Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quase 11% dos trabalhadores recebe salário mínimo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 28/7/2012 14:11

tugadaytrader Escreveu:E o Trabalho infantil nas telenovelas e na Publicidade?


Esse é legal.

É um daqueles casos em que a lei foi feita à medida. :evil:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por L.S.S » 28/7/2012 14:06

Elias Escreveu:
ferradura Escreveu:Eu dou o meu exemplo.
Normalmente, quando os filhos são maus alunos, os pais nas férias castigam-nos e po~es nos a trabalhar.
No meu caso foi diferente, como tinha boas notas, o meu pais arranjou-me trabalho, e ra muito bem pago.
Cerca de 500$ à hora.
Se eu quisesse, também podia trabalhar ao sabado, e ganhava o dobro.


Trabalho infantil, portanto :twisted:


E o Trabalho infantil nas telenovelas e na Publicidade?
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por Elias » 28/7/2012 13:42

ferradura Escreveu:Eu dou o meu exemplo.
Normalmente, quando os filhos são maus alunos, os pais nas férias castigam-nos e po~es nos a trabalhar.
No meu caso foi diferente, como tinha boas notas, o meu pais arranjou-me trabalho, e ra muito bem pago.
Cerca de 500$ à hora.
Se eu quisesse, também podia trabalhar ao sabado, e ganhava o dobro.


Trabalho infantil, portanto :twisted:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ferradura » 28/7/2012 13:39

Eu dou o meu exemplo.
Normalmente, quando os filhos são maus alunos, os pais nas férias castigam-nos e po~es nos a trabalhar.
No meu caso foi diferente, como tinha boas notas, o meu pais arranjou-me trabalho, e ra muito bem pago.
Cerca de 500$ à hora.
Se eu quisesse, também podia trabalhar ao sabado, e ganhava o dobro.
Isto foi em 1990.Tirava por mês limpos cerca de 100 contos.
E porquê ? porqu egostava de dinheiro e era ganancioso.Podia ir para a praia, mas preferia contar o papel no final.


Elias Escreveu:
ferradura Escreveu:Se o trabalhador souber que vai ganhar por cada par de sapatos feito (bem feito), até trabalha de noite com todo o gosto.


:roll:
 
Mensagens: 786
Registado: 5/4/2010 21:14
Localização: 1

por Elias » 28/7/2012 13:22

ferradura Escreveu:Se o trabalhador souber que vai ganhar por cada par de sapatos feito (bem feito), até trabalha de noite com todo o gosto.


:roll:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ferradura » 28/7/2012 13:19

Salário minimo.O que é ?
Salário minimo deveria ser aquele que para um qualquer trabalhador, fosse o minimo suficiente para pagar as suas contas, e ter uma margem de 10%, e ACIMA DE TUDO, não passar o mês inteiro mesmo no local de trabalho, a pensar nas contas do mês.

Isso reduz a produtividade.

Se o trabalhador sabe que vai ter o dinheiro suficiente, não pensa em esquemas para roubar o patrão.

Vou dar um exemplo:

A quando a construção da sede da CGD, aquilo foi um roubar à farta.

O esquema era simples.
Vinham os camiões para levar o entulho, eles colocavam entulho, e depois colocavam máquinas carpetes carrissimas, etc, etc.Depois tapavam com entulho.

Depois o camião parava num determinado ponto para retirarem o material.

Este esquema foi-me contado.

Se os ordenados fossem melhores havaria mais escrupulos disso tenho a certeza.

Por isso, é que não andamos para a frente.

No mundo capitalista, o que interesssa é o dinheiro.Se um trabalhador não é bem pago, tem preocupaçoes acrescidas em pagar as contas, e com isso, reduz a produtividade.

É basico de entender.

Fazer um teste:

Porque um empresário não aumenta (ou dá bons prémios) de produtividade ?
Pelo menos nos empregos de menores salários.

Verão a diferença.

Se o trabalhador souber que vai ganhar por cada par de sapatos feito (bem feito), até trabalha de noite com todo o gosto.
 
Mensagens: 786
Registado: 5/4/2010 21:14
Localização: 1

por artista_ » 26/7/2012 17:22

altrio Escreveu:
Elias Escreveu:Depois refere que os salários no sector privado são mais altos. Não sei de onde vem esta conclusão (o estudo do Bando de Portugal dizia o contrário).


O estudo do BP dizia exactamente o mesmo, e isto antes dos cortes mais recentes.


Sim, os salários nas funções menos qualificadas eram mais baixos no privado mas nas mais qualificadas eram mais altos!

Mas concordo que o relatório está um bocado trapalhão! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por altrio » 26/7/2012 16:48

Elias Escreveu:Depois refere que os salários no sector privado são mais altos. Não sei de onde vem esta conclusão (o estudo do Bando de Portugal dizia o contrário).


O estudo do BP dizia exactamente o mesmo, e isto antes dos cortes mais recentes.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por Elias » 26/7/2012 15:34

Esta notícia é uma trapalhada do princípio ao fim.

Primeiro fala nos "melhores" funcionários públicos. Não sei bem o que isso significa (será os mais produtivos?) mas adiante.

A seguir fala nos "mais qualificados" - infere-se que os "melhores" são afinal os que têm mais qualificações. Mesmo que não façam nenhum, mas adiante.

A seguir fala nos "de topo" - pela lógica do discurso depreende-se que a OCDE pensa que os de topo são os mais qualificados e, consequentemente, os melhores. Coisa que em Portugal está longe de ser verdade, mas adiante.

Depois refere que os salários no sector privado são mais altos. Não sei de onde vem esta conclusão (o estudo do Bando de Portugal dizia o contrário).
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por alexandre7ias » 26/7/2012 15:21

OCDE considera que os melhores funcionários públicos devem ganhar mais

26-07-2012 | 15:06
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aconselha o Governo a mexer novamente nas leis laborais e a pagar melhor aos funcionários do Estado “mais qualificados”.

A OCDE admite que a margem não é muita, mas sugere que o Governo aumente os salários crie contratos individuais de trabalho mais flexíveis para os funcionários públicos de topo.
 
A organização especifica mesmo algumas das áreas em que este aumento deve ser efectuado - economia e direito. Os salários dos funcionários nestas áreas "já eram significativamente inferiores aos do sector privado antes da crise", sustenta a OCDE. 

O objectivo é a atenuar as diferenças em relação ao sector privado, onde as remunerações são mais altas. Segundo a organização, esta é a forma de o Estado conseguir atrair e manter pessoal altamente qualificado.

Trabalhar em 'part-time' para o Estado
David Haugh, economista-chefe para Portugal OCDE, considera que no outro extremo salarial, “o Governo está a pagar um prémio aos trabalhadores menos qualificados, e devia tentar reduzir isso, porque acaba por fazer pressão sobre o sector privado e criar problemas de competitividade."

Haugh considera, no entanto, que a questão não se põe apenas a nível de salários. "É também uma questão de flexibilidade contratual, porque alguns [funcionários] podiam trabalhar em 'part-time' para o Estado, quando não haja questões de incompatibilidade", disse o economista-chefe. "No caso de um académico que não quisesse deixar o seu posto, o Estado pagaria apenas três dias por semana, por exemplo."

Por outro lado, a OCDE sugere maiores cortes nas indemnizações por despedimento e nova redução do período de atribuição do subsídio de desemprego. Além de uma redução da taxa social única (TSU), mas apenas para os trabalhadores menos qualificados e salários mais baixos.

No relatório sobre a economia portuguesa, divulgado esta quinta-feira, a organização elogia as medidas tomadas até agora, mas diz que não chegam.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por Visitante57 » 24/7/2012 15:38

Elias Escreveu:O que é isso de "melhor" trabalho?

Na minha óptica o que conta não é se o trabalho é "melhor" ou "pior", mas sim se traz mais valor acrescentado. Quando mais valor acrescentado trouxer, mais bem pago deve ser. O conhecimento não serve rigorosamente para nada se não trouxer valor acrescentado.

Por isso o que deve ser avaliado e quantificado não é apenas o conhecimento de cada um, mas sim a sua capacidade para criar valor.


O valor acrescentado que o carissimo tanto gosta de enaltecer, ou a criação de valor, advém exactamente da qualidade do trabalho. Além disso a criação de valor está ligada ao conhecimento e capacidade de quem faz o trabalho.

Penso que não será necessário estar a explicar que maior conhecimento e maior capacidade tem como resultado melhor trabalho.

O carissimo Elias está a cometer o erro tipicamente "tuga" que é o de valorizar a "criação de valor", mas ignorar tudo o que lhe está intimamente ligado.

Os portugueses sabem que estão em baixo na cadeia de valor, e sabem que têm de subir nessa cadeia. Mas os portugueses continuam a não valorizar o conhecimento, a produtividade, a eficiência, tudo fatores decisivos para podermos criar mais valor.

Continuamos a criar valor em função de pagar o menos possível e gastar o menos possivel, chegando ao ridiculo de discutir porque é que é absurdo pagar tanto ao engenheiro agronomo que orienta as colheitas de tomate, como se paga ao apanhador de tomate. Esta equidade remuneratória é tão absurda, que o acontecimento de a estarmos a discutir é algo que nunca pensaria encontrar num forum de economia. Mas por momentos recentro a minha atenção para levar em linha de conta que estou em Portugal.
 
Mensagens: 89
Registado: 3/7/2012 18:56

por Visitante57 » 24/7/2012 15:26

altrio Escreveu:Um arquitecto consegue, em três tempos, aprender o métier de canalizador, e, caso a distorção se prolongue no tempo, vai preferir a segunda actividade.

Isto já aconteceu noutros países, e vai também começando a acontecer por cá.


O que me parece que está a acontecer nos outros países é que não há engenheiros que cheguem, não me parece que estes se transformem em canalizadores, ou que se dê essa transformação noutras áreas assim tão levianamente como tenta afirmar.

A não ser que esteja a referir-se aos países que resultaram das republicas da ex-URSS, mas aí não me parece que sejam exemplo para nada nem para ninguém.
 
Mensagens: 89
Registado: 3/7/2012 18:56

por rsacramento » 24/7/2012 14:42

Krupper Escreveu:
rsacramento Escreveu:
altrio Escreveu:Tens aqui as vagas dos vários cursos.

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estuda ... edeCursos/


obrigado, altrio

a informação que encontrei sugere que direito excede largamente a oferta de informática


Mas é para comparar informático ou engenharia informática? Não é bem a mesma coisa.

Eu acho que o Camilo Lourenço se equivocou nesse aspecto, a menos que esteja a falar desses cursos de "informática". No entanto se atendermos à realidade de engenharia informática e relacionadas existem muito mais vagas hoje em dia. Muitas vezes o Camilo tenta escrever as coisas como se fosse o maior génio do mundo e depois acaba por meter a pata na poça.

Isto não quer dizer que as vagas abertas para direito não sejam excessivas, que são e muito para a realidade que temos hoje.

de facto ele diz umas coisas um pouco atabalhoadamente, como esta, que cito:
existe a obsessão pelo "canudo", em vez da obsessão por um curso com utilidade para a economia


as pessoas, que eu saiba, não vivem para a economia, nem obcecadas com isso :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Krupper » 24/7/2012 14:23

rsacramento Escreveu:
altrio Escreveu:Tens aqui as vagas dos vários cursos.

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estuda ... edeCursos/


obrigado, altrio

a informação que encontrei sugere que direito excede largamente a oferta de informática


Mas é para comparar informático ou engenharia informática? Não é bem a mesma coisa.

Eu acho que o Camilo Lourenço se equivocou nesse aspecto, a menos que esteja a falar desses cursos de "informática". No entanto se atendermos à realidade de engenharia informática e relacionadas existem muito mais vagas hoje em dia. Muitas vezes o Camilo tenta escrever as coisas como se fosse o maior génio do mundo e depois acaba por meter a pata na poça.

Isto não quer dizer que as vagas abertas para direito não sejam excessivas, que são e muito para a realidade que temos hoje.
 
Mensagens: 705
Registado: 30/9/2010 13:54

por PT_Trader » 24/7/2012 14:07

Um dos principais problemas do Ensino Superior em Portugal. Deviam acabar de vez com a maioria destes cursos e apostar naqueles que interessam. Quem quisesse tirar cursos com baixa empregabilidade, que pagasse do seu bolsa numa qq universidade privada.
 
Mensagens: 1191
Registado: 20/6/2011 21:48
Localização: 16

por rsacramento » 24/7/2012 14:05

altrio Escreveu:Tens aqui as vagas dos vários cursos.

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estuda ... edeCursos/


obrigado, altrio

a informação que encontrei sugere que direito excede largamente a oferta de informática
Anexos
informatica.PNG
informatica.PNG (18.19 KiB) Visualizado 1902 vezes
direito.PNG
direito.PNG (13.96 KiB) Visualizado 1911 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por altrio » 24/7/2012 13:35

Tens aqui as vagas dos vários cursos.

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estuda ... edeCursos/
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por rsacramento » 24/7/2012 13:11

rsacramento Escreveu:
Elias Escreveu:veja-se as vagas, no ensino superior, para a área de Informática e compare-se com Direito...

alguém tem estes números?


será que alguém tem uma ideia?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Lion_Heart » 24/7/2012 4:26

Todas as grandes empresas do PSI 20 vivem encostadas ao Estado com uma ou duas excepções.

Nenhum delas sobrevive em mercado livre a concorrencial pois nunca precisaram (tem sempre a protecção do Estado)e hoje nao tem dimensao.

Vou excluir aqui a JMT.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Koreano » 24/7/2012 1:36

ferradura Escreveu:Pois, a sonae industria é um belo exemplo da decadência.

O tipo fala tanto em invar, mas afinal a industria que tem, além de não inovar, deixa aquilo morrer.


Koreano Escreveu:
ferradura Escreveu:
Por exemplo, o Belmiro, o que exporta ele ?


Madeira e derivados. E foi com ela (Sonae Ind.) que fez nome e fortuna


Não embirres com o "tio" Belmiro... os anos já lhe pesam e mesmo assim decidiu voltar a pegar na SI desde Março para inverter o rumo. Podia ter vendido e não se chateava mais.
Há muitos problemas no nosso país e de certeza que nenhum deles é haver belmiros a mais... muito pelo contrário.
É muito fácil criticar mas fazer as coisas dá trabalho. E resultado do trabalho dele é um grupo que é o maior empregador privado do país. Sem depender da mama do Estado. Mais altos ou mais baixos, os ordenados dos trabalhadores estão lá nofim do mês.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 25/5/2012 9:54
Localização: Arraiolos / Lisboa

por ferradura » 24/7/2012 1:17

Pois, a sonae industria é um belo exemplo da decadência.

O tipo fala tanto em invar, mas afinal a industria que tem, além de não inovar, deixa aquilo morrer.


Koreano Escreveu:
ferradura Escreveu:
Por exemplo, o Belmiro, o que exporta ele ?


Madeira e derivados. E foi com ela (Sonae Ind.) que fez nome e fortuna
 
Mensagens: 786
Registado: 5/4/2010 21:14
Localização: 1

por Koreano » 24/7/2012 1:08

ferradura Escreveu:
Por exemplo, o Belmiro, o que exporta ele ?


Madeira e derivados. E foi com ela (Sonae Ind.) que fez nome e fortuna
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 25/5/2012 9:54
Localização: Arraiolos / Lisboa

por ferradura » 24/7/2012 0:54

Deves ou estar a brincar, ou pertences à elite.
O peixe que comes deve-se a homen que ganham não muito bem, e arriscam a vida.

As frutas, o mel, os cereais, as carnes que comes, deve-se ao esforço de muitos homens, que ganham pouco, porque os grandes senhores (leia-se hipermercados), arrasam com as margens dos mesmo.

Quando vais a uma urgência de hospital, muitas vezes o médico que te atende já está acordado há mais de 24 H.E poderás a ele dever-lhe a vida.
E se for no publico os médicos são mal pagos.

Se fosse assim, em frança os caixas de supermercado, não ganhavam 1200 €

Os nossos grandes empresários não passam de umas meninas mimadas, que só investem no que dá lucro 100% garantido.Só os mais pequenos é que vão investir em coisas com valor acrescentado, e exportavel.

Por exemplo, o Belmiro, o que exporta ele ?




Elias Escreveu:
artista Escreveu:Eu acho que alguma coisa está mal quando alguém que precisa de uma qualificação superior, só consegue um vencimento igual ao salário mínimo nacional! :|


Como referi acima, o salário deve reflectir a capacidade de criar valor.

Nem todos os que têm um curso superior conseguem criar valor.
 
Mensagens: 786
Registado: 5/4/2010 21:14
Localização: 1

por rsacramento » 24/7/2012 0:52

Elias Escreveu:veja-se as vagas, no ensino superior, para a área de Informática e compare-se com Direito...

alguém tem estes números?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por artista_ » 24/7/2012 0:44

Exato, concordo com o Camilo... só acho é que os ministérios/governos têm o dever de regular, não deviam ter aceite tantos cursos/universidades privadas que já sabiam não ter utilidade... para já não falar da falta de capacidade para garantir a qualidade dos cursos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, yggy e 482 visitantes