pilotos não estão há 10 anos sem aumentos. ESTIVERAM ! Foram aumentados , se não me engano em 2010 em uma porcentagem ridícula para o tempo que ficaram sem aumentos.E se você pensar bem , vai ver que no período entre a entrada do FP e 2010 , não se ouviu falar nem em greves nem em pilotos.É verdade ou não é??
Pois é , porque estavam todos no esforço conjunto de levantar a cia.Só que depois de 9 anos , a cia continuava a pau e corda ,negócios ruinosos , compra da PGA , VEM e as pessoas tem limite.

2.Não foram só estes negócios ruinosos. Foi a rota de Macau , foi a cia de handling(fugiu-me o nome),é aquela quantidade gigante de funcionàrios nos escritórios que pouco ou nada fazem ,mas que não sei bem porque não os demitem , e por aí vai.
O negócio dos 340 ainda hoje ninguém explicou bem , só se sabe que foi muito dinheiro. Agora , o negócio mais ruinoso da história da TAP , talvez até mais que a Swissair ,é a VEM. Aqueles foram maus negócios pontuais.Começaram e acabaram.
A VEM é um sorvedouro de dinheiro , que continua a consumir uma enormidade de dinheiro e sem fim À vista.
É equivalente a um câncer do pâncreas , em estado avançado.

A idéia do Fp quando chegou à TAP até era bastante boa.Ele viu potencial de crescimento na cia e pensou que se esta crescesse em rotas e aviões , toda aquela gente dos escritórios ia ser posta a trabalhar.O que ocorre é que a cia tem vícios ,ainda há gente excedente , o governo mete a mão todo o tempo e o homem não conseguiu fazer tudo o que podia.



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por pdcarrico » 22/8/2012 1:15

A-330 Escreveu:
Elias Escreveu:
A-330 Escreveu:Isso sem falar nas rotas em que a TAP tem o monopólio , e que não são poucas.


Podes elaborar? Que rotas são essas?


O Brasil , por exemplo. A TAP voa para lá , mas a TAM não voa para cá.


Posso estar enganado mas tenho ideia de que já foi mais monopólio do que é hoje.

O curioso do crescimento económico no Brasil é que abre a possibilidade de concorrência em algumas rotas que antes só suportavam uma ligação directa para a Europa. Por exemplo Salvador já começa a ter concorrência de outras companhias europeias. Já há vôos regulares da condor e da air europa, quando antes era monopólio da TAP que apenas tinha codeshare com a TAM.

Estou no Brasil desde 2005 e tenho a impressão de que nos primeiros anos os aviões iam cheinhos e agora já se vêem muitas clareiras (exactamente porque agora há mais oferta). O público tb mudou - agora é quase só Brasileiros, mas isso já seria de esperar.
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por Elias » 22/8/2012 1:09

A-330 Escreveu: Companhia de bandeira? Olhe , na verdade hoje uma cia de bandeira tem muito mais um valor simbólico do que prático. Talvez tenha mais peso no momento de abrir algumas rotas e tal,por meter os governos ao barulho , mas não muito mais do que isso.
Aliás está provado que política misturada com cias aéreas dá mais prejuízo do que lucros.


Pois, era a ideia que eu tinha.

Obrigado pela opinião.

A-330 Escreveu:Duopólio..Nem conhecia a palavra , mas digamos que seja isso.


Basicamente é uma situação em que tens dois em vez de um, é como se fosse um oligopólio a dois.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Duop%C3%B3lio
 
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por migluso » 22/8/2012 1:06

A-330 Escreveu:1.Realmente concordo consigo quando diz que o problema da TAP é a gestão. Agora o que a media faz passar à opinião pública é que os pilotos é que vão levar a empresa à falência.


Ok, parece que já respondeste à minha questão do post anterior.
Reconheces então que há problemas na gestão operacional, corrente, do dia a dia da companhia que faz com que ela seja menos eficiente?

Em caso afirmativo, consegues identificar alguns aspectos de gestão que podem ser melhorados, de forma tornar a empresa mais eficiente e em último caso lucrativa?
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