Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Será que os portugueses aguentam isto???

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por alexandre7ias » 8/6/2012 22:29

Empresas Economia Buzz Faz

08.JUN.2012  19:06
New York Times: Portugueses são os mais complacentes com a austeridade

New York Times (Foto: D.R.)
Jornal americano diz que os Portugueses protestam pouco contra os cortes orçamentais e aumentos de impostos, em contraponto com os gregos

A população portuguesa é a mais "complacente" entre os diversos países da "zona de austeridade" na Europa, "pouco protestando" contra os cortes orçamentais ou aumentos de impostos, escreve hoje o New York Times.

Numa reportagem feita em Portugal, com chamada à primeira página do influente diário norte-americano, o jornalista Scott Sayare relata encontros com pequenos comerciantes, com uma empresa de mobiliário a atravessar dificuldades, a Tema Home, e com o sociólogo António Barreto, entre outros.

"A avaliação de cabeça fria" feita por um pequeno comerciante de que "as coisas podiam estar piores" é "um sumário fiel da abordagem à crise do euro", escreve Sayare.

Na Grécia, a austeridade "na mesma linha" da vivida em Portugal "desencadeou o caos e a fúria nas ruas de Atenas e levou à escalada do extremismo político".

Ainda assim, "a maioria das pessoas na zona de austeridade - que inclui Irlanda, Grécia e Portugal - parece aceitar o fardo. Mesmo os irlandeses, que esporadicamente se rebelaram contra o seu governo, aprovaram o tratado fiscal da União Europeia por uma margem saudável".

"Talvez em nenhum outro lado, contudo, as pessoas estão tão submissas como em Portugal. Mês após mês, o governo implementou cortes orçamentais, aumentos de impostos e leis laborais mais frouxas exigidas pelos seus credores internacionais, com poucos protestos dos portugueses", escreve o jornalista do Times.

O sociólogo António Barreto afirmou ao diário norte-americano que "esta geração não quer perder o que tem, adotando um misto de "complacência e sabedoria".

Apesar da avaliação positiva do Fundo Monetário Internacional no cumprimento do programa de ajuda externa, refere o jornal, a "paciência" dos portugueses será testada nos próximos anos, com a contínua subida do peso da dívida pública em relação ao PIB e taxas de juro nos mercados em dois dígitos.

Com uma circulação média diária de 1,6 milhões de exemplares, o New York Times é o terceiro diário mais lido nos Estados Unidos, atrás do Wall Street Journal e USA Today.

Dinheiro Vivo
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

GREVE MÉDICOS 11 e 12 JULHO

por vitcosta » 7/6/2012 23:50

Transcrevo aqui as palavras de um colega

Cláudio Carril

"Manifesto (pessoal):Direito de indignação

Neste momento de crise, material e de valores, alguns se sentem indignados. Sentem-se indignados porque não têm trabalho, ou porque têm baixos salários, ou não têm subsídios, ou não têm oportunidades, ou não têm nada daquilo que costumavam ter e, porque lhe foram retirados das suas benfeitorias, indignam-se. No entanto, sentem-se na legítima posse desse sentimento e parecem não querer cedê-lo a todos.
Parece-me que não me querem deixar estar indignado também. Parece que não tenho direito ao desalento por ter o que chamam de “privilégios”. Têm razão em dizer que tenho alguns privilégios; tenho o privilégio de exercer a profissão pela qual lutei ao longo da vida, e o privilégio de ter contacto com o doente, e o de poder encontrar solução para um problema de saúde grave, e o imensurável privilégio de ouvir mais “obrigados” do que críticas. Mas não são desses privilégios que os outros indignados me acusam. Acusam-me de ter privilégios materiais, de ganhar muito, de fazer pouco, de ter status, de ter o rei na barriga, de ter emprego garantido, entre outros privilégios que, a sua falta de visão periférica, permite ver. Esquecem-se que faltam outros privilégios como, por exemplo, condições de trabalho, férias, feriados, natais em família, oportunidade para constituir família, de (por vezes) exercer medicina de forma livre…
Pergunto aos indignados “ de verdade”: quem me traz de volta o tempo perdido dos “teens” e dos 20’s em que estive que estudar em detrimento da boa vida dos indignados “à séria”? Quem me traz de volta o 1º andar do meu filho que perdi por estar em serviço? E o bacalhau da consoada? E a distância da família durante os anos de estudo e internato?
Parece que não me posso indignar pela perda de direitos e pelas injustiças. Parece que não cumpro com os meus deveres de cidadão. Parece que o meu cartão de eleitor não tem valor, o número de contribuinte não serve para nada e o serviço militar cumprido era escusado (e era, na verdade). Parece que, por ser médico, sou menos cidadão. Parece que sou imune às doenças e à eventual necessidade de ser utilizador do sistema de saúde. Parece que, pela literacia e ofício, não tenho direito, eu também, à reivindicação e à revolta contra aqueles que me querem tirar direitos como profissional e eventual doente. Sugerem-me que não devo lutar pela manutenção do único sistema funcional e internacionalmente (bem) reconhecido deste país. Suspeito que não me querem a manifestar contra as injustiças de cortes cegos, feitos porque quem apenas reconhece em mim um objecto e, no utente, um número de cartão. Parece que não posso querer ter uma carreira. Parece que não me querem avaliar pela qualidade e competências e que não posso lutar para que não me considerem como uma embalagem de supermercado com um selo promocional. Parece que não tenho direito ao uso do calão português para qualificar quem quer destruir o meu SNS.
Quem me retirou o direito à indignação? Quem é dono desse sentimento e não “mo” quer emprestar? Porque tenho eu de aceitar que me diminuam como profissional e cidadão sem que possa mostrar a minha revolta? Porque tenho de aceitar que, depois de tanto sacrifício pessoal e familiar, seja um dado adquirido da sociedade sem vontades ou direitos? Quem me quer impedir de lutar por direitos conquistados por quem lutou antes de mim?
Querem-me fazer crer que tenho de me envergonhar e que não tenho moral para a amotinação, qualidades de quem quer ser um verdadeiro “indignado”.
Não sou daquele tempo, mas parece-me que existiram médicos no 25 de Abril. Não me lembro de ter lido que tinham sido escusados à revolução. Lembro-me de ouvir estarem juntos a padeiros, pedreiros, costureiros, militares e prostitutas, e de envergarem, eles também, simbólicos cravos. Não percebo o que terá mudado tantos anos depois…

Dessa forma, sinto-me indignado. Indignado por todos os direitos que me foram retirados, como profissional e utente do SNS. Assim, nos dias 11 e 12 de Julho de 2012, pretendo fazer-me ouvir, no bom e velho estilo de uma República democrática, aquela mesma dos meus pais e avós… e ai de quem me quiser retirar esse direito!!!

- Carreira, reconhecimento das especialidades, valorização do internato e dos internos, tabelas justas, gratuidade do SNS, regulamentação do Acto Médico, acessibilidade garantida a todos, anti-cortes cortes cegos que impeçam o acesso a todos os tratamentos, renegociação das PPP’s, anti-privatização e anti-americanização do SNS e, acima de tudo, anti-desumanização do Serviço Nacional de Saúde!!!

E, parafraseando uma música bem velhinha (indignação - Skank) "... indignação indigna, indigna INACÇÃO!"

Registado: 29/11/2007 14:17

Re: Será que os portugueses aguentam isto???

por artista_ » 4/6/2012 16:48

alfred0 Escreveu:
artista Escreveu:
rg7803 Escreveu:... Choca-me mais, por exemplo, saber que a média de reformas dos professores do primeiro ciclo rondar os 4000 euros...e que a média de idades de reforma dos mesmos estar abaixo dos 55 anos. Podes invocar que a nossa justiça é uma miseria, o que será verdade; porém o ensino não será melhor.

Podes encontrar-me provas destas afirmações??! Pode-se escrever muita coisa mas é preciso saber do que se fala...

Queres ver que afinal estou na profissão certa!? Afinal só me faltam 15 anos para a reforma e quando lá chegar ganharei 4 vezes mais do que ganho hoje, sem ter sequer de trabalhar!!! ... Isto é que vai ser um aumento apartir daqui!!!!!

Além disso a tua frase "e o ensino não está melhor" imputa toda a responsabilidade do estado deste aos professores, certo?! Não há mais ninguém que possa ter responsabilidades?!

bom fim de semana artista

4000 euros? Como assim? Deve haver engano!
Eu era professor efectivo. Reformei-me sem penalização alguma, porque não antecipei. Tudo nos "conformes"
Estava no 9º escalão e a minha pensão, ilíquida, é de 2515.18 euros. (Líquida, não chega aos 2000 euros.)

Chii, sabia que tinha escrito isto já há algum tempo, que não era coisa recente, mas 3 anos!!!? :shock: O tempo passa mesmo depressa!

alfredo, logo na mensagem seguinte o Marco António esclareceu a situação... há três anos! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Será que os portugueses aguentam isto???

por alfred0 » 4/6/2012 16:09

artista Escreveu:
rg7803 Escreveu:... Choca-me mais, por exemplo, saber que a média de reformas dos professores do primeiro ciclo rondar os 4000 euros...e que a média de idades de reforma dos mesmos estar abaixo dos 55 anos. Podes invocar que a nossa justiça é uma miseria, o que será verdade; porém o ensino não será melhor.

Podes encontrar-me provas destas afirmações??! Pode-se escrever muita coisa mas é preciso saber do que se fala...

Queres ver que afinal estou na profissão certa!? Afinal só me faltam 15 anos para a reforma e quando lá chegar ganharei 4 vezes mais do que ganho hoje, sem ter sequer de trabalhar!!! ... Isto é que vai ser um aumento apartir daqui!!!!!

Além disso a tua frase "e o ensino não está melhor" imputa toda a responsabilidade do estado deste aos professores, certo?! Não há mais ninguém que possa ter responsabilidades?!

bom fim de semana artista

4000 euros? Como assim? Deve haver engano!
Eu era professor efectivo. Reformei-me sem penalização alguma, porque não antecipei. Tudo nos "conformes"
Estava no 9º escalão e a minha pensão, ilíquida, é de 2515.18 euros. (Líquida, não chega aos 2000 euros.)

Cumprimentos,
alfred0

Registado: 29/11/2007 1:50

por artista_ » 4/6/2012 15:24

Blue Epsilon Escreveu:Esquerda e direita é indiferente em Portugal. O resultado tem sido sempre o mesmo, pois não são na realidade os governos que mandam no país.

Quem é que é de esquerda e de direita?! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Blue Epsilon » 4/6/2012 15:16

nunesvito Escreveu:Boa tarde,
Isto começa por ser culpa dos portugueses que votaram neste governo. Eles estão lá porque os portugueses votaram neles, estão legitimados pelo voto.
A discussão a partir deste ponto não faz sentido, agora é esperar por outras eleições e pôr lá outros iguais ou ainda piores.
Somos farinha do mesmo saco, eles e nós!

O problema é a falta de qualidade dos políticos em Portugal e o conluio permanente entre a política e os lobbies.

Esquerda e direita é indiferente em Portugal. O resultado tem sido sempre o mesmo, pois não são na realidade os governos que mandam no país.

Isto apenas funcionaria bem se não existissem partidos nem lobbies.
O "bem-estar" destes é que é considerado importante.

Os cidadãos ficam para segundo plano, podendo eventualmente ficar em primeiro plano na altura da campanha eleitoral, que é quando são lembrados.

Enfim, soluções para isto não vejo. Talvez um governo europeu nos governasse melhor. Já chega de tachos que apenas sugam os nossos impostos.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por vitcosta » 4/6/2012 15:06

Somos farinha do mesmo saco?

Não me insultes..Sou trabalhador,estudei e fiz um curso com grande esforço (apesar de nunca ter feito exames ao Domingo) pago impostos de todo o dinheiro que ganho, não tenho contas em off-shore, nem sobrinhos na suiça, e não faço promessas que não cumpro..

Precisamente tudo o que um politico não faz..

por MERCW125 » 4/6/2012 15:05

O mesmo irá acontcer com a segurança também, esperem para ver..

Registado: 14/3/2009 21:36

por artista_ » 4/6/2012 14:51

nunesvito Escreveu:Boa tarde,
Isto começa por ser culpa dos portugueses que votaram neste governo. Eles estão lá porque os portugueses votaram neles, estão legitimados pelo voto.
A discussão a partir deste ponto não faz sentido, agora é esperar por outras eleições e pôr lá outros iguais ou ainda piores.

Eles não estão legitimados, estão a fazer tudo ao contrário do que tinham no seu programa... se é que tinham programa, ou se podemos chamar de "programa" às ideias soltas que iam debitando quando algum jornalista lhes fazia uma pergunta! :roll:

por nunesvito » 4/6/2012 14:35

Boa tarde,

Registado: 9/8/2011 16:30

por vitcosta » 4/6/2012 14:18

Tenho um amigo que costuma dizer:

Só temos o que merecemos... se o próprio governo se gaba de não haver contestação social...

Se ninguém discutir isto vai avançar, é o papel deles, a questão é de nós desempenharmos o nosso

por MiamiBlue » 4/6/2012 14:07

artista Escreveu:
vitcosta Escreveu:Se as privadas não disparam agora, não sei quando o fazem, este governo esta a fazer tudo para ajudar, e o SR Ministro não esconde intenções.

A questão é que ele e os seus amigos, nunca entram num hospital do SNS...[/b]

Exato, e os filhos andam em bons colégios particulares! :x

Já tinhamos uma Justiça para os Ricos e outra para os pobres.

Agora vamos ter uma Saúde para os Ricos e outra para os Pobres.

A Educação vai pelo mesmo caminho..

Registado: 17/10/2010 19:32

por artista_ » 4/6/2012 12:33

vitcosta Escreveu:Se as privadas não disparam agora, não sei quando o fazem, este governo esta a fazer tudo para ajudar, e o SR Ministro não esconde intenções.

A questão é que ele e os seus amigos, nunca entram num hospital do SNS...[/b]

Exato, e os filhos andam em bons colégios particulares! :x

por vitcosta » 4/6/2012 12:28

Mas temos de pensar que o trabalho dele seria este desde o início, onde estava ele há 4 anos?

Onde vai estar daqui a 4?

Alguém com bom senso vai querer ser operado por um "tarefeiro"? que na semana seguinte já pode não estar no hospital?

Se as privadas não disparam agora, não sei quando o fazem, este governo esta a fazer tudo para ajudar, e o SR Ministro não esconde intenções.

A questão é que ele e os seus amigos, nunca entram num hospital do SNS...

por artista_ » 4/6/2012 11:05

E estas coisas acontecem quando dos cortes estruturais não se sabe nada... da renegociação das PPP's também não.

Na educação este ano vão dispensar mais uns 10/15 mil professores. O número de alunos por turma aumenta para os 30, algumas disciplinas que eram lecionadas por dois docentes ou por turnos, passam a ter formado idêntico às outras. Poupam-se cerca de 120 a 170 milhões de euros ano mas a educação ficará certamente muito pior... vamos a caminho do 3º mundo! :(

por MiamiBlue » 4/6/2012 10:12

vitcosta Escreveu:MORTE DO SNS
Ministro quer que todo. SNS contrate médicos em trabalho temporário que pode ser trocado ao final de um mês.

Trata-se do mais grave ataque de sempre, para o efeito ainda quer usar empresas privadas como intermediárias.

O único critério de contratação e o preço mais baixo...

algum hospital vai aceitar um novo medico, sem saber se as suas qualificações são adequadas as necessidades?

Éspera-se o anuncio de uma greve geral durante esta semana...

É como antigamente, reunião numa qualquer rotunda e de manhã vem o empresário e contrata o número que precisa..

A precariadade levada ao extremo pelo próprio governo.

P.S. Passamos do 80 para o 8. Não é possível arranjar um meio-termo??

P.S.2- Por mim, se é para funcionar assim, o Governo também deveria funcionar do mesmo modo.. No final de cada mês, se ficasse mais barato ter outros, mudava-se o governo..

Registado: 17/10/2010 19:32

por vitcosta » 4/6/2012 9:36

MORTE DO SNS

Ministro quer que todo. SNS contrate médicos em trabalho temporário que pode ser trocado ao final de um mês.

Trata-se do mais grave ataque de sempre, para o efeito ainda quer usar empresas privadas como intermediárias.

O único critério de contratação e o preço mais baixo...

algum hospital vai aceitar um novo medico, sem saber se as suas qualificações são adequadas as necessidades?

Éspera-se o anuncio de uma greve geral durante esta semana...

por tava3 » 1/6/2012 22:57

Agora chamam-lhes voos noturnos? :) Convem mantar as tropas entretidas, nao va a coisa dar para o torto.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por mcarvalho » 1/6/2012 22:45

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por MERCW125 » 1/6/2012 17:45

Pois caro amigo, artista, não era preciso ser muito inteligente, bastava me sentar a sombra ao pé de alguns velhotes que vivem na aldeia onde vou ao fim de semana, eles são sim verdadeiros sabios, e é com eles que eu aprendo realmente verdadeiras coisas, não são tolos nenhuns, e creio que muitos deles são muitos felizes, disso não tenho nenhuma dúvida, eu tento ser como eles, viver e apreender, creio que o meu amigo, também será assim, pois já aqui anda ha muito tempo.

por artista_ » 1/6/2012 17:38

BULIM123 Escreveu:hehheeh; olha o meu topico, parece que alguém o foi buscar, e o acordou, este tópico foi efectuado em 2009, ou seja desde aí que já se saberia o que haveria de acontecer, mas creio que nem ainda a procisão saiu da Igreja, para compor o ramalhete, basta retirarem os subsidios de Natal e Ferias aos Privados, vir aí o 2ºResgate, e um Banco ter de ser resgatado pelo Esatdo, não deve demorar muito, portanto, vem aí a 2ª onda do tsumani.

Há dois anos atrás já se imaginava que o que vinha aí podia não ser bom, mas penso que nessa altura ainda não se tinha a verdadeira dimensão do monstro, que hoje já temos! :|

por MERCW125 » 1/6/2012 17:34

hehheeh; olha o meu topico, parece que alguém o foi buscar, e o acordou, este tópico foi efectuado em 2009, ou seja desde aí que já se saberia o que haveria de acontecer, mas creio que nem ainda a procisão saiu da Igreja, para compor o ramalhete, basta retirarem os subsidios de Natal e Ferias aos Privados, vir aí o 2ºResgate, e um Banco ter de ser resgatado pelo Estado, não deve demorar muito, portanto, vem aí a 2ª onda do tsumani.

até já o PS adverte

por mcarvalho » 1/6/2012 15:28

:)

http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... id=2564646

Desemprego
PS avisa que Portugal pode seguir caminho da Grécia
por LusaHoje

O PS advertiu hoje que, se o Governo nada fizer, Portugal poderá seguir o caminho de Grécia e Espanha ao nível do desemprego e acusou o executivo de estar a criar uma "máquina destruidora de emprego".

Segundo o Eurostat
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

Olarilas !

por bboniek33 » 1/6/2012 15:20

O voto ee secreto.

Quem votou nestes senhores que nos estao a governar deve estar muito satisfeito.

O trabalhinho revela-se de alto gabarito, ou seja, estes liberais metem o Socrtaes num chinelo.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por tava3 » 1/6/2012 14:35

pepi Escreveu:E TU VOTASTE NESTE???? :twisted:

Se roubaram devem ser julgados e presos, tens duvidas quanto a isso? Eu nao defendo ladroes, e como tal, nao posso desculpar a porcaria que estes estao a fazer, so porque os outros tambem fizeram. Ate porque estes iam marcar pela diferença, segundo eles mesmos, e logo, a tolerancia devia ser mais apertada.

mcarvalho Escreveu:aqui não há ninguém descente de Mussolini.. tens de tomar as gotas senão ainda começas a segurar na algália errada :mrgreen: :lol:

Com ou sem algalia, nao me afeta o cerebro, j´a a vossa doença do alemao... :wink:
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Investbem, JoaoL., karaya75, latbal, Luzemburg, malakas, Manchini888, MPAM, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2 e 209 visitantes