Jogos Olímpicos 2012 :: Londres
AutoMech Escreveu:A-330, é impensável que o recordista nacional dos 200 mariposa vá para Londres a pensar em ganhar ao Phelps (que por acaso até acabou por ser apenas segundo).
Se vai a pensar nisso então o melhor é mandarem-no para o manicómio porque está completamente alucinado. Há desportos que não são com o futebol em que uma equipa da 3a divisão pode ganhar ao campeão nacional na taça de Portugal.
Se baterem eles próprios records nacionais ou marcas pessoais isso já é sinal que fizeram o melhor que podiam, mesmo que tenham um lugar miserável.
Não é derrotismo ou miserabilismo. Devemos querer ser os melhores mas com realismo.
Corroboro AM, não diria melhor.
Temos que ter em atenção a modalidade em questão as capacidades do atleta em relação aos outros competidores e o empenho do mesmo na competição.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Pariet Escreveu:Os critérios de admissão aos Jogos dependem do comité olímpico mas também dos critérios de cada país. Por exemplo na natação existem atletas nacionais que não estão nos jogos mas se tivessem nascido em alguns países Africanos ou Asiáticos já teriam hipóteses de estar lá, como também se todos os atletas Portugueses presentes nos jogos, na natação, tivessem nascido nos EUA, nesta altura não estavam a competir nos Jogos.
Aqui também se pode explicar a diferença que existe em algumas modalidades, entre um primeiro grupo que tem hipóteses para as medalhas e os restantes que estão lá mais com objectivos nacionais.
Acaba por ser igual a outras competições mundiais. Há equipas Africanas, Americanas e Asiáticas que vão aos mundiais de futebol mas que na Europa teriam grandes dificuldades em se apurar.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Os critérios de admissão aos Jogos dependem do comité olímpico mas também dos critérios de cada país. Por exemplo na natação existem atletas nacionais que não estão nos jogos mas se tivessem nascido em alguns países Africanos ou Asiáticos já teriam hipóteses de estar lá, como também se todos os atletas Portugueses presentes nos jogos, na natação, tivessem nascido nos EUA, nesta altura não estavam a competir nos Jogos.
Aqui também se pode explicar a diferença que existe em algumas modalidades, entre um primeiro grupo que tem hipóteses para as medalhas e os restantes que estão lá mais com objectivos nacionais.
- Registado: 28/12/2007 13:36
A-330, é impensável que o recordista nacional dos 200 mariposa vá para Londres a pensar em ganhar ao Phelps (que por acaso até acabou por ser apenas segundo).
Se vai a pensar nisso então o melhor é mandarem-no para o manicómio porque está completamente alucinado. Há desportos que não são com o futebol em que uma equipa da 3a divisão pode ganhar ao campeão nacional na taça de Portugal.
Se baterem eles próprios records nacionais ou marcas pessoais isso já é sinal que fizeram o melhor que podiam, mesmo que tenham um lugar miserável.
Não é derrotismo ou miserabilismo. Devemos querer ser os melhores mas com realismo.
Flugufrelsarinn Escreveu:As vezes a ambição pode dar nisto, tudo bem que numa prova de ciclismo de estrada o estar no sítio certo na hora certa é fundamental. No entanto foi o único que conseguiu responder ao ataque daquele que era favorito, Paolo Bettini e que acabou por vencer.
Nesta altura o Sérgio Paulinho era um desconhecido no mundo do ciclismo como pode comprovar o comentário que vai dos 02:40 aos 02:55.
Ah mas é importante ter em linha de conta as características de determinadas modalidades. No cliclismo num dia sim um ciclista pode fazer um brilharete, mas um ginasta que tem votações de 7 ou 8 não há brilharete que o safe para passar a ter da noite para o dia votações de 9.5. Ou o tipo que lança 47 metros, de repente desatar a lançar 52 metros. Ou um tipo que faz 12 segundos numa prova de velocidade, desatar a fazer 10 ou 9.9 de um momento para o outro (nem com doping isso é possível!).
Note-se ainda que em determinadas modalidades basta fazer um bom resultado uma vez. Noutras é necessário já lá nos JO o atleta/desportista fazer repetidamente marcas que nunca fez antes para chegar às medalhas pois tem de passar por heats, semi-finais e ainda vencer a final.
O que é possível numas modalidades - por exemplo, no futebol num dia sim uma equipa mais fraca ganha a uma equipa teoricamente superior - não é necessariamente possível.
Ora, o cliclismo (e em particular nessa prova de estrada) não sendo caso único - o mesmo se aplica mais ou menos à vela por exemplo - é precisamente uma das que se presta a uma grande imprevisibilidade (basicamente aquilo equivale a uma única etapa numa volta qualquer). São resultados extremamente variáveis mas não se aplica à generalidade das outras modalidades presentes nos jogos olímpicos como as de ginástica, natação ou atletismo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
As vezes a ambição pode dar nisto, tudo bem que numa prova de ciclismo de estrada o estar no sítio certo na hora certa é fundamental. No entanto foi o único que conseguiu responder ao ataque daquele que era favorito, Paolo Bettini e que acabou por vencer.
Nesta altura o Sérgio Paulinho era um desconhecido no mundo do ciclismo como pode comprovar o comentário que vai dos 02:40 aos 02:55.
Confesso que mesmo sendo de Prata foi das medalhas que mais gozo me deu ver ganhar, não só porque gosto bastante do ciclismo como porque nem nós portugueses esperávamos uma surpresa destas
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/1BY8_caWgBc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Confesso que mesmo sendo de Prata foi das medalhas que mais gozo me deu ver ganhar, não só porque gosto bastante do ciclismo como porque nem nós portugueses esperávamos uma surpresa destas
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/1BY8_caWgBc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Marco ,
Eu entendo perfeitamente o que você diz , mas mesmo sem chances eu não me sentiria feliz como alguns parecem sentir-se.
Não sei explicar bem , mas acho que ia ficar estragado por um bom tempo por não ter sido um daqueles atletas de países pobres que não investem em nada , mas que ganham uma medalha.
Se fosse um atleta português eles seriam a minha referência e seria no historial deles que depositaria toda a minha ambição de lá chegar.E seria por isso que ficaria bem chateado.
Por saber que alguém já fez.Que não é impossível.
Mas outra vez , entendo o que você diz.
A330
Eu entendo perfeitamente o que você diz , mas mesmo sem chances eu não me sentiria feliz como alguns parecem sentir-se.
Não sei explicar bem , mas acho que ia ficar estragado por um bom tempo por não ter sido um daqueles atletas de países pobres que não investem em nada , mas que ganham uma medalha.
Se fosse um atleta português eles seriam a minha referência e seria no historial deles que depositaria toda a minha ambição de lá chegar.E seria por isso que ficaria bem chateado.
Por saber que alguém já fez.Que não é impossível.
Mas outra vez , entendo o que você diz.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
A-330 Escreveu:Marco e Koreano,
Entendo o vosso ponto de vista , mas não posso deixar de concordar com luissm.
Eu pensei nisso mesmo que ele disse quando Portugal perdeu para a Espanha. O tuga estava feliz , fizeram festa no aeroporto, os jogadores também e tal.E são profissionais e só fazem isso na vida.
Nós agora estavamos a falar dos jogos olímpicos e o que o luissm referiu não se aplica apenas a atletas portugueses naquelas condições mas aos de outros países (sei bem disso porque acompanho os jogos olímpicos desde a década de 80 e estou atento aos atletas de todos os países, não apenas aos nossos... que aliás são poucos).
Em relação à comparação com o futebol, eu não sei se é uma boa comparação. Salvo uma ou outra excepção de atletas de top - que por vezes nem sequer treinam em Portugal e vão lá para fora procurar as condições que não têm cá como já ocorreu com "medalháveis" no atletismo - os restantes não estão sequer no mesmo "universo".
Agora, o que se pode apontar é que as nossas campanhas olímpicas incluem poucos candidatos a medalhas, o que é possivelmente um problema estrutural (de falta de aposta no desporto) e então este ano em particular, com alguns "azares" à mistura estamos provavelmente num ano particularmente mau.
Não podemos olhar para o grosso da comitiva e medir a ambição por aí, tanto mais que - como já disse - os Jogos Olímpicos não são puramente uma prova individual. Nem tem estritamente como objectivo apresentar a nata, os melhores dos melhores, mas antes são mais abrangentes.
Como resultado disso são dadas oportunidades a desportistas que pelas suas qualidades, estritamente por elas, nem lá estariam.
Isto não só distorce o "field" (no que o público em geral, parece-me, por vezes pode não estão perfeitamente conscientes) como pontualmente até dá origem a situações caricatas de prestações absolutamente terríveis. Nos casos mais dramáticos criou verdadeiros embaraços como numa das edições anteriores em que uma wildcard na natação colocou um "nadador" que mal sabia nadar e que ficou tudo a ver se ele conseguia completar o percurso ou não.
Este caso se bem me lembro até levou à alteração das regras de selecção.
Mas a questão mantém-se, genericamente falando, pois cada país tem direito a ter participantes em determinadas condições (desde que os atletas atinjam mínimos, por exemplo) e outros vêm barradas a participação de desportistas bem melhores por existirem limites por país.
Isto no aspecto estritamente desportivo (das prestações) até pode parecer errado mas tem de se ter em linha de conta os objectivos muito abrangentes dos Jogos Olímpicos.
A-330 Escreveu:
Agora de resto , acho que esta gente é pouco ambiciosa, contenta-se com pouco.Eu acho que é importante competir , mas só a vitória é que interessa e faz história.Ninguém nunca se lembra do segundo.
A330
Eu não concordo com isto, a verdadeira questão está na qualidade média da nossa comitiva logo à partida (o que como digo é provavelmente um problema estrutural de falta de apoio e/ou aposta à generalidade dos desportos olímpicos).
Porque nos que têm condições para lutar por medalhas ou andar lá próximo eu nunca notei falta de ambição sistemática (eventualmente um ou outro mas não por sistema).
Para avaliarmos essa eventual "falta de ambição" temos de olhar para atletas portugueses de top mundial que realmente têm/tinham condições para ganhar medalhas e que falharam as medalhas. Tipo Miguel Maia e João Brenha por exemplo (duas vezes 4º lugar em Jogos Olímpicos consecutivos quando estavam no topo de forma). Pode-se dizer que houve falta de ambição?
Só quem não acompanhou as suas participações, certamente...
Posso estar errado mas nos de top não noto particular falta de ambição (lembro-me de alguns azares/desaires mas também de outros que até superaram as expectativas).
E nos outros, avaliar pelo seu contentamento face a posições discretas na geral é um exercicio incorrecto porque simplesmente eles não são medalháveis e a maior parte deles só num momento de alucinação é que podiam achar que podiam ganhar medalhas nas respectivas competições.
E como digo, o grosso da nossa comitiva é feita de participantes deste grupo.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco e Koreano,
Eu pensei nisso mesmo que ele disse quando Portugal perdeu para a Espanha. O tuga estava feliz , fizeram festa no aeroporto, os jogadores também e tal.E são profissionais e só fazem isso na vida.
Eu entendo o vosso argumento com relação aos atletas amadores.Trabalham e treinam, etc.
Agora de resto , acho que esta gente é pouco ambiciosa, contenta-se com pouco.Eu acho que é importante competir , mas só a vitória é que interessa e faz história.Ninguém nunca se lembra do segundo.
A330
Eu entendo o vosso argumento com relação aos atletas amadores.Trabalham e treinam, etc.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
AutoMech Escreveu:luissm Escreveu:Uma questão que me deixa confuso é a reação dos nossos atletas à derrota. Depois de serem eliminados, parecem todos muito felizes (à exceção da judoca Telma Monteiro) deixando a entender que os objectivos foram cumpridos. Os objetivos de um atleta olímpico não é ganhar? Ou pelo menos subir ao pódio com uma medalha? Ou será que os objectivos eram apenas participar?
Quando alguém é tem a 20ª ou 30ª marca do ano, por muito ambicioso que seja, dificilmente pode ambicionar a um pódio.
Já será positivo se bater a sua melhor marca de sempre ou um record nacional. Isso mostra que deram o litro, mesmo que fiquem em último.
Totalmente de acordo. Penso exactamente da mesma forma.
E temos tido vários exemplos desses durante os JO.
AutoMech Escreveu:Está aqui um bom exemplo do que disse. Mesmo que não chegue sequer às meias finais é um excelente resultado retirar quase 1 segundo ao record nacional. Deu o litro certamente.
JO2012/Natação: Pedro Oliveira bate recorde nacional dos 200 metros costas
Sem duvida AM, é de aplaudir o esforço do rapaz..

Bull And Bear Markets
Está aqui um bom exemplo do que disse. Mesmo que não chegue sequer às meias finais é um excelente resultado retirar quase 1 segundo ao record nacional. Deu o litro certamente.
luissm Escreveu:Uma questão que me deixa confuso é a reação dos nossos atletas à derrota. Depois de serem eliminados, parecem todos muito felizes (à exceção da judoca Telma Monteiro) deixando a entender que os objectivos foram cumpridos. Os objetivos de um atleta olímpico não é ganhar? Ou pelo menos subir ao pódio com uma medalha? Ou será que os objectivos eram apenas participar?
Penso que a maioria das pessoas (que obviamente nunca treinaram para chegar a uns JO) não valoriza devidamente a maior parte dos atletas olímpicos portugueses.
Com excepção de um punhado deles (os ditos "medalháveis), são homens e mulheres que conciliam o desporto com outra vida profissional e, com muitos sacrifícios a todos os níveis, deram o que tinham ao longo de 4 anos e conseguiram o grande feito que é marcar presença entre a elite desportiva nos Jogos Olímpicos.
A típica mentalidade portuguesa prefere rebaixar estes atletas (que alcançaram mais do que quem os critica) e atirar-lhes à cara que quem está a pagar o "passeio" deles é o contribuinte (como se eles não o fossem também) e que o contribuinte tem o direito de lhes exigir medalhas, que não é suficiente esforçar-se, que não é suficiente digno representar um país apenas marcando presença...
Em resumo, somo óptimos a desincentivar o esforço e o mérito.
Tenho muita consideração pelos gatos-pingados anónimos que iam lá atrás na comitiva, que andaram 4 anos a arrotar do próprio bolso, a treinar depois do trabalho e a sacrificar o convívio com a família e amigos.
É a eles, que não foram abençoados com as qualidades físicas inatas dos medalháveis (com com certeza também muito se esforçam e sacrificam), que eu quero que seja dada a minha parte de impostos que pagou o passeio.
Entretanto a dupla da vela cai para 6º, agora a 4pts do terceiro:
http://www.london2012.com/sailing/event ... mmary.html
Não é expectável que cheguem às medalhas mas poderão acabar numa posição simpática, têm sido bastante regulares.
http://www.london2012.com/sailing/event ... mmary.html
Não é expectável que cheguem às medalhas mas poderão acabar numa posição simpática, têm sido bastante regulares.
luissm Escreveu:Uma questão que me deixa confuso é a reação dos nossos atletas à derrota. Depois de serem eliminados, parecem todos muito felizes (à exceção da judoca Telma Monteiro) deixando a entender que os objectivos foram cumpridos. Os objetivos de um atleta olímpico não é ganhar? Ou pelo menos subir ao pódio com uma medalha? Ou será que os objectivos eram apenas participar?
Ganhar a classificação geral obviamente não é o objectivo de muitos atletas (portugueses ou de outros países) pela simples razão de que eles sabem perfeitamente que não têm quaisquer hipóteses.
Epá, a larga maioria dos atletas (que passa o tempo todo a treinar) sabe perfeitamente que não vai chegar aos jogos olímpicos e atingir marcas que nunca fez e nem lá perto, estão lá porque fizeram os mínimos para poder ir (e por vezes favorecidos até pela própria organização que aqui e ali impõe limites por país e etc - ie, se fosse uma competição puramente individual muitos deles nem lá estavam).
Assim, muitos vão lá antes pela possibilidade de participar numa coisa única que é os jogos olímpicos e/ou ganhar experiência em grandes meetings, outros para fazer a sua melhor marca pessoal, melhor marca nacional ou simplesmente atingir um lugar que o seu país nunca atingiu. Não raras vezes é atrás deste tipo de "vitória" que eles vão...
Enfim, dos mais de 10 mil atletas que lá estão só uma parcela está lá realmente com o intuito de ganhar medalhas. A maior parte - certamente mais de metade - sabe que elas não estão simplesmente ao seu alcance.
carf2007 Escreveu:Foi pena o Phelps ter-se ido abaixo depois dos JO de Pequim, vários meses sem treinar, festas, las vegas, marijuana e tal ...
Qual quê...
O que o desencaminhou foi ter vindo para a borga em Portugal!
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1128285
Quando alguém é tem a 20ª ou 30ª marca do ano, por muito ambicioso que seja, dificilmente pode ambicionar a um pódio.
Já será positivo se bater a sua melhor marca de sempre ou um record nacional. Isso mostra que deram o litro, mesmo que fiquem em último.
carf2007 Escreveu:Foi pena o Phelps ter-se ido abaixo depois dos JO de Pequim, vários meses sem treinar, festas, las vegas, marijuana e tal ...
Sem treinar apresenta esta performance...imagina se tivesse treinado

A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Uma questão que me deixa confuso é a reação dos nossos atletas à derrota. Depois de serem eliminados, parecem todos muito felizes (à exceção da judoca Telma Monteiro) deixando a entender que os objectivos foram cumpridos. Os objetivos de um atleta olímpico não é ganhar? Ou pelo menos subir ao pódio com uma medalha? Ou será que os objectivos eram apenas participar?
A única reação que entendi de fato foi a da Telma. Acho que ninguém que tenha realmente objectivos de ganhar consegue reagir de forma diferente à derrota.
Quanto ao desempenho dos nossos atletas gostava de deixar uma dúvida no ar. Reparei que alguns dos atletas antes de entrar em competição vem de headphones nos ouvidos, provavelmente a ouvir músicas que os motivam.
Será que o Comité Olímpico de Portugal impôs a norma de ouvirem Fado antes das provas aos nossos atletas? Se assim for estão justificados os resultados
Nota:Se repararem na imagem, o Phone está por cima da touca o que mostra bem o objectivo publicitário
.
A única reação que entendi de fato foi a da Telma. Acho que ninguém que tenha realmente objectivos de ganhar consegue reagir de forma diferente à derrota.
Quanto ao desempenho dos nossos atletas gostava de deixar uma dúvida no ar. Reparei que alguns dos atletas antes de entrar em competição vem de headphones nos ouvidos, provavelmente a ouvir músicas que os motivam.
Será que o Comité Olímpico de Portugal impôs a norma de ouvirem Fado antes das provas aos nossos atletas? Se assim for estão justificados os resultados

Nota:Se repararem na imagem, o Phone está por cima da touca o que mostra bem o objectivo publicitário

- Anexos
-
- untitled.bmp (581.87 KiB) Visualizado 1507 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
AutoMech Escreveu:Desculpas esfarrapadas. Quis foi a viagem à borla para ir acompanhar o marido. O resto é tanga.
Isto é de um amadorismo gritante!
Esta tipa recebe algum valor mensal do estado português por ser atleta olímpica?
Bull And Bear Markets
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, AlfaTrader, Artur Jorge, darkreflection, Google Adsense [Bot], josehenry400, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, navaldoc, nickforum, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006 e 328 visitantes