Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SOS investidora (quase) principiante

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: SOS investidora (quase) principiante

por Elias » 8/8/2012 18:02

boa sorte Escreveu:PONTOS FRACOS
- o meu maior problema é falhar os momentos de entrada, receios ainda das más experiências...às vezes fico a olhar para o streaming, como "um burro a olhar para um palácio", sem conseguir decidir!!!
- e ainda cometo erros; o mais comum é entrar no momento totalmente errado e, acionar o STOP do costume significa sair imediatamente com uma perda; nesses casos, tenho tendência para ficar à espera que inverta,...

Primeira questão: qual o teu horizonte temporal de investimento?

Registado: 5/11/2002 12:21

Welcome

por Razao_Pura » 8/8/2012 17:31

Bemvinda boa sorte.

Sinceramente conselhos e dicas não te posso dar porque daytrading (DT) é uma modalidade "olímpica" que não pratico. E, se praticasse, tenha a certeza que teria perdas olímpicas também, porque não tenho tempo para estar o dia todo à frente do monitor a olhar para o stream das cotações. Penso eu que o DT tem muito pouco a ver com análise fundamental. Já com a AT tudo se pode aplicar dentro dos devidos time frames. Para além de algum "killer instinct" é mesmo a única coisa de que te podes valer para negociar em DT.
Portanto IIWY (if I were you)aprendia muito aqui com o Ti Ulisses, via bem todas os videos que ele publica e lia alguns livritos. De vez em quando há uns cursos de AT que também podes frequentar. O Marco é capaz de ser a pessoa mais indicada para te orientar nesse aspecto.
Parece-me que a tomada de decisão é o teu maior handicap segundo o teu diagnóstico e o melhor remédio é assentar o processo em critérios objectivos - definir triggers como se definem stops. Os métodos para definires os triggers é a AT que tos vai dar - suportes, resistências, MM, velas, LT's, volumes, whatever - tudo o que serve de trend indicators.
Cada investidor tem o seu perfil de aversão ao risco, capital a investir e a alavancagem a que se pode permitir. É por isso que não há formulas. Apenas conhecimento, da técnica e do indivíduo. Quando dominares os dois terás as ferramentas para perseguir o sucesso.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por mapaman » 8/8/2012 17:27

boa sorte Escreveu:...vou repor novamente os meus pontos fracos para poder direcionar as vossas dicas ou partilha de estratégias, porque eu bem sei que se todos tivessmos estes pontos completamente resolvidos, era tudo rico aqui no fórum! :wink:

PONTOS FRACOS
- o meu maior problema é falhar os momentos de entrada, receios ainda das más experiências...às vezes fico a olhar para o streaming, como "um burro a olhar para um palácio", sem conseguir decidir!!!
- e ainda cometo erros; o mais comum é entrar no momento totalmente errado e, acionar o STOP do costume significa sair imediatamente com uma perda; nesses casos, tenho tendência para ficar à espera que inverta,...

Partilhem lá que eu leio tudo o que escrevem com muita atenção!

Thanks!

Para alguém que faz daytrade qual a diferença entre um stop automático e um "mental"?

Meter stops sem ter em conta a volatilidade é deitar dinheiro fora .
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por migluso » 8/8/2012 17:22

boa sorte Escreveu:Partilhem lá que eu leio tudo o que escrevem com muita atenção!

Thanks!

Olá Maria e bem-vinda ao CdB,

Respondendo à tua pergunta, para trading discricionário de curto prazo:

- milhares de horas de screening; negociar não mais do que 4,5,6 instrumentos no máximo.

TDT,

não te escapa uma, pá... fogo...

Já agora, estou a brincar... que me perdoem os dois... :wink:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por L.S.S » 8/8/2012 17:18

migluso Escreveu:(a que manda sempre beijinhos para o Elias)

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por migluso » 8/8/2012 17:15

tiagopt Escreveu:Ola Maria,
Pensava eu que a Pata era a única resistente feminina no Caldeirão:lol:

Temos ainda a Susaninha Amado (a que manda sempre beijinhos para o Elias) e à também muitas anas (alguma deverá ser do sexo feminino, digo eu...)
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por L.S.S » 8/8/2012 17:12

boa sorte Escreveu:...vou repor novamente os meus pontos fracos para poder direcionar as vossas dicas ou partilha de estratégias, porque eu bem sei que se todos tivessmos estes pontos completamente resolvidos, era tudo rico aqui no fórum! :wink:

PONTOS FRACOS

E porque olhas para o streaming?

Porque não olhas para o gráfico?
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

por boa sorte » 8/8/2012 17:09

...vou repor novamente os meus pontos fracos para poder direcionar as vossas dicas ou partilha de estratégias, porque eu bem sei que se todos tivessmos estes pontos completamente resolvidos, era tudo rico aqui no fórum! :wink:

PONTOS FRACOS

Partilhem lá que eu leio tudo o que escrevem com muita atenção!

Thanks!

Registado: 15/2/2012 10:46

por artista_ » 8/8/2012 16:13

Costumo dar estes conselhos a quem está a começar... o que parece nem ser o teu caso (mas vai na mesma :) ):

1- Perceber que ganhar nos mercados é muito difícil, não é para todos, é para muito poucos;
2- Começar com pouco dinheiro, algo que não represente muito para nós... isto depois de já ter feito alguns testes com uma conta virtual;

Ao fim de algum tempo (pode ser mais ou menos conforme os casos) analisar a situação e ponderar a hipótese de abandonar em definitivo os mercados... nunca nos devemos enganar a nós próprios! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por L.S.S » 8/8/2012 16:08

mais_um Escreveu:Pode não parecer mas este texto faz parte de um decreto lei de 1969.

Já a outra senhora tinha caído da cadeira...
Bull And Bear Markets

por mais_um » 8/8/2012 16:05

Elias Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Para isso é que existem as opções :twisted: Perdas limitadas ganhos ilimitados :wink:

Em Portugal as opções que descreves foram redenominadas. Agora chamam-se PPP :twisted: :twisted: :twisted:

É mais perdas zero e ganhos limitados.

Já agora só por curiosidade...:

É propósito do Governo dar ao problema das infra-estruturas rodoviárias, nacionais e municipais, renovada atenção, em correspondência com a especial importância que elas assumem para o progresso económico do País, e é dentro dessa ideia de reforço dos meios de acção que se vai encetar o sistema do financiamento privado para a execução de auto-estradas, em uso generalizado noutros países. Esta a finalidade do presente diploma.
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2 do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Fica autorizado o Ministério das Obras Públicas a abrir concurso público para a concessão da construção, conservação e exploração de auto-estradas ou seus troços, para cumprimento dos programas de auto-estradas aprovadas pelo Conselho de Ministros.

Art. 2.º Cabe ao Conselho de Ministros adjudicar em cada caso a concessão, cuja outorga será feita por decreto referendado pelos Ministros da Justiça, das Finanças, das Obras Públicas e das Comunicações, tendo anexo o respectivo caderno de encargos.

Art. 3.º As concessões darão às entidades concessionárias o direito de perceber dos utentes das auto-estradas ou dos troços das auto-estradas a que se refiram a taxa de portagem fixada no decreto de ourtoga da concessão.

Art. 4.º O Estado poderá, quando as circunstâncias o aconselhem, participar no capital das entidades concessionárias directamente ou por intermédio das suas instituições de crédito.

Art. 5.º - 1. O Estado garantirá às entidades concessionárias, pelo exercício da concessão, os seguintes benefícios:

a) Insenção das taxas de licença;
b) Insenção de impostos, de contribuições e de outros encargos fiscais;
c) Insenção de direitos de importação para as máquinas a utilizar na construção e na conservação das auto-estradas, mediante informação favorável da Junta Autónoma de Estradas, nos termos do artigo 169.º do Estatuto das Estradas Nacionais, aprovado pela lei n.º 2037, de 19 de Agosto de 1949.

2. A insenção a que se refere a alínea c) do número anterior será também concedida aos empreiteiros dos concessionários, que como tais forem reconhecidos pelo Ministério das Obras Públicas.

http://www.dre.pt/cgi/dr1s.exe?t=dr&cap ... =Pesquisar

Pode não parecer mas este texto faz parte de um decreto lei de 1969.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por whitebala » 8/8/2012 16:00

tiagopt Escreveu:
canguru Escreveu:
boa sorte Escreveu:Que conselhos podem dar a alguém que tem esta estratégia/perfil:
- posições curtas (daytrade, "3daytrade", no máximo).

PONTOS FORTES
- sou seletiva, focalizo-me, analiso volumes, situação das empresas (...)

Para um(a) quase principiante, daytrade é o suícidio. dá emoção e tal mas... no money in the long run. nem pensar.

Eu acho que um daytrader não quer saber da situação da empresa.

:wink:

Ola Maria,
Eu estou com o canguru, aconselhava-te a explorar novos timeframes. Só o facto de olhares sequer para o streamer já me parece um sinal de alerta. Se é verdade que há quem tenha ganhos com daytrading, está provado que esse é o timeframe onde existe uma maior probabilidade de perda no longo prazo...
Software bonito e de qualidade, prorealtime. Para o iphone mas sobretudo para analisar tendências no computador.
Boa sorte

Desoje-te boa sorte mas subscrevo inteiramente o comentario do Tiago PT.

Dificilmente um (quase) principiante sobrevive no daytrading. E quando for um bocadinho menos principiante ainda pior pois a confiança que se pode adquirir pode levar a erros criticos.
Por outro lado a limitação ao mercado Portugues....não me parece ideal. O facto de conhecer-mos as empresas e termos algumas dicas pode reve.lar-se perigoso pois há sempre alguem que tem uma dica melhor que a nossa :twisted:
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por VirtuaGod » 8/8/2012 15:04

Moral Hazard

"Economist Paul Krugman described moral hazard as "any situation in which one person makes the decision about how much risk to take, while someone else bears the cost if things go badly."[3] Financial bailouts of lending institutions by governments, central banks or other institutions can encourage risky lending in the future if those that take the risks come to believe that they will not have to carry the full burden of potential losses. Lending institutions need to take risks by making loans, and usually the most risky loans have the potential for making the highest return.[4] So-called "too big to fail" lending institutions can make risky loans that will pay handsomely if the investment turns out well but be bailed out by the taxpayer if the investment turns out badly."
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 8/8/2012 15:01

VirtuaGod Escreveu:Para isso é que existem as opções :twisted: Perdas limitadas ganhos ilimitados :wink:

Em Portugal as opções que descreves foram redenominadas. Agora chamam-se PPP :twisted: :twisted: :twisted:

por VirtuaGod » 8/8/2012 14:59

Elias Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Na apresentação de resultados é bom saber a situação da empresa, podem ser bons dias para daytrade

também podem ser dias péssimos, os dias de apresentação de resultados são uma autêntica lotaria.

Para isso é que existem as opções :twisted: Perdas limitadas ganhos ilimitados :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por L.S.S » 8/8/2012 14:35

Elias Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Na apresentação de resultados é bom saber a situação da empresa, podem ser bons dias para daytrade

também podem ser dias péssimos, os dias de apresentação de resultados são uma autêntica lotaria.

Podem ser... :)
Bull And Bear Markets

por tiagopt2 » 8/8/2012 14:18

canguru Escreveu:
boa sorte Escreveu:Que conselhos podem dar a alguém que tem esta estratégia/perfil:

PONTOS FORTES

Para um(a) quase principiante, daytrade é o suícidio. dá emoção e tal mas... no money in the long run. nem pensar.

Ola Maria,
Eu estou com o canguru, aconselhava-te a explorar novos timeframes. Só o facto de olhares sequer para o streamer já me parece um sinal de alerta. Se é verdade que há quem tenha ganhos com daytrading, está provado que esse é o timeframe onde existe uma maior probabilidade de perda no longo prazo...
Software bonito e de qualidade, prorealtime. Para o iphone mas sobretudo para analisar tendências no computador.
Boa sorte
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Elias » 8/8/2012 14:10

por L.S.S » 8/8/2012 14:02

canguru Escreveu:Eu acho que um daytrader não quer saber da situação da empresa.

Na apresentação de resultados é bom saber a situação da empresa, podem ser bons dias para daytrade, e os dias que os antecedem por vezes também, fora isso o daytrader pouco se importa com os fundamentais da empresa.
Bull And Bear Markets

por canguru » 8/8/2012 13:31

PONTOS FORTES

Registado: 6/4/2008 22:41

por boa sorte » 8/8/2012 11:50

obrigada aos dois, pelas dicas de leitura, sem dúvida correntes opostas!

Estou muito inclinada para a corretora que indicas, mapaman, a IB.

Já tenho um demo da ferramenta streaming no meu iPad e foi a primeira que consegui para este dispositivo (aparentemente porque o stream usa flash e a apple não se dá bem com ele...).

Há clientes da IB por aqui?

Ler.. Ler.. Estudar..

por L.S.S » 8/8/2012 10:58

boa sorte Escreveu:...toda a literatura possível: manuais, não tenho a lista, desculpa, às vezes é só um capítulo que diz respeito ao assunto; muita internet, incluindo fóruns, blogs, etc. sendo muito seletiva; reflexão individual com construção de cenários, interpretação de negócios realizados "lessons learned", etc.

como disse: autodidata, com diversificação de fontes de conhecimento.

Porquê a pergunta, algum conselho?
Onde adquiriste os teus conhecimentos?

Os meus livros de Bolsa
Bull And Bear Markets

por mapaman » 8/8/2012 10:48

boa sorte Escreveu:...conhecimento das regras do jogo!
(por exemplo, entendimento do mercado, seus ciclos, potencialidades, domínio de mecanismos de prevenção/proteção como as STOP, leitura dos indicadores da análise técnica, ainda preciso melhorar aí, enfim, coisas deste tipo).
Autodidata, mesmo!
(sou da área economia/gestão, o que ajuda um bocadito, mas muito menos do que se possa pensar!)

Caso não conheça,fica aqui uma dica,sempre util nos tempos que correm e que vale tanto como esses indicadores que andou a estudar...

http://www.moonconnection.com/moon_trading.phtml

Se pretende manter uma presença assidua,o melhor que recomendo é que tenha em consideração os custos do trading e para isso o melhor mesmo é pôr a conta daqui para fora,de preferencia nos states.

Eventualmente aqui:

http://www.interactivebrokers.com/ibg/main.php
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por boa sorte » 8/8/2012 10:43

...toda a literatura possível: manuais, não tenho a lista, desculpa, às vezes é só um capítulo que diz respeito ao assunto; muita internet, incluindo fóruns, blogs, etc. sendo muito seletiva; reflexão individual com construção de cenários, interpretação de negócios realizados "lessons learned", etc.

como disse: autodidata, com diversificação de fontes de conhecimento.

Porquê a pergunta, algum conselho?
Onde adquiriste os teus conhecimentos?

por L.S.S » 8/8/2012 10:20

boa sorte Escreveu:...conhecimento das regras do jogo!
(por exemplo, entendimento do mercado, seus ciclos, potencialidades, domínio de mecanismos de prevenção/proteção como as STOP, leitura dos indicadores da análise técnica, ainda preciso melhorar aí, enfim, coisas deste tipo).
Autodidata, mesmo!
(sou da área economia/gestão, o que ajuda um bocadito, mas muito menos do que se possa pensar!)

E quais foram os manuais?
Bull And Bear Markets

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: drcentimo e 322 visitantes