Erros da EDP terão lesado 480 Mil clientes.
AutoMech Escreveu:E eu que nunca me apercebi disso. Depois do post do mais_um fui ver o meu contador e está certo ao minuto, mas na próxima mudança da hora vou estar atento a ver se actualiza (será que tem a data incorporada ?). Ainda por cima programo sempre uma das máquinas começar ao mesmo tempo que começa a bi-horária. Espero não estar a ser prejudicado nessa primeira hora de inverno.
Já confirmei e o contador bi-horário actualizou normalmente este fim de semana.
De notar também que ontem recebi o crédito da EDP referente à tal discrepância dos contadores. Não sei o que terão detectado no meu caso porque, como tinha referido antes, o meu contador aparentava estar certo. Foram cerca de 17 euros.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Bolas! Fui apanhado!
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=562507

EDP vai compensar "muito em breve" 30.000 clientes com contadores avariados
14 Junho 2012 | 19:44
A EDP vai compensar "muito em breve" os clientes que foram prejudicados por um desacerto horário nos contadores de electricidade, disse à Lusa o presidente da EDP Distribuição, adiantando que nesta situação estão 30.000 consumidores devidamente identificados.
"Fizemos uma análise exaustiva e sabemos quantos contadores estão afectados, o nome e a morada dos clientes a ser compensados e, logo que o regulador defina, accionaremos os mecanismos para proceder ao pagamento", disse o presidente da EDP Distribuição, João Torres.
Em declarações à Lusa, João Torres explicou que os contadores em que foram detectadas avarias estão a ser substituídos, um processo que deverá estar concluído ainda este mês, referindo que a eléctrica vai "actuar junto dos fornecedores dos contadores na devida medida".
A DECO denunciou na passada terça-feira a existência de anomalias nos relógios de cerca de 60% dos contadores bi e tri-horários, numa análise a 165 habitações, considerando que o erro pode afectar 480.000 consumidores que estão a pagar mais do que deveriam na sua conta da electricidade.
Mas as contas da eléctrica liderada por António Mexia apontam para 70.000 contadores com avarias, sendo que apenas em 30.000 casos os consumidores são prejudicados.
"Identificámos uma série limitada de contadores onde aconteceu aquela avaria, que se traduz no funcionamento menos correto do relógio, sendo que encontrámos cerca de 30 mil contadores em que os clientes estariam a ser penalizados e também encontrámos cerca de 40 mil contadores em que o defeito [hora adiantada] beneficia o cliente", afirmou o presidente da EDP Distribuição.
Segundo o responsável, em relação aos 40.000 clientes que estarão a ser beneficiados, "a EDP Distribuição vai assumir a responsabilidade e não vai reclamar".
Já a DECO defende que, em ambos os casos - atraso ou adiantamento da hora -, o contrato não está a ser cumprido e, por isso, há lugar a compensação.
A EDP considera que "ao fim do dia a tarifa [bi-horária] é mais utilizada e não tanto no início da manhã", justificando que neste caso os clientes são beneficiados por entrarem antes que previsto na tarifa mais económica.
João Torres realçou à Lusa que, desde que a avaria foi detectada, a EDP informou a entidade reguladora (a ERSE) e a DECO, forneceu toda a informação e fez um trabalho de campo para identificar a dimensão da questão e iniciar, de imediato, a substituição dos equipamentos.
"Agora, esperamos que o mecanismo de compensação esteja definido para o levarmos de imediato à prática", acrescentou, realçando ainda que a avaria "pontual" afecta 0,5% dos seis milhões contadores da empresa.
Segundo a análise realizada pela DECO, "apenas 41 por cento dos aparelhos tinham a hora real ou erros até dois minutos", realçando que foram detectados "nove casos particularmente graves, com diferenças iguais ou superiores a uma hora".
O que acontece é que os consumidores deslocam os seus consumos para o horário mais económico, consoante os tarifários contratados, mas, devido ao desacerto dos contadores, parte desses consumos faz-se em tarifas mais caras.
Esta manhã, a DECO tinha recebido reclamações de 3.000 consumidores.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=562507
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Fenicio Escreveu:Isto está mesmo dar no que falar:DECO recebe 3 mil queixas de anomalias nos contadores
Económico com Lusa
14/06/12 16:13
Mais de 3 mil consumidores reclamaram a existência de um desfasamento horário nos contadores de electricidade.
Em declarações à Lusa, a coordenadora do departamento de estudos da DECO, Ana Tapadinhas, explicou que, desde que quarta-feira, quando a DECO disponibilizou uma ferramenta na sua página da Internet para os consumidores verificarem os seus contadores, foram encaminhadas para a associação cerca de 3.000 reclamações.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já garantiu que os consumidores cujos contadores com tarifa bi e tri-horária tenham um desacerto horário serão compensados pela EDP.
A análise da DECO dos contadores bi e tri-horários de 165 habitações mostrou que 60 por cento apresentam uma hora incorrecta, o que significa que os consumidores estão a pagar mais do que deveriam na conta da electricidade. "12 por cento dos contadores registaram mais de 30 minutos de diferença e cerca de 14 por cento entre 11 e 30 minutos, ou seja, mais de um quarto da amostra apresentava um desvio bastante significativo face à hora correcta", denunciou em comunicado a associação de defesa do consumidor.
Segundo a DECO, "apenas 41 por cento dos aparelhos tinham a hora real ou erros até dois minutos", realçando que foram detectados "nove casos particularmente graves, com diferenças iguais ou superiores a uma hora".
O que acontece é que os consumidores deslocam os seus consumos para o horário mais económico, consoante os tarifários contratados, mas, devido ao desacerto dos contadores, parte desses consumos faz-se em tarifas mais caras.
"O mínimo que se pode esperar da EDP é manter um controlo rigoroso de qualidade dos seus instrumentos de medição e facturação", defendeu a DECO, que exige uma auditoria independente aos contadores da eléctrica liderada por António Mexia.
Entretanto, a ERSE explicou que "na sequência de um estudo efectuado, no final de 2011 e início de 2012, detectou um conjunto de anomalias nos respectivos relógios", adiantando que remeteu uma proposta, que prevê uma compensação financeira para os consumidores, para o conselho tarifário há cerca de duas semanas.
O regulador acrescentou que aguarda o referido parecer "para tomar, logo de imediato, uma decisão final sobre os procedimentos que devem ser seguidos".
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/deco- ... 46536.html
Continuam a não dizer se o erro é os contadores estarem adiantados ou atrasados....
Por mim fico com o meu adiantado e não se fala mais nisso.....

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Isto está mesmo dar no que falar:
DECO recebe 3 mil queixas de anomalias nos contadores
Económico com Lusa
14/06/12 16:13
Mais de 3 mil consumidores reclamaram a existência de um desfasamento horário nos contadores de electricidade.
Em declarações à Lusa, a coordenadora do departamento de estudos da DECO, Ana Tapadinhas, explicou que, desde que quarta-feira, quando a DECO disponibilizou uma ferramenta na sua página da Internet para os consumidores verificarem os seus contadores, foram encaminhadas para a associação cerca de 3.000 reclamações.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já garantiu que os consumidores cujos contadores com tarifa bi e tri-horária tenham um desacerto horário serão compensados pela EDP.
A análise da DECO dos contadores bi e tri-horários de 165 habitações mostrou que 60 por cento apresentam uma hora incorrecta, o que significa que os consumidores estão a pagar mais do que deveriam na conta da electricidade. "12 por cento dos contadores registaram mais de 30 minutos de diferença e cerca de 14 por cento entre 11 e 30 minutos, ou seja, mais de um quarto da amostra apresentava um desvio bastante significativo face à hora correcta", denunciou em comunicado a associação de defesa do consumidor.
Segundo a DECO, "apenas 41 por cento dos aparelhos tinham a hora real ou erros até dois minutos", realçando que foram detectados "nove casos particularmente graves, com diferenças iguais ou superiores a uma hora".
"O mínimo que se pode esperar da EDP é manter um controlo rigoroso de qualidade dos seus instrumentos de medição e facturação", defendeu a DECO, que exige uma auditoria independente aos contadores da eléctrica liderada por António Mexia.
Entretanto, a ERSE explicou que "na sequência de um estudo efectuado, no final de 2011 e início de 2012, detectou um conjunto de anomalias nos respectivos relógios", adiantando que remeteu uma proposta, que prevê uma compensação financeira para os consumidores, para o conselho tarifário há cerca de duas semanas.
O regulador acrescentou que aguarda o referido parecer "para tomar, logo de imediato, uma decisão final sobre os procedimentos que devem ser seguidos".
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Atomez Escreveu:mais_um Escreveu:Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Isso seria assim se a EDP não continuasse com o monopólio da rede de baixa tensão. Todos os outros fornecedores têm que lhe pagar a "portagem".
Não tenho lido/ouvido queixas dos outros fornecedores referentes à EDP distribuição, mas se tens conhecimento de algum caso , podes colocar aqui?
Não é questão de dificultarem o acesso aos outros fornecedores, mas uma empresa fornecedora que detém também a infraestrutura da rede de distribuição pode por exº baixar os preços do fornecimento de energia e ao mesmo tempo subir o custo de utilização da rede para os outros fornecedores, distorcendo a concorrência a seu favor.
Ao contrario do que acontece nas telecomunicações na electricidade não existe esse problema. Basta ver o nº de queixas na Anacom e multas à PT para perceber que no sector eléctrico isso não é o problema para a concorrência.
Não me recordo de uma queixa que fosse contra a EDP Distribuição, mas se tens outros dados apresenta-os.
Fenicio Escreveu:Atomez Escreveu:mais_um Escreveu:Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Isso seria assim se a EDP não continuasse com o monopólio da rede de baixa tensão. Todos os outros fornecedores têm que lhe pagar a "portagem".
Não tenho lido/ouvido queixas dos outros fornecedores referentes à EDP distribuição, mas se tens conhecimento de algum caso , podes colocar aqui?
Não é questão de dificultarem o acesso aos outros fornecedores, mas uma empresa fornecedora que detém também a infraestrutura da rede de distribuição pode por exº baixar os preços do fornecimento de energia e ao mesmo tempo subir o custo de utilização da rede para os outros fornecedores, distorcendo a concorrência a seu favor.
De certeza que não existem mecanismos para coibir tais práticas?
"Composição dos Preços de Electricidade
Os preços de electricidade pagos pelos consumidores têm as seguintes componentes: Energia, Redes e Custos de Interesse Económico Geral (CIEG).
A componente de Energia resulta dos preços formados no mercado de electricidade. As Redes são sujeitas à regulação da ERSE e os CIEG são determinados no âmbito da legislação em vigor.
O peso de cada componente nas tarifas aplicadas aos consumidores está dependente do nível de tensão do consumidor."
"Nos preços de electricidade que cada cliente paga estão incluídas as tarifas referentes à utilização das redes. As Tarifas de Acesso às Redes estão associadas à utilização das redes de transporte e distribuição de electricidade, estando integradas nas tarifas de venda dos vários comercializadores no Mercado Regulado e no Mercado Livre. Estas tarifas são aprovadas e publicadas anualmente pela ERSE, sendo o seu valor discriminado na factura de electricidade que o cliente recebe do seu comercializador."
Não sabia, fui ver em:
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... tricidade/
Não faz mal!...
tonirai Escreveu:Exactamente o meu caso!
Até que enfim que alguém menciona recordar-se disso... pois já cá discuti o tema, especulando que o contador não acertaria a hora justamente para "funcionar bem" com a mudança de hora e mudança de início do vazio entre 22h e 23h, mas o pessoal simplesmente não se lembrava ou desconhecia que antes o tarifário era assim (agora o vazio é sempre à mesma hora tanto no verão como no inverno).
E eu que nunca me apercebi disso. Depois do post do mais_um fui ver o meu contador e está certo ao minuto, mas na próxima mudança da hora vou estar atento a ver se actualiza (será que tem a data incorporada ?). Ainda por cima programo sempre uma das máquinas começar ao mesmo tempo que começa a bi-horária. Espero não estar a ser prejudicado nessa primeira hora de inverno.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Eu tive uma tarifa tri-horária durante cerca de um ano em que a leitura se manteve bi-horária. É muito bom, não é? na factura aparecia tri-horária, o contador tinha sido mudado mas as leituras eram duas.
Nunca tinha pensado em verificar os horários (e acho que nem o sei neste contador, aquilo tem um ar complicado à brava).
Nunca tinha pensado em verificar os horários (e acho que nem o sei neste contador, aquilo tem um ar complicado à brava).
sem2006 Escreveu:Esta guerra já eu tive com a EDP há uns anos atrás, aquando a mudança de hora de inverno e verão, em que o meu contador não actualizava, ficando portanto prejudicado em 1 hora. Isto acontecia também porque dantes, o horário em vazio do verão começava às 23h00 e o de inverno às 22h00, daí que eles não acertavam o contador para funcionar bem..
Exactamente o meu caso!
Até que enfim que alguém menciona recordar-se disso... pois já cá discuti o tema, especulando que o contador não acertaria a hora justamente para "funcionar bem" com a mudança de hora e mudança de início do vazio entre 22h e 23h, mas o pessoal simplesmente não se lembrava ou desconhecia que antes o tarifário era assim (agora o vazio é sempre à mesma hora tanto no verão como no inverno).
A mim pouco ou nada prejudicava, pois eu tinha perfeito conhecimento disso e adaptava-me - no consumo "geral" pouco mudava, mas os equipamento ligados a programadores estavam salvaguardados, e em outros consumos pontuais elevados (tipo máquina de lavar roupa, etc), eu tinha cuidado com os horários em que utilizava.
sem2006 Escreveu:Claro que quando o horário de vazio passou a começar sempre às 22h00, o erro propositado manteve-se, acabando por nos prejudicar.
Aí é que já me distraí, e poderei ter sido beneficiado ou prejudicado, pois não faço ideia quando isso mudou, e não me adaptei logo.
sem2006 Escreveu:(...) Passado algum tempo, voltei de novo à tarifa bi-horária e passou a estar mais ou menos bem (o meu contador está adiantado cerca de 5 minutos).
Diferenças de minutos penso que sempre existirá e será impossível garantir funcionamento "perfeito"... é assim com o relógio do contador, com o relógio de programadores que possamos estar a usar em casa, etc;
Mas eu também não sou exigente ao ponto de achar que deva estar tudo certinho ao segundo

Vou dando uma vista de olhos 2 vezes ao ano, vendo quantos minutos está adiantado ou atrasado, e ajustando o relógio do programador para coincidir;
E adio o início no programador por 5 minutos (e o fim 5 minutos mais cedo), para dar alguma folga a esses desajustes dos relógios

Atomez Escreveu:mais_um Escreveu:Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
De certeza que não existem mecanismos para coibir tais práticas?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
mais_um Escreveu:Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Esta guerra já eu tive com a EDP há uns anos atrás, aquando a mudança de hora de inverno e verão, em que o meu contador não actualizava, ficando portanto prejudicado em 1 hora. Isto acontecia também porque dantes, o horário em vazio do verão começava às 23h00 e o de inverno às 22h00, daí que eles não acertavam o contador para funcionar bem..
Claro que quando o horário de vazio passou a começar sempre às 22h00, o erro propositado manteve-se, acabando por nos prejudicar.
Após vários contactos com a EDP, onde exigi resolução da situação e inclusive substituição do contador com eles a recusarem-se substituir o contador e a dizerem que o contador estava bem, resolvi a situação de uma forma muito simples:
o meu contador não suportava tarifa tri-horária, de modo que pedi este tarifário, o que os obrigou a substituir o contador por um novo. Passado algum tempo, voltei de novo à tarifa bi-horária e passou a estar mais ou menos bem (o meu contador está adiantado cerca de 5 minutos).
Claro que quando o horário de vazio passou a começar sempre às 22h00, o erro propositado manteve-se, acabando por nos prejudicar.
Após vários contactos com a EDP, onde exigi resolução da situação e inclusive substituição do contador com eles a recusarem-se substituir o contador e a dizerem que o contador estava bem, resolvi a situação de uma forma muito simples:
o meu contador não suportava tarifa tri-horária, de modo que pedi este tarifário, o que os obrigou a substituir o contador por um novo. Passado algum tempo, voltei de novo à tarifa bi-horária e passou a estar mais ou menos bem (o meu contador está adiantado cerca de 5 minutos).
- Registado: 29/4/2009 13:31
Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
O que é estranho é que já no ano passado se falava muito nisto na Net, dando mais do que tempo para a EDP dedicar mais atenção ao assunto, exemplo:
http://educar.wordpress.com/2011/10/28/divulgando-17/
E apesar disso em Março e Abril a DECO ainda encontrar tantos casos. De pessoas que conheço e falei, de facto não é assim tão pouco vulgar os relógios estarem mal, embora nalguns casos também pareça funcionar a favor do cliente. É bastante estranho uma empresa como a EDP deixar arrastar a situação...
http://educar.wordpress.com/2011/10/28/divulgando-17/
E apesar disso em Março e Abril a DECO ainda encontrar tantos casos. De pessoas que conheço e falei, de facto não é assim tão pouco vulgar os relógios estarem mal, embora nalguns casos também pareça funcionar a favor do cliente. É bastante estranho uma empresa como a EDP deixar arrastar a situação...
- Registado: 26/2/2011 23:03
Sargotronss Escreveu:sem2006 Escreveu:mais_um Escreveu:
De qualquer forma as pessoas podem optar por dar a contagem todos os meses e nesse caso já não estão a financiar a EDP, que é o que eu faço.
De forma indirecta estás, pois estás a fazer o trabalho delesNão percebo porque razão o senhor que fazia a leitura dos contadores, deixou de existir...ou melhor, percebo: tudo em nome do máximo lucro possível, sem o mínimo de escrúpulos
![]()
![]()
O senhor não deixou de existir, há menos e provavelmente são serviços contratados pela EDP a outras empresas.
O que acho que não percebes é que o salário de esses senhores que tens saudades eras tu que pagavas como consumidor final ou como contribuinte vais pagar no deficit tarifário.
Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Mais_um, bom ver-te de volta!
Obrigado!

Confesso que tive saudades de algumas pessoas do caldeirão e de alguns temas que se discutiam por aqui.
tonirai Escreveu:mais_um Escreveu:mais_um Escreveu:Há alguns anos que tinha conhecimento da situação, no meu caso o erro (está atrasado uma hora)até me era ligeiramente favoravel porque a hora de vazio tinha inicio mais cedo do que o suposto, por isso nunca me queixei, adaptei-me ao horário, em vez de ser das 24 às 7, era das 23 às 6.
Enganei-me, tenho o relógio adiantado uma hora e não atrasado, se for este o caso geral, os consumidores são beneficiados e não prejudicados, já que há mais utilização de energia eléctrica entre as 23 e as 24 horas do que entre as 6 e 7 horas.
Tentei validar se a falha que a Deco aponta é atraso ou adiantado e não especifica, apenas refere que os contadores tem uma diferença de uma hora. Se o erro for igual ao meu, estamos a falar de prejuízo para EDP e não para os consumidores...
O teu caso (e os outros iguais ao que descreves) é parecido ao que eu tinha:
Durante uns anos, o meu contador bi-horário não mudava a hora, isto é, tinha a mesma hora durante todo o ano - só que no meu caso, era 1h a menos no período de verão (agora), e certa no inverno, ou seja, o inverso do teu;
No entanto no teu caso, estando agora 1h adiantado, significa que se não acertado no inverno, ficaria 2h adiantado (pois a hora atrasará 1h).
Mas é estranho, pois no meu caso eu sempre assumi que o não acerto de horas era propositado, pois o tarifário também era diferenciado entre verão/inverno, isto é, o horário de vazio começava e acabava 1h mais tarde no verão, e assim ficava a comutar na altura certa sem ter de mudar a hora do display do contador (estou a falar de tarifário existente na época em que contratei bi-horário, já lá vai mais de 10 anos);
A mim pouca diferença me fazia, pois eu tenho um programador ligado ao cilindro de água, e como estava consciente do não acerto da hora do contador, simplesmente nem acertava o programador (assim andavam sempre certos um com o outro).
Entretanto devem ter actualizado o software do contador, pois actualmente já actualiza a hora verão/inverno adequadamente (o que implica que eu já acerte o meu programador).
E algures pelo caminho, no tarifário também deixou de existir a diferença de 1h no início/fim do vazio entre verão/inverno, passando a ser sempre a hora fixa... estando por isso agora tudo certo comigo.
O meu faz a actualização de hora de verão e de hora de inverno, só que em ambas está adiantado aproximadamente uma hora. Como me é favorável nunca me queixei, agora vem estes gajos da Deco e estragam tudo....

mais_um Escreveu:mais_um Escreveu:Há alguns anos que tinha conhecimento da situação, no meu caso o erro (está atrasado uma hora)até me era ligeiramente favoravel porque a hora de vazio tinha inicio mais cedo do que o suposto, por isso nunca me queixei, adaptei-me ao horário, em vez de ser das 24 às 7, era das 23 às 6.
Enganei-me, tenho o relógio adiantado uma hora e não atrasado, se for este o caso geral, os consumidores são beneficiados e não prejudicados, já que há mais utilização de energia eléctrica entre as 23 e as 24 horas do que entre as 6 e 7 horas.
Tentei validar se a falha que a Deco aponta é atraso ou adiantado e não especifica, apenas refere que os contadores tem uma diferença de uma hora. Se o erro for igual ao meu, estamos a falar de prejuízo para EDP e não para os consumidores...
O teu caso (e os outros iguais ao que descreves) é parecido ao que eu tinha:
Durante uns anos, o meu contador bi-horário não mudava a hora, isto é, tinha a mesma hora durante todo o ano - só que no meu caso, era 1h a menos no período de verão (agora), e certa no inverno, ou seja, o inverso do teu;
No entanto no teu caso, estando agora 1h adiantado, significa que se não acertado no inverno, ficaria 2h adiantado (pois a hora atrasará 1h).
Mas é estranho, pois no meu caso eu sempre assumi que o não acerto de horas era propositado, pois o tarifário também era diferenciado entre verão/inverno, isto é, o horário de vazio começava e acabava 1h mais tarde no verão, e assim ficava a comutar na altura certa sem ter de mudar a hora do display do contador (estou a falar de tarifário existente na época em que contratei bi-horário, já lá vai mais de 10 anos);
A mim pouca diferença me fazia, pois eu tenho um programador ligado ao cilindro de água, e como estava consciente do não acerto da hora do contador, simplesmente nem acertava o programador (assim andavam sempre certos um com o outro).
Entretanto devem ter actualizado o software do contador, pois actualmente já actualiza a hora verão/inverno adequadamente (o que implica que eu já acerte o meu programador).
E algures pelo caminho, no tarifário também deixou de existir a diferença de 1h no início/fim do vazio entre verão/inverno, passando a ser sempre a hora fixa... estando por isso agora tudo certo comigo.
Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
mais_um Escreveu:Há alguns anos que tinha conhecimento da situação, no meu caso o erro (está atrasado uma hora)até me era ligeiramente favoravel porque a hora de vazio tinha inicio mais cedo do que o suposto, por isso nunca me queixei, adaptei-me ao horário, em vez de ser das 24 às 7, era das 23 às 6.
Sargotronss Escreveu:O que acho que não percebes é que o salário de esses senhores que tens saudades eras tu que pagavas como consumidor final ou como contribuinte vais pagar no deficit tarifário.
Que me lembre, quando os referidos "senhores" deixaram de vir contar a luz não passei a pagar menos. Vais dizer que abateu ao déficit tarifário mas eu acho que passou para os acionistas e ficamos assim. Nunca saberemos, mas porque será que parece mais a segunda hipótese?
Um abraço
oscar
- Registado: 12/6/2011 19:11
sem2006 Escreveu:mais_um Escreveu:
De qualquer forma as pessoas podem optar por dar a contagem todos os meses e nesse caso já não estão a financiar a EDP, que é o que eu faço.
De forma indirecta estás, pois estás a fazer o trabalho delesNão percebo porque razão o senhor que fazia a leitura dos contadores, deixou de existir...ou melhor, percebo: tudo em nome do máximo lucro possível, sem o mínimo de escrúpulos
![]()
![]()
O senhor não deixou de existir, há menos e provavelmente são serviços contratados pela EDP a outras empresas.
O que acho que não percebes é que o salário de esses senhores que tens saudades eras tu que pagavas como consumidor final ou como contribuinte vais pagar no deficit tarifário.
Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Mais_um, bom ver-te de volta!

Não faz mal!...
mais_um Escreveu:
De forma indirecta estás, pois estás a fazer o trabalho deles

- Registado: 29/4/2009 13:31
Recordo que também há clientes com a situação oposta, pagam menos do que gastam e só acertam as contas no fim do ano.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 412 visitantes