1º de Maio / Pingo Doce
AutoMech Escreveu:mais_um Escreveu:Eu pago quase sempre por MB porque tenho descontos/campanhas associados à utilização do MB/Cartão de credito e também porque fico com o registo em que tipo de produtos/serviços gasto o dinheiro (faço o registo de todos os meus gastos).
mais_um, que tipo de promoções é que tens associados ao cartão (se quiseres dizer, claro) ?
Só para lançar a confusão: qual é o regime fiscal associado a quem recebe de volta uma % das compras via promoções dos cartões ?
Por exemplo, isenção do pagamento da anuidade se atingir um determinado montante de compras, 10% do valor dos pagamentos em vales Vila Galé efectuados com cartão Tottalight num determinado periodo (normalmente o alojamento na Pascoa, Carnaval e parte das minhas estadias em Lisboas são pagas com vales. Mas há mais programas de utilização.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
AutoMech Escreveu:Só para lançar a confusão: qual é o regime fiscal associado a quem recebe de volta uma % das compras via promoções dos cartões ?
Epá isso é interessante.
Imagina um cliente que adquire um produto qualquer de 50 euros no Continente, daqueles que têm 50% de desconto em cartão. Ele apresenta o cartão pessoal mas pede factura para a empresa. Vai deduzir o IVA que são 9,35 euros.
Entretanto recebeu 25 euros no cartão.
No dia seguinte volta lá e com os 25 euros do cartão compra mais produtos com 50% de desconto em cartão a 23% de IVA para a empresa. Pede factura e PIMBA, deduz mais 4,47 de IVA.
E recebe 12,5 euros em cartão.
No terceiro dia ainda abate 2,24 euros de IVA.
E no quarto dia 1,12.
É fácil de ver que com este esquema dá para deduzir 46% do IVA sobre 100 euros gastos.
É só esquemas

- Registado: 5/11/2002 12:21
mais_um Escreveu:Eu pago quase sempre por MB porque tenho descontos/campanhas associados à utilização do MB/Cartão de credito e também porque fico com o registo em que tipo de produtos/serviços gasto o dinheiro (faço o registo de todos os meus gastos).
mais_um, que tipo de promoções é que tens associados ao cartão (se quiseres dizer, claro

Só para lançar a confusão: qual é o regime fiscal associado a quem recebe de volta uma % das compras via promoções dos cartões ?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
alexandre7ias Escreveu:Porque se o argumento do PD é poupar para o consumidor final também poupar porque motivo mantém os restantes pagamentos por MB?
É simples: porque uma parte da comissão é fixa e para pequenos montantes acaba por ser percentualmente uma comissão elevada que come muito nas margens.
alexandre7ias Escreveu:Porque se o argumento do PD é poupar para o consumidor final também poupar porque motivo mantém os restantes pagamentos por MB?
Se poupa 5 milhões com os pagamentos inferiores a 20€ imaginem os milhões que podem poupar com os restantes!
De certeza que quem paga 20€ em notas não se importa de pagar 50€.
não fases ideia do que é uma analise custo/ beneficio, relação custo / serviços, elasticidade dos clientes e vens para aqui mandar postas de bacalhau, deves pensar que as empresas se gerem de olhometro
alexandre7ias Escreveu:.richardj Escreveu:vi agora nas noticias que as taxas variam entre 0,8% e 3,5% sobre o produto final. não brincadeira nenhuma.
quanto ao resto, nunca entres numa discussão com uma pessoa que não está preparada para admitir que pode estar errada. aqui não está haver nenhuma discussão, porque as razões de fundo não se prendem com a lógica e a razão, mas sim com diferencias politico ideológicas, de onde advém um ódio e inveja pelo sucesso alheio que não permite discutir o que quer que seja.
E as taxas acima os 20€? Tem desconto é isso? Paga menos?
De facto estava errado por pensar que os pagamentos via MB tinham lei especifica, mas pelos vistos não tem lei nenhuma.
Agora dizer que é ódio e inveja do sucesso!! Lol
E já agora em relação as portagens automáticas também deviam tomar esta medida? Vou aguardar a vossa resposta!
mas porque que tem de haver um relação entre o custo da empresa para vender determinados produtos e aquilo que o volume que cliente quer levar? a empresa faz o ajustamento que quiser, e tu podes levar à mesma o que quiseres.
sim a tua resposta lol diz tudo.
e quanto à tua ultima questão, acho que te está a escapar uma coisa. As empresas fazem o que quiserem (!) existe uma coisa que se chama analise custo / beneficio. Há empresas que querem dar determinados serviços há outras que não. Agora quando vens com o "deve", estás a fugir à realidade, a empresa deve fazer o que bem entender e o cliente faz também o que bem entender. se as concessionarias de auto estradas acharem que ganham mais dinheiro se obrigarem toda a gente a pagar com moedas, muito bem, embora eu ache que elas fizeram uma analise custo beneficio e chegaram à conclusão de que não tem nada a ganhar.
recentemente fizeram uma analise custo benéfico e chegaram à conclusão que ganham mais dinheiro com maquinas nas portagens do que com pessoas. já viste, woaw
Porque se o argumento do PD é poupar para o consumidor final também poupar porque motivo mantém os restantes pagamentos por MB?
Se poupa 5 milhões com os pagamentos inferiores a 20€ imaginem os milhões que podem poupar com os restantes!
majomo Escreveu:Volto a questionar... o que ganha o cliente com esta limitação?
Preços mais baixos ou estes 5M€ ficarão para os acionistas... voto na 2.ª hipótese.
Mas porque é que o PD haveria de querer baixar os preços?
alexandre7ias Escreveu:E já agora em relação as portagens automáticas também deviam tomar esta medida? Vou aguardar a vossa resposta!
Olha eu nunca fui contra as SCUT mas sempre fui contra este sistema que não aceita pagamento a dinheiro. É ilegal na minha opinião.
Não compreendo a atitude de algumas pessoas, se não estão satisfeitos com a medida, não vão ao PD, ninguém vos obriga a ir....é a melhor forma de mostar ao PD que é uma má decisão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
.richardj Escreveu:vi agora nas noticias que as taxas variam entre 0,8% e 3,5% sobre o produto final. não brincadeira nenhuma.
quanto ao resto, nunca entres numa discussão com uma pessoa que não está preparada para admitir que pode estar errada. aqui não está haver nenhuma discussão, porque as razões de fundo não se prendem com a lógica e a razão, mas sim com diferencias politico ideológicas, de onde advém um ódio e inveja pelo sucesso alheio que não permite discutir o que quer que seja.
E as taxas acima os 20€? Tem desconto é isso? Paga menos?
De facto estava errado por pensar que os pagamentos via MB tinham lei especifica, mas pelos vistos não tem lei nenhuma.
Agora dizer que é ódio e inveja do sucesso!! Lol
E já agora em relação as portagens automáticas também deviam tomar esta medida? Vou aguardar a vossa resposta!
majomo Escreveu:Volto a questionar... o que ganha o cliente com esta limitação?
Preços mais baixos ou estes 5M€ ficarão para os acionistas... voto na 2.ª hipótese.
Contra quem defende que o PD tem todo o direito a seguir esta política, o que é verdade, espero que os clientes que normalmente usavam o cartão para estas compras se manifestem junto dos responsáveis ou em alternativa procurem outros locais...
Porque se os clientes não se manifestam no sentido de defender certas benesses (para ser simpático no termo), estas empresas fazem o que querem...
Prefiro beneficiar o PD a beneficiar os bancos...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
vi agora nas noticias que as taxas variam entre 0,8% e 3,5% sobre o produto final. não brincadeira nenhuma.
migluso Escreveu:Mas lindo lindo, era a pessoa na caixa dar ao Alexandre o troco de 400 e tal euros em moedas de cêntimos...
Alexandre, pá, parece-me que estás a fazer um grande filme...
Ainda há dias vi um papel num cafezito/restaurante que regista lotos a informar que só aceita pagamento através de cartão para apostas superiores a 50 euros...
Isso seria magnifico, quanto mais tempo demorar a dar o troco melhor. Se bem que segundo a lei acho que não podem fazer isso!
Volto a questionar... o que ganha o cliente com esta limitação?
Contra quem defende que o PD tem todo o direito a seguir esta política, o que é verdade, espero que os clientes que normalmente usavam o cartão para estas compras se manifestem junto dos responsáveis ou em alternativa procurem outros locais...
Porque se os clientes não se manifestam no sentido de defender certas benesses (para ser simpático no termo), estas empresas fazem o que querem...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Mart77 Escreveu:Eu não sei já foi referido aqui, mas tenho duvidas se é legal negar o pagamento só por causa do valor! sendo uma forma de pagamento semelhante ao dinheiro físico até que ponto é possível que uma instituição negar o pagamento a não ser por impossibilidade técnica.
Sim, pode negar.
Vê aqui: http://www.multibanco.pt/pt/multibanco/ ... html#faq_6
Eu não sei já foi referido aqui, mas tenho duvidas se é legal negar o pagamento só por causa do valor! sendo uma forma de pagamento semelhante ao dinheiro físico até que ponto é possível que uma instituição negar o pagamento a não ser por impossibilidade técnica.
- Registado: 18/8/2011 20:50
Auchan admite vir a limitar pagamentos com cartão
Por Agência Lusa, publicado em 21 Ago 2012 - 17:26 | Actualizado há 52 minutos 50 segundos
O grupo Auchan, proprietário dos hipermercados Jumbo, admite tomar medidas em relação aos pagamentos com cartão na sua rede caso não haja uma redução das taxas, mas descarta tomar "de imediato" uma posição semelhante à do Pingo Doce.
O diário Público noticiou hoje que, a partir de 01 de setembro, o Pingo Doce vai deixar de aceitar pagamentos com cartões de multibanco e de crédito em compras com valor inferior a 20 euros.
Segundo o jornal, numa nota escrita, que já começou a ser distribuída a alguns clientes, a empresa refere que a medida vai permitir uma poupança anual superior a cinco milhões de euros.
"De momento não está a ser equacionada medida similar", disse fonte oficial do grupo Auchan em resposta a questões colocadas pela agência Lusa.
"Continuaremos a defender a redução do peso das comissões, pois nunca aceitaremos aumentar os preços dos produtos aos clientes para suportar o peso daquelas comissões bancárias, disse a mesma fonte, acrescentando que "ainda há um longo caminho a percorrer na redução das referidas comissões bancárias, pelo menos até ao valor médio da Europa Ocidental".
O grupo Auchan, acrescentou, tem trabalhado com a Unicre, quer diretamente, quer através da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), "num plano tendente à redução das comissões".
No entanto, "caso o referido caminho não nos leve a uma redução até ao nível necessário, provavelmente a prazo não nos restará outra alternativa que não seja pedir aos clientes para substituírem o pagamento em cartão por pagamento em dinheiro, pelo menos até um determinado limite".
Em declarações hoje à Lusa, a diretora-geral da APED, Ana Trigo Morais considerou que as taxas cobradas nas transações com cartões de multibanco aos retalhistas em Portugal "são muito elevadas".
"Entendemos que Portugal é um mercado que tem pouca concorrência e cobra taxas muito elevadas aos comerciantes", disse.
Nas operações de crédito, segundo dados da APED, "o pagamento é duas vezes superior à média europeia, enquanto que nas operações a débito o valor a pagar pelos retalhistas é quase 3 vezes superior".
Por isso, a associação defende "a baixa da taxa de serviço aos comerciantes, sublinhando que "nos últimos quatro anos os associados da APED pagaram 318 milhões de euros" em taxas de custo de pagamento.
"Daqui se vê a dimensão e preponderância", comentou a diretora-geral da APED.
A APED, que disse já ter tido várias reuniões com a Unicre, entidade responsável pela gestão e emissão de cartões de pagament, reconheceu que "tem havido alguns ajustamentos em baixa, mas são insuficientes".
- Registado: 20/6/2011 21:48
Areia na engrenagem!
alexandre7ias Escreveu:
E ainda podem fiar, eu sou de confiança!
alexandre7ias Escreveu: O que eu disse e repito é que como consumidor vou ao pingo doce no dia que isto for para a frente com a nota mais alta que tiver fazer a compra mais baixa possível.
Alex mas gostas de complicar a coisa, e por areia na engrenagem..!?

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Elias Escreveu:PT_Trader Escreveu:alexandre7ias Escreveu:.rmachado Escreveu:17:31 Agência Financeira Multibanco: Jumbo também admite vir a impor limites
Começam a ficar limitadas em termos de grandes cadeias as opções do Alexandre.
Volto a mercearia como quando era miúdo.
lol Muitas das mercearias só aceitam pagamentos em dinheiro
lol, PT Trader, e ainda por cima são mais caras, mas isso agora não interessa nada, porque os merceeiros são os "bons" e aquela pandilha dos hipers e dos bancos são "maus".
Exacto, ainda há o factor preço, que é super importante! Muitas mercearias só se vão aguentando por causa da proximidade e do belo do fiado. Há dias fui comprar uma coisa a uma mercearia ao pé da minha casa e a mulher quase que já nem tinha espaço para escrever no célebre bloco de notas, com as dívidas do bairro inteiro.
Por acaso compro alguma coisas de vez em quando, quase que por caridade, porque é um dos poucos negócios que ainda tenho na minha rua. É sempre importante que alguém lá esteja durante o dia e marque presença, para desviar os mal intencionados (nas minhas bandas há bastantes

Mas lindo lindo, era a pessoa na caixa dar ao Alexandre o troco de 400 e tal euros em moedas de cêntimos...
Ainda há dias vi um papel num cafezito/restaurante que regista lotos a informar que só aceita pagamento através de cartão para apostas superiores a 50 euros...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
.PT_Trader Escreveu:alexandre7ias Escreveu:.rmachado Escreveu:17:31 Agência Financeira Multibanco: Jumbo também admite vir a impor limites
Não me digas!!! Então é melhor passar pelo MB.
E ainda podem fiar, eu sou de confiança!
Pingo Doce - Pioneiro
VirtuaGod Escreveu:P.S. (EDIT) A minha namorada ainda anda com menos dinheiro que eu na carteira e usa ainda mais o cartão, o que me faz parecer que o tugadaytrader tem razão sobre os jovens
VG O Pessoal mais novo anda todo a tinir...

MarcoAntonio Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Na verdade, atrelado à iniciativa do PD já surgiu uma outra notícia da APED a questionar os valores das comissões cobrados em Portugal tornando mais ou menos palpável a pressão de que estou a falar...
Entretanto já são duas (ver por exemplo o post do mcarvalho com notícia da CCP).
Parece que o PD só foi o ponto de partida!?
rmachado Escreveu:17:31 Agência Financeira Multibanco: Jumbo também admite vir a impor limites
Bull And Bear Markets
- Registado: 29/11/2007 13:03
PT_Trader Escreveu:alexandre7ias Escreveu:.rmachado Escreveu:17:31 Agência Financeira Multibanco: Jumbo também admite vir a impor limites
lol, PT Trader, e ainda por cima são mais caras, mas isso agora não interessa nada, porque os merceeiros são os "bons" e aquela pandilha dos hipers e dos bancos são "maus".

alexandre7ias Escreveu:Quero dizer que pode dar bons resultados para as empresas e maus para os consumidores!
Maus para os consumidores? Mas maus porquê? Porque é que não poder pagar com multibanco é necessariamente mau?
Há tantas coisas que não podem ser pagas com multibanco... um café, por exemplo... em geral não é possível pagar um café com multibanco e no entanto não vejo as pessoas a deixar de beber café.
alexandre7ias Escreveu:Da mesma forma que o PD quer aumentar os Lucros poupando 5 milhões nas taxas, os bancos e e os restantes vão querer recuperar esses valores e nada melhor que começar o cobrar pelo levantamento de dinheiro no MB.
Mas é claro. Andamos todos ao mesmo. lol
alexandre7ias Escreveu:Assim ganham todos, o pessoal deixa de levantar e passa a gastar mais, ou melhor passa a gastar consoante o limite mínimo.
Claro que depois o pessoal só vai ao MB se quiser!
Estás a fazer uma data de suposições.
Partes do princípio de que toda a gente faz compras de menos de 20 euros e que isto vai causar grandes transtornos e que vai ser o caos generalizado.
No entanto, não estás a ter em conta que:
- primeiro, muita gente compra maiores quantidades de produtos (muito mais que 20 euros) e para esses não aquece nem arrefece
- segundo, há muita gente que já paga a dinheiro, especialmente para pequenas quantidades
- terceiro, a restrição já existe, não é nova; existe para pagamentos inferiores a 5 euros em muitos locais e no entanto não vês lá confusão nenhuma
- quarto, o Pingo Doce se calhar nem quer ter muitos clientes que façam compras pequenas; esses clientes interessam pouco porque ocupam recursos (nomeadamente de atendimento) e trazem pouco retorno; criar barreiras a esses clientes fará com que o retorno médio por cliente seja maior (ou por outra, fará com que apenas fiquem lá os melhores clientes, no fundo aqueles que interessam - um cliente que só entra no Pingo Doce para comprar um papo-seco ou um chocolate, por exemplo, está a gastar recursos e com um retorno baixíssimo
Claro que depois há os tipos como tu que acham que vale a pena investir algum tempo a ir lá pagar com uma nota grande e que vai ter um gozo bestial a ver a cara da funcionária a arranjar troco. Com um bocado de azar ela vai logo ter troco para ti. E com mais azar ainda a loja vai ter pouca gente e por isso não vais provocar a confusão que pareces desejar. Ou até pode ser que provoques e que tudo isto te traga uma grande satisfação.
Qualquer que seja o resultado dessa tua iniciativa, arrisco este prognóstico: assim que tu saíres da loja com o teu artigo barato e o troco da nota grande, a vida continua, tanto para o (que PD não vai sequer perder um minuto mais a pensar no teu caso), quer para ti (na altura ficarás todo contente com o resultado da tua iniciativa mas a história terminará ali, porque não estou a imaginar que tu tenhas pachorra para ir lá todos os dias, semanas ou meses a fio, repetir a graça).
De qualquer forma, se depois quiseres contar à malta como correu, ficamos à espera

alexandre7ias Escreveu:.rmachado Escreveu:17:31 Agência Financeira Multibanco: Jumbo também admite vir a impor limites

Quem está ligado: