Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Se pudessem voltar atrás, por que profissão optariam?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MatildeSerrano » 14/7/2012 0:11

fnabais.ferro Escreveu:Acabei por ir parar ao curso de Engª de Sistemas de Telecomunicações e Electrónica no ISEL um pouco por engano, mas acabei por aprender a gostar da área. Principalmente nas cadeiras da licenciatura, onde aprendemos matérias que efectivamente podemos aplicar ao mundo profissional. No bacherlato as cadeiras são muito vagas e é mais para despachar, na minha opinião. Só não faço ideia de como agora em 3 anos conseguem dar uma licenciatura ... será que aprendem alguma coisa útil para a profissão. Só 30% ou mais devem ser matemáticas, físicas e o BAB de micros e SD!!! :shock:

Mas no ISEL sempre foram 3 anos.
Ou será que agora até já fazem em 1 ? :lol:

Registado: 30/6/2008 20:42

Careers advice from Nobel prizewinners

por LTCM » 13/7/2012 23:52

It must be the class reunion with the highest collective IQ. For one week a year the small, picturesque town of Lindau, Germany, is overtaken by Nobel laureates and about 600 young hangers-on, eager to bask in the Nobellists' glow.

The subject of the meeting alternates between the four different prize fields. This year it was the turn of the physicists. Unsurprisingly, the Higgs announcement dominated conversation, but the real purpose of these meetings is to give the next generation of promising researchers - mostly master's and PhD students - a chance to mingle with their field's most eminent alumni.

I took this opportunity to ask a few laureates what advice they had for young people planning on pursuing a research career.

You need a passion for how things work

"I knew that my passion lay in experimental science way way back," says Douglas Osheroff, who shared the 1996 Nobel prize for his research on superfluidity in a isotope of helium.

"When I was in high school as soon as my mother would trust me with her car I drove up to Seattle, the nearest big city, to visit the medical supply houses there. I told them I wanted to build an X-ray machine for a science project. I came home with a carload of stuff - it was very easy for me to put this thing together - and soon I was X-raying everything."

A mentor matters

"People can always benefit from a mentor," says John Mather, who shared the 2006 Nobel for his measurements of the radiation signature of the Big Bang. "But a mentor doesn't have to say 'Do it like this,' they can just be there to say 'You can do it; try it.' Because if you're doing something really new a mentor can't possibly know how to do it yet."

You have to go out on a limb

John Mather was still a young scientist when he took up leadership of the COBE mission at NASA, the first dedicated mission to study the origin of the universe.

"I was 28 when we had this idea [to build a detector to measure the cosmic microwave background radiation]. Nobody tells you how to lead or organise such a project. Suddenly you go from 'Let's go to work today' to 'Let's propose the most ambitious cosmology project to date.' But all you can do is start."

A dose of humility helps

"The biggest steps in science are the ones that are the least explainable in advance," Mather says. "A lot of people think, 'I know how to do everything already; I'm a physicist'. But that's our sport as physicists: to work on stuff we don't know."

Even laureates can't do it all

"For some time, I thought I would be able to climb up the ladder and maybe go into modelling of neural networks and such, but it turned out you cannot overstrain your capabilities, your range of expertise," says biophysicist Erwin Neher, who shared the Nobel prize in physiology or medicine in 1991 for studying ion channels in neurons.

"The first time I heard a Mars geologist talk about their results, I thought, 'I wish I was a geologist,'" says Mather. "I guess, even having a Nobel prize, I still wish I were really familiar with what they do, and was able to participate."

Pursue your passions

"Follow your interests, try to identify something which really captivates you, and develop your skills to observe things and to discover structures in your data which are unusual," says Neher.

http://www.newscientist.com/blogs/bigwi ... nners.html
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por atomez » 10/7/2012 16:03

PT_Trader Escreveu:Do que vejo actualmente, uma coisa eu tenho a certeza, o que eu não queria era ser Licenciado em Psicologia, Sociologia, História, Direito e todas as outras dezenas de cursos de origem muito duvidosa ...

Pois.

Essas são áreas em que não é preciso saber ou perceber Matemática.

É que com essa a maior parte do pessoal não se dá bem, vá-se lá saber porquê.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por bráscubas » 10/7/2012 14:48

Passando os olhos por este tópico,embora "não seja nada comigo" como se costuma dizer, não resisto a notar a arrogância do A-330.
Será que este indivíduo se julga o único que trabalhou no duro ?
Haja paciência... ou não !! com tropa desta não sei...

Registado: 15/12/2004 16:02

por A330-300 » 10/7/2012 14:47

O Tiago foi apenas o primeiro piloto a sair da TAP para voar fora.Muitos outros já o seguiram , outros ainda vão e os mais cautelosos estão à espera de ver o que é que vai dar a privatização e se não gostarem do resultado debandam também.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por mapaman » 10/7/2012 14:21

A-330 Escreveu:
nuuuno Escreveu:
a330 ...o grande escritorio de advogados pega no teu caso porque na melhor das hipóteses tem estagiários a trabalhar de borla, felizes apenas por estarem a trabalhar num GRAAANDE escritorio de advogados...! de resto a tua historinha é muito bonita, mas funcionou noutros tempos, na aviação civil hoje é literalmente impossivel tirar 1 curso de piloto sem muita grana á partida!

Infelizmente a sua visão é muito estreita.Estreitíssima.

Por acaso o meu amigo queria sair da faculdade e ser o Nabais??? Se calhar queria ir diretamente para o escritório dele , ganhar o que ele ganha e ainda lhe ensinar algumas coisas , não???

Acorde para a vida real.

É como estagiário a ganhar pouco ou nada que se aprende a ser profissional com todas as letras. Mas tem que se estar lá a querer aprender!!!!! Se for para lá com petulância e com a mania de que já sabe tudo ,não aprendem nada. Estará a ocupar o lugar de um que queira aprender e vai ser sempre um medíocre e presunçoso.
O primeiro advogado (medíocre)que contratei também poderia ter um estagiário a trabalhar para ele.Até é de borla !!!! Ou a nova geração tem a mania da GRANDEEEEZA e só quer facilidades???? Não se sujeitam a um escritório pequeno???

Quando comecei voava uns aviões velhos caindo aos pedaços como co-piloto,para lugares no meio do nada,pistas de terra e a fazer procedimentos de aproximação por instrumentos que chamávamos de pressentimentos porque eram feitos por nós mesmos em dias de bom tempo apoiados na rádio AM da cidade.Ganhava por hora de voo e era pouco.Comecei por baixo.
Tal e qual um estagiário.Mas foi em uma pequena empresa de taxi aéreo.Não foi numa "GRAAAAANDE" empresa.Isso queria eu.

Não tenha a petulância de me tentar explicar como é que se começa na aviação.Lido com co-pilotos que estão em início de carreira todos os dias.Sou o primeiro na família ligado à indústria aeronáutica.Os meus pais puderam me pagar os cursos , mas depois mandaram-me à vida.
Até porque nem tinham como me ajudar com uma cunha porque não conhecíamos ninguém no meio.Podiam me ajudar com dinheiro se precisasse ,mas eu sou do tipo que faz e se vira ,não do tipo que pede.
Os meus colegas de turma cujos pais eram Comandantes foram todos da escola diretos para a linha aérea.
Eu fiz a minha a vida a pulso.E posso lhe dizer que é possível.Digo lhe mais porque você já demonstrou que não sabe nada de aviação.
Se você não tem uma cunha , o dinheiro para pagar os cursos pode não servir para nada. Muitos são os que acabaram os cursos e os penduraram na parede do quarto.

O que ocorre ,e eu noto no meu dia a dia é que há muito menino com 200 horas,que ainda se assustam com o mau tempo e que chega ao cockpit de um avião, e já querem mandar umas bocas e dizer que ele faria não sei como e tal.São os que olham mas não vêem e nem aprendem. Sim , por que eles não perguntam !!! É logo afirmações e críticas cheias de certezas !!

E depois passam pelo dissabor de terem que ser postos nos seus lugares , porque provavelmente nunca lhes foi ensinado em casa o seu lugar na hierarquia da vida , ou porque tiveram sempre tudo de mão beijada, resolveram achar que tinham conseguido o que apenas lhes foi dado à primeira birra e por isso não sabem lutar pelos seus objectivos.

A330

Eu às vezes tambem pressinto que a coisa não vai correr bem,principalmente quando vejo rotações de 30 minutos,cockpits sempre prontos para descolagens imediatas,comandantes a mandar aviões para as 9 milhas com o procedimento a começar nas 12,qualquer dia a pressa vai acabar mal.

Quanto ao resto,tambem sou da opinião que existe no sector uma certa apetencia familiar pela ocupação de certos lugares o que por um lado pode ser compreensivel mas por outro pode trazer consigo muita ignorancia/arrogancia colada.

Para acabar,a aviação não é só piloto e toda a profissão que obrigue à manutenção de uma licença aeronautica é bem remunerada,aqui ou noutro lado qualquer,basta ver este exemplo:

http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Arti ... 52148.html

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... tml?page=2
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

Re: Informática

por dfviegas » 10/7/2012 13:23

JPinela Escreveu:
dfviegas Escreveu:
certo. mas tb há que diferenciar porque parece que estás a falar de programadores. E informática não é apenas programação. Há mais áreas (sysaadmin, dba, redes, analista etc).

abr,
pinela.

Verdade, verdade e estava-me a singir mais à area de programação, mas essas áreas ainda pagam melhor.

Hoje em dia um programador tem tambem de ser analista.

Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Imigrar.

por Krupper » 10/7/2012 12:43

dfviegas Escreveu:
Krupper Escreveu:
Tens alguma razão na primeira parte.

Em relação ao ordenado da Suiça, não te iludas. Isso não é assim tanto dinheiro. Neste momento estou fora de Portugal e há uns tempos atrás houve uma oportunidade para ir para a Suiça (Zurich). Bom, o ordenado proposto era maior do que esse e pelas minhas contas não era nenhuma forutna. A realidade Suiça (e em especial de Zurich) é muito(ooooooo) diferente da realidade de praticamente todos os outros países europeus. Lá pagas e pagas bem por uma casa (tenho um amigo a viver a 40Km do centro de Zurich que paga quase 3000CHF de renda). Um Kg de carne custa facilmente 40/50CHF, tens que pagar o teu seguro de saúde (que será no mínimo 300/400CHF mensais), etc, etc.

em relação à área de IT, é verdade que os estudantes hoje em dia, no geral não saem com uma formação tão "detalhada" no entanto saem com formação em quase todas as novas tecnologias que vão aparecendo (e se existe área em que existe uma constante renovação de tecnologias é nesta área).

Concordo com quem disse que isto não é um mar de rosas e que muitas pessoas não fazem ideia do que é trabalhar em IT. No entanto creio que para quem for dedicado e profissional, que tenha gosto no que está a fazer e não se encoste existem muito boas possibilidades de progressão (principalmente fora de Portugal).

Este meu ex-colega não se queixa, o seguro de saude tambem é pago pela empresa, mas tambem ele não está em zurique.

Pois, mesmo dentro da Suiça há diferenças muito grandes. A ideia que queria passar é que muitas vezes olhamos para um ordenado e pensamos que é mt dinheiro, mas depois vendo bem as coisas não é assim tanto.

Ainda bem que o teu amigo está bem! É bom sinal. :)

Registado: 30/9/2010 13:54

por A330-300 » 10/7/2012 11:57

nuuuno Escreveu:
a330...a tua historia está cheia de contradições. foi morar para o hangar e passou fome com 17 anos mas depois diz que os pais pagaram os estudos e que passava a vida no boteco! enfim... ora bem, adoro quando os "velhotes" dizem que antes é que era dificil e que agora a gente jovem nao faz nada e tem tudo de mao beijada. Só lhe vou, para terminar a conversa informar que tenho 4 familiares proximos que sao comandantes/co-pilotos da TAP, portanto nao tenha a arrogância de falar como se fosse o dono da sabedoria e acusar os outros de nada saber. Melhor que ninguém deveria saber que sem curso + experiência de voo e de preferência cunha ng entra para a TAP. Basta ver as dezenas de relações pais filhos existentes nos quadros do SPAC. Mas se calhar eu é que tou a levar demasiado a serio o que diz e possivelmente nao devia! Não entenda como 1 critica ao seu percurso, mas não venha defender as praticas de grandes escritórios de advogados que exploram os estagiários, acusando os jovens de não trabalhar / lutar. Nao me venha dizer também que com 17 anos, fora de casa, e sem dinheiro algum jovem em 2012 consegue ser no futuro piloto de linha aérea. se diz o contrario nao conheçe a realidade portuguesa por se calhar já estar, como disse, bem instalado na vida e no topo da carreira profissional. enfim...passe bem e em vez de condenar os outros "que sabem tudo", olhe ao espelho e verifique como se dirige a alguém que contraria a sua opinião.

Nuno ,

Desculpe , mas você nem consegue entender o que está escrito...Assim é difícil...

Eu disse que saí de casa com 17 para APRENDER a voar. Só aprender , não foi trabalhar.Veja lá se entende.

Quando comecei a trabalhar e o dinheiro era curto realmente vezes houve que não jantava.Vá lá ver se não foi isso que escrevi.

Tenho sim muitas horas numa tasca com os mais velhos que algumas vezes pagavam a minha conta. E mesmo quando pagava eu , achava o dinheiro bem empregue porque estava ali a ouvir e a aprender.E acabou por ser bom , porque foram dois deles que depois me ajudaram a entrar na primeira cia aérea.
Veja lá bem a ver se não escrevi isso.

Melhor que ninguém deveria saber que sem curso + experiência de voo e de preferência cunha ng entra para a TAP.

Você não leu ou não entendeu o que eu escrevi?

Se você não tem uma cunha , o dinheiro para pagar os cursos pode não servir para nada. Muitos são os que acabaram os cursos e os penduraram na parede do quarto.

Nao me venha dizer também que com 17 anos, fora de casa, e sem dinheiro algum jovem em 2012 consegue ser no futuro piloto de linha aérea. se diz o contrario nao conheçe a realidade portuguesa por se calhar já estar, como disse, bem instalado na vida e no topo da carreira profissional.

Não entendeu mesmo.
Outra vez !!!
Tive os cursos pagos. Quando comecei a trabalhar é que me comecei a sustentar ainda que precariamente.
E estive sempre disposto por o pé na estrada.Não estava à espera só de uma TAP da vida.
Aliás isso é o problema de alguns jovens formados. Não querem ser pilotos.Querem ser pilotos da TAP. Depois a TAP não abre ou não os admite , e eles em vez de irem para fora desistem. Conheço alguns casos.

enfim...passe bem

Também desejo que passe muito bem !!Mas olhe ,não seja tão afoito.Se ouve e entende o que lhe dizem com a mesma ligeireza que lê , está a deixar de aprender muita coisa.
E depois acaba por demonstrar certezas de pouca ou nenhuma consistência típicas de meninos petulantes como aquelas que referi no meu post.

Fico-me por aqui.

A330

Re: Informática

por JPinela » 10/7/2012 11:52

dfviegas Escreveu:Depois na área de informática tem outras coisas boas, é que nunca fazemos a mesma coisa, se um programa já está desenvolvido não vais fazer outro igual. É sempre diferente e quando apanhamos alguma coisa mais complexa dá um gozo enorme terminar o programa faze-lo bem feito, bem estruturado, optimizado etc...

Agora informática não é para qualquer um, eu vi bem as dificulades que alguns colegas meus tiverem, porque não conseguiam pensar em termos lógicos em arranjar soluções para os problemas, quando chegavam aos algoritmos bloqueavam.
Na informática é preciso pensar.
Não é memorizar uma série textos e tá feito.

certo. mas tb há que diferenciar porque parece que estás a falar de programadores. E informática não é apenas programação. Há mais áreas (sysaadmin, dba, redes, analista etc).

abr,
pinela.
"quando sentires o impulso de reforçar posições ganhadoras, abre uma gaveta, mete a mão lá dentro e fecha a gaveta o número de vezes necessário para a vontade desaparecer" - Alguém! (frase válida principalmente em BearMarket)
"A pior coisa que pode acontecer a um investidor principiante é começar a ganhar logo de inicio" - Ulisses (e concordo perfeitamente)

http://pinelasgarden.blogspot.com/

Registado: 29/5/2009 18:22

Informática

por dfviegas » 10/7/2012 11:39

Depois na área de informática tem outras coisas boas, é que nunca fazemos a mesma coisa, se um programa já está desenvolvido não vais fazer outro igual. É sempre diferente e quando apanhamos alguma coisa mais complexa dá um gozo enorme terminar o programa faze-lo bem feito, bem estruturado, optimizado etc...

Agora informática não é para qualquer um, eu vi bem as dificulades que alguns colegas meus tiverem, porque não conseguiam pensar em termos lógicos em arranjar soluções para os problemas, quando chegavam aos algoritmos bloqueavam.
Na informática é preciso pensar.
Não é memorizar uma série textos e tá feito.

por dfviegas » 10/7/2012 11:30

Krupper Escreveu:

Em relação ao ordenado da Suiça, não te iludas. Isso não é assim tanto dinheiro. Neste momento estou fora de Portugal e há uns tempos atrás houve uma oportunidade para ir para a Suiça (Zurich). Bom, o ordenado proposto era maior do que esse e pelas minhas contas não era nenhuma forutna. A realidade Suiça (e em especial de Zurich) é muito(ooooooo) diferente da realidade de praticamente todos os outros países europeus. Lá pagas e pagas bem por uma casa (tenho um amigo a viver a 40Km do centro de Zurich que paga quase 3000CHF de renda). Um Kg de carne custa facilmente 40/50CHF, tens que pagar o teu seguro de saúde (que será no mínimo 300/400CHF mensais), etc, etc.

em relação à área de IT, é verdade que os estudantes hoje em dia, no geral não saem com uma formação tão "detalhada" no entanto saem com formação em quase todas as novas tecnologias que vão aparecendo (e se existe área em que existe uma constante renovação de tecnologias é nesta área).

Concordo com quem disse que isto não é um mar de rosas e que muitas pessoas não fazem ideia do que é trabalhar em IT. No entanto creio que para quem for dedicado e profissional, que tenha gosto no que está a fazer e não se encoste existem muito boas possibilidades de progressão (principalmente fora de Portugal).

Este meu ex-colega não se queixa, o seguro de saude tambem é pago pela empresa, mas tambem ele não está em zurique.

por A330-300 » 10/7/2012 11:16

fnabais.ferro Escreveu:
Edit: Agora que estive a ler o tópico. Amigo A330, só para me desmarcar porque não tenho nada a ver com esses Nabais! :lol: Infelizmente se calhar :mrgreen: eheheh Brincadeira ;). Aprecio muito o teu espírito de sacrifício bem como o percurso que levaste para chegar ao topo. Também eu lutei para chegar onde estou hoje, sempre sozinho e também à custa de alguns sacrifícios ... e nem tão pouco ainda estou no topo ... mas lá chegarei ;)

Nabais ,
O topo é relativo. Poderia subir ainda mais , mas teria que passar para piloto de escrivaninha muito mais do que de aviões.E não é disso que gosto.Quando digo que cheguei ao topo , significa que cheguei aonde queria.

Se você ainda não chegou , com certeza não foi por falta de fazer pela vida.Isso é o importante.Eu já tive onde estou hoje , já andei para trás e tou outra vez onde queria.Espero que para sempre. Mas se não tiver que ser , aqui estarei eu para fazer pela vida.

Isso é o que importa.É não perder nem a fibra nem o foco.

A330

por nuuuuno » 10/7/2012 11:14

A-330 Escreveu:
nuuuno Escreveu:
a330 ...o grande escritorio de advogados pega no teu caso porque na melhor das hipóteses tem estagiários a trabalhar de borla, felizes apenas por estarem a trabalhar num GRAAANDE escritorio de advogados...! de resto a tua historinha é muito bonita, mas funcionou noutros tempos, na aviação civil hoje é literalmente impossivel tirar 1 curso de piloto sem muita grana á partida!

Por acaso o meu amigo queria sair da faculdade e ser o Nabais??? Se calhar queria ir diretamente para o escritório dele , ganhar o que ele ganha e ainda lhe ensinar algumas coisas , não???

Acorde para a vida real.

É como estagiário a ganhar pouco ou nada que se aprende a ser profissional com todas as letras. Mas tem que se estar lá a querer aprender!!!!! Se for para lá com petulância e com a mania de que já sabe tudo ,não aprendem nada. Estará a ocupar o lugar de um que queira aprender e vai ser sempre um medíocre e presunçoso.
O primeiro advogado (medíocre)que contratei também poderia ter um estagiário a trabalhar para ele.Até é de borla !!!! Ou a nova geração tem a mania da GRANDEEEEZA e só quer facilidades???? Não se sujeitam a um escritório pequeno???

Quando comecei voava uns aviões velhos caindo aos pedaços como co-piloto,para lugares no meio do nada,pistas de terra e a fazer procedimentos de aproximação por instrumentos que chamávamos de pressentimentos porque eram feitos por nós mesmos em dias de bom tempo apoiados na rádio AM da cidade.Ganhava por hora de voo e era pouco.Comecei por baixo.
Tal e qual um estagiário.Mas foi em uma pequena empresa de taxi aéreo.Não foi numa "GRAAAAANDE" empresa.Isso queria eu.

Não tenha a petulância de me tentar explicar como é que se começa na aviação.Lido com co-pilotos que estão em início de carreira todos os dias.Sou o primeiro na família ligado à indústria aeronáutica.Os meus pais puderam me pagar os cursos , mas depois mandaram-me à vida.
Até porque nem tinham como me ajudar com uma cunha porque não conhecíamos ninguém no meio.Podiam me ajudar com dinheiro se precisasse ,mas eu sou do tipo que faz e se vira ,não do tipo que pede.
Os meus colegas de turma cujos pais eram Comandantes foram todos da escola diretos para a linha aérea.
Eu fiz a minha a vida a pulso.E posso lhe dizer que é possível.Digo lhe mais porque você já demonstrou que não sabe nada de aviação.

O que ocorre ,e eu noto no meu dia a dia é que há muito menino com 200 horas,que ainda se assustam com o mau tempo e que chega ao cockpit de um avião, e já querem mandar umas bocas e dizer que ele faria não sei como e tal.São os que olham mas não vêem e nem aprendem. Sim , por que eles não perguntam !!! É logo afirmações e críticas cheias de certezas !!

E depois passam pelo dissabor de terem que ser postos nos seus lugares , porque provavelmente nunca lhes foi ensinado em casa o seu lugar na hierarquia da vida , ou porque tiveram sempre tudo de mão beijada, resolveram achar que tinham conseguido o que apenas lhes foi dado à primeira birra e por isso não sabem lutar pelos seus objectivos.

A330

a330...a tua historia está cheia de contradições. foi morar para o hangar e passou fome com 17 anos mas depois diz que os pais pagaram os estudos e que passava a vida no boteco! enfim... ora bem, adoro quando os "velhotes" dizem que antes é que era dificil e que agora a gente jovem nao faz nada e tem tudo de mao beijada. Só lhe vou, para terminar a conversa informar que tenho 4 familiares proximos que sao comandantes/co-pilotos da TAP, portanto nao tenha a arrogância de falar como se fosse o dono da sabedoria e acusar os outros de nada saber. Melhor que ninguém deveria saber que sem curso + experiência de voo e de preferência cunha ng entra para a TAP. Basta ver as dezenas de relações pais filhos existentes nos quadros do SPAC. Mas se calhar eu é que tou a levar demasiado a serio o que diz e possivelmente nao devia! Não entenda como 1 critica ao seu percurso, mas não venha defender as praticas de grandes escritórios de advogados que exploram os estagiários, acusando os jovens de não trabalhar / lutar. Nao me venha dizer também que com 17 anos, fora de casa, e sem dinheiro algum jovem em 2012 consegue ser no futuro piloto de linha aérea. se diz o contrario nao conheçe a realidade portuguesa por se calhar já estar, como disse, bem instalado na vida e no topo da carreira profissional. enfim...passe bem e em vez de condenar os outros "que sabem tudo", olhe ao espelho e verifique como se dirige a alguém que contraria a sua opinião.

Registado: 10/11/2011 10:05

por JPinela » 10/7/2012 10:14

info: sou licenciado de bolonha em eng. electrica e electronica, tenho uma pos-grad em gestão (tirada após começar a trabalhar) e trabalho como dba à 4+ anos.

ponto 1: IMPORTANTE: gostar do que se faz.
ponto 2: + IMPORTANTE: se o que gostas não dá dinheiro/emprego, pensa 2 vezes.

a informatica pode dar dinheiro. Mas para isso é ser bom, dos melhores e especializado (admin sistemas, redes, dbs, project manager etc).
se querem ganhar para viver normamente cá serve perfeitamente se tiverem oportunidades.
fora isso, VÃO PARA FORA!!! Eu tentei não consegui.
austrália, USA etc, ganham 10x mais do que eu.

Não é preciso um canudo para arranjar emprego, mas pode claramente ajudar. Atrapalhar só atrapalha caso percas oportunidades por estar a estudar.

Concordo plenamente que ser empreendedor é um excelente caminho, mas pensem bem na ideia. Muito bem. Arranjem ppl que goste da ideia (e mais importante) outros que detestem. E depois defendam-na para ver se tem pernas para andar.

Cozinheiro está muito em voga, é verdade. Mas é ser "chef" não é ser "ó chefe" :)

Acho que economia e gestão tb são boas áreas.

(como alguém já disse), não fugir das matemáticas.
Hoje, pensaria seriamente em ir para a área da matemática/programação aplicada à estatistica.

Marketing (focado na internet e redes sociais) é uma área em franca expansão.

espero ter ajudado.
abr,
pinela.

referências (algumas menos recentes, mas dá para pensar):
http://pinelasgarden.blogspot.co.uk/201 ... ra-la.html

http://pinelasgarden.blogspot.co.uk/201 ... ora-d.html

http://pinelasgarden.blogspot.co.uk/201 ... o-por.html

http://pinelasgarden.blogspot.co.uk/201 ... tante.html
"quando sentires o impulso de reforçar posições ganhadoras, abre uma gaveta, mete a mão lá dentro e fecha a gaveta o número de vezes necessário para a vontade desaparecer" - Alguém! (frase válida principalmente em BearMarket)
"A pior coisa que pode acontecer a um investidor principiante é começar a ganhar logo de inicio" - Ulisses (e concordo perfeitamente)

http://pinelasgarden.blogspot.com/

Registado: 29/5/2009 18:22

por fnabais.ferro » 10/7/2012 10:07

Pela minha experiência de 8 anos nas telecomunicações e 5 de emigrante, não trocava de área.

Acabei por ir parar ao curso de Engª de Sistemas de Telecomunicações e Electrónica no ISEL um pouco por engano, mas acabei por aprender a gostar da área. Principalmente nas cadeiras da licenciatura, onde aprendemos matérias que efectivamente podemos aplicar ao mundo profissional. No bacherlato as cadeiras são muito vagas e é mais para despachar, na minha opinião. Só não faço ideia de como agora em 3 anos conseguem dar uma licenciatura ... será que aprendem alguma coisa útil para a profissão. Só 30% ou mais devem ser matemáticas, físicas e o BAB de micros e SD!!! :shock:

Voltando ao assunto, acredito que as telecomunicações e todas as suas vertentes associadas (programações, desenvolvimento aplicacional, informática, etc), estão para durar. As tecnologias estão em constante mudança e evolução, logo a procura vai sempre existir. A menos que exista muita gente a entrar para estes cursos para aumentar a oferta, o que acho que hoje em dia continua a faltar, pois a malta tem a mania de fugir das ciências e da matemática. Bem hajam ;)

Ouvi uma vez uma frase: "Somos cada vez mais uma sociedade de informação em detrimento duma sociedade do conhecimento!" Aplica-se que nem uma luva!

Resumindo ... só trocava o meu curso, por um de Engª dos petróleos, mas isto por uma questão estritamente financeira ... pois são as melhores condições que vejo o mercado de trabalho aqui da zona.

Abraço,

Edit: Agora que estive a ler o tópico. Amigo A330, só para me desmarcar porque não tenho nada a ver com esses Nabais! :lol: Infelizmente se calhar :mrgreen: eheheh Brincadeira ;). Aprecio muito o teu espírito de sacrifício bem como o percurso que levaste para chegar ao topo. Também eu lutei para chegar onde estou hoje, sempre sozinho e também à custa de alguns sacrifícios ... e nem tão pouco ainda estou no topo ... mas lá chegarei ;)
Editado pela última vez por fnabais.ferro em 10/7/2012 10:23, num total de 1 vez.
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por A330-300 » 10/7/2012 10:00

nuuuno Escreveu:

Acorde para a vida real.

A330
Editado pela última vez por A330-300 em 10/7/2012 10:10, num total de 1 vez.

por Krupper » 10/7/2012 9:23

dfviegas Escreveu:
e-finance Escreveu:Sou informático, licenciatura de bolonha + mestrado, trabalho há + de 2 anos e ainda não cheguei aos 1000€ mensais. Há alturas muito stressantes, imaginem estar preparados para ir de fim de semana de repente ups... problemas para resolver e lá vai o fim de semana. Outras vezes levar trabalho para casa. Aproveitar as férias para aprender uma linguagem nova.
A menor das minhas preocupações, olharem-me com desconfiança quando me perguntam pelo pormenor xpto do programa xpto que nunca ouvi falar e eu digo que não sei.

Não é o mundo de sonho que muita gente pensa.

Se voltasse a poder escolher uma nova profissão, em 1º optava por se Chef de cozinha. Se não fosse possível optava por uma que não desse para levar trabalho para casa.

Também concordo que está a ser feita demasiada publicidade aos cursos das TI, como sendo emprego garantido, para alguns ainda vai ser, mas não tarda vai acontecer como os professor e todos aqueles curso da área da saúde, que tiveram muita saída e agora estão saturados. Faz-me lembrar uma frase do Ganhar em Bolsa "O que está a dar já deu"

Cumps

Para um informático ganhar mais, tem de estar constatemente à procura de novas oportunidades de emprego. Ganhas experiência num sitio usas esse know-how para ires receber mais para outra empresa.

Se te acomodares não contes com aumentos porque ai não vais sair da cepa torta.

Para quem diz que as TI não pagam bem, em portugal paga razoavelmente bem lá fora paga muito bem tenho um ex-colega que foi para a suiça ganhar 100.000chf ano, fora todas as regalias só como exemplo o subsidio para os filhos são só 200chf por cada filho até aos 18 anos ou 23 se seguirem para a universidade, se isto não é ganhar bem, não sei o que será.

Registado: 30/9/2010 13:54

por nuuuuno » 10/7/2012 8:57

A-330 Escreveu:
PT_Trader Escreveu:
Não concordo :mrgreen:

Eu posso gostar de jogar ao berlinde, mas será que é isso que devo seguir no futuro?! :roll:

Ok, foi um exemplo um bocado extremo, mas era só para ilustrar que o mundo não é assim tão cor-de-rosa. Agora algo mais concreto... O que dizes então aos milhares de licenciados em Direito?! Será que dizes "boa, fizeste bem em seguir o teu sonho!". Ou o que dirás se encontrares alguém que está a acabar o secundário e pretende ingressar em Direito, porque ama e tem sonhos todas as noites com o Código Civil?! Sabendo que nesta área a % de desemprego jovem é completamente abismal e que não há procura (clientes) para mais oferta (licenciados).

Podemos gostar de uma coisa, mas também temos que ser realistas, porque ao final do dia temos que ter zeros no cartão para pagar o jantar à namorada num bom restaurante. Se for possível seguirmos o que gostamos e esse curso tiver uma óptima empregabilidade, então é excelente 8-) Mas, se assim não for, temos que ser realistas.

Agora o que eu aconselho é as pessoas nunca desistirem e, apesar de fazerem algo que possam gostar menos, tentar conciliar o seu dia-a-dia com outras actividades que lhes dêem pica e que no futuro até possam tornar-se num rendimento.

Olá ,
Desculpe , mas eu não acredito que haja adversidade que não possa ser vencida sempre e quando não se trate de saúde.

O começo na aviação é dificílimo , eu comecei durante a invasão do Kuwait/guerra do Afeganistão, quando não havia empregos em lugar nenhum do mundo excepto para as pessoas com muita experiência e a qualificação correta.
Saí de casa com 17 anos para aprender a voar.
Os primeiros 5 anos trabalhei para comer e mesmo assim, muitas vezes dormi com fome.Morava em um hangar a 1200 kms de casa.Alguns períodos aluguei quartos em casa de outras pessoas.Também me dispus a ir aonde fosse preciso , inclusive alistando-me na Cruz Vermelha para ajudar na reconstrução do Kuwait.
Muitas horas passei em botecos (namorada em casa à espera), a ouvir as histórias dos mais velhos.A aprender e a travar conhecimentos que posteriormente foram a alavancagem para o meu primeiro emprego em uma linha aérea.
Dos 24 anos que tenho de carreira mais da metade deles passei fora de casa.Longe ou em outros países.
Compensou??Profissionalmente cheguei ao topo.A vida pessoal e afetiva sofreu alguns golpes.Mas não se pode infelizmente ter tudo na vida.

Quanto ao direito , não sei como é que funciona ,o meu amigo diz que o mercado está esgotado.
Olhe das vezes que precisei de advogados , só encontrei incompetentes e quem não quisesse trabalhar.
Recentemente precisei de um para resolver um problema no edifício da minha mãe , foi-nos indicado um ,que nunca fez nada , até que o mandei às couves e agora tenho outra que está empenhada no caso.

O caso era pequeno? Sim um caso de condomínio é sempre uma coisa pequena , mas é trabalho.E ele também não era nem de perto nem de longe um Nabais a quem só interessam coisas grandes.

Aliás deixe dizer-lhe que a advogada que agora tem o caso pertence a um grande escritório de advogados ali da Av.da Liberdade e provavelmente vou pagar bem mais à advogada(ou ao escritório) do que tenho a receber do condomínio.

Qual é a moral da história?

O grande escritório de advogados tornou-se grande porque pegava e continua a pegar em todos os casos.Grandes e pequenos.

O outro que mandei às couves é pequeno e vai ser sempre porque não quer trabalhar.

O mercado pode estar saturado.Mas tenha certeza que há muita gente medíocre.E esses são fáceis de ultrapassar.

Aliás a famosa falta de produtividade do nosso país passa mesmo por aí.Demasiada gente incompetente e ou que não quer trabalhar.

O nosso país é pequeno e limitado? Salários baixos , etc? Concordo consigo.
Mas o mundo é grande.

A330

Registado: 10/11/2011 10:05

Imigrar.

por dfviegas » 10/7/2012 8:45

e-finance Escreveu:Sou informático, licenciatura de bolonha + mestrado, trabalho há + de 2 anos e ainda não cheguei aos 1000€ mensais. Há alturas muito stressantes, imaginem estar preparados para ir de fim de semana de repente ups... problemas para resolver e lá vai o fim de semana. Outras vezes levar trabalho para casa. Aproveitar as férias para aprender uma linguagem nova.
A menor das minhas preocupações, olharem-me com desconfiança quando me perguntam pelo pormenor xpto do programa xpto que nunca ouvi falar e eu digo que não sei.

Se voltasse a poder escolher uma nova profissão, em 1º optava por se Chef de cozinha. Se não fosse possível optava por uma que não desse para levar trabalho para casa.

Também concordo que está a ser feita demasiada publicidade aos cursos das TI, como sendo emprego garantido, para alguns ainda vai ser, mas não tarda vai acontecer como os professor e todos aqueles curso da área da saúde, que tiveram muita saída e agora estão saturados. Faz-me lembrar uma frase do Ganhar em Bolsa "O que está a dar já deu"

Cumps

Para um informático ganhar mais, tem de estar constatemente à procura de novas oportunidades de emprego. Ganhas experiência num sitio usas esse know-how para ires receber mais para outra empresa.

Se te acomodares não contes com aumentos porque ai não vais sair da cepa torta.

Para quem diz que as TI não pagam bem, em portugal paga razoavelmente bem lá fora paga muito bem tenho um ex-colega que foi para a suiça ganhar 100.000chf ano, fora todas as regalias só como exemplo o subsidio para os filhos são só 200chf por cada filho até aos 18 anos ou 23 se seguirem para a universidade, se isto não é ganhar bem, não sei o que será.

por tiagopt2 » 10/7/2012 8:36

PT_Trader Escreveu:
tiagopt Escreveu:Fiz por isso o Mestrado em Gestão da saúde, visto ser a Gestão a minha paixão profissional. Apesar de actualmente trabalhar em algo mais relacionado com a gestão, e apesar de dar sempre o meu melhor em todos os empregos, continuo a levantar-me todos os dias com esforço. Isso é para mim um sinal claro de que ainda não estou a fazer o que me realiza. E eu sei-o... O problema? Em Portugal não é fácil progredir por mérito... Com muito esforço terminei a licenciatura com 17 valores e o mestrado com 18, mas tenho plena noção de que sem os devidos conhecimentos (ou o tal cartão político, que eu a esta altura já devia ter arranjado!) não conseguirei fazer aquilo que melhor sei. Ainda assim, e mesmo sabendo que um bom currículo não arranja boas profissões, provavelmente começarei o Doutoramento em gestão da saúde no final do ano.

Tiago, não conheço nada bem a área da saúde. Mas, pelas notas que tiveste e pelas postas de pescada que cá mandas, deduzo que devas ter uma boa capacidade analítica. Sendo assim, diria para não queimares dinheiro e pestanas com um Doutoramento. Já que é para gastar muito papel, investe logo num MBA. Um bom MBA pode abrir-te portas para muita coisa, e não te limita só à área da Saúde.

Em 2009, quando andava a procurar mestrados, ainda ponderei o MBA. Na altura abandonei a ideia porque algumas pessoas que tinham me disseram que nunca lhes serviu para nada. Hoje em dia dou uma vista de olhos com regularidade às propostas existentes no mercado e todas as que me agradam e que até valorizam um MBA ou mestrado têm como requisito mínimo a licenciatura em economia ou gestão.
O meu maior handicap curricular é a minha licenciatura, por ter tão pouco e ver com a direcção que pretendo. Não deixo de lado a possibilidade de voltar à escola e recomeçar tudo, fazendo a licenciatura em Gestão.

A-330 - Que exemplo inspirador :) já não há muitas pessoas assim, falta fibra à nova geração, onde eu me incluo! Quando estiver perto da reforma quero olhar para trás e sorrir com orgulho do meu percurso. E realmente isso não se consegue sem um pouco de sangue, suor e lagrimas.

Ltcm e Virtuagod- não terei os 25 anos mas também é verdade que os cabelos brancos ainda não dominam a minha cabeça :) essa opção f aliada ao facto de, como já contei aqui por diversas vezes, a bolsa me ter levado à falência nos primeiros anos de negociação, são o motivo principal da minha ainda não riqueza :wink:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por A330-300 » 10/7/2012 2:27

PT_Trader Escreveu:
Não concordo :mrgreen:

Eu posso gostar de jogar ao berlinde, mas será que é isso que devo seguir no futuro?! :roll:

Ok, foi um exemplo um bocado extremo, mas era só para ilustrar que o mundo não é assim tão cor-de-rosa. Agora algo mais concreto... O que dizes então aos milhares de licenciados em Direito?! Será que dizes "boa, fizeste bem em seguir o teu sonho!". Ou o que dirás se encontrares alguém que está a acabar o secundário e pretende ingressar em Direito, porque ama e tem sonhos todas as noites com o Código Civil?! Sabendo que nesta área a % de desemprego jovem é completamente abismal e que não há procura (clientes) para mais oferta (licenciados).

Podemos gostar de uma coisa, mas também temos que ser realistas, porque ao final do dia temos que ter zeros no cartão para pagar o jantar à namorada num bom restaurante. Se for possível seguirmos o que gostamos e esse curso tiver uma óptima empregabilidade, então é excelente 8-) Mas, se assim não for, temos que ser realistas.

Agora o que eu aconselho é as pessoas nunca desistirem e, apesar de fazerem algo que possam gostar menos, tentar conciliar o seu dia-a-dia com outras actividades que lhes dêem pica e que no futuro até possam tornar-se num rendimento.

Olá ,
Desculpe , mas eu não acredito que haja adversidade que não possa ser vencida sempre e quando não se trate de saúde.

O começo na aviação é dificílimo , eu comecei durante a invasão do Kuwait/guerra do Afeganistão, quando não havia empregos em lugar nenhum do mundo excepto para as pessoas com muita experiência e a qualificação correta.
Saí de casa com 17 anos para aprender a voar.
Os primeiros 5 anos trabalhei para comer e mesmo assim, muitas vezes dormi com fome.Morava em um hangar a 1200 kms de casa.Alguns períodos aluguei quartos em casa de outras pessoas.Também me dispus a ir aonde fosse preciso , inclusive alistando-me na Cruz Vermelha para ajudar na reconstrução do Kuwait.
Muitas horas passei em botecos (namorada em casa à espera), a ouvir as histórias dos mais velhos.A aprender e a travar conhecimentos que posteriormente foram a alavancagem para o meu primeiro emprego em uma linha aérea.
Dos 24 anos que tenho de carreira mais da metade deles passei fora de casa.Longe ou em outros países.
Compensou??Profissionalmente cheguei ao topo.A vida pessoal e afetiva sofreu alguns golpes.Mas não se pode infelizmente ter tudo na vida.

Quanto ao direito , não sei como é que funciona ,o meu amigo diz que o mercado está esgotado.
Olhe das vezes que precisei de advogados , só encontrei incompetentes e quem não quisesse trabalhar.
Recentemente precisei de um para resolver um problema no edifício da minha mãe , foi-nos indicado um ,que nunca fez nada , até que o mandei às couves e agora tenho outra que está empenhada no caso.

O caso era pequeno? Sim um caso de condomínio é sempre uma coisa pequena , mas é trabalho.E ele também não era nem de perto nem de longe um Nabais a quem só interessam coisas grandes.

Aliás deixe dizer-lhe que a advogada que agora tem o caso pertence a um grande escritório de advogados ali da Av.da Liberdade e provavelmente vou pagar bem mais à advogada(ou ao escritório) do que tenho a receber do condomínio.

Qual é a moral da história?

O grande escritório de advogados tornou-se grande porque pegava e continua a pegar em todos os casos.Grandes e pequenos.

O outro que mandei às couves é pequeno e vai ser sempre porque não quer trabalhar.

O mercado pode estar saturado.Mas tenha certeza que há muita gente medíocre.E esses são fáceis de ultrapassar.

Aliás a famosa falta de produtividade do nosso país passa mesmo por aí.Demasiada gente incompetente e ou que não quer trabalhar.

O nosso país é pequeno e limitado? Salários baixos , etc? Concordo consigo.
Mas o mundo é grande.

A330

por e-finance » 9/7/2012 23:24

Sou informático, licenciatura de bolonha + mestrado, trabalho há + de 2 anos e ainda não cheguei aos 1000€ mensais. Há alturas muito stressantes, imaginem estar preparados para ir de fim de semana de repente ups... problemas para resolver e lá vai o fim de semana. Outras vezes levar trabalho para casa. Aproveitar as férias para aprender uma linguagem nova.

Cumps
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por PT_Trader » 9/7/2012 22:59

tiagopt Escreveu:Fiz por isso o Mestrado em Gestão da saúde, visto ser a Gestão a minha paixão profissional. Apesar de actualmente trabalhar em algo mais relacionado com a gestão, e apesar de dar sempre o meu melhor em todos os empregos, continuo a levantar-me todos os dias com esforço. Isso é para mim um sinal claro de que ainda não estou a fazer o que me realiza. E eu sei-o... O problema? Em Portugal não é fácil progredir por mérito... Com muito esforço terminei a licenciatura com 17 valores e o mestrado com 18, mas tenho plena noção de que sem os devidos conhecimentos (ou o tal cartão político, que eu a esta altura já devia ter arranjado!) não conseguirei fazer aquilo que melhor sei. Ainda assim, e mesmo sabendo que um bom currículo não arranja boas profissões, provavelmente começarei o Doutoramento em gestão da saúde no final do ano.

Tiago, não conheço nada bem a área da saúde. Mas, pelas notas que tiveste e pelas postas de pescada que cá mandas, deduzo que devas ter uma boa capacidade analítica. Sendo assim, diria para não queimares dinheiro e pestanas com um Doutoramento. Já que é para gastar muito papel, investe logo num MBA. Um bom MBA pode abrir-te portas para muita coisa, e não te limita só à área da Saúde.

Registado: 20/6/2011 21:48

por rpmt » 9/7/2012 22:52

Esqueçam Informática,em 2000 ganhava muito mais que hoje todo os valores de mercado estão a cair e as empresas apertam cada vez mais os contratos,o que faz valer cada vez menos o valor pago aos técnicos,engenheiros etc.Em Portugal acho que compensa cada vez menos e depois de alguns anos na informática só apetece ter uma quinta e desenrascar-me sem stress,sem a corridas malucas como se o mundo acaba-se hoje.

Registado: 14/11/2006 17:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, PXYC, yggy e 293 visitantes