Brisa - Tópico Geral
luissm Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Falta de liquidez e outras hipóteses mais interessantes para ganhar 10% em 6 meses.
Ou então é a CGD a despachar acções porque a isso é obrigada. Também pode estar a acontecer...o dinheiro não é deles e se calhar fica mais barato do que andar no mercado a arranjar liquidez.
Boas SMALL1969,
Já iniciaste o processo que usaste na Cimpor, ou ainda estas a ponderar? Ainda não há data para esta, certo?
Correcto.
Na BRISA ainda estou mais exposto que na CIMPOR, mas devido a alguma sorte, admito. Tinha um pequeno lote acima de 2,70 mas entre vender e reforçar, achei-a demasiado segura quando andou pelos 2,35 e marquei os 2,20 como mínimo que admitia. Como não foi lá, resolvi e reforcei bastante, felizmente perto da OPA. Mas já aumentei novamente.
Esta OPA tem mais riscos que a da CIMPOR.
disclosure: possou títulos da BRISA e da CIMPOR, e não pretendo influenciar compras ou vendas, e não ganho nada com isso. Vou vender na OPA ou contra-OPA.
- Registado: 3/2/2009 12:21
- Registado: 22/5/2011 12:46
SMALL1969 Escreveu:Falta de liquidez e outras hipóteses mais interessantes para ganhar 10% em 6 meses.
Ou então é a CGD a despachar acções porque a isso é obrigada. Também pode estar a acontecer...o dinheiro não é deles e se calhar fica mais barato do que andar no mercado a arranjar liquidez.
Boas SMALL1969,
Já iniciaste o processo que usaste na Cimpor, ou ainda estas a ponderar? Ainda não há data para esta, certo?
Bons Ventos,
SW
SW
OPA/Brisa: CMVM ainda não recebeu toda a documentação
Lisboa, 30 mai (Lusa) - O supervisor do mercado português ainda não tem em sua posse todos os elementos que solicitou aos intervenientes na oferta pública de aquisição (OPA) lançada no final de março sobre a Brisa, revelou hoje Carlos Tavares, presidente da CMVM.
"A CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários] ainda não tem toda a documentação", disse aos jornalistas o líder do supervisor, à margem da sua audição na Comissão do Orçamento e Finanças.
Conforme explicou Carlos Tavares, tratando-se de uma OPA obrigatória, enquanto o registo não estiver formalizado todos os aspetos da operação tem que ser avaliados.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/opabrisa-cmvm-aind ... z1wN1usCCk
"A CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários] ainda não tem toda a documentação", disse aos jornalistas o líder do supervisor, à margem da sua audição na Comissão do Orçamento e Finanças.
Conforme explicou Carlos Tavares, tratando-se de uma OPA obrigatória, enquanto o registo não estiver formalizado todos os aspetos da operação tem que ser avaliados.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/opabrisa-cmvm-aind ... z1wN1usCCk
- Registado: 22/5/2011 12:46
Ainda me lembro quando se dizia que a BRISA era uma "vaca leiteira"!(que pena não ter uma vaquinha a dar ao rabo...eheh)
Agora está a ir para o "talho" quero saber como é?
PS: O pessoal deve andar a ganhar balúrdios nos "shorts", é que nem à OPA querem ir!

Agora está a ir para o "talho" quero saber como é?

PS: O pessoal deve andar a ganhar balúrdios nos "shorts", é que nem à OPA querem ir!

- Registado: 3/5/2007 13:55
Falta de liquidez e outras hipóteses mais interessantes para ganhar 10% em 6 meses.
kknd Escreveu:artista Escreveu:Continuam as quedas, será possível o mercado acreditar que haverá uma desistência da OPA?! Tenho alguma curiosidade em perceber se alguém tem certezas sobre este assunto, é possível desistir da OPA depois de a lançar?!
Quando a OPA foi lançada, recordo-me de terem referido uma cláusula, em que determinadas circunstâncias desfavoráveis, podia ser retirada...
Assim de repente, para o desânimo que se vê na Brisa, mesmo com a OPA, penso que poderá ser o receio de renegociação de contratos. Como aconteceu muito recentemente com a EDP. Será esta renegociação suficiente para desistir da OPA? Não faço ideia
Pois o problema pode estar aí, porque não faz muito sentido o título estar 10% abaixo do preço oferecido na OPA, se este preço fosse garantido!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Continuam as quedas, será possível o mercado acreditar que haverá uma desistência da OPA?! Tenho alguma curiosidade em perceber se alguém tem certezas sobre este assunto, é possível desistir da OPA depois de a lançar?!
Quando a OPA foi lançada, recordo-me de terem referido uma cláusula, em que determinadas circunstâncias desfavoráveis, podia ser retirada...
Assim de repente, para o desânimo que se vê na Brisa, mesmo com a OPA, penso que poderá ser o receio de renegociação de contratos. Como aconteceu muito recentemente com a EDP. Será esta renegociação suficiente para desistir da OPA? Não faço ideia

- Registado: 14/8/2009 12:27
Continuam as quedas, será possível o mercado acreditar que haverá uma desistência da OPA?! Tenho alguma curiosidade em perceber se alguém tem certezas sobre este assunto, é possível desistir da OPA depois de a lançar?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:A AT a um título que está sobre a "alçada" de uma OPA parece-me que terá pouca utilidade... continuo com a mesma dúvida, será que o mercado coloca a hipótese de a OPA cair?! Será isso possível/legal?! Alguém lançar uma OPA e depois desistir da mesma, por exemplo, alegando falta de financiamento?!
És capaz de ter razão, mas francamente nem me lembrei disso! Abraço.
“Buy high, sell higher...”.
A AT a um título que está sobre a "alçada" de uma OPA parece-me que terá pouca utilidade... continuo com a mesma dúvida, será que o mercado coloca a hipótese de a OPA cair?! Será isso possível/legal?! Alguém lançar uma OPA e depois desistir da mesma, por exemplo, alegando falta de financiamento?! 

Um gráfico para variar!
A analise à BRISA é relativamente fácil de fazer. Escolhi o gráfico semanal, e usei mesmos as linhas automáticas do PRT pois até me pareceram acertadas.
O titulo está numa box entre os 2.20 e 2.70, assim a olho. Como se pode fazer trading neste título?
a) Vanilla trading, ou buy support sell resistance (comprar nos 2,20 e vender a 2,70). Para quem gosta de seguir esta tatica, aconselho sempre a aguardarem pelo suply test com baixo volume, com entrada nesse dia ou no seguinte.
b) Buy the breakout. Aguardar a ruptura dos 2.70 para entrar longo, ou a quebra dos 2,20 para curtos; atenção ao volume. Uma variante a este é aguardar os pullbacks apos o brakout.
Sobre a BRISA em termos técnicos não consigo inventar mais...
Edit: só uma nota suplementar, os graficos da esquerda (volume per price) evidenciam volume significativo. Porém não é licito que seja acumulação. Basta verem que fez "a mesma fita" em 2010, no segundo semestre e depois foi o que viu...
O titulo está numa box entre os 2.20 e 2.70, assim a olho. Como se pode fazer trading neste título?
a) Vanilla trading, ou buy support sell resistance (comprar nos 2,20 e vender a 2,70). Para quem gosta de seguir esta tatica, aconselho sempre a aguardarem pelo suply test com baixo volume, com entrada nesse dia ou no seguinte.
b) Buy the breakout. Aguardar a ruptura dos 2.70 para entrar longo, ou a quebra dos 2,20 para curtos; atenção ao volume. Uma variante a este é aguardar os pullbacks apos o brakout.
Sobre a BRISA em termos técnicos não consigo inventar mais...
Edit: só uma nota suplementar, os graficos da esquerda (volume per price) evidenciam volume significativo. Porém não é licito que seja acumulação. Basta verem que fez "a mesma fita" em 2010, no segundo semestre e depois foi o que viu...
- Anexos
-
- BRISA.png (15.29 KiB) Visualizado 10795 vezes
“Buy high, sell higher...”.
Sargotronss Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Se as pessoas informadas estão cépticas, imagina as outras.
A estes valores também começo a não entender o continuar de vendas. Só pode ser:
- Falta de liquidez para cobrir outras obrigações
- Acham que em vez de 5%/10% na Brisa, podem ganhar 20% noutra qualquer;
- Mesmo que pudessem ganhar muito, o objectivo é vender o que resta e retirar o mais depressa possível dinheiro de Portugal (e Espanha, e Grécia, etc. etc.)
Como em todas as outras crises, vão existir uns dias muito em breve em que isto (a bolsa toda) vai subir tipo fogo de artifício. A questão é exatamente quando e quem quer esperar por fundos ou quem vai entrando. Apesar de tudo, quem vende tem tido sempre comprador.
Poderá haver outra hipótese, curtos de instrumentos indexados a todo o psi20.
Mas se fosse esse caso, seria normal aparecerem compradores.
É que hoje já estamos a falar de 10% de ganho com uma certeza mesmo muito elevada...o facto da ABERTIS não ir vender não condiciona o facto dos "Mellos+Arcus" terem que comprar.
E com tanta menos valia potencial, estes 10% já nem pagam impostos de mais valias......
Ulisses Pereira Escreveu:Drecksack, numa OPA potestativa (que a acontecer seria só depois da OPA normal e se a empresa tiver mais de 90%) não és obrigado a vender as acções. O problema é ficares com acções que não são negociadas em Bolsa, o que depois - quando as quiseres vender - te cria bastantes complicações.
Um abraço,
Ulisses
A não ser que a lei tenha mudado, numa OPA protestativa és obrigado a vender. Eu sei diso porque tive acções da Efacec, não aceitei a OPA normal e depois como os ofertantes ficaram com mais de 90% desencadearam a OPA protestiva e as minhas acções foram automaticamente adquiridas ao preço da OPA normal.
O que pode acontecer é retirar a empresa da bolsa sem OPA protestativa se numa assembleia geral 90% dos accionistas votarem favoravelmente. Foi o que aconteceu na Lisnave em que a Thyssen tem cerca de 75% a administração 15 a 20% e os pequenos accionistas uns 5%. A Thyssen não pode fazer uma OPA protestativa mas em conjunto com a administração tinham mais de 90% para fazer passar a proposta de retirada da bolsa. De resto os pequenos accionistas não tem sido prejudicados. Perderam a possibilidade de transacção em bolsa mas nestes ultimos 10 anos tem recebido bons dividendos que em muitos casos já terá dado para cobrir o investimento inicial várias vezes.
- Registado: 19/2/2012 18:38
Storgoff Escreveu:Drecksack Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Drecksack, numa OPA potestativa (que a acontecer seria só depois da OPA normal e se a empresa tiver mais de 90%) não és obrigado a vender as acções. O problema é ficares com acções que não são negociadas em Bolsa, o que depois - quando as quiseres vender - te cria bastantes complicações.
Um abraço,
Ulisses
Certo, mas as acções que não são vendidas (e certamente serão imensas) continuarão em Bolsa e portanto continuarão a ser negociadas da mesma forma. A única forma é que passará a ser no PSI.
Nada disso !!!
Bolsa, adeus!!!
Basicamente é esse o objectivo da OPA...
A OPA potestativa é lançada exactamente porque a empresa vai sair de bolsa.
É apenas mais uma oportunidade dada aos pequenos accionistas de se desfazerem das acções.
Sorry, mas estás redondamente enganado.
As acções continuarão a ser transaccionadas em Bolsa.
Somente em caso de OPA potestativa é que saiem da Bolsa.
Espero bem que esta OPA falhe brevemente.
- Registado: 30/6/2008 20:42
SMALL1969 Escreveu:Se as pessoas informadas estão cépticas, imagina as outras.
A estes valores também começo a não entender o continuar de vendas. Só pode ser:
- Mesmo que pudessem ganhar muito, o objectivo é vender o que resta e retirar o mais depressa possível dinheiro de Portugal (e Espanha, e Grécia, etc. etc.)
Como em todas as outras crises, vão existir uns dias muito em breve em que isto (a bolsa toda) vai subir tipo fogo de artifício. A questão é exatamente quando e quem quer esperar por fundos ou quem vai entrando. Apesar de tudo, quem vende tem tido sempre comprador.
Poderá haver outra hipótese, curtos de instrumentos indexados a todo o psi20.
Não faz mal!...
Se as pessoas informadas estão cépticas, imagina as outras.
artista Escreveu:Sargotronss Escreveu:artista Escreveu:A Brisa está a mais de 5% do valor oferecido na OPA... quem a lançou pode em alguma hipótese desistir de o fazer?
estava a questionar exactamente o mesmo, mas pensando um pouco e sem ir à procura de qualquer facto que suporte, eu diria que não. Deve haver regras, senão era só "OPAS à la Benfica" para manipulação.
Apenas devem desistir sem não conseguirem as acções esperadas e como estas partem dos próprios, o compromisso está assumido.
Mas também penso que já vi de tudo...
Pois, também não estou a ver mas... pode haver sempre a hipótese de justificar com falta de carcanhol!![]()
Será o ponto "pressupostos" da pag7 = "mas... pode haver sempre a hipótese de justificar com falta de carcanhol!"
http://brisa.pt/ResourcesUser/Investido ... 4AbrPT.pdf
Até tinha pensado em entrar para juntar a umas menos valias, mas começo a ficar céptico.
Não faz mal!...
artista Escreveu:Sargotronss Escreveu:artista Escreveu:A Brisa está a mais de 5% do valor oferecido na OPA... quem a lançou pode em alguma hipótese desistir de o fazer?
estava a questionar exactamente o mesmo, mas pensando um pouco e sem ir à procura de qualquer facto que suporte, eu diria que não. Deve haver regras, senão era só "OPAS à la Benfica" para manipulação.
Apenas devem desistir sem não conseguirem as acções esperadas e como estas partem dos próprios, o compromisso está assumido.
Pois, também não estou a ver mas... pode haver sempre a hipótese de justificar com falta de carcanhol!![]()
O fenómeno que se esta a passar com a Brisa também se passa com a CIMPOR.
Se tem a ver com qualquer possibilidade de insucesso das OPA s parece -me quase impossível que agora as 2 OPA´s tivessem condenadas.
No caso da Brisa pode haver algum risco pela questão com a Albertis.
É que o objectivo dos Mellos

Os volumes são baixos e apesar das OPA´s fixarem o preço lá em cima há sempre alguns vendedores mais receosos com estes dias conturbados
- Registado: 21/5/2009 18:43
Sargotronss Escreveu:artista Escreveu:A Brisa está a mais de 5% do valor oferecido na OPA... quem a lançou pode em alguma hipótese desistir de o fazer?
Pois, também não estou a ver mas... pode haver sempre a hipótese de justificar com falta de carcanhol!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2, Top5555, Xãd e 142 visitantes