Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Deficit em 7,9%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 30/6/2012 14:04

A-330 Escreveu:São estas pérolas a evidência de que a reforma estrutural mais necessária,a reforma da mentalidade não está a ser feita.
Era esta que desencadearia todas as outras.

Acontece que a mentalidade não se muda por decreto.

Registado: 5/11/2002 12:21

por richardj » 30/6/2012 14:02

AutoMech Escreveu:Para os que usam o Laffer para justificar tudo:

Laffer ou Schumpeter?
JoaoMiranda, publicada em 30 Junho, 2012 at 08:39

Imagem

O gráfico mostra a variação homóloga entre trimestres do PIB do sector da construção. Entre o 1º trimestre de 2011 e o 1º trimestre de 2012 o PIB do sector da construção caiu 9,8%. Há duas teorias que podem explicar estes dados:

Teoria lafferiana: o governo aumentou os impostos pelo que as pessoas deixaram de comprar casas, ou as empresas de construção deixaram de ter lucro em produzir obras e abandonaram a actividade, ou passaram para a economia paralela ou uma mistura destes 3 efeitos. No fundo, existe necessidade premente de mais construção em Portugal mas são os impostos que estão a impedir o desenvolvimento deste importante sector.

Teoria schumpeteriana: Há muito que as necessidades de habitação e de obras públicas se encontram mais ou menos satisfeitas. A economia portuguesa precisa de se reestruturar e têm que passar recursos deste sector para novos sectores que a própria economia terá que inventar. O sector da construção tem-se mantido sobredimensionado à custa da procura pública e do crédito artificialmente barato pelo que só após a bancarrota do Estado é que o sector entrou em colapso.

.

Acho que é mais ou menos óbvio qual é a teoria correcta.
http://blasfemias.net/2012/06/30/laffer-ou-schumpeter/

a 2º hipótese,sebem com um reparo, o sector vive em dumping, com uma concorrência desleal brutal. Os lucros podem ser obtidos por vários factores durante a obra, mas as propostas iniciais para os concursos são simplesmente impossíveis

Registado: 25/4/2011 22:36

por mais_um » 30/6/2012 13:40

oscar.coelho Escreveu:
mais_um Escreveu:Não sabes se ele é tido ou achado na contratação dos indivíduos. Pedir responsabilidades ao ministro faz sentido quando é uma decisão dele ou por questões politicas.

É a segunda hipótese. Há responsabilidade política. Mas como já estou tão habituado até acho que o homem deve lá ficar à mesma.

A questão está em que por nunca se preocuparem com as responsabilidades políticas os ministros permitem que este tipo de coisas aconteçam porque o lugar deles nunca está em causa. De outra forma teriam mais cuidado com aquilo que a camarilha anda a fazer.

oscar

Discordo, os cargos em questão são técnicos e não políticos e caso ele não seja tido nem achado na sua contratação não questiono a sua continuidade no cargo. Qualquer dia contratavam um porteiro que tinha cometido um crime e o ministro tinha que se demitir, haja bom senso.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por oscar.coelho » 30/6/2012 13:20

mais_um Escreveu:Não sabes se ele é tido ou achado na contratação dos indivíduos. Pedir responsabilidades ao ministro faz sentido quando é uma decisão dele ou por questões politicas.

É a segunda hipótese. Há responsabilidade política. Mas como já estou tão habituado até acho que o homem deve lá ficar à mesma.

A questão está em que por nunca se preocuparem com as responsabilidades políticas os ministros permitem que este tipo de coisas aconteçam porque o lugar deles nunca está em causa. De outra forma teriam mais cuidado com aquilo que a camarilha anda a fazer.

oscar

Registado: 12/6/2011 19:11

por Automech » 30/6/2012 12:28

Para os que usam o Laffer para justificar tudo:

Laffer ou Schumpeter?
JoaoMiranda, publicada em 30 Junho, 2012 at 08:39

Imagem

O gráfico mostra a variação homóloga entre trimestres do PIB do sector da construção. Entre o 1º trimestre de 2011 e o 1º trimestre de 2012 o PIB do sector da construção caiu 9,8%. Há duas teorias que podem explicar estes dados:

Teoria lafferiana: o governo aumentou os impostos pelo que as pessoas deixaram de comprar casas, ou as empresas de construção deixaram de ter lucro em produzir obras e abandonaram a actividade, ou passaram para a economia paralela ou uma mistura destes 3 efeitos. No fundo, existe necessidade premente de mais construção em Portugal mas são os impostos que estão a impedir o desenvolvimento deste importante sector.

Teoria schumpeteriana: Há muito que as necessidades de habitação e de obras públicas se encontram mais ou menos satisfeitas. A economia portuguesa precisa de se reestruturar e têm que passar recursos deste sector para novos sectores que a própria economia terá que inventar. O sector da construção tem-se mantido sobredimensionado à custa da procura pública e do crédito artificialmente barato pelo que só após a bancarrota do Estado é que o sector entrou em colapso.

.

Acho que é mais ou menos óbvio qual é a teoria correcta.
http://blasfemias.net/2012/06/30/laffer-ou-schumpeter/
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 30/6/2012 12:27

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Tem calma, primeiro as explicações. De qualquer forma é exigível a demissão imediata dos indivíduos.

Hummm, palpita-me que nem isso... até porque a acontecer isso concordo com o migluso que o provavelmente o Ministro das Finanças teria de ir a seguir, ou antes destes! Ao demiti-los estão a assumir um erro grave que não podem dizer que não tinham reparado nele!

Não sabes se ele é tido ou achado na contratação dos indivíduos. Pedir responsabilidades ao ministro faz sentido quando é uma decisão dele ou por questões politicas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por artista_ » 30/6/2012 12:21

mais_um Escreveu:Tem calma, primeiro as explicações. De qualquer forma é exigível a demissão imediata dos indivíduos.

Hummm, palpita-me que nem isso... até porque a acontecer isso concordo com o migluso que o provavelmente o Ministro das Finanças teria de ir a seguir, ou antes destes! Ao demiti-los estão a assumir um erro grave que não podem dizer que não tinham reparado nele!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 30/6/2012 12:17

migluso Escreveu:
Só mais uma coisa: só vi o título da primeira página do Expresso que sai amanhã.

É muito grave. Exige explicações imediatas.

Provavelmente, exigirá a demissão do Ministro das Finanças.

Tem calma, primeiro as explicações. De qualquer forma é exigível a demissão imediata dos indivíduos.

por artista_ » 30/6/2012 12:03

migluso Escreveu:Só mais uma coisa: só vi o título da primeira página do Expresso que sai amanhã.

Estás a esquecer-te que estamos em Portugal, aqui não acontecem coisas dessas! :|

Ainda ontem o... epa, agora não me lembro do nome dele :), dizia na TV que nos casos dos submarinos, na Alemanha o julgamento já foi concluído, na Grécia um ministro demitiu-se por causa disso, e em Portugal, nada... apenas tem servido para vender alguns jornais, com uns boatos que nunca se sabem se são verdade ou mentira! Até porque explicações nunca há...

Eu, que percebo pouco disto, acho que mais tarde ou mais cedo teremos um haircut da dívida, já há algum tempo que acho que não o evitaremos...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por carrancho » 30/6/2012 12:01

A-330 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:A capa do Expresso deste sabado...

Penso que ele se está a referir ao caso relativo ao BPN.

São estas pérolas a evidência de que a reforma estrutural mais necessária,a reforma da mentalidade não está a ser feita.

Por isso, por enquanto não tenho esperança nenhuma neste país.Não por ser pessimista, mas porque a realidade é por demais evidente.

A330

Então, é a vida, enquanto uns tomam chocolate outros têm de o pagar!!!

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/ZpeZGMJBKQk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por mais_um » 30/6/2012 11:46

majomo Escreveu:
Uma dúvida, o valor do cupão de cada uma dessas OT é inferior à taxa média, isso significa que o estado vendeu as obrigações a desconto?

Correcto. Mas isso é normal, umas vezes vende a valor inferior, outras a valor superior. Quando vende a valor inferior está a diferir parte substancial do pagamento de juros para o fim da emissão.

Nos últimos 3 a 4 anos penso que foram sempre vendidas a valor inferior, mas antes tiveste emissões a serem vendidas a valores superiores, nomeadamente a emissão OT2012.

por Trisquel » 30/6/2012 11:04

A-330 Escreveu:

São estas pérolas a evidência de que a reforma estrutural mais necessária,a reforma da mentalidade não está a ser feita.

Por isso, por enquanto não tenho esperança nenhuma neste país.Não por ser pessimista, mas porque a realidade é por demais evidente.

A330

É isso mesmo A330.

Para além de se ter políticas que dividem a sociedade em duas (públicos e privados) como se de adversários se trata-se, também se estica a teia até ao limite de forma a segurar todos os interesses instalados.

O que acontece é que a teia está a ceder e cada vez é mais tarde para largar lastro porque tudo tem o seu timing, a meu ver acho que preferem que a derrocada afete todos que o sacrifício parcial de forma a minimizar ou resolver o tema, a cumplicidade faz parte do acordo!

Não há dúvida que existe muitos interesses instalados mas aniquilar os da anterior governação de forma publicitada e instalar novos de forma camuflada é só dar continuidade ao que nos fez chegar aqui.

Quer se queira ou não as receitas provêm de toda a sociedade com a diferença que parte da receita é um valor novo e outra um valor reciclado, ao se retirar liquidez do mercado estamos a afetar também a receita e este é o principio da degradação das mesmas. Por muito que me custe acreditar estes mentores do pacote de ajuste ainda acham que 23% de 100 (23) é mais que 20% de 200 (40)!!!

Continua-se a apostar numa politica com o objetivo de continuarmos a manter uma dependência avassaladora de financiamento externo, sei que existe essa necessidade mas podia ser menos desesperada.

Apela-se ás empresas que exportem, ótimo, porque não acompanhar de uma política interna de consumir o que é nosso, não de forma publicitada porque essa já vai existindo mas de uma forma real de forma a ter impacto económico. Sei que muitos contestam “agora já nem posso escolher o que quero consumir”, será que alguma vez escolheram!!! Este exemplo é caricato mas espelha bem a dependência externa que temos, “Coentros” porque é que têm de ser espanhóis? Isto espelha bem a nossa pequenez e falta de rigor no detalhe. Caricato, também acho, mas é real!!!!!!!

Tudo isto é muito complexo mas sem estratégia não temos futuro e a sociedade precisa de ter um rumo traçado com um objetivo de forma a canalizar forças nesse sentido.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Lion_Heart » 30/6/2012 10:14

Não percebo qual o espanto, se tivemos presidentes de camara que fugiram para nao serem detidos, depois voltam como se nada fosse, sao absolvidados e a propia camara e que lhes paga o advogado. se temos outro que ja foi condenado e continua a rir da justiça. se temos um deputado que rouba gravadores e é como se nada fosse. se temos n a fazer pressao sobre a com. social e é tudo pacifico.

Nao percebo o espanto de ter mais dois incompetentes , inibidos, a gerir um buraco.Ao fim e ao cabo a maioria concordou com a Nacionalização de uma fraude.

O povo gosta.

E o que dizem voces de uma Ministra da Justiça que diz publicamente que existe em Portugal uma Justiça para ricos e uma outra coisa qq para os pobres! E nada lhe acontece. So esta a reconhecer a sua propia incompetencia e que se sente bem com isso. Deveria ter sido demitida no munito seguinte a estas declarações.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por A330-300 » 30/6/2012 9:37

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Mcmad » 30/6/2012 2:55

migluso Escreveu:
Mcmad Escreveu:Ter este défice com as manobras que foram feitas significa muita incompetência.

Ou que o ajustamento está a ser mais rápido...

No passado, grande parte das receitas do Estado eram "artificiais". Só se verificaram porque antes houve um crédito (ao consumo, para compra de habitação, para um pavilhão multidesportivo, ou qualquer outra obra pública, etc...).

Como sabemos, o crédito fechou-se. E para além disso os agentes estão, e bem, num ciclo de desalavancagem, que já vai tarde, como aliás o montante que se paga em juros evidencia.

Em qualquer situação económica é muito difícil acertar nas previsões de receita, mas é muito mais quando a situação é esta que se sabe.

É importante o Estado estar a reduzir as variáveis que controla, ou seja, uma boa parte das despesas.

Algo que nunca antes tinha acontecido, se medido em valores absolutos.

Medir o défice em % do PIB não é, na minha opinião, a melhor forma de avaliar no momento actual a evolução das contas públicas, pois o valor do PIB estava "empolado" por crédito destinado a consumo e a investimentos de retorno negativo.

Se o PIB estava empolado o défice era ainda MAIOR.

Com a queda do PIB ceteris paribus o défice aumenta...
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por migluso » 30/6/2012 2:37

Exacto, é isso Marco...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por MarcoAntonio » 30/6/2012 2:16

A capa do Expresso deste sabado...

Anexos
expresso.PNG
expresso.PNG (394.85 KiB) Visualizado 2284 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pepi » 30/6/2012 1:54

Migluso, a q te referes?

Registado: 17/3/2009 14:43

por migluso » 30/6/2012 1:33

Lion_Heart Escreveu:Basta colocar previsões por baixo e nao optimistas e nao abusar nos impostos.

Não é fácil Lion...

Mas não há dúvidas que, hoje, podemos dizer que as previsões de receitas e da taxa de desemprego foram demasiado optimistas.

Só mais uma coisa: só vi o título da primeira página do Expresso que sai amanhã.

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Lion_Heart » 30/6/2012 0:48

O Estado se for decente e competente tb consegue controlar a receita.

Basta colocar previsões por baixo e nao optimistas e nao abusar nos impostos.

Em clima de recessao nao se pode pedir aumento nas receitas de iva, no ia , no ispp , no tabaco e etc.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por migluso » 30/6/2012 0:29

Mcmad Escreveu:Ter este défice com as manobras que foram feitas significa muita incompetência.

Ou que o ajustamento está a ser mais rápido...

No passado, grande parte das receitas do Estado eram "artificiais". Só se verificaram porque antes houve um crédito (ao consumo, para compra de habitação, para um pavilhão multidesportivo, ou qualquer outra obra pública, etc...).

Como sabemos, o crédito fechou-se. E para além disso os agentes estão, e bem, num ciclo de desalavancagem, que já vai tarde, como aliás o montante que se paga em juros evidencia.

Em qualquer situação económica é muito difícil acertar nas previsões de receita, mas é muito mais quando a situação é esta que se sabe.

É importante o Estado estar a reduzir as variáveis que controla, ou seja, uma boa parte das despesas.

Algo que nunca antes tinha acontecido, se medido em valores absolutos.

Medir o défice em % do PIB não é, na minha opinião, a melhor forma de avaliar no momento actual a evolução das contas públicas, pois o valor do PIB estava "empolado" por crédito destinado a consumo e a investimentos de retorno negativo.

por Renegade » 30/6/2012 0:26

Stresszero Escreveu:
richardj Escreveu:a troika devia ter entrado em portugal quando os juros a 10 anos passaram os 5%.

teríamos poupado muito dinheiro em juros que assumimos o compromisso de pagar.

Podes crer! Se tívessemos pediudo ajuda mais cedo certamente estaría-mos melhor, mas o filósofo não pescava nada. 8-)

É evidente que pescava, mas à frente do interesse do país estiveram sempre os interesses partidários, os ilusionismos populistas e o forrobodó despesista.

Ele é que se deve estar a rir de nós todos, lá bem longe...

Registado: 12/9/2011 14:15

por MiamiBlue » 30/6/2012 0:16

Noticia Expresso

Passos rejeita mais austeridade e quer negociar com a troika

Com o défice a derrapar e a atingir 7,9% no primeiro trimestre, soaram as campainhas de alarme, e o Governo, no discurso público, mantém todas as opções em aberto.
Mas, internamente, nas reuniões do Executivo e do PSD,o sinal está dado: não há condições para mais austeridade
sobre os portugueses e a solu-
ção passa por se conseguir negociar uma folga com a troika. Passos acredita que está em condições de o fazer. E o CDS também não aceita mais impostos. Para acertar as contas deste ano, o Governo prepara mais cativações, acelera as privatizações e admite recorrer outra vez aos fundos de pensões bancários.

A confirmar-se.. é grave..

Registado: 17/10/2010 19:32

por MiamiBlue » 30/6/2012 0:15

Noticia Expresso

Passos rejeita mais austeridade e quer negociar com a troika

Com o défice a derrapar e a atingir 7,9% no primeiro trimestre, soaram as campainhas de alarme, e o Governo, no discurso público, mantém todas as opções em aberto.
Mas, internamente, nas reuniões do Executivo e do PSD,o sinal está dado: não há condições para mais austeridade
sobre os portugueses e a solu-
ção passa por se conseguir negociar uma folga com a troika. Passos acredita que está em condições de o fazer. E o CDS também não aceita mais impostos. Para acertar as contas deste ano, o Governo prepara mais cativações, acelera as privatizações e admite recorrer outra vez aos fundos de pensões bancários.

A confirmar-se.. é grave..

Registado: 17/10/2010 19:32

por Mcmad » 29/6/2012 23:46

Ter este défice com as manobras que foram feitas significa muita incompetência.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, pfta, Pmart 1, trilhos2006 e 229 visitantes