Fisco vai cobrar multas dos transportes públicos
Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Estive uma semana em Barcelona, andei todos os dias de metro e não vi ninguém a fiscalizar. Sabem porque? Porque não dava sequer para entrar no metro sem bilhete! Se lá o metro fosse como o de cá já estou a ver o pessoal todo a tirar bilhete porque ainda seriam acusados de roubar.
Não tenho duvidas que se houvesse cobrador seriam poucos a viajar sem bilhete.
Desculpa, mas tu falas do que não sabes!
eu já andei no metro de Lisboa, Barcelona, Madrid e mais uns quantos que não interessam para o caso. É tão possível viajar no metro de Barcelona sem pagar como no de Lisboa! Para quem costuma usar o metro de Lisboa não são raras as vezes em que se vêm duas pessoas a passar nas cancelas com o mesmo bilhetes. Inclusivamente já houve pessoas que passaram atrás de mim usando indevidamente o meu bilhete, claro que não notei que iam passar, mas que já aconteceu, já.
Tu queres tentar dar uma de entendido, mas parece que não conheces o país onde vives (se é que ainda vives em Portugal).
E sim, usar os transportes públicos sem pagar bilhete é um roubo!
Como é que conseguiu não notar mas saber que passaram atrás de si usando o seu bilhete....
Por acaso não sou muito entendido na matéria ( Não ando de metro). Mas pelo que vejo aqui no Porto e arredores ( Acho que ainda é Portugal ) não há cancelas ( isso é mais para o gado ) e pelos vistos também há pouca fiscalização logo é meio caminho para que as pessoas com mais dificuldades pensem que vale a pena arriscar a não comprem 0 bilhete, e quando apanham a multa como não há dinheiro claro que não pagam....Como não pagam e até se estão a marimbar para isso, agora vem o Estado pela mão do fisco como se fosse a Pide cobrar aos ladroes que andam de metro sem pagar o valor e ficar com 60% do mesmo.
Já agora se eu estacionar um carro sem pagar ( nos sítios onde se paga ) também sou um ladrão certo? E se estacionar tirar um bilhete de uma hora, e apenas precisar de meia por vários motivos, sair com o carro e logo a seguir estacionar outro e voltar a tirar bilhete para meia hora ( Que até já estava paga por mim) o estado já não é ladrão!!!
O Estado é o maior ladrão!!!!
Uma forma de rentabilizar os transportes públicos era colocar todos os governantes da administração local e central , assim como seus subordinados e deputados a andarem de metro e autocarro. Para além de redução na despesa do Estado tínhamos uma melhoria das receitas nas empresas de transportes.
- Registado: 29/11/2007 10:26
alexandre7ias Escreveu:Estive uma semana em Barcelona, andei todos os dias de metro e não vi ninguém a fiscalizar. Sabem porque? Porque não dava sequer para entrar no metro sem bilhete! Se lá o metro fosse como o de cá já estou a ver o pessoal todo a tirar bilhete porque ainda seriam acusados de roubar.
Desculpa, mas tu falas do que não sabes!
eu já andei no metro de Lisboa, Barcelona, Madrid e mais uns quantos que não interessam para o caso. É tão possível viajar no metro de Barcelona sem pagar como no de Lisboa! Para quem costuma usar o metro de Lisboa não são raras as vezes em que se vêm duas pessoas a passar nas cancelas com o mesmo bilhetes. Inclusivamente já houve pessoas que passaram atrás de mim usando indevidamente o meu bilhete, claro que não notei que iam passar, mas que já aconteceu, já.
Tu queres tentar dar uma de entendido, mas parece que não conheces o país onde vives (se é que ainda vives em Portugal).
E sim, usar os transportes públicos sem pagar bilhete é um roubo!
- Registado: 30/9/2010 13:54
rmachado Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Para finalizar quando vejo o metro de um lado para o outro por vezes com meia dúzia de pessoas, aí sim sinto que estou a ser roubado, preferia ver o mesmo cheio mesmo que as pessoas não tivessem bilhete.
Gosto desta lógica...
É muito rentável ver o metro cheio de gente que não paga.. é mesmo muito bom um metro assim..
Acho o conceito interessante.
Atenção: O que o governo devia fazer é o seguinte : descontar directamente aos desempregados, pensionistas e trabalhadores que utilizam os transportes o valor do passe que necessitam para efectuar os percursos diarios. Desta forma as empresas de transportes do Estado nunca dariam prejuízo. Este sistema é praticado na Europa, Brasil, etc. Tudo é possivel melhorar em Portugal. Aja vontade.
- Registado: 14/11/2010 22:51
Estive uma semana em Barcelona, andei todos os dias de metro e não vi ninguém a fiscalizar. Sabem porque? Porque não dava sequer para entrar no metro sem bilhete! Se lá o metro fosse como o de cá já estou a ver o pessoal todo a tirar bilhete porque ainda seriam acusados de roubar.
O que eu vejo é o crescimento da camada de otários na população portuguesa...
Volto a frizar que na atual conjuntura de impunidade para quem roubou descaradamente e continua impune e imperativo tentar ao máximo que o Estado fique com o mínimo possível.
Volto a frizar que na atual conjuntura de impunidade para quem roubou descaradamente e continua impune e imperativo tentar ao máximo que o Estado fique com o mínimo possível.
- Registado: 29/11/2007 10:26
alexandre7ias Escreveu:
Em primeiro lugar não acho que andar num transporte publico sem bilhete seja uma ladroagem, eu posso andar num transporte publico e querer correr o risco de pagar uma multa. ( tipo andar de carro sem sinto, etc etc).
Tb concordo que não é uma ladroagem é uma falta digamos assim. Mas se forem apanhados devem pagar e mais nada..
Quanto ao cinto... sinto que não é bem a mesma coisa... digo-te que depois de levar uma pantufada no carro e ficar seguro ao banco e não me aleijar à séria... é o suficiente para nem sequer pensar se é multavél ou não... digamos que é a minha vida em jogo.
Ps - Nos States existe (ou existia) a discussão da obrigatoriedade do cinto ser uma afronta a tua liberdade... por isso os airbags do passageiro eram (ou são) gigantescos, o que provocou a morte a crianças.. e o debate mudou logo um pouco...
- Registado: 24/8/2004 10:42
alexandre7ias Escreveu:Para finalizar quando vejo o metro de um lado para o outro por vezes com meia dúzia de pessoas, aí sim sinto que estou a ser roubado, preferia ver o mesmo cheio mesmo que as pessoas não tivessem bilhete.
Gosto desta lógica...
É muito rentável ver o metro cheio de gente que não paga.. é mesmo muito bom um metro assim..
Acho o conceito interessante.
- Registado: 24/8/2004 10:42
- Registado: 10/10/2003 10:04
TheTraveler Escreveu:Quando estou no banco, vou ao balcão em vez de ir ao multibanco que fica à porta, quando no supermercado, vou à caixa normal em vez de ir à self service, não vejo qual a diferença.
Pois, não deves ter nada que fazer... o tempo que perdes é o mesmo?!
TheTraveler Escreveu:Não consigo ver eficiência nenhuma no facto de eu como cliente ter que andar à procura dos códigos de barras em todos os artigos para os registrar, ter eu que andar a chamar a supervisora quando um código não entra, ter eu que arrumar tudo nos sacos, sem ganhar absolutamente nada com isso. Quer dizer, ganha-se um minuto a menos na fila, não mais que isso. E na caixa com funcionário, como estou livre em vez de estar eu a ter o trabalho todo, consigo estar a controlar os preços dos artigos à medida que ela os vai registando e pondo no saco, para ver logo os que estão com preço errado. O que não é nada incomum quando se toma atenção a isso.
E nas outras caixas, onde és tu que registas, não tomas atenção a isso?!

TheTraveler Escreveu:Se o comboio fosse self service como as caixas, tínhamos nós que ir pôr o carvão na caldeira, sem ganhar absolutamente nada com isso. Não ganho absolutamente nada com as caixas, não houve acréscimo tecnológico nenhum. Os códigos de barra são os mesmos, continua a ser preciso passar um por um, as falhas do sistema são as mesmas, a única diferença é que nós como clientes, passamos também a ser empregados sem termos nenhum desconto nas compras só com a vantagem de que eventualmente iremos ganhar um minuto no tempo que se perde no supermercado. Perder um minuto por semana é coisa que não me incomoda.
Um minuto, depende dos dias e dos estabelecimentos... e num minuto podemos fazer muita coisa! Seja como for há um ganho de eficiência!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Las_Vegas Escreveu:TheTraveler Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:E os supermercados já vão tendo caixas self-service, com um elemento a fiscalizar umas 4 caixas.
Eu chamo-lhes as caixas do desemprego. 4 caixas com 1 empregado são 3 empregados que ficaram na rua. Recuso-me a utilizá-las.
E os ATM? essa pouca vergonha...
Imagina a quantidade de empregos que se podiam criar se em vez da maldita maquineta de multibanco estivesse um simpático bancário a contar as notas à mão...
Quando estou no banco, vou ao balcão em vez de ir ao multibanco que fica à porta, quando no supermercado, vou à caixa normal em vez de ir à self service, não vejo qual a diferença.
MarcoAntonio Escreveu:Se tu apostas numa alternativa que é menos eficiente, não estás a criar valor acrescentado mas o oposto, estás a desperdiçar e destruir recursos.
Não consigo ver eficiência nenhuma no facto de eu como cliente ter que andar à procura dos códigos de barras em todos os artigos para os registrar, ter eu que andar a chamar a supervisora quando um código não entra, ter eu que arrumar tudo nos sacos, sem ganhar absolutamente nada com isso. Quer dizer, ganha-se um minuto a menos na fila, não mais que isso. E na caixa com funcionário, como estou livre em vez de estar eu a ter o trabalho todo, consigo estar a controlar os preços dos artigos à medida que ela os vai registando e pondo no saco, para ver logo os que estão com preço errado. O que não é nada incomum quando se toma atenção a isso.
MarcoAntonio Escreveu:Não caberia na cabeça de ninguém actualmente por dois ou três tipos a atirar carvão para uma caldeira de um comboio só porque isso cria emprego para dois ou três individuos, né?
Basicamente é o mesmo.
Se o comboio fosse self service como as caixas, tínhamos nós que ir pôr o carvão na caldeira, sem ganhar absolutamente nada com isso. Não ganho absolutamente nada com as caixas, não houve acréscimo tecnológico nenhum. Os códigos de barra são os mesmos, continua a ser preciso passar um por um, as falhas do sistema são as mesmas, a única diferença é que nós como clientes, passamos também a ser empregados sem termos nenhum desconto nas compras só com a vantagem de que eventualmente iremos ganhar um minuto no tempo que se perde no supermercado. Perder um minuto por semana é coisa que não me incomoda.
- Registado: 10/10/2003 10:04
Krupper Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Estas podem ser as minhas fiscais
Bem... daqui a pouco é preciso criar a figura do fiscal que fiscaliza o fiscal que fiscaliza o cidadão, para ter a certeza que não há relações menos próprias entre fiscal e fiscalizado.
Eu posso te garantir que existem cidadãos que NUNCA sao fiscalizados.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Krupper Escreveu:alexandre7ias Escreveu:O pessoal não paga porque não existe fiscalização. O estado/empresas tanto querem poupar que depois querem que o pessoal seja correcto e tire bilhete. Metam lá um empregado em cada viagem a fiscalizar a ver se o pessoal começa a pagar ou não!
Pois sai caro, já sei!
Eu estou contra o estado ficar com 60% mais nada.
O estado neste momento é o maior ladrão.
Eu proponho um fiscal por cada cidadão. Esse fiscal fica responsável por controlar todos os passos do cidadão, desde o acordar até ao adormecer. Incluindo, no caso do cidadão a fiscalizar ser do sexo masculino, controlar se ele baixa a tampa da sanita e se puxa o autoclismo depois de urinar.
Vou meter um requerimento para que o fiscal que me vai fiscalizar seja a Soraia Chaves!

E eu serei o fiscal que a fiscaliza a ela!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
alexandre7ias Escreveu:O pessoal não paga porque não existe fiscalização. O estado/empresas tanto querem poupar que depois querem que o pessoal seja correcto e tire bilhete. Metam lá um empregado em cada viagem a fiscalizar a ver se o pessoal começa a pagar ou não!
Pois sai caro, já sei!
Eu estou contra o estado ficar com 60% mais nada.
O estado neste momento é o maior ladrão.
Eu proponho um fiscal por cada cidadão. Esse fiscal fica responsável por controlar todos os passos do cidadão, desde o acordar até ao adormecer. Incluindo, no caso do cidadão a fiscalizar ser do sexo masculino, controlar se ele baixa a tampa da sanita e se puxa o autoclismo depois de urinar.
- Registado: 30/9/2010 13:54
JMHP Escreveu:artista Escreveu:JMHP Escreveu:E "sonhas tu" com um Portugal com as regalias dos países nórdicos... Antes da tragédia acontecer, este país ainda passava por um período de comédia.
Não fosse a Troika e isto já tinha virado 3º mundo... Mas ainda não estamos a salvo.
Não percebi se a resposta foi para mim? Acho que não mas...
Sim foi... Um desabafo no seguimento do teu desapontamento do qual também comungo.
Sim, mas eu não quero as regalias dos países nórdicos!

artista Escreveu:JMHP Escreveu:E "sonhas tu" com um Portugal com as regalias dos países nórdicos... Antes da tragédia acontecer, este país ainda passava por um período de comédia.
Não fosse a Troika e isto já tinha virado 3º mundo... Mas ainda não estamos a salvo.
Sim foi... Um desabafo no seguimento do teu desapontamento do qual também comungo.
JMHP Escreveu:E "sonhas tu" com um Portugal com as regalias dos países nórdicos... Antes da tragédia acontecer, este país ainda passava por um período de comédia.
alexandre7ias Escreveu:
Em primeiro lugar não acho que andar num transporte publico sem bilhete seja uma ladroagem, eu posso andar num transporte publico e querer correr o risco de pagar uma multa. ( tipo andar de carro sem sinto, etc etc).
Logo se as pessoas andam nos transportes públicos sem bilhete fica provado que é necessário cobrador porque só dessa forma é que apanham multa.
Ensinaram-te essas teorias em casa ou aprendeste sozinho?
E se um colega deixar a carteira na mesa do tasco ao teu lado enquanto vai ao wc mudar a água das azeitonas?
Como ainda não inventaram cobradores para tomar conta de carteiras presumo que não faça mal que lhe saques 5 ou 10 euros, tipo: desde que o colega não veja...
Não pode ser ladroagem porque os políticos sacam mais e também nenhum vai de cana, é assim não é?
Editado pela última vez por Las_Vegas em 27/6/2012 10:40, num total de 1 vez.
alexandre7ias Escreveu:
Andar de carro sem cinto é, primeiramente, uma matéria de segurança mas não - como aparentemente julgas - exclusivamente uma matéria de segurança.
Os riscos e efeitos de um acidente quando não se utiliza cinto são obviamente superiores. Esses riscos e efeitos reflectem-se na utilização de recursos e em custos económicos, custos que se repercutem por todos.
Exemplificando, tu até podes julgar que se te espetares sem cinto e fores parar em coma a uma cama de hospital por teres batido com a tola no vidro do carro o problema é teu e o risco é só teu, mas na verdade o problema é de todos nós e vem ao bolso de todos nós!
Isto já para não falar de que estarás a competir por recursos com outros utentes...
Voltando aos transportes públicos, o conjunto de individuos que opta por não pagar o serviço que utiliza está a repercutir esse custo aos que pagam (e eventualmente também ao contribuinte em geral). Não queres chamar ladroagem, chama-lhe o quiseres. As tuas companhias continuam a ser pouco recomendáveis independentemente do nome que queres dar à coisa...
alexandre7ias Escreveu:
Além disso uma pessoa com bilhete pode estar a " roubar o estado da mesma forma". Imagina um casal em que um trabalha pela manha e outro pela tarde no mesmo sítio ou diferente até, tiram apenas um passe mensal mas que serve para os dois, e até o podem emprestar ao vizinho no fim de semana porque não o utilizam.
A generalidade dos passes mensais não são transmissíveis. Os que normalmente são transmissíveis são os recarregáveis, sendo indiferente qual é a pessoa que está a viajar.
Se os passes são transmissíveis, não podemos culpar os utilizadores que utilizam o sistema dentro das regras criadas nem sequer eles são prevaricadores de coisa nenhuma. Não há nada a fazer a não ser mudar o sistema, pois se alguma coisa está errada é o sistema. Já quando alguém é apanhado com um passe intransmissível, acontece-lhe o mesmo que estar sem bilhete...
alexandre7ias Escreveu:
Por eu não acreditar na segunda parte do teu discurso é que dou como exemplo o Pingo Doce ou seja lá o que for, pode ser por exemplo o cinema. Porque motivo esta sempre alguém a entrada do cinema a confirmar os bilhetes?
Cada vez existem mais serviços e locais onde o pagamento é automático. Fruto da evolução tecnológica, cada vez é mais viável em mais circunstâncias e ainda bem que tais modelos de serviços são implementados pois normalmente os ganhos podem surgir em dois vectores: redução de custos e ganhos de celeridade nos processos.
Por exemplo, eu frequento piscinas municipais onde o pagamento é efectuado com um cartão recarregável que tem de se passar num torniquete automático (já lá fui umas dezenas de vezes e nunca me dei conta de alguém a aldrabar o sistema e seguramente eu nunca o fiz). O sistema é de resto extremamente semelhante ao utilizado em diversos transportes públicos em Portugal e por esse mundo fora. E já existem inclusivamente cinemas também a funcionar desse modo muito embora seja mais frequente encontrar este tipo de sistema em serviços de transportes, como acontece com metropolitanos.
É óbvio ainda que é importante considerar as características e a topologia de cada serviço em particular. Por exemplo, é mais fácil aplicar um sistema tipo torniquete a um metropolitano subterraneo - que tem uma estrutura física fixa - do que a um serviço de autocarros.
Mas estas coisas não te dizem nada, né? É preciso um cobrador para tudo e pronto!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
.MarcoAntonio Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
Porque será que o Pindo doce tem funcionários e caixas para pagar?
O povo ia lá comprava e pagava não é preciso caixa nem nada, que não pagar depois o estado cobra pode ser!
Qual é o ponto? Que os transportes públicos devem ter cobradores por causa da ladroagem?
Qual é o teu pressuposto? Que Portugal é um país onde o cidadão comum está irremediavelmente inclinado para a desonestidade e ladroagem e que os sistemas não devem portanto evoluir, como evoluem noutros países mais avançados?
E os supermercados já vão tendo caixas self-service, com um elemento a fiscalizar umas 4 caixas. Além do mais, mesmo numa caixa com operador, a fiscalização não é total...
Logo se as pessoas andam nos transportes públicos sem bilhete fica provado que é necessário cobrador porque só dessa forma é que apanham multa.
Além disso uma pessoa com bilhete pode estar a " roubar o estado da mesma forma". Imagina um casal em que um trabalha pela manha e outro pela tarde no mesmo sítio ou diferente até, tiram apenas um passe mensal mas que serve para os dois, e até o podem emprestar ao vizinho no fim de semana porque não o utilizam. Imagine até que a evolução é tao grande que as pessoas começam a partilhar o passe mesmo sem se conhecer...isso já não é roubo porque está lá o bilhete.
Por eu não acreditar na segunda parte do teu discurso é que dou como exemplo o Pingo Doce ou seja lá o que for, pode ser por exemplo o cinema. Porque motivo esta sempre alguém a entrada do cinema a confirmar os bilhetes? Bastava uma maquina onde eu comprava o bilhete com o lugar e já está. E muitos mais exemplos.
Os nossos políticos por não serem fiscalizados andaram a roubar durante anos, andam de lado para lado sem pagar nada, possivelmente já andaram muitas vezes de metro sem pagar, e agora querem 60% do valor de uma multa do metro.
Se alguém anda de metro sem pagar, é multado e quando paga a multa o estado fica com 60% do valor quem esta a ser roubado é a empresa e quem esta a ser ladrão é o estado.
Para finalizar quando vejo o metro de um lado para o outro por vezes com meia dúzia de pessoas, aí sim sinto que estou a ser roubado, preferia ver o mesmo cheio mesmo que as pessoas não tivessem bilhete.
tugadaytrader Escreveu:Ao escreveres "como assim?" dás a entender que estas a perguntar a onde é que estão os roubos.
Eu vou-me repetir mas pronto: a afirmação não foi a de que existiam roubos descarados, mas a de que ninguém se indignava com eles (ou mais especificamente, que ninguém se indignava por não prenderem os seus praticantes).
Se eu quisesse questionar a existência de roubos descarados escreveria "quais roubos descarados?".
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
artista Escreveu:alexandre7ias Escreveu:.artista Escreveu:Realmente é incrivel como há tanta gente contra esta medida... mas o que mais me surpreende ainda são os argumentos usados para a contrariar!! De bradar aos céus!![]()
Porque será que o Pindo doce tem funcionários e caixas para pagar?
O povo ia lá comprava e pagava não é preciso caixa nem nada, que não pagar depois o estado cobra pode ser!
O paraíso não é neste mundo....
Isto vai de mal a pior!![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E "sonhas tu" com um Portugal com as regalias dos países nórdicos... Antes da tragédia acontecer, este país ainda passava por um período de comédia.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fincas, Google [Bot], navaldoc, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006 e 253 visitantes