Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Euro - 2012 ( e calendário dos jogos)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Txuky » 12/6/2012 11:48

Olá a todos,
Lembro me de em 2004, depois de Portugal ter perdido no jogo inaugural com a Grécia, de virem todos os jornalistas e mais alguns criticarem também a convocação de Deco para a selecção portuguesa. Não estou em acordo nem em desacordo com o facto de se nacionalizarem jogadores, o que é certo é que passado uma semana depois de Portugal ter ganho à Espanha e mais tarde à Inglaterra nunca mais ouvi nenhum jornalista questionar o facto de se nacionalizar o A ou o B...o que importava era que Portugal estava já nas meias-finais. Esta discussão faz me lembrar um pouco isso, se por ventura a bola que o Pepe rematou em vez de bater no poste sair...entrasse, o Pepe passaria imediatamente a ser o melhor Português em campo naquele momento...o futebol é assim, um misto de emoções e talvez por isso é que tem tantos adeptos. O melhor mesmo é ir puxando pela nossa selecção...

Registado: 30/6/2008 12:25

por PMACS » 12/6/2012 11:39

CTR2004 Escreveu:Sou só eu que acha que Portugal vai perder contra a Dinamarca ?

Infelizmente não és o único, ou mudam a forma como encaram o jogo, ou o resultado vai ser negativo...
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por Automech » 12/6/2012 11:35

A-330 Escreveu:Automech ,

O teu comentário é típico da mentalidade tuga. Nos EUA e outros países paga-se o que for preciso por boas cabeças estrangeiras para todo o tipo de cargos.Intermediários e de topo.O importante é que a empresa esteja bem administrada,seja eficiente , etc.
Basta ver que o presidente da Nissan é um brasileiro e o Horta Osório do lloyd`s bank um português.
Em Portugal ficamos sempre orgulhosamente com um tuga nem que seja uma porcaria como se vê nas nossas empresas.Excepção feita ao Fernando Pinto.

A seleção alemã é quase ou na totalidade composta por estrangeiros naturalizados.
Sendo dentro da lei , o que importa é que a seleção ganhe.No futuro o que vai ser lembrado é quem ganhou o título , não é o número de tugas que a seleção portuguesa levou para a competição.

Sem os jogadores estrangeiros ,a seleção portuguesa ia-se resumir a CR7 , Fábio Coentrão e mais um ou outro.Basta ver o que eles apareceram em campo.

Há que mudar essa mentalidade do orgulhosamente mas perdedor , falido , tuga. Se há gente melhor fora e tem interesse em jogar aqui independentemente das disposições , que venha. O importante é que queira fazer e faça um bom trabalho.

A330

A330, não estamos a falar de empresas. Estamos a falar de selecção, algo que tem muito de emocional, de pátria, etc. e não apenas o formalismo da alinea a) do artigo 23 do código não-sei-do-quê.

Eu não me revejo no Francis Obikwelu a ganhar medalhas por Portugal, apesar de ter tido um enorme prazer que ele tivesse vindo para Portugal e ainda mais que tenha representado o meu Sporting. O mesmo para o Liedson que, como sabes, ficará na galeria dos melhores goleadores de sempre do Sporting. Eu estive em Alvalade na despedida do Liedson e é daqueles momentos que ninguém esquece. Apesar disso nunca concordei com ele na selecção.

Não há nenhuma lei que possa mudar o que sinto pela selecção. É algo emocional que não se comprara com a racionalidade de uma empresa (dai não concordar com a análise do jvasco27).

Admito que não tenha conseguido transmitir a ideia, mas olha que do teu post fica a ideia que vale tudo para ganhar, nem que no limite precisemos de naturalizar 11 brasileiros. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por FHSMONTEIRO » 12/6/2012 11:03

Sou só eu que acha que Portugal vai perder contra a Dinamarca ?

Registado: 29/11/2007 2:47

por jvasco27 » 12/6/2012 8:30

AutoMech Escreveu:Tu estás a querer equiparar a representação da selecção nacional a um mero formalismo legal.

A selecção é algo que tem imbuído muito mais do que a questão formal de ser ou não um português do ponto de vista legal. A selecção carrega um simbolismo, uma emoção, algo que não se consegue traduzir em artigos e alineas, daí que defenda que tenha de ser uma escolha subjectiva do seleccionador.

Posso dar mais um exemplo. Apesar do Carlos Lopes e do Francis Obikwelu terem ambos a nacionalidade portuguesa e terem ambos ganho medalhas em JO, eu não me revejo na medalha do Francis Obikwelu.

<desculpem a falta de acentos, estou a usar um teclado alemao...>

Respeito a tua opiniao, mas discordo totalmente.

Em primeiro lugar, a selecao portuguesa nao é a "pátria de chuteiras", como muitos querem fazer crer, com interesses comerciais obviamente. Ela é simplesmente a selecao da Federacao Portuguesa de Futebol, uma entidade privada, tanto quanto sei. Portanto a selecao nao deve ser vista como "o melhor da nacao", é apenas um conjunto de jogadores de nacionalidade portuguesa selecionados de acordo com critérios técnicos e outros (infelizmente nem sempre muito corretos).

Em segundo lugar, nao acho que nenhum portugues "nato" tenha qualquer legitimidade para emitir juizos de valor sobre a "lusitanidade" de quem é legalmente portugues e nao nasceu no território portugues. Nao é preciso esforcar-se muito para encontrar portugueses natos que só dizem mal e envergonham-se da sua origem. Maldizem todos os dias que o destino tenha feito com as suas maes estivessem dentro das fronteiras portuguesas no dia do seu nascimento. Serao esses mais portugueses que aqueles que por necessidade profissional, familiar, afinidade ou outro motivo qualquer resolveram viver em Portugal e acabaram por obter a nacionalidade portuguesa? Nao me parece...

As condicoes para obter a nacionalidade portuguesa estao claramente definidas por lei e a igualdade entre todos os portugueses de direito deve ser escrupulosamente respeitada. Porque questionar isso com base em critérios subjetivos e discriminatórios é negar a Democracia, algo muito mais importante que o futebol.

Registado: 29/11/2007 9:30

por A330-300 » 12/6/2012 6:28

OK então. Escrevi isso baseado em um post anterior. E achei que o Gomez era espanhol.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por MarcoAntonio » 12/6/2012 4:12

A-330 Escreveu:
A seleção alemã é quase ou na totalidade composta por estrangeiros naturalizados.

Isso é falso: todos excepto dois nasceram na Alemanha.

As únicas naturalizações são Podolski (que está na Alemanha desde os 2 anos de idade) e Klose (que está na Alemanha desde os 7 anos de idade).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por A330-300 » 12/6/2012 3:46

Automech ,

O teu comentário é típico da mentalidade tuga. Nos EUA e outros países paga-se o que for preciso por boas cabeças estrangeiras para todo o tipo de cargos.Intermediários e de topo.O importante é que a empresa esteja bem administrada,seja eficiente , etc.
Basta ver que o presidente da Nissan é um brasileiro e o Horta Osório do lloyd`s bank um português.
Em Portugal ficamos sempre orgulhosamente com um tuga nem que seja uma porcaria como se vê nas nossas empresas.Excepção feita ao Fernando Pinto.

Sendo dentro da lei , o que importa é que a seleção ganhe.No futuro o que vai ser lembrado é quem ganhou o título , não é o número de tugas que a seleção portuguesa levou para a competição.

Sem os jogadores estrangeiros ,a seleção portuguesa ia-se resumir a CR7 , Fábio Coentrão e mais um ou outro.Basta ver o que eles apareceram em campo.

Há que mudar essa mentalidade do orgulhosamente mas perdedor , falido , tuga. Se há gente melhor fora e tem interesse em jogar aqui independentemente das disposições , que venha. O importante é que queira fazer e faça um bom trabalho.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por artista_ » 12/6/2012 2:49

AutoMech Escreveu:Bem, é uma questão com a qual não tenho de me preocupar porque não sou nem hei-de ser seleccionador. Enquanto adepto apenas preferia não ter naturalizados por conveniência na equipa (o que não quer dizer que tenha algum tipo de xenofobia para com os brasileiros, naturalizados ou não).

Admito que a palavra "xenófobo" não foi bem usada, mas eu coloquei entre aspas (acho eu) e disse "a roçar o..."! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Automech » 12/6/2012 2:20

Bem, é uma questão com a qual não tenho de me preocupar porque não sou nem hei-de ser seleccionador. Enquanto adepto apenas preferia não ter naturalizados por conveniência na equipa (o que não quer dizer que tenha algum tipo de xenofobia para com os brasileiros, naturalizados ou não).

por artista_ » 12/6/2012 2:09

AutoMech Escreveu:Se fosse contratado como seleccionador nacional ficaria claro antes de assinar que não concordava com jogadores nacionalizados por conveniência na selecção. Se mesmo assim fosse contratado :lol: assumiria a responsabilidade do resultado de convocar A e não convocar B discricionariamente.

Como na bolsa, tem de haver uma estratégia, parece-me difícil na prática conseguires defender que não convocavas esse jogador sem teres de assumir que era por causa de ser naturalizado. Nem sei se alguma federação te poderia aceitar nessas condições. Estás a pensar como adepto, dificilmente isso seria aceitável num cargo de selecionador...

AutoMech Escreveu:Tu estás a querer um critério objectivo, coisa que neste caso não existe. Objetiva é lei (às vezes nem isso). Em matéria de utilizar um jogador naturalizado dependeria do historial desse jogador em relação a Portugal, anos em Portugal, se já representou outras selecções, antecedentes familiares, etc. Não pode ser transcrito em lei. :wink:

Dependeria para ti (ou para mim), por fora, adeptos de bancada. Mas não acho que seja possível na prática ter esse tipo de ambiguidade... eu acho até que um selecionador não tem o direito de não colocar todos em igualdade de circunstâncias!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Automech » 12/6/2012 2:07

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/dNqoAlybXM8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

por Automech » 11/6/2012 23:52

p3droPT Escreveu:Senão para isso ja deviamos ter segurado na Portuguesa o Hulk enquanto era tempo :lol:

Consta que tentámos, embora tenha sido desmentido. Eu acredito que foi sondado.
Avançado do Porto afirma que foi convidado para a selecção portuguesa, mas rejeitou porque queria jogar pelo Brasil. Amândio Carvalho desmente o brasileiro.

por MVP » 11/6/2012 23:46

artista Escreveu:
AutoMech Escreveu:OK Artista, são pontos de vista diferentes e não conciliáveis. Agora não classifiques é os meus comentários 'a dar para o xenófobos' uma vez que eu fui dos que disse que não concordava com os brasileiros na selecção (ainda que me intrigue a dualidade de critério Pepe / Liedson). Além de não ser assim tão descabido, está longe de ser xenofobia.

Eu disse a "a dar para" e estava a referir-me sobretudo à forma como alguém escreveu. Ninguém joga na seleção se não tiver nacionalidade portuguesa por isso parece-me descabido falar em o brasileiro "Pepe"... sendo certo que também é verdade! :) mas parece-me o tradicional "tique" do "tuga complexado"! :mrgreen:

Diz-me só uma coisa, se fosses selecionador e um grande jogador, nascido no Brasil ou noutro país qualquer que tivesse adquirido a nacionalidade portuguesa, manifestasse o desejo de jogar na seleção tu não o convocavas? E o que é que alegarias para não o fazer?

Boa noite artista,

Pelo que estou a ver referes-te àquilo que escrevi. Não era suposto ser interpretado como "a dar para o xenofobo" porque não o sou nem de perto nem de longe. E aliás, o Pepe é o unico que sempre defendi na nossa selecção por motivos ja referidos atrás. Em termos comparativos, que real afinidade com o país tinha o Deco e o Liedson comparados com o Pepe? Principalmente o Liedson discordei ao maximo, ele quis apenas uma montra e a unica disponivel era a Portuguesa.

Quando disse o Brasileiro Pepe digo o seguinte... Se reparares eu estava a falar da primeira parte, e portanto disse que apenas o remate do Brasileiro Pepe disfarçou uma primeira parte à defesa. É uma questão de no meio de tanto jogo defensivo teve de ser um brasileiro a criar a situação de perigo. Não acho que seja xenofobo chamar Brasileiro ao Pepe. Ele é Brasileiro de nascença e que eu saiba não tem ascendencia Portuguesa. Ele é Brasileiro, é um facto. Se está possibilitado de jogar pela selecção Portuguesa pelos anos no país e foi chamado e joga isso é outra coisa! E como te disse ja antes eu ate gosto do Pepe e gosto de o ver na selecção (ao contrario do caso do Liedson na altura por exemplo) até porque é o unico dos 3 casos recentes que tivemos que tenta até (ou faz naturalmente não sei) fazer um sotaque Português ao falar, Por Exemplo !

Não acho é que devemos virar a cara a essas situações de puro interesse só porque as outras selecções também têm casos semelhantes. Mas não sou contra algumas situações, cada caso é um caso. Senão para isso ja deviamos ter segurado na Portuguesa o Hulk enquanto era tempo :lol:

Registado: 27/6/2010 23:26

por Automech » 11/6/2012 23:46

artista Escreveu:E use calhar até sinto algo parecido, mas o que eu sinto não pode nortear as decisões que terão de ser racionais. Não respondeste a parte do que eu disse. Não convocando esse tal jogador que justificação darias? O Liedson quando foi à seleção já não era o que foi como jogador, mas imaginando que era e que tinha lugar de caretas na seleção que justificação darias para não convocar alguém que adquiriu nacionalidade portuguesa e manifestou desejo de jogar pela seleção...

Se fosse contratado como seleccionador nacional ficaria claro antes de assinar que não concordava com jogadores nacionalizados por conveniência na selecção. Se mesmo assim fosse contratado :lol: assumiria a responsabilidade do resultado de convocar A e não convocar B discricionariamente.

Tu estás a querer um critério objectivo, coisa que neste caso não existe. Objetiva é lei (às vezes nem isso). Em matéria de utilizar um jogador naturalizado dependeria do historial desse jogador em relação a Portugal, anos em Portugal, se já representou outras selecções, antecedentes familiares, etc. Não pode ser transcrito em lei. :wink:

por artista_ » 11/6/2012 23:29

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Diz-me só uma coisa, se fosses selecionador e um grande jogador, nascido no Brasil ou noutro país qualquer que tivesse adquirido a nacionalidade portuguesa, manifestasse o desejo de jogar na seleção tu não o convocavas? E o que é que alegarias para não o fazer?

Depende da circunstância. Um miúdo que tivesse vindo para cá aos 4 ou 5 anos e fosse naturalizado, convocava-o. Um Lidson, que do ponto de vista legal será igual a esse miúdo não o convocava.

Tu estás a querer equiparar a representação da selecção nacional a um mero formalismo legal.

A selecção é algo que tem imbuído muito mais do que a questão formal de ser ou não um português do ponto de vista legal. A selecção carrega um simbolismo, uma emoção, algo que não se consegue traduzir em artigos e alineas, daí que defenda que tenha de ser uma escolha subjectiva do seleccionador.

Posso dar mais um exemplo. Apesar do Carlos Lopes e do Francis Obikwelu terem ambos a nacionalidade portuguesa e terem ambos ganho medalhas em JO, eu não me revejo na medalha do Francis Obikwelu.

E, no entanto, foram ambos do meu Sporting, foram ambos grandes atletas e, enquanto pessoa, tenho uma simpatia muitíssimo grande pelo Obikwelu (mais até do que pelo Carlos Lopes), devido à história da sua vida, a humildade e forma de estar que considero ser um exemplo. Mas não vejo a medalha dele como portuguesa apesar de legalmente o ser. Não há lei nenhuma que possa legislar sobre o que sinto.

E use calhar até sinto algo parecido, mas o que eu sinto não pode nortear as decisões que terão de ser racionais. Não respondeste a parte do que eu disse. Não convocando esse tal jogador que justificação darias? O Liedson quando foi à seleção já não era o que foi como jogador, mas imaginando que era e que tinha lugar de caretas na seleção que justificação darias para não convocar alguém que adquiriu nacionalidade portuguesa e manifestou desejo de jogar pela seleção...

Como te disse, eu também não sinto da mesma forma o Figo ou o Deco na seleção, mas acho que os dois tinham todo o direito de lá jogar. E até acho que deram ambos tudo o que tinham para dar na seleção!

por Automech » 11/6/2012 23:13

artista Escreveu:Diz-me só uma coisa, se fosses selecionador e um grande jogador, nascido no Brasil ou noutro país qualquer que tivesse adquirido a nacionalidade portuguesa, manifestasse o desejo de jogar na seleção tu não o convocavas? E o que é que alegarias para não o fazer?

Depende da circunstância. Um miúdo que tivesse vindo para cá aos 4 ou 5 anos e fosse naturalizado, convocava-o. Um Lidson, que do ponto de vista legal será igual a esse miúdo não o convocava.

Tu estás a querer equiparar a representação da selecção nacional a um mero formalismo legal.

E, no entanto, foram ambos do meu Sporting, foram ambos grandes atletas e, enquanto pessoa, tenho uma simpatia muitíssimo grande pelo Obikwelu (mais até do que pelo Carlos Lopes), devido à história da sua vida, a humildade e forma de estar que considero ser um exemplo. Mas não vejo a medalha dele como portuguesa apesar de legalmente o ser. Não há lei nenhuma que possa legislar sobre o que sinto.

por artista_ » 11/6/2012 23:02

Lion_Heart Escreveu:Acabada a 1ª jornada temos apenas duas equipas com 0 golos marcados. Adivinhem quem.

Continuas um expert na procura de aspetos negativos! :wink:

Não tenho dúvidas de que se Portugal ganhar o Euro vais certamente encontrar forma de falar em inúmeros aspetos negativos! :)

por artista_ » 11/6/2012 22:56

AutoMech Escreveu:OK Artista, são pontos de vista diferentes e não conciliáveis. Agora não classifiques é os meus comentários 'a dar para o xenófobos' uma vez que eu fui dos que disse que não concordava com os brasileiros na selecção (ainda que me intrigue a dualidade de critério Pepe / Liedson). Além de não ser assim tão descabido, está longe de ser xenofobia.

Eu disse a "a dar para" e estava a referir-me sobretudo à forma como alguém escreveu. Ninguém joga na seleção se não tiver nacionalidade portuguesa por isso parece-me descabido falar em o brasileiro "Pepe"... sendo certo que também é verdade! :) mas parece-me o tradicional "tique" do "tuga complexado"! :mrgreen:

Diz-me só uma coisa, se fosses selecionador e um grande jogador, nascido no Brasil ou noutro país qualquer que tivesse adquirido a nacionalidade portuguesa, manifestasse o desejo de jogar na seleção tu não o convocavas? E o que é que alegarias para não o fazer?

por Lion_Heart » 11/6/2012 22:47

Acabada a 1ª jornada temos apenas duas equipas com 0 golos marcados. Adivinhem quem.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 11/6/2012 22:26

OK Artista, são pontos de vista diferentes e não conciliáveis. Agora não classifiques é os meus comentários 'a dar para o xenófobos' uma vez que eu fui dos que disse que não concordava com os brasileiros na selecção (ainda que me intrigue a dualidade de critério Pepe / Liedson). Além de não ser assim tão descabido, está longe de ser xenofobia.

por artista_ » 11/6/2012 22:20

AutoMech Escreveu:A lei é suficientemente geral para permitir que o seleccionador possa efectuar a escolha com bom senso sem estar agarrado a um critério rígido.

Critério rígido como? Alguém que tem nacionalidade portuguesa e nunca jogou por outra seleção é selecionável... o que é que entendes por "bom senso" aqui? O bom senso pode ser algo muito dúbio... e muito diferente para muitas pessoas!

por artista_ » 11/6/2012 22:17

AutoMech Escreveu:A lei é suficientemente geral para permitir que o seleccionador possa efectuar a escolha com bom senso sem estar agarrado a um critério rígido.

Certamente que um Liedson nunca deveria representar a selecção, apesar de cumprir a lei, entendes ? (e até estou à vontade para o dizer porque jogava no meu Sporting e ficará para sempre na história do clube).

Pois, eu não concordo muito contigo... mesmo que, como adepto me faça alguma confusão o caso Liedson, e também o Deco. Já o Pepe parece-me uma parvoice pegada.

Mas, imaginando que eu era selecionador, acho que não tinha o direito de não colocar no mesmo plano todos os jogadores que estivessem em condições de serem selecionados e manifestassem o desejo de jogar na seleção! Mesmo aqueles que já tivessem dito um dia que gostavam de um dia jogar noutra seleção, acho que estas palavras não podem ser um critério.

Como já disse, como português que nasceu e viveu todos os anos em território português preferia que todos os jogadores selecionados fossem "iguais a mim", mas há muitas pessoas no mundo que não fizeram um percurso de vida igual ao meu, e os únicos critérios que penso devem ser seguidos são os que estão previstos na lei...

Aliás sobre isto, o Paulo Bento, pouco tempo depois de ser contratado para seleção disse algo com que concordo inteiramente. Disse, mais ou menos, que não negaria a seleção a nenhum português que manifestasse o desejo de jogar na seleção mas que nunca iria promover a naturalização de ninguém para que o pudesse fazer!

por jeso » 11/6/2012 21:54

É o nosso fado...
Portugal joga, os outros marcam.
E começamos a fazer contas de cabeça :?

Registado: 24/6/2006 12:52

por Automech » 11/6/2012 21:42

A lei é suficientemente geral para permitir que o seleccionador possa efectuar a escolha com bom senso sem estar agarrado a um critério rígido.

Certamente que um Liedson nunca deveria representar a selecção, apesar de cumprir a lei, entendes ? (e até estou à vontade para o dizer porque jogava no meu Sporting e ficará para sempre na história do clube).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], richardj, zulu404 e 225 visitantes