Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Recibos Verdes - Baixos rendimentos, pagar para trabalhar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MatildeSerrano » 4/6/2012 23:53

Não vais pagar nada.

Há um limite no qual se começa a pagar, para quem tiver rendimento relevante superior a 12 vezes o IAS (5030,64 EUR).

Registado: 30/6/2008 20:42

por joaoventura » 4/6/2012 23:41

elgenedy Escreveu:Quanto à SS, sugiro que fales com eles a tentar ver o podes fazer. No meu caso, tive direito a algumas isenções/reduções devido a rendimentos baixos (cerca de 2000 num ano e 0 no outro). Sei que já lá vão uns anos, mas...

Explora esta situação como dito acima.. Existe um valor (anual, penso eu), que, abaixo desse valor te permite não pagar à Segurança Social. O que explicaram à minha namorada, que esteve à algum tempo (2/3 anos) nessa situação, foi que em Setembro de cada ano as pessoas devem fazer essa previsão e mencionar junto da SS para não a ter de pagar.

Mas como ela já tinha deixado passar o Setembro, disseram-lhe para fazer uma carta endereçada a algum "hot-shot" da SS a expor a situação, para ver se conseguia resolver o problema. Ela fez isso, e até hoje ainda não obteve a resposta. Mas também não tem recebido informação a dizer que tem de pagar nada, portanto..

Vai à Segurança Social, ou telefona, e informa-te melhor acerca disso..

Registado: 21/1/2011 13:02

por Elgenedy » 4/6/2012 14:15

Olá Damasco,

Como te referiu o Finveste, os 21,5% são de retenção na fonte e não o IRS que terás de pagar.

Eu já não passo um recibo há algum tempo, mas quando estava mais dentro desse assunto, lembro-me que, para quem não estava em regime de IVA (portanto, até +- 10000€/ano), não existia obrigatoriedade em efectuar retenção. Ficava a pessoa encarregue de efectuar a sua própria gestão e acertar com as finanças ao final do ano (para rendimentos baixos, pode ser vantajoso, uma vez que a tua taxa real de IRS será sempre inferior à retenção).

Quanto à SS, sugiro que fales com eles a tentar ver o podes fazer. No meu caso, tive direito a algumas isenções/reduções devido a rendimentos baixos (cerca de 2000 num ano e 0 no outro). Sei que já lá vão uns anos, mas...

Finalmente, e relativamente a dívidas à SS, por experiencia propria, despacha isso quanto antes: no meu caso demoraram alguns anos até finalizarem o meu enquadramento (e como tal a ter NISS atribuído), e depois cobraram tudo com juros... o facto de ser impossível efectuar pagamentos sem NISS foi totalmente irrelevante...

Boa sorte,

Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]

Registado: 17/12/2002 22:25

Re: Recibos Verdes - Baixos rendimentos, pagar para trabalh

por fernandoinveste » 4/6/2012 12:34

damasco Escreveu:mas que pagarei sempre o IRS a 21.5%.

Isso é a retenção na fonte, não a taxa de IRS. No final do ano terás reembolso, ou não.

Como já foi dito aqui na casa, as empresas tem dificuldade em despedir, coitadas, e então metem a malta no recibo verde. É péssimo em termos sociais, mas o lucro fala mais alto.

Registado: 27/5/2011 15:57

por damasco » 4/6/2012 1:36

Já fiz estágio profissional. Estou agora em dois trabalhos distintos, um deles não delcaro os rendimentos e este é a recibos pois é um banco e sou obrigado.

Já pensei no acto único, mas levo com o IVA, mas é um caso a pensar, vou fazer ainda contas. Tenho é o valor já de 3 meses em dívida para a SS..tenho que ver como fica..

124 x 12 = 1488 o que é ridiculo para o q ganho.

eventualmente a taxa minima (ouvi sobre um escalão zero) para quem aufira até 5000 euros de 62 euros.

62 x 12 = 744

e a isenção, para quem aufira abaixo de 2500 euros.
Até pode ser o meu caso...ainda não sei..

Ainda n passei nenhum recibo desde que comecei (20 de Março) pelo que pondero o acto único.

É q estes tótós praticamente n contemplam quem ganha pouco e à comissão (posso ganhar 0 num mês até, ou quem sabe 1000 noutro)

Sei é que sem saberem o q a pessoa ganha, vamos todos para o escalão 1. E se não conseguir pagar os 124 euroos que me exigem porque nesse mês ganhei 20 euros? a resposta é : 'olhe já está a pagar juros'

fantástico.

Vou pedir tb dicas a um contabilista. abraços!

Registado: 20/4/2012 13:11

por ninja1200 » 2/6/2012 15:44

Se eu estivesse no mesmo lugar, já teria parado de trabalhar.
Mais vale estar em casa sem fazer nenhum, do que pegar em todo o dinheiro que recebo ao fim do mês, da-lo para impostos e ainda não chegar!
Assim pelo menos em casa sempre gastaria menos dinheiro e ainda teria tempo para mim e para procurar outras coisas.

Registado: 29/11/2007 11:03

por artista_ » 2/6/2012 14:58

Pois, estamos a falar de um país em que é difícil trabalhar... como não há fiscalização malha-se em todos, partindo do princípio que todos ganham relativamente bem. É assim que quem ganha muito sai favorecido! A solução mesmo é fugir aos impostos, ou estes tipos tornam isto minimamente justo (sabemos que totalmente justo será impossível) ou os tugas continuarão a arranjar estratagemas para fugir aos impostos... os que podem, quem não pode está lixado, ou trabalhar para impostos ou deixa de trabalhar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por zekinha1 » 2/6/2012 14:22

A solução passaria pelo acto único ou deixares mesmo de trabalhar :lol:

Penso que há a possibilidade de pedires a redução do escalão mínimo de SS para metade, mas é uma coisa que não tenho bem a certeza e o google nesses momentos é nosso amigo :wink:

No acto único se a instituição concorda-se acrescias IVA ao valor do honorários, no entanto penso que as instituições bancarias não podem deduzir esse IVA o que seria um custo para eles que não devem aceitar.

Podes também tentar arranjar algum conhecido que já tenha actividade aberta e "passe" os recibos por ti e depois acertavam as contas entre vocês...

Registado: 19/10/2010 13:30

por BlitzFerr » 1/6/2012 23:53

Realmente não é uma situação fácil, quem geralmente conhece melhor a forma de resolver estas coisas são os contabilistas... nenhum conhecido?

Eu tb estou a recibos verdes (noutra área) mas por sorte ainda estou no periodo de isenção de Segurança Social.

Fazer Estágio Profissional com os mesmos valores não era mais vantajoso? Não há um apoio por parte do Estado nestes casos para o empregador?

O seu escalão de IRS é mesmo 21,5%? Não percebo disto mas ao ler o CIRS (ver link) não percebo porque não pode ser outro.
O melhor era a simpatia da entidade empregadora "pagar" mais 21,5% fazendo a retenção disto para IRS, isto é, recebia o mesmo valor e o IRS era descontado pelo empregador.

Se entretanto souber mais alguma coisa já digo. Neste país nem trabalhar nos deixam! 8-)

Registado: 9/6/2011 12:20

Recibos Verdes - Baixos rendimentos, pagar para trabalhar?

por damasco » 1/6/2012 22:19

Boa noite, e antes demais peço desculpa se este não for o lugar correcto para expor esta questão. Faço parte da comunidade há alguns anos, mas tive problemas com o login e resolvi criar outro username.

Comecei a trabalhar a recibos para uma entidade bancária, bastante conhecida na praça. Dei inicio de actividade em 20 de Março nas finanças. Já sei que até 10k estou isento de Iva, mas que pagarei sempre o IRS a 21.5%.

Pensei que estaria isento da SS, mas não estou, pois fui isento quando estava na faculdade como trabalhador estudante em 2008, e encerrei a actividade reabrindo-a agora. Só estamos isento por um ano, no máximo.

Qual o meu espanto quando hoje fui à SS e soube que estou n escalão 1, e que terei que pagar já desde Março, 124 euros para a SS.

Sendo que estou no inicio de "carreira", imaginem, em março o meu extracto foi de 20 euros(comecei nos últmos dias do mês), o de abril 250, e em principio agora deverei manter nesses valores, algures entre 250-400 euros, embora também poderá ser menos, dependendo do que acontecer, é imprevisivel.

Neste momento devo à SS 374 euros, e auferi 270, ainda sem desconto do IRS. Ou seja, tenho que pagar por trabalhar.

Perguntava se alguém já esteve nesta situação, o que me recomendam fazer, ou se tiverem algum conhecimento se podem tirar a minha dúvida.

Estava a pensar encerrar actividade e fazer o acto único (dado q ainda n passei recibos do que auferi), embora pague o IVA, fico isento da SS, ou fazer uma carta a expor a situação.

Agradeço bastante qualquer ajuda. Perdi a minha esperança neste país. É uma tristeza. A forma de criar curriculo na banca foi a pagar para trabalhar.

Registado: 20/4/2012 13:11

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1, richardj e 366 visitantes