Os combustíveis e o frango assado
Boas!!
Passo por aqui, novamente, para fazer mea culpa no que diz respeito à minha profunda ignorância sobre este assunto.
Agradeço a todos aqueles que, através das suas opiniões, permitiram que me cultivasse mais um pouco acerca deste assunto, e tentarei no futuro não cometer o mesmo erro.
Cumprimentos.
Passo por aqui, novamente, para fazer mea culpa no que diz respeito à minha profunda ignorância sobre este assunto.
Agradeço a todos aqueles que, através das suas opiniões, permitiram que me cultivasse mais um pouco acerca deste assunto, e tentarei no futuro não cometer o mesmo erro.
Cumprimentos.
- Registado: 8/10/2007 9:30
alexandre7ias Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:(...) Um cliente que abasteça uma frota inteira interessa muito mais do que um cliente que só abastece pequenas quantidades. Esses clientes acabam por ser um estorvo, porque dão trabalho, ocupam espaço e geram pouca receita.
Isto cheira-me a discriminação negativa. Se não há, devia haver na Constituição um artigo a impedir a diferenciação entre grandes e pequenos clientes, seja nos combustíveis ou no frango assado...
O pessoal por estes lados não liga a nada disso!! Não interessa para nada!!!
Será que a ironia no post do Dom Quixote é perfeitamente evidente só para mim? Naaahhh...
Claro que o pessoal por estes lados não liga a princípios ideológicos da extrema esquerda, oh Alexandre.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
alexandre7ias Escreveu:
Mas sou consumidor, e como tal não entendo porque tenho que pagar mais pelo combustível que tem preço igual para todos, simplesmente porque faço compras no continente.(...)
Eu já respondi a isto, vou responder mais uma vez e não se justifica repetir mais vezes.
Não está escrito em lado nenhum que têm de ser vendidos todos os bens e serviços a todos os clienets ao mesmo preço. Ninguém te deve explicações sobre uma opção estratégica deste género. Eu entendo a estratégia, o Elias entende, os gestores entendem e (suponho) a generalidade dos accionistas entendem. Tu não entenderes não é problema para ninguém a não ser para ti (aplicando-se o mesmo a outros que não entendam).
Tu como consumidor tens uma conjunto de opções disponíveis e cabe-te decidir pela que tu preferes de acordo com os teus gostos, preferências, prioridades, conveniências, etc. É o que te cabe fazer como consumidor, não te cabe propriamente entender as decisões de gestão e ainda menos decidir como devem ser geridas as empresas portanto toda esta questão que tu levantas sobre "não entender" não tem relevância nenhuma.
alexandre7ias Escreveu: Daqui a pouco porque tenho um Opel ou porque sou adepto do FCP também posso ter desconto é isso? Basta que um gestor da Galp assim queira!!!
Opel não sei, mas descontos para sócios de clubes que eu saiba já existem (ou pelo menos já existiram).
alexandre7ias Escreveu:De qualquer forma eles que sigam a estratégia que quiserem (...)
Ora nem mais!
Para quê toda a tua insistência em não entenderes?
alexandre7ias Escreveu: (...) mas em tempos de crise o pessoal acaba por saber como é enganado.
O pessoal acha que sabe tudo mesmo quando não percebe puto. E tenho dificuldade em encontrar um exemplo melhor do que a ignorância generalizada sobre a estrutura do preço dos combustíveis que não impede porém o cidadão comum de disparatar a torto e a direito sobre esses mesmos preços.
alexandre7ias Escreveu:E já agora os accionistas devem puxar as orelhas aos gestores pois a estratégia não esta a resultar como demonstram os resultados. As marcas chamadas brancas cada vez estão com mais clientes!!
Mais uma conclusão hiper-simplista na linha de tantas outras que colocas.
Os teus raciocínios são sempre unidimensionais demonstrando uma falta de profundidade aterradora: como é que sabes que não está a funcionar (como é que medes quais seriam os resultados na ausência da estratégia, fizeste alguma consultoria sobre o tema à empresa ao menos?)? E como é que descontas os factores conjunturais para saber ao certo que impacto teve o quê nos resultados (pegaste ao menos no relatório e contas e olhaste para diversos factores conjunturais com influencia na actividade)?
Não existia este sector há uns anos atrás. Ele passou a existir e conquistou uma faixa de mercado, a parceria em causa é apenas relevante na medida em que é uma resposta a esta nova realidade (e na medida em que afecta os resultados da empresa na presença desta realidade). Não é, ao invés como tu fazes, o ganho de quota de mercado uma consequência directa da promoção em causa. Este é mais um raciocínio hiper-simplista do género de outros que fazes.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:(...) Um cliente que abasteça uma frota inteira interessa muito mais do que um cliente que só abastece pequenas quantidades. Esses clientes acabam por ser um estorvo, porque dão trabalho, ocupam espaço e geram pouca receita.
Isto cheira-me a discriminação negativa. Se não há, devia haver na Constituição um artigo a impedir a diferenciação entre grandes e pequenos clientes, seja nos combustíveis ou no frango assado...
O pessoal por estes lados não liga a nada disso!! Não interessa para nada!!!
Elias Escreveu:(...) Um cliente que abasteça uma frota inteira interessa muito mais do que um cliente que só abastece pequenas quantidades. Esses clientes acabam por ser um estorvo, porque dão trabalho, ocupam espaço e geram pouca receita.

alexandre7ias Escreveu:E já agora os accionistas devem puxar as orelhas aos gestores pois a estratégia não esta a resultar como demonstram os resultados. As marcas chamadas brancas cada vez estão com mais clientes!!
Os accionistas não querem saber do número de clientes nos postos GALP.
Os accionistas querem saber dos lucros e do volume de vendas.
Além disso, a comparação por número de clientes é redutora. O que interessa é ter mais clientes ou ter os melhores clientes? O que é que interessa ter mais clientes se forem clientes que ponham 10 euros de cada vez? os clientes não são todos iguais. Um cliente que abasteça uma frota inteira interessa muito mais do que um cliente que só abastece pequenas quantidades. Esses clientes acabam por ser um estorvo, porque dão trabalho, ocupam espaço e geram pouca receita.
- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
Quanto aos descontos não estou a ver o que o continente tem a ver com a galp. Diferenciar um cliente galp porque é também clinte continente, para mim é algo que não tem explicação.
Nem tem de ter: tu não és gestor nem na Sonae nem na Galp, portanto não tem de ter explicação para ti.
Não é pertinente se o potencial cliente x ou y entende a estratégia, as responsabilidades dos gestores em relação a estratégias ou modelos de negócio são para com os accionistas.
Mas sou consumidor, e como tal não entendo porque tenho que pagar mais pelo combustível que tem preço igual para todos, simplesmente porque faço compras no continente. Daqui a pouco porque tenho um Opel ou porque sou adepto do FCP também posso ter desconto é isso? Basta que um gestor da Galp assim queira!!!
De qualquer forma eles que sigam a estratégia que quiserem mas em tempos de crise o pessoal acaba por saber como é enganado.
E já agora os accionistas devem puxar as orelhas aos gestores pois a estratégia não esta a resultar como demonstram os resultados. As marcas chamadas brancas cada vez estão com mais clientes!!
alexandre7ias Escreveu:Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Elias eu até abastecia na galp mas se os preços fossem iguais ao do Jumbo mas sem ter que passar no continente!
Queres então dizer que consideras que a gasolina da GALP é melhor, certo? Pergunto isto porque não estou a ver que outra razão te levaria a trocar o Jumbo pela GALP em situação de igualdade de preços...
Elias eu era cliente Galp, deixei de o ser porque na zona da Maia ( perto do Jumbo ) é a que pratica os preços mais altos! Em relação a ser melhor ou não, não posso afirmar porque não sei se o combustível é ou não diferente. Pelo que dizem a qualidade é diferente mas não me conseguem mostrar onde ( apenas dizem que leva aditivos ). No preço é diferente para pior.
Então se não te conseguem mostrar onde e se não consegues afirmar se é diferente ou não, porque é que dizes que irias à galp se o preço fosse igual ao do Jumbo?
alexandre7ias Escreveu:Quanto aos descontos não estou a ver o que o continente tem a ver com a galp. Diferenciar um cliente galp porque é também clinte continente, para mim é algo que não tem explicação. Se por eu abastecer por exemplo 50€ na galp conseguir um desconto para o próximo abastecimento ainda entendo agora o resto não consigo entender.
É uma parceria. Uma promoção cruzada. É uma estratégia de fidelização de clientes com a particularidade de que em vez de envolver uma empresa, envolve duas. Fidelizar clientes serve para os atrair àquele sítio e não a outro.
De alguma forma, este tipo de descontos premeiam quem vai mais vezes abastecer ao mesmo local e pode ser encarado como um desconto de quantidade, que é feito ao longo do tempo.
alexandre7ias Escreveu:
Quanto aos descontos não estou a ver o que o continente tem a ver com a galp. Diferenciar um cliente galp porque é também clinte continente, para mim é algo que não tem explicação.
Nem tem de ter: tu não és gestor nem na Sonae nem na Galp, portanto não tem de ter explicação para ti.
Não é pertinente se o potencial cliente x ou y entende a estratégia, as responsabilidades dos gestores em relação a estratégias ou modelos de negócio são para com os accionistas.
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Elias eu até abastecia na galp mas se os preços fossem iguais ao do Jumbo mas sem ter que passar no continente!
Queres então dizer que consideras que a gasolina da GALP é melhor, certo? Pergunto isto porque não estou a ver que outra razão te levaria a trocar o Jumbo pela GALP em situação de igualdade de preços...
Elias eu era cliente Galp, deixei de o ser porque na zona da Maia ( perto do Jumbo ) é a que pratica os preços mais altos! Em relação a ser melhor ou não, não posso afirmar porque não sei se o combustível é ou não diferente. Pelo que dizem a qualidade é diferente mas não me conseguem mostrar onde ( apenas dizem que leva aditivos ). No preço é diferente para pior.
Quanto aos descontos não estou a ver o que o continente tem a ver com a galp. Diferenciar um cliente galp porque é também clinte continente, para mim é algo que não tem explicação. Se por eu abastecer por exemplo 50€ na galp conseguir um desconto para o próximo abastecimento ainda entendo agora o resto não consigo entender.
Esta lógica do Alexandre é boa. Nenhuma empresa pode fazer promoções a um determinado grupo de clientes. Se fizer é porque pode cobrar menos e, portanto, tem de fazer o mesmo a todos os clientes.
A Repsol faz descontos aos sócios do Benfica ? Tá mal.
A Go Bulling tem um preçário mais favorável para os associados da DECO ? Tá mal.
A Eurest faz descontos aos sócios do ACP ? Tá mal.
A Avis aluga carros a preços mais baixos aos detentores do cartão Unibanco ? Tá mal.
A AXA permite que os inscritos na ordem dos engenheiros façam seguros por um valor mais baixo ? Tá mal.
A oficina X dá desconto em peças e mão de obra aos médicos ? Tá mal.
A Repsol faz descontos aos sócios do Benfica ? Tá mal.
A Go Bulling tem um preçário mais favorável para os associados da DECO ? Tá mal.
A Eurest faz descontos aos sócios do ACP ? Tá mal.
A Avis aluga carros a preços mais baixos aos detentores do cartão Unibanco ? Tá mal.
A AXA permite que os inscritos na ordem dos engenheiros façam seguros por um valor mais baixo ? Tá mal.
A oficina X dá desconto em peças e mão de obra aos médicos ? Tá mal.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
alexandre7ias Escreveu:Ok já percebi! A galp arranjou uma forma legal e cobrar o mesmo produto com valores diferentes de cliente para cliente.
Não foi a Galp que arranjou nem inventou nada neste capítulo, são modelos de negócio que são aplicados em n situações e n áreas de negócios.
Aliás: dos grandes e acessiveis exemplos que temos de segmentarização dos próprios clientes são precisamente... os hipermercados como o Jumbo e afins (eles fazem a mesma coisa no seu core business).
alexandre7ias Escreveu: Na pratica a galp e outras como ela fixam os preços que deviam ser iguais para todos (...)
Deviam ser iguais para todos porquê?
Eu já estive a gerir um negócio com algum volume (entre meados da década de 90 e até 2003/3004, por aí) e não fazia sentido nenhum para mim vender exactamente ao mesmo preço a todos os clientes.
alexandre7ias Escreveu:
Ao contrario o Jumbo é igual para todos!
O Jumbo e a Galp não são directamente comparáveis: têm core business diferentes, situam os postos genericamente de forma diferente e prestam um serviço global que no geral têm diferenças.
Porque é que insistes no erro já depois de te ter sido explicado de forma clara a natureza do erro?
Sobre a promoção da Galp/Continente o que numa abordagem séria e sensata há a dizer eu já resumi em cima (para uns acaba por dar no mesmo que os preços do jumbo, para outros não). É uma forma da Galp responder a um determinado sector, continuando a salvaguardar as diferenças. Porque a Galp (e outras como a Galp) não é o Jumbo nem se propõe a ser o Jumbo.
E espero bem que continuem a ser diferentes pois é interessante que tenhamos a nível nacional uma empresa que explora, extrai e refina petróleo (não era o Jumbo que o faria) e também é interessante que existam (por exemplo!) postos de abastecimentos nas auto-estradas, onde o Jumbo não "investe".
alexandre7ias Escreveu:Elias eu até abastecia na galp mas se os preços fossem iguais ao do Jumbo mas sem ter que passar no continente!
Ok já percebi! A galp arranjou uma forma legal e cobrar o mesmo produto com valores diferentes de cliente para cliente. Na pratica a galp e outras como ela fixam os preços que deviam ser iguais para todos mas depois no pagamento final uns pagam mais do que outros consoante compram no continente ou não!
Elias eu até abastecia na galp mas se os preços fossem iguais ao do Jumbo mas sem ter que passar no continente!
Elias eu até abastecia na galp mas se os preços fossem iguais ao do Jumbo mas sem ter que passar no continente!
Alguma literatura iniciática para entender a segmentarização do mercado e porque é que as empresas chegam aos seus próprios clientes de diferentes formas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Market_segmentation
Se googlares por "customer segmentation" encontrarás facilmente muito mais matéria sobre o que eu estive a falar.
As grandes empresas (e que competem com outras grandes empresas) não se podem basear em modelos de negócio de vão de escada nem operam segundo "lógicas" como as que tu propões.
http://en.wikipedia.org/wiki/Market_segmentation
Se googlares por "customer segmentation" encontrarás facilmente muito mais matéria sobre o que eu estive a falar.
As grandes empresas (e que competem com outras grandes empresas) não se podem basear em modelos de negócio de vão de escada nem operam segundo "lógicas" como as que tu propões.
alexandre7ias Escreveu:
Porque se a galp não receber do continente o desconto que da ao cliente, quer dizer que pode fazer o desconto a todos!
Por isso fiz a pergunta!
Eu tenho para mim que tu não tens a mínima noção do que são modelos de negócios.
E também tenho para mim que a tua participação aqui no forum nada tem que ver com mercados financeiros mas é antes uma espécie de campanha contínua em torno de um par de temas de carácter politico-social... pelo menos para mim isso é completamente evidente.
Não, a GALP não receber do continente o desconto que dá ao cliente não significa nada disso. Aliás, o teu raciocínio deficiente é uma reiteração do mesmo que já colocaste atrás e ao qual já respondi.
A GALP poder fazer um desconto a um conjunto específico de clientes (ou a segmentos do seu universo de clientes) não significa que possa, deva, seja viável ou faça sentido fazer o desconto a todos.
Diferentes clientes têm diferentes perfis (diferentes prioridades e diferentes características) e uma empresa pode - e é o que fazem as empresas sofisticadas que têm de concorrer com outras empresas sofisticadas - segmentarizar os seus próprios clientes e chegar a eles de diferentes formas. É por esta ordem de razões que a generalidade das empresas - até as grandes superfícies como o Jumbo e outras - desenvolvem diversas iniciativas como emitir cartões de cliente, emitir promoções com características específicas em determinadas datas e determinados produtos, etc em lugar de eliminar isso tudo e "produzir" um preço igual para todos.
Um preço igual para todos é um modelo de negócio de mercearia ou pior ainda de vão de escada, é um modelo retrógrado e pouco eficiente.
Não é com modelos de negócios destes que as grandes empresas operam mas com modelos mais inteligentes, modelos que têm em conta que fazsentido não vender a gasolina exactamente ao mesmo preço para todos os clientes (e muito menos vender a gasolina ao preço mais baixo possível para um dado segmento de clientes e depois extende-lo aos restantes clientes).
alexandre7ias Escreveu:Porque se a galp não receber do continente o desconto que da ao cliente, quer dizer que pode fazer o desconto a todos!
Mas se tu abasteces no Jumbo, porque carga de água é que estás tão preocupado com os descontos que a GALP dá ou deixa de dar?
alexandre7ias Escreveu:Lol perdem tempo, gastam mais, etc etc quando no Jumbo conseguem esse preço sem qualquer custo adicional!!
Esta secção é uma verdadeira delícia, aparentemente quem abastece na GALP faz compras, os que abastecem no Jumbo vivem de ar e vento.

Aqui a verdadeira questão e a abordagem correcta, série e sensata ao tema, será antes nesta linha como é evidente:
- Para os clientes que já compram habitualmente no Continente, a promoção na prática é virtualmente equivalente a um desconto directo;
- Para os clientes que não compram habitualmente no Continente mas para quem a mudança de hábitos não representa nenhuma desvantagem, a promoção é virtualmente equivalente a um desconto directo;
- Para os clientes para quem a mudança representa uma desvantagem (imaginemos, o Continente está mais longe do que o Jumbo) terão ou poderão comparar e o desconto na prática não é total.
- Para quem não quer ou "não pode" ou não faz sentido (por uma razão prática qualquer) comprar no Continente nada disto interessa para nada, para eles o preço que conta é o preço sem desconto.
- Para quem nem se interessa com nada disto, até faz compras no continente ocasionais mas esquece-se (ou não se interessa por) aproveitar as promoções, também o que conta é o preço sem descontos.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 28/7/2012 18:08, num total de 1 vez.
.MarcoAntonio Escreveu:O desconto provavelmente é repartido pelas partes (possivelmente até na ordem do desconto em talão de cada um dos lados).
Mas qual é a relevância da pergunta, ao certo porque é que queres saber? Isso é importante para quê?
Porque se a galp não receber do continente o desconto que da ao cliente, quer dizer que pode fazer o desconto a todos!
Por isso fiz a pergunta!
alexandre7ias Escreveu:Lol perdem tempo, gastam mais, etc etc quando no Jumbo conseguem esse preço sem qualquer custo adicional!!
Eu acho extraordinário é o facto de tu presumires saber o que é melhor para os outros. Não sabes nada da vida dos outros mas sabes o que é melhor para eles.
Olha aqui na minha zona (Loures) não há nenhum jumbo. O mais próximo fica em Alverca e há outro em Alfragide. Ambos ficam a mais de 15 km de Loures.
Também há um E. Leclerc em Sacavém e também fica a 15 km daqui.
O continente fica a 1 km de minha casa (na verdade aqui em Loures há dois continentes) e a GALP fica logo ao lado (e na verdade são 2 bombas GALP). Para mim é conveniente, é perto e é rápido. Para mim e se calhar para as quase 300 mil pessoas que moram neste concelho.
O tempo e os combustíveis (e as portagens no caso de Alverca) que eu teria de gastar para ir ao Jumbo tornam essa opção menos vantajosa, mesmo que eu não tivesse o desconto na GALP.
Resumindo: a solução mais vantajosa para cada um depende do seu local de residência e da oferta existente no concelho. Não generalizemos, por favor!
alexandre7ias Escreveu:Mas já agora Elias sabes me dizer se o continente paga algo a galp pelo desconto que a galp faz ao cliente?
Não sei se é o continente que paga à galp ou se é a galp que paga ao continente. Para mim enquanto consumidor isso é pouco relevante. É lá entre eles.
O desconto provavelmente é repartido pelas partes (possivelmente até na ordem do desconto em talão de cada um dos lados).
Mas qual é a relevância da pergunta, ao certo porque é que queres saber? Isso é importante para quê?
.Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Elias eu não estou preocupado, muito pelo contrario.
Bom, se não estás preocupado, não percebo porque te dás ao trabalho de escrever tanto acerca deste assunto.alexandre7ias Escreveu:Mas a galp devia estar preocupada pelos clientes que os postos da marca estão a perder ( mas como para eles tanto faz porque vendem ao Jumbo ), e que possivelmente vão acabar por fechar!
E a que se deve essa preocupação toda com a galp?
Achas que a galp não tem noção da quota de mercado que tem?
E por acaso tens noção que os lucros mais importantes da GALP não provêm da venda de combustíveis? Dá uma olhadela nesta notícia que por acaso é de hoje:
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... 54503.html
Já pensaste que a GALP até pode querer desinvestir na parte de venda ao público?alexandre7ias Escreveu:E com a agravante que quem abastece na galp pode estar a abastecer combustível que é exactamente igual ao do Jumbo!
E então? Já ontem expliquei aqui que é possível abastecer na GALP a preços de Jumbo - basta usar as senhas do continente. Qual é o drama?
Para mim não há drama nenhum, para os que abastecem no galp a preços do Jumbo talvez porque para pagar o mesmo que eu primeiro vão as compras! E assim sendo o desconto já não é o mesmo!! Lol perdem tempo, gastam mais, etc etc quando no Jumbo conseguem esse preço sem qualquer custo adicional!!
Mas já agora Elias sabes me dizer se o continente paga algo a galp pelo desconto que a galp faz ao cliente?
O ponto principal era mostrar como os números mudaram radicalmente de um ano para o outro (essencialmente por razões conjunturais) e podem alterar-se novamente noutro sentido.
A presença nas duas áreas dá robustez à Galp dado que de alguma forma se tendem a complementar.
Em relação a reduzir postos de venda (ou pelo menos fechar postos em alguns locais) eu não estou certo, teria de ir pesquisar, mas possivelmente até já aconteceu, não me surpreenderia. Sim, em traços gerais isso seria relativamente normal, tanto mais que não seja o mercado de retalho obviamente modificou-se substancialmente nestes últimos 4 anos ou quê.
A presença nas duas áreas dá robustez à Galp dado que de alguma forma se tendem a complementar.
Em relação a reduzir postos de venda (ou pelo menos fechar postos em alguns locais) eu não estou certo, teria de ir pesquisar, mas possivelmente até já aconteceu, não me surpreenderia. Sim, em traços gerais isso seria relativamente normal, tanto mais que não seja o mercado de retalho obviamente modificou-se substancialmente nestes últimos 4 anos ou quê.
MarcoAntonio Escreveu:Eu não creio de todo que a GALP pretenda sair do retalho nem os resultados em si mostram exactamente qual a direcção que a GALP quer seguir, eles são também um reflexo da conjuntura.
Nota que eu não sugeri que eles pretendiam sair. Quando escrevi 'desinvestir' estava a pensar numa eventual redução da rede de vendas, nomeadamente em zonas onde esta fosse menos rentável. Mas na verdade não faço puto de ideia quais são os planos deles.
Elias Escreveu:E a que se deve essa preocupação toda com a galp?
Achas que a galp não tem noção da quota de mercado que tem?
E por acaso tens noção que os lucros mais importantes da GALP não provêm da venda de combustíveis? Dá uma olhadela nesta notícia que por acaso é de hoje:
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... 54503.html
Já pensaste que a GALP até pode querer desinvestir na parte de venda ao público?
É importante notar as condições conjunturais em que ocorrem esses resultados.
O resultado da actividade de retalho passa de 210 para 23 milhões de euros (devido ao preço dos combustíveis e à crise económica).
O resultado da exploração e produção vai dos 61 para os 130 milhões (devido em grande parte à evolução do preço do crude).
Isto pode inverter por factores externos e de alguma forma as duas áreas complementam-se (se o crude sobe, a GALP passa a ganhar mais na área de exploração mas passa a ganhar menos na área de retalho se se dão quebras de vendas, o que pode ser uma consequência da subida do crude pela fuga de clientes ou pela quebra do consumo em geral).
Eu não creio de todo que a GALP pretenda sair do retalho nem os resultados em si mostram exactamente qual a direcção que a GALP quer seguir, eles são também um reflexo da conjuntura.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Carlos73, Crosses, LMMV, Musus, PacoNasssa, PAULOJOAO, trilhos2006, yggy, Zguibz2 e 191 visitantes