Carteira Virtual Caldeirao da Bolsa (discussão)
outra sugestão, primeiro os participantes inscrevem-se.
Depois define-se aleatoriamente uma ordem para os participantes, o participante número 1 escolhe 10 titulos (em minha opinião seriam sempre longos).
A partir daqui a discussão fica aberta ao grupo para o manter da posição ou venda da posição, a análise era feita para todos os titulos, e a decisão poderia ser por maioria de 50%, 75% um valor a definir.
Se houvesse vendas o 2º participante escolheria mais uma série de titulos para completar o portfolio tendo como condicionante a de não poder comprar as que sairam.
E assim sucessivamente.
fica a ideia...
Na mesma linha os primeiros 10 titulos poderia ser escolhidos por alguem com alguma experiência que poderia inclusive escolher titulos com "ratoeiras" do género é suposto serem todos longos mas vou por aqui 2 que acho que vão descer para ver se a tomada de decisão do grupo bate certo para a retirada do titulo do portfolio.
E assim o grupo ia ganhando experiência nas tomadas de decisão.
Depois define-se aleatoriamente uma ordem para os participantes, o participante número 1 escolhe 10 titulos (em minha opinião seriam sempre longos).
A partir daqui a discussão fica aberta ao grupo para o manter da posição ou venda da posição, a análise era feita para todos os titulos, e a decisão poderia ser por maioria de 50%, 75% um valor a definir.
Se houvesse vendas o 2º participante escolheria mais uma série de titulos para completar o portfolio tendo como condicionante a de não poder comprar as que sairam.
E assim sucessivamente.
fica a ideia...
Na mesma linha os primeiros 10 titulos poderia ser escolhidos por alguem com alguma experiência que poderia inclusive escolher titulos com "ratoeiras" do género é suposto serem todos longos mas vou por aqui 2 que acho que vão descer para ver se a tomada de decisão do grupo bate certo para a retirada do titulo do portfolio.
E assim o grupo ia ganhando experiência nas tomadas de decisão.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Tridion Escreveu:Então em que pé é que estamos?
Infelizmente não tenho tido muito tempo para participar, mas estou muito interessado na ideia.
Mas se nem conseguimos chegar a um consenso dos mercados a negociar, vai ser difícil avançar...
Eu recordo que de momento há bastantes participantes de férias e seria injusto avançar demasiado rápido nesta fase.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Se se limita isto às acções dos indices o potencial de valorização acaba também por fica limitado por serem grandes empresas. Nos states há sempre dezenas de empresas diariamente a fazerem novos máximos e mínimos, algumas com volumes bem interessantes, coisa que não acontece se nos limitarmos aos maiores índices.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:Hum pois então podia ser qualquer coisa do tipo:
- cada participante vota em uma acção de cada um dos seguintes mercados: PSI, AEX, CAC, DAX, DJI
- entram as duas mais votadas de cada índice
- se uma acção for votada para sair será substituída por outra do índice respectivo
o que achas?
E nos americanos que são os mais extensos, nomeadamente o S&P500 e o Nasdaq100 ? Limitar apenas ao DJ30 penso que não faz sentido.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Uma sugestão: um grupo de 10 pessoas que pode ser rotativo escolhe 4 titulos, longos ou curtos. Os vinte apurados, ou trinta talvez, são sujeitos a votação e semanalmente ajusta-se a carteira de forma democrática
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Duvida?
Ainda posso enviar o formulário com as acções?
Cumprimentos
TDT
Cumprimentos
TDT
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Sim, eu acho que é o que faz mais sentido.
Mas ainda há outra questão: devem os participantes escolher uma de cada índice ou é à escolha do freguês?
Se não é para haver limitações nas entras/saídas, então devem escolher à vontade (senão estás tu próprio a criar um problema de dispersão ao criar dificuldades em que os votos se concentrem em determinados títulos); se é para haver limitações (x de cada índice) então tens de impor escolhas por índice senão vais ter um problema, nomeadamente nas substituições (saia uma e entrava qual se "naquele índice" podia nem haver votos, no limite).
Eu pessoalmente acho que deve ser tudo à vontade do freguês. A limitação é de ordem prática (de índices, de produtos e de escolhas por semana, etc) para que seja possível determinar as escolhas de forma acessível e também para promover a simplicidade da carteira... mas se vamos impor que as pessoas têm de escolher deste e daquele índice necessariamente [e se for para manter isso na composição da carteira por sistema] então já estamos a impor restrições de outra natureza que pode ter efeitos contraproducentes vários.
Não só pode afectar a prestação da carteira, pode inclusivamente afastar os participantes pois eles estão a ser obrigados a escolher acções de índices que não acompanham ou sobre os quais não têm interesse...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim, eu acho que é o que faz mais sentido.
MarcoAntonio Escreveu:Eu acho que não há necessidade de limitar às duas mais votadas de cada índice (tanto mais que isso, tal como a sugestão atrás do whitebala, é um proforma que só tem efeito no início e depois dilui-se com o tempo em virtude da regra seguinte).
Então o que estás a sugerir é que haja um conjunto de elegíveis, por exemplo as que façam parte dos índices principais, e que de todas entrem as mais votadas?
- Registado: 5/11/2002 12:21
HLopes4 Escreveu:Ummm....
Expliquem lá bem o que é que precisam ( de preferência de forma concisa ) que o tema interessa-me e pode-se fazer uma coisita mais jeitosa com pouco trabalho..
Façam-me tipo uma lista de requisitos:
- Poder pesquisar tickers
- Informação a ser disponibilizada nos títulos
- etc...
Se souberem sites com APIs disponíveis, tanto melhor.
Para já ainda se está na fase de como vai operar a carteira virtual, o que se está a discutir por enquanto são as regras que vão reger o funcionamento da carteira virtual.
Ummm....
Expliquem lá bem o que é que precisam ( de preferência de forma concisa ) que o tema interessa-me e pode-se fazer uma coisita mais jeitosa com pouco trabalho..
- etc...
- etc...
- Registado: 14/6/2011 16:43
Eu acho que não há necessidade de limitar às duas mais votadas de cada índice (tanto mais que isso, tal como a sugestão atrás do whitebala, é um proforma que só tem efeito no início e depois dilui-se com o tempo em virtude da regra seguinte).
Hum pois então podia ser qualquer coisa do tipo:
- cada participante vota em uma acção de cada um dos seguintes mercados: PSI, AEX, CAC, DAX, DJI
- se uma acção for votada para sair será substituída por outra do índice respectivo
o que achas?
o que achas?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:com nacionais queres dizer portugueses?
Com nacionais, quero dizer de cada país (e limitar quais os mercados seleccionáveis também).
Elias Escreveu:Pois, também já cheguei a essa conclusão.
Agora a questão que se coloca é: que tipo de critérios devem ser aplicados?
Sugestões?
Talvez só acções dos índices nacionais e talvez limitar estes também (os da euronext e mais um ou outro importante, por exemplo?).
Olhar para o leque de escolhas que tiveste no trial é capaz de dar já algumas pistas de onde se pode mexer (ou até onde é preciso mexer) para reduzir a dispersão.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 282 visitantes