Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Se pudessem voltar atrás, por que profissão optariam?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por A330-300 » 18/7/2012 1:38

Houvesse uma dessas por aqui e vinha à tona o dobro das trafulhices.

Mas de certeza que aqui o Zé Povinho ia classificá-la como sensacionalista , exibicionista e outros adjetivos típicos de quem não quer ver a verdade.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por L.S.S » 17/7/2012 16:14

A-330 Escreveu:
AutoMech Escreveu:A-330, referiste 2 tipos de cunhas, mas faltou-te a mais importante: a vergonhosa cunha política. :wink:

Não me esqueci.É que quando as partes envolvidas são políticos ,qualifico como formação de quadrilha , ou gang.:))

A330

A formação de Quadrilha fez-me lembrar a deputada Cidinha Campos.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/G-SHAak_stc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por A330-300 » 17/7/2012 16:04

AutoMech Escreveu:A-330, referiste 2 tipos de cunhas, mas faltou-te a mais importante: a vergonhosa cunha política. :wink:

Não me esqueci.É que quando as partes envolvidas são políticos ,qualifico como formação de quadrilha , ou gang.:))

A330

por Automech » 17/7/2012 15:43

A-330, referiste 2 tipos de cunhas, mas faltou-te a mais importante: a vergonhosa cunha política. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 17/7/2012 10:56

AutoMech Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:zippa, acho que o fórum não permite ficheiros excel como attachments.

Permite mas é o excel antigo com extensão XLS. O Excel 2010 tem extensão XLSX. Em tempos perguntei ao Marco e isso parece que envolvia mudar qualquer coisa no tipo de ficheiro que o forum aceita.

Já podem agora anexar ficheiros XLSX.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por A330-300 » 17/7/2012 1:53

Visitante57 Escreveu:
A-330 Escreveu:
Com relação ao resto do seu post , apenas tenho a dizer que teve uma grande cunha ao receber uma empresa de mão beijada, mas tem tido o mérito de a manter e fazer crescer. Muitos são os que estouram o que recebem.

A330

O carissimo A330 fez questão de realçar o que eu já tinha realçado antes. Eu sou o primeiro a assumir que cheguei onde cheguei por via dessa "cunha", não tenho vergonha nenhuma em reconhece-lo. Não me causa qualquer tipo de desconforto esse facto.

Mas note que não achei relevante estar a dizer aquilo que perdi em sair da Mota & Companhia. E não o fiz, porque ao contrário do carissimo, eu não sei qual teria sido a minha evolução se lá tivesse ficado. Houve quem, da minha geração, tenha lá ficado e tenha chegado a um ponto em que está melhor que eu actualmente, e também há quem lá tenha ficado e pouco e esteja pior que eu. Eu apenas sei o percurso que fiz com as opções que fiz, não sei como teria sido com outras opções. Avalio o meu historial pelos factos, não pelas hipóteses.

Saudações de boas rotas pelos céus.

Caro Visitante57,

Estranho o fato de não ter reparado ou não se lembrar da minha opinião sobre as cunhas ,sendo o meu post tão recente.Na verdade , anterior a este.

Ao reler a citação que fez do meu post ,uma vez mais estranho não ter reparado que esta foi apenas o resultado de um comentário que fiz aos seus três últimos parágrafos que não citei , logo não realcei , ,e foi de forma elogiosa ,pelo fato de ter mantido e feito crescer a empresa que lhe foi dada a gerir.

A confirmar o que escrevi e de forma a não deixar dúvidas acabei o meu post a dizer "Muitos são os que estouram o que recebem."

Não sabendo como me expressar de forma mais clara e esperando uma melhor interpretação das minhas linhas , resta-me desejar-lhe a continuação de um bom trabalho.

A330

por Visitante57 » 16/7/2012 20:00

A-330 Escreveu:
Com relação ao resto do seu post , apenas tenho a dizer que teve uma grande cunha ao receber uma empresa de mão beijada, mas tem tido o mérito de a manter e fazer crescer. Muitos são os que estouram o que recebem.

A330

O carissimo A330 fez questão de realçar o que eu já tinha realçado antes. Eu sou o primeiro a assumir que cheguei onde cheguei por via dessa "cunha", não tenho vergonha nenhuma em reconhece-lo. Não me causa qualquer tipo de desconforto esse facto.

Mas note que não achei relevante estar a dizer aquilo que perdi em sair da Mota & Companhia. E não o fiz, porque ao contrário do carissimo, eu não sei qual teria sido a minha evolução se lá tivesse ficado. Houve quem, da minha geração, tenha lá ficado e tenha chegado a um ponto em que está melhor que eu actualmente, e também há quem lá tenha ficado e pouco e esteja pior que eu. Eu apenas sei o percurso que fiz com as opções que fiz, não sei como teria sido com outras opções. Avalio o meu historial pelos factos, não pelas hipóteses.

Saudações de boas rotas pelos céus.

Registado: 3/7/2012 18:56

por A330-300 » 16/7/2012 18:35

Caro Visitante57,

Já tinha dado a minha missiva por encerrada neste tópico , mas vou responder ao seu post.

Carissimo, desculpe a minha intromissão e a forma rude como eu vou escrever.

Isto é um fórum.O debate é livre.E apesar de algumas incorreções e diferentes pontos de vista não achei o seu post rude.

A sua oportunidade foi essa que está transcrita nesse parágrafo, especialmente a parte sublinhada. Esse jeito (que em Portugal se chama "cunha" mas que existe no mundo inteiro ainda que de forma menos descarada que no nosso pais) foi o momento decisivo.

Como sabe isto é um fórum.O que escrevi foi apenas um post e não uma auto biografia.As pessoas quando aqui vem e eventualmente falam sobre assuntos de fórum privado, falam apenas sobre o que interessa para o assunto em discussão.Não entram em detalhes desnecessários.Por uma questão de bom senso.

Assim como certamente não detalhou minuciosamente o caminho que percorreu profissionalmente , também eu não o fiz.Com certeza que a sua vida profissional não se resume a estas suas linhas , mesmo tendo aquilo que eu considero uma verdadeira cunha.

Passo a explicar-me melhor:

1.No meu ponto de vista cunha é toda a ajuda que se recebe para conseguir um emprego ou uma posição privilegiada.
Mas há dois tipos: Uma é a cunha familiar, que se consegue independente do valor que se tem.Um sujeito até pode nem prestar para nada , mas vai sempre ter a cunha por causa do laço familiar.

E a outra é a cunha que um colega de trabalho mete por si.Neste caso já é preciso ter conquistado algum respeito pessoal e profissional.Eu por exemplo, já ajudei e já fui ajudado.Mas só ajudei aqueles em quem acreditava saber não serem problemáticos , e nunca causei constrangimentos aos que me ajudaram.

2. Nunca aqui afirmei que era contra as cunhas.Antes pelo contrário.Algumas vezes até perguntei a outros foristas quais deles é que não metiam a cunha por um filho.Eu poria. Até por um genro como foi o seu caso.

3.No meu caso ,ainda que com pouca experiência já trabalhava , e estando já no mercado de trabalho , com 1500 horitas de voo já era uma mais valia para a empresa bem maior do que os filhos de Comandantes que saíram direto da escola para lá.

4.Achando você que aquele post era uma auto biografia, enganou-se quando disse que a cunha no meu caso foi decisiva.
Quando entrei na empresa que entrei , na verdade já tinha sido aprovado em uma outra empresa , a TAM ,de igual dimensão naquela época, em um concurso de aproximadamente 3000 candidatos , onde me classifiquei entre os 30 primeiros. Apenas optei pela primeira porque tinha uma base e rotas que me interessavam mais por estar mais próximo de casa.

A sua descrição de todos os esforços e privações que passou, é um bocado de romantismo que as pessoas gostam muito de adicionar quando falam do seu passado. Sem uma "mãozinha", essas privações teriam continuado sem qualquer retorno.

Não adicionei nada.Mas estamos em um fórum e as pessoas acreditam no que quiserem e se quiserem.
Quanto à "mãozinha" como já lhe expliquei não foi uma.Foram duas mãozinhas.Uma com aspas e outra sem.
De igual forma teria chegado onde estou hoje.

Tenho pouca simpatia com os que começam logo por dizer que "passaram por muito" para subir na vida.

Quando não concordo com o ponto de vista de alguém , procuro ler todos os posts daquele forista no tópico para não meter o pé na poça.

Afirma que comecei por dizer que tinha passado por muito.Para lhe poupar tempo transcrevo abaixo o meu primeiro post.Por onde eu realmente comecei , e não por onde você começou a acompanhar este tópico.

Eu também continuaria com a mesma...

Importante não é fazer o que está a dar.Importante é fazer o que se gosta.
Só conseguimos ser bons e bem sucedidos quando fazemos o que gostamos. Se não seremos medíocres mesmo que o mercado esteja a dar. E se o mercado virar nem temos mercado e nem temos uma profissão de que gostamos.

O que falta às pessoas é empreendedorismo.E isso não passa só por abrir um negócio próprio.
Empreendedorismo é também buscar oportunidades fora do nosso país.

Costumo dizer duas coisas:
- Empregos fora há muitos.Coragem para ir há pouca.
-As melhores decisões nunca são as mais fáceis e ou confortáveis.

A330

Como vê , mais valia ter lido o tópico desde a primeira página.
Só comecei a entrar em mais detalhes sobre a minha carreira por causa de respostas impertinentes de um outro forista.

Eu conheço quem também tenha passado por muito e não subiu, e no meu caso não passei por muito e subi na vida. O passar "por muito" ou "por pouco" nas maior parte das vezes é irrelevante.

"Passar por muito" é uma expressão sua não quantificável.O que pode ser muito para uns pode ser pouco para outros.

Nunca na vida me esqueci que há vidas piores que a minha.Lembro-me disso todos os dias.
Acredito que seja necessário sorte na vida , mas também acredito que a sorte não vem só. Ela é a consequência e o resultado da soma do trabalho com a oportunidade aproveitada.

Se passei por muito?? Sinceramente não sei.
Esta foi a minha realidade e é nela que eu acredito.E sei que funciona.
Tive momentos que foram penosos no seu tempo , mas que hoje recordo com carinho.Se não tivesse tido a recompensa de ter atingido os meus objetivos , talvez pensasse que tinha "passado por muito".

Concordo consigo que há gente que passou por muito e não subiu ,mas acredito que esses não são a maioria.A maioria das pessoas trabalha muito mas deixa passar oportunidades por medo de arriscar.

A330

por AS_terix » 16/7/2012 18:34

prostituto, licenciado e sindicalizado. :mrgreen:
para não fugir aos impostos e previamente inscrevia-me numa juventude social_ ista ou demo :P
deputado, licenciado, reformado, em várias frentes :shock:
:idea: pois só falam dos Socrates, Armandos , Relvas, quem tem inveja de não ter sido um expert, no momentoexacto !!! :?: :twisted:
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por artista1939 » 16/7/2012 15:20

Se eu pudesse voltar, faria o mesmo curso e escolheria a mesma profissão. É bom não misturar as duas definições.
Formado em EGI, estou a trabalhar com sistemas de informação. Gosto de computadores mas também gosto muito de engenharia industrial. O mais giro é que posso juntar as duas. E é o que tenho feito desde então. Às vezes dá-me a saudade de ir para o terreno e mexer directamente com a operacionalização de processos entre outras coisas, mas a verdade é que o que estou a fazer agora permite uma visão holística da empresa e do negócio, pelo que é preferível ir trilhando este caminho para um dia mais tarde estar apto a assumir funções séniores e/ou estratégicas dentro da/duma organização.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por Visitante57 » 16/7/2012 15:09

A-330 Escreveu:Tenho sim muitas horas numa tasca com os mais velhos que algumas vezes pagavam a minha conta. E mesmo quando pagava eu , achava o dinheiro bem empregue porque estava ali a ouvir e a aprender.E acabou por ser bom , porque foram dois deles que depois me ajudaram a entrar na primeira cia aérea.
Veja lá bem a ver se não escrevi isso.

Carissimo, desculpe a minha intromissão e a forma rude como eu vou escrever.

A sua oportunidade foi essa que está transcrita nesse parágrafo, especialmente a parte sublinhada. Esse jeito (que em Portugal se chama "cunha" mas que existe no mundo inteiro ainda que de forma menos descarada que no nosso pais) foi o momento decisivo.

A sua descrição de todos os esforços e privações que passou, é um bocado de romantismo que as pessoas gostam muito de adicionar quando falam do seu passado. Sem uma "mãozinha", essas privações teriam continuado sem qualquer retorno.

Tenho pouca simpatia com os que começam logo por dizer que "passaram por muito" para subir na vida. Eu conheço quem também tenha passado por muito e não subiu, e no meu caso não passei por muito e subi na vida. O passar "por muito" ou "por pouco" nas maior parte das vezes é irrelevante.

Tenho 57 anos, tirei o curso de engenharia civil e exerci quase uma década. Como casei com uma moça cujo pai tinha um empresa, e a dita empresa cresceu, acabei por ser obrigado a largar as obras (que tanto gostava) e dedicar-me à gestão da empresa em conjunto com a familia.

Não tenho formação em gestão, não tenho doutoramentos nem MBA, mas o bom senso e a razoabilidade que tive a sorte de receber quando nasci, têm sido armas poderosas para sobreviver e fazer sobreviver a empresa. Tenho momentos em que noto que me faltam bases, mas é nessas alturas que eu faço aquilo que poucos gostam de fazer: Reconhecer que está para além do meu conhecimento e pedir ajuda. Não tenho problemas em reconhecer que o faço e felizmente tem sido uma boa solução, até porque a empresa continua sólida e de saúde.

Já agora, sou um vulgar cidadão como milhares de outros portugueses. Apenas não tenho medo do trabalho, mas também não trabalho mais do que é razoável para poder ter vida profissional, pesssoal e familiar.

Quanto à sugestão cujo tópico desafia, perante tantas sugestões já dadas, não sei que sugestão dar.

Registado: 3/7/2012 18:56

Re: só

por tiagopt2 » 16/7/2012 14:16

dfviegas Escreveu:
tiagopt Escreveu:Aqui vai, nova tentativa :)
Isto é um exercício, como é óbvio não se pretende definir o futuro através de uma folha excel. A ideia é tornar algumas variáveis mensuráveis quando se comparam cursos...

Só para ser mauzinho eu prefiro um salário >15000 do que um <35000 :twisted:

Aah, troquei os sinais! :lol:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por dfviegas » 16/7/2012 13:36

tiagopt Escreveu:Aqui vai, nova tentativa :)
Isto é um exercício, como é óbvio não se pretende definir o futuro através de uma folha excel. A ideia é tornar algumas variáveis mensuráveis quando se comparam cursos...

Só para ser mauzinho eu prefiro um salário >15000 do que um <35000 :twisted:

Registado: 29/11/2007 2:53

por Automech » 15/7/2012 23:11

Pata-Hari Escreveu:zippa, acho que o fórum não permite ficheiros excel como attachments.

Permite mas é o excel antigo com extensão XLS. O Excel 2010 tem extensão XLSX. Em tempos perguntei ao Marco e isso parece que envolvia mudar qualquer coisa no tipo de ficheiro que o forum aceita.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por kuppka » 15/7/2012 19:24

Drecksack Escreveu:Uma folha de cálculo para escolher um curso...onde isto já chegou :mrgreen:

De facto.
Acrescento q, "tirar" um curso é tb (acima de td), uma forma de estar(ser)e ver o mundo. Um dentista tem um olhar diferente de um arquitecto,.. etc ...Além disso as variáveis (excel $) de agora, n o serão daqui a 10 anos.
A questão q se põem é: Q queres Ser qnd fores grande? e ... em q disciplinas tens tido melhores notas naturalmente? A 1ª questão é difícil.

Cmps!

Registado: 31/5/2009 15:22

por fnabais.ferro » 15/7/2012 19:21

Drecksack Escreveu:
fnabais.ferro Escreveu:Acabei por ir parar ao curso de Engª de Sistemas de Telecomunicações e Electrónica no ISEL um pouco por engano, mas acabei por aprender a gostar da área. Principalmente nas cadeiras da licenciatura, onde aprendemos matérias que efectivamente podemos aplicar ao mundo profissional. No bacherlato as cadeiras são muito vagas e é mais para despachar, na minha opinião. Só não faço ideia de como agora em 3 anos conseguem dar uma licenciatura ... será que aprendem alguma coisa útil para a profissão. Só 30% ou mais devem ser matemáticas, físicas e o BAB de micros e SD!!! :shock:

Mas no ISEL sempre foram 3 anos.
Ou será que agora até já fazem em 1 ? :lol:

Sempre foram 3 anos o bacharelato, será isso que querias dizer Drecksack?!? :!:
È que quando eu entrei para o ISEL, ainda nem sequer se chamava licenciatura aos 2 anos após o bacharelato, era o CESE (Curso de Estudos Superiores Especializado) e era necessário concorrer! Em 1999 é que passaram a dar entrada directa na licenciatura a quem quisesse, após a finalização do bacharelato de 3 anos.

Que eu saiba, licenciaturas de 3 anos no ISEL, só mesmo após o Processo de Bolonha. A não ser que estejas a falar de coisas do tempo do antigo IIL, e aí já não sei falar pois não é mesmo do meu tempo :twisted:

Abraço,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por tiagopt2 » 15/7/2012 18:52

Aqui vai, nova tentativa :)
Anexos
Cálculo Curso.rar
(10.13 KiB) Transferido 145 Vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por Elias » 15/7/2012 18:21

eu também acho que não, mas se for csv já passa.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 15/7/2012 18:19

zippa, acho que o fórum não permite ficheiros excel como attachments.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por elbronzeado » 15/7/2012 18:10

tiagopt Escreveu:Estranho... Será que não sei anexar excel? :roll:
A ver se desta vai

Edit: Ok, não foi... Como se anexa um ficheiro excel? :mrgreen: Diz-me que a extensão não é válida...

Tiago, não te consigo ajudar... :roll: mas estou curioso para ver essa folha :P

Registado: 15/6/2011 21:56

por MatildeSerrano » 15/7/2012 18:06

Uma folha de cálculo para escolher um curso...onde isto já chegou :mrgreen:

Registado: 30/6/2008 20:42

por tiagopt2 » 15/7/2012 17:26

Estranho... Será que não sei anexar excel? :roll:
A ver se desta vai

Edit: Ok, não foi... Como se anexa um ficheiro excel? :mrgreen: Diz-me que a extensão não é válida...

por L.S.S » 15/7/2012 17:21

tiagopt Escreveu:Desenvolvi esta folha de cálculo para ajudar o meu irmão a escolher o seu curso de forma mais objectiva. O que acham que poderia acrescentar?

Qual folha Tiago? :roll:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por tiagopt2 » 15/7/2012 17:11

Desenvolvi esta folha de cálculo para ajudar o meu irmão a escolher o seu curso de forma mais objectiva. O que acham que poderia acrescentar?

por StockGalaxy » 14/7/2012 0:57

Engenharia Genética ou Biologia Sintética
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, dragom, smog63, yggy e 300 visitantes