Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 5/8/2012 16:06

Sniper, falou-se de CLNs aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=cln

Há duplo risco: do emitente e da empresa em causa
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por mmper » 5/8/2012 14:23

Sr_SNiper Escreveu:Álguem investe em CNL por estes lados?

Eu tenho, emitidas pelo Best, uma ligada à EDP e outra à TIM (telefónica italiana).

EDIT: emitidas por "Espírito Santo Investment p.l.c. sedeado em Dublin, Irlanda."

Registado: 15/4/2012 19:19

por Sr_SNiper » 5/8/2012 13:15

Álguem investe em CNL por estes lados?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Texano Bill » 5/8/2012 10:33

Sr_SNiper Escreveu:São CLN... Tenho que ver o que é uma CLN ... mas o mercado não gosta...lol

Credit Linked Note - CLN

Definition of 'Credit Linked Note - CLN'
A security with an embedded credit default swap allowing the issuer to transfer a specific credit risk to credit investors.

CLNs are created through a Special Purpose Company (SPC), or trust, which is collateralized with AAA-rated securities. Investors buy securities from a trust that pays a fixed or floating coupon during the life of the note. At maturity, the investors receive par unless the referenced credit defaults or declares bankruptcy, in which case they receive an amount equal to the recovery rate. The trust enters into a default swap with a deal arranger. In case of default, the trust pays the dealer par minus the recovery rate in exchange for an annual fee which is passed on to the investors in the form of a higher yield on the notes.

Investopedia explains 'Credit Linked Note - CLN'
Under this structure, the coupon or price of the note is linked to the performance of a reference asset. It offers borrowers a hedge against credit risk, and gives investors a higher yield on the note for accepting exposure to a specified credit event.

Read more: http://www.investopedia.com/terms/c/cre ... z22f8jz4Il

Registado: 20/8/2011 12:52

por Sr_SNiper » 5/8/2012 8:59

E já agora ficam aqui as com maturiade até 2013 que ando a ver...
Anexos
2013.jpg
2013.jpg (94.46 KiB) Visualizado 5158 vezes

por Sr_SNiper » 5/8/2012 8:42

São CLN... Tenho que ver o que é uma CLN ... mas o mercado não gosta...lol

por Sr_SNiper » 5/8/2012 8:24

Além das obrigações do BCP, começei a ver outras da banca.
As queassinalei com maturidade de 2013 e 2014, do commerbank e do dzbank podem ser interessantes, contudo não aparece o ratiing delas...
Acho estranho é o commerzbank ter tantas emissões de dívida tendo as mesmmas as mais diversas YTM, não sendo estas maiores consuante a maturidade.
A da maturidade de ceca de 20% aparece ali destacada no meio das outras, e poucos meses depois aparece dívida a vencer com uma YTM muito menor...
Anexos
OT´s.png
OT´s.png (43.38 KiB) Visualizado 5162 vezes
commerz.jpg
commerz.jpg (142.46 KiB) Visualizado 5165 vezes

por Automech » 5/8/2012 0:51

Pickbull Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:100,1% :)Eu acho o serviço da GB muito bom.
Não gostas da GB?

Podes pôr o link com as obrigações que eles transaccionam?

Já procurei no site e não encontrei nada. Nem sequer o preçário que tu tens.

Isso é o chato da GB. Tem de se procurar as obrigações noutros sites e depois pedir cotação por telefone. Nem sequer tem plataforma para as negociar. Vale pelo preçário, na minha opinião.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 4/8/2012 20:33

Tenho visto no BPI Online e no site que indicaste e mais recentemente também naqueles cujos links deixei anteontem.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sr_SNiper » 4/8/2012 20:14

Onde costumas pcurar as obrigações, além deste site ?
https://www.boerse-stuttgart.de

por Elias » 4/8/2012 18:42

Sr_SNiper Escreveu:Elias, o mercado contínuo é só para OT´s? Ou também é possível negociar dívida de outros países?

Na bolsa de Lisboa é só para OT portuguesas.
Lá fora não sei como é.

Sr_SNiper Escreveu:Gostava de saber porque é que inventaram o mercado de chamada, porque é que as obrigações corporativas não têm também um mercado contínuo,era melhor para todos... digo eu...

O mercado de chamada também é usado para acções pouco líquidas.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sr_SNiper » 4/8/2012 18:35

Elias, o mercado contínuo é só para OT´s? Ou também é possível negociar dívida de outros países?
Gostava de saber porque é que inventaram o mercado de chamada, porque é que as obrigações corporativas não têm também um mercado contínuo,era melhor para todos... digo eu...

por VirtuaGod » 4/8/2012 11:40

Sabes que tem mais risco do que eu gosto mas acho que está dentro do mesmo estilo de risco da parpública e Ot's. Se calhar até menos. Ainda não foram feitas reestruturações nas obrigações seniores de bancos e têm vindo a subir o que o me parece que o mercado tb não acredita. Acho que enquanto houverem CoCo's não vão a estas. Esta dentro de um risco calculado...

P.S. - Ser obrigacionista de uma empresa envolve sempre menos riscos do que ser accionista.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 4/8/2012 3:44

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Para 2014, até tem uma YTM razoável, coma troika e o estado dentro do banco, elevai pagar quase de certeza

Ainda não percebi porque não compraste o E.S. rendimento plus. Afinal tem todas as tuas obrigações favoritas!!

E o que achas desta do BCP Virtua? Eu nao tenho nada do BCP; mas rpefiro emprestar dinheiro do que tornar-se acionista e frequentador assíduo do tópico do BCP

por VirtuaGod » 4/8/2012 1:44

Sr_SNiper Escreveu:Para 2014, até tem uma YTM razoável, coma troika e o estado dentro do banco, elevai pagar quase de certeza

Ainda não percebi porque não compraste o E.S. rendimento plus. Afinal tem todas as tuas obrigações favoritas!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 4/8/2012 0:08

mais_um Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:PTBCT3OM0000
Será que isto vai ser pago? São séniores? Com um cupão de 0,8% upa upa...

https://www.boerse-stuttgart.de/rd/en/a ... TU&lang=en

São seniores e o cupão é flutuante, está indexado à euribor a 3 meses e é pago trimestralmente.

https://www.bigonline.pt/pdf/bonds/PTBCT3OM0000.pdf

Para 2014, até tem uma YTM razoável, coma troika e o estado dentro do banco, elevai pagar quase de certeza

por mais_um » 4/8/2012 0:00

Sr_SNiper Escreveu:PTBCT3OM0000

São seniores e o cupão é flutuante, está indexado à euribor a 3 meses e é pago trimestralmente.

https://www.bigonline.pt/pdf/bonds/PTBCT3OM0000.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 3/8/2012 23:53

Sr_SNiper Escreveu:
mais_um Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Quando é a YTM das de 2017?
Em 2016 existe outra emissão que vencem em OUT, a YTM é superior, mas rpeferi estas, menos tempo e um cupão superior

Quando as comprei estavam com uma YTM por volta dos 20%.

Isso é que foi um negócio... tens visão :)

Visão não, analise. :wink:
Mas para que conste, o somatório do resultado das minhas analises nos mercados é negativo. :wall: :wall:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por eifilipe » 3/8/2012 21:45

Eldred Escreveu:
eifilipe Escreveu:
Eldred Escreveu:
eifilipe Escreveu:
drunk Escreveu:E agora onde investir os €€€?

Aproveito para partilhar a folha de cálculo: https://public.sheet.zoho.com/public/ti ... igacoes-pt

Relativamente este exel, alguém me consegue explicar como se calcula a % liq. sem + valias (célula B33)??
Não consigo calcula-la...

Obrigado

É
Ganho total percentual a dividir pelo numero de anos desde a compra ate à maturidade

ou seja
(Valor total recebido-valor total aplicado)/valor total aplicado/Tempo de detenção

e em termos das celulas
(B32-B14)/B14/F23

Obrigado pela ajuda, mas também não consigo calcular as células B35 e B60.
B35 = Total ganho c/ + valias
B60 = Imposto + valias sobre total do montante

Já agora este exel não calcula a YTM líquida, ou esta equivale às células B33 e B37 (% liquida sem + valias).

B35=B32-25%*(B26-B7)
isto é é o valor reembolsado menos o imposto sobre mais valias (valor na maturidade (B26)- valor de compra (B7)) sendo 25% o valor do imposto sobre MV (de notar que para alguns bancos na maturidade não há lugar a imposto sobre MV)

As celulas B41 a B62 são equivalentes as celulas B17 a B38, excepto que nas segundas a venda coincide com a maturidade e nas primeiras pode ser outra data qq que inseres na celula B41. No exemplo que abre a data colocada é tb a da maturidade e nessa caso B30 é igual a B36.

A YTM liquida é B33 se a tua interpretação da lei for de que não há lugar a pagamento de imposto sobre MV quando é um reembolso na maturidade, ou B37 se a tua interpretação (ou a do fisco) for de que há lugar a imp MV.

Tens uma MP.

Registado: 17/10/2009 17:55

por Sr_SNiper » 3/8/2012 20:22

PTBCT3OM0000

por Sr_SNiper » 3/8/2012 15:48

mais_um Escreveu:
Em 2016 existe outra emissão que vencem em OUT, a YTM é superior, mas rpeferi estas, menos tempo e um cupão superior

Isso é que foi um negócio... tens visão :)

por mais_um » 3/8/2012 15:44

por rg7803 » 3/8/2012 15:35

Sr_SNiper Escreveu:
mais_um Escreveu:Vendi hoje as OT de 2013 e verifiquei que não paguei comissão pelos juros corridos.

Ou seja, o comprador vai pagar comissão sobre a totalidade dos juros, embora em termos liquidos, apenas receba uma parte.

E vendeste muito bem.
Eu também vendi as minhas esta semana.
A que preço vendeste?
Vendi BRISA 2013 e OT´s 2013 a 100% e 100,25% respetivamente, e a pergunta que se imponha era, e agora que faço com o guito?
Uma parte, o total das OT´s e mais uma pequena parte da BRISA comprei hoje OT´s com maturidade FEV 2016 e cupão de 6,4% e com uma YTM de 8,06% liquida de comissões mas não de impostos.
De tudo o que vi, são as únicas que me interessavam, ainda ando a ver que obrigações vou comprar com o restante guito da BRISA

Tb tenho essas e penso aguenta-las até à maturidade, salvo algum pinote que o mercado dê, anormal.

Acho interessantes, na perspectiva de valor investido versus cupão pago as OTs com maturidade mais elevada. Não para ficar até à maturidade neste caso, naturalmente, pois em 203X sei lá se estou vivo...
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Sr_SNiper » 3/8/2012 15:27

Quando é a YTM das de 2017?

por mais_um » 3/8/2012 15:20

Sr_SNiper Escreveu:
mais_um Escreveu:Vendi hoje as OT de 2013 e verifiquei que não paguei comissão pelos juros corridos.

Ou seja, o comprador vai pagar comissão sobre a totalidade dos juros, embora em termos liquidos, apenas receba uma parte.

E vendeste muito bem.
Eu também vendi as minhas esta semana.
A que preço vendeste?
Vendi BRISA 2013 e OT´s 2013 a 100% e 100,25% respetivamente, e a pergunta que se imponha era, e agora que faço com o guito?
Uma parte, o total das OT´s e mais uma pequena parte da BRISA comprei hoje OT´s com maturidade FEV 2016 e cupão de 6,4% e com uma YTM de 8,06% liquida de comissões mas não de impostos.
De tudo o que vi, são as únicas que me interessavam, ainda ando a ver que obrigações vou comprar com o restante guito da BRISA

Vendi a 100,3%. Sobre o que fazer com o guito, ainda tenho que pensar bem sobre o assunto, analisar a situação actual, eventualmente colocar num DP a 30 dias, para ver os desenvolvimentos de Espanha e eventualmente a Italia para depois tomar uma decisão.

Também já olhei para essas OT, mas 2016 é um ano critico para fazer o rollover da divida, tens +/- 20 mil milhões de € a vencer nesse ano. Em termos de OT, não quero passar após 2014. Já tenho OT de 2017 e não quero expor-me mais (considero um investimento de risco elevado).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustobb_69, Bing [Bot], Gioes, Luzemburg, macau5m, PAULOJOAO, PiFer e 219 visitantes