EDP Renováveis - Tópico Geral
mfsr1980 Escreveu:Bom dia Forenses,
É de todo o interesse da EDP que a EDPR continue o seu percurso "bearish".
Se a EDP não está a ajudar à festa pelo menos não se está a opôr ao movimento.
Abraço mfsr1980
PS: detenho 1755 acções compradas a 3.86
Repara, eu já tive perdas na EDPR do lado longo. Depois de assumir essas perdas, investi do lado curto e com ganhos.
Porque não consideras essas hipótese?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Re: Boa Tiago
tiagopt Escreveu:COFRES Escreveu:É com este tipo de analises que se vai aprendendo a nao cometer grandes erros. Obrigado
COFRES
Obrigado Cofres.
Nuuno,
Eu nao negoceio candles, de qualquer forma não concordo que tenha havido um sinal de inversão. A minha opiniao é baseada no timeframe que negoceio (medio e longo prazo). A subida pode manter-se e prolongar-se até. Até ser dado um sinal de inversão fiável a minha opiniao mantem-se. Enfim, opiniões:-)
Abraço e boa sorte
ok...se calhar é confusao de palavras, chamo-lhe 1 pullback. Se investigares a candle é 1 morning star. infelizmente faltou volume. os indicadores estavam oversold. mas lá está...sao estrategias, o meu time frame preferencia é intraday. De resto caso a EDP retire com grande prejuizo para quem foi á OPV vai ficar muiiito mal na fotografia. p.s-eu não fui á OPV e acho estranho esperarem por 2015. Obrigado mas não é preciso sorte, é só metodo e money management. abraço
- Registado: 10/11/2011 10:05
Ah, e quanto à saida de bolsa, repara que não me estou a basear numa opiniao minha mas sim num anúncio do CEO. Que infelizmente não sou eu;-)
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Re: Boa Tiago
COFRES Escreveu:É com este tipo de analises que se vai aprendendo a nao cometer grandes erros. Obrigado
COFRES
Obrigado Cofres.
Nuuno,
Eu nao negoceio candles, de qualquer forma não concordo que tenha havido um sinal de inversão. A minha opiniao é baseada no timeframe que negoceio (medio e longo prazo). A subida pode manter-se e prolongar-se até. Até ser dado um sinal de inversão fiável a minha opiniao mantem-se. Enfim, opiniões:-)
Abraço e boa sorte
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
tiagopt Escreveu:A EDP Renováveis foi a vencedora da sondagem semanal. A EDPR é uma empresa conceitualmente muito interessante, mas ainda em maturação. Quando foi colocada em bolsa, há 4 anos atrás, a sua facturação era extremamente baixa, não havendo uma justificação palpável para o preço de colocação de 8€. Na altura a colocação em bolsa foi um sucesso, assentando esse sucesso numa grande quantidade de investidores particulares que nem sabiam muito bem o que era uma acção, tendo sido impulsionados pela jogada de marketing lançada na altura pela casa-mãe EDP.
Alguns desses investidores eram meus amigos pessoais e tive oportunidade de acompanhar a opinião deles durante a fase descendente. Ouvia repetidamente que aquela era uma aposta para o longo prazo, e que com o passar dos anos a empresa iria subir e dar ainda muito lucro. Isto é algo que se ouve de forma recorrente, como é disso exemplo o post anterior. E era precisamente aí que eu queria chegar. Imagine você, pequeno investidor, que a possibilidade de vender acima de 8€ daqui a uns anos lhe era retirada, que era obrigado a vender por 2 ou 3€, mesmo contra a sua vontade... O que pensaria? Ora, é exactamente isso que a EDP planeia. Foi assumido publicamente pela EDP durante o mês passado que está nos seus planos retirar a EDPR de bolsa até 2015.
E o que significa isso? Significa que a EDP pode lançar uma OPA com um pequeno prémio sob o valor de cotação, podendo os investidores particulares ser obrigados a vender por esse preço, mesmo contra a sua vontade. Se fosse amanhã, o preço de compra podia ser de 3€ por título, se as quedas se mantiverem o preço de compra poderá passar a ser de 2€ por título. Isto é de extrema importância para quem está agora a pensar comprar, seduzido pelo anúncio de distribuição de dividendos a partir de 2013. À semelhança do que aconteceu com uma das Sonaes há uns anos atrás, isto é um grande negócio... mas para a casa-mãe! Por isso, a comprar com base nos fundamentais, antes comprar EDP!
Depois de tudo isto, tecnicamente não há muito a dizer, especialmente porque a empresa está em profundo bear mode, e não existe qualquer ponto de recuperação à vista. Encontra-se num "semi-canal" (tecnicamente não podemos considerá-lo um canal) descendente desde o início do ano, proporcionando em pouco tempo uma queda de 50%. Durante o movimento formaram-se alguns padrões de continuação, que só deixaram mais claro que o movimento não seria passageiro. Neste momento não me espantaria que houvesse uma quebra do tal canal guia, esboçando-se um ressalto. Mas depois do que disse anteriormente, só um sinal técnico de inversão muito fiável me levaria a entrar e a fazer um trade de curto prazo. Porque se a EDP fosse gerida por mim, até ao final do ano a EDPR saía de bolsa...
repara em 2 coisas: 1º - o time frame da entrada longa, como movimento especulativo de CP poderias ter entrado na 6ª, quando a cotação já dava sinais de perda de força descendente e hoje estarias com um profit de +- 7%. nada mau digo eu para 2 dias. 2º-pela tua logica, felizmente e obviamente nao és CEO da EDPR, se as empresas começarem a seguir a tua estrategia de colocarem em bolsa, levar 1 bear market e recompra-las tirando-as de bolsa e "limpando" as carteiras dos accionistas fazes 1 coisa que nao é muito aconselhável, que é e em termos simplórios "espantar o gado!". Além do mais, o lucro grosso deles está feito, ao "vender" a empresa ao triplo do que ela vale hoje. isso sim foi 1 grande negócio. eu nao aconselho ninguem a tentar apanhar facas, mas sei que nao há mar sem fundo, e quando vejo sinais de inversao de cp eu ajo. nao vou estar a espera de 1 cruzamento da media movel dos 200 dias para entrar longo. ao contrario do que dizes tecnicamente houve algo a dizer e houve 1 padrao de candle bastante conhecido e que significa inversao no CP, aliado a divergencias de indicadores e funcionaram e levaram a 1 ressalto.
1 abraço
A EDP Renováveis foi a vencedora da sondagem semanal. A EDPR é uma empresa conceitualmente muito interessante, mas ainda em maturação. Quando foi colocada em bolsa, há 4 anos atrás, a sua facturação era extremamente baixa, não havendo uma justificação palpável para o preço de colocação de 8€. Na altura a colocação em bolsa foi um sucesso, assentando esse sucesso numa grande quantidade de investidores particulares que nem sabiam muito bem o que era uma acção, tendo sido impulsionados pela jogada de marketing lançada na altura pela casa-mãe EDP.
Alguns desses investidores eram meus amigos pessoais e tive oportunidade de acompanhar a opinião deles durante a fase descendente. Ouvia repetidamente que aquela era uma aposta para o longo prazo, e que com o passar dos anos a empresa iria subir e dar ainda muito lucro. Isto é algo que se ouve de forma recorrente, como é disso exemplo o post anterior. E era precisamente aí que eu queria chegar. Imagine você, pequeno investidor, que a possibilidade de vender acima de 8€ daqui a uns anos lhe era retirada, que era obrigado a vender por 2 ou 3€, mesmo contra a sua vontade... O que pensaria? Ora, é exactamente isso que a EDP planeia. Foi assumido publicamente pela EDP durante o mês passado que está nos seus planos retirar a EDPR de bolsa até 2015.
E o que significa isso? Significa que a EDP pode lançar uma OPA com um pequeno prémio sob o valor de cotação, podendo os investidores particulares ser obrigados a vender por esse preço, mesmo contra a sua vontade. Se fosse amanhã, o preço de compra podia ser de 3€ por título, se as quedas se mantiverem o preço de compra poderá passar a ser de 2€ por título. Isto é de extrema importância para quem está agora a pensar comprar, seduzido pelo anúncio de distribuição de dividendos a partir de 2013. À semelhança do que aconteceu com uma das Sonaes há uns anos atrás, isto é um grande negócio... mas para a casa-mãe! Por isso, a comprar com base nos fundamentais, antes comprar EDP!
Depois de tudo isto, tecnicamente não há muito a dizer, especialmente porque a empresa está em profundo bear mode, e não existe qualquer ponto de recuperação à vista. Encontra-se num "semi-canal" (tecnicamente não podemos considerá-lo um canal) descendente desde o início do ano, proporcionando em pouco tempo uma queda de 50%. Durante o movimento formaram-se alguns padrões de continuação, que só deixaram mais claro que o movimento não seria passageiro. Neste momento não me espantaria que houvesse uma quebra do tal canal guia, esboçando-se um ressalto. Mas depois do que disse anteriormente, só um sinal técnico de inversão muito fiável me levaria a entrar e a fazer um trade de curto prazo. Porque se a EDP fosse gerida por mim, até ao final do ano a EDPR saía de bolsa...
- Anexos
-
- EDP RENOVAVEIS.png (20.87 KiB) Visualizado 7085 vezes
nuuuno Escreveu:Rags Escreveu:nuuuno Escreveu:os indicadores estao a dar divergencias.......deve estar para vir 1 ressalto
Concordo! Os indicadores antecipam um ressalto, um aliviar das quedas, talvez uma visita à LTd para depois regressar ás quedas!
Mas eu não arriscava um longo nem no curtissimo prazo nesta cotada com uma tendência negativa tão vincada![]()
com 1 candle de reversao, volume bullish e stop bem apertado pode-se considerar 1 entrada de CP. acredito n1 ressalto até aos 3€ para depois talvez cair novamente, mas isto já é muita "previsao"mais seguro será entrar para shortar junto de 1 resistencia e seguir a tendencia
temos 1 estilo de morning star,1 candle bastante fiavel, conjuntamente com indicadores RSI a dar drivergencia e MACD quase a cruzar a linha sinal. Apesar do volume nao ter sido alto espero 1 reacção. 2ª feira confirmação.
- Anexos
-
- untitled.JPG (79.42 KiB) Visualizado 7227 vezes
gratuito Escreveu:Num gráfico cartesiano temos 2 escalas a do eixo dos X e a do eixo dos y. Chamam escala Semilogarítmica porque só o eixo dos y é que está em escala logarítmica o eixo dos X continua em escala linear.
isso é verdade, mas no metastock e para apenas o eixo dos YY há uma opção entre linear e a tal 'semi-log'
- Anexos
-
- semilog.PNG (17.96 KiB) Visualizado 7432 vezes
Eu não sigo muito a bolsa portuguesa mas hoje ao ver as maiores descidas não pude deixar de reparar na EDPR, uma autêntica sangria. De nada valeu aquele pseudo-anuncio/rumor de que a queriam tirar de bolsa (que, como o Ulisses oportunamente referiu, é algo que não se anuncia).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
rsacramento Escreveu:tanto o prt como o metastock têm duas ofertas para escalas: linear e logarítmica
penso que semi-log ou logarítmica vai dar ao mesmo, mas se estiver enganado alguém que me corrija, sff
Também pensava que sim!

Mas ainda continuo na dúvida!

EDIT: Afinal os dois termos referem-se à mesma coisa, ou seja, vai tudo dar ao mesmo. Eu é que devo estar a fazer alguma coisa má. Vou olhar com mais atenção para o gráfico a ver se consigo identificar o problema com a minha linha.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Rags Escreveu:Blue Epsilon Escreveu:Eu já estive curto várias vezes na EDPR com resultados interessantes.
Se subir até à LTD é espetar outro ferro curto. Nos últimos dois dias já desceu uns 6%, pelo que aguardo pelo menos um chamado ressalto técnico.
Se conseguir ir até à LTd, e confirmar a reacção à mesma concordo com o curto, a favor da tendência, com target nos minimos e stop (fácil de definir) se quebrar em alta a LTd
Fenicio Escreveu:Rags, qual a escala deste teu gráfico? Não é semi-log, pois não?
Não Fenicio, é logarítmica.nuuuno Escreveu:com 1 candle de reversao, volume bullish e stop bem apertado pode-se considerar 1 entrada de CP. acredito n1 ressalto até aos 3€ para depois talvez cair novamente, mas isto já é muita "previsao" icon_rolleyes.gif mais seguro será entrar para shortar junto de 1 resistencia e seguir a tendencia
Mesma com essas condições é sempre muito arriscado abrir um longo com uma tendência negativa tão forte, com tantos activos melhores (mais seguros) para "alongar" porquê neste?
Obrigado pela resposta, Rags. Como eu utilizo a escala semi-log, não consigo identificar a Ltd que desenhaste no teu gráfico.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Blue Epsilon Escreveu: (...)Se subir até à LTD é espetar outro ferro curto.(...)
curiosamente no tópico do tiagopt acerca da psicologia das linhas de S/R já tinha colocado este gráfico, chamando à LT negociável, pois ela aponta para entradas (neste caso curtas) quando há aproximação
- Anexos
-
- edpr.png (8.87 KiB) Visualizado 7663 vezes
menos é mais
Blue Epsilon Escreveu:Eu já estive curto várias vezes na EDPR com resultados interessantes.
Se subir até à LTD é espetar outro ferro curto. Nos últimos dois dias já desceu uns 6%, pelo que aguardo pelo menos um chamado ressalto técnico.
Se conseguir ir até à LTd, e confirmar a reacção à mesma concordo com o curto, a favor da tendência, com target nos minimos e stop (fácil de definir) se quebrar em alta a LTd

Fenicio Escreveu:Rags, qual a escala deste teu gráfico? Não é semi-log, pois não?
Não Fenicio, é logarítmica.
nuuuno Escreveu:com 1 candle de reversao, volume bullish e stop bem apertado pode-se considerar 1 entrada de CP. acredito n1 ressalto até aos 3€ para depois talvez cair novamente, mas isto já é muita "previsao" icon_rolleyes.gif mais seguro será entrar para shortar junto de 1 resistencia e seguir a tendencia
Mesma com essas condições é sempre muito arriscado abrir um longo com uma tendência negativa tão forte, com tantos activos melhores (mais seguros) para "alongar" porquê neste?

Cumprimentos
Rags
Rags
Rags Escreveu:nuuuno Escreveu:os indicadores estao a dar divergencias.......deve estar para vir 1 ressalto
Concordo! Os indicadores antecipam um ressalto, um aliviar das quedas, talvez uma visita à LTd para depois regressar ás quedas!
Mas eu não arriscava um longo nem no curtissimo prazo nesta cotada com uma tendência negativa tão vincada![]()
com 1 candle de reversao, volume bullish e stop bem apertado pode-se considerar 1 entrada de CP. acredito n1 ressalto até aos 3€ para depois talvez cair novamente, mas isto já é muita "previsao"

Rags Escreveu:Dragão Escreveu:Bear market pronunciadissimo !
não se vislumbra nem um respirar...
Algume pode, pf, actualizar com um grafico ?
obg
Aqui vai.
Rags, qual a escala deste teu gráfico? Não é semi-log, pois não?
Rags Escreveu:nuuuno Escreveu:os indicadores estao a dar divergencias.......deve estar para vir 1 ressalto
Eu já estive curto várias vezes na EDPR com resultados interessantes.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
nuuuno Escreveu:os indicadores estao a dar divergencias.......deve estar para vir 1 ressalto
Mas eu não arriscava um longo nem no curtissimo prazo nesta cotada com uma tendência negativa tão vincada

Cumprimentos
Rags
Rags
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, Bing [Bot], carlosdsousa, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, rg7803, Shimazaki_2, Sinedrio e 359 visitantes