Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Acabou a crise" - take 6

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por A330-300 » 16/8/2012 0:08

Por acaso há uma amiga minha que diz isso mesmo. Que quando não estou no avião estou no carro.

Quanto ao título do tópico: Alguém ainda acredita no que essa gente diz? Isso é o típico comentário ao qual não dou nenhuma importância. De tal forma que nem me lembraria de criar um tópico destes e saber quem é que disse o que e quando.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por migluso » 15/8/2012 23:58

A-330 Escreveu:
O que eu acho mais piada nesta questão do uso do carro é que, recorrentemente (aqui no Caldeirão mas também noutros contextos), as pessoas que assumem o uso do carro sentem a necessidade de se justificar, nomeadamente com a falta de alternativas. Como se andar de carro fosse um crime de lesa pátria. Fica a sensação de que se tornou politicamente incorrecto dizer que se anda de carro porque se quer ir de carro.

Manias.
Eu sou um carrólatra assumido. Isso de andar de transportes é muito bonito , mas para os outros.Gosto de andar sozinho, sem um caramelo suado ou um gordo que ocupa banco e meio, e como tenho uma sorte surreal para estacionar encontro sempre lugar à porta ou quase.
Não pode ser melhor.

A330

E quando não andas de carro, é porque foste de avião...

Quanto ao tema do tópico, só em 2013 é que saberemos se o Álvaro e o Coelho estavam certos ou não...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por A330-300 » 15/8/2012 23:34

O que eu acho mais piada nesta questão do uso do carro é que, recorrentemente (aqui no Caldeirão mas também noutros contextos), as pessoas que assumem o uso do carro sentem a necessidade de se justificar, nomeadamente com a falta de alternativas. Como se andar de carro fosse um crime de lesa pátria. Fica a sensação de que se tornou politicamente incorrecto dizer que se anda de carro porque se quer ir de carro.

Manias.
Eu sou um carrólatra assumido. Isso de andar de transportes é muito bonito , mas para os outros.Gosto de andar sozinho, sem um caramelo suado ou um gordo que ocupa banco e meio, e como tenho uma sorte surreal para estacionar encontro sempre lugar à porta ou quase.
Não pode ser melhor.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Dom_Quixote » 15/8/2012 21:51

ferradura Escreveu:No passado, os bronzeados e escuros, eram os escravos dos brancos de cal, que nada faziam e viviam em palacios.

Hoje, os brancos de cal, são os que fartam-se de trabalhar e os escuros e bronzeados, os que têm boa vida.

Os tempos tudo mudam.

Tem razão Sr. Doutor e, afinal, os brancos de cal não tinham sangue azul... :wink:

Renegade Escreveu:Sou do Porto e vivo no Porto e esta nossa "paisagem" muito única incapacita o uso da bicicleta. Só mesmo na parte "Oeste" que é mais plana. No centro, na parte leste e parte norte é impossível, é só altos e baixos...

Bem me parecia... :wink:

Registado: 3/4/2012 21:06

por Renegade » 15/8/2012 21:33

Elias Escreveu:é utópico pensar que pode ser criada uma rede transportes porta a porta para servir todas as situações de todos os cidadãos

É evidente. É a mesma coisa que toda a gente querer um centro de saúde aberto 24 horas por dia mesmo à porta de casa.
O meu caso é igual a muitos outros. Não ando de carro por "preguiça" ou "comodidade", mas sim porque não há alternativa lógica, por muito que me custe e custa-me estar mais de 1 hora por dia dentro do carro (4 viagens diárias)...

Elias Escreveu:O que eu acho mais piada nesta questão do uso do carro é que, recorrentemente (aqui no Caldeirão mas também noutros contextos), as pessoas que assumem o uso do carro sentem a necessidade de se justificar, nomeadamente com a falta de alternativas. Como se andar de carro fosse um crime de lesa pátria. Fica a sensação de que se tornou politicamente incorrecto dizer que se anda de carro porque se quer ir de carro.

Renegade, nada do que eu escrevi é 'contra' ti, isto vem na sequência de posts anteriores sobre o tema :wink:

Claro, tranquilo! :wink:

Dom_Quixote Escreveu:No Porto alguma vez equacionaste deslocações de bicicleta?

Sou do Porto e vivo no Porto e esta nossa "paisagem" muito única incapacita o uso da bicicleta. Só mesmo na parte "Oeste" que é mais plana. No centro, na parte leste e parte norte é impossível, é só altos e baixos...

Registado: 12/9/2011 14:15

por ferradura » 15/8/2012 21:29

No passado, os bronzeados e escuros, eram os escravos dos brancos de cal, que nada faziam e viviam em palacios.

Hoje, os brancos de cal, são os que fartam-se de trabalhar e os escuros e bronzeados, os que têm boa vida.

Os tempos tudo mudam.

Quanto ao desemprego, esse indicador não vai mudar, porque é impossível sem uma revolução industrial/economica na europa.

Observem que a cada dia que passa a europa paresse mas é mais muribunda, e sem reacção.

Tanta coisa e estamos na mesma...

Registado: 5/4/2010 21:14

por BearManBull » 15/8/2012 21:08

Contra factos num há argumentos :D Suponho que li num jornal qualquer de qualquer forma acho que referia Inglaterra e não ao Reino Unido no global.

Elias Escreveu:
lfhm Escreveu:A Inglaterra é o país com mais carros por pessoa mas tem ordenados para isso e os carros são muito mais baratos.

Não sei onde foste buscar esta ideia, mas não só não é verdade como a Inglaterra nem sequer está acima da média europeia mas sim abaixo.

Deixo informação retirada do Eurostat.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Elias » 15/8/2012 20:21

Banesco Escreveu:Em Portugal, para grandes distâncias torna-se complicado. Até temos capitais de distrito como Viseu e Bragança, que nem um simples comboio têm.

É verdade (e podes somar Portalegre e Vila Real).

Mas como escrevi lá mais para trás, a % de passageiros-km em Portugal feitos de carro está dentro da média europeia. Os únicos países que estão realmente abaixo da média europeia são os do leste.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Texano Bill » 15/8/2012 20:17

Dom_Quixote Escreveu:
Banesco Escreveu:Eu já morei e trabalhei no Porto e tinha quase sempre o carro na garagem. Nas grandes cidades como Porto e Lisboa, para ir e vir do trabalho, não há desculpa para não usar transportes públicos, um passe sai mais barato que andar de carro, apanhamos menos filas (caso do metro), não temos que pagar parque... E imagino que uma cidade como Helsínquia tenha uma boa oferta de transportes, como troleys, metro, ferrys...

No Porto alguma vez equacionaste deslocações de bicicleta?

Os altos e baixos da cidade davam cabo de mim ainda antes de chegar ao trabalho, já para não falar que as ruas não são as melhores para esse meio e da má disposição dos condutores :roll:

Renegade Escreveu:Eu era o homem mais feliz do mundo se conseguisse ir de transportes publicos para o trabalho.
Infelizmente tenho que andar 15 km de autoestrada. Como é no sentido contrário do trânsito mais intenso, chego em 15 minutos - é a única vantagem, mas não há alternativas, tenho mesmo que usar o meu carrito e carregar-lhe de kms todos os santos dias...

Em Portugal, para grandes distâncias torna-se complicado. Até temos capitais de distrito como Viseu e Bragança, que nem um simples comboio têm.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Elias » 15/8/2012 20:11

Renegade Escreveu:Eu era o homem mais feliz do mundo se conseguisse ir de transportes publicos para o trabalho.
Infelizmente tenho que andar 15 km de autoestrada. Como é no sentido contrário do trânsito mais intenso, chego em 15 minutos - é a única vantagem, mas não há alternativas, tenho mesmo que usar o meu carrito e carregar-lhe de kms todos os santos dias...

Não vejo qualquer problema nessa opção - sempre defendi que cada qual é livre de se deslocar como entende.

A questão das alternativas é, em geral uma utopia. Para a maioria das pessoas (não estou sequer a sugerir que seja o teu caso), a alternativa só é interessante se permitir o transporte porta a porta. Como em geral não é isso que acontece - é utópico pensar que pode ser criada uma rede transportes porta a porta para servir todas as situações de todos os cidadãos - a maioria das pessoas opta por se deslocar de carro (a opção de ter de esperar por transportes, que ainda por cima estão longe da origem e do destino, não é uma opção a considerar, ainda que há 30 anos o fosse para toda a gente). Ainda por cima a deslocação de transportes públicos nem sempre é mais barata.

Em suma, a opção por transportes públicos é, em muitos casos, mais cara, mais demorada e mais chata. E a maioria das pessoas não está disposta a pagar mais para demorar mais e ainda por cima ter de andar a pé. Ir de carro é mais prático, mais cómodo e, em muitos casos, mais económico. Deste modo, os que usam os transportes públicos são sobretudo aqueles que não têm dinheiro para comprar um carro: estudantes, reformados, pensionistas, imigrantes e turistas. Há excepções, claro, mas são uma minoria.

Renegade, nada do que eu escrevi é 'contra' ti, isto vem na sequência de posts anteriores sobre o tema :wink:

por Renegade » 15/8/2012 19:59

Banesco Escreveu:Eu já morei e trabalhei no Porto e tinha quase sempre o carro na garagem. Nas grandes cidades como Porto e Lisboa, para ir e vir do trabalho, não há desculpa para não usar transportes públicos, um passe sai mais barato que andar de carro, apanhamos menos filas (caso do metro), não temos que pagar parque... E imagino que uma cidade como Helsínquia tenha uma boa oferta de transportes, como troleys, metro, ferrys...

Eu era o homem mais feliz do mundo se conseguisse ir de transportes publicos para o trabalho.

por Dom_Quixote » 15/8/2012 19:58

No Porto alguma vez equacionaste deslocações de bicicleta?

por Texano Bill » 15/8/2012 19:53

VirtuaGod Escreveu:Olha que mesmo assim a densidade de carros na rua está longe de ser 1 carro por cada 2 pessoas. Por outro lado ter carro lá é tão caro que não imagino ng que tenha um e não o use. Se calhar vocês até têm razão.

Eu já morei e trabalhei no Porto e tinha quase sempre o carro na garagem. Nas grandes cidades como Porto e Lisboa, para ir e vir do trabalho, não há desculpa para não usar transportes públicos, um passe sai mais barato que andar de carro, apanhamos menos filas (caso do metro), não temos que pagar parque... E imagino que uma cidade como Helsínquia tenha uma boa oferta de transportes, como troleys, metro, ferrys...

Elias Escreveu:Exacto, a densidade populacional é cerca de dez vezes menor, logo é natural que a densidade de veículos também o seja.

Yep, só tenho pena que na tabela do Eurostat, o dado mais importante esteja marcado com ":" :(

Registado: 20/8/2011 12:52

por Dom_Quixote » 15/8/2012 19:42

Elias Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:
Jolly Roger Escreveu:O sector automóvel tem tido quebras significativas de vendas quer em novos quer em usados e o consumo de combustiveis também, já para não falar do tráfego das auto-estradas, por isso a tua impressão parece-me errada em toda a linha.

Acho que a Porsche subiu as vendas... :wink:

A nível mundial aumentou, sobretudo devido ao aumento na China e nalguns países europeus.

Em Portugal diminuiu.

Acredito que seja assim, mas não me admirava nada que também tivesse subido por cá. É por demais sabido que na "Tugalândia" a "crise" afecta mais os sectores baixo e médio. O sector considerado "luxo" costuma ser o menos afectado - veja-se por ex. a construção. :wink:

por Elias » 15/8/2012 19:33

Dom_Quixote Escreveu:
Jolly Roger Escreveu:O sector automóvel tem tido quebras significativas de vendas quer em novos quer em usados e o consumo de combustiveis também, já para não falar do tráfego das auto-estradas, por isso a tua impressão parece-me errada em toda a linha.

A nível mundial aumentou, sobretudo devido ao aumento na China e nalguns países europeus.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... 56077.html

Em Portugal diminuiu.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/aut ... -3852.html

por Bart Simpson » 15/8/2012 19:33

Dom_Quixote Escreveu:

Só podia ... :) O Tuga sempre gostou de dar nas vistas eheh

Registado: 29/11/2007 4:09

por Dom_Quixote » 15/8/2012 19:30

por Elias » 15/8/2012 19:27

Dom_Quixote Escreveu:
Renegade Escreveu:Quanto aos outros países, também estive algum tempo na Holanda e lá é tudo de "bicla". Até os "engravatados" vão para o banco trabalhar de bicicleta. Acham que aqui era possível isso? Não! O tuga é demasiado importante para andar de meio de transporte tão "foleiro" como uma bicicleta.

É claro que tens razão, no entanto há que descontar o relevo. :wink:

A proporção de passageiros transportados de carro em Portugal (face ao total de passageiros transportados) é de 85%, a média europeia é de 84,5% e na Holanda é de 86,5%.

Estes números desmontam completamente a ideia de que na Holanda se anda menos de carro.

Ah, e antes que perguntem: na Alemanha é 86, em França é 84 e no Reino Unido é 87.

E na Finlândia é 85.

por Dom_Quixote » 15/8/2012 19:23

Renegade Escreveu:Quanto aos outros países, também estive algum tempo na Holanda e lá é tudo de "bicla". Até os "engravatados" vão para o banco trabalhar de bicicleta. Acham que aqui era possível isso? Não! O tuga é demasiado importante para andar de meio de transporte tão "foleiro" como uma bicicleta.

É claro que tens razão, no entanto há que descontar o relevo. :wink:

por Elias » 15/8/2012 19:22

É engraçado como existe a ideia feita de que em Portugal se anda mais de carro, mas os dados do Eurostat contradizem isso: a proporção de passageiros que são transportados de carro (em Portugal) está dentro da média europeia.
Editado pela última vez por Elias em 15/8/2012 19:23, num total de 1 vez.

por Jolly Roger » 15/8/2012 19:20

lfhm Escreveu:Pode ser só impressão mas Portugal parece-me dos sitíos em que vi mais carros de qualidade (excepto Inglaterra).

Acrescento ainda que ver festivais tipo Rock in Rio, Optimus Alive, Super Bock completamente cheios quando o bilhete diário custa 50 euros faz-me pensar duas vezes sobre a crise.

Eu confesso que somando o teu primeiro post com este e tentando tirar conclusões de ambos fico meio abananado com aquilo que dizes.

Aparentemente parece que os carros de qualidade te incomodam. Ou talvez sejam as pessoas que compram esses carros de qualidade que te incomodam, não consigo perceber bem...

...Não és o único, porque este país consegue desde há muitos anos a esta parte taxar e bem os carros de qualidade.

Na mentalidade de cá cilindradas altas e carros grandes é coisa abominável e o Estado português consegue até nalguns casos ganhar mais dinheiro (em impostos) que o fabricante, o transportador e o retalhista todos juntos, e faz pensar se por acaso não seria melhor andarmos todos de "penicos" com rodas a que depois podíamos acoplar um motorzinho de máquina de lavar roupa que sempre faz (nas boas marcas) umas 1200 rpms.

Outra coisa que se conclui dos teus posts é que isto de haver crise ou não, mede-se pelo número de carros de qualidade que por aí andam. Não vale portanto a pena olhar para os indicadores do Instituto Nacional de Estatística e afins porque aparentemente não servem para nada e só servem para distraír.

Outra coisa que se conclui dos teus posts é que enquanto houver um português que tenha dinheiro para comprar um carro de qualidade (Mercedes?), isso é indicador que os impostos podem bem subir mais. Podemos ignorar portanto a receita fiscal e deitar a curva de Laffer fora porque não servem para nada.

Por último e aparentemente, o bom da coisa é que todas as fábricas de automóveis de qualidade fechem, bem como todas as respectivas redes de concessionários e oficinas dado que são indesejáveis e toda essa mão de obra pode ir engrossar as listas de desemprego na Europa ou converterem-se em fabricantes dos tais "penicos" com rodas que referi atrás. É um pouco a ideia de que morre o bicho acaba a peçonha.
Duvido é que isso seja bom para a economia seja de quem for.

Agora se por acaso o teu incómodo se prende com o facto de esses automóveis de qualidade serem comprados a crédito...
Eu não sei se é possível comprar um Porsche ou um Ferrari a crédito, um Bentley?.... um Rolls?
Os Mercedes podem? Não sei mesmo.
Pelo teu critério o meu automóvel não tem qualidade suficiente por isso não sei mesmo.
Em todo o caso quando um crédito automóvel entra em incumprimento o vendedor vai buscá-lo.

O sector automóvel tem tido quebras significativas de vendas quer em novos quer em usados e o consumo de combustiveis também, já para não falar do tráfego das auto-estradas, por isso a tua impressão parece-me errada em toda a linha.

Registado: 22/7/2009 12:55

por Bart Simpson » 15/8/2012 19:19

Realmente onde fico confuso é no Parque de estacionamento das Universidades, onde imperam os carros de luxo para jovens (e menos jovens ... :) )em vez das scooters. O meu filho vai de Metro ...e já achamos caro o passe ... :(

Edit: - Estou a referir-me a Universidade pública.
Editado pela última vez por Visitante em 15/8/2012 19:21, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:09

por Renegade » 15/8/2012 19:14

lfhm Escreveu:
Elias Escreveu:
lfhm Escreveu:Boas Jolly Roger o que eu quero dizer é que em Portugal impera o consumismo e que as pessoas gostam de mostrar aquilo que não têm.

E o que te leva a crer que Portugal seja diferente dos outros países nesta matéria?

Ter falado com as pessoas e visitado outros países. Na cultura nórdica o carro é um aspecto pouco importante basta ver o uso recorrente da bicicleta nesses países apesar do frio.

A Inglaterra é o país com mais carros por pessoa mas tem ordenados para isso e os carros são muito mais baratos.

Falo da história dos Mercedes porque vejo muita gente que se mete em dívidas insustentáveis para comprar um carro caro quando muitas das vezes nem lhe dão o devido uso.

Pode ser só impressão mas Portugal parece-me dos sitíos em que vi mais carros de qualidade (excepto Inglaterra).

Acrescento ainda que ver festivais tipo Rock in Rio, Optimus Alive, Super Bock completamente cheios quando o bilhete diário custa 50 euros faz-me pensar duas vezes sobre a crise.

E não é só o pessoal da classe baixa que faz isso. O pessoal da classe média "pela-se" para ter um carro novo. Muitos continuam a trocar de 3 em 3 ou 4 em 4 anos. Isso é que não percebo. O carro é o "bem" que mais desvaloriza em poucos anos. Para além de que se comprarem a crédito (como deve ser a maioria) pagam juros ridiculamente altos, mas não interessa, o que interessa é ter uma matricula recente.

Quanto aos outros países, também estive algum tempo na Holanda e lá é tudo de "bicla". Até os "engravatados" vão para o banco trabalhar de bicicleta. Acham que aqui era possível isso? Não! O tuga é demasiado importante para andar de meio de transporte tão "foleiro" como uma bicicleta.

por Elias » 15/8/2012 19:13

Banesco Escreveu:A Finlândia também tem metade da população de Portugal e pra aí 4 vezes mais território :)

Exacto, a densidade populacional é cerca de dez vezes menor, logo é natural que a densidade de veículos também o seja.

por VirtuaGod » 15/8/2012 19:12

Banesco Escreveu:A Finlândia também tem metade da população de Portugal e pra aí 4 vezes mais território :)

True. A densidade populacional da Finlândia é baixíssima por causa disso (4x mais território). Mas gostava de ver a densidade no sul apenas (afinal cerca de 80% da população vive no sul).

Olha que mesmo assim a densidade de carros na rua está longe de ser 1 carro por cada 2 pessoas. Por outro lado ter carro lá é tão caro que não imagino ng que tenha um e não o use. Se calhar vocês até têm razão.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, karaya75, m-m, malakas, nbms2012, OverDose, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trend=friend, trilhos2006, yggy e 210 visitantes