Caldeirão da Bolsa

OT - Mundo Automóvel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 20/8/2012 18:07

Elias Escreveu:Estas números suscitam-me as seguinte questão: até que ponto as estatísticas reflectem correctamente os carros que já nem estão a circular e no entanto continuam a ser contabilizados (como chaços velhos) porque nunca foram formalmente enviados para abate? Um pouco como os eleitores-fantasma... Se for o caso o nosso parque automóvel seria menos velho do que as estatísticas indicam.


Dificilmente altera de forma significativa a menos que a quantidade de veículos seja muito significativa (o que provavelmente não é).
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Elias » 20/8/2012 17:49

Estas números suscitam-me as seguinte questão: até que ponto as estatísticas reflectem correctamente os carros que já nem estão a circular e no entanto continuam a ser contabilizados (como chaços velhos) porque nunca foram formalmente enviados para abate? Um pouco como os eleitores-fantasma... Se for o caso o nosso parque automóvel seria menos velho do que as estatísticas indicam.
 
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por alexandre7ias » 20/8/2012 17:46

20.AGO.2012  17:06
Carros portugueses entre os mais velhos da Europa

Carros antigos (Foto: D.R.)
A média de idade dos carros portugueses era superior a 10 anos no final de 2010. Na Europa, o parque circulante é em média 2 anos mais novo

Do total de 4 480 000 unidades de ligeiros de passageiros que circulavam em Portugal em 31 de dezembro de 2010, apenas 26,3% tinham menos de cinco anos, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A idade média do parque circulante da categoria era de 10,2 anos, o que compara com os 8,2 anos indicados como média para os 11 países do Velho Continente de que a associação europeia do setor dispõe de dados.

Entre esses 11, Portugal é oitavo, e melhor apenas que a Grécia (10,7 anos), a Eslováquia (11 anos), a Finlândia (11,6 anos) e a Estónia (12 anos).

Mas, bem fora do nosso alcance está a França, na média de 8,2 anos, de que se aproxima também a Alemanha, com 8,1 anos.

A média de idade começa a descer com a Bélgica, com a Áustria e com o Reino Unido (8, 7,7 e 7,1 anos, respetivamente) e atinge o valor mais baixo na Irlanda: 6,3 anos.

Em Portugal, mais significativa do que a média de idades do parque de ligeiros é o fato de 73,7% dos carros de passageiros que circulam nas estradas portuguesas ter mais de cinco anos e quase metade (46,9%) ter mais de 10.

Os números são mais baixos na categoria dos comerciais ligeiros (parque circulante de 1 205 000, com média de idade de 9,6 anos), mas atingem valores preocupantes nos pesados de mercadorias (12,3 anos) e nos pesados de passageiros (13,1 anos).

O envelhecimento do parque circulante português é um problema contra o qual a ACAP se tem vindo a bater ao longo dos anos, quer denunciando os impostos elevados quer a falta de incentivos à compra e, também, a importação de usados.Armando Fonseca Júnior
.

Era bom saber o mesmo em relação aos carros dos políticos e do Estado Português!
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por MarcoAntonio » 16/8/2012 20:50

Interessante do ponto de vista académico, mas comercialmente não me parece viável e duvido que vão encontrar os investidores que procuram.

Os 3 mil dolares (em Portugal seria mais, em compensação nos estados unidos os combustíveis são substancialmente mais baratos o que se traduz em que os "3 mil" são mais dinheiro na prática para o fim e o retorno que se obtém) são uma extravagância a aplicar em veículos usados.

Repare-se que uma conversão para GPL em Portugal custa na ordem de metade desse valor (para uma poupança por kilometro na ordem dos valores que eles apontam) e mesmo assim pode demorar anos a recuperar o investimento feito na conversão.



Acresce a isso que esse incremento de "mileage" é um bocado de desconfiar, os híbridos que já existem no mercado não têm ganhos dessa ordem de grandeza com tecnologia híbrida já testada e amadurecida daí que eu fique com algumas reservas em relação à fidedignidade dos valores que apontam para os ganhos após a conversão.
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por atomez » 16/8/2012 20:37

Para os mecânicos amadores entre nós:

Turn Your Car Into a Plug-In Hybrid for $3,000


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por mjsreis » 27/6/2012 12:25

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, aqui ficam os preços que a Tesla está a anunciar para os Estados Unidos já incluindo o incentivo governamental (modelo base):

pack 1 - 40kWh - $49.900
pack 2 - 60kWh - $59.900
pack 3 - 85kWh - $69.900

http://www.teslamotors.com/models/options

O modelo que tem uma autonomia que é sensivelmente o triplo do Leaf custa mais 20.000 dolares que o modelo base e cerca de 40.000 dolares mais que o LEAF nas mesmas condições (isto é, já descontando o incentivo governamental em ambos os casos).



É interessante que o incremento de custo entre o pack 1 e o pack 2 é de 10k$ para um incremento de 20kW.h, ou seja 500$/kW.h. Já do pack 2 para o pack 3, 25kW.h valem mais 10k$, ou apenas 400$/kW.h. Claro que o custo de gestão da bateria já está incluído no pack 1, sendo o incremento para os outros packs apenas o custo das células e encapsulamento, mas não deixa de ser interessante.
 
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por MarcoAntonio » 26/6/2012 18:24

Nota que o próprio alternador do veículo convencional que provavelmente tens não produz tão pouco a energia eléctrica para carregar a bateria a partir do nada. O que ele está a fazer é a converter parte da energia mecânica em energia eléctrica, energia mecânica que foi primeiramente obtida a partir da energia química do combustível (gasolina ou gasóleo).

Portanto, simplificando, o alternador é alimentado pela gasolina ou gasóleo (uma fracção da energia que gastas sobre a forma de combustão de gasolina ou gasóleo vai ser transformada em energia eléctrica). Todo o conjunto é mais ou menos equivalente a um pequeno gerador a diesel...
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por MarcoAntonio » 26/6/2012 18:20

A energia recuperada terá de ser sempre uma fracção da energia gasta. Caso contrário o que estarias a descrever é que obtinhas energia química do nada e realizavas trabalho sem gastos energéticos líquidos...

Isso era possível se o Hidrogénio se encontrasse "livremente" na natureza (como se encontram o petróleo ou o gás natural). Mas não se encontra pois ele é instável, tu encontra-lo por exemplo combinado com o oxigénio (na forma de água). No que tens de gastar energia para separar os elementos "de novo".

Poderás depois recuperar do processo alguma energia gasta mas naturalmente não a energia toda...
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por Al_Trader » 26/6/2012 18:07

Mas Marco António então um automóvel com bateria carregada está a produzir energia com o seu alternador. Não pode esta energia eléctrica ser aproveitada para produzir hidrogénio e reduzir o consumo de gasolina ?
Devagar se vai ao longe
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Re: ...

por MarcoAntonio » 26/6/2012 16:08

andraderui Escreveu:Não percebo nada sobre este assunto mas gostava de ouvir a opinião dos entendidos...

Tretas ou nem por isso?

http://www.youtube.com/watch?v=10dmWQk_ ... re=related


O problema está na energia (eléctrica mas que por sua vez tem outra fonte/origem qualquer) gasta no processo de electrólise.

Ali, ele usa (aparentemente) uma bateria, a qual teve de ser carregada previamente de alguma forma. As leis da termodinâmica estragam tudo: a energia consumida terá sempre de ser igual à superior à que ele consegue obter depois com o Hidrogénio.

Basicamente, ele mostra-te o resultado da utilização do Hidrogénio como combustível (o que não tem nada de extraordinário). O que ele não diz porém é que em termos líquidos é caro gerar esse hidrogénio.
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...

por andraderui » 26/6/2012 14:45

Não percebo nada sobre este assunto mas gostava de ouvir a opinião dos entendidos...

Tretas ou nem por isso?

http://www.youtube.com/watch?v=10dmWQk_ ... re=related
 
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por VirtuaGod » 24/6/2012 12:42

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por MarcoAntonio » 21/6/2012 11:06

sem2006 Escreveu:
Como se fazer baterias para portáteis e telemóveis fosse o mesmo que produzir baterias de alta capacidade e capazes de fornecer correntes elevadas :roll: :roll:

Santa ignorância...e mais não digo :twisted:


Os packs de baterias dos automóveis são constituidos por centenas de celulas de bateria, as características não são assim tão diferentes quanto estás a supor (nomeadamente em termos de voltagem e amperagem).
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por sem2006 » 21/6/2012 9:47

MarcoAntonio Escreveu:O que é isto de "fazer lobby" contra veículos rivais?

Isto é genérico de mais, tão genérico que não consigo nem concordar nem discordar...

O que foi alegado atrás por um participante é que o lobby do petróleo trava o desenvolvimento das baterias (baterias que são utilizadas em tudo e mais alguma coisa incluindo na informática e nas telecomunicações móveis). Subscreves a mesma teoria da conspiração?


Como se fazer baterias para portáteis e telemóveis fosse o mesmo que produzir baterias de alta capacidade e capazes de fornecer correntes elevadas :roll: :roll:

Santa ignorância...e mais não digo :twisted:
 
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por TheTraveler » 21/6/2012 2:51

VirtuaGod Escreveu:
TheTraveler Escreveu:Julgo que toda a gente saiba que o lítio pode ser bastante explosivo e que isso tenha que ser acautelado.


Claro que sim, mas segundo ouvi dizer a gasolina tb não se dá bem com o fogo, mas entre rumores e teorias da conspiração fico sem saber, afinal nunca atirei um fósforo para um bidão de gasolina :twisted:


Eu cá na minha ignorância acho mais perigoso um produto que é altamente explosivo quando em contacto com água, do que um que é explosivo quando em contacto com fogo. Simplesmente porque ando muitas vezes à chuva, e não tenho por hábito andar a conduzir no meio de incêndios... Pensei que fosse de conhecimento comum a reacção do lítio quando em contacto com água. Um acidente à chuva em que a protecção da bateria seja danificada resulta em explosão.

VirtuaGod Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O que é que estás a defender ao certo?


Equidade no tratamento de problemas relacionados com carros electricos e com carros de combustão


Com a equidade concordo plenamente. É claramente errada a bonificação dada aos eléctricos na carga fiscal por causa da ilusão de que são mais ecológicos. Só começam a ser vantajosos em termos de custo ambiental a partir dos 100.000km, pelo que o imposto total como nos carros a gasolina deveria também ser pago pelos eléctricos, e só caso passassem dos 100.000km é que reaviam esse imposto pago. Deveria haver equidade neste assunto em vez de se dar uma vantagem aos eléctricos por motivos errados.
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por MarcoAntonio » 21/6/2012 1:48

VirtuaGod Escreveu:A maioria desses aparelhos não precisa de grandes baterias e de se gastar milhões a desenvolve-las mais.


Isto é uma forma um pouco caricata de descrever sectores que estão em constante evolução como as telecomunicações e a informática onde constantemente quer-se (e precisa-se) de mais: os telemóveis de hoje consomem mais, pesam menos e têm autonomias maiores (sendo que as baterias degradam-se menos). E o mesmo para os portáteis que hoje são mais potentes (consomem mais), pesam menos e têm autonomias maiores. E isto a preços mais competitivos (o preço dos laptops por exemplo aproximou-se dos preços dos desktop).

Durante este tempo todo gigantes como a Sony, Nokia, LG, Samsung, Siemens, Motorola, Apple, etc, etc foram-nos mostrando como querem fazer sempre mais e como lutam com os seus concorrentes para fazer melhor. Eu diria que incentivo destes sectores é suficientemente relevante e que dizer que "não precisam de grande coisa" não é uma descrição adequada...


De resto desde finais da década de 80 para cá a evolução das baterias tem seguido bastante progressiva, ao estilo da Lei de Moore. O que nos leva na verdade a esta parte em particular:

VirtuaGod Escreveu:Há coisas que precisam de um boom e os automóveis são o boom das baterias.


O boom já se deu, graças aos sectores que eu referi.


Não negando, claro, que a introdução na indústria automóvel poderá acelerar um pouco mais mas (muito especialmente, se se massificarem) melhorar ainda mais os custos unitários por via da escala de produção.
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por VirtuaGod » 21/6/2012 1:23

MarcoAntonio Escreveu:O que foi alegado atrás por um participante é que o lobby do petróleo trava o desenvolvimento das baterias (baterias que são utilizadas em tudo e mais alguma coisa incluindo na informática e nas telecomunicações móveis). Subscreves a mesma teoria da conspiração?


No desenvolvimento não, porque como dizes elas são aplicadas nas mais diversas coisas mas na aplicabilidade aos automóveis não duvido. Há coisas que precisam de um boom e os automóveis são o boom das baterias. A maioria desses aparelhos não precisa de grandes baterias e de se gastar milhões a desenvolve-las mais.
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por MarcoAntonio » 21/6/2012 1:19

VirtuaGod Escreveu:
Porque é que uma empresa desconhecida tem uma bateria com tanta autonomia enquanto o resto das empresas estabelecidas andam a brincar ao electricos (há algum carro com autonomia superior a 100 km de uma empresa grande??)



É uma questão de olhar para o preço e para as capacidades das baterias dos vários packs disponíveis (está na página anterior e está na página da Tesla).

Eu diria que é auto-explicativo. Tu não?


VirtuaGod Escreveu:(...) quando o que para mim são apenas coisas que fazem lógica económicamente (e estão longe de serem ilegais na maioria do mundo) como lobby contra veículos rivais por parte das petrolíferas.


O que é isto de "fazer lobby" contra veículos rivais?

Isto é genérico de mais, tão genérico que não consigo nem concordar nem discordar...

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por atomez » 21/6/2012 1:17

VirtuaGod Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Qual era mesmo a pergunta, virtua?


Porque é que uma empresa desconhecida tem uma bateria com tanta autonomia enquanto o resto das empresas estabelecidas andam a brincar ao electricos (há algum carro com autonomia superior a 100 km de uma empresa grande??)


Se calhar pela mesma razão que empresas como Ferrari ou Porsche fabricam carros com 600 CV a preços exorbitantes enquanto o resto das empresas estabelecidas andam a brincar a fazer carritos de 80 CV a preços que a maioria das pessoas pode chegar...

Já ouviste falar em "segmentação de mercado"?
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por VirtuaGod » 21/6/2012 1:10

MarcoAntonio Escreveu:Qual era mesmo a pergunta, virtua?


Porque é que uma empresa desconhecida tem uma bateria com tanta autonomia enquanto o resto das empresas estabelecidas andam a brincar ao electricos (há algum carro com autonomia superior a 100 km de uma empresa grande??)

Mas esta conversa não leva a lado nenhum, até pareço um maluco das teorias da conspiração quando o que para mim são apenas coisas que fazem lógica económicamente (e estão longe de serem ilegais na maioria do mundo) como lobby contra veículos rivais por parte das petrolíferas. Mas já vi que para vocês são coisas que mais parece que estou a dizer que o assassinato do JFK foi orquestrado pelo FBI/CIA :lol:
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por MarcoAntonio » 21/6/2012 1:00

Já agora, aqui ficam os preços que a Tesla está a anunciar para os Estados Unidos já incluindo o incentivo governamental (modelo base):

pack 1 - 40kWh - $49.900
pack 2 - 60kWh - $59.900
pack 3 - 85kWh - $69.900

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O modelo que tem uma autonomia que é sensivelmente o triplo do Leaf custa mais 20.000 dolares que o modelo base e cerca de 40.000 dolares mais que o LEAF nas mesmas condições (isto é, já descontando o incentivo governamental em ambos os casos).

Qual era mesmo a pergunta, virtua?
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por atomez » 21/6/2012 0:54

VirtuaGod Escreveu:Qual é na tua opinião a razão de uma empresa quase desconhecida como a tesla ter o carro electrico com mais autonomia (e quase o triplo do leaf)?

Simples. Usa uma bateria com mais do triplo da capacidade (85 kWh) do Leaf (24 kWh)e portanto mais de 3 vezes mais cara.
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por MarcoAntonio » 21/6/2012 0:48

VirtuaGod Escreveu:Qual é na tua opinião a razão de uma empresa quase desconhecida como a tesla ter o carro electrico com mais autonomia (e quase o triplo do leaf)?


A pergunta é qual é a razão ou é qual é a consequência?

Se for "qual é a consequência" a resposta é rápida: o preço extravagante do produto final.

Se for "qual é a razão", a questão não é para colocar a mim, é para colocar à Tesla... eles é que escolhem o seu mercado alvo.
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por VirtuaGod » 21/6/2012 0:44

Qual é na tua opinião a razão de uma empresa quase desconhecida como a tesla ter o carro electrico com mais autonomia (e quase o triplo do leaf)?
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Re: + um ponto negativo para os carros electricos.

por MarcoAntonio » 21/6/2012 0:42

maximo_ Escreveu:Parece que as teorias malthusianas do fim do petroleo voltam a falhar, as reservas de petroleo multiplicam por 10, com a nova tecnica de extração de petroleo de Oil Sands.

http://en.wikipedia.org/wiki/Oil_sands


Maximo, não quererias dizer Oil Shale?

Não é a mesma coisa (as reservas Oil Shale são bastante mais consideráveis).


Já agora, aqui fica um resumo das fontes não convencionais de petróleo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Unconventional_oil
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 21/6/2012 0:45, num total de 1 vez.
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