Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Roubo de dados do meu cartão de crédito

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ah pois ee !

por bboniek33 » 18/7/2012 22:34

Isso sem seguro tem que ser pago pelo titular.

Mai nada.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Automech » 18/7/2012 22:08

Ah, pois, tu referiste isso Elias. Já me tinha passado.

A mim o que já me aconteceu foi o MBNet (ou seja a conta à ordem) ter sido debitada indevidamente por um valor superior ao cartão que tinha gerado, algo que nunca pensei ser possível. Fiquei um bocado de pé atrás com o MBNet porque para mim era um dos pontos mais positivos do serviço (ficar descansado quanto a débitos máximos).

A SIBS chutou a culpa para o banco porque supostamente esses movimentos são erros (não me lembro o nome técnico) e têm de ser aprovados pelo banco. O banco, por seu lado, disse que não tinha responsabilidade e que o probelma era da SIBS.

Entretanto o banco devolveu-me o dinheiro (passados 3 meses de averiguações).

Apesar disso pedi esclarecimento ao banco de Portugal para saber afinal de quem é a culpa (gosto pouco que joguem ping pong comigo). Já lá vão mais 3 meses e nada de resposta (adoro esta regulação à Portuguesa).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 18/7/2012 21:00

AutoMech Escreveu:Elias, mas nesse caso roubaram-te o cartão e posteriormente também o PIN, certo ? (claro que quem rouba um facilmente rouba o outro).

AutoMech,

Negativo. Conforme expliquei acima, isto foi no tempo em que os Visa se usavam com assinatura. Não era preciso PIN. Assim, bastava que o comerciante não pedisse a identificação (prática corrente) para a coisa passar impune.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 18/7/2012 19:11

Elias, mas nesse caso roubaram-te o cartão e posteriormente também o PIN, certo ? (claro que quem rouba um facilmente rouba o outro).

por Elias » 18/7/2012 17:22

tonirai Escreveu:

Sem confirmação de recepção.[/quote]

Pois, foi como no meu caso.

Aliás no meu caso tinha a agravante que eles nem sequer me avisaram que o novo cartão ia ser enviado. Se eu não me tivesse lembrado de ir espreitar a conta cartão, nem tinha dado pela situação.

por tonirai » 18/7/2012 17:05

VirtuaGod Escreveu:Aí está uma situação que acho que muita gente erra. Não é uma questão de confiar na empresa em si. Muitas vezes não são as empresas que burlam. Elas próprias são vitímas de ataques sucessivos até quebrarem e os criminosos conseguirem os nossos dados.

Uma alternativa ao MBNET (que uso e recomendo) são aqueles cartões pré pagos que os bancos têm, tipo Caixa Pro (já tive)

Acredito que sim...
O meu "comodismo" com o Paypal foi-se instalando porque a determinada altura o MBnet deixou de ser prático e causou transtornos, pois tive chatices ao fazer várias compras repetidas no mesmo sítio, já nem sei onde (por estar a utilizar vários "cartões" num curto espaço de tempo);
Depois, a alternativa Paypal foi ganhando adeptos e crédito aos olhos do mundo e eu aderi para experimentar (eu só insiro meus dados 1 vez, na 1ª vez - a partir daí, é a segurança deles que estará em causa. Bem sei que se ela falhar, sobra pra mim).

Elias Escreveu:
tonirai Escreveu:Mas isso foi na 1ª emissão do cartão - no mês passado foi renovado, e foi enviado para casa com a informação de que se mantinha com o meu PIN até aí usado no cartão que caducava.

Com ou sem confirmação de recepção?

Sem confirmação de recepção.

Registado: 19/4/2007 18:26

por sargotrons » 18/7/2012 14:34

Já agora zezinho, qual foi o desfecho?
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por sargotrons » 18/7/2012 14:32

Pessoalmente uso os cartoes em todo o lado, com algum bom senso na internet, e nunca me aconteceu nada. Provavelmente mais cedo ou mais tarde acontece mas nao é esse futuro provavel que me vai levar a mudar o meu comportamento lascivo pois sei que se o cartao for alvo de burla os custo nao serao suportados por mim, se forem será a ultima vez que os uso.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Automech » 18/7/2012 14:31

Em relação aso cartões de crédito bastava forçarem a pessoa a ligar ou aceder ao home banking para activar e usarem o telemóvel para mandar um código, tal como já acontece nas transações do home banking. Desta forma pelo menos quem roubasse o cartão + PIN só conseguiria safar-se se roubasse também o telemóvel.

por Elias » 18/7/2012 14:11

tonirai Escreveu:Mas isso foi na 1ª emissão do cartão - no mês passado foi renovado, e foi enviado para casa com a informação de que se mantinha com o meu PIN até aí usado no cartão que caducava.

Com ou sem confirmação de recepção?

SMALL1969 Escreveu:3. Nas compras, especialmente nos restaurantes e bares, segue-se o cartão sem desviar o olhar, mesmo com a tipa ao lado tenha as melhores mamas do mundo (esse é um velho truque :roll: não me apanham! Agora era a gaja com as melhores mamas do mundo que me ia perguntar as horas ou se tenho cigarros logo quando eu estou a pagar a conta :mrgreen: )

Aqui há uns anos num restaurante de Lisboa aconteceu-me isto: vou a pagar a conta que eram 20 euros (mais coisa menos coisa). A menina diz-me que tenho de a acompanhar até ao terminal - até aqui tudo bem.

Depois ela carrega nos dígitos mas em vez de 20 escreve 2000 e logo a seguir carrega no OK - era suposto ser eu a carregar no OK para confirmar o valor antes de escrever o PIN.

Por acaso eu estava a ver o que ela estava a digitar e por isso pedi para anular a operação alegando que ela tinha digitado 2000 - mas se estivesse concentrado noutras partes da anatomia da jovem, provavelmente não tinha dado pelo logro e iam 2000 euros pó galheiro, que seriam o cabo dos trabalhos para recuperar.

por VirtuaGod » 18/7/2012 13:58

tonirai Escreveu:Actualmente, uso apenas o Paypal, o qual está associado ao meu VISA, e no qual me habituei a confiar.

Aí está uma situação que acho que muita gente erra. Não é uma questão de confiar na empresa em si. Muitas vezes não são as empresas que burlam. Elas próprias são vitímas de ataques sucessivos até quebrarem e os criminosos conseguirem os nossos dados.

Uma alternativa ao MBNET (que uso e recomendo) são aqueles cartões pré pagos que os bancos têm, tipo Caixa Pro (já tive)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por SMALL1969 » 18/7/2012 13:43

Regras básicas de uma vida:

1. Levar notas distribuídas por vários bolsos, se contas andar bêbado a noite toda. De preferência deixar 10€ nos sapatos para o táxi (mesmo que não chegas a casa....ficas mais perto)

2. Na net usa-se o mbnet

3. Nas compras, especialmente nos restaurantes e bares, segue-se o cartão sem desviar o olhar, mesmo com a tipa ao lado tenha as melhores mamas do mundo (esse é um velho truque :roll: não me apanham! Agora era a gaja com as melhores mamas do mundo que me ia perguntar as horas ou se tenho cigarros logo quando eu estou a pagar a conta :mrgreen: )

Registado: 3/2/2009 12:21

por tonirai » 18/7/2012 13:24

Elias Escreveu:
richardj Escreveu:normalmente os bancos mandam duas cartas, com uma semana de intervalo, uma com o cartão e outra com o pin. ou quando abres uma conta, dão-te logo o cartão e mandam-te o pin por carta para casa passado uns dias...

de facto é uma situação terrível elias...

foi mau, porque neste caso mantinham o PIN igual no novo cartão e enviam-no sem que fosse requerida a confirmação de recepção. Quem soubesse do esquema e conhecesse o apartado remetente, podia desviar os cartões que entendesse.

Elias, as minhas experiências são como as relatadas pelo richardj (duas cartas), e ainda tive de ir ao balcão activar o cartão;

Mas isso foi na 1ª emissão do cartão - no mês passado foi renovado, e foi enviado para casa com a informação de que se mantinha com o meu PIN até aí usado no cartão que caducava.

Quanto aos assuntos anteriores (tema de há mais de um ano), embora não faça muitas compras online, há uns anos atrás usava MBnet;
Actualmente, uso apenas o Paypal, o qual está associado ao meu VISA, e no qual me habituei a confiar.

Registado: 19/4/2007 18:26

por JCS » 18/7/2012 12:14

Sou da opinião que todos os cartões deviam ser levantados presencialmente num balcão.

Faço algumas compras pela net (livros maioritáriamente) mas uso sempre o MBNET. Felizmente nunca tive problemas (talvez porque através do MBNET os dados que são colocados nos sites nunca são os reais...). Dados reais nunca coloco.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Elias » 18/7/2012 12:01

richardj Escreveu:normalmente os bancos mandam duas cartas, com uma semana de intervalo, uma com o cartão e outra com o pin. ou quando abres uma conta, dão-te logo o cartão e mandam-te o pin por carta para casa passado uns dias...

foi mau, porque neste caso mantinham o PIN igual no novo cartão e enviam-no sem que fosse requerida a confirmação de recepção. Quem soubesse do esquema e conhecesse o apartado remetente, podia desviar os cartões que entendesse.

por richardj » 18/7/2012 11:54

normalmente os bancos mandam duas cartas, com uma semana de intervalo, uma com o cartão e outra com o pin. ou quando abres uma conta, dão-te logo o cartão e mandam-te o pin por carta para casa passado uns dias...

Registado: 25/4/2011 22:36

por Elias » 18/7/2012 10:36

Aqui há uns anos, ainda era eu cliente do Activobank (já não sou), aconteceu-me a seguinte cena:

- resolvi fazer login na conta e consultar os movimentos do cartão de crédito
- nos dias imediatamente anteriores apareciam diversas despesas num total de mais de 800 euros, feitas em lojas de artigos desportivos (Decathlon, etc)
- nenhuma dessas despesas tinha sido feita por mim
- contactei o banco para obter esclarecimentos
- disseram-me que o novo cartão (para substituir o anterior) tinha sido enviado pelo correio cerca de 1 ou 2 semanas antes
- acontece que eu nunca recebi o cartão, por isso alguém o surripiou e começou a utilizá-lo

Após reclamação, o valor indevidamente gasto foi devolvido. No entanto, com esta situação fiquei a saber que o banco enviava os novos cartões já activados e prontos a utilizar, sem que fosse necessário eu acusar a respectiva recepção. Como a maioria dos comerciantes não exige a verificação de identidade (e na altura os VISA ainda funcionavam muito por assinatura e não tanto por PIN) - ao contrário do que acontece em Espanha, por exemplo - isto era um fartar vilanagem.

O que me deixou preocupado foi isto: numa altura em que há tantos procedimentos de segurança para evitar abusos, como é possível que um banco envie um cartão pronto a usar sem pelo menos exigir a confirmação de entrega ao seu verdadeiro dono?

por Zezezinho » 1/2/2011 21:42

PONTO DE SITUAÇÃO:

No dia 21 de Janeiro telefonei à Unibanco, relatando tudo e pediram que eu enviasse um email descrevendo a situação. O e-mail foi enviado nesse mesmo dia.

Enviado depois novo email à Unibanco no dia 26 de Janeiro.

Até ao momento não obtive nenhuma resposta por parte da Unibanco.

Amanhã vou telefonar.

Para já posso dizer que não estou a gostar nada disto.

edit: à amiga minha, que tinha também um cartão da Unibanco e que a Paywatch lhe telefonou, já tem os movimentos de fraude todos corrigidos faz já alguns dias...

Registado: 30/6/2010 0:10

por ferreira10 » 21/1/2011 22:06

pvg80713 Escreveu:bolas... a semana passada fui a Espanha...
o Facebook, só me deixou entrar depois de reconhecer correctamente vários amigos...

Ainda bem que avisas! LOL.Ao que parece é melhor não ter muitos amigos no facebook.De outro modo, temos que "penar", para reconhecer alguns!

Mas isso também quer dizer que colectam o teu IP.E que sabem de onde acedes ao serviço habitualmente.Não há bela sem senão!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Zezezinho » 21/1/2011 22:02

artista Escreveu:Já tive o Unibanco e não tive razão de queixa, não estou a ver que eles não te resolvam o problema, detectaste-o em pouco tempo por isso penso que ainda irão a tempo de resolver o problema sem terem prejuízos!

O problema, segundo o que escrevi nas mensagens da primeira página, é que nas condições está escrito que só devolvem transacções não-autorizadas até 48 horas antes do aviso à Unibanco.
Eu dei o aviso dia 20 de Agosto, e já havia movimento de 483 € no dia 17 de Agosto...
De qualquer maneira parecem-me haver contradições no contrato, como disse numa mensagem anterior.

Relativamente ao que a Unibanco escreve nas condições:
A responsabilidade do Titular pelo valor de transacções irregulares efectuadas com o Cartão, em consequência da sua perda, extravio, furto ou roubo

houve alguém que comentou isto:

"Ninguém se apropriou do teu cartão, continua a estar na tua posse. Furto é simplesmente um roubo sem a parte da violência física ou da ameaça à integridade física.
"sua" refere-se claramente ao cartão.
Aliás, não faria sentido de outra forma. Como é que um cliente reporta algo que não tem como controlar: a clonagem de um cartão ou o acesso aos dados do cartão?"

Registado: 30/6/2010 0:10

por pvg80713 » 21/1/2011 21:58

bolas... a semana passada fui a Espanha...
o Facebook, só me deixou entrar depois de reconhecer correctamente vários amigos...

Registado: 19/4/2005 11:11

por artista_ » 21/1/2011 21:38

Aconteceu-me algo do género há uns meses, com um cartão de crédito da CGD, o Leve! Nunca cheguei a pagar nada, nem os 30 euros (acho que era isso) do cancelamente do cartão. Acabei por não renovar sequer o cartão embora continue cliente da CGD...

De qualquer forma os valores que me apareceram não eram altos, acho que rondavam os 30 euros!

Já tive o Unibanco e não tive razão de queixa, não estou a ver que eles não te resolvam o problema, detectaste-o em pouco tempo por isso penso que ainda irão a tempo de resolver o problema sem terem prejuízos!

Boa sorte

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pata-Hari » 21/1/2011 21:22

Sim, existem sistemas que rastreiam esse tipo de coisas, discrepâncias geográficas de utilização. Mas nem sempre se tem várias compras em pouco tempo para que o sistema lance o alerta.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ferreira10 » 21/1/2011 21:15

AutoMech Escreveu:
MKlop Escreveu:Também faço compras na amazon.uk mas única e exclusivamente com o MBnet: podem tentar sacar o que quiserem que o "cartão" só é válido para uma transacção...

Para mim o MBNet foi a melhor invenção que podia haver para compras online.

É limitado a uma compra ou seja assim que o cartão é metido (por exemplo na Amazon) já não pode mais ser utilizado, além da vantagem de se estabelecer o próprio limite daquele cartão. O risco é muito muito reduzido.(...)

Também tenho o mesmo entendimento.O MBnet foi de certo a melhor invenção no que a compras via Internet diz respeito.É um sistema blindado!

AutoMech Escreveu:Já falei disto a alguns colegas estrangeiros, de vários países e nenhum deles conhece algo parecido. Não sei se é uma invenção portuguesa.

Engraçada esta constatação, porque, vou amiúde fazer compras a um certo site.Na base de dados deles ficam registados os cartões virtuais que sigo usando para fazer as ditas contas.Já lá tenho um cem número deles registados.LOL.É suposto utilizar o cartão anteriormente utilizado, na próxima compra.Uma forma de nos pouparem ao vexame de ter que introduzir novamente os dados.
Curiosamente, um dia, fui interpelado via mail acerca de "qual dos cartões eu queria que fosse usado para efectivar uma ordem de compra que fiz".LOL Já que deixaram passar o prazo de validade do cartão por mim introduzido.

Já agora, também tenho a acrescentar que uma vez, antes de aderir ao MBnet, também fui confrontado com o clone de um dos meus cartões.Não obstante ter todos e mais alguns sistemas de segurança instalados no meu PC.Foi acerca de 4 anos.
Ainda me lembro, tinha acabado de dar uma aula em Leiria; ao sair da porta da sala,no intervalo, recebi uma chamada de uma Senhora a perguntar-me se era eu que estava a fazer uma compra em Badajoz.No terminal de comboios de uma certa empresa.Concluiu dizendo que a compra não tinha sido autorizada.Eles têm um sistema de filtragem de transacções.Mas conseguiram cruzar a informação, porque eu tinha feito um pagamento no mesmo dia, e a poucas horas da hora, a que aquela transacção estava a ser feita a não sei quantos quilómetros de distancia.

Mais tarde, fazendo um rastreio aos movimentos verifiquei que tinha sido feita uma compra no Carrefour de Badajoz.

A CGD accionou o seguro no montante de 80 €.E não se falou mais na situação.Ainda tentei saber o que afinal se tinha passado.Já que o meu computador está mais do que blindado.Nunca me souberam responder.Entretanto arranjei MBnet e nunca mais me tive que preocupar.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por carf2007 » 21/1/2011 19:50

AutoMech Escreveu:
MKlop Escreveu:Só é pena a PayPal ter deixado de permitir que o cartão em que se baseava a conta fosse um do MBnet.... Isso era ouro sobre azul em termos de segurança.

Realmente foi uma excelente criação.

Vale a pena ter paypal ? Em que situações é que a paypal é preferível do que o MBNet ? É nas transferências para particulares ?

Há sites como o Ebay (que utilizo bastante) em que a maioria dos vendedores só aceitam paypal.

O paypal tbm tem a vantagem (pelo menos atraves do ebay é assim ) que tem um seguro até um certo valor. Uma vez fiz uma compra (250€) em que a peça vinha mal embalada e chegou partida, acionei o seguro e recebi o valor da compra.

Como referiste tbm pode ser usado para transferir dinheiro para particulares.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, CORTIÇA, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 332 visitantes