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Caldeirão da Bolsa

Já não compensa ir atestar a Espanha?...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por alexandre7ias » 29/8/2012 12:28

Espanha pede investigação ao aumento dos preços dos combustíveis
Publicado hoje às 11:44

O Governo espanhol está a estudar um novo programa, em 2013, para estimular a compra de automóveis e solicitou uma investigação para determinar o que está a causar o aumento dos preços dos combustíveis em Espanha.
Em entrevista à TeleMadrid, José Manuel Soria, ministro da Industria, começou por confessar que inicialmente não acreditava na possibilidade de um novo Plano Renova, para ajudas públicas ao consumidor para a compra de carros novos. Porém, admite, agora tudo fará para que o plano avance em 2013 já que "do setor do automóvel vivem mais de 270 mil pessoas".

"É o segundo da economia e o mais exportador", justificou. "Mais de 85% da produção espanhola é exportada, mas é um setor muito sensível à atividade económica", disse. "Que se comprem mais carros depende de haver, ou não, mais rendimentos disponíveis e mais consumo", afirmou.

Inicialmente, acrescentou o ministro, ele próprio considerava "difícil pensar que para incentivar o consumo fosse necessário dar um apoio inicial", mas o Plano Renova anterior demonstrou ser "muito eficaz".

Caso o Governo consiga destinar 200 milhões de euros para outro plano poderia multiplicar-se por dois ou três o volume de vendas.

Já no que toca ao setor dos combustíveis, José Manuel Soria anunciou que solicitará à Comissão de Concorrência e Energia que estude porque é que, apesar da menor pressão fiscal em Espanha, o preço antes de impostos é maior do que a média europeia.

Quer também saber, explicou, porque é que se o petróleo sobe o aumento dos combustíveis é vertiginoso, mas se o petróleo cai a descida de preço é muito lenta.

Artigo parcial

. Fonte: JN
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por A330-300 » 29/8/2012 10:41

Parece que há uma aplicação para iphone ou android que calcula até que distancia vale a pena ir abastecer em um dado posto.
Como não lhe daria uso não me fixei no nome.

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por MarcoAntonio » 28/8/2012 18:19

Lion_Heart Escreveu:Mas o gasóleo em Espanha sempre andou muito perto do preço da gasolina , alias uma altura igualou o preço da gasolina (acho que ate ultrapassou por uma semana ou duas).


De perto vai passar a estar ainda mais perto. Nas zonas fronteiriças como há mais pressão sobre o preço o gasóleo poder-se-á encontrar ao mesmo preço ou até mais barato mesmo que em Espanha, especialmente após a subida do IVA do lado de lá.



Lion_Heart Escreveu:Alias é compressível porque o mercado é esmagadoramente constituído por veículos a diesel, logo a procura e muito superior a da gasolina.


Não tem nada que ver com isso...


A razão porque isto acontece encontra-se na carga fiscal:

> Antes de impostos tanto a gasolina como o gasóleo vendem-se a preços extremamente semelhantes de ambos os lados da fronteira (e ambos os países seguem por sua vez as cotações internacionais destes combustíveis).

> Após impostos os preços são diferentes em particular na gasolina porque as cargas fiscais são diferentes e é na gasolina que eles mais diferem precisamente.





Impostos sobre os combustíveis em Portugal e Espanha:

Gasolina

PT 0.583 + 23%
ES 0.443 + 21% (a partir de 1 de setembro)
ES 0.443 + 18% (antes)

Gasóleo

PT 0.366 + 23%
ES 0.368 + 21% (a partir de 1 de setembro)
ES 0.368 + 18% (antes)

(para poupar trabalho, com o IVA a 18% significa que o Estado português leva mais 23 centimos na gasolina que o Estado espanhol e mais 6 centimos no gasóleo que o Estado espanhol, diferenças que se vão reduzir nuns 3 ou 4 centimos com o ajuste do IVA no lado de lá)
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Lion_Heart » 28/8/2012 18:08

Mas o gasóleo em Espanha sempre andou muito perto do preço da gasolina , alias uma altura igualou o preço da gasolina (acho que ate ultrapassou por uma semana ou duas).

Alias é compressível porque o mercado é esmagadoramente constituído por veículos a diesel, logo a procura e muito superior a da gasolina.
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por MarcoAntonio » 28/8/2012 16:39

A notícia faz alguma confusão, aparentemente, entre preços médios e os preços que se podem encontrar em alguns postos.

Em termos médios, a gasolina vai continuar a ser mais barata em Espanha uns bons centimos, já o gasóleo fica a valores muito parecidos.

Em particular, na fronteira a norte, em principio depois da subida do IVA conseguem-se preços na gasolina cerca de 15 centimos mais baixos do que se consegue do lado de cá. Mas não no gasóleo, os preços mais baixos até poderão estar do lado de cá...



Em relação aos 1.70 euros por litro em Espanha, é apenas o preço que pode atingir em determinados postos em todo o território espanhol e não a média dos preços. Não faz grande sentido comparar os preços de alguns postos de um lado da fronteira com os preços médios do outro lado ou até comparar preços em localizações muito específicas sem qualquer relação entre si.



Para resumir, desde que se esteja suficientemente próximo para a gasolina ainda compensará mesmo depois da subida do IVA. Para o gasóleo, não.
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por mfsr1980 » 28/8/2012 15:05

Calma, a subida do IVA em Espanha só é efectiva a partir de 1 de Setembro. Nessa altura é que podemos comparar!
Eu estarei lá e logo que voltar (1 semana depois) vos confirmarei! :)

Abraço mfsr1980.

Que Viva España... :lol: :lol: :lol:

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por Elias » 28/8/2012 14:47

Lion_Heart Escreveu:" Mas a partir do próximo sábado essa diferença, que ainda há uma semana era de 19 cêntimos na gasolina, vai esbater-se até ser quase inexistente."


Qual é a parte que achas que é falsa?
 
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por Lion_Heart » 28/8/2012 14:46

" Mas a partir do próximo sábado essa diferença, que ainda há uma semana era de 19 cêntimos na gasolina, vai esbater-se até ser quase inexistente."
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por Elias » 28/8/2012 14:23

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Tudo mentira , posso garantir que no sábado o preço da gasolina variava entre 1,46€em bomba low cost e os 1.499 em bombas de marca. No gasóleo o preço variava entre 1,42 e 1,459 . Portanto a noticia é falsa e continua a compensar e bem a gasolina.


Leão,

Qual é a parte da notícia que é falsa?


Dizer que não compensa abastecer em Espanha, mesmo com a subida do IVA.


Podes dizer-me onde é que isso está escrito?
 
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por Lion_Heart » 28/8/2012 14:22

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Tudo mentira , posso garantir que no sábado o preço da gasolina variava entre 1,46€em bomba low cost e os 1.499 em bombas de marca. No gasóleo o preço variava entre 1,42 e 1,459 . Portanto a noticia é falsa e continua a compensar e bem a gasolina.


Leão,

Qual é a parte da notícia que é falsa?


Dizer que não compensa abastecer em Espanha, mesmo com a subida do IVA.
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por Elias » 28/8/2012 14:19

Lion_Heart Escreveu:Tudo mentira , posso garantir que no sábado o preço da gasolina variava entre 1,46€em bomba low cost e os 1.499 em bombas de marca. No gasóleo o preço variava entre 1,42 e 1,459 . Portanto a noticia é falsa e continua a compensar e bem a gasolina.


Leão,

Qual é a parte da notícia que é falsa?
 
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por Lion_Heart » 28/8/2012 14:17

Tudo mentira , posso garantir que no sábado o preço da gasolina variava entre 1,46€em bomba low cost e os 1.499 em bombas de marca. No gasóleo o preço variava entre 1,42 e 1,459 . Portanto a noticia é falsa e continua a compensar e bem a gasolina.
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por Um curioso... » 28/8/2012 13:08

Agora já nem em Espanha???...



Subida do IVA sobre os combustíveis vai provocar um aumento do custo do litro de gasolina em Espanha. Há uma semana, este combustível estava 20 cêntimos mais barato do que em Portugal. O preço médio em Portugal era, ontem, de 1,71 euros.
A escalada nos preços dos combustíveis em Espanha está a atingir níveis inimagináveis há apenas dois meses. No mês passado, de acordo com dados do Governo espanhol, o preço médio do litro de gasolina fixou-se 1,396 euros, enquanto que o de gasóleo custava 1,33 euros (em Portugal, no mesmo período, a gasolina custava 1,61 euros e o gasóleo 1,40). Mas a partir do próximo sábado essa diferença, que ainda há uma semana era de 19 cêntimos na gasolina, vai esbater-se até ser quase inexistente.

O jornal económico “Cinco Días” noticia, na sua edição online, que a subida do IVA que o Governo espanhol vai aplicar a partir do próximo sábado nos combustíveis vai fazer o preço da gasolina escalar a breve trecho acima da barreira psicológica dos 1,70 euros. A subida deste imposto de 18% para 21% será mais uma agravante ao preço do combustível mas não será a única responsável pela subida. O aumento do dólar face ao euro e a subida descrita como “massiva” dos impostos – em especial os tributados pelas comunidades autónomas – deram uma importante “ajuda”. Ainda assim, o jornal não é muito claro sobre quando é que os preços atingem os 1,70 euros.

Os dados mais recentes da Comissão Europeia, do passado dia 20 de Agosto, explicam que o preço médio do litro de gasolina em Portugal era de 1,701 euros, enquanto que o “diesel” rodoviário situava-se nos 1,489 euros. Continuava a compensar – e muito, especialmente se o veículo não for a gasóleo – ir abastecer a Espanha: a gasolina sem chumbo 95 custava 1,511 euros por litro e o gasóleo 1,420.

Já há gasóleo mais caro em Espanha do que em Portugal

A Direcção-Geral de Energia e Geologia indica que o preço médio da gasolina sem chumbo 95 foi, no dia de ontem, de 1,71 euros, enquanto que o gasóleo custava 1,497 euros. Estes são preços médios, o que significa que há postos que praticam preços mais baixos e outros que praticam preços mais elevados.

O Governo espanhol não publica os preços médios dos combustíveis, permitindo ainda assim a consulta georeferenciada dos preços dos combustíveis em centenas de postos. Contudo, o “Cinco Días” explica que 70% dos postos já cobram a gasolina acima dos 1,50 euros, e que alguns postos na região de Almería já pediam acima de 1,60 euros por litro de gasolina. No gasóleo, há postos a cobrar mais de 1,50 por litro, acima do preço médio praticado em Portugal
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por Um curioso... » 11/7/2012 19:14

PMACS Escreveu:Preços dos combustíveis á entrada de Valência de Alcântara(hoje)

Diesel - 1,37€
Gasolina 95 - 1,444€
Gasolina 98 - 1,559€


Com o aumento do IVA em Espanha para 21% a gasolina 95 deve passar para 1,483...

1,225x1,18=1,444
1,225x1,21=1,483
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por PMACS » 11/7/2012 17:57

Preços dos combustíveis á entrada de Valência de Alcântara(hoje)

Diesel - 1,37€
Gasolina 95 - 1,444€
Gasolina 98 - 1,559€
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por Elias » 11/7/2012 9:46

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, deixo aqui um site Espanhol onde podem consultar os preços da gasolina em Espanha para os diversos locais, um pouco semelhante ao "nosso" maisgasolina.com...


http://www.elpreciodelagasolina.com/badajoz/95/



Este site já não funciona.

Ed Escreveu:Existe um site melhor que esse como já tinha colocado num post atrás, para ver os valores dos combustiveis em espanha:

http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess/

é oficial do ministerio da industria e comercio espanhol e tem todos os postos de abastecimento de espanha, podendo inclusive procurar-se os mais baratos. Isto é serviço publico.


Este site também está com problemas (pelo menos no meu caso o browser bloqueia).

Em alternativa sugiro este site que me parece bastante actualizado: http://www.gasofa.es/
 
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por Camisa Roxa » 22/5/2008 13:18

o Marco António disse tudo, o boicote às gasolineiras é ridículo porque o preço dos combustíveis tem aumentado muito menos que o preço do petróleo

para os que se queixam da gasolina mais barata em espanha, boicotem o Estado, o único responsável pela diferença de preços...
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por atomez » 22/5/2008 12:58

Transportadora poupa 15.000 €/mês a abastecer só em Espanha

Uma empresa de transporte de mercadorias sedeada em Vilar Formoso, Almeida, poupa entre "15 a 18 mil euros por mês" por abastecer a frota em Espanha, disse hoje à Lusa uma responsável.

Segundo Matilde Afonso, chefe de tráfego da empresa Matertir, instalada no Parque Industrial de Vilar Formoso, com uma frota de 32 camiões, "todos os abastecimentos de combustível são feitos em Espanha".

A Matertir faz transportes para Itália, França, Holanda e Bélgica, adiantando a responsável que os motoristas também reabastecem em França "mas só mesmo para chegar novamente a Espanha".

"Em Portugal nada, só [é feito algum reabastecimento] se faltar o gasóleo por alguma razão", justificou.

Recordou que a empresa "tinha uma bomba de abastecimento própria mas deixou de ser utilizada há cerca de três anos, logo que os preços dos combustíveis começaram a disparar" em Portugal.

A chefe de tráfego da Matertir garante que desde essa altura "passou a compensar mais abastecer em Espanha".

Garantiu que os motoristas têm ordens nesse sentido e "não podem meter gasóleo em Portugal".

"Se isso acontecer, têm que justificar", afiançou.

"Isto é triste, mas é a realidade", referiu Matilde Afonso, indicando que com esta decisão a sua empresa regista "entre 15 a 18 mil euros, por mês, de poupança" em combustíveis.

"Anteriormente enchíamos aqui [em Portugal] os depósitos e os motoristas, em Espanha, metiam só o que tinham gasto e agora não, fazemos lá a totalidade" dos abastecimentos, frisou.

A Intertir, outra empresa do sector instalada na vila fronteiriça de Vilar Formoso, que tem "14 camiões permanentemente na estrada", não tomou uma decisão tão radical.

O empresário Victor Santos afirmou à Lusa que os abastecimentos "são feitos na Europa" e "a menor parte em Portugal".

"Os abastecimentos são feitos onde é preciso", justificou, indicando que "os motoristas levam cartões de abastecimento próprios" que utilizam nos países europeus por onde passam.

Contudo, Victor Santos admitiu que com os abastecimentos efectuados em Espanha "poupa-se sempre mais alguma coisa" do que nos restantes países.

"Se um camião, ao sair de Portugal, não tiver combustível para chegar a Espanha, abastece cá", contou, assumindo que, no caso da Intertir, não existem preocupações expressas para encher os depósitos no país vizinho.

Em média, os valores dos preços do gasóleo praticados em Portugal e na zona fronteiriça de Espanha, registam uma diferença de quinze cêntimos.

"Os combustíveis são mais caros para a zona de Salamanca [Espanha] do que aqui mais perto da fronteira. Na zona raiana são mais baratos por causa da concorrência", adiantou à Lusa Alfredo Quintão, funcionário de uma gasolineira de Vilar Formoso.

Recordou que "há cerca de cinco anos, os combustíveis eram mais baratos em Portugal, à volta de quinze escudos [7,5 cêntimos]" e que nessa época "os espanhóis vinham aqui meter gasóleo e gasolina".

"O problema em Portugal tem a ver com o ISP [Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos] que é muito elevado e o Governo tem que rever rapidamente a situação, porque se o baixasse, as pessoas já não iriam tanto a Espanha", defendeu.

"O ideal era que o Governo visse esta situação ao longo de toda a fronteira, porque verifica-se uma concorrência feroz", defendeu António Filipe, responsável por uma gasolineira naquela vila fronteiriça do distrito da Guarda.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por alcinoguia » 21/5/2008 13:07

Por minha parte tenho mesmo de abastecer em Portugal, mas acabo de receber um mail que anda ai em cadeia na net e que vou seguir a letra, não meto mais gasolina em postos galp e bp.
A pressão pode ser feita pelos consumidores para baixarem os preços, acredito que muitos vão seguir a recomendação e meter pressão nos que engordam a nossa custa, a bolha no petróleo também tem rastilho e acho que começa a ser curto.
 
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por raposo.com » 20/5/2008 23:19

Olá caros forenses,
desculpem a pergunta que não está bem inserida no tema em debate, mas por curiosidade alguém sabe o preço de venda ao publico do gasóleo e da gasolina: na Venuzuela, em Angola e na Argélia alguns dos maiores produtores a nível mundial. E se o combustivel de venda directa ao publico nesses países possuem exactamente as mesmas características, que os vendidos em Portugal?
 
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por Cubriclas » 20/5/2008 18:09

MarcoAntonio Escreveu:São contas algo complexas porque há uma data de dados que não dispomos / não temos a certeza (eu pelo menos).



De uma coisa existe a certeza pois é um facto: cada vez há mais portugueses a deslocarem-se às fronteiras pois paga-se menos pelos combustiveis em Espanha. O que conta é gastar 50 euros em Espanha ou 60 euros em Portugal pelo mesma quantidade de combustivel. Se morasse próximo da fronteira nem era preciso estar a pensar: agia logo e enchia em Espanha! Vá para onde for o meu dinheiro o importante é ver que pago bem menos em Espanha do que em Portugal (indiferente ao abastecedor, blá blá blá).
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...
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por Ed » 20/5/2008 17:55

MarcoAntonio Escreveu:Mas todo esse consumo vai-se traduzir em ISP, IVA e IRC que é cobrado pelo... Governo Espanhol.

Já para não falar que é dinheiro que sai "por inteiro" do país. Não só em impostos mas o restante também vai para fora de portas e vai gerar mais consumo (e indirectamente, mais impostos).

Isto é, em vez de ser o dono da bomba de gasolina ali na A1 que vai comprar um Plasma, é o dono da bomba ali na Autopista que vai comprar o Plasma...

Isto é muito difícil de contabilizar mas duvido que a situação actual seja realmente vantajosa para o país.


É precisamente essa a conclusão a que também chego, embora seja realmente dificil de contabilizar. De certa forma, e devido às decisões fiscais do nosso governo, poderemos dizer que andamos todos a trabalhar também um pouco para o estado espanhol e para o plasma do senhor que tem a bomba na Autopista.

No mundo globalizado de hoje, como o nosso ministro da economia gosta de dizer quando atribui incentivos à instalação de multinacionais que não atribui aos portugueses, a concorrencia também existe entre estados, e pode-se dizer que o estado espanhol está a ganhar "quota" no "mercado dos impostos" em portugal.

Notem com atenção a "jogada" já feita com a divisão do ISP em 2 impostos distintos como referi no Post atrás.
 
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por MarcoAntonio » 20/5/2008 16:54

Note-se que é caricato mas parte do consumo faz-se na GALP. Embora seja indiferente em qual é, não deixa de ser irónico.

Mas todo esse consumo vai-se traduzir em ISP, IVA e IRC que é cobrado pelo... Governo Espanhol.

Já para não falar que é dinheiro que sai "por inteiro" do país. Não só em impostos mas o restante também vai para fora de portas e vai gerar mais consumo (e indirectamente, mais impostos).

Isto é, em vez de ser o dono da bomba de gasolina ali na A1 que vai comprar um Plasma, é o dono da bomba ali na Autopista que vai comprar o Plasma...

Isto é muito difícil de contabilizar mas duvido que a situação actual seja realmente vantajosa para o país.
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por MarcoAntonio » 20/5/2008 16:46

São contas algo complexas porque há uma data de dados que não dispomos / não temos a certeza (eu pelo menos).

Mas parece-me provável que, pelo menos, se se reduzisse um pouco para emparelhar mais com a Espanha, o que ocorreria em termos de receita fiscal talvez não fosse muito significativo exactamente pelos factores que referes.

Primeiro porque há a fuga de uma parte do mercado que passa a consumir combustível em Espanha (e já se falam em valores relativamente significativos) e porque a "fuga" dá-se também no consumo de outros produtos.

Em sede de IVA o Estado perderá bastante. E em sede de ISP também perde algum. Ganha por outro lado nos que continuam a consumir cá (e esse é o único valor de que eu disponho em concreto). Perder-se-á também algum em sede de IRC.

Sem ter dados concretos e as contas bem feitas, diria que se calhar uma coisa anda a fazer pela outra com o "prejuízo" desta situação criar instabilidade social, emprego precário, falências, etc.
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por Ed » 20/5/2008 16:32

A diferença de preço entre Portugal e Espanha explica-se na sua quase totalidade pela diferença da carga fiscal e o resto são "peanuts".


Não podia estar mais de acordo.

A carga fiscal em Portugal sobre os combustíveis é das mais pesadas da Europa e tem subido (ao passo que em alguns países, incluindo a Espanha, não tem subido). A GALP não tem culpa disso. O Governo é que é responsável pelo ISP e pelo IVA.


Daí se poder perceber que isto de chamarem a autoridade da concorrencia (embora até possa ter justificação) está a assentar que nem uma luva à politaca do governo de sacudir a "àgua do capote".

E também digo o seguinte: no dia em que o Estado/Governo baixar o ISP e o IVA, vai procurar compensar a receita noutro lado qualquer. Não haja ilusões... ou lá se vai a meta do déficit. Ele tem de entrar por algum lado e se não é através da gasolina, há-de ser através de outra coisa qualquer.


Até já se estão a preparar. Reparem nisto porque poucos repararam:

A CE prepara-se para aprovar legislação comunitária para proibir os paises que tenham um valor sobre os combustiveis (ISP) superior a X € / 1000 litros de aumentarem esse imposto até 2015. Ora o que é que o governo português já fez antecipadamente: Criou o CSR (Contribuição do serviço rodoviário). Assim actualmente já não está correcto dizer que por exemplo o ISP sobre o gasóleo é de 364,41 € por 1000 litros. É apenas 278,41 pois o resto é CSR, dando assim espaço de manobra ao governo português de ficar abaixo do limite comunitário e poder continuar a aumentar o ISP. É assim a criação de um novo imposto emcapotado. De notar que no inicio deste ano o ISP subiu 2,5 cents o que representa quase 10% de aumento no imposto.

ver
http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos_tratados_pela_IGF/CIEC/legislacao_complementar/PORTARIA_016_C_2008.htm

http://www.resultadoliquido.com/index.php?option=com_content&task=view&id=104&Itemid=3

Gostava era de saber, se alguem conseguisse fazer as contas, quanto seria a receita do ISP para o Estado se se baixasse o mesmo para nivelar os preços com Espanha, tendo em conta a recuperação dos estimados 15% de consumo perdidos para o país vizinho. E sem contar com outros impostos que até acabam por ir por arrasto, como tabaco e muito IVA.

E qual seria a diferença do impacto desta medida na economia e na inflação em relação à propagandeada descida do IVA de 21% para 20%. Em termos economicos qual seria a decisão mais acertada: descer o IVA ou o ISP, seja para o estado seja para os contrinuites?

Foi só um pequeno desabafo, pois eu nisto de economia, como no futebol, e como bom português, tento ter opinião sobre tudo, mesmo que não perceba nada....
 
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