Sensações psicológicas da compra e venda de acções!
EuroVerde Escreveu:artista Escreveu:EuroVerde Escreveu:A Psicologia do trading.
Desde que invistas dentro da tua área de conhecimento, nem que seja reduzida mas certa, reduzirás fortemente a probabilidade de te dares mal.
Se investires com base na AT nessa empresa e depois algo correr mal, não se fecha o trading desde que os fundamentais da empresa não sejam alterados, ou a tendência da médio prazo não seja alterada.
Não percebi, estás a responder a um post com quase 3 anos?!![]()
E explica-me lá o segundo parágrafo... se estou a perceber o que estás a querer dizer, estás a sugerir que se cometa um dos erros mais graves e comuns em bolsa!
Estou a sugerir para que muitas vezes o stop é que arruina a carteira do investidor.
E que se "domina" a empresa, então sabe que a longo prazo tudo se deve recompor, mas não defendo que seja feito preço médio!
NRG energy compreia no inicio do ano, comecei a perder. Aguentei porque acreditava nela e embora a tendência de curto prazo fosse bear, mantive e saí sem perda. Agora já está bastante acima do preço que tinha comprado. Esta é a psicologia. Se algo for contra o sistema ou regra: não entrar em desespero.
Pois, para mim tudo o que seja alterar o plano inicial é um erro... admito que possa haver situações em que se justifica essa alteração, mas são tão excecionais que a mim nunca me aconteceu nenhuma!
E, como já tinha dito, estás a sugerir que se faça algo que é dos erros mais primários e frequentes nos mercados. Ainda assim admito que possa haver quem tenha alguma capacidade para alterar algumas coisa, mas a grande maioria apenas tem incapacidade para assumir perdas...
O que te aconteceu na NRG energy é apenas um caso. Se tivesses accionado o stop tinhas perdido um pouco e partido para outra. Em contrapartida, nunca te acontece fazeres isso e depois teres de assumir perdas bem maiores? Não tens neste momento nenhum título em que usaste essa estratégia?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Atenção que este tópico é de 2009 (o pairofjacks tem um post de Abril último mas mesmo assim não sei se está a ler o tópico).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mapaman Escreveu:O uso de stop automático apenas serve aqueles que utilizam o curto prazo e uma frequencia elevada de trades para gerir a carteira.
Quem utiliza AF para negociar vai utilizar stops para quê? eventualmente com o aproximar da epoca de resultados seja util.
Mais do que discutir o uso,importa sim,aperfeiçoar a execução aquando do assumir das perdas e dos lucros.
Definir um stop sem ter em conta a volatilidade da acção é o mesmo que atirar dinheiro ao mar.
Negociar tendo como base a AF não faz muito sentido a colocação de stops automático, mas devemos ter sempre um stop mental para limitares as perdas.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
O uso de stop automático apenas serve aqueles que utilizam o curto prazo e uma frequencia elevada de trades para gerir a carteira.
Quem utiliza AF para negociar vai utilizar stops para quê? eventualmente com o aproximar da epoca de resultados seja util.
Mais do que discutir o uso,importa sim,aperfeiçoar a execução aquando do assumir das perdas e dos lucros.
Definir um stop sem ter em conta a volatilidade da acção é o mesmo que atirar dinheiro ao mar.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
EuroVerde Escreveu:
Caso o stop fique demasiado próximo do preço de abertura da posição, seja curta ou longa, quanto mais próximo maior a probabilidade de ser stopado mas também quanto mais próximo menor é a perda.
O erro não esta no uso do stop, esta na colocação do mesmo!
Os Stops colocados muito próximos de suportes e resistências por vezes são apanhados em falsos movimentos.
A solução é não colocar o stop em valores que isso possa acontecer.
EuroVerde Escreveu:Vai à ruína caso seja sistematicamente stopado.
Se não souberes limitar as perdas é que vais rapidamente a ruína!
EuroVerde Escreveu:Cada vez que vai ao stop é menos um ano de vida do trader...
Muitos traderes já devem anos a cova...

Bull And Bear Markets
tugadaytrader Escreveu:EuroVerde Escreveu:Estou a sugerir para que muitas vezes o stop é que arruina a carteira do investidor.
Podes explicar como é que um investidor fica arruinado usando stops?![]()
![]()
![]()
![]()
Caso o stop fique demasiado próximo do preço de abertura da posição, seja curta ou longa, quanto mais próximo maior a probabilidade de ser stopado mas também quanto mais próximo menor é a perda.
Vai à ruína caso seja sistematicamente stopado. Cada vez que vai ao stop é menos um ano de vida do trader...
EuroVerde Escreveu:Estou a sugerir para que muitas vezes o stop é que arruina a carteira do investidor.
Podes explicar como é que um investidor fica arruinado usando stops?

Bull And Bear Markets
EuroVerde Escreveu:Repara que não defendo isso para um activo qualquer. Tem que ser numa empresa, mas numa empresa boa, de resultados historicamente consistentes, mas que de momento tenham dificuldades.
Resultados passados não são garantia de resultados futuros.
Na minha opinião estás apenas a dar exemplos de erros crassos de investidores iniciantes (e que já tende a ser cometido, não é preciso "sugerir" para o cometerem).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AutoMech Escreveu:EuroVerde Escreveu:Se investires com base na AT nessa empresa e depois algo correr mal, não se fecha o trading desde que os fundamentais da empresa não sejam alterados, ou a tendência da médio prazo não seja alterada.
Parece-me que isso é o que muitos investidores fazem. Transformam um trade de curto prazo, que corre mal, num investimento a longo prazo só para não assumirem a perda. Os fundamentais é uma justificação que dá para tudo.
Repara que não defendo isso para um activo qualquer. Tem que ser numa empresa, mas numa empresa boa, de resultados historicamente consistentes, mas que de momento tenham dificuldades.
EuroVerde Escreveu:Se investires com base na AT nessa empresa e depois algo correr mal, não se fecha o trading desde que os fundamentais da empresa não sejam alterados, ou a tendência da médio prazo não seja alterada.
Parece-me que isso é o que muitos investidores fazem. Transformam um trade de curto prazo, que corre mal, num investimento a longo prazo só para não assumirem a perda. Os fundamentais é uma justificação que dá para tudo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
artista Escreveu:EuroVerde Escreveu:A Psicologia do trading.
Desde que invistas dentro da tua área de conhecimento, nem que seja reduzida mas certa, reduzirás fortemente a probabilidade de te dares mal.
Se investires com base na AT nessa empresa e depois algo correr mal, não se fecha o trading desde que os fundamentais da empresa não sejam alterados, ou a tendência da médio prazo não seja alterada.
Não percebi, estás a responder a um post com quase 3 anos?!![]()
E explica-me lá o segundo parágrafo... se estou a perceber o que estás a querer dizer, estás a sugerir que se cometa um dos erros mais graves e comuns em bolsa!
Estou a sugerir para que muitas vezes o stop é que arruina a carteira do investidor.
E que se "domina" a empresa, então sabe que a longo prazo tudo se deve recompor, mas não defendo que seja feito preço médio!
NRG energy compreia no inicio do ano, comecei a perder. Aguentei porque acreditava nela e embora a tendência de curto prazo fosse bear, mantive e saí sem perda. Agora já está bastante acima do preço que tinha comprado. Esta é a psicologia. Se algo for contra o sistema ou regra: não entrar em desespero.
EuroVerde Escreveu:A Psicologia do trading.
Não percebi, estás a responder a um post com quase 3 anos?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
A Psicologia do trading.
Passo o dia a ver as cotações!
Uma das coisas que tenho feito desde que comprei acções é que passo os dias a ver as cotações, estou sempre com a profundidade ligada!
Alguém sofre do mesmo ou jà sofreu
Se sim o que é que fazem ou fizeram para ver por ex.º a cotação apenas no final do dia???
Cumprimentos
Alguém sofre do mesmo ou jà sofreu

Cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 10:07
É verdade que "neste mundo" tem que se ter uns nervos de ferro. Eu pessoalmente quando entro num determinado titulo defino a minha estratégia para vender a minha "mercadoria" e obter daí o melhor negócio possível, mesmo que o preço de venda tenha que ser inferior ao de compra..
A perder sim! ja fiz negocios a perder e rapidamente considerei que foram os mais importantes para a minha carteira, pois se não o tivesse feito "naquele momento" teria um prejuizo 3 ou 4 ou 5 vezes mais...
Considero-me um iniciado e penso que me irei considerar sempre, dificilmente vou atingir todos os objectivos a que me proponho..
mas por outro lado é esse sentimento que me impulsiona.
bons negocios.
A perder sim! ja fiz negocios a perder e rapidamente considerei que foram os mais importantes para a minha carteira, pois se não o tivesse feito "naquele momento" teria um prejuizo 3 ou 4 ou 5 vezes mais...
Considero-me um iniciado e penso que me irei considerar sempre, dificilmente vou atingir todos os objectivos a que me proponho..

bons negocios.

- Registado: 7/10/2009 22:37
Ulisses Pereira Escreveu:Pair of Jack, isso do máximo número de acções negociadas é apenas no pré-fecho. E, mesmo aí, terias muitas acções antes para comprares...
Para moveres o preço de uma acção, não basta teres ideias suicidias e dares uma ordem de compra muito acima do que está a fazer. É preciso muito dinheiro.
Recordo uma resposta que dei hoje a alguém aqui no fórum: Quando dás uma ordem de compra, por exemplo, a 100 euros, estás a dar uma ordem para comprar as acções AO MELHOR PREÇO até 100 euros. Como há acções suficientes para satisfazer a tua ordem a preços muito mais baixos, será a esse preço que será feita a transacção.
Um abraço,
Ulisses
Ora muito be, visto, mas Ulissses, por acaso era da Sonae, mas imagina que seria de um titulo com pouca liquidez como por exemplo a IBERSOL, e se não existissem oredem suficientes antes de 100 euros, provavelmente atingiria mesmo os 100 Euros, ou estou enganado. Acho que nesse caso ia mesmo aos 100 Euros.
Re: Re
Cem pt Escreveu:(...)
Há também uma outra abordagem interessante do problema e esta é do recordista mundial de tradig profissional, o Larry williams, que diz mais ou menos o seguinte:
"Todos sabemos que as perdas fazem parte deste negócio.
Quando entro numa trade, entro de acordo com as regras estabelecidas pelo meu sistema mas sempre com o espírito mais pessimista possível. Se perder o meu capital vai ficar reduzido em 2%, por exemplo, mas estou consciente e mentalizado para a perda acontecer..."
(...)
Cem
Exactamente, para mim também está a funcionar muito melhor assim.
Tirando a parte de aprender os aspectos técnicos da AT, isto, julgo que resume o que de mais importante aprendi neste meu primeiro ano de bolsa. Porque isto resume basicamente a importância de um bom money managment que deverá fazer com que cada perda individual seja insignificante na estratégia.
Assumindo essa insignificância perder é simplesmente seguir uma estratégia.
No meu caso aprender a entrar na altura certa foi o mais fácil, já me considero bom nesse campo. Mas isto não significa nada se não existir uma boa estratégia para sair e para o Money managment. No início as coisas corriam (quase sempre) mal na mesma.
Agora estou exactamente a aperfeiçoar o meu money managment, que julgo já ser razoável, e as minhas saídas que julgo serem ainda de qualidade medíocre.
Mas a diferença que senti ao prestar atenção ao money managment não se fez só sentir na performance mas também na parte psicológica. Cada vez me sinto mais forte neste campo, e perder num trade é mesmo por onde começo a pensar quando defino uma estratégia, portanto fica logo interiorizado à partida. Para já tem ajudado muito.
A ordem dos meus pensamentos são +- assim:
Stop Loss -> position size -> exit -> entry -> agora venha o que vier

Abraço e bons trades para todos
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
e ainda +
Mas sensações mais que psicológicas é em forex. Ou se define quando é que estamos dispostos a perder ou parece que o mundo inteiro se uniu para m`tramar, tal como na musica do Rui Veloso. Saimos para beber 1 café e quando chegamos o nosso stop-loss foi atingido. Lembram-se quando se fervia o leite? Bastava olhar para o lado e já estava...
- Registado: 29/11/2007 3:01
Re: Re
Cem pt Escreveu:o Larry williams, que diz mais ou menos o seguinte:
"Quando entro numa trade,... entro
... sempre com o espírito mais pessimista possível..."
Cem
Muito, muito interessante ler esta abordagem...
Curioso porque eu tenho a sensação que os meus melhores trades são sempre aqueles em que entrei pessimista; depois... há a sensação de duplo ganho

Beijinhos e bom fim de semana,
Susana
Re
Tópico interessante.
No meu caso só há alguma emotividade quando existe um aumento substancial de volatilidade nos mercados, do resto e com o passar dos anos há imensa rotina e apenas alguma pequena ansiedade, ou melhor, é preferível chamar-lhe mera curiosidade, sobre como os mercados se poderão comportar daí para a frente.
Um sistema de trading ajuda a retirar grande parte do stress das dúvidas pessoais sobre se fizemos bem ou mal estar comprados ou vendidos.
Em relação à experiência de outras pessoas não resisto a citar o que me disse uma vez um amigo que andou nestas coisas da Bolsa durante uns 2 ou 3 anos e depois desistiu, cá por mim ele devia fazer bastante overtrading embora não o confessasse:
"Eh pá, aquilo era muito stressante para mim, nem dormia direito a pensar de noite no que podia acontecer!
Quando comprava só me apetecia vender e quando estava vendido só me apetecia comprar, resultado: desisti!".
Há também uma outra abordagem interessante do problema e esta é do recordista mundial de tradig profissional, o Larry williams, que diz mais ou menos o seguinte:
Quando entro numa trade, entro de acordo com as regras estabelecidas pelo meu sistema mas sempre com o espírito mais pessimista possível. Se perder o meu capital vai ficar reduzido em 2%, por exemplo, mas estou consciente e mentalizado para a perda acontecer.
Se ganhar é tudo positivo, desde o lucro à bela surpresa de quebrar a mentalização prévia da perda.
São estas surpresas positivas que me fazem continuar a acreditar que estamos perante o negócio mais atractivo do mundo e que me fazem voltar todos os dias cada vez mais atraído por esta mulher que em vez de envelhecer, rejuvenesce e nos entusiasma cada vez mais."
Já agora acrescento: só anda no trading quem na realidade adora e sente prazer nesta actividade, o tempo passa e as horas que lhe dedicamos, a estudar e observar os movimentos a tentar descobrir para onde vai, nem damos por elas.
Cem
No meu caso só há alguma emotividade quando existe um aumento substancial de volatilidade nos mercados, do resto e com o passar dos anos há imensa rotina e apenas alguma pequena ansiedade, ou melhor, é preferível chamar-lhe mera curiosidade, sobre como os mercados se poderão comportar daí para a frente.
Um sistema de trading ajuda a retirar grande parte do stress das dúvidas pessoais sobre se fizemos bem ou mal estar comprados ou vendidos.
Em relação à experiência de outras pessoas não resisto a citar o que me disse uma vez um amigo que andou nestas coisas da Bolsa durante uns 2 ou 3 anos e depois desistiu, cá por mim ele devia fazer bastante overtrading embora não o confessasse:
"Eh pá, aquilo era muito stressante para mim, nem dormia direito a pensar de noite no que podia acontecer!
Quando comprava só me apetecia vender e quando estava vendido só me apetecia comprar, resultado: desisti!".

Quando entro numa trade, entro de acordo com as regras estabelecidas pelo meu sistema mas sempre com o espírito mais pessimista possível. Se perder o meu capital vai ficar reduzido em 2%, por exemplo, mas estou consciente e mentalizado para a perda acontecer.
Se ganhar é tudo positivo, desde o lucro à bela surpresa de quebrar a mentalização prévia da perda.
São estas surpresas positivas que me fazem continuar a acreditar que estamos perante o negócio mais atractivo do mundo e que me fazem voltar todos os dias cada vez mais atraído por esta mulher que em vez de envelhecer, rejuvenesce e nos entusiasma cada vez mais."
Já agora acrescento: só anda no trading quem na realidade adora e sente prazer nesta actividade, o tempo passa e as horas que lhe dedicamos, a estudar e observar os movimentos a tentar descobrir para onde vai, nem damos por elas.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
A minha primeira experiência foi com acções do FCporto! É pá e na altura parecia um PRO, pois pouco tempo depois aquilo subiu a um máximo que nunca mais o atingiu nem mesmo quando foram campeões europeus, resultados não as vendi na altura e vendi-as com 50% de perda...mas serviu para ver que acções de clubes de futebol são como pôr dinheiro fora
Experiencia seguinte BCP, Portucel e Impresa. Esta última tinha visto uma noticia de OPA aqui no negocios e pumba toca a comprar uma quantia jeitosa, mas em vez de subir começou a descer, stressei e vendi passado umas horas com perda! BCP vendi com ligeiro ganho mas foi venda precoce no dias seguintes subiu como nunca tinha visto, ou seja vendi com ganho de prai 8% e ele passado duas semanas tava prai com pelo menos 16-18%. Portucel, aguentei por mais de um ano, esta acção é para gente com paciência, vendi com ganho de 8% na resistência dos 2,10 e bendita a altura em que a vendi pois depois caiu bastante.
Conclusão resolvi afastar-me por uns tempos pois não me consigo desligar das cotações e curiosamente fico mais ansioso quando estou a ganhar pois estou sempre a pensar agora devo vender, mas e se ela ganha mais, humm vou esperar, e é assim.
Invisto pouco, mas já começo a perceber no mercado nacional PSI 20 quando algumas acções sobem nomeadamente a Altri que para mim será uma das melhores para quem quer ganhar rapidamente $, contudo há sempre o reverso da medalha.
Recentemente tive dois fundos um de acções Brasileiro e outro Nacionais, já os vendi e só os tive em carteira prai 2/3 semanas pois entretanto as bolsas começaram a cair, ganhei prai 4% com o português e perdi 6% no brasileiro...mas isso tb se deve ao facto de nesta altura querer ter o $ mais protegido e não estar na disposição de estar muito tempo há espera que recupere de perdas.
Há de facto algo que de enigmático em quem diz que as acções são para prazos de 5 anos (quem tem PTMultim. e BCP) aos preços de há uns 5 anos atrás tá lixado! Na minha óptica as acções é para acompanhar diariamente, (dai dar-me cabo do juízo) e despachar quando tem um ganho significativo face ao investido...só quando ela perde é que poderemos esperar uma recuperação...penso eu de que! E depois a questão da diversificação tb é um bocado manhosa, então mas se uma perdem e outras ganham 3 coisas acontecem: fica tudo na mesma, ou ligeiramente melhor ou ligeiramente pior. Assim às vezes mais vale investir em algo que cresça pouco mas estável do que estar a perder aqui e a ganhar ali e a dar cabo do juízo! Mas pronto tb reconheço que as emoções associadas à bolsa são um dos seus aliciantes!
Experiencia seguinte BCP, Portucel e Impresa. Esta última tinha visto uma noticia de OPA aqui no negocios e pumba toca a comprar uma quantia jeitosa, mas em vez de subir começou a descer, stressei e vendi passado umas horas com perda! BCP vendi com ligeiro ganho mas foi venda precoce no dias seguintes subiu como nunca tinha visto, ou seja vendi com ganho de prai 8% e ele passado duas semanas tava prai com pelo menos 16-18%. Portucel, aguentei por mais de um ano, esta acção é para gente com paciência, vendi com ganho de 8% na resistência dos 2,10 e bendita a altura em que a vendi pois depois caiu bastante.
Conclusão resolvi afastar-me por uns tempos pois não me consigo desligar das cotações e curiosamente fico mais ansioso quando estou a ganhar pois estou sempre a pensar agora devo vender, mas e se ela ganha mais, humm vou esperar, e é assim.
Invisto pouco, mas já começo a perceber no mercado nacional PSI 20 quando algumas acções sobem nomeadamente a Altri que para mim será uma das melhores para quem quer ganhar rapidamente $, contudo há sempre o reverso da medalha.
Recentemente tive dois fundos um de acções Brasileiro e outro Nacionais, já os vendi e só os tive em carteira prai 2/3 semanas pois entretanto as bolsas começaram a cair, ganhei prai 4% com o português e perdi 6% no brasileiro...mas isso tb se deve ao facto de nesta altura querer ter o $ mais protegido e não estar na disposição de estar muito tempo há espera que recupere de perdas.
Há de facto algo que de enigmático em quem diz que as acções são para prazos de 5 anos (quem tem PTMultim. e BCP) aos preços de há uns 5 anos atrás tá lixado! Na minha óptica as acções é para acompanhar diariamente, (dai dar-me cabo do juízo) e despachar quando tem um ganho significativo face ao investido...só quando ela perde é que poderemos esperar uma recuperação...penso eu de que! E depois a questão da diversificação tb é um bocado manhosa, então mas se uma perdem e outras ganham 3 coisas acontecem: fica tudo na mesma, ou ligeiramente melhor ou ligeiramente pior. Assim às vezes mais vale investir em algo que cresça pouco mas estável do que estar a perder aqui e a ganhar ali e a dar cabo do juízo! Mas pronto tb reconheço que as emoções associadas à bolsa são um dos seus aliciantes!
- Registado: 29/11/2007 2:40
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google Adsense [Bot], Jonas74, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Pmart 1, Tiago2006, yggy e 206 visitantes