Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações BCP PL FLOAT 05/14

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Reiposto » 8/6/2012 16:40

AS_terix Escreveu:
Reiposto Escreveu:O que achão k pode acontecer ás obrigações do BCP com toda esta situação do banco.
8-)

subir, claro, estão a depenar, os PATOS" :wink:

toda a gente fala dos 3 milhões !!! mas, creio, que o gestor, pediu-os, não para " tapar buracos " comoos outros, mas sim ,para ficarcom , margem demanobra, nos próximos, 3 anos !
eu, disse: - PENSO, que .... :idea:

Subir sim, mas será que com a entrada do capital do estado pode haver lugar a renegociar as obrigações, imaginem k o estado se via obrigado a nacionalizar o BCP o que acontece as obrigacoes.

Registado: 8/2/2012 18:09

por Ulisses Pereira » 8/6/2012 14:01

Asterix, segundo tu, estão há 12 anos a depenar os patos (expressão que odeio).

Qualquer dia já morreu quem os andou a depenar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AS_terix » 8/6/2012 13:12

Reiposto Escreveu:O que achão k pode acontecer ás obrigações do BCP com toda esta situação do banco.
8-)

subir, claro, estão a depenar, os PATOS" :wink:

toda a gente fala dos 3 milhões !!! mas, creio, que o gestor, pediu-os, não para " tapar buracos " comoos outros, mas sim ,para ficarcom , margem demanobra, nos próximos, 3 anos !
eu, disse: - PENSO, que .... :idea:
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por Reiposto » 8/6/2012 8:58

O que achão k pode acontecer ás obrigações do BCP com toda esta situação do banco.

por LUISSM3 » 7/6/2012 18:31

ferreira10 Escreveu:
As contas que eu faço são estas;já tenho a minha dose de risco nas plataformas.Todos os activos fora das plataformas têm que ter risco zero ou muito próximo disso.É um principio, direi, quase «religioso», que sigo.É curioso que no investimento de curto prazo, trabalhando com stops, sou destemido, já no que toca a longo prazo, eh!Lá, nos tempos que correm, penso, duas, três, e se preciso quatro vezes. :P

Boas Ferreira,

Tens razão estive a ler melhor sobre as CLN e afinal havia outra :lol: , o risco associado é superior ao que parece.

Vou procurar um depósito a prazo bem remunerado até novas oportunidades, o problema é que as taxas neste momento nem cobrem a inflação.

Mas o que eu necessitava mesmo era de ser pelo menos 10% tão destemido quanto tu na plataforma :roll:
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por ferreira10 » 6/6/2012 23:39

luissm Escreveu:
Viva Ferreira,

Sempre decidiste sobre alguma? PTOTE3OE0017 (2015) ou PTOTEGOE0009 (2013)?

Deixei no tópico http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... &start=800 elementos sobre o novo CLN da EDP, dá uma vista de olhos.

Viva Luissm:

Acabei por não investir nas ditas obrigações.Tenho o investimento em standby.Na altura senti-me impelido a fazê-lo, apanhava as obrigações a uma yield simpática (cerca de 11%, salvo erro), falo das obrigações com data de vencimento em 2014.Entretanto a yield a 2 anos das obrigações do tesouro listadas no Banco Big está, salvo erro, perto dos 9,7%. As tais de 2014. Continua a ser uma taxa apelativa, mas enfim, sinto que já perdi em parte a janela temporal que pretendia.

Logo a seguir ao ter levantado esta questão, a situação em Espanha agravou-se drasticamente, e as sondagens na Grécia apontam sistematicamente o partido «anti-programa» como o mais votado.Defini a estratégia de que não deveria assumir nenhum investimento de risco antes das eleições Gregas.(Salvo aquele que assumo todos os dias nas plataformas). Tenho dois montantes a aguardar melhor destino.Metido-os em "depósitos a prazo", cujo prazo das aplicações vence em datas localizadas nas imediações das eleições Gregas.Enfim, foi esta a estratégia que defini, e acabo por ser fiel a ela.

O comportamento das yields Portuguesas, para mim têm sido uma surpresa.Sobretudo numa conjectura que tem feito aumentar as yields de Espanha e Itália.Quando resolvi deixar em standby o investimento nas obrigações Portuguesas, cuidava que a convulsão que se estava a gerar iria fazer subir as yields.Ou seja, melhores tempos iriam aparecer para se efectivar uma entrada.Mas enganei-me!Tal como então, também penso, ou melhor, já não estou tão certo,que a convulsão a seguir às eleições Gregas pode fazer pular temporariamente as yields Portuguesas com data de vencimento em 2014 para esses valores.Se sim ou não, prefiro esperar.

As contas que eu faço são estas;já tenho a minha dose de risco nas plataformas.Todos os activos fora das plataformas têm que ter risco zero ou muito próximo disso.É um principio, direi, quase «religioso», que sigo.É curioso que no investimento de curto prazo, trabalhando com stops, sou destemido, já no que toca a longo prazo, eh!Lá, nos tempos que correm, penso, duas, três, e se preciso quatro vezes. :P

O Gestor do Best também já me sugeriu essas CLNs.Mas eu não vou muito com essas "coisas" empacotadas.Pelas razões que deixei lá em cima.Até porque a liquidez dessas "coisas" deve andar muito próxima de zero, se não é zero.Se a "coisa" der para o torto não nos podemos desfazer delas.Mas vou acompanhar a discussão no outro tópico.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por LUISSM3 » 6/6/2012 22:11

ferreira10 Escreveu:Boas AutoMech:

Essa dos CLNs vieram mesmo a propósito.Recebi aqui uma proposta apelativa do meu gestor do Best acerca de uns CLNs da Portugal Telecom com uma taxa de 7,75%. Nunca aderi a este tipo de produtos porque acho que eles são uma forma de «piramidar» o risco.Junta-se o risco do Incumprimento da PT ao risco de incumprimento do emitente dos CLNs.Já não falo na forma dúbia como são redigidos estes contratos.Em parte, suponho, ser esta uma forma de o banco transferir parte do risco para os clientes.Mas mesmo assim, ao que parece,tens mais segurança na subscrição de CNLs de empresas do que em obrigações de divida publica. 8-)
Estou-me a meter contigo!LOL

Na hipótese de Portugal sair do euro, o que eu não acredito, as primeiras empresas a tombar são os bancos,quer dizer, são nacionalizados. Pelo que essa "coisa" dos CLNs, devem ir por agua abaixo; não te parece?Ando a ver se arranjo argumentos contra ou a favor para arranjar aqui uma aplicação que não seja um deposito a prazo, porque já não consigo vencer a inflação, mas também que não seja uma asneira.LOL

Viva Ferreira,

Sempre decidiste sobre alguma? PTOTE3OE0017 (2015) ou PTOTEGOE0009 (2013)?

Deixei no tópico http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... &start=800 elementos sobre o novo CLN da EDP, dá uma vista de olhos.
Bons Ventos,
SW

por Reiposto » 23/5/2012 14:07

11,74%.

por andre.p » 23/5/2012 12:32

Reiposto Escreveu:Hoje a cotação das BCPPLFLOAT estão a 81% têm vindo a baixar, acham que a tendência é para continuar, pretendo comprar mas tenho duvidas se aguardo mais algum tempo ou deva comprar já, se poderem ajudar agradeço

Qual e a yeld?

Registado: 9/11/2008 23:27

por Reiposto » 23/5/2012 9:39

Hoje a cotação das BCPPLFLOAT estão a 81% têm vindo a baixar, acham que a tendência é para continuar, pretendo comprar mas tenho duvidas se aguardo mais algum tempo ou deva comprar já, se poderem ajudar agradeço

por Automech » 23/5/2012 1:16

Viva Ferreira, eu só tenho CLNs de uma empresa e não é financeira. Achei interessante do ponto de vista de remuneração e de risco, quer do emitente, quer da empresa subjacente.

Mas sim, existe um risco acrescido nas CLNs, quando comparadas com as obrigações 'puras', não só porque é um derivado, mas também pela 'iliquidez' do produto.

Uma coisa que me chateia é que eles aproveitam a fraca literacia dos clientes para chamarem aquilo de mini-obrigações. Como recebo regularmente propostas, já houve um gestor de conta a quem tive de ensinar o que é uma CLN porque o rapaz pensava que aquilo eram mesmo obrigações de valor elevado, 'partidas' aos bocados para vender no retalho.

Falou-se das CLNs aqui se estiveres interessado no assunto:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=cln
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ferreira10 » 22/5/2012 23:54

Boas AutoMech:

Essa dos CLNs vieram mesmo a propósito.Recebi aqui uma proposta apelativa do meu gestor do Best acerca de uns CLNs da Portugal Telecom com uma taxa de 7,75%. Nunca aderi a este tipo de produtos porque acho que eles são uma forma de «piramidar» o risco.Junta-se o risco do Incumprimento da PT ao risco de incumprimento do emitente dos CLNs.Já não falo na forma dúbia como são redigidos estes contratos.Em parte, suponho, ser esta uma forma de o banco transferir parte do risco para os clientes.Mas mesmo assim, ao que parece,tens mais segurança na subscrição de CNLs de empresas do que em obrigações de divida publica. 8-)
Estou-me a meter contigo!LOL

Na hipótese de Portugal sair do euro, o que eu não acredito, as primeiras empresas a tombar são os bancos,quer dizer, são nacionalizados. Pelo que essa "coisa" dos CLNs, devem ir por agua abaixo; não te parece?Ando a ver se arranjo argumentos contra ou a favor para arranjar aqui uma aplicação que não seja um deposito a prazo, porque já não consigo vencer a inflação, mas também que não seja uma asneira.LOL
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por ferreira10 » 22/5/2012 23:10

luissm Escreveu:Ferreira,

Liguei com o Carregosa e já confirmei, as obrigações não estão disponíveis na plataforma, mas sim via telefone.
Aguardo que me enviem os custos.

Hoje as PTOTE3OE0017 (2015) fecharam a 73 e as PTOTEGOE0009 (2013) a 96.

O AutoMech já teve a gentileza de deixar por aqui links para os preçários.A somar àquilo que ele por aqui deixou, deixo aquilo que me foi enviado via mail:

Informação mais personalizada:

Começo de citação do Banco Carregosa:

"Para a execução de Obrigações Nacionais:

Comissão de 0.20%, com taxa fixa de 5,00 euros, acrescido de comissão de “clearing” de 2,50 euros.

Para a execução de Obrigações internacionais: Comissão de 0,50% com mínimo de 25 unidades da moeda da transacção.

Amortizações e reembolsos: Comissão de 0.20% com mínimo de 1,50 euros.

Juros e outras remunerações: Comissão de 2,0% com mínimo de 2,50 euros.

Comissão de guarda de títulos: 6,00 euros (+IVA) trimestrais."Fim de citação.

No Banco Big é tudo igual, exceptuando a taxa paga na altura da compra (A taxa é de 0,25% com um mínimo de 30€ para montantes abaixo dos 75k).

No Banco Best é para esquecer.É um valente roubo!

Se quiseres, podes pedir uma simulação para um valor determinado.Tens que lhes indicar o código das obrigações que desejas.Eles apresentam-te as prestações anuais a serem recebidas e o montante final a ser reembolsado.Tudo liquido de impostos e comissões.De modo a que possas avaliar a melhor solução.

Em baixo está o preçário do Big.
Anexos
obrigações.png
obrigações.png (10.29 KiB) Visualizado 2164 vezes

por Automech » 22/5/2012 18:59

por Reiposto » 22/5/2012 18:27

E as do tópico bcpplfloat a 81,13%.

por LUISSM3 » 22/5/2012 17:08

Ferreira,

Liguei com o Carregosa e já confirmei, as obrigações não estão disponíveis na plataforma, mas sim via telefone.
Aguardo que me enviem os custos.

Hoje as PTOTE3OE0017 (2015) fecharam a 73 e as PTOTEGOE0009 (2013) a 96.
Bons Ventos,
SW

por LUISSM3 » 22/5/2012 16:39

ferreira10 Escreveu:
AutoMech Escreveu:Ferreira, além das comissões de compra e venda vê também as comissões de pagamento do cupão, não vão eles dar uma talhada com valores mínimos (era o caso do BEST).
As comissões de reembolso, por seu lado, costumam ser iguais às das vendas.

Esta discussão pode ser útil.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=375

(se fores associado DECO a Go Bulling tem um preçário especial).

Boas AutoMech:

Era mesmo a ti que eu queria apanhar aqui a responder.LOL :P

Digo isto porque, se não me engano, repito, se não me engano, pareceu-me ter lido algo escrito por ti no tópico das obrigações no qual dizias que tinhas umas obrigações Portuguesas com data de maturidade salvo erro no ano de 2015.Pareceu-me ler que dizias que as tinhas adquirido numa perspectiva de "risco calculado". Na altura fiquei intrigado com essa expressão do «risco calculado». Mas não aconteceu interpelar-te acerca do que querias dizer com ela.

Eu tenho um modo de negociação baseado no day trading.À medida que vou ganhado dinheiro na plataforma de negociação carrego-o para depósitos a prazo.Sempre me senti confortável com este mau feitio de chamar a mim o controlo absoluto do risco.Mas se tivesse que eleger um outro método, diria, inteligente, de investimento, elegia aquele que suponho ser o teu;baseado na montagem de uma carteira que tenha em conta correlações de modo a minimizar o risco.Pelo menos é essa impressão que sigo tendo dos posts teus que sigo lendo.Em boa verdade também uso este método em short trading.

O «Risco calculado» a que te referias, tem em conta o fato de estares a fazer hedging com outros ativos, pelo que em caso de default é uma perda suportável?

Por altura da compra dessas obrigações tinhas o entendimento de que a taxa (yields) a que elas estavam a ser transaccionadas já cobria a «perda» a que seria feito um possível default?

Estás a contar que caso Portugal não consiga voltar aos mercados em 2013, o programa será estendido e muito dificilmente haverá um default enquanto estivermos sob vigência de um programa de ajuda?

Ou foi um feeling?LOL.No teu caso, é muito difícil que tenha sido um feeling.

Se foi confusão minha, passa por cima; e responde somente se quiseres.

Terei todo o interesse em saber os argumentos que te fizeram investir em divida Portuguesa.Sobretudo, divida publica com uma maturidade que suponho ultrapassa o programa de ajustamento.

O link que me deixaste foi mesmo apropriado; andava aqui às voltas a ver se dava com ele.Agradecido.

Boas Ferreira,

Não sabia que o Gobulling permitia negociar obrigações, podes indicar o tiker das que falas?

Eu tenho as mesmas OTs que o AutoMech tem, vencem em Junho, mas comprei-as no BEST e a comissão foi alta.

Partilho do mesmo dilema em relação ao risco para os próximos tempos. Se decidires por algumas avisa pf.
Bons Ventos,
SW

por ruicarlov » 22/5/2012 11:14

Ah, sim? Ando um bocado por fora do Tio Patinhas... :oops:

Bem, mas uma pata a andar numa vassoura tem todo o ar de bruxa, logo relação com a adivinhação mantém-se :lol:

Registado: 18/7/2011 11:04

por Pata-Hari » 21/5/2012 13:50

A maga é outra personagem.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ruicarlov » 21/5/2012 11:36

Pata-Hari Escreveu:Não percebi, ruicarlov. Podes explicar?

Adivinhação -> Bruxa -> maga patalógica. :wink:

Registado: 18/7/2011 11:04

por Automech » 21/5/2012 0:27

Olá Ferreira, deve ter sido outro forista. :wink:
Eu tenho OTs mas são as de Junho deste ano, compradas em dezembro passado. A razão é tão básica como achar que tendo cá a troika o risco era baixo e a yield bastante atractiva para um investimento a 6 meses. Tenho em carteira outras obrigações e CLNs para lá dessa maturidade, mas são de empresas.
Abraço e boa sorte com o negócio. Eu nas OTs além de 2012 ainda não ganhei coragem (e agora com o a Grécia quero ver o que é que isto dá). :wink:

por ferreira10 » 21/5/2012 0:11

AutoMech Escreveu:Ferreira, além das comissões de compra e venda vê também as comissões de pagamento do cupão, não vão eles dar uma talhada com valores mínimos (era o caso do BEST).

Boas AutoMech:

Era mesmo a ti que eu queria apanhar aqui a responder.LOL :P

Digo isto porque, se não me engano, repito, se não me engano, pareceu-me ter lido algo escrito por ti no tópico das obrigações no qual dizias que tinhas umas obrigações Portuguesas com data de maturidade salvo erro no ano de 2015.Pareceu-me ler que dizias que as tinhas adquirido numa perspectiva de "risco calculado". Na altura fiquei intrigado com essa expressão do «risco calculado». Mas não aconteceu interpelar-te acerca do que querias dizer com ela.

Eu tenho um modo de negociação baseado no day trading.À medida que vou ganhado dinheiro na plataforma de negociação carrego-o para depósitos a prazo.Sempre me senti confortável com este mau feitio de chamar a mim o controlo absoluto do risco.Mas se tivesse que eleger um outro método, diria, inteligente, de investimento, elegia aquele que suponho ser o teu;baseado na montagem de uma carteira que tenha em conta correlações de modo a minimizar o risco.Pelo menos é essa impressão que sigo tendo dos posts teus que sigo lendo.Em boa verdade também uso este método em short trading.

O «Risco calculado» a que te referias, tem em conta o fato de estares a fazer hedging com outros ativos, pelo que em caso de default é uma perda suportável?

Por altura da compra dessas obrigações tinhas o entendimento de que a taxa (yields) a que elas estavam a ser transaccionadas já cobria a «perda» a que seria feito um possível default?

Estás a contar que caso Portugal não consiga voltar aos mercados em 2013, o programa será estendido e muito dificilmente haverá um default enquanto estivermos sob vigência de um programa de ajuda?

Ou foi um feeling?LOL.No teu caso, é muito difícil que tenha sido um feeling.

Se foi confusão minha, passa por cima; e responde somente se quiseres.

Terei todo o interesse em saber os argumentos que te fizeram investir em divida Portuguesa.Sobretudo, divida publica com uma maturidade que suponho ultrapassa o programa de ajustamento.

O link que me deixaste foi mesmo apropriado; andava aqui às voltas a ver se dava com ele.Agradecido.
Editado pela última vez por ferreira10 em 21/5/2012 0:27, num total de 1 vez.

por Automech » 20/5/2012 22:43

Ferreira, além das comissões de compra e venda vê também as comissões de pagamento do cupão, não vão eles dar uma talhada com valores mínimos (era o caso do BEST).

por ferreira10 » 20/5/2012 21:58

andre.p Escreveu:Ferreira10. No BPInet apenas pagas comissão de 7,50€ na compra e na venda.
Em todos os outros sítios que conheço a comissão é feita em % do capital, por isso sem duvida acho que é a melhor opção.

Abc

Boas Andre.p

Essa comissão é claramente a melhor e é irresistível.

Fico agradecido pela sugestão.Acontece que não tenho conta nessa instituição e não me sinto muito inclinado a abrir conta só com o único propósito de fazer esta operação.Vai mesmo ter que ser feita na Gobulling ou no banco Big.

Entretanto mudei de ideias relativamente ao código das obrigações soberanas que pretendo comprar assim como relativamente ao prazo da aplicação.
Estou a pensar neste «código»:
ISIN: PTOTEGOE0009.Com maturidade em 23/09/2013.
O motivo é o de que estou a valorizar a taxa de cupão (5,45%); suponho ser essa a mais importante e não tanto a YTM.Ou melhor, são as duas importantes.Mas quero dizer que a taxa de cupão é aquela que me serve de termo de comparação na comparação que faço na negociação que possa fazer junto de um banco com o propósito de conseguir uma melhor taxa de deposito a prazo.Como os indivíduos, ao contrario daquilo que faziam à uns meses atrás já não estão tão receptivos a negociar maiores taxas à que tratar de arranjar outros produtos.

Eu vou interpelar directamente os intervenientes; eles que façam uma simulação.Caso queiram que eu faça negocio com eles.É mais fácil assim.

por andre.p » 20/5/2012 20:20

Reiposto Escreveu:Penso que o melhor é o Banco Invest

Quais são os custos ?

Registado: 9/11/2008 23:27

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], LMMV, Pmart 1 e 219 visitantes