Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

No curto prazo...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por gorgo » 3/8/2012 15:50

Koreano Escreveu:
gorgol Escreveu:.. Será o mercado um sistema fechado?

Não é. O mercado (deixando de fora os metais e outros activos com valor intrínseco não-produtivo) paga - ou é suposto pagar - dividendos ou juros. É constantemente (umas vezes em maior dose que outras) injectado com valor.

É uma discussão interessante! O acréscimo de valor pode vir da inovação, dos recursos naturais, da energia que o Sol coloca ou armazenou na Terra. Os juros e dividendos fazem parte do mercado em sentido lato.

A questão importante é quem (investidores, governos, outras organizações) tem poder para influenciar o mercado no seu todo, atendendo aos interesses contraditórios das partes envolvidas.

Podemos dizer que a Alemanha está alinhada com os mercados para atacar as obrigações dos paises do Sul da Europa? Que a Alemanha aposta na queda dos mercados? Que os opositores da alemanha apostam na subida dos mercados? Quantas situações intermédias existem?

Registado: 26/8/2007 20:40

por Viclion » 3/8/2012 15:46

Koreano Escreveu:

Não é. O mercado (deixando de fora os metais e outros activos com valor intrínseco não-produtivo) paga - ou é suposto pagar - dividendos ou juros. É constantemente (umas vezes em maior dose que outras) injectado com valor.

Sempre existiu um grande debate em torno dos dividendos. Na prática, quase sempre que um título paga um dividendo, a cotação desconta um valor aproximado ao mesmo, tendente a anular a variação nesse instante. Posteriormente tudo pode acontecer à cotação, em função de diversos factores.

Registado: 19/9/2011 12:14

por Viclion » 3/8/2012 15:41

Koreano Escreveu:

Sempre existiu um grande debate sobre os dividendos. Numa grande maioria de casos, o título corrige o valor aproximado do dividendo no instante da atribuição do mesmo. Posteriormente tudo pode acontecer à cotação, dependendo de diversos factores.

por rg7803 » 3/8/2012 15:39

VirtuaGod Escreveu:Pois mas a verdade é que os jornais mais credíveis e de qualidade são os que mais têm tido dificuldades nos dias que correm pois não vendem o suficiente!! :| :| :| (falo em termos internacionais embora tb possa ser visto em Portugal)

Lá estás tu...não gostas do Correio da Manhã ? Jornal belíssimo com um caderno interior extremamente sugestivo, com fotografias e tudo, diversas oportunidades de investimento, etc...

Sempre a desfazer...
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Sr_SNiper » 3/8/2012 15:35

Mr.Cookie Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Antes de almoço tive quase a comprar uns títulos mas (i) pressinto que o pedido de resgate da Espanha não falte muito e (ii) presumo que com isso as cotações caiam. Por isso nada fiz. O PSI está a subir logo até agora dei-me mal, o futuro o dirá se assim se mantém...

Mas se toda a gente sabe que a Espanha vai pedir resgate, quando pedir, até existe uma grande probabilidade de subir ainda mais

Mas sempre que estas situações têm acontecido o mercado quebra :?

Acho que não, no inicio a malta até gosta... depois da euforia é que pronto...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Mr.Cookie » 3/8/2012 15:33

Sr_SNiper Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Antes de almoço tive quase a comprar uns títulos mas (i) pressinto que o pedido de resgate da Espanha não falte muito e (ii) presumo que com isso as cotações caiam. Por isso nada fiz. O PSI está a subir logo até agora dei-me mal, o futuro o dirá se assim se mantém...

Mas se toda a gente sabe que a Espanha vai pedir resgate, quando pedir, até existe uma grande probabilidade de subir ainda mais

Mas sempre que estas situações têm acontecido o mercado quebra :?

Registado: 24/7/2012 18:55

por Sr_SNiper » 3/8/2012 15:29

por Mr.Cookie » 3/8/2012 15:19

Antes de almoço tive quase a comprar uns títulos mas (i) pressinto que o pedido de resgate da Espanha não falte muito e (ii) presumo que com isso as cotações caiam. Por isso nada fiz. O PSI está a subir logo até agora dei-me mal, o futuro o dirá se assim se mantém...

Registado: 24/7/2012 18:55

por Koreano » 3/8/2012 15:18

Registado: 25/5/2012 9:54

por gorgo » 3/8/2012 15:10

Viclion Escreveu:Exactamente, este é um jogo de soma zero. Existem parcelas com sinal mais e outras com sinal menos. Agora adivinhe quem é que regularmente/consistentemente está associado às parcelas "mais" ?

Se tivesse poderes de advinhar já estava rico! Era o maior dos Big Boys. Felizmente, nem acredito em adivinhos.

por Viclion » 3/8/2012 14:52

Exactamente, este é um jogo de soma zero. Existem parcelas com sinal mais e outras com sinal menos. Agora adivinhe quem é que regularmente/consistentemente está associado às parcelas "mais" ?

por gorgo » 3/8/2012 14:40

Viclion Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Viclion Escreveu: São estes que possuem o "segredo" :wink:

O "Segredo"??? Do que eu tenho visto o "segredo" é pensar que não há segredos. Comecei a ganhar dinheiro na bolsa quando deixei de pensar que havia um "segredo" e desisti de o procurar, desde então nunca mais perdi :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (true story)

Para bom entendedor, o "segredo" a que me refiro é uma metáfora. Quer dizer que são os big boys que movimentam o mercado e os jornalistas, analistas e outros "istas" vão atrás, respondendo a um post anterior. Desde que me conheço nos mercados, há uns bons 25 anos, é assim que funciona.

Quem são os BIG Boys? São dezenas ou unidades?
Estão combinados ou em oposição?

Eu aprendi que o somatório das forças num sistema fechado é zero. Será o mercado um sistema fechado?

por Viclion » 3/8/2012 14:30

VirtuaGod Escreveu:

O "Segredo"??? Do que eu tenho visto o "segredo" é pensar que não há segredos. Comecei a ganhar dinheiro na bolsa quando deixei de pensar que havia um "segredo" e desisti de o procurar, desde então nunca mais perdi :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (true story)

Para bom entendedor, o "segredo" a que me refiro é uma metáfora. Quer dizer que são os big boys que movimentam o mercado e os jornalistas, analistas e outros "istas" vão atrás, respondendo a um post anterior. Desde que me conheço nos mercados, há uns bons 25 anos, é assim que funciona.

por VirtuaGod » 3/8/2012 14:11

Quem tinha o "segredo" era este: Raj Rajaratnam. Pena estar na cadeia...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 3/8/2012 13:58

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Viclion » 3/8/2012 13:31

[/quote]

Qual a fonte do rumor?[/quote]

Desconheço a fonte. O rumor circulava no início da manhã nas redes sociais ligadas aos mercados. Este é um terreno pantanoso, como se sabe (Entretanto Rajoy nada disse).

por PMACS » 3/8/2012 12:35

Viclion Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:A que horas é a conferência de imprensa?

> rumores mais recentes referem que Rajoy vai oficializar o pedido de resgate referido ontem por Draghi na conf. imprensa que vai iniciar ás nossas 12h30, daqui a 15min. Para já são rumores, vamos ver...

Qual a fonte do rumor?
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por Viclion » 3/8/2012 12:26

Joao-D Escreveu:Um texto sobre o tema das noticias e os mercados.

Um dia na vida dos mercados

Se há extraterrestes observando os seres humanos a investir no mercado de ações, a probabilidade é de estarem decepcionados... / ...

Muito bom! Encontrar explicações para os movimentos do mercado é uma pura perda de tempo. Jornalistas, analistas, economistas, etc, estarão sempre um passo atrás dos big boys. São estes que possuem o "segredo" :wink:

por Viclion » 3/8/2012 12:14

Sr_SNiper Escreveu:A que horas é a conferência de imprensa?

> rumores mais recentes referem que Rajoy vai oficializar o pedido de resgate referido ontem por Draghi na conf. imprensa que vai iniciar ás nossas 12h30, daqui a 15min. Para já são rumores, vamos ver...

por Joao-D » 3/8/2012 12:05

Um texto sobre o tema das noticias e os mercados.

Um dia na vida dos mercados

Se há extraterrestes observando os seres humanos a investir no mercado de ações, a probabilidade é de estarem decepcionados.

Imagine que você não sabe nada sobre o mercado de ações. Vamos dizer que você é um alienígena enviado a este planeta para estudar o comportamento humano coletivo. Sua tarefa: o mercado de ações. Milhões de seres humanos participam. Tudo o que podemos aprender observando-os a investir o seu dinheiro?

Sua primeira observação: A maioria dos seres humanos obtêm informações sobre o mercado de ações na imprensa.
Segunda observação: Independentemente de qual agência de notícias financeiras você vê - CNBC, The Wall Street Journal, o Google Finance, etc todos parecem colados ao título da notícia, tentando interpretar o que isso significa para prever as tendências do mercado.

Então, você, o extraterreste, decide fazer o mesmo.

Encontra um dia interessante com optimas noticias positivas, sai um relatório positivo sobre o numero de venda de casas e pensa que o mercado hoje deve subir muito e compra, mas o mercado accionista desce.

Você sente-se decepcionado por os seres humanos terem o pressuposto que a notícia tem uma profunda influência sobre o mercado de ações. E você faz outra descoberta importante ao longo do caminho. Seja qual for a direção do mercado de ações, todos os movimentos são explicados depois com uma noticia. Mercado accionista sobe? A venda de casas dispara! Se o mercado desce. Bem, é "um jogo de espera", "os investidores estão tendo uma pausa."

" Mas isso não é cientifico de todo. " você pensa. " Eles só fazem as manchetes a " explicar " cada movimento depois do movimento ter acontecido.
Os seus economistas preferidos insistem em dizer que há um valor preditivo nos relatórios, mas onde está? Não podem ver que eles estão se iludindo?"

No final do dia, com a descida do Dow de 4 pontos ( ), Você se senta para escrever seu relatório diário.

"Meus resultados iniciais mostram que, apesar da minha capacidade racional, a maioria absoluta dos investidores humanos no mercado de ações exibem fortes tendências de pastoreio e uma falsa compreensão da causalidade. Eles estão absolutamente convencidos de que o mercado reage negativamente a notícias económicas más e positivamente a boas notícias, mas os dados preliminares claramente não suportam qualquer premissa. Mais estudos são necessários. "

"Se eu investisse assim no meu planeta", você pensa para si mesmo com na sua super-cama alienígena avançada e a dormir ", eu estaria falido há muito tempo." As luzes se apagam dentro da nave e adormece. Amanhã é outro dia de investigação.

Autor: Elliott wave international

Registado: 27/5/2010 18:17

por Sr_SNiper » 3/8/2012 11:53

A que horas é a conferência de imprensa?

por Elias » 3/8/2012 11:47

Blue Epsilon Escreveu:É que os jornalistas procuram sempre uma explicação, e na maior parte das vezes, não existe nenhuma!

Os jornalistas procuram uma explicação porque a mente humana gosta / tem necessidade de ter uma explicação para os acontecimentos que se lhe deparam.

A isto chama-se necessidade de "coerência narrativa".

Eu costumo dar o seguinte exemplo: imagina que vais na estrada e de repente dás com o trânsito todo parado. Fila longa e não se mexe durante meia hora. Passado um bocado lá começa a andar devagar e dois quilómetros mais à frente vês dois carros acidentados meio desfeitos, os reboques, a polícia e a ambulância. Pensas assim "bolas, que grande acidente, não admira que tenha havido esta fila toda". Ficaste chateado com o tempo que perdeste mas por outro lado a tua mente fica "confortada" com o facto de ter havido uma explicação para a fila de trânsito.

Agora considera esta outra situação: vais na estrada e de repente dás com o trânsito todo parado. Fila longa e não se mexe durante meia hora. Passado um bocado lá começa a andar devagar. Passados dois minutos o trânsito já rola normalmente, mas não vês qualquer sinal de acidente, ou de obras ou de qualquer outra coisa que possa ter causado tamanha demora. Pensas assim "bolas, perdi meia hora e ainda por cima não percebi porquê". Ficaste duplamente chateado - por um lado com o tempo que perdeste e por outro lado com a ausência de uma explicação lógica.

Na primeira situação houve coerência narrativa, na segunda não. A segunda situação é mais destrutiva (psicologicamente falando).

Nos mercados acontece um pouco o mesmo. A coerência narrativa pode não dar dinheiro, mas conforta a mente.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Blue Epsilon » 3/8/2012 11:34

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Aí estão hoje, no curto prazo, os mercados a bombar...

Só agora li a primeira frase da notícia "
Correcção dos mercados accionistas deverá continuar no curto prazo"

o que só reforça o que eu penso, ser jornalista de negócios/bolsa/mercados financeiros é a minha profissão de sonho. Não tenho de me preocupar com os meus bitaites, se estão certo sou o maior se erro é pk era imprevisivel, são excelentes a arranjar desculpas para os movimentos passados e depois ainda podem editar se o mercado virar. (sim já vi isso na bloomberg, do tipo "Mercados caem desapontados com a visão negativa que a FED tem sobre a economia americana após discurso de Bernanke", passado uma hora "Mercados sobem com expectativas de novos estímulos devido ao baixo crescimento previsto pela FED" ... ainda são pior que os economistas, dasss

Sabes qual é o problema?

É que os jornalistas procuram sempre uma explicação, e na maior parte das vezes, não existe nenhuma!

São as forças compradoras e vendedoras em acção, os HFT, os Hedge Funds, e ninguém sabe o que lhes vai na cabeça, eles querem comprar ou vender e pronto. Tudo isto pode ser mesmo independentemente das notícias.
Aliás, as noticias surgem muitas vezes depois de movimentos dos mercados, com pequenas excepções como apresentações de resultados, ou decisões de bancos centrais, como aconteceu ontem.

Que raio, se a Goldman Sachs ganhou dinheiro a shortar o subprime, tinha interesse em "fazer" com que saíssem notícias nesse sentido...

O objectivo é só um: ganhar dinheiro.

Bottom line: Noticias que saem em 90% dos casos para justificar os movimentos dos mercados? São disconexas, contráditorias. Não interessam. São tretas mesmo.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por VirtuaGod » 3/8/2012 11:33

Pois mas a verdade é que os jornais mais credíveis e de qualidade são os que mais têm tido dificuldades nos dias que correm pois não vendem o suficiente!! :| :| :| (falo em termos internacionais embora tb possa ser visto em Portugal)
Editado pela última vez por VirtuaGod em 3/8/2012 11:34, num total de 1 vez.

por Koreano » 3/8/2012 11:32

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Aí estão hoje, no curto prazo, os mercados a bombar...

Só agora li a primeira frase da notícia "
Correcção dos mercados accionistas deverá continuar no curto prazo"

o que só reforça o que eu penso, ser jornalista de negócios/bolsa/mercados financeiros é a minha profissão de sonho. Não tenho de me preocupar com os meus bitaites, se estão certo sou o maior se erro é pk era imprevisivel, são excelentes a arranjar desculpas para os movimentos passados e depois ainda podem editar se o mercado virar. (sim já vi isso na bloomberg, do tipo "Mercados caem desapontados com a visão negativa que a FED tem sobre a economia americana após discurso de Bernanke", passado uma hora "Mercados sobem com expectativas de novos estímulos devido ao baixo crescimento previsto pela FED" ... ainda são pior que os economistas, dasss

Eu ampliaria que ser jornalista, seja de que tema for, é uma profissão de sonho para qualquer um. E o melhor de tudo é que quanto mais errado e chocante for o bitaite, maior o aumento nas vendas.

Aguardo pela chegada da "austeridade" ao jornalismo, que algum dia - após anos de excessos e devaneios - será obrigado a pedir um "resgate de credibilidade". Nessa altura, todas as gorduras da incompetencia, sensasionalismos, demagogias, falsos moralismos, mentiras e favores aos amigos terão de ser cortadas. Sobrarão "meia-dúzia" de bons profissionais.

Registado: 25/5/2012 9:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot], xeidafome e 231 visitantes