Cimpor - Tópico Geral
Artigo 196.o Alienação potestativa
1 - Cada um dos titulares das acções remanescentes, nos três meses subsequentes
ao apuramento dos resultados da oferta pública de aquisição referida no n.o 1 do
artigo 194.o, exercer o direito de alienação potestativa, devendo antes, para o efeito,
dirigir por escrito ao sócio dominante convite para que, no prazo de oito dias, lhe
faça proposta de aquisição das suas acções.
2 - Na falta da proposta a que se refere o número anterior ou se esta não for
considerada satisfatória, qualquer titular de acções remanescentes pode tomar a
decisão de alienação potestativa, mediante declaração perante a CMVM
acompanhada de:
a) Documento comprovativo de consignação em depósito ou de bloqueio das acções
a alienar;
b) Indicação da contrapartida calculada nos termos dos n.os 1 e 2 do artigo 194.o
3 - Verificados pela CMVM os requisitos da alienação, esta torna-se eficaz a partir da
notificação por aquela autoridade ao sócio dominante.
4 - A certidão comprovativa da notificação constitui título executivo.
1 - Cada um dos titulares das acções remanescentes, nos três meses subsequentes
ao apuramento dos resultados da oferta pública de aquisição referida no n.o 1 do
artigo 194.o, exercer o direito de alienação potestativa, devendo antes, para o efeito,
dirigir por escrito ao sócio dominante convite para que, no prazo de oito dias, lhe
faça proposta de aquisição das suas acções.
2 - Na falta da proposta a que se refere o número anterior ou se esta não for
considerada satisfatória, qualquer titular de acções remanescentes pode tomar a
decisão de alienação potestativa, mediante declaração perante a CMVM
acompanhada de:
a) Documento comprovativo de consignação em depósito ou de bloqueio das acções
a alienar;
b) Indicação da contrapartida calculada nos termos dos n.os 1 e 2 do artigo 194.o
3 - Verificados pela CMVM os requisitos da alienação, esta torna-se eficaz a partir da
notificação por aquela autoridade ao sócio dominante.
4 - A certidão comprovativa da notificação constitui título executivo.
- Registado: 26/3/2009 23:02
Caros companheiros do Forum,
Já escrevi à CMVM e à Cimpor - Relação com Investidores a exigir uma resposta adequada aos acontecimentos pouco claros que têm acontecido nos últimos dias.
De seguida vou enviar carta à Camargo Correa a propor a venda das minhas acções ao preço da OPA. Vejam o artº 196º do CVM.
Não fiquem aí a carpir e reajam!
Já escrevi à CMVM e à Cimpor - Relação com Investidores a exigir uma resposta adequada aos acontecimentos pouco claros que têm acontecido nos últimos dias.
De seguida vou enviar carta à Camargo Correa a propor a venda das minhas acções ao preço da OPA. Vejam o artº 196º do CVM.
Não fiquem aí a carpir e reajam!
O caldeirão já está velhinho e manco:
Duplicate headers received from server
The response from the server contained duplicate headers. This problem is generally the result of a misconfigured website or proxy. Only the website or proxy administrator can fix this issue.
Error 349 (net::ERR_RESPONSE_HEADERS_MULTIPLE_CONTENT_DISPOSITION): Multiple distinct Content-Disposition headers received. This is disallowed to protect against HTTP response splitting attacks.
Duplicate headers received from server
The response from the server contained duplicate headers. This problem is generally the result of a misconfigured website or proxy. Only the website or proxy administrator can fix this issue.
Error 349 (net::ERR_RESPONSE_HEADERS_MULTIPLE_CONTENT_DISPOSITION): Multiple distinct Content-Disposition headers received. This is disallowed to protect against HTTP response splitting attacks.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Blue Epsilon Escreveu:Elias Escreveu:Pois no Chrome continua sem aparecer.
Decididamente o caldeirão fez um boicote ao chrome...
Não pode ser, agora que estou longo na Google, a acção está a descer por causa deste bug do caldeirão
Não percebo isto.
Até agora eu só precisava de recorrer ao explorer para colocar embeds de vídeos....
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Pois no Chrome continua sem aparecer.
Decididamente o caldeirão fez um boicote ao chrome...
Não pode ser, agora que estou longo na Google, a acção está a descer por causa deste bug do caldeirão

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Razão para a Impossibilidade de uma OPA Potestativa
Acho que não estou enganado em dizer que ao contrário do que todos pensam neste momento a OPA Potestativa é uma impossibilidade pela razão que a Camargo Corrêa não detém mais de 90% dos Direitos de Voto visto que a Votorantim detém neste momento 21,40% dos Direitos de Voto.
A Camargo Corrêa e a Votorantim celebraram no dia 25 de junho de 2012 enquanto acionistas da Cimpor um Acordo contendo um projeto de reorganização da Cimpor.
A Cimpor vai manter-se em bolsa até à separação dos activos. O Presidente da InterCement, sociedade do grupo Camargo Corrêa disse querer que a separação de activos seja o mais rápido possível. Em quatro meses talvez. Em seis meses não haverá saída da bolsa.
A Camargo Corrêa e a Votorantim celebraram no dia 25 de junho de 2012 enquanto acionistas da Cimpor um Acordo contendo um projeto de reorganização da Cimpor.
A Cimpor vai manter-se em bolsa até à separação dos activos. O Presidente da InterCement, sociedade do grupo Camargo Corrêa disse querer que a separação de activos seja o mais rápido possível. Em quatro meses talvez. Em seis meses não haverá saída da bolsa.
Editado pela última vez por MisterBolsa em 9/7/2012 20:19, num total de 1 vez.
Price-Targets.Com (Targets da Europa e América)
BolsaToolbar.Com (Em construção)
BolsaBlog.Com (Comente a atualidade bolsista)
JogoDeBolsa.Com (Para quem quer jogar na bolsa)
BolsaToolbar.Com (Em construção)
BolsaBlog.Com (Comente a atualidade bolsista)
JogoDeBolsa.Com (Para quem quer jogar na bolsa)
- Registado: 24/10/2005 16:18
reis2009 Escreveu:No final, o accionista principal vai ter que pagar aos accionistas minoritários os mesmos dividendos do que a si próprio.
2 questões?
- Quais dividendos, se são eles a decidirem? Verifica o que se passa na BRISA para conseguirem prejudicar alguns investidores.
- Compraste por uma fracção. Mas valerá mais do que isso? O mais ainda, valerá isso no futuro? Se não tivesse existido a OPA, provavelmente o preço de mercado seria este mesmo após as quedas que todas os títulos tiveram.
disclosure: não possuo títulos CIMPOR. Hoje já rendeu porque tinha compra perto dos 3.05€, mas estive a perder tanto quando acabei por ganhar. Está muito arriscado, mesmo para intradays.....vou olhar para outras coisas.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Concordo inteiramente com o post anterior!
De facto a bolsa nacional desafia a lógica e a racionalidade.
Uma coisa é certa, quem comprou após a OPA, como eu, tornou-se accionista de uma das maiores cimenteiras do Mundo por um preço que é uma fracção do pago pela Camargo Correia.
No final, o accionista principal vai ter que pagar aos accionistas minoritários os mesmos dividendos do que a si próprio.
De qualquer forma, não creio que tal vá acontecer. Estou certo que o oferente está a aproveitar o pânico gerado para reforçar a posição e em breve vai anunciar que já ultrapassou os 90% dos direitos de voto. Terá mesmo que lançar uma OPA potestativa.
Vou também reclamar junto da CMVM. O que se passou ontem foi vergonhoso e lamentável!
Apesar da perda potencial, vou esperar porque acredito que vamos sair desta com mais-valias!
Boa sorte pessoal!
De facto a bolsa nacional desafia a lógica e a racionalidade.
Uma coisa é certa, quem comprou após a OPA, como eu, tornou-se accionista de uma das maiores cimenteiras do Mundo por um preço que é uma fracção do pago pela Camargo Correia.
No final, o accionista principal vai ter que pagar aos accionistas minoritários os mesmos dividendos do que a si próprio.
De qualquer forma, não creio que tal vá acontecer. Estou certo que o oferente está a aproveitar o pânico gerado para reforçar a posição e em breve vai anunciar que já ultrapassou os 90% dos direitos de voto. Terá mesmo que lançar uma OPA potestativa.
Vou também reclamar junto da CMVM. O que se passou ontem foi vergonhoso e lamentável!
Apesar da perda potencial, vou esperar porque acredito que vamos sair desta com mais-valias!
Boa sorte pessoal!
OPA Cimpor
Caros,
Para mim, tudo isto é uma palhaçada e só é possivel em Portugal e com uma entidade reguladora que anda a dormir ou é conivente com esta bandalheira.
Como é possivel uma acção desvalorizar 20% num dia, com informação relevante a ser transmitida ao mercado e a cotação não ser suspensa até haver esclarecimentos?
Como é possivel haver confirmação de que a OPA foi um sucesso e afinal não ter sido?
Como é possivel escrever n prospecto da OPA que a sociedade oferente poderia retirar de bolsa a Cimpor no prazo de 6 meses e hoje vir o seu presidente dizer que nunca o faria antes de 6 meses? E durante o horário de negociação!?!?
Como é possivel o acordo entre accionistas em que há venda de activos da empresa (até aí tudo bem), por troca de acções da própria empresa, ao preço pré definido de 5,50€ (também quero)?
Estou furioso comigo próprio pois já tinha prometido a mim mesmo que não voltava a entrar no mercado português mas, mais uma vez, acreditei que as coisas iriam ter um desenvolvimento normal e mais uma vez me enganei.
Já enviei um pedido de esclarecimentos e reclamação à CMVM e aguardo resposta.
Enfim, fica o desabafo...
Cumprimentoos
Rasputine
Ps: como fica claro do meu post, tenho acções da Cimpor
Para mim, tudo isto é uma palhaçada e só é possivel em Portugal e com uma entidade reguladora que anda a dormir ou é conivente com esta bandalheira.
Como é possivel uma acção desvalorizar 20% num dia, com informação relevante a ser transmitida ao mercado e a cotação não ser suspensa até haver esclarecimentos?
Como é possivel haver confirmação de que a OPA foi um sucesso e afinal não ter sido?
Como é possivel escrever n prospecto da OPA que a sociedade oferente poderia retirar de bolsa a Cimpor no prazo de 6 meses e hoje vir o seu presidente dizer que nunca o faria antes de 6 meses? E durante o horário de negociação!?!?
Como é possivel o acordo entre accionistas em que há venda de activos da empresa (até aí tudo bem), por troca de acções da própria empresa, ao preço pré definido de 5,50€ (também quero)?
Estou furioso comigo próprio pois já tinha prometido a mim mesmo que não voltava a entrar no mercado português mas, mais uma vez, acreditei que as coisas iriam ter um desenvolvimento normal e mais uma vez me enganei.
Já enviei um pedido de esclarecimentos e reclamação à CMVM e aguardo resposta.
Enfim, fica o desabafo...
Cumprimentoos
Rasputine
Ps: como fica claro do meu post, tenho acções da Cimpor
KISS: Keep It Short and Simple
- Registado: 14/2/2003 13:07
kuppka Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Paulo, depois não se sabe... Não vender numa OPA tem estes riscos. Fica-se detentor de acções que praticamente não se negoceiam.
Um abraço,
Ulisses
Pois é! (para os + distraídos)..
Os 90% até valeram 5.50 o restante vale 10%.Se for a 1 ..é fazer contas. ... 5.40,20? É fazer contas.
Cmps!
A minha preocupação não é se as acções se negoceiam, o problema é a Camargo e a InterCement arquitetarem um plano de esvaziamento da CIMPOR e nós, os pequenos accionistas a assistir sem defesa possível.
- Registado: 3/5/2007 13:55
Ulisses Pereira Escreveu:Paulo, depois não se sabe... Não vender numa OPA tem estes riscos. Fica-se detentor de acções que praticamente não se negoceiam.
Um abraço,
Ulisses
Pois é! (para os + distraídos)..
Os 90% até valeram 5.50 o restante vale 10%.Se for a 1 ..é fazer contas. ... 5.40,20? É fazer contas.
Cmps!
- Registado: 31/5/2009 15:22
Re: Cimpor mantém-se em bolsa nos próximos seis meses
Mas que impacto é que realmente tem esta notícia? Não vai sair nos próximos 6 meses, mas e depois? Vai sair? de que forma? Como é que se processa isso?
Gostaria que alguém me esclarecesse como é que isto se processa, porque ninguém vai comprar uma ação que tem um fim anunciado dentro de 6 meses
BN
Gostaria que alguém me esclarecesse como é que isto se processa, porque ninguém vai comprar uma ação que tem um fim anunciado dentro de 6 meses
BN
rasteiro Escreveu:Camargo quer finalizar acordo de permuta com a Votorantim antes de lançar qualquer OPA potestativa.
A Cimpor irá manter-se em bolsa nos próximos seis meses, confirmou hoje José Edison, presidente da InterCement, sociedade do grupo Camargo Corrêa que comprou a maioria do capital da cimenteira depois de uma oferta pública de aquisição (OPA) que durou cerca de três meses.
“Queremos manter a companhia em bolsa até à separação dos activos [da Votorantim]. Queremos que [a separação] seja o mais rápido possível. Em quatro meses talvez. Em seis meses não haverá saída da bolsa”, adiantou hoje José Edison, presidente da InterCement, que, recorde-se, assinou um acordo de permuta de activos com a Votorantim em troca da posição da empresa na Cimpor de 21,4%.
A empresa também não tem planos para comprar os pouco mais de 5,19% que ainda ficaram em bolsa. Como noticiou o Negócios, a InterCement não consguiu obter 90% do capital sob oferta, ainda que tenha adquirido mais de 94% da Cimpor, porque a CMVM imputou as posições da Votorantim e da CGD à Camargo, visto que as duas accionistas já tinham revelado que iriam vender.
O responsável, acompanhado do novo CEO da Cimpor, Ricardo Lima, garantiu que a empresa ficaria com a sede em Portugal, ainda que não haja um acordo escrito nesse sentido, tendo em conta a posição e o conhecimento que tem a Cimpor acumulado ao longo dos anos. E explicou que as duas marcas (InterCement e Cimpor) seriam usadas de acordo com a expectativas do acordo.
“Investifino teve que vender”
A OPA à Cimpor ficou fechada na semana passada, apesar da relutância da Investifino em vender a sua posição de pouco mais de 10%. Edison recusou que tivesse havido um “conflito com a Investifino. Eles tiveram que vender e provavelmente não queriam”, disse o responsável. “É óbvio que queriam mais [pelas acções, que foram compradas a 5,50 euros].
A sociedade detida por Manuel Fino estava a equacionar avançar para os tribunais se se comprovasse que os accionistas tinha sido tratados de forma diferente [devido à permuta com a Votorantim].
CADE decide até 4 Julho
A Concorrência brasileira (CADE) irá pronunciar-se sobre a OPA, em conjunto com a operação de entrada da Camargo na Cimpor até 4 de Julho, segundo Edison, que explicou que acredita que a decisão será favorável. As duas empresas ficam com 19% do mercado brasileiro de cimentos
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=564995
- Registado: 27/12/2011 20:40
Stresszero Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Teremos o que se chama a exaustão da venda a fazer-se hoje, possivelmente até em pré-fecho?
Estou a verificar intenções de compras de lotes muito "grandes" (50.000) até aos 3,30 e 1 de 250.000 a 3,36. Se for como ontem, "desaparecem" antes do fecho.
Conselho: Não se investe no que não se percebe.
disclosure: não possou CIMPOR. Existe o risco real disto levar muitos meses a resolver. Mas continuo com vontade de apostar num intraday, um dia destes
Também ando de olho num intraday, mas ainda não foi hoje. Este título está muito "perigoso", mas é isso que nos dá adrenalina
Um conselho:
Não entres pela adrenalina!
Normalmente os resultados são péssimos.
PS: Se queres adrenalina vê hoje o Portugal-Espanha!

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Cimpor mantém-se em bolsa nos próximos seis meses
Camargo quer finalizar acordo de permuta com a Votorantim antes de lançar qualquer OPA potestativa.
A Cimpor irá manter-se em bolsa nos próximos seis meses, confirmou hoje José Edison, presidente da InterCement, sociedade do grupo Camargo Corrêa que comprou a maioria do capital da cimenteira depois de uma oferta pública de aquisição (OPA) que durou cerca de três meses.
“Queremos manter a companhia em bolsa até à separação dos activos [da Votorantim]. Queremos que [a separação] seja o mais rápido possível. Em quatro meses talvez. Em seis meses não haverá saída da bolsa”, adiantou hoje José Edison, presidente da InterCement, que, recorde-se, assinou um acordo de permuta de activos com a Votorantim em troca da posição da empresa na Cimpor de 21,4%.
A empresa também não tem planos para comprar os pouco mais de 5,19% que ainda ficaram em bolsa. Como noticiou o Negócios, a InterCement não consguiu obter 90% do capital sob oferta, ainda que tenha adquirido mais de 94% da Cimpor, porque a CMVM imputou as posições da Votorantim e da CGD à Camargo, visto que as duas accionistas já tinham revelado que iriam vender.
O responsável, acompanhado do novo CEO da Cimpor, Ricardo Lima, garantiu que a empresa ficaria com a sede em Portugal, ainda que não haja um acordo escrito nesse sentido, tendo em conta a posição e o conhecimento que tem a Cimpor acumulado ao longo dos anos. E explicou que as duas marcas (InterCement e Cimpor) seriam usadas de acordo com a expectativas do acordo.
A OPA à Cimpor ficou fechada na semana passada, apesar da relutância da Investifino em vender a sua posição de pouco mais de 10%. Edison recusou que tivesse havido um “conflito com a Investifino. Eles tiveram que vender e provavelmente não queriam”, disse o responsável. “É óbvio que queriam mais [pelas acções, que foram compradas a 5,50 euros].
A sociedade detida por Manuel Fino estava a equacionar avançar para os tribunais se se comprovasse que os accionistas tinha sido tratados de forma diferente [devido à permuta com a Votorantim].
CADE decide até 4 Julho
A Concorrência brasileira (CADE) irá pronunciar-se sobre a OPA, em conjunto com a operação de entrada da Camargo na Cimpor até 4 de Julho, segundo Edison, que explicou que acredita que a decisão será favorável. As duas empresas ficam com 19% do mercado brasileiro de cimentos
CADE decide até 4 Julho
Rasteiro
- Registado: 29/11/2007 12:24
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Rolling_Trader, Shimazaki_2, Àlvaro e 141 visitantes