Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fisco dá férias como prémio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paulop2009 » 11/8/2012 11:43

artista Escreveu:E perguntarás tu, então porque não mudam? Em primeiro lugar o que exisistia no privado há alguns anos já não existe agora, e em segundo lugar porque isso demorará uns anos a ter alguns efeitos práticos... mas certamente muitos serviços públicos perderão (e já vem perdendo) qualidade!

Esquece lá o passado. Estamos no presente? Por que nao mudam entao?

A resposta ė simples, e tu já aludiste a ela por outras palavras: por que o que têm hoje é o melhor q conseguem. Entendo q nao seja tao bom quanto ja foi ou quanto sonhariam ser. Mas é o melhor que podem considerando as suas capacidades, as alternativas e as outras coisas boas que ainda têm.

Nao quero que os funcionarios do estado andem a mentir e a pular de alegri mS, caraças, sempre que se queixam podiam tambem falar um pouco das coisas boas que os fazem manter onde estao...

Registado: 15/9/2010 15:02

por paulop2009 » 11/8/2012 11:36

artista Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
artista Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Saber se, com as coisas negativas que apontas acima, ser funcionário público é ou não melhor do que a única alternativa: mudar para funcionário do privado.

Ora aqui está o argumento descabido, como se qualquer um possa mudar do público para o privado ou vice-versa de um dia para o outro, ainda para mais no contexto atual!

1 - eu nao argumentei. Apenas perguntei.
2 - quem nao se candidata é q de certeza que nao arranja
3 - se hoje em dia é tao dificil arranjar melhor, por que é que os funcionarios publicos so dizem mal do que têm?
4 - -no caso de profissoes que nao "existem" no pricado (e.g. Juizes) entao ė preciso decidir o que se prefere: 14 meses de salario ou a profissao?
5 - ha muito funcionario do privado que adorava ser publico mesmo que por menos 2 meses de salario. Mas em troca ter mais estabilidade, poder sair a horas, poder fazer greve, etc

Enfim... So acho que muito funcionario publico diz mal mas sabe-lhe bem as coisas boas q a funcao publica ainda lhes da. Seja a profissao de que gosta ou seja a estabilidade.

Posso-te fazer umas perguntas? Tens consicência de que o estado não emprega apenas trabalhadores a quem dá essas regalias de que falas? Tens consciência de que há dezenas de milhares de trabalhadores a quem o estado dá piores condições do que o privado?!

Eu até concordo que em algumas situações o que defendes é válido, o problema é que o é cada vez para menos, sendo que para uma boa parte nunca foi! :roll:

Em todo o meu texto refiro-me apenas a funcionarios publicos. Um professor contratado, um enfermeiro contratado ou outros que tais nao se incluem neste grupo.

Gaspar, o gato de Honorio.

por bboniek33 » 11/8/2012 0:57

Acho que os "bufos" deviam ser premiados igualmente, coisa do geeneros 20% de desconto em seede de IRS, ou coiso.

Miaaaoooo !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por artista_ » 11/8/2012 0:22

E perguntarás tu, então porque não mudam? Em primeiro lugar o que exisistia no privado há alguns anos já não existe agora, e em segundo lugar porque isso demorará uns anos a ter alguns efeitos práticos... mas certamente muitos serviços públicos perderão (e já vem perdendo) qualidade!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 11/8/2012 0:18

paulop2009 Escreveu:
artista Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Saber se, com as coisas negativas que apontas acima, ser funcionário público é ou não melhor do que a única alternativa: mudar para funcionário do privado.

Ora aqui está o argumento descabido, como se qualquer um possa mudar do público para o privado ou vice-versa de um dia para o outro, ainda para mais no contexto atual!

3 - se hoje em dia é tao dificil arranjar melhor, por que é que os funcionarios publicos so dizem mal do que têm?
4 - -no caso de profissoes que nao "existem" no pricado (e.g. Juizes) entao ė preciso decidir o que se prefere: 14 meses de salario ou a profissao?
5 - ha muito funcionario do privado que adorava ser publico mesmo que por menos 2 meses de salario. Mas em troca ter mais estabilidade, poder sair a horas, poder fazer greve, etc

Enfim... So acho que muito funcionario publico diz mal mas sabe-lhe bem as coisas boas q a funcao publica ainda lhes da. Seja a profissao de que gosta ou seja a estabilidade.

Posso-te fazer umas perguntas? Tens consicência de que o estado não emprega apenas trabalhadores a quem dá essas regalias de que falas? Tens consciência de que há dezenas de milhares de trabalhadores a quem o estado dá piores condições do que o privado?!

Eu até concordo que em algumas situações o que defendes é válido, o problema é que o é cada vez para menos, sendo que para uma boa parte nunca foi! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por paulop2009 » 10/8/2012 23:15

artista Escreveu:

por artista_ » 10/8/2012 15:17

mais_um Escreveu:Eu quando não estive bem mudei-me, não me queixei. Se não é possivel encontrar igual ou melhor então é porque não estou assim tão mal....

Pois, mas o teu caso é apenas um, uma determinada pessoa num determinado contexto, só isso!

Imagina que alguém aqui diz que executaram mal uma ordem de bolsa, que sentido faz responder-lhe "se não estás contente com a corretora muda"!? È isto que tenho dito, faz sentido debater os assuntos em si, não uma solução genérica, válida em qualquer situação!

por mais_um » 10/8/2012 14:53

artista Escreveu:Explorar é, por exemplo, não cumprir contratos ou leis...

isso não é explorar, isso é cometer uma ilegalidade. ;)

artista Escreveu:
De qualquer forma o meu ponto nunca foi este, o que eu quis dizer é que isso não pode ser um argumento para rebater algumas "queixas". As pessoas têm ou não razão, mudar já todos sabemos que podem mudar!

Eu quando não estive bem mudei-me, não me queixei. Se não é possivel encontrar igual ou melhor então é porque não estou assim tão mal....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 10/8/2012 14:49

Elias Escreveu:o 1º e o 2º são a mesma coisa - segundo a notícia os trabalhadores do fisco têm direito a um regime de férias extra que (a julgar pela notícia) e o que eu questionei desde o princípio foi se existe aqui um tratamento de privilégio.

O 3º foi um aparte, não critiquei directamente porque não conheço o sistema.

Parece-me que os 3 subsistemas de avaliação tem a majoraçao dos dias de férias e não só os do fisco.

http://www.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID ... D=13000000

http://www.ccas.min-financas.pt/legisla ... embro/view

Sobre a avaliação, seja no publico ou no privado, tem sempre uma componente subjectiva, mas não é por haver casos de má avaliação que se deve dizer que o sistema não serve. Não há sistemas de avaliação isento de erros ou imunes a compadrios ou amizades.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por artista_ » 10/8/2012 14:44

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
artista Escreveu:

Já diz o ditado, quem está mal muda-se!

http://henricartoon.blogs.sapo.pt/457075.html

:mrgreen: :mrgreen:

Exato, isso não quer é dizer isso constitua um argumento... por essa linha de pensamento se, por exemplo, uma empresa explorar os seus funcionários (das mais diversas formas) podemos sempre argumentar que o problema não está no patrão, na empresa, o funcionário se não está bem que se mude! :roll:

Uma empresa explorar um funcionário é um conceito muito subjectivo.... :roll:

E se o funcionário considera que está ser explorado mude-se! Durante anos ouvi essa lenga-lenga, não a da exploração mas de estarem a ser mal pagos e eu dizia para esses "descontentes", se acham que estão a ser mal pagos para as vossas competencias e trabalho realizado é porque conseguem ganhar mais noutra empresa, se sairem eu fico contente por vós porque vão para melhor. Já sai há 5 anos e esses "descontentes" continuam no mesmo sitio, a lamentarem-se, mas continuam lá.

Explorar é, por exemplo, não cumprir contratos ou leis... obviamente que cada pessoa é um caso diferente, não se pode assumir que todos possam "mudar de vida" de um dia para o outro, muito menos no contexto atual, onde isso é mesmo muito difícil!

De qualquer forma o meu ponto nunca foi este, o que eu quis dizer é que isso não pode ser um argumento para rebater algumas "queixas". As pessoas têm ou não razão, mudar já todos sabemos que podem mudar!

por GALBA » 10/8/2012 14:44

Lion_Heart Escreveu:Nao esquecer que continuam com 15 salarios e muitos com 25 dias de ferias.

Os 15 salarios continuam la!

Tens toda a razão , no ano passado estavam com 17 salários, neste país está a valer tudo , e ai se o contribuinte não paga , até fica sem cuecas . :mrgreen:

Registado: 13/10/2011 13:51

por Lion_Heart » 10/8/2012 14:39

Eu conheço fiscais das finanças esses mais uma serie de pessoas nos seus departamentos tem direito a esses 15 salarios atraves de um fundo creio (fundo criado com parte dos impostos cobrados por eles).

Tambem e claro e obvio que nunca nenhum deles falhou os objectivos , logo tem sempre direito aos bonus e extra como serao agora os dias de ferias.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mais_um » 10/8/2012 14:37

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
artista Escreveu:

Exato, isso não quer é dizer isso constitua um argumento... por essa linha de pensamento se, por exemplo, uma empresa explorar os seus funcionários (das mais diversas formas) podemos sempre argumentar que o problema não está no patrão, na empresa, o funcionário se não está bem que se mude! :roll:

Uma empresa explorar um funcionário é um conceito muito subjectivo.... :roll:

E se o funcionário considera que está ser explorado mude-se! Durante anos ouvi essa lenga-lenga, não a da exploração mas de estarem a ser mal pagos e eu dizia para esses "descontentes", se acham que estão a ser mal pagos para as vossas competencias e trabalho realizado é porque conseguem ganhar mais noutra empresa, se sairem eu fico contente por vós porque vão para melhor. Já sai há 5 anos e esses "descontentes" continuam no mesmo sitio, a lamentarem-se, mas continuam lá.

por Elias » 10/8/2012 14:28

o 1º e o 2º são a mesma coisa - segundo a notícia os trabalhadores do fisco têm direito a um regime de férias extra que (a julgar pela notícia) e o que eu questionei desde o princípio foi se existe aqui um tratamento de privilégio.

O 3º foi um aparte, não critiquei directamente porque não conheço o sistema.

Registado: 5/11/2002 12:21

por artista_ » 10/8/2012 14:26

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:

por alexandre7ias » 10/8/2012 14:23

:mrgreen:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por mais_um » 10/8/2012 14:21

artista Escreveu:

por Mr.Cookie » 10/8/2012 14:18

paulop2009 Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:
dfviegas Escreveu:Não me parece descabido, tiraram 4 feriados + 3 dias de assiduidade eram 22 + 3 a todos.

Se cumprirem os os objectivos, darem entre 3 e 5 dias como prémio não me escandaliza.

Este assunto é um daqueles que não terá fim pelo que vale muito a pena continuar mas direi só que cumpro os objectivos, chefio pessoas há mais de 2 anos sem aumento de regalias até ao momento e não só não me dão mais dias de férias como me cortam no ordenado*.

Nos dias de férias que se ganhavam por assiduidade e que também vão ao ar nem falo, até porque - por motivos completamente alheios à minha vontade, falecimento de familiares por exemplo - poucos foram os anos em que tive esses tais +2 dias de férias.

*editado - e em ambos os subsídios, corte de 100%.

Quantas candidaturas para empregos no privado já enviaste?

Não percebo a pertinência e razão da tua pergunta.

Saber se, com as coisas negativas que apontas acima, ser funcionário público é ou não melhor do que a única alternativa: mudar para funcionário do privado.

Não apontei o meu post para aí nem quero ir por aí, acho injusto generalizar tanto esta situação como qualquer outra.

Lion_Heart Escreveu:Nao e a fonte, é certeza mesmo , pois conheço varios.

E para quem tem mais de dez anos de serviço sao 25 dias de ferias pelo menos.

No meu caso posso-te assegurar que isso não se verifica.

Bottom line: normalmente a opinião pública tem uma má imagem do funcionário público. Não me vou por aqui a defende-lo até porque há muitos que a merecem. Cada um fala por si, pela sua realidade.
Editado pela última vez por Mr.Cookie em 10/8/2012 14:22, num total de 1 vez.

Registado: 24/7/2012 18:55

por artista_ » 10/8/2012 14:18

por mais_um » 10/8/2012 14:15

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
dfviegas Escreveu:Se cumprirem os os objectivos, darem entre 3 e 5 dias como prémio não me escandaliza.

A questão não é o prémio, dfviegas.

A questão é que se isto só se aplica aos funcionários do fisco constitui um privilégio.

Pensei que a teu "problema" com a medida fosse este:

Elias Escreveu:

Enquanto à generalidade dos cidadãos / trabalhadores são retiradas férias em nome do aumento da produtividade, no caso dos trabalhadores do fisco são dadas mais férias em nome da produtividade.

Decide-te.... :roll:

Penso que fui claro na questão: há ou não um tratamento de privilégio para com os trabalhadores do fisco relativamente à generalidade dos trabalhadores?

Claro?....humm....inicias um topico com uma noticia e o teu comentário inicial é:

Elias Escreveu:

Enquanto à generalidade dos cidadãos / trabalhadores são retiradas férias em nome do aumento da produtividade, no caso dos trabalhadores do fisco são dadas mais férias em nome da produtividade.

Após alguns comentarios, escreves:

Elias Escreveu:
A questão é que se isto só se aplica aos funcionários do fisco constitui um privilégio.

ainda mais tarde escreves:

Elias Escreveu:
Quanto ao sistema de avaliação, fica por saber se é transparente ou opaco...

Assim, devo considerar que a tua critica à medida é expressa no 1º ou 2º ou 3º comentário ou todos juntos , ou só o 1º e o 3º ou as restantes combinações possiveis?

por Mr.Cookie » 10/8/2012 14:14

dfviegas Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:
dfviegas Escreveu:Não me parece descabido, tiraram 4 feriados + 3 dias de assiduidade eram 22 + 3 a todos.

Se cumprirem os os objectivos, darem entre 3 e 5 dias como prémio não me escandaliza.

Este assunto é um daqueles que não terá fim pelo que vale muito a pena continuar mas direi só que cumpro os objectivos, chefio pessoas há mais de 2 anos sem aumento de regalias até ao momento e não só não me dão mais dias de férias como me cortam no ordenado*.

Nos dias de férias que se ganhavam por assiduidade e que também vão ao ar nem falo, até porque - por motivos completamente alheios à minha vontade, falecimento de familiares por exemplo - poucos foram os anos em que tive esses tais +2 dias de férias.

Já viste a tua sorte eu em 14 anos a trabalhar para a mesma empresa a recibos verdes não só nunca tive um aumento como me diminuiram o salário em 7,5%

Em 14 anos nunca faltei um unico dia, nem por doença, nem falecimento de familiares e sempre tive os mesmos 22 dias de férias, sem prémios sem regalias sem nada.

E tu estas a queixar-te LoL.

Se me queixo? Queixo sim. Sei que tenho razões para isso, não conheces a minha situação, não conheces a minha conjuntura, não me conheces. Nunca disse que o mundo era perfeito. Não te escreverei mais nada relativamente à minha situação.

Registado: 24/7/2012 18:55

por artista_ » 10/8/2012 14:13

Elias Escreveu:
artista Escreveu:Acho que há aqui exageros do outro mundo, é uma medida de gestão apenas. A meu ver é uma boa medida, porque estimula a excelência, o mérito

Só estimula a excelência se a avaliação for feita de forma transparente.

Se for de forma opaca estimula o compadrio, o favor, a corrupção.

Sim Elias, eu próprio já falei disso, uma avaliação boa dificilmente é feita, mas parece-me que esse
é um dado que não é o que está em causa, pelo menos numa primeira análise... eu próprio tenho sido um critico dos vários métodos de avaliação de professores, mas isso não quer dizer que ele não tenha algumas virtudes e que não estimule a produtividade!

Lion_Heart Escreveu:Nao e a fonte, é certeza mesmo , pois conheço varios.

Pois, são as tuas "fontes"! :roll: :roll:

por Lion_Heart » 10/8/2012 13:55

Nao e a fonte, é certeza mesmo , pois conheço varios.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 10/8/2012 13:47

artista Escreveu:Acho que há aqui exageros do outro mundo, é uma medida de gestão apenas. A meu ver é uma boa medida, porque estimula a excelência, o mérito

Só estimula a excelência se a avaliação for feita de forma transparente.

Se for de forma opaca estimula o compadrio, o favor, a corrupção.

Lion_Heart Escreveu:Sim, todos os funcionarios da AT , tem direito a tres salarios extra supostamnte para nao serem corruptos.

qual é a fonte?

Registado: 5/11/2002 12:21

por paulop2009 » 10/8/2012 13:44

Mr.Cookie Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:

Quantas candidaturas para empregos no privado já enviaste?

Não percebo a pertinência e razão da tua pergunta.

Saber se, com as coisas negativas que apontas acima, ser funcionário público é ou não melhor do que a única alternativa: mudar para funcionário do privado.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BastosJ, Google [Bot], Phil2014, richardj e 232 visitantes