Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os combustíveis e o frango assado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Krupper » 24/7/2012 14:27

salvacao Escreveu:boas, a questão é que quanto ao frango somos nós que controlamos podendo sempre optar por comer uma lata de atum (entre 0,70 e 1 euro) e um frasco de grão (0,45centimos), ou mesmo passar por cima duma refeição, mas quanto à gasolina não há geito a dár-lhe se queremos sair de casa. Daí que não se barafuste tanto para esse lado.

Podes sempre usar meios de transporte alternativos (bicicleta, transportes públicos, acelera).

Registado: 30/9/2010 13:54

por salvacao » 24/7/2012 14:21

boas, a questão é que quanto ao frango somos nós que controlamos podendo sempre optar por comer uma lata de atum (entre 0,70 e 1 euro) e um frasco de grão (0,45centimos), ou mesmo passar por cima duma refeição, mas quanto à gasolina não há geito a dár-lhe se queremos sair de casa. Daí que não se barafuste tanto para esse lado.

Registado: 13/7/2011 20:22

por carf2007 » 24/7/2012 14:13

Para além do "sabor do carvão" também há a MAIS-VALIA que é o MOLHO PICANTE das churrasqueiras, que não encontras nos supermercados.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por mcarvalho » 24/7/2012 14:11

:) :lol:

obrigado ti .. pela análize detalhada :)

abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por TRSM86 » 24/7/2012 14:10

Frango Assado

6 cravinhos
2 cebolas médias descascadas
1 frango inteiro limpo
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de vinagre
1 folha de louro
4 dentes de alho espremidos
sal e pimenta a gosto
3 Colheres de sopa de molho de soja
Vinho branco para ir regando o frango

Espetam-se os cravinhos nas cebolas.
Unta-se a parte de dentro do frango com a manteiga e deita-se lá dentro o louro e as cebolas. Fecha-se e tempera-se com os ingredientes restantes, deixa-se descansar por duas horas.
Leva-se ao forno para assar.

Esta é o frango temperado, antes de ir ao forno:
Anexos
frangosaboroso5rz.jpg
frangosaboroso5rz.jpg (23.57 KiB) Visualizado 3237 vezes
frangosaborosopronto4br.jpg
frangosaborosopronto4br.jpg (30.24 KiB) Visualizado 3229 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por carf2007 » 24/7/2012 14:08

Ia escrever mais ou menos o que o Marco acabou de dizer ...

Estás a comparar coisas totalmente distintas ...

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

Re: Os combustíveis e o frango assado

por L.S.S » 24/7/2012 14:07

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:
(...)

A história conta-se assim: um frango assado custa 4,5 € / kg na área de pronto a comer das grandes superfícies (Continente, Pingo Doce...). O preço pode variar um pouco de local para local mas é desta ordem de grandeza.

Nas churrasqueiras custa 9 a 9,5 € / kg. Estamos a falar de uma poupança de 50% ou mais se o produto for comprado no supermercado. Um frango assado pesa tipicamente uns 700 gramas, pelo que estamos a falar de uma poupança de 3 euros por unidade. Se forem 2 frangos, são 6 euros. e no entanto não se vêem filas de pessoas a ir aos supermercados comprar frangos (mas vejo grandes filas nas churrasqueiras).

(...)

Os supermercados vendem frango assado (normalmente numas maquinetas onde o frango fica mais cozido que outra coisa) enquanto as churrasqueiras - pelo menos as dignas desse nome - vendem frango no churrasco (na brasa).

Não é a mesma coisa nem pouco mais ou menos!

Elias, ou não és apreciador de frango no churrasco ou as churrasqueiras à tua volta são só "rasqueiras".

:mrgreen:

O Elias é de "boa boca"... Imagem

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Editado pela última vez por Visitante em 24/7/2012 14:09, num total de 1 vez.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por MarcoAntonio » 24/7/2012 14:03

Elias Escreveu:
(...)

A história conta-se assim: um frango assado custa 4,5 € / kg na área de pronto a comer das grandes superfícies (Continente, Pingo Doce...). O preço pode variar um pouco de local para local mas é desta ordem de grandeza.

Nas churrasqueiras custa 9 a 9,5 € / kg. Estamos a falar de uma poupança de 50% ou mais se o produto for comprado no supermercado. Um frango assado pesa tipicamente uns 700 gramas, pelo que estamos a falar de uma poupança de 3 euros por unidade. Se forem 2 frangos, são 6 euros. e no entanto não se vêem filas de pessoas a ir aos supermercados comprar frangos (mas vejo grandes filas nas churrasqueiras).

(...)

Os supermercados vendem frango assado (normalmente numas maquinetas onde o frango fica mais cozido que outra coisa) enquanto as churrasqueiras - pelo menos as dignas desse nome - vendem frango no churrasco (na brasa).

Não é a mesma coisa nem pouco mais ou menos!

Elias, ou não és apreciador de frango no churrasco ou as churrasqueiras à tua volta são só "rasqueiras".

:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rsacramento » 24/7/2012 13:56

Elias Escreveu:Sim, e também há um sobre os combustíveis.

Mas não há nenhum sobre o mix 8-)

:lol:

Registado: 29/11/2007 12:50

por Krupper » 24/7/2012 13:55

Elias Escreveu:
Krupper Escreveu:Acho que isso é uma generalização abusiva e não permite tirar grandes conclusões acerca dos hábitos ou preferências das pessoas.

Krupper, não estou a generalizar (ou pelo menos não foi esse o objectivo). Estou apenas a comentar aquilo que observo. Admito que a minha amostra não seja representativa, mas posso dizer-te que já usei esse serviço em diversos supermercados de norte a sul do país. E o mesmo em relação a churrasqueiras.

A questão da qualidade depende, naturalmente, da percepção de cada um.

Elias, estás a generalizar na medida em que dizes que as pessoas não se importam de pagar mais 100% por um frango assado e não pagar mais 10% por 1L de gasolina. Não sabes se as pessoas que não se importam de dar 100% a mais por um frango assado se importam ou não de dar mais 10% por 1l de gasolina.

Acredito que a tua amostra seja mais fidedigna do que a minha, até porque não uso esse tipo de serviço vai para um ano. Mas sempre que usei, e usei em variados supermercados, sempre tive imensas pessoas à minha frente. Claro que também pode ser devido aos supermercados que frequentava serem maioritariamente na zona de Lisboa e de grandes dimensões (continente de telheiras, jumbo de alfragide, etc.) o que provoca uma maior afluência de clientes e consequentemente um maior tempo de espera para esse tipo de serviços.

Obviamente que a questão da qualidade depende de cada um, mas tens que concordar que uma pessoa que valoriza mais o frango de uma churrasqueira pode não valorizar da mesma forma o gasóleo de "marca" vs. gasóleo de linha branca.

Registado: 30/9/2010 13:54

Já agora...

por mcarvalho » 24/7/2012 13:55

Não se importam de colocar gráficos??

e fazer uma AT

é que estou na dúvida.. compro casolina e vendo frango.. ou vice versa?? :mrgreen:
mcarvalho

Já agora...

por mcarvalho » 24/7/2012 13:53

Não se importam de colocar gráficos??

e fazer uma AT

é que estou na dúvida.. compro casolina e vendo frango.. ou vice versa?? :mrgreen:
mcarvalho

por Elias » 24/7/2012 13:52

Sim, e também há um sobre os combustíveis.

Mas não há nenhum sobre o mix 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 24/7/2012 13:42

@Elias
não tinhas um tópico sobre o frango, (assado ou vivo)?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 24/7/2012 11:32

Blasar,

Não sei responder à tua questão, talvez o Marco Antonio possa ajudar...

por Blasar » 24/7/2012 11:20

Elias Escreveu:Tens algum tipo de prova que sustente esta afirmação ou trata-se de uma mera suspeição?

E já agora: o que seria necessário acontecer para tu deixares de achar que existe essa suposta estratégia de concertação?

Caro Elias,

Se tivesse provas concretas, já as teria revelado, obviamente. Não obstante, e contra tudo o que me ensinaram, há algumas coisas que não preciso de ter provas concretas para acreditar nelas, mas isso já são outros 500´s.

No entanto, se alguém me souber responder à questão que coloquei, talvez pudesse tirar outras ilacções e varrer de vez a ideia de que não existe concertação de preços entre os operadores.

Cumprimentos.

Registado: 8/10/2007 9:30

por Elias » 24/7/2012 11:14

tugadaytrader Escreveu:Muitos familiares, amigos e conhecidos dizem que não compram frango assado nas grandes superfícies comercias devido a baixa qualidade.

Lá está, a questão da qualidade é subjectiva.

Eu costumo dizer que "a qualidade não existe, o que existe é qualidade percepcionada". Pessoalmente não tenho razão de queixa dos frangos assados dos hipermercados (sempre gostei mais de frango no forno que no churrasco) mas entendo que haja outras preferências.

No entanto também há casas de frangos que fazem frango no forno (mais caro que o dos hipermercados) e que também os vendem. Ou seja, o modo de confecção não é o único critério.

Em suma, parece haver um mix de factores a justificar as escolha dos consumidores, tais como:
- proximidade
- preço
- modo de confecção
- tempo de espera
- fome
- ...

De qualquer forma, e voltando ao post inicial, não deixa de ser curioso o facto de os preços variarem mais de 100% de uns locais para outros (ao contrário do que acontece com a gasolina).

E há aqui outro aspecto: podemos dissertar sobre questões de qualidade, modo de confecção, etc., mas quando se trata de uma simples garrafa de água que custa 13 cêntimos no supermercado e 1 euro num café - exemplo deixado pelo richardj no tópico da JMT -(mesma garrafa, mesma marca), a questão da qualidade / confecção deixa de ter relevância.

A realidade é esta: por certos produtas as pessoas estão dispostas a pagar mais 100% ou mesmo 200 ou 300% mas pela gasolina 10% a mais já é muito. :P

por L.S.S » 24/7/2012 11:07

Elias Escreveu:e no entanto não se vêem filas de pessoas a ir aos supermercados comprar frangos (mas vejo grandes filas nas churrasqueiras).

Eu costumo ver o contrario, e já desisti varias vezes de comprar frango no hipermercado devido ao tempo de espera.

Mas também poder ser devido a eu ir sempre perto das horas de refeição... :wink:

Cerca de 90% do frango que consumo é confeccionado em casa.

Muitos familiares, amigos e conhecidos dizem que não compram frango assado nas grandes superfícies comercias devido a baixa qualidade.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Elias » 24/7/2012 11:03

Blasar Escreveu:- em segundo lugar, da concertação de estratégias/preços entre os operadores.

Tens algum tipo de prova que sustente esta afirmação ou trata-se de uma mera suspeição?

E já agora: o que seria necessário acontecer para tu deixares de achar que existe essa suposta estratégia de concertação?

por Blasar » 24/7/2012 10:59

Elias Escreveu:
Bem, e tu achas que a variação devia ser de quanto?

Caro Elias,

Quando disse que os preços variavam pouco, apenas constatei um facto.

Facto esse que, na minha opinião, poderá ser resultado de:

- em primeiro lugar o monopólio da GALP na refinação que condena irremediavelmente, alguma ou quase toda a possível concorrência entre operadores;

- em segundo lugar, da concertação de estratégias/preços entre os operadores.

Já tentei obter essa informação, mas não consegui, no entanto vou deixar aqui a pergunta pois pode existir alguém que me possa elucidar.
Alguém possui/conhece a tabela de preços praticado pelas nossas refinarias?
Bem sei que os preços devem oscilar consoante a quantidade pretendida e outras variáveis menos claras, mas alguém tem uma estimativa de quanto custa, por exemplo, 1L de gasóleo à saída da refinaria?

Cumprimentos.

por Koreano » 24/7/2012 10:57

Bonito era um desconto de 50% nos combustíveis.
Era a derrocada social... motins e agressões na luta pela ultima gota de cada posto de abastecimento.

Registado: 25/5/2012 9:54

por Elias » 24/7/2012 10:43

Krupper Escreveu:Acho que isso é uma generalização abusiva e não permite tirar grandes conclusões acerca dos hábitos ou preferências das pessoas.

Krupper, não estou a generalizar (ou pelo menos não foi esse o objectivo). Estou apenas a comentar aquilo que observo. Admito que a minha amostra não seja representativa, mas posso dizer-te que já usei esse serviço em diversos supermercados de norte a sul do país. E o mesmo em relação a churrasqueiras.

A questão da qualidade depende, naturalmente, da percepção de cada um.

richardj Escreveu:elias já sei o que é, as pessoas tem fome e não querem perder tempo. é por isso que vão há loja da esquina e saiem de lá com a comida passados 10 min :P :lol: :lol:

claro, quando a fome é negra, o valor da comida dispara :)

Blasar Escreveu:Boas!!

Apesar de julgar que compreendo o alcance das suas palavras, julgo que neste caso, o problema se deva, essencialmente, à falta de opção que existe no sector petrolífero (...) onde o preço final de um mesmo produto, pouco varia entre os distribuidores

Bem, e tu achas que a variação devia ser de quanto?

por Blasar » 24/7/2012 10:36

Boas!!

Apesar de julgar que compreendo o alcance das suas palavras, julgo que neste caso, o problema se deva, essencialmente, à falta de opção que existe no sector petrolífero, associado ao facto de nos mexerem (cada vez mais) no bolso. E todos nós sabemos como ficamos piursos quando nos mexem lá.

Por exemplo, qualquer um de nós pode ir directamente a uma garrafeira e comprar uma garrafa de vinho de qualidade média por 3-4€, e pagar pela mesma 5-6€ numa superfície comercial e mais de 15€ num restaurante. O mesmo se aplica a muitos outros produtos do mercado. No entanto só o faz quem quer.

Nos hidrocarbonetos, nomeadamente os combustíveis para automóveis, e tirando a hipótese de parar definitivamente o carro (muita gente pura e simplesmente não o pode fazer), essa opção não existe. Para o carro andar, tem de ter combustível, e para tal há que o ir abastecer aos postos respectivos, onde o preço final de um mesmo produto, pouco varia entre os distribuidores, e tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos.

O negócio do petróleo, na minha opinião, é uma das maiores vergonhas/imoralidades da nossa sociedade, mas não existem realidades perfeitas.

Cumprimentos.

por richardj » 24/7/2012 10:32

elias já sei o que é, as pessoas tem fome e não querem perder tempo. é por isso que vão há loja da esquina e saiem de lá com a comida passados 10 min :P :lol: :lol:

Registado: 25/4/2011 22:36

por PT_Trader » 24/7/2012 10:30

Realmente, há muito alarido à volta dos combustíveis e respectivos descontos. Isto porque um consumo dentro da média, abastecendo nas gasolineiras mais baratas, não se chega a poupar 10€ por mês.

Vale a pena a chatice? Nalguns casos valerá, noutros as pessoas poderão não ter feito bem as contas... No entanto, percebe-se em parte este comportamento dos consumidores, porque estamos a falar de uma despesa muito representativa dos gastos mensais.

No que toca aos frangos... Das poucas vezes que comprei um frango no Continente/Pingo Doce, disse que não voltaria a fazê-lo tão cedo. É mesmo uma questão de qualidade! É melhor pagar + 5€ e ter uma boa refeição :mrgreen: Ou então comprar o frango no supermercado e assá-lo em casa. Sim, as pessoas que poupam uns tostões no combustível, tb não devem andar a comprar frangos numa churrasqueira, porque se adoptam este comportamento de poupança noutras situações, então assam o frango em casa.

"Grão a grão enche a galinha o papo"

Registado: 20/6/2011 21:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Carrancho_, Google [Bot], malakas, yggy e 236 visitantes