Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 12/7/2012 14:48

Entretanto, a informação do boletim da Comissão Europeia, frequentemente citado pelos média, aponta na mesma direcção: os preços em Portugal estão a subir pouco nesta fase de subida em comparação com outros países (nomeadamente a espanha).

http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm

Quer-me parecer que não existirá uma única notícia nos média a dizer que os combustíveis em Portugal são dos que menos estão a subir por estes dias na Europa.

Já agora, antes de impostos, a gasolina está segundo o boletim (com as limitações que já assinalei vezes sem conta) 1 centimo acima da média da Zona Euro e o gasóleo está 4 centimos acima da média da Zona Euro.

A diferença é ligeiramente maior particularmente no caso da gasolina se a comparação for feita com os EU27: 2.5 centimos na gasolina e 4 centimos no gasóleo.

Já em relação a Espanha, o preço da gasolina será praticamente o mesmo antes de impostos e o gasóleo estará 1 centimo e meio mais caro do lado de cá.

Os números (evolução de um boletim semanal para o outro):

Gasolina

0.671 -> 0.697 (EU27) +2.8
0.680 -> 0.711 (EU17) +3.1
0.680 -> 0.722 (ESPA) +4.2
0.702 -> 0.721 (PORT) +1.9

Gasóleo

0.705 -> 0.730 (EU27) +2.5
0.704 -> 0.734 (EU17) +3.0
0.722 -> 0.755 (ESPA) +3.3
0.752 -> 0.771 (PORT) +1.9
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 12/7/2012 10:25

Pois talvez.

De qualquer forma continuo a achar a questão dos 'preços médios' um bocado confusa...

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 12/7/2012 1:38

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Esta semana os preços em Espanha parecem estar a subir mais depressa que em Portugal (pelo menos segundo a fonte que utilizaste e comparando com a informação nacional, dgeg).

O que me parece é que em portugal os preços subiram na segunda-feira (3 cêntimos) e em Espanha só subiram hoje.

outra coisa: com o aumento de 3 pontos do IVA que aí vem (rajoy anunciou), a diferença tenderá a reduzir-se.

A informação do site que colocaste continua a sugerir (por comparação com a informação nacional disponível no site da DGEG) que os preço em Espanha agora que a tendência inverteu estão a subir mais depressa e não o oposto.

Aqui fica a info lado a lado para a Gasolina 95:

Gaso(ES) DGEG(PT) Data Diferença em centimos
1.33 - 1.575 - 01/07 +24.5
1.32 - 1.582 - 02/07 +26.2
1.34 - 1.582 - 03/07 +24.2
1.35 - 1.582 - 04/07 +23.2
1.36 - 1.582 - 05/07 +22.2
???? - 1.578 - 06/07
---- - 1.574 - 07/07
1.37 - 1.579 - 08/07 +20.9
1.37 - 1.606 - 09/07 +23.6
???? - 1.604 - 10/07
1.39 - 1.604 - 11/07 +21.4

Eu não tenho comigo a minha BD para confirmar mas, em abono da verdade, penso que sei o que se está a passar: os preços em Portugal responderam mal à ultima parte da descida e agora na fase da subida estão a compensar e tb não estão a subir tanto.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por rmachado » 11/7/2012 17:50

majomo Escreveu:
rmachado Escreveu:Sim... talvez agora já se pense duas vezes em ir abastecer a Espanha.
E quiça pode ser que a morte anunciada de vários postos não se concretize e até se comece a cobrar mais imposto em Portugal..

Como diria a minha mãe:
"Com o mal dos outros posso eu bem" e neste caso o mal dos outros pode até se bom para nós...
É horrivel dizer isto.. mas é a realidade

Mas, como é que o mal de espanha pode ser o bom de portugal, se é o principal destino das nossas exportações?
Mal deles, pior para nós...

E não é o nosso principal importador?

Registado: 24/8/2004 10:42

por majomo » 11/7/2012 17:36

rmachado Escreveu:Sim... talvez agora já se pense duas vezes em ir abastecer a Espanha.
E quiça pode ser que a morte anunciada de vários postos não se concretize e até se comece a cobrar mais imposto em Portugal..

Como diria a minha mãe:
"Com o mal dos outros posso eu bem" e neste caso o mal dos outros pode até se bom para nós...

Mas, como é que o mal de espanha pode ser o bom de portugal, se é o principal destino das nossas exportações?
Mal deles, pior para nós...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por gorgo » 11/7/2012 14:49

Lion_Heart Escreveu:
A-330 Escreveu:É como em tudo.Querem aumentar tantos os impostos que depois nem as pessoas consomem nem o governo ganha o que esperava ganhar.

A única coisa que conseguem é emperrar a máquina económica.

A330

Esse sempre foi o meu argumento , e so prova a ignorancia total de quem nos governa. As vezes menos é mais. (menos impostos mais vendas). Mas nao aprendem.

E como pagas os juros a 7%. Não é sustentável. Está a um passo de resgate. o ótimo é inimigo do bom. Recebes dum lado pagas do outro. Umas contas simples em valor absoluto: a Espanha paga em juros anuais por volta de € 50.000 milhões. Quando ninguém empresta tudo é secundário. Começa a sobrevivência.

Se as pessoas conseguem viver com menos consumo, tudo o resto é desperdicio, principalmente nesta situção de triplo défice: comercial externo, público e particular. Os espanhois viviam do consumo. Não era sustentável.

Quando não se gere a sustentabilidade, passa-se a gerir a sobrevivência.

Registado: 26/8/2007 20:40

por Lion_Heart » 11/7/2012 14:28

A-330 Escreveu:É como em tudo.Querem aumentar tantos os impostos que depois nem as pessoas consomem nem o governo ganha o que esperava ganhar.

A330

Esse sempre foi o meu argumento , e so prova a ignorancia total de quem nos governa. As vezes menos é mais. (menos impostos mais vendas). Mas nao aprendem.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por gorgo » 11/7/2012 14:23

Como diria a minha mãe:

O grande consumo transferido é gasóleo e é feito pelos pesados (camiões), que podem deduzir o IVA. O importante é o que se vai passar no imposto equivalente ao ISP. Já se fala numa subida de cinco centimos, todavia ainda fica uma diferença de outros 5 centimos. Como em Espanha há uma parte do ISP que é regional, pode acontecer que as regiões se vejam forçadas a aumentar a sua parcela e equilibar os preços do gasóleo.

Registado: 26/8/2007 20:40

por rmachado » 11/7/2012 11:48

Sim... talvez agora já se pense duas vezes em ir abastecer a Espanha.

Como diria a minha mãe:

Registado: 24/8/2004 10:42

por A330-300 » 11/7/2012 11:35

É como em tudo.Querem aumentar tantos os impostos que depois nem as pessoas consomem nem o governo ganha o que esperava ganhar.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por MarcoAntonio » 11/7/2012 11:19

Elias Escreveu:Pois, tens razão. Como compreendes num tópico com 133 páginas nem sempre é fácil localizar a informação, e às vezes está mesmo à nossa frente... :oops:

No problem...

;)

Elias Escreveu:outra coisa: com o aumento de 3 pontos do IVA que aí vem (rajoy anunciou), a diferença tenderá a reduzir-se.

Ou não fosse a diferença entre Portugal e Espanha na sua maioríssima parte de carga fiscal.

:)
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 11/7/2012 11:35, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 11/7/2012 11:12

MarcoAntonio Escreveu:Elias, o meu comentário a essa comparação está nesta própria página (e na anterior também).

:wink:

Pois, tens razão. Como compreendes num tópico com 133 páginas nem sempre é fácil localizar a informação, e às vezes está mesmo à nossa frente... :oops:

MarcoAntonio Escreveu:Esta semana os preços em Espanha parecem estar a subir mais depressa que em Portugal (pelo menos segundo a fonte que utilizaste e comparando com a informação nacional, dgeg).

O que me parece é que em portugal os preços subiram na segunda-feira (3 cêntimos) e em Espanha só subiram hoje.

outra coisa: com o aumento de 3 pontos do IVA que aí vem (rajoy anunciou), a diferença tenderá a reduzir-se.

por MarcoAntonio » 11/7/2012 11:04

Elias Escreveu:Onde é que obténs informação sobre os preços médios?

E já agora achas que esta compilação é fiável?
http://www.energy.eu/

Elias, o meu comentário a essa comparação está nesta própria página (e na anterior também).

:wink:

Segundo a última edição do boletim, a diferença cifra-se na casa dos 23 centimos (o que possivelmente é superior à diferença real).

Esta semana os preços em Espanha parecem estar a subir mais depressa que em Portugal (pelo menos segundo a fonte que utilizaste e comparando com a informação nacional, dgeg).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 11/7/2012 11:00

MarcoAntonio Escreveu:Eu só comparo preços médios com preços médios (ou preços mínimos com preços mínimos). Comparar qualquer outra coisa dá para o que se quiser: com jeitinho encontram-se diferenças da ordem dos 40 centimos ou diferenças mínimos (afinal, os postos mais baratos em Portugal têm preços parecidos com os mais caros de Espanha).

Os preços médios da gasolina 95 rondam os 1.4 euros em Espanha e os 1.60 centimos em Portugal. A diferença está, tal como estava antes, nos 20 e pouco centimos...

Onde é que obténs informação sobre os preços médios?

E já agora achas que esta compilação é fiável?
http://www.energy.eu/

por MarcoAntonio » 11/7/2012 10:58

Bom, isso é uma comparação de batatas com alhos. Eu só comparo preços médios com preços médios (ou preços mínimos com preços mínimos). Comparar qualquer outra coisa dá para o que se quiser: com jeitinho encontram-se diferenças da ordem dos 40 centimos ou diferenças mínimos (afinal, os postos mais baratos em Portugal têm preços parecidos com os mais caros de Espanha).

Os preços médios da gasolina 95 rondam os 1.4 euros em Espanha e os 1.60 centimos em Portugal. A diferença está, tal como estava antes, nos 20 e pouco centimos...

É a mesma que era quando se falou neste assunto há uns meses atrás (no momento daquela citação) mais centimo menos centimo. A situação é a mesma que era na altura.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 11/7/2012 10:58

Onde será que eu já li isto? :lol: :lol: :lol:

Los precios de los carburantes en España figuran entre los más caros de la UE

MADRID, 4 Jul. (EUROPA PRESS) -

La Comisión Nacional de la Competencia (CNC) advierte de que el mercado de distribución de carburantes en España se caracteriza por un "nivel insuficiente de competencia efectiva" y por unos márgenes y precios del combustible antes de impuestos entre los mayores de la UE.

En concreto, España es el tercer país con precios antes de impuestos más elevados para el caso de la gasolina 95, solo por detrás de Dinamarca e Italia, así como el sexto en el caso del gasóleo, por detrás de Grecia, Finlandia, Portugal, Italia y Dinamarca.

Por este motivo, el organismo considera urgente la puesta en práctica de las recomendaciones ya efectuadas en su informe de marzo de 2009. Estas consideraciones aparecen recogidas en un nuevo informe de seguimiento del sector de los combustibles de automoción.

Las conclusiones de este nuevo estudio, en el que se hace un análisis estadístico y econométrico de la actividad del sector desde 2005, no hacen sino "reforzar notablemente" las impresiones de la CNC acerca del grado de competencia del negocio de los carburantes en España, señala en un comunicado.

Así, indica que durante 2011 los precios antes de impuestos siguieron situándose por encima de la media comunitaria y de los registrados en economías de tamaño comparable a la española, lo que a su vez coincide con un "menor nivel de competencia a lo largo de la cadena de comercialización".

A nivel provincial, hay una relación directa entre la concentración de estaciones de servicio y los precios medios antes de impuestos. Por este motivo, la CNC ha decidido tratar esta cuestión con mayor profundidad en el estudio que está realizando en la actualidad acerca de la estructura de mercado nacional.

El organismo también ha constatado que la evolución de los márgenes de distribución a corto plazo se encuentra con "rigideces" en el momento de producirse el ajuste de los precios antes de impuesto en respuesta a las variaciones internacionales en las cotizaciones de los carburantes.

Este tipo de rigidez es "difícilmente compatible" con un proceso competitivo "correcto" y puede ser un síntoma de los problemas estructurales en el comportamiento de este mercado, indica la CNC.

TRASLADO DE PRECIOS.

Competencia también ha analizado si las subidas de precios en los mercados internacionales se trasladan a subidas en los surtidores a más velocidad que las bajadas de precios.

El estudio ha encontrado "asimetrías" entre 2005 y 2011 en este traslado de subidas y bajadas de precios. Estas diferentes velocidades de asjuste se aprecian "de forma clara" en el caso de la gasolina 95 y de forma "débil" en el del gasóleo.

Estas asimetrías se denominan coloquialmente "fenómeno de cohetes y de plumas", en alusión a los rápido que se trasladan las subidas y lo lento que lo hacen las bajadas, y son a juicio de Competencia "un perjuicio para los consumidores finales".

La CNC asegura que la colusión, de forma tácita o no, es una posible explicación de este fenómeno, aunque no la única. La existencia de asimetrías no implica por sí sola que haya comportamientos de los operadores contrarios a la competencia, aunque, en todo caso, sí son más propias de mercados de escasa competencia.

MÁS SUBIDAS QUE EN LA UE.

Entre febrero de 2011 y febrero de 2012 los precios antes de impuestos de la gasolina aumentaron un 21% y los del gasóleo lo hicieron un 16%. Esta evolución al alza se produjo en todos los países europeos, si bien "en España este incremento ha sido especialmente intenso respecto al ocurrido en la UE y en la eurozona", advierte la CNC.

En cuanto a la dispersión de precios entre las diferentes provincias, Competencia asegura que el fenómeno ha ido en aumento y que las diferencias alcanzan ya los 4,5 céntimos el litro en el caso de la gasolina y los 5 céntimos en el del gasóleo.

Para ambos carburantes, las tres provincias con mayores precios son las tres provincias valencianas, esto es, Castellón, Alicante y Valencia, mientras que las tres provincias con menores precios son Lleida, Huesca y Navarra.

por Elias » 11/7/2012 10:52

MarcoAntonio Escreveu:O que é que estás a comparar e a partir de onde?

Preços de Espanha em gasofa.es
Preços de Portugal em http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/p ... e&menucb=1

Comparo os preços de referência da GALP (actualmente nos 1,65) com os preços em qualquer bomba de Espanha (actualmente nos 1,40). Há diferenças de 1 ou 2 cêntimos, não mais.

por MarcoAntonio » 11/7/2012 10:49

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:A pergunta é a mesma da da outra vez: de onde é que estás a tirar essas diferenças?

Neste caso fiz uma comparação de preços usando informação que se encontra na net.

O que é que estás a comparar e a partir de onde?
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 11/7/2012 10:44

MarcoAntonio Escreveu:A pergunta é a mesma da da outra vez: de onde é que estás a tirar essas diferenças?

Neste caso fiz uma comparação de preços usando informação que se encontra na net.

por MarcoAntonio » 11/7/2012 10:41

A pergunta é a mesma da da outra vez: de onde é que estás a tirar essas diferenças?
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 8/7/2012 22:37

MarcoAntonio Escreveu:Mas desta vez espera-se uma puxada porque os combustíveis refinados nos mercados internacionais aparentemente deram uma puxada forte para cima (esses preços começam a reflectir-se nos postos esta semana).

3 cêntimos, segundo as notícias. Ou seja 2%.

Não é uma subida extraordinária, tendo em conta as flutuações dos últimos meses.

Mas como referi, o preço dos combustíveis tem sempre uma atenção muito grande por parte dos media.

por MarcoAntonio » 8/7/2012 22:29

Elias Escreveu:Bem, mas se a média é sobre a totalidade dos postos, então os postos de marca são invariavelmente mais caros que a média (salvo promoções) e os de marca branca são sempre mais baratos. Ou seja, a média não é moda. Ou estou a ver mal a coisa?

O objectivo é apresentar o preço médio (haverá postos que praticam valores acima da média e postos que praticam valores abaixo da média). Não sei se percebi a tua questão...

Sobre este ponto, convém salientar que estes preços sobre os quais a DGEG calcula a média são os preços de tabela. Algumas marcas (especialmente as brancas) fazem os "descontos" directos, já afixam o preço praticado mas outras - como GALP, BP, etc - afixam um preço e depois têm esquema de descontos que fazem com que esse não seja o preço real (e por vezes estes descontos são bem significativos).

Daí que a média nacional da DGEG está inflacionada, ao certo em quanto não sabemos mas a olho diria que será algo na casa dos centimos...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/7/2012 22:24

Elias Escreveu:Desde quinta-feira que todos os órgãos de comunicação social repetem isso até à exaustão.

Mas isto é recorrente. Sempre que há uma variação, por mais pequena que seja, o assunto é notícia (por vezes com variações de 0,5% ou menos).

Mas desta vez espera-se uma puxada porque os combustíveis refinados nos mercados internacionais aparentemente deram uma puxada forte para cima (esses preços começam a reflectir-se nos postos esta semana).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 8/7/2012 22:23

MarcoAntonio Escreveu:
Em Portugal, a DGEG constroi a média nacional a partir da BD que está publicamente disponível no site:

http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/

(tanto quanto sei a metodologia utilizada é uma média simples realizada sobre a totalidade dos postos que fornece a informação aí constante)

Bem, mas se a média é sobre a totalidade dos postos, então os postos de marca são invariavelmente mais caros que a média (salvo promoções) e os de marca branca são sempre mais baratos. Ou seja, a média não é moda. Ou estou a ver mal a coisa?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, fosgass2020, Goya777, OCTAMA, Opcard33, Phil2014, Shimazaki_2, tami, trilhos2006, TTM62 e 80 visitantes