Os combustíveis e o frango assado
MarcoAntonio Escreveu:Elias, isto não é verdade de todo. Em muitas circunstâncias (ou por questão de mobilidade, ou por questão de necessidades de transporte ou por questão preço para uma circunstância específica ou por uma combinação de várias destes ou outros factores) simplesmente não há uma verdadeira alternativa ao transporte individual.
Há sempre alternativa, nem que seja o táxi.
Claro que podes invocar os custos elevados, mas eu já tinha elencado essa situação.
Não sei o que entendes por 'verdadeira alternativa'. Como referi podes sempre chamar um táxi.
Tu podes dizer que pagar cinco vezes mais não é alternativa. Se for o caso, então terás de quantificar qual é o factor multiplicativo máximo para a alternativa ser 'verdadeira' (sim, porque aqui já é apenas de custos que estamos a falar).
MarcoAntonio Escreveu:Exemplificando: explica lá por exemplo que alternativas práticas/viáveis tem um individuo que anda a fazer manutenção de equipamentos domésticos (por exemplo caldeiraso ou esquentadores) ao transporte individual que não sejam meramente um exercício de lirismo?
Estás a falar de transporte de carga ou apenas de passageiros?
A discussão anterior tinha a ver (apenas) com passageiros, parece-me. Se passas a considerar transporte de carga, a questão já não é apenas o veículo, mas sim o tipo de veículo apropriado.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Não vamos é confundir "querer ir de carro" com "ter de ir de carro".
Ninguém "tem de ir de carro". Há sempre alternativas.
Elias, isto não é verdade de todo. Em muitas circunstâncias (ou por questão de mobilidade, ou por questão de necessidades de transporte ou por questão preço para uma circunstância específica ou por uma combinação de várias destes ou outros factores) simplesmente não há uma verdadeira alternativa ao transporte individual.
Exemplificando: explica lá por exemplo que alternativas práticas/viáveis tem um individuo que faz manutenção de equipamentos domésticos (por exemplo caldeiras, esquentadores e afins) ao transporte individual que não sejam meramente um exercício de lirismo?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:PT_Trader Escreveu:Mas o mesmo já não se pode dizer tão facilmente de pessoas que precisam efectivamente de utilizar um carro, para passar a andar de transportes públicos, motas, etc...
Andar de carro não é uma necessidade. É uma opção.
O que é uma necessidade é dispor de transporte de A para B (seja para ir trabalhar ou por outra razão qualquer).
Insisto neste ponto: cada um é livre de se deslocar como bem entende. Essa é uma opção que cada uma toma e que deve ser respeitada. Não vamos é confundir "querer ir de carro" com "ter de ir de carro".
Ninguém "tem de ir de carro". Há sempre alternativas. As pessoas podem é não estar dispostas a utilizá-las, seja por uma questão de conveniência, seja por uma questão de custos, seja pela rapidez, seja pelo status... todas as justificações são legítimas, mas não é por isso que ir de carro deixa de ser uma opção![]()
Desculpa, mas há muitas situações em que a opção de não utilizar o carro, não é de todo uma opção viável, daí eu insistir que não é um bem substituto em muitos casos...
Já agora, em vez de ir a uma reunião de negócios a Madrid num avião ou comboio, será que posso optar pela bicicleta? É óbvio que não, apesar de a bicicleta também me transportar do Ponto A (Lisboa) para o Ponto B (Madrid).
- Registado: 20/6/2011 21:48
PT_Trader Escreveu:Mas o mesmo já não se pode dizer tão facilmente de pessoas que precisam efectivamente de utilizar um carro, para passar a andar de transportes públicos, motas, etc...
Andar de carro não é uma necessidade. É uma opção.
O que é uma necessidade é dispor de transporte de A para B (seja para ir trabalhar ou por outra razão qualquer).
Insisto neste ponto: cada um é livre de se deslocar como bem entende. Essa é uma opção que cada uma toma e que deve ser respeitada. Não vamos é confundir "querer ir de carro" com "ter de ir de carro".
Ninguém "tem de ir de carro". Há sempre alternativas. As pessoas podem é não estar dispostas a utilizá-las, seja por uma questão de conveniência, seja por uma questão de custos, seja pela rapidez, seja pelo status... todas as justificações são legítimas, mas não é por isso que ir de carro deixa de ser uma opção

Zeb_PT Escreveu:Elias, se te derem de comer também é um substituto?
Uma refeição de borla é sempre bem-vinda mas só substitui uma refeição paga. Amanhã é preciso comer outra vez.
Tal como o transporte de A para B resolve a situação hoje mas não resolve amanhã.
Elias, se te derem de comer também é um substituto? 

http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Elias Escreveu:PT_Trader Escreveu:A bicicleta é um meio substituto para fazer 50 quilómetros por dia?!
Claro que é um substituto.
Tu podes é não estar disposto a utilizá-lo.
Mas a bicicleta não foi o único exemplo apresentado![]()
Como digo, depende dos casos. A lata de atum é um bem substituto a um frango no churrasco. Mas o mesmo já não se pode dizer tão facilmente de pessoas que precisam efectivamente de utilizar um carro, para passar a andar de transportes públicos, motas, etc...
E não, uma bicicleta não anda 50 quilómetros por dia. Quando chegasse ao trabalho, já era hora de almoço

PT_Trader Escreveu:A bicicleta é um meio substituto para fazer 50 quilómetros por dia?!
Claro que é um substituto.
Tu podes é não estar disposto a utilizá-lo.
Mas a bicicleta não foi o único exemplo apresentado

PT_Trader Escreveu:Isso é o Galpshare. Lá está, depende das situações. Nalguns casos diria que sim, noutros não.
Exacto. É só naqueles em que dá jeito

Blasar Escreveu:
Quando disse que os preços variavam pouco, apenas constatei um facto.
Facto esse que, na minha opinião, poderá ser resultado de:
- em primeiro lugar o monopólio da GALP na refinação que condena irremediavelmente, alguma ou quase toda a possível concorrência entre operadores;
- em segundo lugar, da concertação de estratégias/preços entre os operadores.
Já tentei obter essa informação, mas não consegui, no entanto vou deixar aqui a pergunta pois pode existir alguém que me possa elucidar.
A noção de que os preços variam pouco (e que isso é um facto) é desde logo uma noção equívoca pois os preços efectivamente variam bastante.
É importante ter em linha de conta, antes de mais nada, que cerca de metade do preço do combustível (perto disso) são impostos. Esta parcela não varia (ou por outra, varia muito pouco, por via só do IVA i.e. a parte do IVA que incide sobre o preço base antes de impostos).
Se tu olhares para os preços antes de impostos, na verdade eles variam muito substancialmente.
E olhando ao facto de que 80 a 90% do custo vai para a matéria prima, ainda mais substanciais são na realidade as variações de preço que se verificam no terreno nos postos de venda ao público...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:PT_Trader Escreveu:Krupper Escreveu:Podes sempre usar meios de transporte alternativos (bicicleta, transportes públicos, acelera).
É a velha questão dos bens substitutos... Para a maioria das pessoas, certamente que as opções que colocaste não são um bem substituto de um carro.
Claro que são bens substitutos.
Nota que o que tu precisas não é de um veículo, mas sim de um meio de transporte que te leve de A para B (afinal de contas é por isso que usamos combustível).

Elias Escreveu:Se alguém te der boleia e não pagares nada, isso é ou não é um substituto?
Isso é o Galpshare. Lá está, depende das situações. Nalguns casos diria que sim, noutros não.
PT_Trader Escreveu:Krupper Escreveu:Podes sempre usar meios de transporte alternativos (bicicleta, transportes públicos, acelera).
É a velha questão dos bens substitutos... Para a maioria das pessoas, certamente que as opções que colocaste não são um bem substituto de um carro.
Claro que são bens substitutos.
Nota que o que tu precisas não é de um veículo, mas sim de um meio de transporte que te leve de A para B (afinal de contas é por isso que usamos combustível).
Se alguém te der boleia e não pagares nada, isso é ou não é um substituto?
Krupper Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:alexandre7ias Escreveu:O que eu gostava de saber era o verdadeiro valor que eu pago por aquilo que eu compro.
Quero dizer com isto o seguinte, sem impostos directos quanto custava o frango e os combustíveis?
Sem impostos, em Portugal:
> A gasolina custaria em média cerca de 0.74 euros por litro;
> O gasóleo custaria em média cerca de 0.79 euros por litro.
Mais centimo, menos centimo, aos preços actuais é isto.
Marco, isso é o preço à saída da refinaria correcto? ou seja, não estão aí reflectidos custos de armazenamento, transporte, etc. Ou já é contando com tudo isso e excluindo IVA e ISP?
Não, isso é o preço nos postos antes de impostos.
Inclui tudo (matéria prima, custos e margem bruta aproximada) excepto impostos.
Os preços à saída da refinaria andarão actualmente pelos 60 centimos mais coisa menos coisa.
Re: Pois, o frango assado...
PT_Trader Escreveu:[
Tenho conhecidos na Venezuela que tb me dizem que é assim e ficam chocados quando nos vêem atestar o depósito. Só que depois para comprar tudo o que é tecnologia, fazem-no cá, porque aí acho que é fogo... para além de um milhar de coisas que são diferentes.
Nem tudo são rosas
Exacto e era o que eu já estava a transmitir no outro post. Com o custo de um único litro de combustível na Noruega (tb produtor de petróleo) um tipo na Venezuela enche o depósito todo e ainda sobra dinheiro...
Mas acho que 90 e tal % das pessoas preferiria viver na Noruega e não na Venezuela.
MarcoAntonio Escreveu:alexandre7ias Escreveu:O que eu gostava de saber era o verdadeiro valor que eu pago por aquilo que eu compro.
Quero dizer com isto o seguinte, sem impostos directos quanto custava o frango e os combustíveis?
Marco, isso é o preço à saída da refinaria correcto? ou seja, não estão aí reflectidos custos de armazenamento, transporte, etc. Ou já é contando com tudo isso e excluindo IVA e ISP?
- Registado: 30/9/2010 13:54
alexandre7ias Escreveu:O que eu gostava de saber era o verdadeiro valor que eu pago por aquilo que eu compro.
Cem pt Escreveu:Este tópico fez-me rir porque presentemente estou a trabalhar num país onde para encher o depósito de 60 litros do Jeep Cherokee que aqui utilizo gasto cerca de 1 Euro!
Sim, é verdade: 0,5 € para pagar os 60 litros e mais 0,5 € de gorgeta (aqui chama-se propina) ao empregado da bomba de gasolina!!!
Imaginem se fosse assim em Portugal...
Tenho conhecidos na Venezuela que tb me dizem que é assim e ficam chocados quando nos vêem atestar o depósito. Só que depois para comprar tudo o que é tecnologia, fazem-no cá, porque aí acho que é fogo... para além de um milhar de coisas que são diferentes. Nem tudo são rosas

Cem pt Escreveu:Este tópico fez-me rir porque presentemente estou a trabalhar num país onde para encher o depósito de 60 litros do Jeep Cherokee que aqui utilizo gasto cerca de 1 Euro!
Sim, é verdade: 0,5 € para pagar os 60 litros e mais 0,5 € de gorgeta (aqui chama-se propina) ao empregado da bomba de gasolina!!!
Significava que Portugal tinha montes de poços de petróleo e em lugar de o importar, só gastava uma parcela do que produzia e o resto era para exportar.

Depois, podia significar uma série de outras coisas por via indirecta com implicações na qualidade de vida do cidadão comum e que normalmente é mais inversamente proporcional ao preço da gasolina que outra coisa.
Pois, o frango assado...
Este tópico fez-me rir porque presentemente estou a trabalhar num país onde para encher o depósito de 60 litros do Jeep Cherokee que aqui utilizo gasto cerca de 1 Euro!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
prontos. nada melhor que uma joint venture
permissa 1
sem combustiveis ... não há frango .."assado"
permissa 2
sem frango assado morremos
conclusão
sem combustíveis ... morremos
próxima campanha da Galp .. quando não houver automoveis.. nem dinheiro para as portagens
permissa 1
sem combustiveis ... não há frango .."assado"
permissa 2
sem frango assado morremos
conclusão
sem combustíveis ... morremos
próxima campanha da Galp .. quando não houver automoveis.. nem dinheiro para as portagens

mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Eu citei o teu post mas eu tava a pegar na sequência toda da discussão e não a responder-te a ti em particular.
MarcoAntonio Escreveu:PT_Trader Escreveu:Krupper Escreveu:salvacao Escreveu:boas, a questão é que quanto ao frango somos nós que controlamos podendo sempre optar por comer uma lata de atum (entre 0,70 e 1 euro) e um frasco de grão (0,45centimos), ou mesmo passar por cima duma refeição, mas quanto à gasolina não há geito a dár-lhe se queremos sair de casa. Daí que não se barafuste tanto para esse lado.
Podes sempre usar meios de transporte alternativos (bicicleta, transportes públicos, acelera).
É a velha questão dos bens substitutos... Para a maioria das pessoas, certamente que as opções que colocaste não são um bem substituto de um carro. Já em relação ao frango no churrasco, como o user "salvacao" referiu e bem, uma lata de atum ou um frasco de grão já são um bem substituto, visto que têm a mesma função do frango - saciar a fome.
Bolas, eu não percebo nada do que estão a escrever...
O frango assado do supermercado é das coisas mais baratas que se pode comer, o atum bem é mais caro!
Tenho para mim que a razão porque grande parte das pessoas prefere o frango do churrasco (feito na brasa) ao frango "assado" em maquinetas de supermercado, é a diferença da coisa: o primeiro não só é mais caro, é também muitíssimo melhor.
Isto se a churrasqueira for em condições claro... também se não for, provavelmente não tem fila nenhuma.
No exemplo que dei falei no frango no churrasco e não no assado

E em relação à qualidade, no meu 1º post neste tópico referi precisamente isso, os frangos no churrasco dão 10 a 0!
PT_Trader Escreveu:Krupper Escreveu:salvacao Escreveu:boas, a questão é que quanto ao frango somos nós que controlamos podendo sempre optar por comer uma lata de atum (entre 0,70 e 1 euro) e um frasco de grão (0,45centimos), ou mesmo passar por cima duma refeição, mas quanto à gasolina não há geito a dár-lhe se queremos sair de casa. Daí que não se barafuste tanto para esse lado.
Podes sempre usar meios de transporte alternativos (bicicleta, transportes públicos, acelera).
É a velha questão dos bens substitutos... Para a maioria das pessoas, certamente que as opções que colocaste não são um bem substituto de um carro. Já em relação ao frango no churrasco, como o user "salvacao" referiu e bem, uma lata de atum ou um frasco de grão já são um bem substituto, visto que têm a mesma função do frango - saciar a fome.
Bolas, eu não percebo nada do que estão a escrever...
O frango assado do supermercado é das coisas mais baratas que se pode comer, o atum bem é mais caro!

Tenho para mim que a razão porque grande parte das pessoas prefere o frango do churrasco (feito na brasa) ao frango "assado" em maquinetas de supermercado, é a diferença da coisa: o primeiro não só é mais caro, é também muitíssimo melhor.
Isto se a churrasqueira for em condições claro... também se não for, provavelmente não tem fila nenhuma.
Disclaimer: aqui em casa somos todos "doidos" por frango no churrasco (na brasa!) e não se compra no supermercado há mais de 10 ou 12 anos (embora por vezes coma, mas comprado por outras pessoas... ocasião em que por delicadeza abstenho-me da minha condição de apreciador de frango e não comento a fraca opção).

Frango assado
Acho que é tudo uma questão de qualidade e muitas das vezes da distancia entre a churrasqueira e o supermercado, que no meu caso é de 1 km/16 km (ida e volta).
Eu pessoalmente gosto mais do frango assado na brasa.
Quando posso ao fim de semana faço.
Eu pessoalmente gosto mais do frango assado na brasa.
Quando posso ao fim de semana faço.
pois... mas se a lata for a solução para matar a fome
e se descobrirem isso .. vais ver o preço da lata a subir e o preço do atum e do grão de bico a disparar porque o preço da "LATA" subiu no mercado regulado e no mercado internacional
a minha máxima ao longo do ultimos 10 anos tem sido:
podem ser os donos do mundo ou mais miseráveis ...
mas todos são iguais.. todos dependem da "batata e do cagar"... senão entopem
desculpem o termo mas oe mais softs que vinham à cabeça não tinham impacto
e se descobrirem isso .. vais ver o preço da lata a subir e o preço do atum e do grão de bico a disparar porque o preço da "LATA" subiu no mercado regulado e no mercado internacional

a minha máxima ao longo do ultimos 10 anos tem sido:
podem ser os donos do mundo ou mais miseráveis ...
mas todos são iguais.. todos dependem da "batata e do cagar"... senão entopem

desculpem o termo mas oe mais softs que vinham à cabeça não tinham impacto

mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Krupper Escreveu:salvacao Escreveu:boas, a questão é que quanto ao frango somos nós que controlamos podendo sempre optar por comer uma lata de atum (entre 0,70 e 1 euro) e um frasco de grão (0,45centimos), ou mesmo passar por cima duma refeição, mas quanto à gasolina não há geito a dár-lhe se queremos sair de casa. Daí que não se barafuste tanto para esse lado.