OT - Forças armadas portuguesas e defesa nacional
comentário
Efeito...... Monroe Newman
- Registado: 3/12/2007 20:31
comentário
o carro aqui...quer dizer tanto CC como viat mecanizada...o que importará é vencer a blindagem de veículo e penetrar no seu interior com temperaturas de milhares de graus centígrados....efeito que se obtém com cargas explosivas de uma forma determinada...designadas por cargas ocas...ou seja, não é a inércia do projectil que serve para penetrar a blindagem mas sim a concentração da onda explosiva numa determinada direcção.....e esse efeito tem um nome que me não ocorre...
Editado pela última vez por jotabilo em 27/6/2012 0:47, num total de 2 vezes.
Re: comentário
jotabilo Escreveu:designam-se exactamente como disse armas anticarro....é o oaso da canhão anticarro de 90mm que equipa o pelotão A/C da companhia de armas pesadas de um bat de inf.....
Mas existem outras armas A/C ...caso dos LGF lança granadas foguete....dos Canh S/R 5,7 mm..7,5 mmmm não falando dos misseis A/C...enfim uma panóplia de armas A/C.......qual antitanque.....nunca ouvi
Não??? é o que está no site do exercito.
http://www.exercito.pt/meios/Documents/ ... to/TOW.pdf
Provavelmente foi escrito por um civil, pouco habituado a essas designações.....

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
comentário
designam-se exactamente como disse armas anticarro....é o oaso da canhão anticarro de 90mm que equipa o pelotão A/C da companhia de armas pesadas de um bat de inf.....
Mas existem outras armas A/C ...caso dos LGF lança granadas foguete....dos Canh S/R 5,7 mm..7,5 mmmm não falando dos misseis A/C...enfim uma panóplia de armas A/C.......qual antitanque.....nunca ouvi
jotabilo Escreveu:Caro Marco
Mas no meio militar português o termo TANK não se utiliza ....sim CC....ou VBTP, para o caso de viaturas blindadas de transporte de pessoal....vulgarmente conhecidas por viaturas mecanizadas.....que são distintas do CC.......
Tanque é um neologismo sem autoridade militar no meio militar português.
Imagina um oficial do EM de uma unidade tática propôr ao seu comandante uma modalidade de acção...e aqui pode progredir um agrupamento de com três VBTP e dois tanques....naturalmente que o comandante apenas sorriria perante o seu oficial de operações e decidiria por ele próprio....face à incerteza da análise que esse termo revelaria....ou então diria a esse oficial ...que não se tratava de tanques de lavar...mas sim CC....Pois...revela de qq modo indigência ou pouco conhecimento da coisa militar....
Claro que o facto dos militares dizerem armas anti-tanque e não dizerem armas anti-carro de combate é..... preguiça?!

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
jotabilo, eu só disse que já me fizeste descobrir a origem do termo tanque/tank, não disse mais nada (que para os diversos dispositivos militares são utilizados pelos profissionais outros nomes e uma série de siglas, devo dizer na verdade que já sabia).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
comentário
Mas eu dou isso de barato....não lhe reconheço grande importância...é uma simples questão de retórica....a essência mora noutro lugar...
comentário
Caro Marco
Mas no meio militar português o termo TANK não se utiliza ....sim CC....ou VBTP, para o caso de viaturas blindadas de transporte de pessoal....vulgarmente conhecidas por viaturas mecanizadas.....que são distintas do CC.......
Imagina um oficial do EM de uma unidade tática propôr ao seu comandante uma modalidade de acção...e aqui pode progredir um agrupamento de com três VBTP e dois tanques....naturalmente que o comandante apenas sorriria perante o seu oficial de operações e decidiria por ele próprio....face à incerteza da análise que esse termo revelaria....ou então diria a esse oficial ...que não se tratava de tanques de lavar...mas sim CC....Pois...revela de qq modo indigência ou pouco conhecimento da coisa militar....
jotabilo Escreveu:Não é "tanques" que se diz....é Carro de combate......tanques só de lavar a roupa.....ehehehe
cumps
Não são só os de lavar roupa.... e não vou ter esta discussão novamente.
Se falarmos em tanque(é um termo menos "técnico") não está errado e as pessoas mais facilmente identificam ao que é na realidade. É um pouco como carro e automóvel.
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=tanque
Eu normalmente uso a palavra tanque em vez de carro de combate porque é mais rápido escrever!
Trisquel Escreveu:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carro_de_combate
Está tudo bem, aqui a "populaça" não é pró.![]()
![]()
Já agora, uma explicação mais detalhada da origem do termo está aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tank#Etymology
(tem várias explicações alternativas mas vão dar todas no mesmo na prática)
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
jotabilo Escreveu:Não é "tanques" que se diz....é Carro de combate......tanques só de lavar a roupa.....ehehehe
cumps
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carro_de_combate
Está tudo bem, aqui a "populaça" não é pró.

Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
cumps
Já me fizeste descobrir uma curiosidade: a origem do termo "tanque".
comentário
Não é "tanques" que se diz....é Carro de combate......tanques só de lavar a roupa.....ehehehe
cumps
cumps
JMHP Escreveu:
Eu não sou expert em matéria militar, mas sem me fez alguma confusão as criticas sobre a utilidade dos submarinos portugueses dada a enorme dimensão do nosso espaço marítimo e do tráfego que circula.
Os submarinos são uma arma muito importante numa guerra convencional naval, não para patrulhamento e vigilância de uma ZEE, são demasiado dispendiosos para executar essa tarefas.
Dai os dinamarqueses terem substituído os submarinos por lanchas oceânicas, mas claro nós é que somos espertos e eles são uns idiotas.....
EDIT: talvez assim consiga explicar-me melhor, posso usar um camião TIR para entregar um ramo de flores, mas também o posso fazer de motorizada e sai um "pouco" mais barato.
mais_um Escreveu:richardj Escreveu:a Noruega tem uma das ZEE mais valiosas do mundo, cheia de recursos naturais importantes (petro) e peixe e etc, e não os vez armados ate aos dentes.
Humm.....julga por ti.
http://mil.no/Pages/default.aspx
Só em submarinos são 6 e vão ter upgrades para estender os actuais até 2020. Para os noruegueses os submarinos são meios fundamentais operacionais da sua frota naval.
Eu não sou expert em matéria militar, mas sempre me fez alguma confusão as criticas sobre a utilidade dos submarinos portugueses dada a enorme dimensão do nosso espaço marítimo e do tráfego que circula.
Editado pela última vez por JMHP em 26/6/2012 0:04, num total de 1 vez.
Re: Discussão parva.
greeneon Escreveu:Que discutam ações,mercados e afins ate acho piada...agora falarem do que não sabem!!
Os leopardos foram adquiridos pela lógica de terreno do nosso país em substituição dos velhos blindados..a "holanda esperta", por amor de deus, a holanda não é para o tipo de terreno de um leopard, nas sim para o tipo "pandur" ou qual abriram já inclusive concurso mundial. Foi ate debatido isso a nível da nato do erro estratégico da sua compra.
Os famosos submarinos...
1ºCom submarinos somos comunicados da passagem na nossa costa de todo tipo de submarinos da nato(visto fazermos parte integrante da mesma)e aliados.
2ºTemos uma enorme zona de marítima(melhor capacidade de vigilância.
O reforço e melhoria da capacidade operacional foi de tal maneira melhorada que a apanha de peixe ilegal que se estima que tenha caído cerca de 50%(Espanhóis e marroquinos). Foram um custo de gerações mas que nos dá uma capacidade de controlo de costa a qual não tínhamos a muito...e desenganem-se quem pensa que é material obsoleto ou de fraca qualidade.
As nossas forças armadas podem ser tudo e mais alguma coisa...mas não são criticas das palhaçadas civis.
Não sou militar...apenas coerente nos comentários.
Boas!
Claro que os holandeses são uns idiotas ao comprarem 445 desses tanques ( que não servem para o terreno deles ) entre 1981 e 1986 e demoraram qualquer coisa como 20 anos a perceber que esses tanques não serviam no seu território....
E obviamente que o facto desses equipamentos custarem uma pipa de massa a manter e já não serem necessário no âmbito da NATO foi um estratagema que o governo holandês usou para disfarçar o erro cometido durante 20 anos!
The first export customer were the Netherlands which received 445 vehicles between July 1981 and July 1986.[15] The Netherlands later resold 114 of these (and one turret) to Austria, 80 to Canada in 2007,[16] another 52 tanks to Norway and finally 37 to Portugal
http://en.wikipedia.org/wiki/Leopard_2
Cavalry
Royal Netherlands Army is located in Netherlands
11th Airmobile
13th Mechanised
43rd Mechanised
Royal Netherlands Army - brigades in 2011
Regiment Huzaren Van Boreel, former 4th Hussars Regiment (formed in 1813, origins date back to 1585) - Reconnaissance/ISTAR
Prior to 2012, the army also included armoured regiments equipped with main battle tanks. One of these, the Regiment Huzaren Prins Alexander (former 3rd Hussar Regiment), was disbanded in November 2007 due to budget cuts. The other two, the Regiment Huzaren Van Sytzama (former 1st Hussar Regiment) and the Regiment Huzaren Prins van Oranje (former 2nd Hussar Regiment) were disbanded, along with the army's full armoured capability, in 2012 as a result of further cuts to the Dutch defence budget.[5]
http://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Neth ... my#Cavalry
Sobre o resto nem vale a pena perder tempo a rebater...
mais_um Escreveu:richardj Escreveu:oi, mas vocês acham que o aumento das exportações para a Alemanha este ano em 200 milhões se deveu a uma súbita melhoria da produtividade e os empresários alemães ficaram maravilhados com os nossos produtos, únicos no mundo?
http://expresso.sapo.pt/exportacoes-par ... 00=f734437
Não tenho conhecimento de recentemente termos comprado material militar aos chineses, americanos, etc....![]()
mas cada um acredita no que quer.
mas os negócios diplomatas não se restringem às FA eh...
o BPN foi vendido aos angolanos ao preço da chuva, só vendiam os activos bons e o estada ainda foi meter 500 milhões para um banco 5 estrelas.
as coisas são mais complexas, não tem de ocorrer ao mesmo tempo para se evidenciar alguma relação.
o catroga à pouco mais de um ano andava a representar o psd para o orçamento de estado, agora é presidente da edp. mas vocês acham que ele é doutorado em energia, ou que já trabalhou numa eléctrica antes?
da tempo ao tempo e verás lojas chinesas em todo o lado. e todas a dar prejuízo, pagando 0 de irc. vais por as finanças atrás das lojas chinesas não...
Discussão parva.
Que discutam ações,mercados e afins ate acho piada...agora falarem do que não sabem!!
Os leopardos foram adquiridos pela lógica de terreno do nosso país em substituição dos velhos blindados..a "holanda esperta", por amor de deus, a holanda não é para o tipo de terreno de um leopard, nas sim para o tipo "pandur" ou qual abriram já inclusive concurso mundial. Foi ate debatido isso a nível da nato do erro estratégico da sua compra.
Os famosos submarinos...
1ºCom submarinos somos comunicados da passagem na nossa costa de todo tipo de submarinos da nato(visto fazermos parte integrante da mesma)e aliados.
O reforço e melhoria da capacidade operacional foi de tal maneira melhorada que a apanha de peixe ilegal que se estima que tenha caído cerca de 50%(Espanhóis e marroquinos). Foram um custo de gerações mas que nos dá uma capacidade de controlo de costa a qual não tínhamos a muito...e desenganem-se quem pensa que é material obsoleto ou de fraca qualidade.
As nossas forças armadas podem ser tudo e mais alguma coisa...mas não são criticas das palhaçadas civis.
Os famosos submarinos...
- Registado: 20/1/2011 13:03
richardj Escreveu:a Noruega tem uma das ZEE mais valiosas do mundo, cheia de recursos naturais importantes (petro) e peixe e etc, e não os vez armados ate aos dentes.
Humm.....julga por ti.
http://mil.no/Pages/default.aspx
richardj Escreveu:oi, mas vocês acham que o aumento das exportações para a Alemanha este ano em 200 milhões se deveu a uma súbita melhoria da produtividade e os empresários alemães ficaram maravilhados com os nossos produtos, únicos no mundo?
http://expresso.sapo.pt/exportacoes-par ... 00=f734437
Não tenho conhecimento de recentemente termos comprado material militar aos chineses, americanos, etc....

aguiaferoz Escreveu:Acho que o assunto é muito mais abrangente que a necessidade ou não da compra de submarinos.
Não se esqueçam que a ZEE portuguesa é das maiores do mundo!
A questão está a meu ver, no papel que o governo destina as suas Forças Armadas.
As Forças Armadas são o braço armado da diplomacia de um País. Deve ser o povo por intermédio do governo a decidir para que servem!
De preferência sem beneficiar nenhum lobbie de qualquer espécie.
Como já referi noutro tópico para mim deve existir FA, profissionalizadas, com os meios estritamente necessários para:
-cumprir as nossas obrigações internacionais,
-enfrentar ameaças plausíveis à nossa soberania
e adequadas à riqueza produzida pelo país.
Os submarinos (e não só) não entram nesta definição. Mas não sou só eu que pensa desta forma, os dinamarqueses pensam da mesma forma assim como o embaixador ou o adido militar dos EUA à época, conforme divulgado pelo wikileaks.
Acho que o assunto é muito mais abrangente que a necessidade ou não da compra de submarinos.
A questão está a meu ver, no papel que o governo destina as suas Forças Armadas.
As Forças Armadas são o braço armado da diplomacia de um País. Deve ser o povo por intermédio do governo a decidir para que servem!
- Registado: 20/10/2009 21:21
mais_um Escreveu:richardj Escreveu:mais_um Escreveu:richardj Escreveu:esqueçam isso, a coisa é a outro nível. a questão não é se é necessário ou não, ou se é a melhor situação para portugal ou não.
a questão é diplomata, nomeadamente ao nível de relações comerciais e financeiras.
Estás enganado, é mesmo coisa de putos, do tipo se outros tem eu também quero ter.
não, é do mesmo tipo da Grécia, em que se a Grécia comprasse 4 submarinos de uma empresa alemã, conseguiria um empréstimo a um juro mais baixo.
esse desejo de criança nas forças armadas é só mais um argumento do embaixador alemão para portugal. um jogo é jogado em varias frentes, e o objectivo final é vender submarinos.
Coisa de putos foi a compra do carros de combate à Holanda.... Os submarinos foi para encher os bolsos aos alemães (até já foram condenados por isso...) e a portugueses (que nunca serão condenados por isso) e são mais uns lugares para oficiais....
esses carros foram outra festa. de facto é uma vergonha, mas como em tudo, as forças armadas são um sector muito sensível
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 606 visitantes