Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Euro - 2012 ( e calendário dos jogos)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SilverTrader » 19/6/2012 11:32

carrancho Escreveu:Hoje, damos a volta a um jogo que começámos a perder, massacramos e tiramos a tinta dos ferros do adversãiro, adversário esse que ainda há 15 dias todos diziam que éra um dos favoritos à vitória neste Euro e uma das equipas melhores do mundo da actualidade... e é desvalorizada! Enfim! Fazemos uma partida equilibrada com a Alemanha, que toda a gente diz que é a melhor equipa da actualidade junto com a Espanha, e que a vitória podia perfeitamente ter caido para este lado, mas parece que caiu o Carmo e a Trindade. Enfim, enfim!

Com a dificuldade que temos de valorizar o que é bom e é nosso, desconfio que mesmo que a gente ganhe à R.Checa, depois à Espanha e na final à Alemanha, ainda assim, teria sido por sorte ou demérito dos adversários! :roll: Se lá chegármos nós e esses adversários nem isso, então ainda será pior.

Tirando o Brasil e a Argentina, que têm o Pelé e o Maradona (mesmo assim há muitos Argentinos a dizer que o Messi é já o melhor); se o CR fosse de qualquer outro país, todos os seus compatriotas garantiam a pés juntos que ele éra o melhor do mundo de todos os tempos. A disputa pelo trono é grande e equilibrada, subjectiva, mas nós, que já somos poucos, temos uma tendência do carago para valorizar o outro e criticar o nosso... haja paciência e falta de gratidão!

É um motivo de orgulho ter um português no topo dos melhores do mundo, é um prazer os excelentes momentos e sentimentos que nos provoca, já nos deu coisas (como essa apresentação em Madrid ao som dos xutos com o estádio cheio), uiiiii se tinha sido com o Eusébio no seu tempo (não seriam xutos mas podia ser Amália ou António calvário), já éra uma lenda fantástica, com pessoas que se atiravam para o meio da rua só para o Eusébio lhes passar por cima e tudo! :) Não aproveitem para saborear e se deliciarem enquanto ele dura que quando acabar vão ter saudades :wink:


Concordo plenamente!!
Adorei ver Portugal jogar e o último jogo foi sublime - uma defesa eficaz (considero que o golo dos Holandeses foi mérito deles e não falha na defesa), um meio campo coeso e os lances de ataque pareciam sinfonias de Beethoven. Foi uma equipa no verdadeiro sentido da palavra!! O treinador escolheu a estratégia certa para vencer este super adversário e fez as substituições certas na hora certa (que não há coisa que mais detesto que ter a equipa a perder e gente manca em campo e o treinador esperar pelos minutos finais para fazer substituições!!).
No após jogo, vamos a ver os comentadores profissionais e parece que estavam a falar de outro jogo!!! A mim aflige-me que mesmo ganhando a uma das melhores equipas do mundo, contra as probabilidades e vaticínios, exista um grupo de pessoas que tem tempo premium de televisão só para deitar a baixo o que é nosso!!! Não ouvi muito mais... mudei de canal. Gostava de rever os lances, mas enfim...

Quanto ao debate Eusébio vs Ronaldo: quem sabe o que o Eusébio faria se tivesse beneficiado das mesmas técnicas e ferramentas de treino que o Ronaldo?! - acho que é incomparável pelo desfasamento temporal. Só é justo comparar os jogadores da atualidade, que beneficiam de condições idênticas.
O meu objetivo não é ter muito dinheiro.
O meu objetivo é ser rica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 208
Registado: 29/11/2007 13:21
Localização: Setúbal

por Madeirense » 19/6/2012 11:16

É um motivo de orgulho ter um português no topo dos melhores do mundo, é um prazer os excelentes momentos e sentimentos que nos provoca, já nos deu coisas (como essa apresentação em Madrid ao som dos xutos com o estádio cheio), uiiiii se tinha sido com o Eusébio no seu tempo (não seriam xutos mas podia ser Amália ou António calvário), já éra uma lenda fantástica, com pessoas que se atiravam para o meio da rua só para o Eusébio lhes passar por cima e tudo! Não aproveitem para saborear e se deliciarem enquanto ele dura que quando acabar vão ter saudades

Podem-me indicar para onde deve a Madeira enviar a fatura (para tapar o buraco) pelos serviços prestados? :twisted:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 118
Registado: 5/11/2002 18:56
Localização: Funchal

por carrancho » 19/6/2012 11:11

Quem parece estar sempre pronto para estragar novos feitos do CR é o Nani! :lol: Aquela jogada com a Holanda, aquela assistência fabulosa para o Nani falhar fez lembrar esta vitória por 4 contra o campeão do mundo...

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/1BCTRzRApCA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por carrancho » 19/6/2012 10:48

mais_um Escreveu:
carrancho Escreveu:
mais_um Escreveu:
carrancho Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:

Vou ser massacrado por dizer isto, mas em Portugal dificilmente algum jogador que não seja ou tenha estado no Benfica poderá ser considerado o melhor de Portugal de todos os tempos.

O Eusébio nunca o deixará de ser, portanto.


Nada é eterno, se ele é efectivamente já o melhor jogador português de todos os tempos, com a possibilidade de mais uns anitos de carreira ao mais alto nivel pela frente, é uma questão de tempo. Mas lá está, com a nossa mentalidade só será depois de acabar a carreira.
O Eusébio ficará na parteleira ao lado do Figo, com todo o respeito e mérito que reconheço a ambos.


Para mim, quando o Ronaldo conseguir superar os prémios individuais do Eusebio, será considerado o melhor jogador português até à actualidade mas ainda tem que pedalar mais um pouco, vejamos o palmarés individual do Eusebio:

Melhor marcador de um campeoanto do mundo (1966), 3 x melhor marcado da taça dos campeões europeus (1965, 1966, 1968), 2x bota de ouro (1968, 1973), 7x melhor marcador de um camponato nacional.


O Cristiano já tem um curriculo muito bom mas ainda não chega para ultrapassar o Eusébio e já teve uma boa oportunidade, os campeonatos do mundos de 2008 e o 2012.


Marco, quem é que começou a falar em títulos e prémios? :wink:


Só falei em prémios individuais, não em titulos (que são essencialmente colectivos) e faltou ai um, uma bola de ouro em 1965.

Sobre a bota de ouro, foi um premio atribuido pela 1ª vez em 1968 e foi o Eusébio que o ganhou, antes não existia.


Mas os prémios individuais, no futebol, também só são possiveis de alcançar com a ajuda de toda uma equipa. :wink:

Botas de ouro o CR também tem duas, e bolas também vai ter a 2ª já este ano tendo também dois honrosos 2ºs lugares . Jogador FIFA tem um 1º; dois 2ºs e um 3º; tem também 1 1º, 2º e 3º world soccer, está num onze de Europeu, Melhor jogador premier league, 1 pichichi, 1 melhor marcador da premier league, equipa do ano FIFA 2010... até ao jogador com mais hat-tricks numa época entre todos os campeonatos nacionais europeus (de sempre), tem muitos prémios já.

Não é só pela seleção, campeonatos, taças, prémios individuais, estatísticas disto e daquilo que digo que o CR é já o melhor jogador português de sempre... é por tudo, é subjectivo, é uma convicção pessoal que estou certo se generalizará quando ele pendurar as chuteiras.

Isto do passado é muito fácil tornar uma boa história numa lenda, os jogos não eram todo televisionados, muito menos com qualidade e isso também não é só favorável ao mediatismo do jogador actual, a sua falta também é favorável à criação de lendas no passado.
E não é preciso ir muito longe, hoje todos falam de um grande jogo da seleção em que o Carlos Manuel marcou o nosso apuramento para a fase final com um golaço na Alemanha, bem, eu vi esse jogo, parecia tiro ao boneco, fomos complectamente massacrados, os ferros ficaram sem tinta, parecia que tinhamos um pacto com o diabo, e tinhamos, foi-nos cobrado em saltillo! O golo foi fantástico e importante, mas é daqueles que o CR já marcou vários.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/FJ41PqG_1A0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Hoje, damos a volta a um jogo que começámos a perder, massacramos e tiramos a tinta dos ferros do adversãiro, adversário esse que ainda há 15 dias todos diziam que éra um dos favoritos à vitória neste Euro e uma das equipas melhores do mundo da actualidade... e é desvalorizada! Enfim! Fazemos uma partida equilibrada com a Alemanha, que toda a gente diz que é a melhor equipa da actualidade junto com a Espanha, e que a vitória podia perfeitamente ter caido para este lado, mas parece que caiu o Carmo e a Trindade. Enfim, enfim!

Com a dificuldade que temos de valorizar o que é bom e é nosso, desconfio que mesmo que a gente ganhe à R.Checa, depois à Espanha e na final à Alemanha, ainda assim, teria sido por sorte ou demérito dos adversários! :roll: Se lá chegármos nós e esses adversários nem isso, então ainda será pior.

Tirando o Brasil e a Argentina, que têm o Pelé e o Maradona (mesmo assim há muitos Argentinos a dizer que o Messi é já o melhor); se o CR fosse de qualquer outro país, todos os seus compatriotas garantiam a pés juntos que ele éra o melhor do mundo de todos os tempos. A disputa pelo trono é grande e equilibrada, subjectiva, mas nós, que já somos poucos, temos uma tendência do carago para valorizar o outro e criticar o nosso... haja paciência e falta de gratidão!

É um motivo de orgulho ter um português no topo dos melhores do mundo, é um prazer os excelentes momentos e sentimentos que nos provoca, já nos deu coisas (como essa apresentação em Madrid ao som dos xutos com o estádio cheio), uiiiii se tinha sido com o Eusébio no seu tempo (não seriam xutos mas podia ser Amália ou António calvário), já éra uma lenda fantástica, com pessoas que se atiravam para o meio da rua só para o Eusébio lhes passar por cima e tudo! :) Não aproveitem para saborear e se deliciarem enquanto ele dura que quando acabar vão ter saudades :wink:
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Eldred » 19/6/2012 10:43

Geralmente em cada década aparece um jogador marcante e um ou dois delfins. Isso só fica estabelecido muito tempo depois das coisas acontecerem. Nos anos mais recentes ainda temos presentes muitos nomes de jogadores que vão acabar por ser votados ao esquecimento (continuarão nos respectivos paises.
O efeito da selecção faz com que da década de 50 fique o Di Stefano como a estrela e Puskas e talvez Garrincha como delfins. Ninguém se lembar deqq jogador de uma selecção alemã que foi campeã do mundo. A década de 60 foi do Pelé com Eusébio como delfim e também uma grande figura num lugar pouco dado ao estrelato que foi o Yachine. Da selecção inglesa ainda fica o B. Charlton mas acho que nunca deixou nada na memória que se compare (pelo que dizem que viu já que eu sou doutra geração) ás correrias e aos estoiros do Eusébio.
Na década de 70 a grande figura foi o Cruyff com Beckenbauer como delfim
A década de 80, onde eu comecei a acompanhar futebol e por isso posso lembrar muito mais gente é indiscutivelemente do Maradona. Eu lembro, pq acompanhava, de Rummenigge dum gigante que se chamava Hrubesch, de Rossi, Falcão, Zico, Sócrates,Gullit, Van Basten mas para quem é de uma geração mais recente esses já não contam. Mesmo o Platini creio que só é conhecido por ser presidente da UEFA.
Se agora consideramos os 15-20 anos mais recentes ainda aparece muito gente na memória: Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Zidane, Figo, Raul, Baggio, Mattaus, Cantona, Stochkov, Owen, Messi, C. Ronaldo.
daqui a 20 ou 30 anos apenas 2 ou 3 desta lista serão lembrados. Eusebio perdura na geração de 60. Se C. Ronaldo ficar como referenecia na geração de 2000 ainda vamos ver.
 
Mensagens: 74
Registado: 19/2/2012 18:38

por JMHP » 19/6/2012 10:13

charles Escreveu:Como já foi referido, são épocas diferentes, niveis de exigência diferentes, métodos de treino diferentes, atletas com preparação diferente, a tecnologia e a ciência médica ao serviço dos atletas não tem comparação, o mediatismo na atualidade é brutal o que torna os jogadores conhecidos em todos os cantos do mundo, os ordenados são multimilionarios, por tudo, eu acho muito dificil conseguir comparar os dois, ou o Pelé e Ronaldinho ou o Messi e o Maradona porque simplesmente não conseguimos ter uma base de comparação igual, com circunstâncias de jogo iguais nem mesmo o tipo de provas são comparaveis.


Concordo. Se o Messi tive sido jogador nos anos 60,70 e 80 muito dificilmente teria sido o jogador que é hoje. É bom lembrar que o Messi teve um tratamento de crescimento e um acompanhamento intensivo de forma a desenvolver o corpo frágil que possuía quando era adolescente.

Sem a tecnologia e os meios de hoje, possivelmente o Messi passaria ao lado do futebol como um jogador jeitoso mas frágil.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por mais_um » 19/6/2012 9:37

carrancho Escreveu:
mais_um Escreveu:
carrancho Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:

Vou ser massacrado por dizer isto, mas em Portugal dificilmente algum jogador que não seja ou tenha estado no Benfica poderá ser considerado o melhor de Portugal de todos os tempos.

O Eusébio nunca o deixará de ser, portanto.


Nada é eterno, se ele é efectivamente já o melhor jogador português de todos os tempos, com a possibilidade de mais uns anitos de carreira ao mais alto nivel pela frente, é uma questão de tempo. Mas lá está, com a nossa mentalidade só será depois de acabar a carreira.
O Eusébio ficará na parteleira ao lado do Figo, com todo o respeito e mérito que reconheço a ambos.


Para mim, quando o Ronaldo conseguir superar os prémios individuais do Eusebio, será considerado o melhor jogador português até à actualidade mas ainda tem que pedalar mais um pouco, vejamos o palmarés individual do Eusebio:

Melhor marcador de um campeoanto do mundo (1966), 3 x melhor marcado da taça dos campeões europeus (1965, 1966, 1968), 2x bota de ouro (1968, 1973), 7x melhor marcador de um camponato nacional.


O Cristiano já tem um curriculo muito bom mas ainda não chega para ultrapassar o Eusébio e já teve uma boa oportunidade, os campeonatos do mundos de 2008 e o 2012.


Marco, quem é que começou a falar em títulos e prémios? :wink:


Só falei em prémios individuais, não em titulos (que são essencialmente colectivos) e faltou ai um, uma bola de ouro em 1965.

Sobre a bota de ouro, foi um premio atribuido pela 1ª vez em 1968 e foi o Eusébio que o ganhou, antes não existia.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por mais_um » 19/6/2012 9:31

carrancho Escreveu:
mais_um Escreveu:Este passou-me... :mrgreen:

carrancho Escreveu:
Não brinques com isto Marco! Só com o que conseguiu até agora, onde jogou, o CR tem e terá mais reconhecimento a nivel universal que o Eusébio. E não digpo isto por ser melhor que o Eusébio, que considero, mas porque o Eusébio mal saiu de Portugal enquanto o CR jogou nos 2 campeonatos mais im+portantes do mundo. Acresce que o mediatismo actual de um jogador da bola é exponencialmente maior que no tempo do Eusébio. O CR é agora mais mediático e também estou certo que daqui a 40 anos continua a ser mais mediático que o Eusébio é hoje.


Humm.. o futebol hoje é uma industria/negocio, há 50 anos era um desporto. Dai o facto de terem aumentado as equipas nas fases finais, em todas as competições importantes.

Sobre a saída do Eusébio de Portugal:

"Os convites para jogar no estrangeiro obviamente surgiram. A Juventus oferece-lhe 16000 contos, em 1964, numa altura em que ganhava 300 contos no Benfica. A tentação era tão grande que o governo de então o envia para a tropa, não permitindo que se venda um tesouro nacional deste tamanho. O Benfica acabaria por lhe aumentar o salário para 4000 contos. No mundial de 1966 em Inglaterra, torna-se definitivamente uma estrela mundial, um digno rival de Pelé. O epíteto de "Pantera Negra" vai correr o mundo. A facilidade em marcar golos torna-o no melhor marcador do mundial com 9 golos, ajudando a levar Portugal ao terceiro lugar. Após o mundial, os italianos fazem uma nova oferta a Eusébio: 90000 contos. Quando parecia que desta vez nem o governo poderia impedi-lo de aceitar, surge a notícia de que os clubes italianos deixam de poder contratar jogadores estrangeiros."

E caso não saibas, à época existia em vários campeonatos a proibição de jogarem jogadores estrangeiros.


Então passámo-nos os dois porque pareces concordar comigo, hoje uma % muito maior da população mundial reconhece o Ronaldo que aquela que conhecia o Eusébio. Não só pelos campeonatos onde joga como pela globalização da informação, evolução tecnologica, etc.

Aparentemente enquanto resposta ao Marco o meu post não fazia muito sentido, pois ele estava a referir-se ao reconhecimento da qualidade do jogador e não ao mediatismo público. De qualquer forma, o que disse mantenho.


Este (comentário) passou-me ...despercebido!! :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Pickbull » 19/6/2012 9:15

Portugal já o terceiro favorito à vitória no Euro

A exibição frente à Holanda fez aumentar a probabilidade da selecção nacional levantar a taça em Kiev. Segundo os apostadores, é agora a terceira candidata à vitória no Euro 2012, em igualdade com a França. Antes do arranque da prova, a aposta era que Portugal não passava a fase de grupos, perante o favoritismo da Alemanha e Holanda.

A 8 de Julho, quando a Polónia e a Grécia deram o pontapé de saída na competição futebolística do ano, a selecção liderada por Paulo Bento surgia em sétimo lugar entre as potenciais vencedoras nas casas de apostas "online". Os jogos de preparação, em que Portugal não foi além de um empate com a Macedónia e uma derrota com a Turquia, colocaram em baixa as expectativas dos apostadores, que não acreditavam que a selecção lusa conseguisse passar o "grupo da morte".

Apesar da derrota inicial frente à Alemanha, Portugal saiu vitorioso dos jogos contra a Dinamarca e a Holanda. Um desempenho que "catapultou" a selecção portuguesa para o terceiro lugar entre as preferidas dos apostadores para vencer o campeonato europeu de futebol. Por cada euro investido, os apostadores poderão receber 8,50 euros, em caso de vitória de Portugal. O mesmo acontecerá se o primeiro lugar for conquistado pela França, selecção que ainda terá de defrontar hoje a Suécia para garantir a passagem aos quartos de final.

A fase de grupos do Euro 2012 motivou ainda outras alterações nas expectativas dos apostadores. Ao contrário do que acontecia há menos de duas semanas, a selecção germânica é agora aquela que "rende" menos se o primeiro lugar lhe sorrir. Por cada euro aplicado, os apostadores receberão 3,30 euros. "La Roja" que, no início da competição era apontada como a favorita à vitória, surge agora como a segunda candidata. Mas caso seja este o desfecho, os apostadores poderão receber 3,40 euros por cada euro investido.

Entre as selecções que maiores lucros poderão trazer aos apostadores caso vençam o Euro 2012 estão a inglesa, que se assume como a quinta candidata. Seguem-se a Itália, a Croácia e a República Checa, que defronta Portugal na próxima quinta-feira.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por L.S.S » 19/6/2012 8:02

Quico Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Alemanha-Dinamarca apitado por um espanhol(1 Penalti escandaloso roubado a Dinamarca).

Espanha-Croácia apitado por um alemão (2 Penalties escandalosos roubados a Croácia).

Golo de Espanha muito manhoso!

Platini horas antes tinha dito que gostava de ver uma final Alemanha - Espanha.

E a comunicação social corrupta caladinha...



Olha que não!



A comunicação social Não-Corrupta são uma minoria infelizmente.
É de enaltecer que tem uma postura destas...
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por Quico » 19/6/2012 7:51

tugadaytrader Escreveu:Alemanha-Dinamarca apitado por um espanhol(1 Penalti escandaloso roubado a Dinamarca).

Espanha-Croácia apitado por um alemão (2 Penalties escandalosos roubados a Croácia).

Golo de Espanha muito manhoso!

Platini horas antes tinha dito que gostava de ver uma final Alemanha - Espanha.

E a comunicação social corrupta caladinha...



Olha que não!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por L.S.S » 19/6/2012 7:25

artista Escreveu:Voltando ao tema do Euro, ainda a propósito das tais lógicas, era para ter escrito na altura mas esqueci-me. Não sei se repararam na dificuldade que a Alemanha teve para se apurar, perto do fim um golo da Dinamarca colocava-os fora... e houve ali um penalty que o árbitro não viu (ou não quis ver)! :wink:

Algo parecido aconteceu hoje com a Espanha (a outra grande favorita), até ao golo da Espanha a grande oportunidade de golo do jogo tinha sido dos Croatas, já nem faltava assim tanto para acabar o jogo...

Dos "ses" não reza a história, mas que os dois grandes estiveram tremidos isso estiveram... não somos só nós que sofremos!
:wink:



Alemanha-Dinamarca apitado por um espanhol(1 Penalti escandaloso roubado a Dinamarca).

Espanha-Croácia apitado por um alemão (2 Penalties escandalosos roubados a Croácia).

Golo de Espanha muito manhoso!

Platini horas antes tinha dito que gostava de ver uma final Alemanha - Espanha.

E a comunicação social corrupta caladinha...
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por MarcoAntonio » 19/6/2012 2:37

carrancho Escreveu:Escusas de me tentar baralhar com esse bluff porque eu já tenho Royal! :twisted:

Está cristalino que o 3º fui eu! Mais que 3º, enquanto a vocês (tu e o mais_um) ninguém tinha pedido nada eu fui na condição que me assiste ao direito de resposta, o que não é comparável! :P


É, boa tentativa mas não cola...

:lol:


Eu em boa verdade nem cheguei em momento nenhum a fazer uma comparação de títulos e de prémios. Pelo contrário, passei o tempo a dizer que não se pode fazer uma comparação directa (pelas razões que expliquei). O que não é comparar títulos e prémios...

Comparações na realidade só fiz duas: a) a média de golos por jogo; a diferença de oportunidade em participar numa fase final de uma grande competição europeia. O que também não é comparar títulos e prémios.

O terceiro tópico das minhas participações é que se estava a discutir uma suposição (o reconhecimento futuro que supostamente o CR vai ter) com um facto (o reconhecimento que o Eusébio tem hoje passado 40 anos por parte de um vastíssimo leque de especialistas do futebol). O que ainda nao é comparar títulos e prémios!




Mas não te chateies mais lá com isso: a coisa em que discordamos e que está no centro da discussão é matéria de opinião, é meramente subjectivo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40921
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por carrancho » 19/6/2012 2:12

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:Marco, quem é que começou a falar em títulos e prémios? :wink:


Parece que foi o mais_um. Mas eu estava a responder-te à alegação de quem estava a comparar era eu e não tu (quando fui, quanto muito, o terceiro depois de outros dois sendo que nos dois estavas tu).

Seu batoteiro...

:mrgreen:


Escusas de me tentar baralhar com esse bluff porque eu já tenho Royal! :twisted:

Está cristalino que o 3º fui eu! Mais que 3º, enquanto a vocês (tu e o mais_um) ninguém tinha pedido nada eu fui na condição que me assiste ao direito de resposta, o que não é comparável! :P
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por altrio » 19/6/2012 1:16

MarcoAntonio Escreveu:o Euro entre 1960 e 1976 era organizado com 4 equipas!

Em 1980 foi ampliado para 8 equipas, o que mantém até 1992.

A partir de 1996 passa a ser organizado com 16 equipas.


E, ao que tudo indica, no próximo já serão 24 equipas.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por MarcoAntonio » 19/6/2012 1:14

carrancho Escreveu:Marco, quem é que começou a falar em títulos e prémios? :wink:


Parece que foi o mais_um. Mas eu estava a responder-te à alegação de quem estava a comparar era eu e não tu (quando fui, quanto muito, o terceiro depois de outros dois sendo que nos dois estavas tu).

Seu batoteiro...

:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40921
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por charles » 19/6/2012 1:12

Comparar o Eusébio com Ronaldo é o mesmo que comparar Messi com Maradona, eu não o vi o jogar, somente vi alguns videos, mas o que me contam pessoas que o viram, dizem que ele está acima de todos os jogadores da atualidade, está nos 10 melhores de sempre.

Como já foi referido, são épocas diferentes, niveis de exigência diferentes, métodos de treino diferentes, atletas com preparação diferente, a tecnologia e a ciência médica ao serviço dos atletas não tem comparação, o mediatismo na atualidade é brutal o que torna os jogadores conhecidos em todos os cantos do mundo, os ordenados são multimilionarios, por tudo, eu acho muito dificil conseguir comparar os dois, ou o Pelé e Ronaldinho ou o Messi e o Maradona porque simplesmente não conseguimos ter uma base de comparação igual, com circunstâncias de jogo iguais nem mesmo o tipo de provas são comparaveis.

No entanto acho que Eusébio está no Top 10 dos melhores de sempre, se estendermos a lista a um Top 20 que abranga o futebol atual, Ronaldo, Figo, Messi, Zidane e até mesmo Futre quanto a mim entram para esse Top 20.
Editado pela última vez por charles em 19/6/2012 17:43, num total de 2 vezes.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por carrancho » 19/6/2012 1:07

mais_um Escreveu:Este passou-me... :mrgreen:

carrancho Escreveu:
Não brinques com isto Marco! Só com o que conseguiu até agora, onde jogou, o CR tem e terá mais reconhecimento a nivel universal que o Eusébio. E não digpo isto por ser melhor que o Eusébio, que considero, mas porque o Eusébio mal saiu de Portugal enquanto o CR jogou nos 2 campeonatos mais im+portantes do mundo. Acresce que o mediatismo actual de um jogador da bola é exponencialmente maior que no tempo do Eusébio. O CR é agora mais mediático e também estou certo que daqui a 40 anos continua a ser mais mediático que o Eusébio é hoje.


Humm.. o futebol hoje é uma industria/negocio, há 50 anos era um desporto. Dai o facto de terem aumentado as equipas nas fases finais, em todas as competições importantes.

Sobre a saída do Eusébio de Portugal:

"Os convites para jogar no estrangeiro obviamente surgiram. A Juventus oferece-lhe 16000 contos, em 1964, numa altura em que ganhava 300 contos no Benfica. A tentação era tão grande que o governo de então o envia para a tropa, não permitindo que se venda um tesouro nacional deste tamanho. O Benfica acabaria por lhe aumentar o salário para 4000 contos. No mundial de 1966 em Inglaterra, torna-se definitivamente uma estrela mundial, um digno rival de Pelé. O epíteto de "Pantera Negra" vai correr o mundo. A facilidade em marcar golos torna-o no melhor marcador do mundial com 9 golos, ajudando a levar Portugal ao terceiro lugar. Após o mundial, os italianos fazem uma nova oferta a Eusébio: 90000 contos. Quando parecia que desta vez nem o governo poderia impedi-lo de aceitar, surge a notícia de que os clubes italianos deixam de poder contratar jogadores estrangeiros."

E caso não saibas, à época existia em vários campeonatos a proibição de jogarem jogadores estrangeiros.


Então passámo-nos os dois porque pareces concordar comigo, hoje uma % muito maior da população mundial reconhece o Ronaldo que aquela que conhecia o Eusébio. Não só pelos campeonatos onde joga como pela globalização da informação, evolução tecnologica, etc.

Aparentemente enquanto resposta ao Marco o meu post não fazia muito sentido, pois ele estava a referir-se ao reconhecimento da qualidade do jogador e não ao mediatismo público. De qualquer forma, o que disse mantenho.
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por carrancho » 19/6/2012 0:52

E golos na selecção e não sei quê? Coisas subjectivas como tentei demosntrar mas já estou a desistir! :wink:

Dizias tu batota onde?!? :lol:

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:
Para mim, quando o Ronaldo conseguir superar os prémios individuais do Eusebio, será considerado o melhor jogador português até à actualidade mas ainda tem que pedalar mais um pouco, vejamos o palmarés individual do Eusebio:

Melhor marcador de um campeoanto do mundo (1966), 3 x melhor marcado da taça dos campeões europeus (1965, 1966, 1968), 2x bota de ouro (1968, 1973), 7x melhor marcador de um camponato nacional.


O Cristiano já tem um curriculo muito bom mas ainda não chega para ultrapassar o Eusébio e já teve uma boa oportunidade, os campeonatos do mundos de 2008 e o 2012.


Quando se comparam atletas de épocas diferentes é sempre um problema porque há uma série de coisas que mudam.

A "vantagem" vai para os mais novos/recentes porque de uma forma geral cresce o número de competições (um dado objectivo) bem como o número de galardões (prémios e reconhecimentos) muitas vezes baseados em dados subjetivos. E crescem mais uma série de coisas (como o impacto económico, mediático, etc). Tudo isso tem de ser descontado ao fazer qualquer comparação entre dois jogadores que tiveram carreiras a cerca de 40 anos de distância uma da outra!



Há depois ainda o efeito de memória: a maior parte das pessoas hoje viu e acompanhou a carreira do CR mas não viu nem acompanhou nem vibrou com a carreira do Eusébio.

É "fácil" assim alguém achar que o CR já ultrapassou o Eusébio.



Eu francamente não creio que de momento ele esteja sequer perto de ultrapassar o Eusébio (muito embora tenha já uma das carreiras mais notáveis do futebol português). Mas é assim um bocadinho como querer comparar o Ronaldo (do Brasil) com o Pelé...



Já agora: o Eusébio nos seus meros 64 jogos pela selecção e sem ser ponta de lança marcou 41 golos (o CR em mais de 90 marcou 34). Globalmente, na carreira toda, marcou mais golos do que os jogos que fez (585 vs 571).
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por carrancho » 19/6/2012 0:47

mais_um Escreveu:
carrancho Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:

Vou ser massacrado por dizer isto, mas em Portugal dificilmente algum jogador que não seja ou tenha estado no Benfica poderá ser considerado o melhor de Portugal de todos os tempos.

O Eusébio nunca o deixará de ser, portanto.


Nada é eterno, se ele é efectivamente já o melhor jogador português de todos os tempos, com a possibilidade de mais uns anitos de carreira ao mais alto nivel pela frente, é uma questão de tempo. Mas lá está, com a nossa mentalidade só será depois de acabar a carreira.
O Eusébio ficará na parteleira ao lado do Figo, com todo o respeito e mérito que reconheço a ambos.


Para mim, quando o Ronaldo conseguir superar os prémios individuais do Eusebio, será considerado o melhor jogador português até à actualidade mas ainda tem que pedalar mais um pouco, vejamos o palmarés individual do Eusebio:

Melhor marcador de um campeoanto do mundo (1966), 3 x melhor marcado da taça dos campeões europeus (1965, 1966, 1968), 2x bota de ouro (1968, 1973), 7x melhor marcador de um camponato nacional.


O Cristiano já tem um curriculo muito bom mas ainda não chega para ultrapassar o Eusébio e já teve uma boa oportunidade, os campeonatos do mundos de 2008 e o 2012.


Marco, quem é que começou a falar em títulos e prémios? :wink:
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por carrancho » 19/6/2012 0:44

MarcoAntonio Escreveu:Carrancho, não sejas batoteiro num tópico de desporto... eu queria deixar o debate, mas tu não deixas.

:mrgreen:


Foste tu quem começou com as comparações e embora eu tenha feito um resumo para as fases finais de grandes competições internacionais, disse que isso se extendia a outras competições e cito:

MarcoAntonio Escreveu:
O mesmo para prémios e galardões e records. Simplesmente a maior parte das coisas nem existia no tempo do Eusébio!




Tu começaste por apresentar uma comparação de títulos entre o CR e o Eusébio. Eu nem sei ao certo que títulos ao certo estás a contar (pois eu não conto os mesmos) mas grande parte dos títulos que o CR tem, o Eusébio não teve oportunidade de ganhar nem disputou nada semelhante/equivalente porque não existia sequer.

Se quiseres eu posso desmontar, com detalhe, a tua comparação. Mas achas que vale a pena?


Vou ter que desistir mesmo que já estás a pedir mais e eu ainda com tantas respostas por dar e a ver-me aflito com os quote´s :x
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por carrancho » 19/6/2012 0:41

mais_um Escreveu:
carrancho Escreveu:mais_um,

Isso é muito lindo, mas para classificar a qualidade dos jogadores o que apresentam pela selecção é apenas uma pequena parte do todo. A qualidade dos adversários que se defronta também é um factor importante, por isso, para mim, os 13 títulos actuais do CR valem mais que os 19 do Eusébio.


Pelo teu discurso nem que fosse só um do CR valia mais do que os do Eusébio, apenas porque o Eusébio é benfiquista. E quanto a isso não há nada a fazer. O CR foi preparado e treinado desde pequeno para chegar ao que é hoje, as qualidades dele foram potenciadas e se ele tivesse continuado no SCP continuava sem ganhar nada. A preparação do Eusébio foi uma bola de trapos. O Eusébio foi a 4 finais dos campeões europeus, nunca falhou um penalti numa final ou semi-final, o CR já falhou uns quantos....


Estás enganado, gosto muito do Eusébio, penso que todos os portugueses gostam, e sinto orgulho pelo que foi e pelo que é.

O CR tem condições similares à dos adversários que defronta, como o Eusébio tinha em relação aos seus. Aliás, penso até que há muitooooo mais jogadores com condições similares às de que usufrui CR do que havia quando o Eusébio jogava.
Por aí, penso que ninguém tinha dúvida que colocar o Eusébio de 25 anos com o CR de 25 anos a jogar lado a lado, bem, o Eusébio levava uma ratada! Mas aí tu dizias para dar as mesmas condições ao Eusébio desde o seu nascimento, e não chegávamos nunca a uma conclusão. Essa dos pénaltis então!!! :oh:


mais_um Escreveu:
carrancho Escreveu:Também te estás a esquecer que embora houvessem menos lugares disponíveis para as finais, também haviam menos selecções em competição. Os jogos que se tinham de fazer para chegar a uma meia-final éram muito menos. Então em relação a TCE nem se fala! Hoje, o factor sorte é menos importante, tem que se ser realmente bom para ganhar o que quer que seja.


Diz-me quantos campeonatos do Mundo e da Europa é que as "novas" selecções ganharam. zero!
Hoje é muito mais fácil chegar a uma fase final de uma competição por selecções. Assim como é muito mais fácil chegar a uma liga dos campeões, já que antigamente só o campeão é que participava, hoje em alguns países, os 4 primeiros entram na Liga dos campeões e dizes tu que antigamente era mais fácil??? E a carreira do Chelsea nesta LCE é o exemplo claro que o facto sorte foi determinante para ser campeão europeu, um penalti falhado pelo Messi e um penalti falhado pelo Robben.


mais_um,

Se quiseres, podes comparar as fases finais da LCE de 60/70 com os oitavos de hoje. Eu continuo a dizer que é mais dificil chegar hoje aos oitavos que nessa época. De notar que o Eusébio participou em 11 pelo menos, não vamos por aí. Hoje são mais equipas que participam, mais bem preparadas e que têm de ultrapassar mais jogos. Actualmente o vencedor pode não ser a melhor, mas tem de ser muito bom mesmo.

carrancho Escreveu: Mas também tenho a forte convicção que quando o Ronaldo pendurar as botas já será quase unânimemente considerado o melhor de sempre. :wink:


Sinceramente espero que tenhas razão! :wink:
[/quote]

:wink:
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por MarcoAntonio » 19/6/2012 0:33

Carrancho, não sejas batoteiro num tópico de desporto... eu queria deixar o debate, mas tu não deixas.

:mrgreen:


Foste tu quem começou com as comparações e embora eu tenha feito um resumo para as fases finais de grandes competições internacionais, disse que isso se extendia a outras competições e cito:

MarcoAntonio Escreveu:
O mesmo para prémios e galardões e records. Simplesmente a maior parte das coisas nem existia no tempo do Eusébio!




Tu começaste por apresentar uma comparação de títulos entre o CR e o Eusébio. Eu nem sei ao certo que títulos ao certo estás a contar (pois eu não conto os mesmos) mas grande parte dos títulos que o CR tem, o Eusébio não teve oportunidade de ganhar nem disputou nada semelhante/equivalente porque não existia sequer.

Se quiseres eu posso desmontar, com detalhe, a tua comparação. Mas achas que vale a pena?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40921
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por carrancho » 19/6/2012 0:12

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:Acredito que daqui a 4 anos o CR ainda esteja em alta, vamos ver como fica esta lista. Claro está que o Platini ainda pode "dar uma perninha" e impedi-lo de lá chegar :idea: mas de certezinha absoluta que o Messi não pode :twisted:

Melhores marcadores da história dos Europeus:

1. Michel Platini (França) 9 golos (9/1984)
2. Alan Shearer (Inglaterra) 7 (5/1996, 2/2000)
3. Patrick Kluivert (Holanda) 6 (1/1996, 5/2000)
4. Thierry Henry (França) 6 (3/2000, 2/2004, 1/2008)
5. Nuno Gomes (Portugal) 6 (4/2000, 1/2004, 1/2008)
6. Ruud van Nistelrooy (Holanda) 6 (4/2004, 2/2008)
7. Marco van Basten (Holanda) 5 (5/1988)
8. Jürgen Klinsmann (Alemana) 5 (1/1988, 1/1992, 3/1996)
9. Savo Milosevic (Jugoslávia) 5 (5/2000)
10. Zinedine Zidane (Fraança) 5 (2/2000, 3/2004)
11. Milan Baros (República Checa) 5 (5/2004).
12. Cristiano Ronaldo (Portugal) 5 (2/2004, 1/2008, 2/2012)



E tu insistes: o Euro entre 1960 e 1976 era organizado com 4 equipas!

Em 1980 foi ampliado para 8 equipas, o que mantém até 1992.

A partir de 1996 passa a ser organizado com 16 equipas.



É essencialmente por essa razão que essa lista é praticamente constituida na sua totalidade por jogadores dos últimos 16 anos: não só tinham maior facilidade em participar em (vários) europeus, em cada europeu também em média fizeram mais jogos!


Esta tabela não pretendia comparar nada com o Eusébio, nem sequer com o Nuno Gomes que também nela aparece. É apenas mais um record (em termos absolutos de golo, claro) que gostava e penso que o CR pode atingir, mais nada! :)
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por carrancho » 19/6/2012 0:06

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:
13 vs 19 títulos oficiais, de notar que os títulos do Eusébio são daquele tempo em que o desiquilibrio entre grandes e pequenos éra brutal, e o Benfica nem precisava de jogar para ganhar. Dos 19 títulos do Eusébio 11 são campeonato português e 5 taças de Portugal :lol: :lol: :lol:

Ok, teve um 3º lugar no Mundial de 66, muito bem, o CR só teve um 2º no Europeu e um 4º num mundial... ainda.



Carrancho, isto é precisamente o que não se deve fazer: é uma análise brutalmente enviezada por circunstâncias (e número de oportunidades) totalmente distintas e que eu já tinha coberto antes logo no meio primeiro post sobre a matéria.


Quais distintas oportunidades? Eu não estou a falar em presenças em finais, eu estou a comparar resultados/títulos conquistados. Que eu saiba na altura também haviam campeonatos do mundo e europeus de 2 em dois anos que começavam com todos, como hoje. Neste caso até nem estou a comparar só títulos até porque em selecções NUNCA ganhámos nenhum, apenas podemos comparar as melhores classificações, entre todas as equipas participantes, todas, que actualmente são mais e melhores preparadas que na época do Eusébio, de referência há com o CR 1 vice europeu e um 4º mundial que se comparam com o 3º Mundial do Eusébio.

MarcoAntonio Escreveu:Tu podes gostar mais do CR do que do Eusébio (e outros podem achar o oposto), é uma discussão estéril porque é altamente subjectiva.


É tão subjactiva que até entre 2 jogadores da actualidade isso verifica. Também posso dizer que o Messi tem uma equipa montada desde sempre e o CR deu provas em várias equipas e campeonatos distintos. Nisso nunca discordei.


MarcoAntonio Escreveu:Se quiseres porém fazer uma comparação minimamente objectiva tens de salvaguardar diferenças e descontá-las, não podes fazer uma comparação em bruto quando em competições internacionais:


> O Eusébio só teve uma oportunidade: o Mundial de 66.

> O Cristiano Ronaldo teve já dois Mundiais e três Europeus.


São 5 oportunidades contra 1.




O mérito da participação e a qualidade da participação já são altamente discutíveis mas antes mesmo de começares a discutir isso (onde se pode argumentar que o Eusébio fez mais numa única participação do que o Cristiano Ronaldo em 5) ainda tens de considerar que:

> o Mundial em 66 permitia a entrada a 16 selecções.

> os Mundiais do Cristiano Ronaldo permitem a entrada a 32 selecções, o dobro dos participantes e uma facilidade muito maior (é mais do dobro dado que a qualidade das selecções não se distribui de forma uniforme) de entrar.


No Euro a diferença ainda é mais brutal: actualmente participam 16 equipas. Nos anos do pico do Eusébio participavam... 4 equipas!

O mesmo para prémios e galardões e records. Simplesmente a maior parte das coisas nem existia no tempo do Eusébio!



Portanto, por muito que respeite o quanto tu aprecias o Cristiano Ronaldo como jogador de futebol, tenho de dizer que uma comparação em bruto como a que fizeste é precisa e exactamente o que não se deve fazer.


Pois, mas tu é que estás a fazer essas comparações, não eu! :wink:
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400 e 184 visitantes