Brisa - Tópico Geral
Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Brisa com potêncial para 3,4eurs?
EuroVerde,
Para o caso de não teres reparado... houve uma OPA
Ok. E daí?
As OPAs por vezes despertam preços ainda superiores ao da OPA e a Brisa tem potêncial muito muito muito para lá do preço da OPA opá!
Sim é verdade, mas a AT deixa de ser válida nesses casos porque a procura passou a ser induzida pelo preço da OPA.
LOLLLLLLLLLLLLLL
Achas mesmo?
Nem sempre.
Neste caso em concreto existe um range muito bem definido.
EuroVerde Escreveu:Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Brisa com potêncial para 3,4eurs?
EuroVerde,
Ok. E daí?
As OPAs por vezes despertam preços ainda superiores ao da OPA e a Brisa tem potêncial muito muito muito para lá do preço da OPA opá!
Sim é verdade, mas a AT deixa de ser válida nesses casos porque a procura passou a ser induzida pelo preço da OPA.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Uma coisa é certa. A "bolsa" muitas vezes faz o contrário do esperado. A OPA Cimpor não tem nada a ver com a Brisa, nem com o que se pode vir a passar em seguida.
Certinho certinho é só o ovinho sair do cuzinho das galinhas e o Passos depender mais da vontade do Relvas do que o contrário. Tudo o resto é arriscado prever.
Só para começar, a OPA CIMPOR foi feita perto da cotação média dos últimos 2 anos.
Na Brisa foi feita a metade da cotação.
Na CIMPOR o objectivo foi comprar a Cimpor toda, parti-la e reinar.
Na Brisa o objectivo é só mandar nela, criando um eixo Melros+Arcus e gastando o menos volume de euros possível (aproveitando também o facto da ABERTIS estar nas lonas para conseguir uma contra-opa). Além disso e segundo creio, ainda existe uma posição short brutal na Brisa. Um dia que seja fechada vai ser uma festa.
Agora....também é verdade que o negócio da Brisa vai de mal a pior em Portugal.
Certinho certinho é só o ovinho sair do cuzinho das galinhas e o Passos depender mais da vontade do Relvas do que o contrário. Tudo o resto é arriscado prever.
Só para começar, a OPA CIMPOR foi feita perto da cotação média dos últimos 2 anos.
Na Brisa foi feita a metade da cotação.
Na CIMPOR o objectivo foi comprar a Cimpor toda, parti-la e reinar.
Na Brisa o objectivo é só mandar nela, criando um eixo Melros+Arcus e gastando o menos volume de euros possível (aproveitando também o facto da ABERTIS estar nas lonas para conseguir uma contra-opa). Além disso e segundo creio, ainda existe uma posição short brutal na Brisa. Um dia que seja fechada vai ser uma festa.
Agora....também é verdade que o negócio da Brisa vai de mal a pior em Portugal.
- Registado: 3/2/2009 12:21
EuroVerde Escreveu:Drecksack Escreveu:Euroverde, não há comparação possível é com os teus posts
Mas quem és? Apareces assim do nada..?
És apenas mais um entre tantos..
Entretanto o que estava para dizer é que a OPA à Brisa tem efeitos diferentes na empresa, do que a OPA à Cimpor.
Os gráficos estão completamente diferentes ou não vês isso? é de teimosia tua, ou é só para implicares?
Digo: é muito provável os 3,4 em breve na Brisa.
São negócios diferentes em empresas diferentes. Uma gera mais dinheiro que outra e apresenta um risco menor que outra.
O risco não resulta da variação do preço das empresas, mas sim na alteração dos fundamentais.
Já agora qual a tua opinião? pá!
euroverde...depois de ler o teu post e a tua previsao concluo que devo vender as minhas acçoes na OPA!

- Registado: 10/11/2011 10:05
Drecksack Escreveu:Euroverde, não há comparação possível é com os teus posts
Mas quem és? Apareces assim do nada..?
És apenas mais um entre tantos..
Entretanto o que estava para dizer é que a OPA à Brisa tem efeitos diferentes na empresa, do que a OPA à Cimpor.
Os gráficos estão completamente diferentes ou não vês isso? é de teimosia tua, ou é só para implicares?
Digo: é muito provável os 3,4 em breve na Brisa.
São negócios diferentes em empresas diferentes. Uma gera mais dinheiro que outra e apresenta um risco menor que outra.
O risco não resulta da variação do preço das empresas, mas sim na alteração dos fundamentais.
Já agora qual a tua opinião? pá!

- Registado: 30/6/2008 20:42
racaires Escreveu:EuroVerde Escreveu:Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Brisa com potêncial para 3,4eurs?
EuroVerde,
Ok. E daí?
Compara com o gráfico da Cimpor e vê o que aconteceu depois. Neste momento é apenas uma hipótese, mas...
http://www.4-traders.com/CIMPOR-SGPS-5817/
Meu caro não há comparação possível!!!!!!!!!
EuroVerde Escreveu:Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Brisa com potêncial para 3,4eurs?
EuroVerde,
Ok. E daí?
Compara com o gráfico da Cimpor e vê o que aconteceu depois. Neste momento é apenas uma hipótese, mas...
http://www.4-traders.com/CIMPOR-SGPS-5817/
Caveat Emptor
Ulisses Pereira Escreveu:racaires, mas a tua ideia inicial não era fechares o "short" antes da OPA?
Um abraço,
Ulisses
Não. Quando disse inicialmente que ia shortar ainda não fazia a mínima ideia como e quando é que iria fazê-lo. Estive a pensar como fazer este trade e esta forma é aquela que me oferece melhores garantias para um day trade. Se acontecer o mesmo que a Cimpor vou entrar, caso tudo corra bem com a opa - não desejo o contrário! - quero beneficiar...
Caveat Emptor
Ulisses Pereira Escreveu:racaires, mas o que eu gostaria de perceber é a lógica do "trade". Qual é a tua ideia?
UM abraço,
Ulisses
A ideia é estar exposto a uma eventual volatilidade que venha a verificar-se neste título caso ocorra o mesmo que se passou com a Cimpor. Como referi, estabeleci um ponto de entrada short e através de um instrumento alavancado (3x). A compra será activada caso o instrumento valorize até ao limite que defini - o que implicará que a opa esta a correr mal. Quando isso ocorrer reavaliarei o STOP loss, para o caso de uma inversão inesperada.
Caveat Emptor
racaires Escreveu:Sargotronss Escreveu:Racaires, nao consigo entender o teu raciocinio!
Raramente na bolsa tens um preco definido como benchmark num periodo de tempo igualmente definido, como o que se passa numa OPA registrada!
Como o ulisses disse ate o aproximar da data, 8 agosto, o mais certo sera converger para esse preco. Apos a data limite as regras do jogo voltam a ser as mesmas.
Como manda as etiquetas do forum, nao se aconselham investimentos mas deixa-me te dizer, nos poucos momentos onde ha logica no mercado tu vais contra!
Quantos cêntimos faltam para o preço da OPA?
Eu respondo: pouco menos de 4 cents.
De qualquer forma impõe-se uma explicação adicional: quando digo que entrei, tal quer dizer que já dei ordem de compra. Mas esta ainda não foi concretizada pois o preço que ofereço, naturalmente abaixo do actual, ainda não foi atingido...
A minha grande dúvida era recorrer ou não ao instrumento que acabei por recorrer para shortar a Brisa. Após umas horas de estudo e pesquisa sobre o BRITZ, conclui que merecia o risco.
Tenho uma mania, que considero saudável, de remar contra a maré, mesmo quando a lógica recomenda o contrario. Mas não tenho tendências sucedidas... A compra será activa se tiver que ser, e o STOP para limitar as perdas, também...

Caveat Emptor
racaires Escreveu:Sargotronss Escreveu:Racaires, nao consigo entender o teu raciocinio!
Raramente na bolsa tens um preco definido como benchmark num periodo de tempo igualmente definido, como o que se passa numa OPA registrada!
Como o ulisses disse ate o aproximar da data, 8 agosto, o mais certo sera converger para esse preco. Apos a data limite as regras do jogo voltam a ser as mesmas.
Como manda as etiquetas do forum, nao se aconselham investimentos mas deixa-me te dizer, nos poucos momentos onde ha logica no mercado tu vais contra!
preço da OPA é 2,76
.
Sargotronss Escreveu:Racaires, nao consigo entender o teu raciocinio!
Caveat Emptor
Racaires, nao consigo entender o teu raciocinio!
Não faz mal!...
Re: Shortar
zekinha1 Escreveu:racaires Escreveu:Sargotronss Escreveu:racaires Escreveu:Estou a pensar em shortar a Brisa e recorrendo aos factor certificates do commerzbank. Alguém aqui está familiarizado com estes instrumentos ou conhecem outra alternativa que não seja o meio clássico de shortar?
Espero que estejas a pensar em shortar apenas após o fim da OPA a 8 de agosto?
Estou a pensar em shortar na expectativa de acontecer o mesmo que ocorreu com a cimpor. E estou a pensar em recorrer ao factor certificate do commerzbank. Mas ainda me decide pois nao conheço bem este instrumento e ainda não há indícios de que a brisa venha a passar pelo que passou a cimpor...
Não poderá ser um bom pensamento este?
Ninguem vai comprar a um preço superior ao preço da OPA sendo que apenas poderá cair na melhor das hipóteses![]()
Pode-se aproveitar variações negativas momentâneas que poderão render sempre algum dinheiro.
Após um longo e aturado período de estudo, tomei a decisão de entrar no BRITZ, que permite shortar a Brisa 3x... Agora é só começarem a vender. Obg

Caveat Emptor
TOPGUN2 escreveu:
Preciso de um esclarecimento, quem comprar acções no mercado, pode vender na OPA na mesma.
Obrigado
BN
Sim, podes comprar as que quiseres no mercado e dar ordem de venda na OPA (até dia 8 de Agosto).
Cumprimentos
Obrigado pelo esclarecimento.
BN
Preciso de um esclarecimento, quem comprar acções no mercado, pode vender na OPA na mesma.
Obrigado
BN
Sim, podes comprar as que quiseres no mercado e dar ordem de venda na OPA (até dia 8 de Agosto).
Cumprimentos
Obrigado pelo esclarecimento.
BN
- Registado: 10/5/2009 21:02
hucruz Escreveu:Quem tem ações da BRISA, como é que as pode vender na OPA?
Basta criar uma ordem de venda a 2,76?
Não. Não basta criar uma ordem de venda a 2,76. Aliás isso não te serve de nada e até podias ficar com elas penduradas.
O apuramento da OPA é uma operação fora de bolsa. Tens que ligar ao teu gestor de conta para dar a ordem, ou aguardar pela carta que te chega a casa com um RSF incluído.
Eu com a CIMPOR até acabei por vender acima do preço da OPA e em bolsa uns dias antes da operação formal de apuramento da OPA, mas foi por sorte.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Duas apostas possíveis:
1 - Tem sentido ganhar 1,5% em 20 dias, apostando no sucesso da OPA. Comprar no mercado e vender na OPA. Probabilidade muito elevada.
2 - Tem sentido fazer um short, apostando que a OPA não atinge 90% e a Brisa fica no mercado. Para isso acontecer a Abertis não vende. Parece-me provável a queda que se seguirá. Tem sentido esperar pelo preço junto ao valor da OPA.
A aposta 1- um comporta menor risco, colocando um stop 2% abaixo da compra, todavia um ganho potencial baixo.
A aposta 2 - comporta um risco controlado com um stop a 2,80, todavia uma probabilidade de queda superior.
1 - Tem sentido ganhar 1,5% em 20 dias, apostando no sucesso da OPA. Comprar no mercado e vender na OPA. Probabilidade muito elevada.
2 - Tem sentido fazer um short, apostando que a OPA não atinge 90% e a Brisa fica no mercado. Para isso acontecer a Abertis não vende. Parece-me provável a queda que se seguirá. Tem sentido esperar pelo preço junto ao valor da OPA.
A aposta 1- um comporta menor risco, colocando um stop 2% abaixo da compra, todavia um ganho potencial baixo.
A aposta 2 - comporta um risco controlado com um stop a 2,80, todavia uma probabilidade de queda superior.
- Registado: 26/8/2007 20:40
Re: Shortar
altrio Escreveu:zekinha1 Escreveu:Ninguem vai comprar a um preço superior ao preço da OPA sendo que apenas poderá cair na melhor das hipóteses![]()
Supõe que a OPA é um fiasco, o que indicaria que a oferta é muito baixa. Isto pode fazer subir o título bem acima do valor da OPA.
A decisão de shortar ou não é tua, mas como em todos os investimentos, há um risco.
Esse short apenas seria mantido até ao final da OPA, no máximo e tentar aproveitar potenciais variações negativas que acontecessem entretanto.
- Registado: 19/10/2010 13:30
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, fosgass2020, Google [Bot], Masterchief, Musus, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 154 visitantes