Fisco vai cobrar multas dos transportes públicos
AutoMech Escreveu:Exacto Marco. A mensagem que passa é que só um tanso é que paga mais valias obtidas em corretoras estrangeiras. Se não precisar do dinheiro mais vale deixá-lo lá parado e pagar 7.5% ou o que for, quando chegar a amnistia. Bem melhor do que os 25%.
Se isto fosse o FB levavas já um like

- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Exacto Marco. A mensagem que passa é que só um tanso é que paga mais valias obtidas em corretoras estrangeiras. Se não precisar do dinheiro mais vale deixá-lo lá parado e pagar 7.5% ou o que for, quando chegar a amnistia. Bem melhor do que os 25%.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Aliás e para sublinhar esta dicotomia entre os que fogem e são tendencialmente poupados e os que declaram mas são apanhados na malha fiscal, o Fisco/Estado para apanhar alguns daqueles outros faz periodicamente amnistias (leia-se, perdões) sendo que pagam nessa altura a troco do perdão um valor simbólico (tipo menos de 10% do rendimento não declarado). E não há multas nem juros nem perguntas...
Entretanto, os outros, só porque falham um pagamento ao fisco ou se atrasam ou entregam fora do prazo não só não tÊm direito a perdão nenhum como ainda levam com multas e juros em cima!
Teria a sua piada não fosse este ponto tão deprimente.
Entretanto, os outros, só porque falham um pagamento ao fisco ou se atrasam ou entregam fora do prazo não só não tÊm direito a perdão nenhum como ainda levam com multas e juros em cima!
Teria a sua piada não fosse este ponto tão deprimente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
scotch Escreveu:Com esta sede de cobrar receitas por parte do Estado, mais vale não ter nada!
Há alturas da história em que ser-se abastado é vantajoso, mas esta em que estamos não é decerteza. Pois só se pode cobrar impostos onde há riqueza.
Isso não é verdade uma vez que o fisco elabora planos a prestações com aqueles que não têm como pagar, penhoras de vencimentos, etc.
Esta altura só é boa para os que têm rendimentos que não declaram uma vez que esses, de uma forma geral, o fisco não agarra e para agarrar teria de gastar bastantes recursos (nomeadamente em pessoal).
Antes, este vai em cima daqueles que têm registo (tenham ou não riqueza) e que são mais fáceis de agarrar por parte do fisco...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
.Em 2011, prescreveram 265.764 multas, o que representou cerca de 17% do total de autos de contra-ordenação registados nesse ano pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Tendo em conta o valor mínimo de uma coima (30 euros), isto significa que não foram arrecadados pelo menos cerca de oito milhões de euros.
No relatório anual que acaba de ser publicado, a ANSR admite que, apesar de o volume de processos prescritos ter diminuído ligeiramente (1%) face a 2010, este número «ainda é muito pesado».
Mas pela primeira vez desde 2007, quando este organismo foi criado, o número de autos cobrados aumentou – mais de um milhão –, bem como a receita gerada pelas multas de trânsito, que atingiu cerca de 85 milhões de euros. A ANSR alega que esta evolução é «consequência de uma melhor organização dos processos e, sobretudo, de estes estarem a ser tramitados à medida que os autos são registados».
PSP e GNR enviam multas já prescritas
No entanto, há obstáculos que continuam a contribuir para a lenta tramitação dos processos: a «inexistência de um verdadeiro arquivo interno» e a falta de recursos humanos. A unidade de gestão de contra-ordenações tem menos de um quarto dos técnicos superiores previstos no mapa de pessoal aprovado para 2011: das 49 vagas previstas, aquela unidade contou apenas com nove juristas, menos três do que em 2010. «Esta estrutura não é manifestamente compatível com a elevada carga administrativa decorrente da gestão e tramitação dos processos» – admite a instituição, acrescentando que no ano passado foram registados 1.536.852 autos, o que dá uma média diária superior a seis mil autos.
Para colmatar este défice, a ANSR, com sede no Taguspark, em Oeiras, passou a recrutar trabalhadores em regime de mobilidade interna e que residem nos concelhos de Oeiras, Sintra e Cascais. Sem eles, «a situação deficitária ao nível dos recursos humanos seria ainda mais gravosa».
Mas não é só este factor que explica a ainda elevada taxa de prescrição. «Muito frequentemente, os autos chegam à ANSR já prescritos ou em estado de quase prescrição».
Já em 2010, uma auditoria da Inspecção-Geral da Administração Interna noticiada pelo SOL descobriu que no ano anterior a ANSR devolvera nove caixotes com originais e duplicados de autos à PSP e seis à GNR. Alguns processos diziam respeito a infracções cometidas há mais de dois anos.
Questionada pelo SOL sobre a quantidade exacta destes autos e a razão por que são enviados pela PSP e pela GNR nestas condições, a ANSR não respondeu.
Videoconferência ainda não arrancou
Para este ano, segundo o documento, serão concretizadas alterações que têm sido prometidas há vários anos. É o caso da implementação do sistema de videoconferência nas instalações da ANSR, que possibilitará a inquirição de testemunhas. No passado, chegaram a ser montados alguns equipamentos em salas dos extintos governos civis, mas essa tarefa tem sido assegurada por militares e em postos da GNR.
A maior reforma, porém, será a do Código da Estrada, cujas alterações «contribuirão para uma maior celeridade na decisão dos processos».
Mais unas quantas para o fisco cobrar...
.Carris e metro admitem aumento de fraude este ano
Publicado hoje às 13:07
Lusa
Foto: Marco Leal
A Carris e o Metropolitano de Lisboa admitem que as fraudes nos autocarros e no metro possam ser este ano superiores a 2011.
Segundo o secretário-geral da Carris, Luís Vale, a taxa de fraude detetada nos primeiros cinco meses de 2012 foi de 4,93% contra 4,35% no mesmo período do ano passado.
Numa resposta enviada à Lusa, em que para este ano a empresa admite "poder continuar a existir algum acréscimo de fraude, prevendo-se que não seja ultrapassada uma Taxa de Fraude Detetada média anual de 05%".
A esses 05% correspondem cerca de 850 mil passageiros por mês e uma receita média de 400 mil euros.
O metropolitano de Lisboa fez saber que em 2010 foram aplicadas 6.780 coimas e em 2011 8.816 multas.
"No que respeita ao número de pessoas que utilizam o Metro sem adquirirem bilhete ou passe, não possuímos elementos que nos permitam aferir o número exato de pessoas transportadas sem título válido. No entanto, admitimos que haja um aumento face a 2011", lê-se, na resposta enviada à Lusa.
Em 2011 foram fiscalizados 404.481 passageiros, tendo sido levantados 8.616 autos.
Artigo parcial
Agora é que o fisco vai ser produtivo...
.AutoMech Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Daqui a pouco temos o fisco cobrar as multas....
Oxalá que sim
.Caça à multa nas taxas começa hoje
01-07-2012 1:00:00
A partir de hoje, o Fisco começa a fazer a cobrança coerciva das multas das taxas moderadoras não pagas pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Quem falhar o pagamento incorre numa multa que varia entre os 30 euros e os 150 euros.
Esta cobrança vai render muitos milhões aos cofres do Estado, tendo em conta que em anos anteriores, designadamente em 2009, os calotes ao Serviço Nacional de Saúde em taxas moderadoras ascenderam a 12,5 milhões de euros.
A partir de agora, a cobrança das dívidas será mais avultada, uma vez que em 2009 o valor das taxas era mais baixo do que hoje e a crise económica - que leva a mais faltas de pagamento - não era tão gravosa.
As unidades não conseguiam fazer a cobrança das taxas, mesmo depois de a factura ser enviada para casa dos utentes após uma ida à Urgência ou depois de um internamento.
Segundo apurou o CM junto de fontes hospitalares, até agora havia unidades que "não estavam muito preocupadas com a falta de pagamento das taxas" e perdoavam a dívida porque compreendiam que as pessoas não tivessem dinheiro para comer.
Adalberto Campos Fernandes, administrador hospitalar, contou ao CM que há utentes que pedem auxílio aos hospitais para o pagamento das taxas, dispondo algumas unidades de saúde de um "pequeno fundo de maneio" para apoiar os mais desfavorecidos.
A partir de agora, porém, a cobrança coerciva passa a ser feita pelo Fisco. Ao CM, fonte do Ministério da Saúde disse "desconhecer" quanto é que as multas podem render. Já com a cobrança das taxas moderadoras, o Governo estima arrecadar 200 milhões de euros por ano. Cerca de cinco milhões de utentes pagam taxa moderadora.
Começo a pensar que anda a influenciar o governo


.MUNDO|ECONOMIA|+ SECÇÕES|PESQUISA
Vai arrancar cobrança coerciva de taxas moderadoras
Publicado hoje às 10:00
As taxas moderadoras estão mais caras há seis meses e o número de isentos por insuficiência económica está longe do previsto pelo Governo, que arranca domingo com a cobrança coerciva dos valores em dívida.
Apesar de ter entrado em vigor a 01 de janeiro, este novo regime de pagamento de taxas moderadoras -- que o Governo considera mais justo -- já sofreu algumas alterações e o Executivo não garante que fique tal como está.
Uma dessas alterações visou abranger os desempregados que fiquem sem emprego após o período apresentado de declaração fiscal, bastando para tal que apresentem justificação de inscrição no centro de emprego.
No decorrer destes seis meses o Ministério da Saúde teve igualmente de esclarecer alguns casos de dispensa de pagamento, como nos tratamentos de infertilidade que estavam a ser cobrados indevidamente pelas instituições.
Mas as unidades de saúde ainda têm alguma dificuldade em interpretar os modelos de isenção e dispensa de pagamento, sendo disso prova algumas cobranças diferentes consoante as unidades de saúde.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, já reconheceu algumas divergências nos critérios aplicados pelas instituições, mas acredita que com o tempo a situação será linear.
Outra das conclusões deste novo regime foi o aumento exponencial de pedidos de Juntas Médicas que, segundo o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, aumentou cinco vezes.
Isto porque para obterem a isenção por deficiência igual ou superior a 60 por cento os utentes têm de a ver reconhecida por uma Junta Médica.
Em virtude desta corrida, têm aumentado os tempos de resposta ao pedido de Junta Médica que, segundo a lei, não pode ser superior a 60 dias.
Longe dos sete milhões de isentos que o Governo espera contabilizar com este novo regime de taxas moderadoras, o Ministério da Saúde contabiliza agora cerca de 5,2 milhões de isentos, por todos os motivos.
Numa altura em que se assinala o primeiro semestre da entrada em vigor deste novo regime, os utentes com taxas moderadoras por pagar vão começar a ser contactados para proceder ao pagamento.
A lei define que, se o utente com pagamentos em atraso não os regularizar no espaço de dez dias, incorre numa multa de pelo menos 30 euros.
Daqui a pouco temos o fisco cobrar as multas....
Num metropolitano como o do Porto, onde este se cruza com o transito e utiliza uma calçada ao ar livre, as pessoas poderiam sempre passar nem que usassem a linha.
Sim, pode-se sempre utilizar um sistema e colocar uns seguranças (é necessário fechar a estação o mais possível à volta e o segurança tem de estar atento a se não vêm utentes pela linha para chegar à estação).
Com a topologia que tem o Metro do Porto e conhecendo várias estações, era relativamente fácil entrar. Portanto, no que diz respeito à aplicação de um sistema de controlo de entrada deste tipo, não é minimamente comparável com o Metro de Lisboa ou outros subterraneos que usam sistemas semelhantes.
Sim, pode-se sempre utilizar um sistema e colocar uns seguranças (é necessário fechar a estação o mais possível à volta e o segurança tem de estar atento a se não vêm utentes pela linha para chegar à estação).
Com a topologia que tem o Metro do Porto e conhecendo várias estações, era relativamente fácil entrar. Portanto, no que diz respeito à aplicação de um sistema de controlo de entrada deste tipo, não é minimamente comparável com o Metro de Lisboa ou outros subterraneos que usam sistemas semelhantes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
Como é que conseguiu não notar mas saber que passaram atrás de si usando o seu bilhete....
Por acaso não sou muito entendido na matéria ( Não ando de metro). Mas pelo que vejo aqui no Porto e arredores ( Acho que ainda é Portugal ) não há cancelas ( isso é mais para o gado ) e pelos vistos também há pouca fiscalização logo é meio caminho para que as pessoas com mais dificuldades pensem que vale a pena arriscar a não comprem 0 bilhete, e quando apanham a multa como não há dinheiro claro que não pagam....
Não faz sentido aplicar torniquetes num metro de superfície dado que as estações não são nem podem ser fechadas: os utentes tinham sempre pelo menos dois lados por onde entrar sem passar pelo torniquete. E o mesmo para qualquer outro sistema que controle a entrada de cada utente um a um.
Já num metropolitano subterrano, as estações estão fechadas, com um número limitado de pontos de entrada (sendo que o utente tem de obrigatoriamente passar por eles para chegar à estação propriamente dita) podendo ser colocado nesses locais postos de controlo deste tipo.
Quanto à fiscalização, ao contrário do que alegas, o Metro do Porto tem uma razoável fiscalização.
Só um aparte:
Por acaso o Istambul tem uma linha de "tram-train" que por acaso até é a linha mais turística com um sistema de torniquetes e com um segurança por estação.
alexandre7ias Escreveu:
Como é que conseguiu não notar mas saber que passaram atrás de si usando o seu bilhete....
Por acaso não sou muito entendido na matéria ( Não ando de metro). Mas pelo que vejo aqui no Porto e arredores ( Acho que ainda é Portugal ) não há cancelas ( isso é mais para o gado ) e pelos vistos também há pouca fiscalização logo é meio caminho para que as pessoas com mais dificuldades pensem que vale a pena arriscar a não comprem 0 bilhete, e quando apanham a multa como não há dinheiro claro que não pagam....
Não faz sentido aplicar torniquetes num metro de superfície dado que as estações não são nem podem ser fechadas: os utentes tinham sempre pelo menos dois lados por onde entrar sem passar pelo torniquete. E o mesmo para qualquer outro sistema que controle a entrada de cada utente um a um.
Já num metropolitano subterrano, as estações estão fechadas, com um número limitado de pontos de entrada (sendo que o utente tem de obrigatoriamente passar por eles para chegar à estação propriamente dita) podendo ser colocado nesses locais postos de controlo deste tipo.
Quanto à fiscalização, ao contrário do que alegas, o Metro do Porto tem uma razoável fiscalização.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Blue Epsilon Escreveu:Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Estive uma semana em Barcelona, andei todos os dias de metro e não vi ninguém a fiscalizar. Sabem porque? Porque não dava sequer para entrar no metro sem bilhete! Se lá o metro fosse como o de cá já estou a ver o pessoal todo a tirar bilhete porque ainda seriam acusados de roubar.
Não tenho duvidas que se houvesse cobrador seriam poucos a viajar sem bilhete.
Desculpa, mas tu falas do que não sabes!
eu já andei no metro de Lisboa, Barcelona, Madrid e mais uns quantos que não interessam para o caso. É tão possível viajar no metro de Barcelona sem pagar como no de Lisboa! Para quem costuma usar o metro de Lisboa não são raras as vezes em que se vêm duas pessoas a passar nas cancelas com o mesmo bilhetes. Inclusivamente já houve pessoas que passaram atrás de mim usando indevidamente o meu bilhete, claro que não notei que iam passar, mas que já aconteceu, já.
Tu queres tentar dar uma de entendido, mas parece que não conheces o país onde vives (se é que ainda vives em Portugal).
E sim, usar os transportes públicos sem pagar bilhete é um roubo!
Mas pelo que vejo aqui no Porto e arredores ( Acho que ainda é Portugal )
Já agora, apesar de chamarem metro ao serviço do Porto, aquilo é mais um serviço de comboios urbanos e sub-urbanos do que um metro... Logo não podes comparar com o metro de Barcelona ou Lisboa que têm serviços bastante diferentes.
Isso não invalida que as pessoas não tenham que comprar bilhetes.
A sério?
Então e os comboios suburbanos "reais" da zona do Porto? Comparas com o próprio Metro do Porto? Isso não faz sentido nenhum.
O ponto importante é que é fácil andar no Metro do Porto sem pagar. Não tens cancelas nem torniquetes.
Mas digo-te uma coisa: A fiscalização existe e vê-se!
Sou fiscalizado umas 2 ou 3 vezes por mês, e ando 2 vezes por dia. Farto-me de ver pessoas a serem multadas. Também não é raro ver operações por exemplo na estação da Trindade nos corredores em que és obrigado a passar e ser fiscalizado.
Tenho dificuldades em chamar a um meio de transporte que anda 90% do tempo ao ar livre de metro.

Mas o que interessa aqui e a ideia que quiz fazer passar, é que devido à sua natureza de transporte ferroviário ao "ar livre" não se pode comparar com um serviço metropolitano como o de Lisboa ou Barcelona.
- Mensagens: 705
- Registado: 30/9/2010 13:54
Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Estive uma semana em Barcelona, andei todos os dias de metro e não vi ninguém a fiscalizar. Sabem porque? Porque não dava sequer para entrar no metro sem bilhete! Se lá o metro fosse como o de cá já estou a ver o pessoal todo a tirar bilhete porque ainda seriam acusados de roubar.
Não tenho duvidas que se houvesse cobrador seriam poucos a viajar sem bilhete.
Desculpa, mas tu falas do que não sabes!
eu já andei no metro de Lisboa, Barcelona, Madrid e mais uns quantos que não interessam para o caso. É tão possível viajar no metro de Barcelona sem pagar como no de Lisboa! Para quem costuma usar o metro de Lisboa não são raras as vezes em que se vêm duas pessoas a passar nas cancelas com o mesmo bilhetes. Inclusivamente já houve pessoas que passaram atrás de mim usando indevidamente o meu bilhete, claro que não notei que iam passar, mas que já aconteceu, já.
Tu queres tentar dar uma de entendido, mas parece que não conheces o país onde vives (se é que ainda vives em Portugal).
E sim, usar os transportes públicos sem pagar bilhete é um roubo!
Mas pelo que vejo aqui no Porto e arredores ( Acho que ainda é Portugal )
Já agora, apesar de chamarem metro ao serviço do Porto, aquilo é mais um serviço de comboios urbanos e sub-urbanos do que um metro... Logo não podes comparar com o metro de Barcelona ou Lisboa que têm serviços bastante diferentes.
Isso não invalida que as pessoas não tenham que comprar bilhetes.
A sério?
Então e os comboios suburbanos "reais" da zona do Porto? Comparas com o próprio Metro do Porto? Isso não faz sentido nenhum.
O ponto importante é que é fácil andar no Metro do Porto sem pagar. Não tens cancelas nem torniquetes.
Mas digo-te uma coisa: A fiscalização existe e vê-se!
Sou fiscalizado umas 2 ou 3 vezes por mês, e ando 2 vezes por dia. Farto-me de ver pessoas a serem multadas. Também não é raro ver operações por exemplo na estação da Trindade nos corredores em que és obrigado a passar e ser fiscalizado.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
alexandre7ias Escreveu:Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Estive uma semana em Barcelona, andei todos os dias de metro e não vi ninguém a fiscalizar. Sabem porque? Porque não dava sequer para entrar no metro sem bilhete! Se lá o metro fosse como o de cá já estou a ver o pessoal todo a tirar bilhete porque ainda seriam acusados de roubar.
Não tenho duvidas que se houvesse cobrador seriam poucos a viajar sem bilhete.
Desculpa, mas tu falas do que não sabes!
eu já andei no metro de Lisboa, Barcelona, Madrid e mais uns quantos que não interessam para o caso. É tão possível viajar no metro de Barcelona sem pagar como no de Lisboa! Para quem costuma usar o metro de Lisboa não são raras as vezes em que se vêm duas pessoas a passar nas cancelas com o mesmo bilhetes. Inclusivamente já houve pessoas que passaram atrás de mim usando indevidamente o meu bilhete, claro que não notei que iam passar, mas que já aconteceu, já.
Tu queres tentar dar uma de entendido, mas parece que não conheces o país onde vives (se é que ainda vives em Portugal).
E sim, usar os transportes públicos sem pagar bilhete é um roubo!
Mas pelo que vejo aqui no Porto e arredores ( Acho que ainda é Portugal )
Já agora, apesar de chamarem metro ao serviço do Porto, aquilo é mais um serviço de comboios urbanos e sub-urbanos do que um metro... Logo não podes comparar com o metro de Barcelona ou Lisboa que têm serviços bastante diferentes.
Isso não invalida que as pessoas não tenham que comprar bilhetes.
- Mensagens: 705
- Registado: 30/9/2010 13:54
rmachado Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Para finalizar quando vejo o metro de um lado para o outro por vezes com meia dúzia de pessoas, aí sim sinto que estou a ser roubado, preferia ver o mesmo cheio mesmo que as pessoas não tivessem bilhete.
Gosto desta lógica...
É muito rentável ver o metro cheio de gente que não paga.. é mesmo muito bom um metro assim..
Acho o conceito interessante.
Eu entendo o que queres dizer, no entanto o conceito em vigor de pagar e nem sequer utilizar deve ser mais interessante!!
alexandre7ias Escreveu:Las_Vegas Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
Em primeiro lugar não acho que andar num transporte publico sem bilhete seja uma ladroagem, eu posso andar num transporte publico e querer correr o risco de pagar uma multa. ( tipo andar de carro sem sinto, etc etc).
Logo se as pessoas andam nos transportes públicos sem bilhete fica provado que é necessário cobrador porque só dessa forma é que apanham multa.
Ensinaram-te essas teorias em casa ou aprendeste sozinho?
E se um colega deixar a carteira na mesa do tasco ao teu lado enquanto vai ao wc mudar a água das azeitonas?
Como ainda não inventaram cobradores para tomar conta de carteiras presumo que não faça mal que lhe saques 5 ou 10 euros, tipo: desde que o colega não veja...
Não pode ser ladroagem porque os políticos sacam mais e também nenhum vai de cana, é assim não é?
Por incrível que pareça muitas delas aprendi aqui no caldeirão!!!
O Caldeirão tem muitas coisas boas mas não substitui a educação dada pelo pai e mãe, para quem teve essa sorte.
alexandre7ias Escreveu:Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Estive uma semana em Barcelona, andei todos os dias de metro e não vi ninguém a fiscalizar. Sabem porque? Porque não dava sequer para entrar no metro sem bilhete! Se lá o metro fosse como o de cá já estou a ver o pessoal todo a tirar bilhete porque ainda seriam acusados de roubar.
Não tenho duvidas que se houvesse cobrador seriam poucos a viajar sem bilhete.
Desculpa, mas tu falas do que não sabes!
eu já andei no metro de Lisboa, Barcelona, Madrid e mais uns quantos que não interessam para o caso. É tão possível viajar no metro de Barcelona sem pagar como no de Lisboa! Para quem costuma usar o metro de Lisboa não são raras as vezes em que se vêm duas pessoas a passar nas cancelas com o mesmo bilhetes. Inclusivamente já houve pessoas que passaram atrás de mim usando indevidamente o meu bilhete, claro que não notei que iam passar, mas que já aconteceu, já.
Tu queres tentar dar uma de entendido, mas parece que não conheces o país onde vives (se é que ainda vives em Portugal).
E sim, usar os transportes públicos sem pagar bilhete é um roubo!
Por acaso não sou muito entendido na matéria ( Não ando de metro).
Ok, está explicado as tuas dúvidas acerca de como se passar atrás de uma pessoa sem pagar o bilhete/passe.
- Mensagens: 705
- Registado: 30/9/2010 13:54
A questão é sempre a mesma... não é preciso teres 500 fiscais... precisas é de fazer passar a msg que se fores apanhado por um a multa é tão elevada que não compensa...
Exemplo prático já com alguns anos:
Um colega de trabalho disse-me que nunca pagava bilhete no metro de LX, nem tirava passe, fazendo em média 4 viagens diarias (penso que na altura o bilhete era 85 Escudos) durante esse ano foi "apanhado" duas vezes... na altura a multa era de 2x (o valor do passe) (entre os 5000-6000 Contos)..
Ou seja ele na pratica pagou 4 meses de passe e poupou 8 meses.... mas se a multa fosse 10x... talvez já não arriscasse tanto..
Exemplo prático já com alguns anos:
Um colega de trabalho disse-me que nunca pagava bilhete no metro de LX, nem tirava passe, fazendo em média 4 viagens diarias (penso que na altura o bilhete era 85 Escudos) durante esse ano foi "apanhado" duas vezes... na altura a multa era de 2x (o valor do passe) (entre os 5000-6000 Contos)..
Ou seja ele na pratica pagou 4 meses de passe e poupou 8 meses.... mas se a multa fosse 10x... talvez já não arriscasse tanto..
- Mensagens: 2125
- Registado: 24/8/2004 10:42
- Localização: Carregado
Las_Vegas Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
Em primeiro lugar não acho que andar num transporte publico sem bilhete seja uma ladroagem, eu posso andar num transporte publico e querer correr o risco de pagar uma multa. ( tipo andar de carro sem sinto, etc etc).
Logo se as pessoas andam nos transportes públicos sem bilhete fica provado que é necessário cobrador porque só dessa forma é que apanham multa.
Ensinaram-te essas teorias em casa ou aprendeste sozinho?
E se um colega deixar a carteira na mesa do tasco ao teu lado enquanto vai ao wc mudar a água das azeitonas?
Como ainda não inventaram cobradores para tomar conta de carteiras presumo que não faça mal que lhe saques 5 ou 10 euros, tipo: desde que o colega não veja...
Não pode ser ladroagem porque os políticos sacam mais e também nenhum vai de cana, é assim não é?
Por incrível que pareça muitas delas aprendi aqui no caldeirão!!!
