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Caldeirão da Bolsa

OT - Metro para o Aeroporto de Lisboa abre terça-feira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 21/7/2012 22:42

Toda esta dívida contraída devido a orientações políticas foi colocada no balanço das empresas públicas, de modo a não entrar na contabilização do défice orçamental.


Tá tudo dito.
 
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por alexandre7ias » 21/7/2012 14:31

Um terço da dívida dos transportes deve-se a obras que não foram pagas. Metro diz que não consegue pagar dívida

O Estado investiu seis mil milhões de euros em infra-estruturas de transportes nos últimos anos, mas nunca chegou a devolver o dinheiro que pediu emprestado. Realizaram-se as festas de inauguração, cortaram-se as fitas, tiraram-se retratos para a posteridade. Mas as contas ficaram por pagar e foram ‘escondidas’ nas empresas públicas.

As contas são do Governo. Questionado pelo SOL, o secretário de Estado dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, referiu que «um terço da dívida de 18 mil milhões de euros das empresas de transportes públicos deve-se a investimentos em infra-estruturas», segundo os últimos estudos do Executivo. Em causa estão, sobretudo, investimentos nos metropolitanos de Lisboa e do Porto – construção das linhas, das estações e aquisição das composições, e ainda na ferrovia – novas linhas e comboios. E seis mil milhões de euros é o valor equivalente à construção de dois novos aeroportos em Alcochete.

Negociações com a troika

O secretário de Estado Sérgio Silva Monteiro confirmou «estar a conversar com a 'troika' para encontrar uma solução». Estas conversas com os credores externos estão a prolongar-se além do previsto, tendo o Governo prometido anunciar uma solução para o pagamento dos 18 mil milhões de euros até ao final de Maio.

Os diferentes governos dos últimos anos anunciaram os investimentos, pediram dinheiro emprestado ao sistema financeiro e nunca pagaram. Como tal, os juros não pararam de crescer, até acumularem um total de seis mil milhões de euros, garante o actual governante. Os restantes seis mil milhões de euros devem-se a prejuízos operacionais, isto é, ao facto de as empresas registarem menos receitas do que despesas para prestarem os serviços.

Toda esta dívida contraída devido a orientações políticas foi colocada no balanço das empresas públicas, de modo a não entrar na contabilização do défice orçamental. Agora as empresas não conseguem pagá-la, nem registar lucros devido ao peso dos juros. E o pagamento de juros da dívida aos credores já representa três quartos dos prejuízos apresentados pelas empresas de transportes.

Hora de pagar a conta

Como tal, diz questionado pelo SOL o presidente do Metropolitano de Lisboa, deve ser o Estado a assumir os pagamentos. «O Metro de Lisboa não tem condições para pagar a dívida. Em nenhuma parte do Mundo é possível ter encaixe para pagar uma dívida histórica de 3,9 mil milhões de euros», diz Cardoso dos Reis. «A dívida tem aval do Estado que a deve pagar».

A posição de Cardoso dos Reis, de saída da liderança da empresa pública, vai ao encontro à de José Benoliel, presidente da CP. O gestor da operadora ferroviária foi o primeiro a defender, em declarações ao SOL em Fevereiro deste ano, que deve ser o Estado a pagar a dívida histórica das empresas públicas.

Metro já chega ao aeroporto

Esta semana foi inaugurada a extensão da linha vermelha do metro de Lisboa entre o Oriente e o Aeroporto da Portela. Uma empreitada que compreende ainda as novas estações de Moscavide e Encarnação.

O investimento foi de 210 milhões de euros, dos quais 149 milhões foram pagos por fundos europeus. A ‘fatia’ que cabe ao Estado ainda está por pagar. Em protesto no dia da inauguração, segunda-feira, os trabalhadores pediram para não serem os seus sacrifícios a honrar a factura.

A estação do Aeroporto conta ainda com 49 ilustrações do cartonista António (ver fotoreportagem na revista Tabu).
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Siga o roubo!!!
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por alexandre7ias » 17/7/2012 4:10

agany Escreveu:Só peca por tardia.
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Governo inaugura Metro que não está pago e agradece ao PS
Frederico Pinheiro

O secretário de Estado dos Transportes reuniu-se hoje numa cerimónia com António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, vereadores da autarquia, presidentes de empresas públicas como a ANA, a Carris e a CP, para inaugurar a extensão do Metro de Lisboa, do Oriente até ao aeroporto. Uma obra que custou 210 milhões de euros, mas que ainda não está paga.

No discurso de inauguração, o governante Sérgio Silva Monteiro, responsável pelos Transportes no actual Governo, agradeceu a «herança» deixada pelos seus antecessores, Ana Paula Vitorino e Correia da Fonseca, que exerceram a sua função nos dois executivos de José Sócrates.

No entanto, os ex-governantes socialistas não compareceram na cerimónia.

O presidente do FECTRANS, braço da CGTP para o sector dos transportes, juntou-se à ‘festa’ com cerca de uma dezena de trabalhadores, para pedirem ao Governo que não pague a obra com mais sacrifícios aos trabalhadores.

A extensão da linha vermelha, que ligará a estação do Oriente até ao aeroporto da Portela, passando pelas novas estações de Moscavide e Encarnação, será aberta amanhã ao público. O presidente do Metro de Lisboa disse ao SOL esperar 400 mil novos passageiros mensais.
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Isto de fazer sem pagar é uma boa ideia sim sr. Assim sendo só peca mesmo por tardia!!!


Alguém vai pagar...enquanto isso não acontecer sigo a festa!
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por pmpcpinto » 16/7/2012 16:09

richardj Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:
richardj Escreveu:o que entendes por derrapagem ? :P


A meu modesto ver, é o brilhante resultado final do know-how de uma empresa que consegue transformar o caderno de encargos inicial numa sebenta de encargos final a seu favor. :P


muitas vezes o problema está que o projecto feito para o caderno de encargos não corresponde à realidade e as construtoras aproveitam-se ( se tiverem um melhor conhecimento) disso para apresentar uma proposta por preços em serie (custo por unidade e nao por um preço final fixo Vp) que face ao projecto apresenta um valor mais baixo, mas quando aplicado na realidade sai mais carro.

ex:

fazer uma escavação em que o projecto define 2 tipos de terrenos. terreno a e terreno b. as quantidade de cada terreno são de 1000 m^3 e 1000 m^3 respectivamente.

uma empresa, que já realizou muitas obras na zona pode saber de antemão que essa relação não está 100% correcta e que na realidade temos 500 m^3 de terreno a e 1500 m^3 de terreno b

a empresa propoem então o seguinte preço:

1 euro /m^3 de terreno a e 2 euros/ m^3 de terreno b

(apesar de a empresa saber que o custo mínimo para terreno a é de 1,3 euros)

outro concorrente, sem o know, apresenta 1,4 euros/m^3 terreno a e 1,7 euros/m^3 terreno b

conclusão, a primeira empresa apresenta uma proposta de 1*1000 + 1*2000 = 3000 euros

a segunda empresa apresenta uma proposta de 1,4 *1000 + 1,7*1000 =3100 euros

a primeira empresa ganha o concurso.

chega a obra e verifica-se que as as quantidades de terra são 500 m^3 terreno a e 1500 m^3 terreno b, pelo que a obra vai ter um custo de 1*500 + 2*1500= 3500 euros ( mais carro 500 euros do que inicialmentre proposto)

se tivesse sido a outra empresa a ganhar, teria sido, 1,4 *500 + 1,7 *1500 = 3250 euros ( mais 150 euros)

e isto é so o exemplo mais simples possível, agora imagina numa obra a serio que em vez de uma actividade tem 100 ou 200 actividades como esta...

outro factor importante para o aumento do preço das obras tem haver com a burocracia, porque por exemplo, as propostas são apresentadas em janeiro de 2010 e a obra é só consignada em 2011 ou 2012, levando a que os preços de materiais de referencia para o projecto já estão ultrapassados. ( ex, preço do aço duplicou nos últimos 10 anos)

e há ainda mais formas...


As empreitadas que envolvam obras deste género (fundações), obriga à apresentação na fase de concurso de estudos geológicos e geotécnicos.

As derrapagens em grande parte são devidas às verbas que têm que ser pagas e nada têm a ver com a obra em sí e/ou pela fraca qualidade dos projetos.

Quanto à revisão de preços, ela tanto pode ser a favor do empreiteiro, como do Dono de Obra, ou "nula", depende dos preços verificados na fase de concurso (mês anterior à data limite de entrega das propostas) e na data de execução dos respetivos trabalhos.

Com a entrada em vigor do CCP (Código dos Contratos Públicos), deixaram de haver obras por série de preços, é tudo preço global. No entanto, esta obra é anterior a 2009.

Pedro
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por richardj » 16/7/2012 13:18

Dom_Quixote Escreveu:
richardj Escreveu:o que entendes por derrapagem ? :P


A meu modesto ver, é o brilhante resultado final do know-how de uma empresa que consegue transformar o caderno de encargos inicial numa sebenta de encargos final a seu favor. :P


muitas vezes o problema está que o projecto feito para o caderno de encargos não corresponde à realidade e as construtoras aproveitam-se ( se tiverem um melhor conhecimento) disso para apresentar uma proposta por preços em serie (custo por unidade e nao por um preço final fixo Vp) que face ao projecto apresenta um valor mais baixo, mas quando aplicado na realidade sai mais carro.

ex:

fazer uma escavação em que o projecto define 2 tipos de terrenos. terreno a e terreno b. as quantidade de cada terreno são de 1000 m^3 e 1000 m^3 respectivamente.

uma empresa, que já realizou muitas obras na zona pode saber de antemão que essa relação não está 100% correcta e que na realidade temos 500 m^3 de terreno a e 1500 m^3 de terreno b

a empresa propoem então o seguinte preço:

1 euro /m^3 de terreno a e 2 euros/ m^3 de terreno b

(apesar de a empresa saber que o custo mínimo para terreno a é de 1,3 euros)

outro concorrente, sem o know, apresenta 1,4 euros/m^3 terreno a e 1,7 euros/m^3 terreno b

conclusão, a primeira empresa apresenta uma proposta de 1*1000 + 1*2000 = 3000 euros

a segunda empresa apresenta uma proposta de 1,4 *1000 + 1,7*1000 =3100 euros

a primeira empresa ganha o concurso.

chega a obra e verifica-se que as as quantidades de terra são 500 m^3 terreno a e 1500 m^3 terreno b, pelo que a obra vai ter um custo de 1*500 + 2*1500= 3500 euros ( mais carro 500 euros do que inicialmentre proposto)

se tivesse sido a outra empresa a ganhar, teria sido, 1,4 *500 + 1,7 *1500 = 3250 euros ( mais 150 euros)

e isto é so o exemplo mais simples possível, agora imagina numa obra a serio que em vez de uma actividade tem 100 ou 200 actividades como esta...

outro factor importante para o aumento do preço das obras tem haver com a burocracia, porque por exemplo, as propostas são apresentadas em janeiro de 2010 e a obra é só consignada em 2011 ou 2012, levando a que os preços de materiais de referencia para o projecto já estão ultrapassados. ( ex, preço do aço duplicou nos últimos 10 anos)

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por richardj » 16/7/2012 13:02

como sou da zona, posso dizer que vai aliviar muito autocarro, nomeadamente 750, 745, 83, 44 e 22 no que toca a carris xD

moscavide está cheia de gente que se levanta todos os dias de manha para ir trabalhar. população pode ser consultada aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moscavide

tanto moscavide como encarnação são zonas residenciais com pequeno comercio local. A maioria das pessoas usa o autocarro.
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por Elias » 16/7/2012 12:36

PT_Trader Escreveu:Na zona onde está, praticamente que só vai ser utilizado por turistas.


Não necessariamente. Pelo aeroporto de Lisboa passam mais de 55 mil pessoas por dia. Claro que nem todas usarão o metro, mas este meio de transporte vai ser útil a muita gente.

Para além dos passageiros, há também todo o pessoal que trabalha no aeroporto (pessoal de cabina, colaboradores das companhias aéreas mas também dos vários serviços existentes no aeroporto, como lojas, restauração... há também o pessoal da manutenção). No conjunto, acredito que a estação vai ser útil para muita gente.

Acresce que este troço não serve só o aeroporto, mas também os bairros de Moscavide, dos Olivais e da Encarnação, onde a população residente é considerável.
 
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por Dom_Quixote » 16/7/2012 12:33

richardj Escreveu:o que entendes por derrapagem ? :P


A meu modesto ver, é o brilhante resultado final do know-how de uma empresa que consegue transformar o caderno de encargos inicial numa sebenta de encargos final a seu favor. :P
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por PT_Trader » 16/7/2012 12:21

Será que é um percurso rentável?

Na zona onde está, praticamente que só vai ser utilizado por turistas.
 
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por tiagopt2 » 16/7/2012 12:14

óptimas notícias! Quem vai perder bastante serão os taxistas...
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por richardj » 16/7/2012 12:06

o que entendes por derrapagem ? :P
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Re: OT - Metro para o Aeroporto de Lisboa abre terça-feira

por Dom_Quixote » 15/7/2012 22:42

Elias Escreveu:Os atrasos na abertura das estações deveram-se à necessidade de formar pessoal e de serem feitos acabamentos e experiências, adianta ainda a empresa.


Derrapagem no tempo (bem ou mal) explicada.

Quanto a orçamento não houve derrapagem, pois não? :roll:
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por Elias » 15/7/2012 22:40

Sem dúvida.
 
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por agany » 15/7/2012 22:34

Só peca por tardia.
 
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OT - Metro para o Aeroporto de Lisboa abre terça-feira

por Elias » 15/7/2012 18:24

Metro para o Aeroporto de Lisboa abre terça-feira
15.07.2012 - 15:43 Por Marta Spínola Aguiar
publico.pt

O troço Oriente/Aeroporto entra em funcionamento esta terça-feira, dia 17. O prolongamento da linha vermelha inclui agora novas estações: Moscavide, Encarnação e Aeroporto, e prevê-se que o percurso Oriente-Aeroporto demore cerca de cinco minutos.

Estima-se que, mensalmente, mais de 400 mil pessoas passem pela nova estação. A ligação da linha de metro até ao Aeroporto terá um impacto muito significativo para os passageiros do transporte aéreo e também para a maioria das pessoas que trabalha naquela zona, diz a empresa. Além disso, vai reduzir o tempo de viagem até à zona da Portela, sendo possível viajar entre o Saldanha e o Aeroporto em cerca de 16 minutos.

Segundo dados da empresa, as três novas estações vão permitir reduzir, por ano, cerca de cinco mil toneladas de emissões de CO2 considerando as deslocações de automóvel que assim se poderão evitar.

Esta ligação, por outro lado, é fundamental para as zonas residenciais de Moscavide e Encarnação/Olivais, sendo esta última uma das mais populosas da capital, com cerca de 7% da população total de Lisboa. A estação de Moscavide vai situar-se junto ao aglomerado de Moscavide, na Rua João Pinto Ribeiro e a estação de Encarnação ficará na Rua General Silva Freire. Quanto à do Aeroporto, situar-se-á no próprio edifício da aerogare.

Os atrasos na abertura das estações deveram-se à necessidade de formar pessoal e de serem feitos acabamentos e experiências, adianta ainda a empresa.
 
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