GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
db7 Escreveu:Certo e que a gasolina e gasóleo deverão ficar mais caras já esta segunda feira.![]()
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=2654501
Desde quinta-feira que todos os órgãos de comunicação social repetem isso até à exaustão.
Mas isto é recorrente. Sempre que há uma variação, por mais pequena que seja, o assunto é notícia (por vezes com variações de 0,5% ou menos).
Tenho alguma dificuldade em compreender a insistência com que se atribui a isto o carácter de notícia - eu percebia isso no tempo pré-liberalização, em que o preço da gasolina só mexia uma ou duas vezes por ano, por decreto governamental - quando acontecia, era notícia; mas nos dias de hoje, com o mercado livre e os preços a flutuar todas as semanas, vejo cada variação como sendo uma não-notícia. A insistência com que são noticiadas estas variações (e quase sempre sem qualquer contextualização) serve apenas para desinformar e para acicatar os ânimos dos cidadão contra as gasolineiras...
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Elias Escreveu:Marco, se calhar já escreveste sobre isto anteriormente, mas... sabes de onde vêm os preços indicadas para cada país nos comparativos que são feitos dos preços nos vários países da UE?
São médias sobre uma amostra muito alargada? São preços em determinadas bombas de referência?
Eu não sei como são retirados nos outros países.
Em Portugal, a DGEG constroi a média nacional a partir da BD que está publicamente disponível no site:
http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/
Tanto quanto sei a metodologia utilizada é uma média simples realizada sobre a totalidade dos postos que fornece a informação aí constante. Que é construído a partir daqueles dados sei que é porque está no site da DGEG e nas tabelas históricas (a partir do momento que lançaram o site, a média passou a ser produzida a partir dessa BD).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 8/7/2012 22:22, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Certo e que a gasolina e gasóleo deverão ficar mais caras já esta segunda feira.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=2654501

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=2654501
Marco, se calhar já escreveste sobre isto anteriormente, mas... sabes de onde vêm os preços indicadas para cada país nos comparativos que são feitos dos preços nos vários países da UE?
São médias sobre uma amostra muito alargada? São preços em determinadas bombas de referência?
Pergunto isto porque em muitos países a dispersão de preços entre os vários postos é tão grande que não existe UM preço único.
São médias sobre uma amostra muito alargada? São preços em determinadas bombas de referência?
Pergunto isto porque em muitos países a dispersão de preços entre os vários postos é tão grande que não existe UM preço único.
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Já escrevi isto tanta vez que já lhe perdi a conta: os média falam dos números deste boletim como se fossem uma espécie de facto não obstante estar lá uma alerta em todos os boletins para olhar para os números com cautela que são meramente indicativos. Existem diferenças entre os mercados ao nível do produto, das metodologias, das práticas de marketing, etc.
Está inclusivamente na página anterior deste mesmo tópico:
A Comissão Europeia que é quem publica os dados é a primeira a alertar que os dados são de validade limitada, coisa que os meios de comunicação social nunca referem...
Os valores fornecidos pela DGEG por exemplo não são exactamente os valores reais que os clientes pagam, são os valores de tabela conforme estão afixados nos postos (e como sabemos, existe uma ampla prática de descontos sobre esses valores em várias das principais petrolíferas).
Sem saber ao certo como são contabilizados os preços nos outros países, exactamente a que combustíveis dizem respeito, qual a incidência de promoções, etc, não podemos discutir ao centimo e alegar que este é mais barato ou mais caro do que aquele.
O que é certo é que quando o boletim começou a ser publicado e quando em Portugal ainda não existia a actual incidência de promoções com base em parcerias (existia em visivelmente menor grau) os nossos preços médios apareciam em linha com a média europeia e até ligeiramente abaixo dos de espanha. À medida que o tempo foi passando (e no mesmo período em que se diversificaram essas promoções) o nosso "preço médio" (que não é realmente o preço médio pago pelos clientes) foi curiosamente subindo em relação à média...
Está inclusivamente na página anterior deste mesmo tópico:
A Comissão Europeia que é quem publica os dados é a primeira a alertar que os dados são de validade limitada, coisa que os meios de comunicação social nunca referem...
Os valores fornecidos pela DGEG por exemplo não são exactamente os valores reais que os clientes pagam, são os valores de tabela conforme estão afixados nos postos (e como sabemos, existe uma ampla prática de descontos sobre esses valores em várias das principais petrolíferas).
Sem saber ao certo como são contabilizados os preços nos outros países, exactamente a que combustíveis dizem respeito, qual a incidência de promoções, etc, não podemos discutir ao centimo e alegar que este é mais barato ou mais caro do que aquele.
O que é certo é que quando o boletim começou a ser publicado e quando em Portugal ainda não existia a actual incidência de promoções com base em parcerias (existia em visivelmente menor grau) os nossos preços médios apareciam em linha com a média europeia e até ligeiramente abaixo dos de espanha. À medida que o tempo foi passando (e no mesmo período em que se diversificaram essas promoções) o nosso "preço médio" (que não é realmente o preço médio pago pelos clientes) foi curiosamente subindo em relação à média...
majomo Escreveu:Carga fiscal encarece preços dos combustíveis em Portugal face a Espanha
Cito o seguinte:A 27 de junho, antes de impostos, a gasolina 95 sem chumbo custava 0,70 euros em Portugal e 0,68 euros em Espanha, chegando aos consumidores a 1,59 euros e a 1,35 euros, respetivamente, o que representa uma diferença de 24 cêntimos por litro.
Já o gasóleo, sem impostos, custava 0,76 euros em Portugal e 0,72 euros em Espanha, chegando ao consumidor a valer 1,38 euros e aos 1,28, respetivamente, ou seja, com 10 cêntimos de diferença entre os dois lados da fronteira. "
para além da questão dos impostos, alguém que explique o porquê dos preços sem impostos também serem mais caros que espanha?!
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
richardj Escreveu:majomo Escreveu:Carga fiscal encarece preços dos combustíveis em Portugal face a Espanha
Cito o seguinte:A 27 de junho, antes de impostos, a gasolina 95 sem chumbo custava 0,70 euros em Portugal e 0,68 euros em Espanha, chegando aos consumidores a 1,59 euros e a 1,35 euros, respetivamente, o que representa uma diferença de 24 cêntimos por litro.
Já o gasóleo, sem impostos, custava 0,76 euros em Portugal e 0,72 euros em Espanha, chegando ao consumidor a valer 1,38 euros e aos 1,28, respetivamente, ou seja, com 10 cêntimos de diferença entre os dois lados da fronteira. "
para além da questão dos impostos, alguém que explique o porquê dos preços sem impostos também serem mais caros que espanha?!
maiores custos unitários operacionais. Penso que se deve aos custos unitários de transporte, que em portugal é tudo feito em camião enquanto que em Espanha não sei, mas pode ter alguma parte em ferrovia e ter menor custos unitários.
outra diferença, também relacionada é efeito de escala, que vai diminuir custos unitários fixos.
A Espanha tem uma rede de pipelines ligados às refinarias. Chama-se CLH (companhia logistica de hidrocarburos)
Os custos não são maiores em Portugal, pelo contrário. Temos as refinarias bem localizadas, quase não são necessários pipelines e temos um de Sines para Aveiras. Curiosamente o custo de colocar produto em Lisboa subiu com Aveiras, visto a operação passar a ser mais complexa: pipeline , parque e carro tanque. Reduziu-se o impacto ambiental de ter carros de Sines para lisboa. Os maiores custos são relacionados com concessões, rendas dos locais de abastecimeto. A CM de Lisboa lanço recentemente um leilão de postos e queria €10 milhões. Alguns ficaram sem concorrentes. Tenho a certeza que a CML é a que ganha mais com os combs sem gastar um chavo. Um pipeline é mais caro que um transporte de carro tanque para distâncias até 250 Km. Temos o custo do pipeline: expropriações, investimento no mesmo, um parque de armazenagem, linhas de enchimento. O custo dum carro tanque cheio (30 m3) anda pelo €7,00/m3, para fazer 100 Km.
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majomo Escreveu:Carga fiscal encarece preços dos combustíveis em Portugal face a Espanha
Cito o seguinte:A 27 de junho, antes de impostos, a gasolina 95 sem chumbo custava 0,70 euros em Portugal e 0,68 euros em Espanha, chegando aos consumidores a 1,59 euros e a 1,35 euros, respetivamente, o que representa uma diferença de 24 cêntimos por litro.
Já o gasóleo, sem impostos, custava 0,76 euros em Portugal e 0,72 euros em Espanha, chegando ao consumidor a valer 1,38 euros e aos 1,28, respetivamente, ou seja, com 10 cêntimos de diferença entre os dois lados da fronteira. "
para além da questão dos impostos, alguém que explique o porquê dos preços sem impostos também serem mais caros que espanha?!
maiores custos unitários operacionais. Penso que se deve aos custos unitários de transporte, que em portugal é tudo feito em camião enquanto que em Espanha não sei, mas pode ter alguma parte em ferrovia e ter menor custos unitários.
outra diferença, também relacionada é efeito de escala, que vai diminuir custos unitários fixos.
majomo Escreveu:E em espanha não há promoções?
Sim há.
Aqui fica um exemplo de uma campanha que está em curso:
http://www.repsol.com/es_es/corporacion ... mpras.aspx
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majomo Escreveu:gorgol Escreveu:majomo Escreveu:Carga fiscal encarece preços dos combustíveis em Portugal face a Espanha
Cito o seguinte:A 27 de junho, antes de impostos, a gasolina 95 sem chumbo custava 0,70 euros em Portugal e 0,68 euros em Espanha, chegando aos consumidores a 1,59 euros e a 1,35 euros, respetivamente, o que representa uma diferença de 24 cêntimos por litro.
Já o gasóleo, sem impostos, custava 0,76 euros em Portugal e 0,72 euros em Espanha, chegando ao consumidor a valer 1,38 euros e aos 1,28, respetivamente, ou seja, com 10 cêntimos de diferença entre os dois lados da fronteira. "
para além da questão dos impostos, alguém que explique o porquê dos preços sem impostos também serem mais caros que espanha?!
A agressividade dos hipers é maior em Portugal o que levou as petrolíferas a combater com descontos, talões e promoções. Sobe-se o preço de tabela para depois dar descontos. É uma estratégia habitual, que funciona visto as pessoas gostarem de prémios. Aquele que não aproveita os ditos paga mais.
Estamos a falar de 2 centimos e 4 centimos. Por outro lado Espanha é tão diversa que vais ter diferenças maiores entre comunidades autónomas e regiões. Conta muito a distância a refinarias e áreas como o Mediterrâneo ou norte de Espanha.
E em espanha não há promoções?
Que eu tenha conhecimento são diminutas.
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gorgol Escreveu:majomo Escreveu:Carga fiscal encarece preços dos combustíveis em Portugal face a Espanha
Cito o seguinte:A 27 de junho, antes de impostos, a gasolina 95 sem chumbo custava 0,70 euros em Portugal e 0,68 euros em Espanha, chegando aos consumidores a 1,59 euros e a 1,35 euros, respetivamente, o que representa uma diferença de 24 cêntimos por litro.
Já o gasóleo, sem impostos, custava 0,76 euros em Portugal e 0,72 euros em Espanha, chegando ao consumidor a valer 1,38 euros e aos 1,28, respetivamente, ou seja, com 10 cêntimos de diferença entre os dois lados da fronteira. "
para além da questão dos impostos, alguém que explique o porquê dos preços sem impostos também serem mais caros que espanha?!
A agressividade dos hipers é maior em Portugal o que levou as petrolíferas a combater com descontos, talões e promoções. Sobe-se o preço de tabela para depois dar descontos. É uma estratégia habitual, que funciona visto as pessoas gostarem de prémios. Aquele que não aproveita os ditos paga mais.
Estamos a falar de 2 centimos e 4 centimos. Por outro lado Espanha é tão diversa que vais ter diferenças maiores entre comunidades autónomas e regiões. Conta muito a distância a refinarias e áreas como o Mediterrâneo ou norte de Espanha.
E em espanha não há promoções?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
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majomo Escreveu:Carga fiscal encarece preços dos combustíveis em Portugal face a Espanha
Cito o seguinte:A 27 de junho, antes de impostos, a gasolina 95 sem chumbo custava 0,70 euros em Portugal e 0,68 euros em Espanha, chegando aos consumidores a 1,59 euros e a 1,35 euros, respetivamente, o que representa uma diferença de 24 cêntimos por litro.
Já o gasóleo, sem impostos, custava 0,76 euros em Portugal e 0,72 euros em Espanha, chegando ao consumidor a valer 1,38 euros e aos 1,28, respetivamente, ou seja, com 10 cêntimos de diferença entre os dois lados da fronteira. "
para além da questão dos impostos, alguém que explique o porquê dos preços sem impostos também serem mais caros que espanha?!
A agressividade dos hipers é maior em Portugal o que levou as petrolíferas a combater com descontos, talões e promoções. Sobe-se o preço de tabela para depois dar descontos. É uma estratégia habitual, que funciona visto as pessoas gostarem de prémios. Aquele que não aproveita os ditos paga mais.
Estamos a falar de 2 centimos e 4 centimos. Por outro lado Espanha é tão diversa que vais ter diferenças maiores entre comunidades autónomas e regiões. Conta muito a distância a refinarias e áreas como o Mediterrâneo ou norte de Espanha.
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Carga fiscal encarece preços dos combustíveis em Portugal face a Espanha
Cito o seguinte:
para além da questão dos impostos, alguém que explique o porquê dos preços sem impostos também serem mais caros que espanha?!
Cito o seguinte:
A 27 de junho, antes de impostos, a gasolina 95 sem chumbo custava 0,70 euros em Portugal e 0,68 euros em Espanha, chegando aos consumidores a 1,59 euros e a 1,35 euros, respetivamente, o que representa uma diferença de 24 cêntimos por litro.
Já o gasóleo, sem impostos, custava 0,76 euros em Portugal e 0,72 euros em Espanha, chegando ao consumidor a valer 1,38 euros e aos 1,28, respetivamente, ou seja, com 10 cêntimos de diferença entre os dois lados da fronteira. "
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mcarvalho, essa é a mesmíssima notícia que o Elias acabou de colocar e à qual eu estava a responder...


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Presidente do ACP: "Não consigo entender como é que a gasolina não baixa mais"
.........
Marco e todos
"sorry"
abraço
mcarvalho
ps. não tomei as gotas .. estou com um speed
.........
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Editado pela última vez por mcarvalho em 25/6/2012 19:15, num total de 2 vezes.
mcarvalho
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À parte de tudo isto, conforme escrevi mais atrás há uma semana ou quê, olhando apenas para o Brent, sugere-se-nos que os preços já podiam estar um pouco mais baixos. Se olharmos porém para os preços dos derivados já refinados (e de momento só disponho de cotações para os states) os preços já parecem estar praticamente no sítio. Eventualmente qualquer coisa abaixo mas muito pouco...
À falta de cotações ARA actualizadas, recupero e actualizo a comparação da evolução da média diária dos preços para a Gasolina 95 nos postos em Portugal antes de impostos (dias úteis) face à evolução da cotação da gasolina em Nova York (média da semana anterior, convertido para euros por litro):
À falta de cotações ARA actualizadas, recupero e actualizo a comparação da evolução da média diária dos preços para a Gasolina 95 nos postos em Portugal antes de impostos (dias úteis) face à evolução da cotação da gasolina em Nova York (média da semana anterior, convertido para euros por litro):
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:
O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, disse hoje não compreender como é que os preços dos combustíveis não caem mais, quando o barril de petróleo está em cerca de 90 dólares.
"Não consigo entender como é que a gasolina não baixa mais quando o Brent está a 89,70 [dólares] e portanto não consigo entender mesmo com câmbios, porque realmente, apesar de ter vindo muito lentamente a baixar, não está de acordo com o preço que devia estar com o Brent a 89 e poucos dólares", disse à Lusa Carlos Barbosa.
Não sei se é propositado ou não, só posso especular (não obstante conhecendo o histórico de declarações do ACP acerca deste tema) mas seja como for ele tem a obrigação de saber, especialmente quando a AdC publica reports com regularidade onde isto está explicado: os preços são formados com base em médias semanais da semana anterior.
Isto quer dizer que os preços nos postos ao longo desta semana deverão reflectir a média da semana passada. E é dos derivados, não do Brent...
Mas podemos utilizar o Brent como uma referência grosseira em todo o caso. O valor médio da semana passada foi porém da ordem dos 93 dolares, ou no que é relevante para nós, cerca de 74 euros o barril.
E os preços só deverão reflectir tal média ao longo desta semana que está a começar (os preços nos postos ainda vão baixar... a média dos preços nos postos ainda está por produzir). Portanto, ele usa como referências um preço do Brent mais baixo do que deve ser considerado e compara-o com um preço mais alto do que o que deve ser considerado.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Presidente do ACP: "Não consigo entender como é que a gasolina não baixa mais"
25 Junho 2012 | 16:57
Lusa
O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, disse hoje não compreender como é que os preços dos combustíveis não caem mais, quando o barril de petróleo está em cerca de 90 dólares.
"Não consigo entender como é que a gasolina não baixa mais quando o Brent está a 89,70 [dólares] e portanto não consigo entender mesmo com câmbios, porque realmente, apesar de ter vindo muito lentamente a baixar, não está de acordo com o preço que devia estar com o Brent a 89 e poucos dólares", disse à Lusa Carlos Barbosa.
O preço médio do gasóleo em Portugal Continental encontrava-se no domingo em 1,388 euros por litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, enquanto a gasolina 95 estava nos 1,585 euros.
"Enquanto o governo não mudar a Autoridade da Concorrência e não acabar com ela ou puser a Autoridade da Concorrência a funcionar seriamente, os portugueses vão sempre pagar por isso. Obviamente que ao Governo também não lhe interessa preços muito baixos porque quanto mais baixo for o preço menos IVA recebe", acrescentou o dirigente do ACP.
Para Carlos Barbosa, a situação actual demonstra que a Autoridade da Concorrência "não funciona" e "não investiga".
O gasóleo atingiu um pico, em meados de Março, ao chegar a 1,529 euros/litro, enquanto a gasolina, que atingiu um preço recorde na segunda semana de Abril de 1,779 euros/litro, custa actualmente menos 20 cêntimos por litro.
"O que eu recomendo é que o português comece a irritar-se calmamente, porque isto vai chegar a uma altura em que não pode sequer sair de casa", concluiu o presidente do ACP.
De acordo com os últimos dados divulgados pela DGGE, o consumo de combustíveis rodoviários em Portugal caiu 7,4 por cento em Março face a igual mês do ano passado, registando a 12.ª queda consecutiva.
25 Junho 2012 | 16:57
Lusa
O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, disse hoje não compreender como é que os preços dos combustíveis não caem mais, quando o barril de petróleo está em cerca de 90 dólares.
"Não consigo entender como é que a gasolina não baixa mais quando o Brent está a 89,70 [dólares] e portanto não consigo entender mesmo com câmbios, porque realmente, apesar de ter vindo muito lentamente a baixar, não está de acordo com o preço que devia estar com o Brent a 89 e poucos dólares", disse à Lusa Carlos Barbosa.
O preço médio do gasóleo em Portugal Continental encontrava-se no domingo em 1,388 euros por litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, enquanto a gasolina 95 estava nos 1,585 euros.
"Enquanto o governo não mudar a Autoridade da Concorrência e não acabar com ela ou puser a Autoridade da Concorrência a funcionar seriamente, os portugueses vão sempre pagar por isso. Obviamente que ao Governo também não lhe interessa preços muito baixos porque quanto mais baixo for o preço menos IVA recebe", acrescentou o dirigente do ACP.
Para Carlos Barbosa, a situação actual demonstra que a Autoridade da Concorrência "não funciona" e "não investiga".
O gasóleo atingiu um pico, em meados de Março, ao chegar a 1,529 euros/litro, enquanto a gasolina, que atingiu um preço recorde na segunda semana de Abril de 1,779 euros/litro, custa actualmente menos 20 cêntimos por litro.
"O que eu recomendo é que o português comece a irritar-se calmamente, porque isto vai chegar a uma altura em que não pode sequer sair de casa", concluiu o presidente do ACP.
De acordo com os últimos dados divulgados pela DGGE, o consumo de combustíveis rodoviários em Portugal caiu 7,4 por cento em Março face a igual mês do ano passado, registando a 12.ª queda consecutiva.
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Krupper Escreveu:
Como tu referiste atrás, a criação destas promoções com cartões/talões/etc. teve como consequência a subida generalizada dos preços antes de impostos que antigamente, segundo a informação que deixaste era inferiores à média europeia e neste momento é já superior à mesma média europeia.
Eu queria só assinalar antes de mais nada que tu podes confirmar essa informação no link que coloquei, se abrires o boletim disponível mais antigo de todos (Janeiro de 2009) e depois continuando a consultar por lá fora a evolução.
Podes obter os links directos através deste endereço/pdf, o que facilita o trabalho:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... of-WOB.pdf
Krupper Escreveu:
Ou seja, o ganho para os consumidores será, na maioria das vezes nulo ou em alguns casos será até pior para os clientes (os que não têm talões ou não fazem compras nos locais que fazem partes dessas promoções).
Exacto, o ganho que existe basicamente é de escolha: os clientes mais hábeis e/ou mais preocupados com a poupança conseguem hoje preços melhores maximizando os descontos. Os outros (nomeadamente aqueles que estão pouco ou menos importados com o valor que pagam ou colocam a prioridade noutras coisas - por exemplo, abastecer no posto que dá mais jeito ou está melhor localizado, por hipótese) pagam mais.
O resto eu não concordo nem discordo. É uma falsa questão. Os descontos das petrolíferas não são diferentes dos descontos dos próprios supermercados, das farmácias (sim!... agora até estas têm cartões de desconto) ou dos talhos, para não falar de uma série de outras coisas.
Se estás mesmo a poupar ou não, depende das tuas escolhas/opções!
Se é melhor ou pior?
Depende: se tu és desleixado ou não te preocupas com os preços ou não sabes fazer contas, é bem capaz de ser pior; se não és desleixado mas metódico, se sabes fazer contas, se te preocupas com o que efectivamente pagas, se és realmente poupado, se a tua prioridade é mesmo o preço... provavelmente é melhor um cenário em que existem descontos e os clientes não pagam todos o mesmo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:A fonte da AdC para o referido ranking é, conforme se pode confirmar na página 23 do relatório, a Comissão Europeia. E o que a fonte diz sobre a validade da comparação e que está presente em todas as actualizações do boletim é o que se vê em anexo:
"They are of limited validity because of differences in product quality, in marketing practices, in market structures, and to the extent that standard categories are representative of the total sales of a given product."
Os preços médios de Portugal em particular são os enviados para a Comissão Europeia pela DGEG, obtidos através da informação que os postos fornecem diariamente a esta - e que actualmente podem ser consultados no site precoscombustiveis.dgeg.pt - que são os preços diários afixados (sobre os quais em determinados casos, incidem por vezes descontos, nalguns casos descontos elevados).
Qual é a garantia que temos que a metodologia é a mesma em todos os países da europa e que as práticas de marketing em relação aos descontos (e o seu peso no preço final) é exactamente o mesmo em todos os países europeus?
Exacto, nenhuma.
Contudo, "toda a gente" (incluindo os média que tantas vezes falam dos valores que saiem deste boletim) insistem em ignorar completamente a questão e tomar o ranking como uma espécie de facto absoluto.
Link para o site da Comissão Europeia onde o boletim é publicado:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm
Como tu referiste atrás, a criação destas promoções com cartões/talões/etc. teve como consequência a subida generalizada dos preços antes de impostos que antigamente, segundo a informação que deixaste era inferiores à média europeia e neste momento é já superior à mesma média europeia. Ou seja, o ganho para os consumidores será, na maioria das vezes nulo ou em alguns casos será até pior para os clientes (os que não têm talões ou não fazem compras nos locais que fazem partes dessas promoções).
Creio então que concordarás se dissermos que as promoções não tiveram o impacto positivo que muitas vezes as companhias querem fazer-nos crer que existem, podendo até em alguns casos significar um prejuízo nos casos de pessoas que não podem aceder às ditas promoções. Muito por via da subida dos preços antes de impostos desde o momento em que as promoções começaram a ganhar terreno.
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A fonte da AdC para o referido ranking é, conforme se pode confirmar na página 23 do relatório, a Comissão Europeia. E o que a fonte diz sobre a validade da comparação e que está presente em todas as actualizações do boletim é o que se vê em anexo:
"They are of limited validity because of differences in product quality, in marketing practices, in market structures, and to the extent that standard categories are representative of the total sales of a given product."
Os preços médios de Portugal em particular são os enviados para a Comissão Europeia pela DGEG, obtidos através da informação que os postos fornecem diariamente a esta - e que actualmente podem ser consultados no site precoscombustiveis.dgeg.pt - que são os preços diários afixados (sobre os quais em determinados casos, incidem por vezes descontos, nalguns casos descontos elevados).
Qual é a garantia que temos que a metodologia é a mesma em todos os países da europa e que as práticas de marketing em relação aos descontos (e o seu peso no preço final) é exactamente o mesmo em todos os países europeus?
Exacto, nenhuma.
Contudo, "toda a gente" (incluindo os média que tantas vezes falam dos valores que saiem deste boletim) insistem em ignorar completamente a questão e tomar o ranking como uma espécie de facto absoluto.
Link para o site da Comissão Europeia onde o boletim é publicado:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm
"They are of limited validity because of differences in product quality, in marketing practices, in market structures, and to the extent that standard categories are representative of the total sales of a given product."
Os preços médios de Portugal em particular são os enviados para a Comissão Europeia pela DGEG, obtidos através da informação que os postos fornecem diariamente a esta - e que actualmente podem ser consultados no site precoscombustiveis.dgeg.pt - que são os preços diários afixados (sobre os quais em determinados casos, incidem por vezes descontos, nalguns casos descontos elevados).
Qual é a garantia que temos que a metodologia é a mesma em todos os países da europa e que as práticas de marketing em relação aos descontos (e o seu peso no preço final) é exactamente o mesmo em todos os países europeus?
Exacto, nenhuma.
Contudo, "toda a gente" (incluindo os média que tantas vezes falam dos valores que saiem deste boletim) insistem em ignorar completamente a questão e tomar o ranking como uma espécie de facto absoluto.
Link para o site da Comissão Europeia onde o boletim é publicado:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm
- Anexos
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Krupper Escreveu:
Mas isso não invalida que os combustiveis antes de impostos sejam dos mais caros da Europa. Ouço muitas vezes defender que os preços são elevados em Portugal (em comparação com outros países Europeus) devido à fiscalidade. Ora, este estudo vem provar o contrário, o preço antes de imposto já é dos mais elevados.
A questão dos preços antes e depois de impostos já foi abordada aqui várias vezes também (apesar de não ser o tópico principal do thread).
Os preços médios antes de impostos são muito semelhantes aos praticados em Espanha e são também bastante semelhantes aos praticados na Europa em geral (as diferenças para as médias são de centimos, pouco centimos). É uma diferença pouco relevante per se de pequena que é.
Mas não só essa diferença é muito pequena, como não sabemos sequer se é real ou em que medida é real, por várias razões. A mais importante de todas é que a DGEG utiliza os preços médios nacionais antes de descontos: os preços utilizados para aferir a média nacional são os preços de tabela. Todos aqueles descontos de talões, parcerias com grandes superficies e etc não são contabilizados portanto o preço médio calculado/estimado é superior ao preço médio real pago pelo consumidor português.
Além disso, os combustíveis que estão a ser comparados não são necessariamente exactamente os mesmos.
Não há garantia nenhuma de que os preços em Portugal sejam efectivamente mais altos do que a média e muito menos de que são realmente os terceiros mais caros da europa. A comparação a nível internacional dos preços médios antes de impostos é apenas um indicador grosseiro e não permite retirar grandes conclusões.
Para além de, como já referi várias vezes aqui no tópico, a Comissão Europeia (que faz a mesma comparação e publica um boletim com actualizações periódicas) fazer exactamente este tipo de ressalva e colocar um disclaimer neste sentido em todos os boletins (que a comunicação social faz o favor de ignorar e nunca referir) um forte indicador disto mesmo que referi - nomeadamente em relação ao efeito dos descontos, que não estão contabilizados na média - é que sensivelmente até 2008 os preços em Portugal estavam um pouco abaixo da média e à medida que fomos avançando - exactamente no mesmo período em que o número de descontos, valor dos descontos e parcerias com outras entidades aumentou visivelmente - o valor médio em Portugal foi subindo (em relação à media da união europeia) para acabar por ficar uns 3 centimos acima, mais coisa menos coisa.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Krupper Escreveu:Segundo a autoridade da concorrência, Portugal teve durante o primeiro trimestre do ano o terceiro gasóleo/gasolina mais caro(a) antes de impostos.
http://www.concorrencia.pt/vPT/Estudos_ ... 012_1T.pdf
Segundo a autoridade da concorrência, no último documento relativo ao comportamento dos preços entre o segundo trimestre de 2011 e o primeiro de 2012:
"Relativamente às variações semanais, os PMAI de Portugal seguem, como seria de esperar, os Platts, que os determinam, e voltam a comparar bem com os PMAI espanhóis e médios UE27."
Na página 54 pode ser encontrada uma síntese comparativa que é bastante esclarecedora.
Mas isso não invalida que os combustiveis antes de impostos sejam dos mais caros da Europa. Ouço muitas vezes defender que os preços são elevados em Portugal (em comparação com outros países Europeus) devido à fiscalidade. Ora, este estudo vem provar o contrário, o preço antes de imposto já é dos mais elevados.
Nota que não estou a discutir se o preço nas bombas acompanhou ou não as alterações nos mercados.
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